Cooperando 65

12
ANO 11 - Nº 065 JULHO / AGOSTO DE 2010 INFORMATIVO DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE RESPLENDOR LTDA. PAPEL 100% RECICLADO Novas estrelas LINHA DE PRODUTOS CAPEL AGORA TEM ACHOCOLATADO E CREME DE LEITE BALDE CHEIO: 3º DIA DE CAMPO CONSOLIDA PROGRAMA NA REGIÃO Sindicato Rural de Resplendor e FAEMG informam as alterações do Código Florestal PÁGINA 6

description

Julho / Agosto de 2010

Transcript of Cooperando 65

Page 1: Cooperando 65

ANO 11 - Nº 065JULHO / AGOSTO DE 2010

InformatIvo da CooperatIva agropeCuárIa de resplendor ltda.

PAPEL 100% REcicLADO

NovasestrelasLiNha de produtos CapeL agora tem aChoCoLatado e Creme de Leite

BaLde Cheio: 3º dia de Campo CoNsoLida programa Na região

sindicato rural de resplendor e Faemg

informam as alterações do Código Florestal

pÁgiNa 6

Page 2: Cooperando 65

2 COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

Palavra da diretoria

césar Romero e Silvadiretor presidente

carlos Antônio Tondiretor de produção

Marcos campos Dell’Ortodiretor Comercial

Amigo cooperado,Agradecemos a todos os associados que compareceram

no último dia 25 de junho, na assembleia geral extraordinária e aprovaram por unanimidade a incorporação pela Capel da Terra Boa (Cooperativa Agropecuária de Mantena). É a Capel crescendo e o associado apoiando a evolução de sua cooperativa.

Agradecemos também a nossos produtores que participaram da palestra sobre carrapatos, que aconteceu em Tabaúna no dia 22 de junho. Produtor participativo reconhece e valoriza a assistência técnica.

A diretoria da Capel e o Sindicato Rural de Resplendor convidam seus associados para participarem de uma reunião, no dia 20 de julho, às 10h00min, no auditório da Capel, onde será esclarecida por advogados, a possibilidade de ajuizar ação de ressarcimento dos valores pagos a título de FUNRURAL, recolhidos nos últimos anos, bem como extinguir a cobrança atual.

Informamos aos nossos cooperados que os veterinários da Capel já estão fazendo IAF (inseminação artificial tempo fixo). O veterinário faz o protocolo nas vacas vazias, depois de 10 dias as insemina. Já estamos contratando um inseminador que irá de moto nas propriedades, levando o sêmen e inseminando as vacas protocoladas. Estaremos agendando palestras para abordar melhor o assunto.

Agradecemos o apoio de nossos cooperados, que tem participado com mais frequência das reuniões e assembleias, defendendo os interesses da Capel.

Agradecemos a Deus a vida dos nossos cooperados, funcionários e familiares, e agradecemos também, a expansão da nossa cooperativa.

Um cordial abraço,

Edital dE ConvoCação assEmbléia GEral Extraordinária Conjunta

O Diretor Presidente da Cooperativa Agropecuária de Res-plendor Ltda. (CAPEL), com sede na Rodovia BR 259, Km 32,6, zona rural, Resplendor - MG, CEP. 35.230.000, inscrita no CNPJ sob o no 24.136.038/0001-54, no uso das atribui-ções que lhe conferem os artigos 19, 29 e seus parágrafos do Estatuto Social, e o Diretor Presidente da Cooperativa Agro-pecuária de Mantena (Terra Boa), com sede na Avenida Frei Gaspar, nº 409, Vila Nova, Mantena - MG, CEP. 35.290-000, inscrita no CNPJ sob o no 22.322.549/0001-35, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos 30 e 31 do Estatu-to Social, convocam os senhores associados, em pleno gozo dos seus direitos sociais, para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (CONJUNTA), a ser realizada no dia 23 (vinte e três) de julho de 2010(dois mil e dez), quarta-feira, no auditório da CAPEL, situado à Avenida Getúlio Var-gas, 217, Resplendor - MG, às 08:00 horas em primeira con-vocação, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados, às 09:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um dos associados, ou às 10:00 horas em ter-ceira e última convocação, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

I – Confirmação das decisões tomadas nas Assembléias Extraordinárias de 25 de junho de 2010 e 28 de junho de 2010, respectivamente na Capel e na Terra Boa, relativas à Incorporação pela CAPEL da TERRA BOA - COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE MANTENA.

II – Deliberação sobre a alienação dos imóveis:1) Prédio comercial localizado na Avenida Getúlio Vargas,

nº 41, Centro, Mantena, MG;2) Armazém, e demais benfeitorias e instalações, localizado

na Rua Bueno Brandão, nº 387, Centro, Mantena, MG;3) Terreno localizado na Rua Luiz Mendes, nº 130, 140 e

150, Vila Nova, Mantena, MG; todos de propriedade da Terra Boa – Cooperativa Agropecuária de Mantena.

III – Outros assuntos de interesse social. Observações: Para efeito de cálculo do número legal de

instalação da presente Assembléia, declara-se que o número de associados aptos a votar pela Capel é de 2.476 (dois mil quatrocentos e setenta e seis) e pela Terra Boa é de 515 (qui-nhentos e quinze), nesta data. Para votar o associado deverá apresentar documento de identificação com foto.

Resplendor - MG, 13 de Julho de 2010.

