Copa do Mundo de 1950

10
A COPA DO MUNDO DE 1950

description

Um guia sobre como foi o primeiro Mundial de futebol sediado no Brasil no ano de 1950.

Transcript of Copa do Mundo de 1950

Page 1: Copa do Mundo de 1950

A COPA DO MUNDO DE 1950

Page 2: Copa do Mundo de 1950

O BRASIL É A SEDE

Por muito pouco, a II Guerra Mundial não acabou com a disputa da Copa do Mundo. Diversos países estavam quebrados e em ruínas. O futebol ficou em segundo plano já que nenhum país europeu tinha condições de sediar o evento. Porém, o Brasil havia manifestando o interesse em sediar a Copa de 1942, que não ocorreu devido a guerra. Novamente o país se candidatou a sede e a Fifa aceitou a proposta. Pela segunda vez na história o Mundial seria realizado na América do Sul.

Page 3: Copa do Mundo de 1950

A PREPARAÇÃO

Para sediar o Mundial o país começou a se preparar. Estádios já inaugurados como o Pacaembu em São Paulo, passaram por reformas para atender as exigências da Fifa que pedia arquibancadas para no mínimo 20 mil pessoas, alambrados, fácil acesso dos vestiários até o gramado e cabines para a imprensa e autoridades. Assim como aconteceu para a Copa de 2014, houve atrasos e o sorteio dos grupos foi feito sem definir os locais dos jogos porque algumas arenas estavam em obras. Como falamos de Brasil a política não poderia ficar de fora da história. O então presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos, antiga CBF) era o gaúcho Rivadávia Corrêa Meyer que fez questão que seu estado tivesse um estádio na Copa e convenceu os órgãos públicos a investirem dinheiro nas obras do Estádio dos Eucaliptos.

Page 4: Copa do Mundo de 1950

O MARACANÃ

Não bastasse ser sede da Copa, o Brasil queria mostrar ao mundo que era um país de futuro próspero. Por isso, resolveu construir o maior estádio do mundo até então: o Maracanã. As obras começaram em agosto de 1948 e inicialmente teria capacidade para 155 mil pessoas. Durante a construção aconteceram críticas daqueles que não concordavam com o tamanho, local e custo do estádio, erguido com dinheiro público. Uma dessas vozes contrárias era do governador do estado Carlos Lacerda, inimigo político do prefeito da cidade, Ângelo Mendes de Morais, e que queria que o estádio fosse construído em Jacarépagua. Em 16 de junho de 1950, embora ainda estivesse com setores em obras, o Maracanã foi oficialmente inaugurado num amistoso entre as seleções paulista e carioca. Pouco mais de uma semana depois o estádio recebia seu primeiro jogo da Copa do Mundo.

Page 5: Copa do Mundo de 1950

OS DEMAIS ESTÁDIOS

Pacaembu, São Paulo (SP)

Ilha do Retiro, Recife (PE)

Eucaliptos, Porto Alegre (RS) Durival de Britto, Curitiba (PR)

Independência , Belo Horizonte (MG)

Page 6: Copa do Mundo de 1950

A SELEÇÃO BRASILEIRA

A seleção brasileira convocou 22 jogadores para esta Copa e o Vasco da Gama serviu de base para a montagem do elenco. Os grandes destaques eram o meia Danilo e o atacante Ademir, ambos do clube carioca. Também fazia parte do elenco Nílton Santos que no futuro seria bicampeão mundial. Na época existia uma forte rixa entre paulistas e cariocas. Na estreia, no Maracanã, o técnico Flávio Costa escalou um time com vários jogadores de clubes do Rio de Janeiro e o Brasil venceu o México por 4 a 0. No jogo seguinte, no Pacaembu, o meio de campo da seleção foi todo com jogadores de clubes paulistas, mas o time foi mal e empatou com a Suíça por 2 a 2. Mas nem mesmo essa rixa regional atrapalhou a seleção, que depois emplacou e venceu todos os seus jogos até chegar em vantagem para o jogo decisivo do quadrangular final contra o Uruguai.

Page 7: Copa do Mundo de 1950

MARACANAZZO

O clima era de festa no Maracanã e a torcida já se sentia como campeã mundial. Bastava um empate para o Brasil ficar com a taça Jules Rimet e tudo começou as mil maravilhas com o gol de Friaça logo no começo do 2º tempo. Porém, o Uruguai conseguiu empatar com Schiaffino e depois virar o jogo no fatídico gol de Ghiggia. O Brasil sentiu e não teve mais forças para reagir, perdendo a partida e a taça. O Maracanã se calou, chorou e sentiu o duro golpe da derrota inesperada, pois a seleção brasileira era a favorita e tinha um elenco melhor em relação aos uruguaios. O Maracanazzo até hoje atormenta a seleção do Brasil, que poderá decidir novamente uma Copa do Mundo no Maracanã.

Page 8: Copa do Mundo de 1950

BARBOSA

Barbosa era considerado por muitos como um dos melhores goleiros do mundo, sempre bem colocado, seguro e elástico. Porém, ficou marcado pelo gol que tomou do uruguaio Alcides Ghiggia na partida final da Copa de 1950. Goleiro do Vasco e multicampeão pelo clube carioca, Barbosa era titular absoluto no Mundial e só falhou justamente no gol da derrota para o Uruguai. Sua vida ficou marcada pelo lance e ele foi considerado culpado por parte da torcida e da crônica esportiva. Uma pena, pois um erro como esse não poderia apagar todas as conquistas que Barbosa teve em sua carreira profissional.

Page 9: Copa do Mundo de 1950

CURIOSIDADES

* Esta foi a primeira Copa do Mundo onde os jogadores usaram números em suas camisas; * Jornais da época afirmam que a torcida do Brasil continuou incentivando a seleção após o gol do Uruguai, ao contrário da lenda popular que diz que o Maracanã se calou; * A seleção americana, formada em sua maioria por amadores superou a Inglaterra que disputava a Copa pela primeira vez e era uma das favoritas. A vitória épica virou até filme chamado “Duelo de campeões”, lançado em 2005 (foto); * Várias seleções desistiram de participar da Copa devido aos custos da viagem até o Brasil. A Escócia desistiu após perder para os ingleses nas eliminatórias. Os escoceses alegaram que não havia motivos para disputar um torneio onde estaria a Inglaterra.

Page 10: Copa do Mundo de 1950

RESULTADOS

Jogos da 1ª fase Grupo 1 Brasil 4 x 0 México Iugoslávia 3 x 0 Suíça Brasil 2 x 2 Suíça México 1 x 4 Iugoslávia Brasil 2 x 0 Iugoslávia México 1 x 2 Suíça Grupo 2 Inglaterra 2 x 0 Chile Espanha 3 x 1 Estados Unidos Espanha 2 x 0 Chile Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra Espanha 1 x 0 Inglaterra Chile 5 x 2 Estados Unidos

Jogos da 1ª fase Grupo 3 Suécia 3 x 2 Itália Suécia 2 x 2 Paraguai Itália 2 x 0 Paraguai Grupo 4 Uruguai 8 x 0 Bolívia Jogos da Fase Final Uruguai 2 x 2 Espanha Brasil 7 x 1 Suécia Brasil 6 x 1 Espanha Uruguai 3 x 2 Suécia Suécia 3 x 1 Espanha Uruguai 2 x 1 Brasil