Cordel 2013

84
Coletânea de Cordéis Rio Preto Poético 2013

description

Coletânea de Cordéis - Rio Preto Poético

Transcript of Cordel 2013

Page 1: Cordel 2013

Coletânea de CordéisRio Preto Poético

2013

Page 2: Cordel 2013

Rio Preto Poético

Sabemos que o rio Preto corta e nomeia a cidade de São José do Rio Preto, mas o que o torna nosso? Já existia antes de Bernardino de Seixas, há 161 anos, quando foi construída a primeira casa de nossa cidade, em local alto e equidistante dos córregos Borá e Canela e do rio Preto.

O nosso rio não é um rio de correntezas, não é um rio de cachoeiras, mas sim um rio de várzeas, um rio espaçoso, um rio sossegado, e precisa ser respeitado em suas características peculiares para que ele possa dar continuidade à sua e à nossa existência. Ao reconhecer a importância deste patrimônio local e a necessidade de discutir questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas ao rio, o projeto Rio Preto Poético, uma realização do Sesc Rio Preto, Secretaria Municipal de Educação e Parque Ecológico Educativo, envolveu alunos e educadores de 13 escolas municipais, orientados por biólogos, sociólogos, arte-educadores e professores de literatura.

Os participantes fizeram o reconhecimento dos córregos que constituem o rio Preto e estão localizados próximos às suas respectivas escolas. Posteriormente, fizeram um levantamento e discussões a respeito dos pontos observados, produzindo por fim, um cordel coletivo que aborda de forma poética as problemáticas e belezas dos córregos do nosso município. Cada cordel elaborado pelas escolas foi reunido neste único material, ilustrado pelas xilogravuras produzidas pelos alunos com o auxílio dos educadores. A concretização deste trabalho mostra a importância social que o rio Preto exerce sobre a cidade. Como em toda civilização, aqui também a presença da água representou o manancial do desenvolvimento humano.

Convidamos a todos, para percorrerem nas páginas a seguir, o Rio Preto Poético!

Page 3: Cordel 2013
Page 4: Cordel 2013

E. M. Prof. Rodrigues Ferreira

Page 5: Cordel 2013

Riquezas naturais

Aqui em nossa região existem chácaras, sítios, pastos e muito maisLagoas, córregos e cachoeirasque são verdadeiras riquezas ambientaisSomos também presenteadoscom a diversidade de animais

Nosso bairro, todos sabemé repleto de belezasÁreas verdes, campos floridospodemos afirmar com certezaAs paisagens se reúnem em um magnífico espetáculo da natureza

Aqui onde vivemostemos muitos animaisPássaros lindos e canáriosque cantam versos cordiaisBem-te-vis, tucanos, gaviões, pombasbeija-flor e uma infinidade de pardais

Nas nascentes encontramoscobras, capivaras e cágadosMas quando o homem se aproximaquase todos se sentem ameaçadospois o ser humano é malvadoe não se importa com os danos causados.[...]

E. M. Prof. Rodrigues Ferreira4º. ano A

Page 6: Cordel 2013

E. M. Prof. Rodrigues Ferreira

Page 7: Cordel 2013

A função da mata ciliar é protegeras nascentes e suas margens. As pessoas com ações desordenadasmodificam essas imagens.Será que elas não se comovem com a destruição de algumas paisagens?

Os habitats são destruídosfauna e flora não têm lugar.O desmatamento é ruim para todosespécies saem em busca de um laracabam invadindo as cidadesprejuízos podendo causar.

Por isso, caro leitor,é hora de conscientizaçãoNão deixe que a ganânciatome conta de sua açãoA Natureza pede socorro!Contamos com a sua colaboração!

Se cada um fizer a sua partea situação pode mudar!Vamos cuidar de nossa Naçãopara o meio ambiente salvar!Presente e futuro sempre unidosé o momento de preservar!

E. M. Prof. Rodrigues Ferreira5º. ano A

Page 8: Cordel 2013

E. M. Fada Azul

Page 9: Cordel 2013

Atenção, cidadão!

O rio que corta a cidade é nossa riquezaMas esse nosso Rio Preto já foi muito diferenteOs peixes pescadoscascudos, bagres e lambaris alimentavam muita genteNa mata que cercava o rio tinha muitos animaismacacos, tatus e onças que adoravam nossa terra quente

Hoje a realidade é outragrande parte do rio foi canalizadaLá é ruim para os animais e tem muito lixoa água que corria livremente tem parte represada,mas as pessoas ainda passeiam por látambém patos, gatos, capivaras e toda bicharada

Nós precisamos prestar atençãoum papel de bala que fica no chãocom a chuva, chega ao rioe os peixes fazem confusãoacabam comendo a sujeiramorrendo por falta de consciência do cidadão

Por isso, criançadacuidado, vamos preservarsenão os peixinhos vão morrera água vai acabare os animais vão sofrervamos todos juntos recolher o lixo de todo lugar!

E. M. Fada AzulJardim II A (manhã e tarde) e Jardim II B

Page 10: Cordel 2013

E. M. Cyrino Vaz de Lima

Page 11: Cordel 2013

A mata

[...]No verde da matajá não encontramos tanta belezaO meio ambiente está sofrendo com tanta sujeirahá desmatamento e lixo jogados na naturezaOs animais perdem suas casase por isso vivem com muita tristeza A nossa mata pede socorro e também nossa reaçãopara acabar com o desmatamentoe a triste poluiçãoque devasta o nosso verdeprejudicando nosso pulmão

Nosso meio ambiente está doentesoltando um grande gemidopois é preciso que o povoesteja mesmo unidolutando pela melhora deste cenário que está sofrido.

Nosso meio ambiente está doentesoltando um grande gemidopois é preciso que o povoesteja mesmo unidolutando pela melhora deste cenário que está sofrido.

E escrevendo esse cordelvou pedindo seriedadepois vi a falta de mata...e, acredite, é a mais pura verdade!Vi também o córrego poluídopor favor, tenham piedade!

E. M. Cyrino Vaz de Lima2º. ano A, 2º. ano B, 2º. ano C, 2º. ano D e 2º. ano E

Page 12: Cordel 2013

E. M. Sylvio Benito Martini

Page 13: Cordel 2013

Córrego Santo

Tem um Rio PretoCom um córrego santoÉ um afluente bonitocheio de encantocom peixes variadossempre nadando.

Esse córrego tem mata,e precisa de proteçãoPois tem gente que não cuidacausando poluiçãoPorque falta nessa gentemuita educação!

Lá também tem animaisda própria naturezaque estão quase extintose toda sua belezaEssas pessoas precisamé ter cuidado e gentileza.

Preste muita atenção:para córrego não acabar,e a mata desaparecer,é preciso preservarCada um faz a sua parte,não deixe nunca de ajudar!

E. M. Sylvio Benito Martini1º ano D, 1º ano E e 2º ano D

Page 14: Cordel 2013

E. M. Prof. Amaury de Assis Ferreira

Page 15: Cordel 2013

Vi pelo Google Mapslá na lousa digitalo córrego Piedademuito longe do idealseu trajeto modificadomostrando a vida real Ao longo de seu cursoanimal e matatambém a mão do homempapel, sofá e latajá não é mais o mesmomuita coisa transformada

Rio Preto, cidade belacresce de forma ligeirazona rural ou urbanaacumulando sujeirapoucos cuidam do ambientemaioria faz só besteira

A falta de respeitoprovoca destruiçãoMas na escola vejoque com educaçãoposso mudar o futuroEle ainda tem salvação!

E. M. Prof. Amaury de Assis Ferreira4º. ano C

Page 16: Cordel 2013

E. M. Prof. Dr. Halim Atique

Page 17: Cordel 2013

Córrego do Limão e rio do Rio

Preto Neste nosso córregoNão pode jogar lixo nãoEle se chama LimãoCuide dele com coraçãoSujeira, sacola e lixoSeu lugar é no latão.

O córrego que vai pro rioO rio do Rio PretoDeve correr bem limpoPra chegar lá na frenteCheiroso, gostoso e fresquinhoPara o uso da nossa gente.

Aqui na nossa salaTudo é pensado com carinhoÉ no córrego do LimãoE no nosso rio PretoQue fizemos esta históriaCom muito amor e zelo.

E. M. Prof. Dr. Halim Atique1º. ano D

Page 18: Cordel 2013

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles Cunha

Page 19: Cordel 2013

Antigamente era cheionosso córrego PiedadinhaE hoje como vemos sua água é tão pouquinhaVamos juntos preservaressa nossa amiguinha.

Córrego com água boaprópria para beberMas com tanto lixo em voltafica fácil entenderquais são os motivos de ela desaparecer.

Devemos nos preocuparcom nosso rio nossa riquezaPorque senão nosso futuroteremos grande surpresaQuem sabe o que nos reserva essa bela natureza?

Se você que vir comigonão deixe ideias ao léuVamos alertar o povorecitando esse cordel!