César romero e silvaDiretor Presidente - Capel

luiz alberto CardosoDiretor Presidente - Terra Boa

A Capel patrocinou o 4º Prêmio Prazer&Cia, principal evento regional do Espírito Santo destinado a se-

lecionar os melhores restaurantes da Grande Vitória e da região de Montanhas, nas mais diversas categorias. Na condição de patrocinadora exclusiva, nossa Coope-rativa figurou sua marca, durante 45 dias, no jornal A Gazeta, rádio CBN Notícias e Gazeta Online, desde a es-colha dos finalistas (votação através da internet e por jurados pré-selecionados) até a entrega dos troféus. A entrega ocorreu num encontro no Spirito Jazz, em Vi-tória, e contou com a presença do nosso presidente, César Romero, e o Gerente Comercial, Arildo Larrieu. Nosso presidente, na ocasião, participou diretamente da entrega dos troféus e ainda na homenagem à Sra. Cacilda Lorenção, que recebeu a menção honrosa de-vido à sua contribuição para o agro-turismo capixaba.prêm

io p

raze

r & C

ia

O presidente César Romero na homenagem a Cacilda Lorenção

César e o governador Paulo Hartung Entrega de troféus

Page 3: Cooperando 65

No final do mês de maio no auditório da Capel, foi re-alizada palestra técnica com Engenheiro Agrônomo,

Wiliam Tabchoury, gerente de produto leite da CRV Lagoa. Palestra que teve como tema: Melhoramento Genético com Enfoque na Rentabilidade e Mercado de Leite.

O público de mais de 100 pessoas, participaram ativa-mente da palestra e puderam tirar suas dúvidas.

No final foram sorteados brindes oferecidos pela CRV Lagoa, e logo após churrasco de confraternização no res-taurante Mania do Lago.

Cooperado participe das palestras, as orientações téc-nicas transmitidas, lhe auxiliarão em sua propriedade.

3COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

A Capel realizou no dia 25 de junho, assembleia de seus cooperados,

que teve como ordem do dia: Incorpo-ração pela Capel da Terra Boa (Coope-rativa Agropecuária de Mantena) e ou-tros assuntos de interesse social.

Assembleia realizada no auditório da Capel, contou com a participação de 300 cooperados, que antes do início dos trabalhos, puderam juntos, assistir e torcer pelo Brasil, que ainda nos dava esperança de seguir adiante na Copa do Mundo.

Foram apresentados documentos relativos a Terra Boa, como: balanço patrimonial, protocolo de intenções, justificativa de incorporação, laudos de avaliações dos bens móveis e imóveis, bem como laudo de avaliação do patri-mônio líquido.

Terminada apresentação dos docu-mentos, o presidente da assembleia Dr. Antônio José Moreira, colocou a pro-posta de incorporação em votação, que obteve aprovação por unanimidade.

Finalizada a assembleia, foram sor-teados dois tourinhos, rações e suple-mentos mineral para os cooperados presentes.

assembleia geral extraordinária

tourinhosPaulo Roberto Cremasco Gesiela do Prado Souza

ração e suplemento mineralLeonardo Gomes FerreiraOnezio Vaz Baio Cleve da Silva OliveiraWemerson José NicoliniMaria Bessa NicolineGlória Celeste Ton DornelasJosé Flávio PortugalLúcio Inácio Ferreira

coop

erad

os s

orte

ados

Diretoria da Capel, conselhos de Administração e Fiscal, com diretoria da Terra Boa

Diretores da Capel com Conselho Fiscal

José Miguel apresentando Balanço Patrimonial

Colaboradoras no atendimento aos cooperados

O auditório esteve lotado durante a AGE

FOTOS: JÚNIOR PEREIRA

Page 4: Cooperando 65

4 COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

prazo para reCeBimeNto de propostas

O IEF (Instituto Estadual de Flo-restas) dá início ao recebimento de propostas de produtores rurais para participação no Programa Bolsa Ver-de, que concede incentivo financeiro para proprietários e posseiros que promovam a conservação da cober-tura vegetal nativa em Minas Gerais. A Portaria 106/2010, publicada quin-ta-feira (17), normatiza a entrega das propostas.

O prazo para recebimento dos pro-jetos começa em junho e termina em outubro deste ano e devem ser entre-gues nos escritórios do IEF. O progra-ma, em 2010, prevê a implantação do mecanismo na modalidade de apoio à manutenção da vegetação nativa exis-tente. Em 2011 terá início a segunda fase, o apoio a ações de recomposição, restauração e recomposição florestal.

“É uma questão de justiça. Primeiro serão atendidas as pessoas que, ape-sar de toda a pressão exercida, pre-servaram áreas significativas em suas propriedades, às vezes acima daquilo que é exigido por lei”, explica o diretor de desenvolvimento e conservação florestal do Instituto Luiz Carlos Car-doso Vale, referindo-se à exigência da manutenção de 20% da propriedade como Reserva Legal.

A meta do IEF para 2010 é alcançar a conservação e manutenção de 25 mil hectares com vegetação nativa. O Bolsa Verde vai conceder o pagamen-to de R$ 200 reais por hectare conser-

Fique Atento: Bolsa Verdevado, por ano. O pagamento é anual e o primeiro deve ser efetuado nos dois últimos meses de 2010.

Podem se candidatar produtores de qualquer região do estado. As propos-tas podem ser individuais ou coletivas e passarão por validação dos Conse-lhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável nos municípios em que estes conselhos estiverem já ins-tituídos. Este procedimento vai per-mitir integrar o Programa Bolsa Verde na elaboração de planos municipais com ações de apoio e fomento à pro-dução e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A lei reconhece como prioritários, na concessão do benefício, agricul-tores familiares e os proprietários ou posseiros com área de até quatro mó-dulos fiscais. Em território mineiro, o módulo fiscal varia de sete hectares, em municípios como Contagem e Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até 70 hectares em Buritizeiro, no Norte do estado.

Critérios de análise – Luiz Carlos Vale explica que, por meio de crité-rios objetivos e de caráter inclusivo, as propostas serão pontuadas. Serão contempladas aquelas que tiverem a maior pontuação. A análise técnica é responsabilidade da Secretaria Execu-tiva do Bolsa Verde e a aprovação final cabe ao Comitê Executivo do progra-ma. As duas instituições foram esta-belecidas pelo Decreto 45.113, que regulamentou a Lei 17.727/2008.

As propostas coletivas recebem uma pontuação crescente: três pontos para

aquelas que envolvem de duas a dez propriedades; e de seis e oito pontos para as propostas que envolvam de 11 a 20 propriedades e de 21 a 30 proprie-dades, respectivamente. Desta forma, a capacidade de atendimento e execu-ção do programa é ampliada.

