Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos,...

23
Cores Patricia Maria da Silva

Transcript of Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos,...

Page 1: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Cores

Patricia Maria da Silva

Page 2: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

• É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor presente neles.

• A cor vem do latim COLORE.• Através dos tempos os seres humanos sempre

foram atraídos pelas cores e sentiram necessidade de expressar-se por meio delas.

• Pintaram nas rochas, nos utensílios, nas casas, nos templos, nos túmulos.

Page 3: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

• É também por meio da cor e da pintura que as pessoas conseguem expressar sua tristeza, alegria, dramas e sua religiosidade.

• A cor faz parte de nossa vida. Imagine-se vivendo num mundo sem cor... Cada um de nós tem preferência por determinada cor, cada uma delas “fala” um pouco a respeito de nós.

• As cores são classificas: cores primárias, cores secundárias, cores quentes e cores frias.

Page 4: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Cores primárias

• São cores puras, que dão origem a todas as outras cores.

Page 5: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 6: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Blam , Roy Lichtenstein

Page 7: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Cores secundárias

• São as cores obtidas das misturas de duas cores primárias em partes iguais.

Page 8: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 9: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Pássaro, Aldemir Martins

Page 10: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Cores Quentes

• São aquelas que causam as sensações de prazer e calor humano. Usadas em excesso, podem causar irritabilidade. Lembram o sol, o fogo, a luz.

• As cores quentes, podem serem mais luminosas, parecem avançar para nós.

• No círculo cromático, as cores quentes incluem todas as gamas do amarelo ao magenta-violeta. O vermelho é a cor mais quente.

Page 11: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 12: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Girassóis, Van Gogh

Page 13: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Cores Frias

• São aquelas que causam a sensação de calma e tranquilidade. Lembram a frescura da água. Uma cor fria ao lado de outra cor fria parece mais quente.

• As cores frias parecem distanciar-se de nós, por isso são bastante usadas para pintar paisagens.

• No circulo cromático as cores frias incluem toda a gama do verde alface ao violeta. O verde-azul é a cor mais fria.

Page 14: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 15: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 16: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Homem de sete core, Anita Malfatti

Page 17: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Policromia

• È a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.

• POLI + CROMIA = MUITAS CORES• POLI = MUITAS• CROMIA= CORES

Page 18: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 19: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral

Page 20: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Monocromia

É uma pintura que emprega vários tons da mesma cor. Ou seja, é a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. Busca-se a harmonia através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor, secundária ou terciária.

MONO + CROMIA= UMA CORMONO= UMACROMIA= COR

Page 21: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.
Page 22: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

O encantador de serpentes, Henri Rousseau

Page 23: Cores Patricia Maria da Silva. É comum e constante o uso de diferentes cores em muitos trabalhos, em tudo o que observamos hoje em dia encontramos a cor.

Bibliografia

• Angela Anita Cantele, Bruna Renata Cantele, Arte e Habilidade, vol 8 , IBEP.

• Arte em interação, volume único, ensino médio. IBEP