CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III. 6. EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES 1. Execução de fundações rasas e...

Click here to load reader

  • date post

    07-Apr-2016
  • Category

    Documents

  • view

    248
  • download

    18

Embed Size (px)

Transcript of CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III. 6. EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES 1. Execução de fundações rasas e...

SIDNEY FRANCHETTI

CONTRUO DE EDIFCIOS - III

6. EXECUO DE FUNDAES

Execuo de fundaes rasas e profundasExecuo de fundaes em aterrosExecuo de fundaes sob lenol freticoExecuo de fundaes em solos arenosos e argilososTcnicas construtivas

FUNDAESFUNDAES: So elementos estruturais destinados a absorver e transmitir ao solo as cargas de uma estrutura, podem ser rasas ou diretas, indiretas ou profundas.

1-FUNDAES DIRETAS: A carga da estrutura e transmitida ao solo de suporte diretamente pela fundao. O dimensionamento da rea necessria para o elemento de fundao deve satisfazer as seguintes condies:O centro de gravidade da fundao deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor da carga.Sendo F a carga a transmitir e p a presso admissvel do solo, a rea necessria para apoio da carga ser A = F/p Adotar a soluo mais econmica.

1a- SAPATA CORRIDA OU CONTNUASo elementos estruturais que suportam diretamente as cargas das paredes, normalmente aplicadas para paredes de blocos de concreto, o terreno tem que ter bom suporte a pequenas profundidades, menores que 1,00m, poder ser feita recompactao do solo em camadas expandindo-se num ngulo de 45.

SAPATA CORRIDA

SAPATA CORRIDA

SAPATA CORRIDA

SAPATA CORRIDA

FUNDAESFUNDAES: SAPATA CORRIDA OU CONTNUA-Aplica-se bem para solos arenosos, tem boa resistncia de ponta.-Se o terreno for inclinado ser necessrio faz-las em escadas, ficando sempre em nvel.-As dimenses so definidas em funo das cargas e da capacidade de suporte do solo.-Recomenda-se compactar sempre o fundo da vala que pode ser nico ou em camadas, dependendo do solo.-Depois da compactao necessrio regularizar o fundo das valas.- necessrio impermeabilizar as sapatas evitando-se assim a acenso da umidade do solo.-Podem ser feitas do prprio solo, de pedras, de tijolos macios, de concreto armado ou no.-As armadas so a opo quando a existncia de terreno firme ultrapassa a profundidade de 1,00m, torna-se antieconmico em alvenaria pelo prprio peso, com a armadura pode-se aumentar o ngulo de distribuio das cargas pois a mesma resistir a flexo.

SAPATA ISOLADA

SAPATA ISOLADA

SAPATA ISOLADA

SAPATA ISOLADA

FUNDAESRADIER: Usadas quando o terreno de baixa resistncia e a espessura da camada do solo relativamente profunda. Estando a camada resistente a uma profundidade que no permite a cravao de estacas, devido ao pequeno comprimento das mesmas, e por ser onerosa a remoo da camada fraca do solo, opta-se pela construo do radier. Este consiste na formao de uma placa contnua em toda a rea da construo com o objetivo de distribuir a carga em toda a superfcie, o mais uniformemente possvel, para tanto, constri-se em conccreto armado com armadura cruzada na parte superior e inferior.Evita recalques diferenciais de fundaes, caso haja movimentaes, a estrutura se movimentar como um todo.Pode ser apoiada diretamente no solo compactado ou em paliteirode estacas.Ex: Edifcios em Santos-SP e catedral de Maring.

RADIER

RADIER

RADIER