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles CunhaJardim II C

Page 20: Cordel 2013

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles Cunha

Page 21: Cordel 2013

Piedadinha é nosso rionosso bairro é seu lugarNo começo era lindoninguém ficava a sujarHoje suas águas estão feiasnão dá nem pra encostar.

As pessoas do nosso bairroacho que não aprenderam a liçãojogam lixo em suas margenscomida, sofá e caixas de papelãoComo é triste ver tudo istodói até meu coração!

Se nós somos o futuroprecisamos ajudarE dizer pra todo mundonosso rio não sujarPorque se isso acontecerágua irá faltar!

Todos juntos, vamos nessacomeçar uma limpezaO rio vai ficar lindoe voltará toda a belezaEle é o presente que recebemosde nossa mãe natureza!

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles CunhaJardim II D

Page 22: Cordel 2013

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles Cunha

Page 23: Cordel 2013

Piedadinha

Há muito tempo atrásnosso riacho era cristalinona seca suas águas diminuíamquando cheio, pássaros cantando seus hinosflores, sombra e água frescaera a alegria dos meninos

Com o tempo as coisas mudarammuito lixo e assoreamentoplantas nativas cortaramnossos peixinhos, só falecimentonada de piquenique, sombra, e o pobre riacho caiu no esquecimento

Hoje o rio grita por socorronele há baldes, colchões e até vaso sanitárioOnde estão os responsáveis?Lá na prefeitura só se vê o escriturário,diz que dará um jeito,mas estamos achando isso um tanto lendário.

Por isso, os meninos que são espertos e inteligentesprocuram saídas urgentesconvocando com cartazes toda gentepara olhar esse rio, resistentesporque pescar num rio viventeé o desejo de todos nós que somos decentes.

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles CunhaJardim II H

Page 24: Cordel 2013

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles Cunha

Page 25: Cordel 2013

Bastante água limpinhaeu gosto de bebervem lá do rioé preciso choverpara as plantas crescereme de vida ele encher

As gotinhas passeiam no céuaté as nuvens formardepois vão para a terraem forma de chuva brincare junto com os peixinhosna água do rio vão nadar

A água da chuva levatoda a terra para o rio sujarisso sempre acontecee se você a mata tiraro rio fica bem sujopodendo até acabar

Às vezes a água enche de lixoe não podemos mais bebernão podemos jogar lixo nelaassim nosso rio vai morrera natureza precisa de ajudapara poder viver

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles CunhaJardim II B

Page 26: Cordel 2013

E. M. Antonio Espada Filho

Page 27: Cordel 2013

Rio Monjolinho

Tem um Rio aqui pertinhoQue se chama Monjolinho É um Rio pequenininho Que parece um Laguinho,Fica aqui do ladinho E é bem miudinho

Daqui da minha escola Eu não vejo o riozinho Eu não sei se cola Mas tem mesmo um “correguinho”Vou contar onde é que é É lá atrás do condomínio, no meio do matinho

O nome é mesmo MonjolinhoVou contar para vocês Onde vai esse RiozinhoEle vai bem rapidinho Sai lá do Liberdade E vai para a Felicidade!

E. M. Antonio Espada FilhoJardim I/II

Page 28: Cordel 2013

E. M. Antonio Espada Filho

Page 29: Cordel 2013

Felicidade e Monjolinho

Já contei pra muita genteDo nosso rio monjolinhoMas tenho uma notícia quenteQue pode até causar chorinhoLá no meio tem o monjolinhoE também muito lixinho!

Tem que falar no LiberdadeE contar pra meio mundoQue tem que ter piedadeBem lá no fundoO pessoal deixa entulhoSem fazer barulho

O que é isso minha gente?Tem que limpar aquele entulhoComo se fosse um grande penteE fazer muito barulhoO monjolinho cai lá no rio FelicidadeBem aqui perto do Liberdade!

E. M. Antonio Espada FilhoJardim II

Page 30: Cordel 2013

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio

Page 31: Cordel 2013

Córrego São Pedro

Nasce em São José do Rio Pretoo córrego São Pedropassa pela Região Norteaté a Estância São Pedronele sonha nadaro menino Alessandro

Para o sonho realizarno afluente do rio Pretoo menino precisa vero córrego limpo e perfeitoVamos todos nos unirpara limpar o seu leito

Terminamos esse cordelcom uma manifestaçãoÁgua limpa, ar puroe mata ciliar em preservação!Leitor, muito obrigadopela sua atenção!

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio1º. ano C

Page 32: Cordel 2013

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio

Page 33: Cordel 2013

Crianças conscientes

Nosso córrego São Pedrodeve ser respeitadoesse negócio de jogar lixoestá ultrapassadoqueremos um localbem caprichado

Nós somos criançasmas faremos a diferençaconhecemos essa triste históriatomaremos consciênciamudaremos tudo issousaremos até a ciência

E para tudo issonós vamos lutaro nosso córrego São Pedroirá se transformarserá um lugarzinhoque vai sempre nos encantar

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio1º. ano D

Page 34: Cordel 2013

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio

Page 35: Cordel 2013

Ajudantes da Nação

Vou lhe contar uma históriaque você vai se admirarsobre o córrego São Pedroque nós devemos ajudarvenha conosco, meu amigoa natureza preservar

Lixo, esgoto e outras coisasno rio o homem insiste em jogarfogo, queimadas, que horror,destroem nossa mata ciliaro mundo é nosso, meu amigovamos sim cuidar, plantar e ajudar

Muito obrigado, pessoalpela sua atençãocom certeza todos juntosconsertaremos a naçãosei que nosso córrego agoratem amigos de montão!

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio2º. ano B

Page 36: Cordel 2013

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio

Page 37: Cordel 2013

Um vizinho especial

Vamos todos conheceruma beleza naturalque é nosso vizinhoe é muito especialé o córrego São Pedroque enfrenta um problema ambiental

O córrego está sujoe precisa de proteçãoos bairros Santo Antônio e Cidadaniaprecisam entrar em açãoe unidos nessa lutaconscientizar a população

Que beleza o córrego limpotraz alegria aos seres vivoscom novas atitudesde mãos dadas com os amigosmanteremos o córrego vivoe cheio de atrativos

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio2º. ano C

Page 38: Cordel 2013

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio

Page 39: Cordel 2013

Fazendo a diferença

Amigos, fiquem atentosno que vamos lhe falaré um assunto importanteprecisamos alertara diferença acontecese cada um preservar

O córrego São Pedroprecisamos observarpassa pelo bairro Cidadaniatodos gostam de apreciarmas o que nos entristeceé que nem todos querem cuidar

O córrego São Pedro é bonitodá orgulho e satisfaçãoele tem sua margem ricade linda vegetaçãonos ajude, minha gentevamos lá, população!

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefiglio3º. ano C

Page 40: Cordel 2013

E. M. Dr. Wilson Romano Calil

Page 41: Cordel 2013

Nosso rio

Tem um rio aqui pertoque se chama CobertinhoEle está assoreadoe muito sujinhoSuas águas estão escurasnão tem nenhum peixinho

Ele está descuidadodeveria estar limpoFaça sua parteque ele fica um brincoVenha ajudar a preservarnosso rio a ficar limpo

Para preservá-loprecisamos cuidarnão desmatandoa mata ciliarVenha, minha gente!Vamos todos plantar

O futuro nos reservaum lugar para brincarpara fazer piqueniquee também para nadarEssa é nossa recompensapor ajudar a preservar

E. M. Dr. Wilson Romano Calil5º. ano C

Page 42: Cordel 2013

E. M. Dr Wilson Romano Calil

Page 43: Cordel 2013

Cobertinho

[...]O Cobertinho é meu amigolá tem lixo e poluição,não dá para ficar assimtem que ter salvação,ninguém o trata com carinhopor isso temos preocupação.

Imagine o Cobertinhobem lá no passado, ele era muito bonitoaté ser abandonadoe até o povo se esqueceu desse pobre coitado.

Esse córrego deságua no Piedadee segue ao rio Preto de forma natural,descendo leve até o rio Turvoencontrando o rio Grande, fenomenal.As águas do Cobertinho chegam longee estando limpas, isso seria mais legal!

E esse é o Cobertinhoque você conheceu,ajude-o com sabedoriapois ele também é seu.visite-o na zona Norteque foi onde ele nasceu.

E. M. Dr. Wilson Romano Calil5º. ano D

Page 44: Cordel 2013

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.

Page 45: Cordel 2013

Para vocês queria contaro que tem na nossa queridaEscola Julio de FariaTem muita gente unidadiretor, coordenador, professorestrabalhando pela vida

Têm meninas de vassouralimpando sempre o chãoinspetores nos olhandoe nos dando educaçãotambém a tia da cozinhafazendo a nossa refeição

E o lugar mais gostosoé o da nossa diversãoa quadra, o pula-pula, o parqueos cantinhos da emoçãoé tudo feito para a gentecom muito amor e dedicação

Ela fica no bairro do Santo casamenteirotem muita casa, rua e calçadae também um córrego chamado São Pedroque uma parte por nós será visitadada sua história pouco sabemosmas a professora disse que será estudada

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.Jardim II B

Page 46: Cordel 2013

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.

