Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a...

22
Corporativo Grande Consumo Retail Indústria Serviços

Transcript of Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a...

Page 1: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

Corporativo

Grande Consumo Retail Indústria Serviços

Page 2: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

Corporativo

Grande Consumo Retail Indústria Serviços

Page 3: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

4 5 G

rand

e Co

nsum

o

Loop

Detetamos novas oportunidades de mercado (negócio).

Definimos novos territórios de oportunidade para as marcas.

Definimos novos modelos de negócio e categorias de produto/serviço.

Criamos diferenciação em categorias de produtos maduros (existentes).

Utilizamos a oferta tecnológica para concetualizar novos produtos.

Criamos novas experiências de compra e consumo.

Maximizamos o empacotamento como elemento estratégico da categoria.

Ajudamos a potenciar as vendas/comunicação digital com os seus clientes.

Fazemos seguimento nos mercados dos primeiros meses de vida das categorias através da análise estratégica de dados.

SOMOS ESPECIALISTAS EM GRANDE CONSUMO

5

Loop

Page 4: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

6 G

rand

e Co

nsum

o

DANIOD A N O N E

Desenvolver categorias globais para um grande número de mercados representa um desafio importante no âmbito do grande consumo, especialmente no que diz respeito à sua adaptação aos vários contextos de consumo/uso. O conceito de snacking não é igual em todos os países de lançamento, e o mesmo acontece com a aceitação de um produto de alta cremosidade e densidade com um alto poder saciante e valor nutricional.

Tendo em conta este grande desafio, a Danone encomendou à Loop a estratégia de desenvolvimento da categoria de um iogurte cremoso e saciante baseado em proteínas para o snacking on the go, assim como a elaboração da gama de sabores e SKU, juntamente com a definição da estratégia para a credibilidade da marca neste novo posicionamento.

DesafioDefinição e desenvolvimento da categoria Danio (snack) para um mercado global focado em proteínas.

SoluçãoPosicionamento da categoria Danio no setor doSnack saudável; definição e maximização do território de oportunidade da mesma, juntamente com o desenvolvimento do plano de gestão e expansão da categoria a cinco anos. Estruturação da gama de sabores e SKU que compõem a categoria, definição estratégica doempacotamento e do plano de lançamento aos vários mercados internacionais.

7

Loop

Page 5: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

8 G

rand

e Co

nsum

o

COSMÉTICAC O M O D Y N E S / D E R M O F A R M

Alguns produtos são criados para satisfazer uma necessidade específica, mas fazem-no com uma tal diferenciação e força que acabam por ser o germe da criação de uma nova categoria de produtos a nível mundial. Laboratórios A Dermofarm, com o desenvolvimento do toalhete desmaquilhante Comodynes, é um exemplo disso. A Dermofarm encomendou à Loop a elaboração de uma nova categoria de cosméticos global tendo como referência os toalhetes desmaquilhantes. Perante esta situação, a Loop construiu o território de oportunidades de cosmética prática, conveniente, unidose, unissexo e surpreendente sob a marca de referência «Comodynes», e estabeleceu as estratégias de inovação necessárias para manter ativa a marca no mercado internacional.

DesafioDefinição de novos temas que construam a categoria, os contextos e as embalagens que deverão transmitir o conceito de cosmética prática e conveniente.

SoluçãoDesenvolvimento da categoria de cosmética prática, conveniente, unidose, unissexo e surpreendente.Geração das várias verticais da categoria com base nos momentos de consumo e definição das políticas de empacotamento e SKU que a compõem.

9

Loop

Page 6: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

10 11 G

rand

e Co

nsum

o

Loop

O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do barman no processo de servir o produto final faz com que as empresas de cerveja prestem uma atenção especial ao controlo de toda a experiência do processo e se interessem por manter a iconografia da marca mais além da torneira. Com esta preocupação em mente, a Carlsberg encomendou à Loop a definição da experiência de consumo de cerveja à pressão, ou de barril, sem a perda dos atributos da marca.

DesafioDefinição da experiência de consumo de cerveja à pressão/de barril.