“Por esta mesma razão, vamos tam-bém credenciar e capacitar organiza-ções públicas e privadas”, explica Vale. Estas organizações, a exemplo do que acontece no Promata-MG (Programa de Conservação da Mata Atlântica em Minas Gerais), coordenarão ações no campo, promovendo a organ ização dos produtores rurais e ampliando, desta forma, a capacidade operacio-nal do IEF e o alcance do programa.

O pagamento por serviços ambien-tais prestados por proprietários rurais foi desenvolvido no âmbito do Pro-mata e permitiu, entre 2004 e 2008, o início da recuperação de 8,6 mil hec-tares da Mata Atlântica, beneficiando 851 agricultores em 45 municípios. A iniciativa serviu de base para a lei que criou o programa Bolsa Verde.

Os critérios prevêem ainda pontu-ação para as propriedades que estão de acordo com as exigências da legis-lação ambiental, como, por exemplo, a existência da Reserva Legal, e tam-bém para as boas práticas ambientais, como a não utilização de agrotóxicos e o uso de controles biológicos ou agroecológicos no combate a pragas.

o sindicato dos produtores rurais de resplendor comunica que esta cadastrando pessoal interessado.

Fonte: Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor

Page 5: Cooperando 65

5COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

No dia 2 de junho a Capel, dando con-tinuidade ao projeto Balde Cheio, realizou mais um “Dia de Campo” com a presença de centenas de produtores rurais de Minas e Espírito Santo.

O encontro aconteceu na histórica Fazen-da Morais, do produtor Fortunato Campos, localizada no córrego Pontão em Santa Rita do Ituêto. O evento teve importantes pre-senças: Affonso Damásio - Superintendente Técnico da FAEMG, Ulisses Silveira - Geren-te Regional do SENAR, Rodrigo Padovani – Analista de Agronegócio da FAEMG, Orestes Baldon - Prefeito de Ituêta, José Carlos de Lima - presidente do Sindicato dos Produto-res Rurais de Resplendor e Walter Ribeiro -

3º dia de Campo consolida Balde Cheio na região

Antônio José Moreira fala aos presentes - Mesa com autoridades - Marcos Campos - Diretor Comercial da Capel, Carlos Ton - Diretor de Produção, Orestes Baldon – Prefeitura de Ituêta, Affonso Damásio – Superintendente Técnico da FAEMG, José Carlos de Lima – Presidente do Sindicato dos Produtores

Rurais de Resplendor, Ulisses Silveira – Gerente Regional do SENAR, Rodrigo Padovani – Analista de Agronegócios da FAEMG e Walter Ribeiro Coordenador do Balde Cheio

Soteio de Sementes AG Minas

Proprietários da fazenda Morais com diretores

responsável pelo Balde Cheio, que puderam comprovar o sucesso que o programa está fazendo, através do empenho da Capel.

Durante o dia, as propriedades de dois produtores foram visitadas: Edésio João Demarqui e Manoel José Martins. Nas vi-sitas, todos puderam observar o que está sendo feito com as orientações do projeto. Maior produção de leite em menor área de pastejo.

A Capel incentiva o aumento da pro-dução leiteira na região acreditando no Projeto Balde Cheio, disponibilizando as-sistência técnica aos seus associados e re-alizando ações concretas para melhoria da qualidade da produção leiteira.

Visita ao pastejo assistido pelo programa Balde Cheio

Pastejo na propriedade de Edézio

Page 6: Cooperando 65

6 COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

NovosCooperados

Sejambem-vindos!

aimorÉsAntônio Francisco de Paula Gilberto Fernandes Siqueira João Carlos de Oliveira Luiz Lopes de Oliveira Neto Miralda Pereira Barboza Roosevelt Rangel Fraga Wagner Bianquini Barbosa Walace Gonçalves Resende

aLto rio NoVo Lucilene Luiza Verly Alves

Barra de são FraNCisCoAvair Damázio da CostaJair Ramos de Araújo

CoLatiNa Roberto Gatti Filho e outro

CoNseLheiro peNaJoão Francisco Filho Marcos Antônio de Souza Rogério Salazar Garcia Senyr Vascelona de Miranda Wanderley Alves de Medeiros

CuparaQue Nivaldo Pedro da Silva

Sebastião Moura

eCoporaNgaAverino Rodrigues Ramos Joventino Rodrigues Lima Lelita Rodrigues Lima Santo Marques Sobrinho

goiaBeira Tiago Bertulane Franco

ituÊtaNelson Scardua

poCraNe Adalto Laignier de Oliveira Marcos Aurélio da Silva Fonseca

respLeNdorAna Lúcia de Oliveira Antônio Marcos Monteiro da Silva Célio Antônio da Silva Maria Celeste Nery Ton

saNta rita do ituÊtoGeraldo Bocaneli Júnior Izabel Cristina de Abreu Sant’Ana

iNstitui uma moratÓria de CiNCo aNos

Art. 47 – Pelo período de cinco anos contados da data de vigência desta Lei, não será permitida a supressão de florestas nativas para es-tabelecimento de atividades agropastoris, assegurada a manutenção das atividades agropecuárias existentes em áreas convertidas antes de 22 de julho de 2008.

resgata o direito adQuirido

Art. 49 – Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que comprovarem a manu-tenção de vegetação nativa na área de reserva legal nos percentuais exigidos na for-ma da legislação em vigor à época em que ocorreu a su-pressão ficam dispensados de recomposição.

iNstitui o pLaNo de reguLarizaÇão amBieNtaL

Propriedades de até 4 (qua-tro) módulos fiscais estão isentas da obrigação de ter reserva legal.

Áreas desmatadas antes de 22 de julho de 2008 são con-sideradas áreas consolidadas e não poderão ser penaliza-das pelo prazo de cinco anos, nem por falta de RL. Nem por uso de APP.

iNstitui o pLaNo de reguLarizaÇão amBieNtaL

Após os 5 anos o Estado ou a União* criarão as regras do

plano de regularização com base em estudos técnicos.

*PONTO A SER MODIFI-CADO *: Havia consenso em deixar apenas para os Esta-dos esta atribuição. Haverá proposta de modificação em plenário.

iNstitui o pLaNo de reguLarizaÇão amBieNtaL

O PRA poderá isentar áreas consolidadas de recompor as APPs mediante compensação ou definir a maneira de re-compô-las conforme impacto comprovado por estudos pre-viamente elaborados.