Page 47: Cordel 2013

Aqui em nossa escola apelidada de “Fazendinha”tem uma turma arretadaque não usa mais fraldinhanem chupeta e nem paninhono sono, só cobertinha Esses meninos já cresceramestão até jogando bolamuitas coisas eles já viramoutras aprenderam na escolasão bonitos e inteligentesbrincam e comem acerola Nossa escola está no Santo Antônioe o córrego São Pedro passa aqui do ladovem cortando de longedeixando tudo separadotraz água vida e passarinhomas a sujeira me deixa preocupado Quando dá a horaseja a pé, de bicicleta ou de carronós vamos para casano caminho têm muro, antena, gato e cachorropassei o dia sorrindo, mas quando vejo a mamãeo sorriso aumenta e eu logo corro

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.Jardim II F

Page 48: Cordel 2013

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.

Page 49: Cordel 2013

Moramos no bairro Santo Antônioonde temos nossa escola, a Fazendinhanela a vida é alegrepois tem gato e até vaquinhaa aula é muito legalprincipalmente quando vamos pra graminha

Quando andamos pelo bairrovemos coisas legais e lotes com muita graminhatudo nos alegra muitoas pessoas aqui têm muita tranquilidade em sua vidinhatudo parece uma festaquando vemos por aqui pastando algumas vaquinhas

Na nossa escola é assima comida é saborosanas aulas temos novidadese é muito prazerosaa professora é dedicadae torna a nossa vida harmoniosa

Temos também o córrego São Pedroe que pena ao redor há sujeirao homem joga entulho e sucatae com isto prejudica a natureza inteiraA mata ciliar foi invadida por construções e mudanças feitas pelo homeme assim ele acaba com o córrego, fazendo só besteira.

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.Jardim II G

Page 50: Cordel 2013

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.

Page 51: Cordel 2013

Pode ser em casa ou na escolatemos que sempre tomar cuidadopara nosso ambiente preservarnão deixar lixo jogadoe nem água desperdiçarpara nosso planeta ficar conservado Na escola Júlio de Faria aprendemosque cada coisa tem seu lugartemos um córrego próximo, o São Pedroe tudo faremos para ele conservarpara que toda nossa comunidadepossa nele se alegrar Outro dia fui pensandoindo de casa para escolamuitas coisas vi no caminhocarros, flores e pessoas com sacoladepois do seu uso, onde elas vão parar?Meu Deus... no nosso rio... isso não, isola!

E. M. Prof. Júlio de Faria e Souza Jr.Jardim II H

Page 52: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 53: Cordel 2013

Rio Preto, nosso lar

Queridos companheirosjuntos vamos protestarsomos a turminha do 1° ano Ae nossa cidade vamos lhes falarnossa cidade é muito belatem rios, lagos, enfim, natureza para encantar

São José do Rio Preto cresceuhoje temos prédios, casas, comércio e muitos lugares para visitarnossa cidade é exemplo de conquistasmas temos preocupações a falarcom o progresso o meio ambiente prejudicamose poluímos nossos rios, lagos e o ar

Agora juntos estamos aprendendoque fazemos parte do meio ambiente cuidando da nossa cidadee por isso temos que ser conscienteslugar de lixo é no lixoassim evitamos enchentes

Também temos a Dengueum problema que podemos mudaresta doença é muito ruimnossa população realmente precisa colaborarSão José do Rio Preto é nosso larpor isso é importante nos conscientizar

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya1º. ano A

Page 54: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 55: Cordel 2013

Cidadão rio-pretensepovo bom desta cidadenós, alunos do Michelcuidamos dela com felicidade

Nesta cidade tão belaonde os pássaros a cantare nossas praças com tantas floresencantam a todos sem parar

Têm também represa e riosque são poluídospela falta de consciêncianão podemos ser por esse sentimento possuídos

Os animais lá do bosquealegram a todos que por ali passamo papagaio, a cobra, o jacaré, o leão e a onça sempre nos encantamcomo é bela a natureza onde moram todos os animais![...]

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya1º. ano B

Page 56: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 57: Cordel 2013

Terra do nosso coração

Vamos contar agoraum pouco da nossa cidadeque tem um santo no nomeSão José, cheio de santidadetambém tem um Rio Pretoque ajuda nas nossas necessidades

É uma cidade bonitae cheia de vidatem faculdades e escolastambém praça floridao trabalho faz parte de tudopara que a missão seja cumprida

Alguma coisa ruimàs vezes apareceuma delas é a enchenteque ainda acontececarros e motos na correntezae água que não desaparece!

Esqueçamos o que é tristepensando na diversãoParque Ecológico e shoppinggarantem nossa emoçãoVenha conhecer nossa cidadeque é do tamanho do nosso coração!

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya2º. ano A

Page 58: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 59: Cordel 2013

Bairro Cristo Rei

Que bairro bonito,com tudo arrumadinho,onde as crianças,brincavam de carrinhopipas e jogosaconteciam no campinho.

Moro no Cristo Rei,um bairro sossegado.só que nosso campinhoagora está abandonadobrincar, não dá mais, nãomato e lixo, está tudo dominado!

Peço aos vizinhosfazerem mutirãose todos ajudaremvamos acabar com o lixãoe o mosquito da Dengueaqui não vem mais, não!

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya2º. ano B

Page 60: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 61: Cordel 2013

Rio Preto: nossa identidade

Agora neste momentovamos falar da nossa cidadeé um lugar muito grandepara nossa pouca idadeela tem mais de 100 anosSão José do Rio Preto é sua identidade

É um lugar muito bonitomas com trânsito muito agitadoalgumas ruas têm buracosprecisando de cuidadoàs vezes acontece enchentesnesse trânsito movimentado

Mesmo com alguns problemasé uma cidade cheia de alegriatem prédios, casas, naturezatambém muita ecologiae na escola trabalhamospara que isso aconteça no nosso dia-a-dia

Temos muitos lugares para passearsão lindos lugares de visitarZoológico e Planetário,que podemos admirarpara brincar, Cidade das Crianças e Parque EcológicoEta! Cidade maravilhosa pra se aproveitar!

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya3º. ano A

Page 62: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 63: Cordel 2013

Rimando a cidade

Uma história em versos de cordelnós vamos lhes contarde uma bela cidadeque agora vamos rimaro nome é São José do Rio Pretoe é dela que vamos falar

Apesar de tanta belezatem problemas de montãoeles atrapalham nossa vidae causam destruiçãoDengue, enchente e buracos nas ruase acidente de caminhão

Praças com pessoas legaisParque Ecológico, naturezae muita diversãoanimais na represaque também merecem muitas palmaspor toda nossa riqueza

Dizendo a Deus obrigadoassim vamos falandoapesar de tantos problemassomos felizes contandoa história de nossa cidadeque já estamos terminando

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya4º. ano A

Page 64: Cordel 2013

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya

Page 65: Cordel 2013

Nosso conselho, amigo

Não somos cordelistas,mas viemos lhes falarda nossa terra bonitaque tem muito a apresentar.meu caro amigo rio-pretensevenha me acompanhar

Rio Preto tem muitos lugaresrepresa, teatros, calçadãofeiras, bibliotecas, escolasshoppings e tudo isso de montãoBosque e Parque Ecológicoa cidade é pura diversão

A nossa cidade é bonitamas, irmão, vamos te falara Dengue está demaisnão dá para aguentare a população não se conscientizaque a Dengue pode nos matar

Por isso, cuidaremos da nossa cidadedesta natureza bendita.a escola Michel faz sua partepor sua ajuda a cidade gritavamos preservar esses lugares,Rio Preto, nossa terra favorita.

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya5º. ano A

Page 66: Cordel 2013

E. M. Profª Drª Eurides Mambreu

Page 67: Cordel 2013

No Brasil tem riosno Brasil tem árvoresnelas moram os pássarosque cuidam das floresos animais cuidam da naturezae das plantas cuidam os beija-flores

O mundo é onde fica nossa casaas cidades são coloridase os rios nos dão águae sem água não temos vidasos peixes moram na águae também servem de comida

Precisamos cuidar da naturezae dos animaiso mundo sem natureza fica feiodele precisamos cuidar maisprecisamos proteger as florestas e os riosporque os animais são muito legais

O rio limpo com cachoeiraé bonito demaisas árvores com folhas verdesos peixinhos e os animaisfazem parte da naturezaque não devemos destruir jamais

E. M. Profª Drª Eurides MambreuJardim II A, Jardim II B e Jardim II C

Page 68: Cordel 2013

E. M. Dr. Carlos Roberto Seixas

Page 69: Cordel 2013

Meio ambiente

No meio ambiente temmuita poluiçãoque o homem faze os animais sofrem exploraçãoisso também não se fazcomo mudar essa população?