SoluçãoDefinição de uma série de processos a implementar quefavorecem a experiência de consumo de cerveja à pressão, ou de barril, criando a perceção de um maior valor e incorporando todo o valor da marca e a sua iconografia durante o processo. Tipificação dos estabelecimentos em função de tal processo.

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DE CERVEJA DE BARRIL C A R L S B E R G

11

Loop

Page 7: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

12 G

rand

e Co

nsum

o

CORNETTO SOFTU N I L E V E R

A introdução no mercado, através dos retalhistas do setor alimentar, de gelado preparado ao momento provocou uma rutura no modelo de negócio de gelados da Unilever que punha em causa os atributos de uma marca de grande consumo sazonal e com alta capilaridade de distribuição. Neste contexto de mercado, a Unilever encomendou o desenvolvimento de uma nova categoria de gelados industriais soft ice, com uma alta experiência de consumo e que responda aos condicionalismos específicos do modelo de negócio Unilever.

DesafioConcetualização, desenvolvimento e implementação de um novo modelo de negócio e de categoria de produto soft ice que respondam aos condicionalismos industriais, à distribuição e ao mercado das marcas da Unilever na Europa.

SoluçãoCriação e desenvolvimento de um ecossistema de produto, serviço e consumíveis para o soft ice baseado numasolução industrial e rentável dentro dos condicionalismos da Unilever; maximizar os atributos da marcade referência (Cornetto Soft) com baixo custo de distribuição e manipulação, respondendo à altasazonalidade e capilaridade do negócio das marcas Unilever na Europa.

13

Loop

Page 8: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

14 15 G

rand

e Co

nsum

o

Loop

O papel tem sido comercializado num formato único, condicionado pelas exigências industriais e logísticas, ao qual os consumidores se têm vindo a adaptar. Paralelamente, a evolução da consciência social sobre a reciclagem e a economia circular, bem como o surgimento de novas tecnologias digitais, obrigam-nos a repensar o modelo de negócio do papel, abrindo a porta a novas possibilidades em termos de produto e da relação com os consumidores. Neste contexto, a Loop recebe o pedido de estudar e dar forma de modelo de negócio a tais possibilidades.

DesafioAnalisar como, através da redefinição de formatos de papel e da sua logística de acesso ao mercado, é possível alterar o modelo de negócio.

SoluçãoPercebendo as diferentes necessidades, contextos de uso e agentes envolvidos no consumo de papel,definimos soluções de empacotamento que oferecem resposta a diferentes setores, tanto a nível da distribuição como do uso final do produto.O modo de consumo, as novas necessidades logísticas,a gestão do ciclo completo do papel e a incorporação de novas tecnologias (no processo de comercialização e rastreabilidade) permitem estabelecer novoslaços entre o fabricante, o distribuidor e o consumidor final que conduzem à redefinição do modelo de negócioassociado ao consumo de papel.

FORMATOS COMERCIAIS PARA O CONSUMO DE PAPEL T H E N AV I G ATO R C O M PA N Y

15

Loop

Page 9: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

16 17 G

rand

e Co

nsum

o

Loop

SNACK PARA ADULTOSR I S I

Na procura de novas oportunidades, a Risi, fabricante de aperitivos de milho, considera criar uma nova categoria de snacks para o target adulto e confia em Loop, tanto para a identificação da oportunidade de mercado, como para a produtivização do mesmo.

DesafioDefinir os drivers de valor que motiva os adultos no consumo de snacks e transformá-los nos atributos diferenciais de uma nova categoria de snacks Risi para conquistar este target.

SoluçãoCriar uma nova categoria de snacks Risi para atrair o target adulto e conseguir um empacotamento diferencial, desde a perspetiva do mercado, como resposta àsexigências da industrialização, custos e investimentos.