RESERVA LEGAL: Deverão ser regularizadas no que ex-ceder a quatro módulos nos seguintes percentuais.

reserVa LegaLamazÔNia LegaL

80% em área de floresta po-dendo ser reduzido para 50% para fins de regularização.

35% em área de cerrado po-dendo ser reduzida para 20% para fins de regularização.

Para ambos os casos poderá ser instituída servidão Flores-tal no que exceder aos per-centuais acima.

reserVa LegaLdemais regiÕes do paÍs

20% podendo ser amplia-da* em até 50% deste percen-tual por determinação do PRA

*sugestão de modificação em plenário*.

reserVa LegaL

Será permitido o cômputo

Vendo Boi reprodutor GIR LEITEIRO, registrado e comprado da FAZENDA SAUL VILELA. Troco por gado de corte. Contato: paulo - (33) 8821-8804

VeNdo Boi reprodutor

sindicato rural de resplendor e Faemg informam as alterações do Código Florestal

RELATÓRIO APROVADO EM 06 DE JULHO DE 2010das APPs no cálculo do per-centual de reserva legal:

• Se preservada ou em recu-peração;

• Desde que não implique em desmatamento;

• O proprietário deverá pro-mover o cadastro da proprie-dade no órgão ambiental.

reserVa LegaL

As áreas que já possuem RL averbada e que pela soma das APPs ultrapassar o percentual previsto, poderá instituir ser-vidão florestal no que exce-der.

Para fins de regularização de RL, antes de criado o PRA estas podem ser instituídas em condomínio ou coletiva-mente, haver recuperação ou regeneração natural ou ainda

a aquisição de cota de reser-va ambiental.

reserVa LegaL

Após a adesão ao PRA po-derá haver retificação das RL já averbadas, criando novas possibilidades de Regulari-zação.

outros iteNs importaNtes para modiFiCaÇão

Art. 3º, VIII – Define olho d’água como afloramento intermitente e considera APP um raio de 50m.

Art. 24. mantém a validade dos termos de ajustamento de conduta já assinados.

§9º mantém a aplicação das penas de apreensão e embargo.

Page 7: Cooperando 65

7

mitos e verdades sobre o leitePor Licínia de Campos, nutricionista da Láctea Brasil

9) É verdade que a gordura do leite pode ser saudável?resposta: Verdade. Há um aumento da preocupação global sobre o papel dos alimentos na saúde e nas doenças crô-nicas. Leite e seus derivados são fontes importantes de proteínas e gorduras dietéticas das refeições de muitas cul-turas. Embora considerados alimentos com alto teor em colesterol, o leite e seus derivados não são os maiores con-tribuidores para o colesterol dietético, pois o leite integral contém 10 - 15 mg de colesterol/dL, enquanto o leite des-natado a 1% contém menos que 8 mg/dL de colesterol. As gorduras trans fo-ram implicadas como fatores de risco para DCV (doenças cardiovasculares), devido ao seu efeito hipercolesterolê-mico. Os riscos de DCV das gorduras trans ingeridas no leite e seus produtos são, contudo, muito pequenas compa-radas ao risco do consumo de óleos ve-getais hidrogenados.

10) É verdade que leite hidrata?resposta: Verdade. Leite achocolatado, por exemplo, é a última novidade em bebida esportiva, focando a atenção do mundo do fitness. Pode parecer inco-mum que a bebida cremosa de nossa infância possa beneficiar atletas, mas vários estudos recentes descobriram que beber leite após se exercitar pode ter efeitos positivos na regeneração e construção dos músculos e hidratação.

11) o chocolate tira o efeito do leite?resposta: Mito. O leite aromatizado contém os mesmos 9 nutrientes essen-ciais que o leite puro: cálcio, potássio, fósforo, proteínas, vitaminas A, D e B12, riboflavina e niacina (equivalentes) e é uma alternativa saudável aos refrige-rantes. O consumo de leite aromatiza-do ou puro com baixo teor em gordura ajuda a cumprir a recomendação dos guias alimentares de 3 porções ao dia.

12) o café tira as proteínas do leite?resposta: Verdade. O café interfere na absorção do cálcio contido no leite, o que torna a mistura café-com-leite um alimento pouco eficaz. Vários fatores podem influenciar a biodisponibilida-

de de um nutriente. O café possui subs-tâncias bioativas e que podem contri-buir para as atividades antioxidantes.

13) Leite engorda?resposta: Mito. Um relatório recente do National Dairy Council demonstrou que a ingestão adequada de alimentos ricos em cálcio tais como leite, queijos ou iogurte têm importante considera-ção para a promoção da saúde, ou, em outras palavras, na redução do risco de várias desordens médicas. Um experi-mento clínico controlado em adultos obesos demonstrou que o consumo de produtos lácteos, em particular o cálcio e vitamina D do leite, acelera significati-vamente a perda de gordura e perda de peso corporal.

14) Leite é bom para gastrite?resposta: Verdade. Os resultados de estudos clínicos confirmam que o io-gurte combate a bactéria causadora de gastrite e úlceras estomacais. Os pes-quisadores já sabiam há longo tempo que o iogurte, produto lácteo fermen-tado contendo bactérias vivas, é uma fonte saudável de cálcio, proteínas e outros nutrientes.

15) Leite quente auxilia no sono?resposta: Verdade. Pode parecer como um conto de velhas, mas tomar uma xícara de leite quente encoraja o entorpecimento porque o leite contém propriedades promotoras do sono. Isso é graças ao seu teor em cálcio, o qual os especialistas em sono indicam como ajudante de relaxamento. É rico tam-bém em triptofano, que o organismo converte à serotonina - um hormônio

natural que ajuda a adormecer. A su-gestão é optar por leite desnatado, pois é menos engordativo, mas ainda con-tém alto teor em cálcio. Leite com alto teor gorduroso pode solicitar maior gasto do sistema digestivo e fígado, o que estimula a atividade digestiva, mantendo a pessoa acordada à noite.