Isso prejudica o planetajogar lixo no bueirocolocar fogo na matadeixar lixo até na pia do banheiromelhor não largar garrafas plásticasno meio do canteiro

O meio ambiente não é brincadeiraexige cuidado e limpezao mundo é muito importantenão só por sua belezamas porque não devemos destruir a nossa querida natureza!

Nosso planeta pede socorronós temos que ajudarVocê, aí, vai ficar parado?As pessoas têm que pensare não poluir o mundo!Por isso, do planeta a gente tem que cuidar!

E. M. Dr. Carlos Roberto Seixas6º. ano A

Page 70: Cordel 2013

E. M. Dr. Carlos Roberto Seixas

Page 71: Cordel 2013

Mundo novo

Escrevemos esse cordelpra falar de um mundo novoque depende de vocêe de todo o povodesse imenso planeta belo e vivo

Fique atento!Nosso mundo precisa de cuidadonão polua o ar e a terraseja mais preocupadonem as nascentes, rios, mares e oceanosnão permita que sejam maltratados

Deixe mais verde nossa terravocê precisa plantarmais limpo esse mundodo lixo você deve cuidarmais pura a águapara tudo e todos salvar

Com suas águas o Brasilpode colaborar com a humanidadeé preciso preservar e não desperdiçare isso exige responsabilidadeSeja consciente, participe!Independente da sua idade!

E. M. Dr. Carlos Roberto Seixas4º. ano B

Page 72: Cordel 2013

Cordelistas:

E. M. Prof. Rodrigues Ferreira

4º. ANO AAndressa Figueiredo FranciscoBrenda Gibertoni FoltranDanitiele da Silva FerreiraDeyse Costa Leite AroucheElidicion Souza Sanatana dos SantosFelipe Onofre da SilvaGeorge Henrique Oliveira SilvaGuilherme Barcellos Inácio de SouzaGustavo Barbosa Sousa Ingrid Vieira TorresJoão Victor Baria BezerraJulia Figueiredo da SilvaKemilly Cristina de Oliveira SilvaLeonardo Barbosa MalagutiLorena Ramos SalesMaria Paula de Oliveira CarvalhoMaurício Clayton Nogueira de OliveiraMaycon Fernando de LimaNicole Freitas dos SantosRafael Gustavo de Souza SantosThiago Ventepani JordãoVitória Regina Rodrigues RibeiroProfª: Geisa Aparecida Gobe Marani

E. M. Fada Azul

JARDIM II AAna Laura Vasconcelos MarcelinoBianca Fracalossi M. de BritoCaio Duarte da CostaGabriela Portiolli ChavesGabriel Coelho Lopes BustamanteGiovanna Clara B. NascimentoGuilherme M BessaIsabela Portiolli ChavesJosiel Silva de OliveiraLuana Molina GomesLucas Miguel G. MoretiManuella Valentina SofiaMaria Eduarda Rumão Ribeiro

5º. ANO AAgnaldo Junior Cassani LamimAlice Oliveira MarquesAmanda de Santana BonfimAndressa Rayssa GimenesAndreza Cristina Gonçalves ScholzBeatriz Scalvenzi CardosoBreno Henrique da Silva de OliveiraCaio Regazzini LourençoCamila Bueno LopesCauã do Nascimento NovaisDanilo Costa Leite AroucheEmily Miciano da Costa Felipe José BatistaGabriela Fernanda de BritoGabrielle Eugênio LourençoGiovanna Santos DiasGuilherme Augusto Damasceno CapattiGuilherme dos Santos FerreiraJoão Matheus do Nascimento HerreroJulia Hernandes SicottJulia Teles da SilvaLuana Xavier De FreitasLucas Eduardo Machado WiebelingLuiz Felipe Aparecido PrandiniRafael Gonçalves Francisco

Raissa Sales da SilvaRebeca Gouveia TamarozziVictória Cristina ConstantinoProfª: Raquel Pagiato Biscuola Ferreira

Page 73: Cordel 2013

Maria Julia O. DuardoMaria Luisa de Oliveira OnibeniMaria Luiza Almeida CamposMaíra Marcondes MinharraMoacir Ramos FriaMurilo Jorge Silvestre SilvaNataly Oliveira Garcia SilvaNilmar da Conceição RosaPedro Augusto Santos SilvaRafaela Portiolli ChavesSamira Seabra de OliveiraVittória Souza FerreiraProfª: Roselaine Zanchini Santinie Silvia Natieli Pianheri

JARDIM II BAgatha Alves BritoAnna Julya Rodrigues AlvesBianca Reis da SilvaBruno Henrique de O. RaimundoCamila Eduarda Ribeiro dos SantosDanielly Mirian Pereira SilvaEmily de VargasFabiellen Allana do A. CandidoGabriela Gonçalves BarberanGabriel Soares do NascimentoGustavo Daniel de Falco EugênioIsabela Gonçalves BarberanJulia Marjorie A. de SouzaKauanny Caroline B. da Silva Keila Evelyn Elaine S. da SilvaManuela SaguartecchiaMaria Clara Rodrigues PratesMaria Eduarda Cordeiro de MeloMatheus de Almeida AlvesMiguel Luis Pereira dos SantosRafael Henrique NegriniRaiany Fernando M. CoelhoThales Souza MoraesVitor Cesar Gil da SilvaYasmim Ferracine NunesProfª: Mara Lucia Arioli

E. M. Cyrino Vaz de Lima2º ANO A Alessandra Rodrigues SantosAmanda dos Santos FerrariAna Júlia de Oliveira MoreiraBeatriz Francielly Bortolossi do NascimentoErick Henrique Correa LameroGabriel Eduardo da Cruz SilvaGabriel Henrique MacedoGabriel Lucio Pereira de LimaGlória Steffany Batista EleotérioGuilherme PalhanoIsabella Vitória Barbosa dos SantosIsac Cauê Vicente DelbemIsaque Gabriel de Lima MarianoJennifer Borges da SilvaJheymison Willian da Silva GênovaJhonatan da Silva UngriasJoão Pedro Teixeira de JesusKauan Fermino de LimaKauan Lima de FreitasLorena Dias Ferreira da SilvaLuan Matheus Santos de PaulaLucas Henrique Dos Santos DominguesLucas Sobral BassoMaressa Paula Dantas da SilvaMaria Eduarda Maia da SilvaMariana Brito Alves da SilvaMirian Yasmin de Andrade SantosTaisa Fernanda Carvalho de OliveiraVictor Vinicius Silva dos ReisYasmin Vissente do NascimentoProfª Valéria Cristina Bertassi

2º ANO BAline PrachedesAline Soares Tomaz da SilvaCristian Israel Souza da SilvaDaniele Emanuele de CarvalhoDeivid Gonçalves Santana FerreiraEllen de Morais RodriguesGustavo ZanforlimHenzo Souza da SilvaIsabela Cristina Felix RodriguesItalo Murilo Pinheiro dos SantosJoao Vitor Almeida Neves

Julio Henrique Iani dos ReisKaren Leandra Alves de AlmeidaKauã Alves da SilvaLaurielli Castrequini da CostaLeonardo Caetano dos SantosMaria Eduarda Barros dos SantosMaria Eduarda Viana StelaMaria Fernanda de OliveiraMiriã Kelen Gonçalves Fernandes da SilvaNicolly Caroline Neves da SilvaPedro Henrique Nantes UenoPedro Henrique Vasconcelos LorenziniPedro Kaiqui de Souza da ConceiçãoRayssa Caroline Lemiro GarciaRodrigo Dias de Lima JuniorSelma da Silva RosaTaina Cristina de OliveiraThiago Heitor Nascimento GarciaVictoria Marques RodriguesVictor Silverio dos SantosVitor Hugo Rodilha De BritoProfª: Vania Regina Bertassi

2º ANO CAlex Eduardo dos Santos FerreiraAna Beatriz Rasino de OliveiraAna Gabriela Teodoro TiagoAna Lara da Silva SouzaCristian Israel Souza da SilvaEmily Pereira CominoEsther Santos de CarvalhoFabricio Reis JappinGustavo André Gonçalves MendesIsadora Layne Lopes CardosoIzadora Carolina da Silva FonsecaJoao Vitor Almeida NevesJoão Radi FacioliKaren Leandra Alves De AlmeidaKaue Henrique de Oliveira BarbosaKeven Marques GomesLara Vitória Siqueira GonçalvesLarissa Donato de OliveiraLuiz Guilherme dos Reis Rodrigues AlvesMarcelo Augusto Dias MartinezMaria Eduarda Augusto AlmeidaMaria Eduarda Souza BarbosaNicolas Batista de Melo