17

Loop

Page 10: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

18 G

rand

e Co

nsum

o

OUT OF HOMEN E S P R E S S O

Transferir o sucesso de uma categoria de grande consumo ao setor Out Of Home não é necessariamente uma garantia de sucesso. Face a isso, a Nespresso encomendou à Loop a definição de uma nova categoria de serviços para o consumo de café em cápsulas: com as especificações das obrigações técnicas, a composição da gama de máquinas e cápsulas e, finalmente, o modelo de serviço e de comercialização –com uma distinção clara sobre o modelo de grande consumo–, orientado aos diferentes momentos de consumo de café.

DesafioDefinição do modelo de negócio e da gama de produtos Nespresso para o mercado Out Of Home a partir da deteção de diferentes momentos de consumo.

SoluçãoDefinição e desenvolvimento do modelo de negócio para a categoria Out Of Home. Estruturação do portfólio de produtos e serviços em função dos momentos deconsumo detetados. Definição das especificações técnicas de cada referência da gama em função dasnecessidades de uso. Estruturação de um catálogo comercial que mostre as características da oferta Out Of Home, centrada na figura dos office managers e responsáveis da exploração.

19

Loop

Page 11: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

20 G

rand

e Co

nsum

o

No mercado das laranjas, ser laranja pequena, não tem valor. Juntamente com Zumex, a Loop elaborou um novo modelo de negócio para Horeca baseado no trio de valor formado pelo produto (a máquina), o serviço (o sumo) e o consumível (a laranja), onde ser laranja pequena tem valor.

O modelo de negócio teve como resultado uma nova categoria de serviço (sumo natural recém exprimido) que contemplou o desenvolvimento de um novo mercado com um amplo portefólio de produtos, dotando a Zumex da relevância de uma marca de grande consumo com presença tanto em Horeca como na grande distribuição.

DesafioDefinição de um novo território de oportunidades eexpansão de uma nova categoria de sumo natural recém-exprimido para as necessidades específicas do canalHoreca e da distribuição moderna.

SoluçãoDesarrollo de diversas categorías de bienes de equipo, Desenvolvimento de diversas categorias de bens, tanto de equipamento como de serviços e consumíveis, para a exploração da oportunidade, com uma clara superioridade em produto em relação à concorrência.

SUMO NATURALZ U M E X

21

Loop

Page 12: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

22 G

rand

e Co

nsum

o

AMBIENTAÇÃOA I R W I C K / R E C K I T T B E N C K I S E R

A categoria «ambientação», na grande distribuição, sofreu uma grande rutura com a introdução dos consumíveis e a eletrificação através de resistência.

Por isso, a Reckitt Benkiser encomendou à Loop a concetualização de uma nova categoria de ambientação de âmbito mundial baseada no conceito de «minieletrodoméstico», assim como a sua estratégia de recargas e SKU para abastecer um mercado global.

DesafioCriação de uma nova categoria sob o conceito deproduto + consumível, e a definição da estratégia de industrialização a nível mundial.

SoluçãoCriação da categoria e concetualização, design edesenvolvimento de ambientadores com regulação que oferecem facilidade de recarga.

23

Loop

Page 13: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

24 G

rand

e Co

nsum

o

PANQUECASB I C E N T U R Y

A expansão da categoria «panquecas», com o aparecimento da marca de distribuidor e a banalização da categoria, leva a Bicentury a querer desenvolver a categoria sob o conceito «functional Bicentury». O seu objetivo consiste em explorar novos momentos de consumo e ampliar a legitimidade da marca, levando o produto mais além da categoria snack e ampliando os limites da mesma. Nesse sentido, a Bicentury encomendou à Loop a criação de um novo território de oportunidades baseado na funcionalidade natural do ingrediente da panqueca.

DesafioExpandir a categoria de «panquecas» para explorar novos momentos de consumo e ampliar a legitimidade da marca.

SoluçãoCriação da categoria de «panquecas» adaptadas adiferentes momentos de consumo, com diferentes sabores e funcionalidades, potenciados com novos ingredientes.

25

Loop

Page 14: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

26 27 G

rand

e Co

nsum

o

Loop

BIOVIVOH A C I E N D A S B I O

Biovivo nasce para levar a todos os lares espanhóis frutas e verduras ecológicas, cultivadas de forma a promover a fertilidade natural da terra e recuperando a biodiversidade do solo. Esta nova marca chega ao mercado com uma bagagem de 15 anos de experiência e o conhecimento que está na base de Haciendas Bio, a primeira produtora de fruta e verdura ecológica de Espanha e líder em exportação.

