Correção da Prova Final de Português do 2º ciclo-1ª chamada 2014

2
Correção da Prova Final de Português- 2.º Ciclo do Ensino Básico- Prova 61/1.ª Fase- 2014 Grupo I LEITURA E ESCRITA PARTE A 1.1. O primeiro parágrafo do texto (linhas 1 a 6) destaca a importância do cavalo na vida do ser humano. 1.2. O adjetivo «ímpar» (linha 1) significa inigualável . 1.3. Na passagem «tais como os póneis» (linha 13), a expressão sublinhada é utilizada para apresentar um exemplo . 1.4. A expressão «É velocidade pura» (linhas 18 e 19) contém uma metáfora . 1.5. No último parágrafo (linhas 15 a 22), a enumeração das «muitas facetas» do cavalo apresenta as causas do fascínio do ser humano pelo cavalo . 2. Associa as características de diferentes raças de cavalos (coluna A) a algumas funções que lhes são atribuídas (coluna B), de acordo com a informação do terceiro parágrafo (linhas 10 a 14). Força > C – Transportar pessoas e bens. / Tamanho > E - Possibilitar aos mais novos a experiência de andar a cavalo / Velocidade > B- Participar em atividades desportivas PARTE B 3. Uma das características físicas do cavalo é a sua cor. Transcreve, do primeiro parágrafo (linhas 1 e 2), a comparação que se relaciona com essa característica. «(Era um cavalo tão preto, tão preto que) parecia azul (, da cor das noites profundas.)» 4. Identifica nas linhas 5 a 10, os comportamentos do rapaz e os comportamentos do cavalo que revelam a amizade que os unirá. Comportamentos do rapaz: (pôs-se em bicos de pés e) abriu a porta ao cavalo e pediu que lhe dessem alimento e abrigo. Comportamentos do cavalo : relinchou, aproximou-se do rapaz e lambeu-lhe a testa e os cabelos. 5. «E o cavalo, que derrubava qualquer um, aceitou-me em cima do selim» (linha 17). Explica de que forma esta frase permite caracterizar a relação entre o cavalo e o rapaz. Exemplo de resposta: A relação entre o cavalo e o rapaz era especial, porque o cavalo, que não consentia que mais ninguém o montasse, deixou que o rapaz o fizesse. 6. «Já lhe chamávamos todos o Cavalo da Noite, mas o meu pai batizou-o com o nome de Pégaso» (linhas 24 e 25). Justifica, com base no texto, por que motivo os dois nomes atribuídos ao cavalo são adequados. Exemplo de resposta: O nome Cavalo da Noite é adequado devido à cor do cavalo / porque o cavalo apareceu de noite (madrugada). O nome Pégaso é adequado porque o cavalo era bastante veloz / parecia o cavalo da Grécia antiga. 7. «Abracei-me ao seu pescoço, chamando-o pelo nome.» (linha 39). Explica por que razão o rapaz reagiu desta forma. Exemplo de resposta: O rapaz abraçou o cavalo e chamou-o pelo nome, porque se sentiu feliz com o regresso inesperado do seu cavalo, com o qual estabelecera uma relação especial.

description

Adaptação do documento oficial Critérios de correção: http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/PF-Port61-F1-2014.pdf Prova: http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/PF-Port61-F1-2014.pdf http://www.gave.min-edu.pt/np3/557.html

Transcript of Correção da Prova Final de Português do 2º ciclo-1ª chamada 2014

Page 1: Correção da Prova Final de Português do 2º ciclo-1ª chamada 2014

Correção da Prova Final de Português- 2.º Ciclo do Ensino Básico-Prova 61/1.ª Fase- 2014

Grupo I LEITURA E ESCRITAPARTE A1.1. O primeiro parágrafo do texto (linhas 1 a 6) destaca a importância do cavalo na vida do ser humano. 1.2. O adjetivo «ímpar» (linha 1) significa inigualável.1.3. Na passagem «tais como os póneis» (linha 13), a expressão sublinhada é utilizada para apresentar um exemplo.1.4. A expressão «É velocidade pura» (linhas 18 e 19) contém uma metáfora.1.5. No último parágrafo (linhas 15 a 22), a enumeração das «muitas facetas» do cavalo apresenta as causas do fascínio do ser humano pelo cavalo.2. Associa as características de diferentes raças de cavalos (coluna A) a algumas funções que lhes são atribuídas (coluna B), de acordo com a informação do terceiro parágrafo (linhas 10 a 14).