Page 74: Cordel 2013

Nicolas Gabriel de Oliveira MoraisRayssa Adrielly da Silva DiasRayssa de Souza DavidRenato Henrique Scames SassRodrigo Dias De Lima JuniorRyan Borges de OliveiraTainá Leticia Ramos SilvaTharlon Henrique da SilvaVictor Hugo Lopes da SilvaYasmim de Oliveira RodriguesProfª: Cleusa Aparecida da Silva Souza

2º ANO DAlisson Plinio dos SantosAmandha Mariano da SilvaAna Beatriz dos SantosAna Julia dos Santos MessineAna Julya Lemes de Oliveira da SilvaArthur Henrique MasteguinBrenda Stéfanie Martins da SilvaBruna Marguetos Proni LeiteCaren Cleyci da SilvaÊmilly Peres da SilvaFelipe Gabriel Gomes OliveiraFernando Luiz TeixeiraGabriel Marquez IvoniskoJason Willian Tormes dos SantosJoão Paulo Sales da SilvaJoão Pedro de Souza EuzebioJoao Vitor Ribeiro de OliveiraKamylli Pereira de AndradeLuan Miguel Leite VieiraLuís Henrique Amaral PorfirioMurilo Augusto Ferraz NevesOdilo Cesar Francisco PereiraPedro Henrique de OliveiraRaíssa Mariana da Silva AlvesRaissa Vitória Teodoro de SouzaVictor Hugo Lopes da SilvaWillian Pereira dos SantosYara Cristina Soares Lino PereiraYasmim dos Santos EspelhoYasmin Kethelim Silva NevesNicolas Batista de MeloProfª: Fernanda Aline Bortolotto

2º ANO E Alexia Fernanda Ferreira CardosoAna Carolina Lugato RodriguesAna Julia Guerra de CarvalhoAna Lidia Moraes SagresBreno Leandro Ferreira da CruzBruno Eric Viana da SilvaDiego Fernando da SilvaEduardo Edie Viniski CandidoFelipe Dias de OliveiraGabriel Henrique Nogueira da SilvaGiovana Victor de LimaHadryan Rogério Borges FracalossiIsabele Tigre CruzItalo Murilo Pinheiro dos SantosJúlia Silva Alves de JesusKauane Nunes SantosKawane Neponuceno SilvaKeila Gabriela GonçalvesKeslley Volpini SilvaLeandro Candido RodriguesLuana Thifany Ramos da SilvaLucas da Silva MoreiraMiriã Raianny Rodrigues BandeiraNaej Vieira MilleNicollas Kaue Nogueira LabosPedro Henrique Ribeiro AraujoRayssa Aleian Braga FerreiraSabrina Ferrari dos SantosSara Nubia da SilvaSuelen Silva de SouzaYslaia Norimbeni dos ReisProfª: Silvia Neri dos Santos da Silva

Geovana Gomes Rodrigues da Silva Icaro Ricardo LeoterioKamilly Vitoria Finassi de SouzaKaren Cristina Soares dos SantosLara Vilarva MachadoLeonardo Pinheiro GonçalvesLuana Deknis RodriguesLuiz Gustavo Moreira dos SantosMaria Gabriely Silva de OliveiraMariana Porfírio Fernandes NunesMariani Marcela Orlando PaixaoPaulo Henrique Medeiros de LimaPaulo Sergio Lopes Filho Pedro Henrique Gimenez Longato Rayssa Oliveira Malaspina Renan Conde Ribeiro dos Santos Rita de Cassia da SilvaSarah Costa Rodrigues dos SantosYuri Vieira dos SantosProfª: Alini Christiany Perina

E. M. Dep. Sylvio Benito Martini1º ANO DAna Carolina dos Santos Porto de MatosAna Laura Vieira AssunçãoCarlos Daniel dos Santos Tenorio Deivid Silva de FigueredoDanilo Linaldi de CarvalhoEmilly Edjane Almeida dos SantosErika Carolina Costa de SouzaGeovana Carvalho Person

1º ANO EAnna Julia da Silva SantosCarlos Manoel Medeiros de Oliveira Daniel Darini MarinhoDavi Kennedy Tgomets AmaralDiego Calebe Nascimento BergoErick Henrique Pirinetti FerreiraGabriel Detori PessoaGabriel Nossa SouzaHellen Santana de Oliveira Isaque Nossa SouzaJoao Pedro Alves de Castro VilacaJoao Pedro de Oliveira MoraesJoao Victor Oliveira da SilvaJorge Gabriel da Costa OliveiraKauã Oliveira de SouzaMaria Clara Eduardo RodriguesMariana de Jesus Santos GomesMiguel Luis Batista PereiraMurilo Faria dos SantosNathan Gabriel da SilvaNawane Nicoly Rosemberg MarceloPatrícia Alves da SilvaRenan Fernandes PereiraSarah Isabelle Correa Costa

Page 75: Cordel 2013

Weslley Henrique das Neves ThomazYuri Nunes da Silveira Ribeiro MoraesProfª Gabriela Mansberger Zanon

2º ANO DBeatriz Dots Santos TenórioBeatriz Silva de OliveiraBianca Frabio PradoEloiza Araujo ParreiraEmily Monteiro Lourenço Estefani Rodrigues Martins Fábio Ryan Pereira de SouzaFernando Mauri dos Santos LimaGabriel Antonio dos Santos TobiasGuilherme Vitorio Moreira AguileraJheniffer Torres do NascimentoJoalison Soares de SouzaKauã Souza Gomes de MouraKauane Ariane Caetano RibeiroKessielly Ingridy Volpini de Oliveira Leticia Maria dos Santos de LimaLiara Camargo CarlosLuiz Fabiano Cardoso MoreiraMarcos Vinícius da Silva DantasMaria Eduarda Cardoso De LimaNathyelly Penelope LanisPaloma Thays Moreira da SilvaPedro Camilo AlvesRayssa Dutra de Andrade Samuel Barboza Monteiro PereiraSamuel dos Santos Moreira FernandesTatiana da Silva BragaVinicius Henrique Bueno BorgesVitória de Oliveira Poncio da Silva Viviana Rodrigues de Lima Yudi Gustavo Vieira SatoProfª: Priscilla Campos Azevedo Neves

Diego Souza DiasFelipe dos Santos Ramalho RipardoGabrielli Salgado FigueirasIsaque Luiz Basílio IezziJoão Pedro da Silva AlmeidaKailane Fernanda dos SantosLaiza Nakao AlbuquerqueLaura Neves LobatoLetícia Pavan da SilvaLucas Catelan MartinsLucas Eduardo Favarin da SilvaMariana EmídioMelise Caroline da SilvaMurilo Augusto Porto da SilvaPietra Bitencourt dos SantosRicardo Donizete CarlosThiago Alexandre do Amaral CarvalhoWagner Peralta de CastroProfª: Roberta Beccaro

E. M. Prof. Amaury de Assis Ferreira4º. ANO C Beatriz Ribeiro De Villio RomanoBruno Fantoni Ferreira

E. M. Prof. Dr. Halim Atique1º ANO D Alessandro Nascimento de OliveiraAllan Victor da Silva PereiraAna Júlia de Paula AlbuquerqueBianca Trestino BarbozaFelipe SardimGabriel Gregório da Silva LapranoGabriel Henry Cicone MartinsGabriel Thomaz da Silva MarianoGeovana Cristina Lima de SouzaGuilherme Emanoel Faria RosaGuilherme Mota de SouzaHugo Hipólito FonsecaJúlia Matsumoto da CruzJúlia Silva AmorimKauê de Souza RodriguesLeandro Catan VitaliMaria Eduarda da Silva de JesusMichel Velloso Lemos JuniorMonise Caroline da SilvaPedro Henrique Pimentel AlvesTaynara Bernardino Ramos

E. M. Profª. Aparecida Homsi Salles CunhaJARDIM II B Alexandre Carlos Pietro FilhoAna Carolina Santos Vieira dos ReisAna Julia Calixto de FigueiredoBrian Kauã da Silva GonçalvesEmanuele Ferreira BorsatoFlavio Brajatto de SousaGeovanna Vitoria do Bem SilvaGeovannia Ulielli Damasceno de OliveiraGuilherme Elias Leme HerreroHenrique Vilas Boas MoysesHigor Alarcon PinheiroIsabelly Camilly Silva BiliattoIsabelly Yumi MitsumoriIza Maria ScaboraJosé Leonardo GaldinoKauany Vitoria Caetano da ConceiçãoKimberly Vicentini dos SantosLorena de Oliveira RibeiroMaria Clara Marques de Souza CostaMaria Eduarda Nogueira AlexandreMiguel da Silva RodriguesNicole Feliciano do Espirito SantoNicolly Pietra AmorimTalita Marvilha NascimentoThiago Vitor de Souza MarquesProfª: Danielle Dumbra

Tifanny Conceição da SilvaVitor Henrique PereiraProfª: Stefânia Cristina Arruda Canto