Devido à sua preocupação pelo meio ambiente e a sustentabilidade, Haciendas Bio encomenda à Loop a definição estratégica do empacotamento ecológico, com 0 % de plástico, da categoria Biovivo, assim como a implementação da mesma.

DesafioDefinição estrutural da nova política de empacotamento para produtos frescos e ecológicos, em harmonia com osvalores da nova marca Biovivo.

SoluçãoDesenvolvimento estrutural de todas as referências de empacotamento e criação de um novo sistema de empacotamento baseado em materiais ecológicos e isento de plástico.

27

Loop

Page 15: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

28 G

rand

e Co

nsum

o

CUBEC O C A - C O L A

O mercado Horeca caracteriza-se pela forte presença das marcas de grande consumo no estabelecimento através do desenvolvimento e da implementação subsidiada de um amplo portefólio de frigoríficos, expositores e produtos de merchandising.

A Coca-Cola encomendou à Loop um projeto internacional focado na definição concetual, no desenvolvimento e na industrialização de uma série de frigoríficos que aumentasse a presença no local e apresentasse um claro valor funcional aos operadores do mesmo.

DesafioDefinição de uma estratégia que englobe produto, serviço e consumível para o mercado Horeca, que crie laços entre a marca e os seus consumidores.

SoluçãoDefinição da estratégia de fidelização para omercado Horeca a partir da concetualização de uma gama de produtos que maximize a presença do cliente neste canal, adaptada às diferentes necessidades e momentos de consumo, através do desenvolvimento e industrialização das várias gamas e famílias.

29

Loop

Page 16: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

30 G

rand

e Co

nsum

o

ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL D I A B A L A N C E

Criação de um novo modelo de negócio através da definição de uma joint venture entre Calidad Pascual e Esteve para alcançar o correto posicionamento de uma nova categoria de alimentação funcional baseada em soluções para um nicho concreto: os diabéticos.

A Loop responsabilizou-se da deteção do nicho de mercado (diabéticos), do seu dimensionamento, da definição do modelo de negócio (joint venture) da estruturação da categoria de produtos e serviços, e da elaboração de políticas de acesso ao canal.

Além disso, foi definida uma estratégia de mercado baseada em prescrições, juntamente com um método de distribuição misto em diferentes canais (distribuição moderna especializada).

DesafioDesenvolvimento de um modelo de negócio para a criaçãode uma joint-venture baseada numa nova categoria de produtos e serviços para os diabéticos.

SoluçãoDefinição da oportunidade (soluções para diabéticos) e desenvolvimento do modelo de negócio e das categorias de produto/serviço.

31

Loop

Page 17: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

32 G

rand

e Co

nsum

o

NOVOS TARGETS E MOMENTOS DE CONSUMO G A Z E L A / S O G R A P E

Gazela é uma marca do Grupo Sogrape, líder de mercado a nível global no segmento de vinhos verdes. A partir da mesma, Sogrape propõe-se construir uma marca transversal de variedades de vinho que possa captar a atenção e consumo de novos targets e a deteção de novos momentos de consumo. Neste contexto, confia à Loop a definição de uma nova categoria de marca (e submarcas) que reforce a diversidade do target e o momento de consumo.

DesafioDefinição de novos momentos de consumo para ovinho e captação de novos targets a partir de uma nova categoria transversal de variedades de vinhos e adequada ao customer journey de cada target.

SoluçãoDefinição do território de oportunidades, estruturação da categoria, subcategorias e SKU por momento consumo e target.