16) Leite é bom para os dentes?resposta: Verdade. Os nutrientes do leite tais como cálcio, fósforo, magné-sio, vitamina D e outros dão suporte ao desenvolvimento dos dentes e tecidos orais em crianças em idade tenra, o que ajuda a proteger contra cáries dentá-rias.

17) É necessário ferver o leite antes de tomar?resposta: Mito. Ferver o leite não ga-rante que o produto ficará livre de bactérias nocivas, mesmo porque as condições caseiras não permitem a eliminação dos agentes causadores de doenças eventualmente presentes no leite cru. Há tipos de bactérias como o Bacillus cereus que a fervura pode até mesmo estimular sua disseminação no leite e provocar intoxicação alimentar. Mesmo tomando todos os cuidados sanitários, por vezes esporos resistem às altas temperaturas. Esporo é uma estrutura reprodutiva adaptada para dispersão e sobrevivência por períodos longos em condições não favoráveis. Por esse motivo, deve-se comprar e consumir leite tratado ou processado, com boa conservação na cadeia do frio.

SEGUNDA PARTE

CoNtiNua Na prÓXima ediÇão

COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

Page 8: Cooperando 65

8 COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

RELAÇÃO DOS

Produtores de Leite - Junho | 201001 - Regina Paiva Bandeira de Melo................................................. 59.60202 - Dalvair Barbosa dos Santos ........................................................ 52.85403 - Geraldo Elias Brum/Esmael R. de Barros ................................ 26.13704 - Altamiro Dias de Moura ............................................................... 25.69405 - Adir Lopes Diniz Adami ............................................................... 21.62606 - César Romero e Silva Júnior ....................................................... 20.96607 - Lelita Rodrigues Lima ................................................................... 20.93108 - Mário Dal Col e Outros ................................................................. 20.86309 - Lademar Gonzaga da Cunha ..................................................... 19.65710 - Délio Silva ......................................................................................... 19.30211 - Maria Lúcia Conde Frizzera ......................................................... 19.22912 - Gilmar Augusto de Souza ........................................................... 19.12713 - Nilo Coelho de Barros ................................................................... 18.28614 - Jorge Lima Peres de Miranda..................................................... 18.09815 - Cláudio Fernandes Leal................................................................ 16.67216 - Gilberto Alves de Oliveira ........................................................... 15.71017 - José Rodrigues Neto ..................................................................... 15.64518 - Aparecida das Graças Bonicenha Nicoli................................. 15.34119 - Elzi Rufino de Jesus ....................................................................... 14.97720 - Jorge de Souza Lima ..................................................................... 14.64521 - Lygia de Araújo Tavares de Souza ............................................ 14.58622 - Sebastião Vieira de Siqueira ....................................................... 14.44423 - Welington Maffioletti .................................................................... 14.04624 - Renato Lutero Pieper .................................................................... 13.89825 - João Vieira de Souza e Irmão ..................................................... 13.51526 - Sildomar Tavares de Arruda ....................................................... 13.39627 - Délio César da Silva ....................................................................... 13.34828 - Hezekias Coutinho de Lima........................................................ 12.76229 - Mário Dal Col ................................................................................... 12.72930 - Orlando Trevizani ........................................................................... 12.51531 - Irany Pereira Figueiredo ............................................................... 12.50032 - Aloízio Teubner Ferreira ............................................................... 12.16733 - Ermínio do Prado Leal .................................................................. 12.03834 - Eustáquio José Neto ..................................................................... 12.02235 - Altair Nunes Dornelas .................................................................. 11.92936 - Sebastião Vasconcelos de Carvalho ........................................ 11.69337 - Mauro Fernando Gonçalves Matos.......................................... 11.64638 - Juracy Viana Soares ....................................................................... 11.18739 - Orlando José Sampaio ................................................................. 11.15940 - Iracy Cordeiro .................................................................................. 11.15241 - Alfrânio Francisco da Costa ........................................................ 11.08242 - Rubens Barcelos ............................................................................. 11.08143 - Celso José Rosa ............................................................................... 10.97344 - Dativo Gonçalves de Souza ........................................................ 10.76445 - Sebastião Malta de Rezende ...................................................... 10.64646 - Elídio Stefanon ................................................................................ 10.54547 - Weverson Francisco de Magalhães .......................................... 10.21048 - Fábio Clem de Oliveira ................................................................. 10.10449 - Roselene Leal de Paula e Filhos ................................................ 10.08550 - José Helvécio Sampaio Júnior ......................................................9.817

total de leite recebido dos 50 maiores produtores ......... 813.401 total geral de leite recebido no mês ................................... 6.770.785 média de leite recebida por dia ................................................ 225.692

50 MAIORES

A família Capel se solidariza com os familiares e amigos pelo falecimento dos cooperados Franz Albert Newman, Eurides Teixeira, Roque Alves Macedo e do carreteiro Reginaldo Mendes de Carvalho.

Falecimentos

Page 9: Cooperando 65

9COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

Funcionária

Nota 10

segurança do TrabalhoIniciamos o segundo semestre de 2010,

e com ele um ALERTA, a SEGURANÇA tem que ser constante. Os acidentes (com le-sões e perda material) não podem fazer parte do nosso dia a dia, muito menos os quase acidentes (acidentes com perda de tempo).

A prevenção não se baseia apenas no uso de equipamentos de proteção indivi-dual, vai mais além, está diretamente liga-da à formação do indivíduo, ao ambiente no qual irá desempenhar suas atividades.

Neste contexto, continuaremos nossos esforços na formação de trabalhadores conscientes e multiplicadores de seguran-ça e conservação do meio ambiente.

Vejamos algumas das programações para este semestre: n Treinamento para formação de Brigadistas;n Treinamento para resgate em altura;n Treinamento para formação de Caldeireiros;n Treinamento para formação de Operador de Empilhadeiras;n Treinamento para boas práticas de fabricação;Vamos todos manter a vigilância e

não permitir que as condições insegu-ras (gambiarras) façam parte do nosso dia a dia.