JARDIM II CAdrian Henrique dos Santos SilvaAmanda Barbosa de Oliveira dos SantosAna Clara Perpétua de AraujoAnna Julia Domingues dos SantosArthur Settervall Aragão

Page 76: Cordel 2013

JARDIM II HAdryan Francischini PanellyAna Julia Guimarães do NascimentoEmily Oliveira dos AnjosGeovanny Oliveira dos SantosIgor de SouzaIsabelle Stephany FerreiraJoão Pedro Souza ValdecioliJulia Alves CostaJulia Giorgia de Oliveira Campos da Silva Kauã Salles de CarliKauê Moreira de SouzaLavinia Roberta InocencioLorena Geraldini de OliveiraLucas Henrique de CastroMaria Clara dos SantosMaria Clara Passarini LemosMaria Eduarda Ferreira AlcantaraPedro Henrique F BuenoPedro Rafael de Souza LimaRafael Marques MarianoThais Brito da SilvaVitoria Letícia dos SantosProfª: Rose Mari Aparecida Nardachione Cocarelli

E. M. Antonio Espada Filho JARDIM I/IIAmanda Luany de Andrade OrtizAna Clara Brabdão BarbosaAna Laura Queiroz de OliveiraAndressa de Matos Souza ZanguerolamiAnna Clara da Silva VieiraBernardolins Tomazelle dos SantosDuda Mariah Gonçalves Dias GarciaEduarda Britto Rodrigues da SilvaEduardo Doido da SilvaEduardo Ramos dos SantosFranchesca Franco Antunes RegatieriGabriel Fresneda NoqueiraJoão Vitor da Silva de Souza

Lara de LimaLaura Barbosa Nasário da Silva Marcelo Yuydi da SilvaMaria Eduarda Baraldi AriosiMaria Eduarda Cardoso PalmieriMaria Luisa Tavares DiasMaria Luiza Marchioli de AlmeidaMurilo Blumer NunesPedro Henrique Oliveira LimaRafaela da Silva Magalhães PereiraRafaela Garcia Buzini Ferreira. Profª: Janaína Tavares da Costa Filó

JARDIM II Adrielly Bortoli da SilvaAna Beatriz de Souza CostaAna Clara Torqueto GoulartAna Laura Santos FelixDenner Laureano MartinsFelipe Oliveira de AzevedoFelipe Rodrigues FontanaGabrielly de Santana Caires BarrosGiovana da Cruz SiferGuilherme Ferreira dos SantosIsadora Rodrigues FontanaIzabelly Almeida de SouzaJoão Pedro Tucci de SouzaJoão Eduardo de Jesus FerrareziJulia Faria de PaulaJulia Mendes SoaresKaua Marques VasconcelhosKauan Manfre da SilvaLara de Oliveira BonfimLéo Moreira LimaLuiz Otávio Rodrigues dos SantosMariany Aparecida Franco SilvaRafaela de Almeida MartinsVictor Hugo FaxiniYasmin Quéren Ferreira TonetiProfª: Samira Jance e Jaqueline Jéssica Ribeiro da Silva Melo

JARDIM II DAlecio PonchioBeatriz Cristina da SilvaEmilli de Moura DiasEnzo Ryan Ribeiro de QueirozGabrielle Jorge SasakiHalysson Kaue Borges AntonioIldo Gabriel Silva QuintoIsadora Flores de OliveiraJulia Fernandes OliveiraKarolinne Silva ScalvenziKauhan Henrique Souza Melo da SilvaLauane Gabriele Andrade MarquesLeonardo Henrique da SilvaLuis Henrique da Silva ArneiroMaria Clara Santos de OliveiraMarianne Evelyn Pera da CostaMizaela Juliana Ribeiro João da SilvaRafael Casemiro Chagas CandidoRayane Emanuelle Rosa PrajoRian Matheus Alvaro de Souza CorreaSara PioliThauany de Barros SilvaVitoria da Silva Gilbertoni

Yuri Johny de OliveiraProfª: Érica Cristina Dinardo

Cailaine da Silva CostaDomini Henrique Silva CarvalhoEduardo Donizetti Ferrancini da SilvaFilipe de André GarridoGleisse Kelly Passos dos SantosKatlin Silva Costa de SouzaLeonardo Henrique BortolossiLeticia Suelen Furlan NunesLorena Castelo Branco LimaMaria Julia Chaves de OliveiraMarianne Regina de Araujo RibeiroMariely Vitória Pontana de OliveiraMarina Marques da SilvaNicoly Gimenez MarçalPedro Aparecido Teixeira LacerdaRomario Filismino Constantino de SousaThayna Gabrielly Santana RuffoThiago MartinVinicius Maciel Vilela da SilvaYasmin Gabrielly Monteiro PintoProfª: Hélida Joelma Bochio Viana

Page 77: Cordel 2013

E. M. Profª. Daisy Rollemberg Trefíglio1º ANO CAna Carla Silveira da SilvaAriane Rocha SaldanhaBianca Caroline LopesCarlos Eduardo da Silva RibeiroEmily Natália Pereira da SilvaGabriel Alexandre Trevisan dos SantosGabriel Ferreira SecatoGeovani Neres da SilvaGuilherme Euzébio CorreiaKaio Alessandro da Silva LimaLetícia Sanches BorgesLuan da Silva ScartonLucas Augusto Brito RodriguesLucas Eduardo Alves ArouchaLucas Emanuel Camilho de AbreuLuciano Santos da SilvaMarcos Adriano Oliveira da SilvaRayssa Dineis Jesus de SouzaRebecca de Britto ReisRenan Rocha PaixãoSamuel Henrique Pereira da CunhaProfª: Eliane Vittorel Fernandes

1º ANO DAmanda Maria Balieiro LeiteAna Carolina Bastos MartinsAna Carolina Oliveira da SilvaAnna Mel Ramos dos AnjosCamila Vitória Amâncio RibeiroEmily Camilli dos Santos SilvaEvelyn Lorrayne Silva dos SantosFernanda Jhenifer Chaves da SilvaJoão Vítor Soares Cordeiro da SilvaKauan Henrique Mateus de SouzaKettelyn Camily Pereira da SilvaLohaine Souza de Carvalho AlvesLuciano Therezo JuniorLuiz Otávio dos Santos SouzaMarcelo Henrique Silva de AlmeidaMaria Elizabeth Martins PeixotoRafael Dembisque da SilvaRafaelle Dembisque da SilvaRhyan Lucas Silva de Almeida

Ricardo Henrique Martins Da CostaUagner Felipe Da Costa MoraesVinicius Thiago Faustino Freitas Da SilvaProfª Natiele Crislaine Da Silva Pavão

2º ANO BAdrian Gustavo MoreiraAlexandre Henrique da SilvaCamilly Victoria de Camargo EliasCarlos Eduardo Ferreira da SilvaEster Silva do CarmoFelipe Gabriel FonsecaGabriel Henrique Matheus CoelhoGabriella dos Santos FirminoGlória Pamela da SilvaGustavo Pereira de SouzaIgor Henrique Nunes de LimaIsabella dos SantosJulio César Moreira JuniorManuela da Mata SouzaMelissa Mendes de AlmeidaMurilo Borges SilvaPaulo Henrique da Silva SouzaSara Nubia da SilvaStephanny Kelly Veras de SouzaThiago dos Santos BarrinovoProfª: Rosangela Ribeiro Da Silva

2º. ANO CAlex Rodrigues do NascimentoAna Carolina Conceição de OliveiraAugusto Pedro da SilvaCaio Aluísio AlmeidaCleudenice Lopes ValesDavid Kauan Garcia dos SantosEdinei da Silva Coelho JuniorElton Guilherme Martins de ToledoEverson Ferreira GaruziGustavo Lopes de Souza AlvesIago Eleutério SantosJessica de Souza SilveiraJhenifer Vitelmo dos SantosLucas Justino MedeirosNatanel da CostaNathália Lorena Borges de SouzaNicolly Francisquini RibeiroOséias Pereira Flausino

Thaissa Gabriela Marques FlorinoThifany Agatha Pereira Fernandes SantosProfª: Daniela Honório De Barros Dutra

3º ANO CAdriel Custódio da SilvaAmanda Maria Vila NovaBrayon Victor Alves RosaDiego da Silva SantosDiego Renato Vasconcelos de LimaEstefany da Costa Furtado GamaFelipe Leandro Garbin da SilvaFelipe Sousa de MouraGabriel Gonzaga de FreitasIsabela Freitas de OliveiraJhonatan Gabriel Amaral NevesJoão Vítor Ferreira dos SantosKadmyell Veras de SouzaKarolainy Cristina de Lima SilvaLeonardo Januário de LimaLeticia Vitoria AvelinoLucas Beluzi SouzaMarcela Aguiar da SilvaMaria Eduarda da SilvaPablo Cardoso da SilvaRafaela Ferraz Pavani MedeirosRaiany Rocha SaldanhaWellington Rodrigo Carvalho de MeloProfª: Deusdete Henrique dos Santos