33

Loop

Page 18: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

34 35 G

rand

e Co

nsum

o

Loop

ÁGUA ENGARRAFADA A Q U A B O N A

A categoria de água engarrafada é, das existentes, uma das mais maduras, já que, nalgumas situações de consumo, chega a ser considerada uma commodity. Paralelamente, os momentos de consumo de água estão Perfeitamente definidos e processados. A Coca-Cola encomendou à Loop o novo território de oportunidades para a sua marca Aquabona: que transgredisse os momentos de consumo estabelecidos, os formatos e os canais de distribuição existentes, visando aumentar o tamanho da categoria, o seu valor acrescentado e a fidelização dos clientes.

DesafioDefinição de um novo território de oportunidades na procura de novos formatos, momentos de consumo e canais.

Soluçãoboração de um plano de produto da águaengarrafada Aquabona, focado em potenciardiferentes oportunidades de mercado e tendo emconta a sua ponderação para o lançamento com base na credibilidade desenvolvida pela marca. Tudo isso, através de novos formatos adaptados ao canal e aos momentos de consumo.

35

Loop

Page 19: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

36 G

rand

e Co

nsum

o

SOBREMESAS CASEIRAS A S T U R I A N A

A Central Lechera Asturiana encomenda à Loop a estruturação de uma nova categoria de «sobremesas caseiras» que proporcione uma fonte de negócio de maior rentabilidade para o setor da hotelaria e restauração, e que, além de o diferenciar da oferta industrial, lhe proporcione uma imagem de sofisticação em termos de serviço. Para alcançar esse objetivo, o produto tem de ser fácil de preparar, sem necessidade de cozinha e com um amplo espetro de possibilidades no que a receitas e acabamentos se refere.

DesafioDefinição de uma nova categoria de sobremesas Horeca que ponha em valor o core business da CentralLechera Asturiana.

SoluçãoCriação da categoria de «sobremesas caseiras» e definição dos SKU que as integram.

37

Loop

Page 20: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

38 G

rand

e Co

nsum

o

PLAY & MASSAGE D U R E X

A Durex, líder mundial da profilaxia sexual, encomenda à Loop o desenvolvimento de uma nova categoria que maximize o potencial e a credibilidade da marca nos mercados. Baseando-se nos valores da Durex, a Loop propõe o território de oportunidades Play & Massage, focado em explorar «o antes, o durante e o depois» das relações sexuais através de um conceito aberto, fácil e divertido de compreender a sexualidade e o prazer da mesma.

DesafioDiversificação do negócio do cliente a partir da exploração dos valores da marca, mais além do território natural da profilaxia.

SoluçãoDeteção, estruturação e desenvolvimento da oportunidade Play & Massage a nível global. Definição de um portefólio de produtos e serviços para cada grupo de utilizadores e o respetivo contexto de utilização, baseando-se na visão da sexualidade de cada um.Estruturação e desenvolvimento, para posterior implementação, das várias categorias de produtos e consumíveis quedão forma à oportunidade Play & Massage, definindo-a ao nível de SKU.Definição de uma estratégia multicanal para a grande distribuição (autosserviço) e para o canal especializado de farmácia (prescrição).

39

Loop

Page 21: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

Todos os casos das empresas referidas são projetos nos quais a Loop participou em algumas das suas modalidades de serviço.

Exceto nos casos indicados, a Loop não é responsável pelo desenho gráfico da embalagem nem do branding.

Strategic Reflection Center MadridCalle Alcalá, 21 - Planta 11, derecha 28014 Madrid, EspanhaTel.: (+34) 911 441 144

Strategic Reflection Center BarcelonaCamí de Can Camps 17-1908174 San Cugat del Vallés, Barcelona, Espanha Tel.: (+34) 933 030 299

Strategic Reflection Center LisboaRua Duque de Palmela, 37 – 3 Esquerdo1250-097 Lisboa, PortugalTel.: (+351) 215 895 471

Strategic Reflection Center País BascoGoiru Kalea, 1 A Eraikutza20500 Arrasate, Gipuzkoa, EspanhaTel.: (+34) 943 848 988

www.loop-cn.com

Page 22: Corporativo - Loop · O consumo de cerveja à pressão, ou de barril, associa-se tradicionalmente a um maior valor qualitativo do que o da cerveja engarrafada. A intervenção do

Corporativo

Grande Consumo Retail Indústria Serviços