Causos de preVeNÇão

Areia no chineloCriada em 1962, a sandália Havaianas é

ainda hoje um acessório indispensável na vida do brasileiro, sendo usada em qual-quer lugar a qualquer hora. Pode parecer absurdo, mas podemos encontrá-la, por exemplo, nos pés de um trabalhador da construção civil.

Há dez anos, o proprietário de uma em-presa de mão-de-obra na cidade de Tim-bó/SC resolveu contratar um profissional de segurança para ministrar um treina-mento sobre os riscos da atividade e as medidas de prevenção a serem adotadas no canteiro de obras. No dia marcado, eles se reuniram para dar início ao trei-namento. Ao todo, participaram 15 tra-balhadores, sendo que, entre eles, rolava um clima de ansiedade e de descrença: a primeira por parte daqueles que estavam interessados em aprender mesmo; e a segunda por aqueles que achavam que treinamento era só para `encher linguiça` e atrapalhar o serviço deles.

Durante a apresentação foram aborda-dos diversos temas da NR 18 como, por exemplo, movimentação e transporte de materiais e pessoas, armações de aço e instalações elétricas. Em seu discurso, o facilitador utilizou uma linguagem de fácil compreensão, o que deixou os par-ticipantes à vontade para tirar dúvidas e brincar entre si.

- Se você morrer, fica tudo para o próxi-mo - disse um deles.

- Que próximo? - perguntou o outro.- Aquele que vai ficar com sua mulher e

a pensão. - respondeu o primeiro.

No dia seguinte, alguns estavam ani-mados com a segurança e a prevenção de acidentes, mas outros, porém, como sempre, achavam uma bela `pedra no sapato`. Foi com esse último pensamen-to que um pedreiro foi trabalhar. Usando um par de “chinelos havaianas”, ele se dirigiu à máquina betoneira para operá-la. Minutos depois entrou areia em seu chinelo. Ele então apoiou-se no volante da betoneira para alcançar o pé e tirar a areia que se encontrava presa no chinelo.

No entanto, esse movimento foi com-preendido erroneamente pelo seu colega de trabalho. Vendo a cena, ele deduziu que seu companheiro estava levando um cho-que elétrico. Lembrando então do treina-mento, pegou uma pá e acertou em cheio o peito de seu amigo, fazendo com que o impacto e a força da gravidade o levassem ao chão. As consequências disso foram três costelas quebradas, funcionários usando calçados de segurança e pessoal treinado em caso de acidentes elétricos.

Fonte: Revista Proteção

KÉZIa moreIra da CunHa

Na função administrativa do es-critório da Capel desde 25.04.2005, Kézia Moreira da Cunha, com mui-ta responsabilidade e dedicação nos enriquece com sua presença.

Com carinho, intitulamos nesta edição, como funcionária NOTA 10. Nossos Parabéns!!!

Page 10: Cooperando 65

10 COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

Raimundo Roberto 17/07 Aguimar Damaso da Silva Alciony Célia Sarnáglia José Carlos de Faria Josias Sipleste Miguel Francisco Pereira Neujani Domingos do Amorim Romeu Cremasco Ton Romilda Rocha Pinto Soares 18/07 Davi Prata da Silva Frederico Tomaz de Oliveira Gilmar Carlos Dietrich José de Azevedo Pereira Júlio Diniz Luciane Medeiros Mozzer Nivaldo Pedro da Silva Valcenir Fraga Valdeir Freitas Baeta 19/07 Jorge Quadras Ataídes Tolentino Spagnol 20/07 Alarico Patrício Arruda Silvério Ribeiro de Oliveira Ataides G.C. Neves 21/07 Domingo de Souza Serpa 22/07 Antônio Xavier de Souza Maria Dalva Souza de Almeida Nivaldo Candido Bettero 23/07 Edson Júnior Pereira dos Santos José Lino Nicoli 24/07 Athayde Barcelo Filho Edimar Soares Lenk Francisco José Pereira José Vitorino de Oliveira Ronei Leal de Paula 25/07 Arnaldo César Curtinhas Carlos Magno Patez Oliveira Leonardo Gomes Ferreira Milson Curty Viana Sidney Pereira 26/07 Airton Bonisson Eudes Pires Alves João Vieira de Souza Juvenil Mota Sérgio Paulo de Oliveira Wilmer Costa Borba 27/07 Adilson José Baldon Antenor Francisco Gonçalves Deomar Carlos Tinelli Geraldo Lucindo Leal Sebastião José Trindade 28/07 Délcio José dos Santos Fortunato Campo Dall Orto Marcos Campos Dell’Orto Wilia Lopes Chaves 29/07 Ana Pereira Galdino 30/07 Alberto Gumz Antônio Alair Baldon Jair Ramos de Araújo José Venâncio Pereira Ofrazílio Baldon Walter Antônio Laurindo 31/07 Adair Gleide de Souza Balduino Borchardt Elias Dal Col Júnior Lindomar Reckel Notier Lellis de Menezes Sebastião Carrijo Costa

01/07 Alair Valverde Ananias Kippert José Idelfonso Ribeiro Sebastião Medeiros Sobrinho 03/07 Alírio da Silveira Carlos Lopes de Paiva 04/07 Adeni Nunes Dornelas Ageu Sangiorgio Lorem Pevidor da Silva 05/07 Edimar Ângelo da Silva Geraldo Teodoro Xavier Laerson José Inácio Osmar Antônio Benicá 06/07 Ana Lúcia de Oliveira Delma Rodrigues Ribett Mateus Ton Hespanhol Ottomar Carlos Preisigk 07/07 Antônio Borges Cláudio Fernandes Leal Emília Maria do Espírito Santo Izaias Torres da Silva Jaires Antônio de Paula Mário Rigo Pedro Cremasco 08/07 Célio Antônio da Silva Eloilson Francisco Rosa Fernando dos Santos Pedroso Genecy Aguiar Louback João Ferreira Brito João Francisco Rosa 09/07 Lenir Correia Ribeiro Virgílio Stefanon Wagner Arruda Teixeira Wanderlei Percílios 10/07 Gustavo Henrique Spindula Assis Laila Aparecida Ronceti Andrade Leotério Grobério Maurício Antônio de Castro Sebastião Morais de Melo Wanderley Alves de Medeiros 11/07 Florisvaldo Foerste Isaias Vazzoler Josias Alves Mozzer Juarez de Souza Lima 12/07 Délio César da Silva Itamar Antônio de Aredes Filho 13/07 Alfredo Santana de Jesus Edimar Pereira Ferreira Ilson Eugênio Sezini Julmar de Souza Xavier Pedro Hythason 14/07 Alvaristo Damázio da Costa Avair Damázio da Costa César Eduardo Ribeiro José Silvano Duque Sérgio Purcino de Souza 15/07 Aloncio Theodorico de Carvalho Leonardo Serrano Martins 16/07 Djalma Justino da Silva Edvaldo Botelho da Fonseca Jonas Resende de Salles Manoel Rodrigues Neto Paulo Silva Lopes