Força > C – Transportar pessoas e bens. / Tamanho > E - Possibilitar aos mais novos a experiência de andar a cavalo / Velocidade > B- Participar em atividades desportivas

PARTE B3. Uma das características físicas do cavalo é a sua cor. Transcreve, do primeiro parágrafo (linhas 1 e 2), a comparação que se relaciona com essa característica. «(Era um cavalo tão preto, tão preto que) parecia azul (, da cor das noites profundas.)»4. Identifica nas linhas 5 a 10, os comportamentos do rapaz e os comportamentos do cavalo que revelam a amizade que os unirá. Comportamentos do rapaz: (pôs-se em bicos de pés e) abriu a porta ao cavalo e pediu que lhe dessem alimento e abrigo. Comportamentos do cavalo: relinchou, aproximou-se do rapaz e lambeu-lhe a testa e os cabelos.5. «E o cavalo, que derrubava qualquer um, aceitou-me em cima do selim» (linha 17). Explica de que forma esta frase permite caracterizar a relação entre o cavalo e o rapaz. Exemplo de resposta: A relação entre o cavalo e o rapaz era especial, porque o cavalo, que não consentia que mais ninguém o montasse, deixou que o rapaz o fizesse.6. «Já lhe chamávamos todos o Cavalo da Noite, mas o meu pai batizou-o com o nome de Pégaso» (linhas 24 e 25). Justifica, com base no texto, por que motivo os dois nomes atribuídos ao cavalo são adequados. Exemplo de resposta: O nome Cavalo da Noite é adequado devido à cor do cavalo / porque o cavalo apareceu de noite (madrugada). O nome Pégaso é adequado porque o cavalo era bastante veloz / parecia o cavalo da Grécia antiga.7. «Abracei-me ao seu pescoço, chamando-o pelo nome.» (linha 39). Explica por que razão o rapaz reagiu desta forma. Exemplo de resposta: O rapaz abraçou o cavalo e chamou-o pelo nome, porque se sentiu feliz com o regresso inesperado do seu cavalo, com o qual estabelecera uma relação especial.8. A ação está estruturada em quatro momentos diferentes. Atribui um título adequado a cada um desses momentos. Segue o exemplo> 1.º momento (linhas 1 a 15) – O aparecimento do cavalo. Exemplo de resposta:2.º momento (linhas 16 a 27) – A amizade entre o cavalo e o rapaz. / 3.º momento (linhas 28 a 31) – O desaparecimento do cavalo. / 4.º momento (linhas 32 a 40) – O regresso do cavalo.

Grupo II- CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA1.- Frase com o verbo no condicional: Os cavaleiros em competição partiriam, como habitualmente, a galope2. Palavras formadas por- Derivação: cavalariça, desaparecimento, reencontro. Palavras formadas por – Composição: cavalo-marinho, madrepérola, zoologia.3. Os gregos tinham partido para a Grécia, mas deixaram às portas da cidade de Troia um cavalo de madeira. Os troianos ficaram curiosos e levaram o cavalo para dentro das muralhas. 3.1. Verbo auxiliar> tinham. 3.2. Verbo copulativo> ficam4. Muitos cavalos atravessam o deserto. > Frase na voz passiva: O deserto é atravessado por muitos cavalos.5. Os animais selvagens gostam de liberdade. Complemento oblíquo: de liberdade.6. Frase com vocativo: A tua última vitória, cavaleiro, surpreendeu o público.