E. M. Dr. Wilson Romano Calil5°ANO CAllison Brener RodriguesArnaldo Vequetini NetoAyla Sena CastellonBrenda Carolina Silva GuimarãesBreno Augusto Lopes de AlmeidaDavid da Silva SantosEduardo Henrique SilvaEmanuelle Fernanda da Silva SouzaEric Augusto Neves dos SantosFelicio Jose de Oliveira SallesGabriel Bruno Rodrigues de LimaGabriel Henrique Faria de AzevedoGabriela de Jesus Godoi

Page 78: Cordel 2013

Guilherme Borges de Oliveira Gustavo Cesário da Silva SantosHenrique de Oliveira Rodrigues ChavesJulio Cesar dos Santos MachadoJulya Sinhorini PereiraKerolin Cristina de Vito FerreiraLaura da Silva GioloLoanderson Dias LeiteMariana Ramalho MunhozMatheus de Jesus GarciaNayara de Sousa SilvaRafaela Silva RodriguesRodrigo Miranda Bueno da SilvaRutyele Goulart NevesSamira Gabriela Nogueira de FreitasSamuel Mauricio FerreiraStephany Carvalho Avendanho de SouzaVictor Hugo de CarvalhoVictoria Zanini de AlmeidaViviane Angelino AnaniasWellington de Souza LeiteLoanderson Dias LeiteMariana Ramalho MunhozMatheus de Jesus GarciaNayara de Sousa SilvaRodrigo Miranda Bueno da SilvaRutyele Goulart NevesSamira Gabriela Nogueira de FreitasSamuel Mauricio FerreiraStephany Carvalho Avendanho de SouzaVictor Hugo de CarvalhoVictoria Zanini de AlmeidaViviane Angelino AnaniasWellington de Souza LeiteRafaela Silva RodriguesProfª: Sílvia Martins Fernandes Munhoz

5º ANO DBeatriz Fernanda da Silva RomaniBruna Heloisi Oliveira RosaCesar Elias Felix dos SantosEduardo Costa da SilvaEmannuele Ferreira EstevesEmilly Valeska Stabile de OliveiraEric Leandro Claudino FernandesFlavia Giovana Taveira de SouzaGabriel Andrade de Morais

Gabriel Henrique de Almeida BaroneGuilherme Felipe TeixeiraHugo Fernandes de Carvalho dos SantosJuliana Lara SpazianiKailayne Vieira AmaroKaren Giovana Diniz NarcizoLarissa Gabriela Reis dos SantosLarissa Gonçalves AzevedoLauana Mariana ChavesLeonardo Henrique de Souza da SilvaLorraine Vitoria de Oliveira PaganLuana Caroline Silva de OliveiraLuana Mille Tavares da SilvaLuis Felipe FerrazMaisa do Carmo MarquesMarcelo da Silva JuniorMaria Eduarda Correa dos Santos SilvaMaria Eduarda Sant Ana de OliveiraRaissa Sabrina Ferreira NunesRobert Novais EstevesTais da Silva MilleTayná Tabata de Araújo SouzaThainá Ferreira LourençoWilson Martineli NetoProfª: Kelly Cristina Da Silva de Oliveira

E. M. Prof. Júlio de FariaE Souza Jr.JARDIM II B Ana Clara dos Santos FelizardoAna Gabriely da Fonseca Fortes SilvaAna Júlia Marques OliveiraAndrey da SilvaArthur Vieira da SilvaBryan Henrique MichelinoClaudynei Oliveira da SilvaDavi Saymon da Silva VieiraEduardo José Reis da CruzEnzo Henry Venancio NoveliniFabio Henrique da Silva PradoGabriel Aparecido Ceriaco da SilvaJéssica Vitória da Silva MartinsKemyly Vitória Favaro EstevamLaila Rayssa dos Santos LiboniLara Emily do Nascimento Silva

Larissa Menezes Floreano Lorena Teodoro de OliveiraMaike Nogueira LimaMaria Vitória Corrêa VictalinoMariana Egidio CorreiaPablo Luis Pereira CardosoRayla Gabriela MiolaThaiany Shallovane Ferreira dos Reis Vitória Camilli StopaProfª: Aparecida Perpétua Rocha JARDIM II F Adrian Carlos Moreira de LimaCarollyne Garcia LopesDaniel da Silva FreitasDavi Henrique Costa Gomes da SilvaGabrieli Natieli de CastroIzaque Fabiano Reis da SilvaJoão Vitor Ferreira MoraesJulia Louizi Martins MegettoJúlio César da Silva Moreira NetoKethelen Gabriele Silva ThomazLauany Kelly Cristina MunizLeonardo de Andrade GasparelliLucas Kauan da SilvaMariane Silva TremuraMiguel Camargo DadérioNatanael de Oliveira Ferreira da SilvaPietra Pereira DiasRaphael Tomacheski GoulartRayane Contrin da SilvaRebeca Cristine Nogueira RosaRuan Correia de OliveiraSara Lorena de Oliveira XavierVitória Lorraynne Alves de LimaWekthor Alex Rosa DuarteYasmin Vitoria Nogueira GonçalvesProfª: Tassia Dias Paranhos

JARDIM II GAna Júlia SouzaAna Laura de SousaAna Luisa LopesAna Luiza Ribeiro da SilvaBeatriz Vitória MoraesBrunielle Ribeiro de OliveiraCarolini Souza de AlmeidaCesar Henrique Marques

Page 79: Cordel 2013

Eliedson Henrique Lima PereiraEmanuelle Vitória Nogueira RosaFernanda Mariano da RochaFernando Eugenio FerreiraGabriel Henrique Costa Carvalho PereiraHenrique Eliezer Nunes da SilvaJoão Eduardo Conde da SilvaJoão Guilherme Ricardo Coelho DamiãoJoão Victor Pires de Souza MarinelliKamilly Vitória da SilvaKayke Henrique de Oliveira SilvaMaria Eduarda da Silva Luiz TheodoroPedro Henrique da Silva VieiraRickelme Gianussi NascimentoRobert Lorran dos SantosVictor Hugo Ferreira da SilvaProfª: Silvia Regina Ramos

JARDIM II HAne Beatriz Oliveira de AraujoBeatriz Rodrigues de MoraisCristian Gabriel de SouzaDavi Henrique Ribeiro GuedesEdson Francisco Ettiopi JuniorEverton Elias Duarte da SilvaFlavia Pereira BotelhoJade Lima FerreiraJasminy Noronha de OliveiraJhonatan Rafael Monteiro RamosJhonata Pereira de AraujoJoão Pedro Gualberto TeixeiraLeonardo Fernandes RibeiroMaria Clara Teixeira dos SantosMariana Vitoria Spineti GenascoRebeca Vitoria Branco de OliveiraRobson Ganzella BeliniRyan de Souza FabaroTawani Gabrielly de OliveiraVitor Hugo dos Santos AmaralVitor Silva RochaYasmin Vitoria PinheiroProfª: Hyri Simone Silva Alves

E. M. Prof. Michel Pedro Sawaya1° ANO AAna Julia Gonçalves de OliveiraBlendha Vitoria PoltronieriCauê Ito SousaEnzo Dimitri Barbosa FerrariFelipe Oswaldo Pinheiro TeixeiraFernando Gabriel Candido de PaulaGuilherme Emanoel Ulian NevesGustavo Henrique Fernandes AlvesIsadora Melo AraújoJulia Moreira SoaresKemilly Cristina Assumpção GerottoLuan Gabriel Lopes SantanaLucas de Souza GabrielLucas Fabre AntonioLucas Fernando Pereira de SouzaMaria Clara de Freitas ScaranteMaria Fernanda Moreira de OliveiraSamuel Felipe Sabino CastroSilmara Luiza Ferrari da SilvaStella Santos RondinaVitória de Souza MartinsProfª: Josiane Roberta Pivirotto Mateus

1° ANO BAlana Cristina da Silva Ana Beatriz da Silva Friozzi Beatriz da Silva Alves Pereira Bianca Chaves Pestana Emanuelly Vitória Santos Gustavo Fabricio de Sousa GarciaJenifer Lopes de Oliveira João Otávio Bandeira da Silva Kauan Camilo Balduino da Silva Kauan Weslley Infante de Souza Laureen Antonio Ferreira Leticia do Carmo Gambaro Luana Rosa Galdino Lucas de Oliveira Lopes Luiz Antonio Parro Paulo Ricardo Molina Serafim Pedro Afonso Paulina Ataide Pedro Henrique Fernandes Fola Rubens Gabriel Topan Serafim Samuel Alves Pelacani

Victoria Ferreira Xavier Vitor Gabriel da Silva Yasmin Beatriz da Silva Reste Yasmin Bernardo Magalhaês Profª: Maria Inês Baffi Nonato