agosto

01/08 Ady Lourenco Antônio Alves Antônio Polito Branca Alcântara Romeiro Clemente Oliveira Filho Genilson Pinto Coelho Otacílio Félix dos Santos Sebastião Ferreira de Almeida 02/08 Anderson Lagares Silva Antônio Richardelle Costa Carlos Alberto Bienow Ilson Cremasco 03/08 Elias Vazzoler Heber Coutinho de Castro José Alencar Duarte Maria da Penha Teófilo Silva Sebastião Vieira de Siqueira Virgilina Garcia de Souza Wender Vicente Teixeira de Moura 04/08 Afonso Celso Borba Jailson Rufino Pereira Marcos César Fernandes dos Santos Walter Joaquim Teixeira de Moura Wantuil Friedrich 05/08 Antônio Sangiorgio Erasmo Carlos Trindade Jair Neves de Oliveira Sebastião Laignier de Souza 06/08 Alfredo Seyfarth Edson Louback Genadir Cândido de Souza Nadir de Souza Valverde Sidney Cássio Soares Sildomar Tavares de Arruda 07/08 Francisco Ticianel Manoel Fraga Filho 08/08 Cecília Veloso Furtado Fromhol Ciro Furtado Torres Ernandes Dutra Lúcia Helena de Souza Nelson Scardua Ronaldo José Alves 09/08 Edmar José Binda 10/08 Abílio Estorck Adailton Nunes Dornelas Douglas Antônio de Souza Matos Francisco Furtado João Carlos Teixeira de Moura João Neto José Lourenço Prata Marcos Tavares Duarte Marlúcia Gonçalves de Abreu Peres 11/08 Celso Teixeira Freitas Dário Louredo da Rocha Jaime da Silva Neto Joanas Tavares de Souza Sinval Firmino Corrêa 12/08 Edimar Caetano de Souza Francisco Raposa Barbosa Sander César Ferrari da Silva Waldemiro Damasceno 13/08 Agnel Alves de Oliveira Amaury Hottis Ramos 14/08 Manoel Fock Neto Otto Borkadt

CooPErados

julHo

Julho e Agosto

Page 11: Cooperando 65

11COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

10/07 Armando Mutz Schneider Robson Ferreira da Silva Sebastião da Silva Felipe 11/07 Alexsandro Cotta da Silva Wesley Bittencourt Neves Wilian da Silva Rosalino 13/07 Marcos Carvalho de Aguiar 15/07 Jane de Fatima de S. Alves Viturino 16/07 Getulio Bravim Júnior 18/07 Gilmar Carlos Dietrich 22/07 Dina Márcia Torrezani Fábio Júnior Ferreira João Evangelista Pereira Reinaldo de Lima Ferreira 24/07 Eliomar Mesquita Júlio de Oliveira Silva Silvana Correa 26/07 Deyvid José de Souza Vinícius Cotta da Silva 27/07 Antônio Feliciano Franco 28/07 Aguinaldo Rocha Furtado 30/07 Diones Teixeira de Oliveira Joel Mota de Oliveira Marco Antônio Souza da Costa 31/07 Carlos Lincoln Rocha Júnior

agosto

01/08 Jackson Medeiros José Antônio da Silva 04/08 Gelson da Silva Jacinto 06/08 Welington Francisco de Oliveira 07/08 Rogério Lugão Veltem 10/08 Jadilson Carlos Fernandes Boa 13/08 Calivaldo Costa Valverde José Carlos Rodrigues da Conceição 16/08 Juarez Pereira Pinto 17/08 José Malta de Resende 19/08 Willians Gonçalves Teodoro 22/08 Marcelo de Azevedo Dias 23/08 Elaine Fernandes Medeiros 24/08 Edson Ferreira Maciel Ésio Freitas Leal 26/08 Eliésio Cardoso de Paula 27/08 Agnaldo Martins Eber de Matos Júnior 29/08 Renato Gularte da Silveira 31/08 Jairo Carvalho de Aguiar

25/08 Avelino Bento de Souza Dejanira Martins Rodrigues Juvercy Patrício de Araújo Neide Medeiros Nicoline Oseias Nicola Zumacke Rosalina Visintim Pereira 26/08 Adair de Souza Bento João Lopes Sobrinho Juscelino Vazzoler Márcio Júnior Valverde Ribeiro Marcos de Jesus 27/08 Geraldo do Nascimento Costa Gilberto Paulo Souza José Rodrigues Neto 28/08 Engracia Marques de Brito Jorge Pinheiro de Barros Orestes Baldon 29/08 Ary Ferreira Quadra Geraldo José Monteiro José Rodrigues Neto 30/08 Alfredo Wendt Devair Macedo de Azevedo Osmar Rodrigues Soares

FuNCioNÁrios

JuLho

01/07 João Dantas de Rezende 02/07 Ricardo Kefler 03/07 Valmir Pereira da Silva 04/07 Danilo Novaes de Rezende Janiston F. Felipe Waguemages Rodrigo Freitas Passos 05/07 Wallace de Oliveira Nogueira 07/07 Emerson Mendes Moreira Luiz Fernando Ferreira Mota Sebastiana Coelho de Souza Silva Wilson Vanes Borges 08/07 Ademilto Boenes Pereira Cleidimar Fernandes de Souza Fernando Marcos Vaz Costa 09/07 Jaime Dias Lopes Rômulo Lopes Lima dos Santos Vagner Paulo Detoni Wanderson Antunes Dias