2° ANO AAna Beatriz Scuciatto da SilvaAna Carolina Pereira DiasAna Clara de Oliveira Moraes YaekashiCarlos Eduardo Souza MartinsDanylo Hian CouvoDulce Maria Habara da SilvaElias Freitas de PaulaGabriel Leonardo da SilvaGabriel Victório GonçalvesGabrieli Paladino GomezGiovana Paladino GomezGuilherme Paganin GarciaGustavo SabinoHayssa Patricia Kanashiro FerreiraIsabel Damaris da Silva FerreiraJessica Goveia CasarotoJoão Gabriel Alves Pereira ToninatoJorge Luis Leandro FilhoKauê Felipe da SilvaMaeli Pagan da SilvaMaria Eduarda de Assis FerrazMaria Eduarda Ferrari da SilvaMaria Eduarda Rodrigues de BritoMatheus de Araujo TeodoroNatália Porto SantosPedro Henrique Souza MartinsRodrigo Cezar Pagliarelli BatistaThais dos Santos GarciaYasmim Victória Sanches de CenaProfª: Gláucia Maria Barbosa Martins

2° ANO BAlisson Donizeth GrigoletiAna Beatriz MarquesAnanda Cassia Bortoleto de SalesDavi João Pereira de CarvalhoDiogo Felipe Alves da SilvaEmily Alexandra dos Santos Oliveira

Page 80: Cordel 2013

Felipe Perpetuo da SilvaGiovana Silva BurciGuilherme Fernandes BarbieriGuilherme Henrique de Brito ViciosoHayanny Patricia Kanashiro FerreiraHeitor Henrique de Oliveira PereiraHeryck Pereira MarianoJulia de Oliveira MeleiroKaio Henrique OliveiraKaroliny Victoria Lopes dos SantosLais Fernanda da Silva SantiagoMaiky Vinícius Silveira de OliveiraMarcela Fernanda NatalMariana Rosa CabralMatheus Henrique SiqueiraPedro Henrique Vieira MachadoRyan Pablo BritoSabrina OtsukaSamuel de Lima Marques de FreitasSuelen Feliciano de AndradeThiarley da Silva SantosVitor Morabito PortoProfª: Adalzira Álvares Ferreira Gonzáles

3º ANO AAna Flavia GonçalvesAna Laura Gonçalves da SilvaArthur Waidemam PereiraBeatriz da Silva SouzaBrenda Raquel Teixeira de SousaBruno Jorge do CarmoCarlos Daniel MingoranceCarlos Henrique Barbosa FerrariCaroline Mariane Santana da SilvaFernanda Piovezan LemeGabriel Arzoto PereiraGabriel Gadini Martinez FonnGabriel Kauan PrataGabriel Nascimento DiasGabriely Prates MazaroHenri Moraes dos SantosIgor Nunes MarcellaIsabelle Bruna FernandesJoao Murilo Alves da SilvaJulia Nascimento dos SantosLucas Marcella da Silva SouzaMariane Tayná Carvalho dos Santos

Nawan Rodrigues da SilvaPedro Henrique da Silva SantosSamuel Calutan DiasVitória Gonçalves FerreiraYan GabrielYuri Gabriel Silva de CarvalhoProfª: Andréa Regina de Freitas Mendonça

4° ANO ABianca Moraes CorreaBreno Wallacy PalmeiraBruno Alexandre InacioCaroline Esther Araujo de OliveiraDaiane da Silva MarquesGabriel Cesar Gouveia CasarotoGuilherme Melo de AraujoHiago de Araujo SilvaJaqueline dos Santos TavaresJean de Souza AltaleijoJhonatas de Almeida AlvesJoao Vitor HasuiJose Fernando Pereira da SilvaKaique Garcia da SilvaKauane de Sousa PenaLilith Andrade MachadoLucas Vinicius da Silva SolideraLuiz Felipe Pedrosa de MoraesMaria Eduarda PalkaMatheus da Silva VianaMatheus Guilherme Araujo de OliveiraPedro Henrique CarlosRafael de Freitas PaulaRaíza Lorena Souza da SilvaRodrigo Antonio Cardoso FilhoSamuel de Souza GabrielThiago Ferreira MioranciVinicius Henrique Guilhen da SilvaVitoria Nataliele DiasYasmin Victoria Cavaleto SilvaProfª: Rita de Cássia Ferreira Mioranci

5° ANO AAline Giovana Oliveira Rodrigues da SilvaAna Júlia de Souza NunesBeatriz Costa SoaresClaralys Ortega SilvaCristian Do Nascimento Alves Marinho

Débora Cristine Moraes RodriguesGabriel Santos da CruzGabriela Bianca MarinhoHelena Borges LeandroHelton Teodoro Gouveia LuizIgor Pereira CustódioIgor Trindade HernandesJoão Gabriel Viana EstevãoKailany de Freitas RodriguesKatheen Beatriz BaioLana Roberta Ricardo FernandesLeticia Pires GonçalvesLorena Gabrielli Brandão GomesLorenzzo Pereira de SouzaMarcelo Faria de AlbuquerqueMaria Eduarda Alves da SilvaMaria Fernanda Carvalho dos SantosMariana ZanchettaMaynara Ulian NevesPedro Henrique Garcia FernandesRute Araujo Duarte da SilvaTaís Cristina Gonçalves FerreiraThalita dos Santos GarciaYasmin Maria Brasil Florindo NogueiraProfª: Priscila Castro de Cara

E. M. Profª. Drª. Eurides MambreuJARDIM II AAna Beatriz Pereira ChavesBruna Santos SilvaCaroline Campos dos SantosDanilo Feltrim da SilvaEsthefanny Vitória GrandisoliGreyce Kelly Silva Mendes RibeiroGuilherme Alves da SilvaHillary Nikolly Reis da SilvaJhonatan Henrique de OliveiraKauã Eduardo Evangelista de OliveiraKawã Carvalho NalimMariana Camila Rodrigues AmorimRayssa Colombo dos Santos Rebeca Silva Evangelista MacedoThonny Cristiano Tavares Vilera FilhoTiago Barbosa da SilvaProfª: Andressa Ap. Ludovico Pelegrino

Page 81: Cordel 2013

JARDIM II BAna Beatriz Souza da SilvaAna Carolina da Silva BalbinoCamilly Victória da Silva RodriguesGuilherme Eduardo Aguiar de OliveiraIsabela Soares da Rocha LimaJosé Reinaldo Cassatori FilhoKevyn Rodrigues Nunes FreireLuiz Carlos Miguel WanderleyMichelle Souza LacerdaQuézia Cristina PereiraRichard Aurélio da Silva de JesusRogério Firmino de SouzaVinicius Ribeiro de Oliveira Souza Vitor Amorieli de OliveiraYago Henrique de SouzaYris Bispo Ferreira de SouzaProfª: Janaína Golfetti

JARDIM II C Ana Clara dos Santos BispoArthur Oliveira BonfimBeatriz Vieira da SilvaCamilly Perpétuo Ribeiro de LimaCauan Felipe Silva de JesusEduardo Pereira BernadinoEmily Eduarda Costa VieiraGustavo da Silva MantovaniJaqueline Siqueira BispoJoão Vitor Gomes PereiraLetícia Cesário da SilvaLucas Gonçalves da SilvaMaria Eduarda da SilvaMichel Pedroso de MatosPedro Henrique Lima do NascimentoRebeca Alves PereiraSalomão Nascimento AraujoProfª: Evelyn Leppos Duran Muglia Reis

E. M. Dr. Carlos Roberto Seixas6º ANO ABrenda LimaBrenda Rodrigues da SilvaCarlos Eduardo WanderleyFabíola Santana SilveiraHoeniker Benevides de AndradeKelly Myane da Silva de JesusLaura Camila Zanusso da SilvaLudmila Nascimento DouradoProfª: Camila Chaves Cardoso

4º ANO B Ana Carolina dos Santos BispoArianny Silva AraujoCleber Nunes de SouzaDavi Gomes de LimaEduarda Evelin Soares SilvaEster Quiles SiqueiraFelipe Brito dos SantosGabriel Davanço TomazelliGabriel Henrique Vieira da SilvaJhenifer Aparecida Pereira de SouzaLeonardo Moreira de LimaLetícia Marques de OliveiraLivia Silva SantosMaria Eduarda Camargo dos ReisMaria Eduarda WanderleyMateus Amancio RodriguesRadhija Kaieli de Brito de OliveiraSabrina Stefany Germano da SilvaSamuel Henrique Iani MartinsVitor Fernandes de OliveiraVitoria de CarvalhoProfª: Miriam Teresa Zapone Arruda

SupervisãoNilze Maria de Azeredo Reguera Carlos Augusto Silva

Page 82: Cordel 2013
Page 83: Cordel 2013
Page 84: Cordel 2013

Realização