Renato Silva Oliveira 15/08 Adeir Hipolito Maipira Alverino Martins Dias Ivan Carlos Gonçalves Fialho Márcio Teixeira Sampaio Sidney Corrêa de Sousa 16/08 Adejute Antônio de Faria Francisco da Silva Conceição Jaime Fernandes Moreira Janim Martins de Oliveira 17/08 Nelson Martins de Oliveira Paulo Cordeiro Pereira Romário Macedo de Carvalho 18/08 Beneir Justiniano Vieira Custódio Martimiano da Silva Geraldo Luiz da Silva Manoel Joaquim Ton Renato Mutz 19/08 Adalto Laignier de Oliveira Jacimar Silva de Jesus Macedo José Ferreira dos Santos Júlio Matias do Amaral Marcelo Calvão Moura 20/08 Alcino Gomes Sobrinho José Raimundo da Silva 21/08 Fábio José Venturim Faria Florentino Mutz Geraldino Rossow Izabel Cristina de Abreu Sant Ana Josias Rodrigues Primo Lúcia Dariva Milagre Manoel Oliveira Tavares Moacyr Bossaneli Nilson Monteiro da Veiga 22/08 Crisolino Ramalho de Almeida Enetison Gervásio de Freitas Eustáquio José Neto Maria da Penha Moulin e Silva 23/08 Adegard Rodrigues de Medeiros José Ferreira Pinto Juraci Corrêa Lemos Rogério Puppim 24/08 Carlinhos Ribeiro Arruda Elias Campos Dellorto Filho Nelson de Souza Castro Orcerides Jacinto Muniz

Julho e Agosto

A Capel promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Aimorés, Curso de Inseminação Artificial. O curso foi realizado no mês de junho na propriedade do cooperado Sr. Hezekias Coutinho de Lima. Curso foi ministrado pelo médico vete-rinário, Dr. Cristovão Fernando de Souza do SENAR e contou com boa a participação de produtores rurais e vaqueiros.

Aproveitamos para agradecer ao Sr. Hezekias que sempre abre as porteiras de sua propriedade para a realização dos cursos.

Page 12: Cooperando 65

1 2 COOPERANDO | JULHO e AGOSTO 2010

Social

Os cooperados Ademar Witt e sua esposa parabenizam sua neta Ana Júlia Correia Bragio Witt, pelo seu 7º aniversário e lhe desejam muitas felicidades.

Esta linda mocinha é Rafaella, que completou 6 aninhos no dia 10/06, Rafaella é filha de Janete e Eliomar, seus pais e avós Nadir de Souza Valverde e Marli Valverde, lhe desejam um feliz aniversário e muitos anos de vida. Parabéns!

Os carreteiros da Capel, Antônio e Leá agradecem a Deus pelos 24 anos de vida de sua filha Gabriela Tranin Tuller, comemorado no dia 31/05, que Deus abençoe sua vida. Parabéns!

Os cooperados Elias Nicoli e Aparecida agradecem a Deus por ter conduzido o caminho de sua filha Cláudia Bonicenha Nicoli, para que ela chegasse até aqui e realizar seu sonho, completando o de curso enfermagem. Seus pais e irmãs Carine e Kássia junto com seu esposo Marcony desejam muito sucesso na sua carreira. “Grandes foram as lutas, maiores as vitorias.”

O cooperado Ary Ferreira Quadros e sua esposa Gercelina parabenizam os netos Larissa e Pedro Henrique pela passagem de seus aniversários. Que Deus os abençoe sempre.

Os gêmeos Ricardo e Eduardo completarão 4 anos no dia 04/08, seu irmão Patrick e seus pais desejam bênçãos em todos os momentos de suas vidas. Feliz Aniversário!!

Raimundo Dornelas e sua esposa Glória parabenizam a pequena Isabela pelo seu 1º aninho de vida. Isabela é filha de Adeildo e Andréia. Parabéns!

Parabéns para Ana Luísa e Clarissa pelo 2º aninho, que Deus continue abençoando-as sempre é o que deseja seus pais Armando (Maninho) e Karla, Paulo Júnior e Karina.

ÓRGÃO DE cOMUNicAÇÃO E DiVULGAÇÃO DA cOOPERATiVA AGROPEcUÁRiA DE RESPLENDOR LTDA. cONSELHO DE ADMiNiSTRAÇÃO – César romero e silva; marcos Campos dell’orto; Carlos antônio ton; leonardo serrano martins; renato lutero pieper; gilmar augusto de souza; raimundo dornelas filho; Carlos alberto de sá; geneci alves mozer – DiRETORiA EXEcUTiVA – diretor presidente: César romero e silva; diretor Comercial: marcos Campos dell’orto; diretor de produção: Carlos antônio ton; Conselho fiscal 2010/2011 – efetivos: elson teixeira de sá; Henrique antônio gomes de almeida; valdeci de oliveira Barros; suplentes: Hélio Wilson Corrêa da Costa; adilson gonçalves pontes; samuel da silva felipe – Conselho editorial: adriano garcia mendes; adriano rodrigues de almeida; fernando Borges gomes Carneiro; giovanna de Carvalho simões; João Batista Campos dell Horto; João Baptista silva, marcos Campos dell’orto; Wilmer monteiro Borba; Jornalista responsável: tarciso alves – mtb 8422 – tiragem: 2000 exemplares – dIstrIBuIÇÃo gratuIta – endereço para correspondência: Capel – Cooperativa agropecuária de resplendor ltda. av. getúlio vargas, 217-a – Centro – resplendor – mg – Cep: 35.230.000 – paBX: (33) 3263-1133 – e-mail: [email protected] – designer e diagramação: genIdar rIanI – (33) 8437-5000 – (33) 9962-9271 – e-mail: [email protected] – Impressão: gráfica gsa.

90 anos de vidaParabenizamos o cooperado Constantino

Siqueira pelos seus 90 anos de vida. Uma data muito especial que deve ser muito comemorada. Desejamos muita

saúde, paz e alegria!