Correção setimo

32
Correção

Transcript of Correção setimo

Page 1: Correção setimo

Correção

Page 2: Correção setimo

Questão 1

Page 3: Correção setimo

No texto acima, aparecem duas palavras destacadas, em negrito. Qual seria a diferença de SENTIDO provocada pelo uso das formas “de” e “do” (de+o)?

No texto acima, aparecem duas palavras destacadas em negrito. A diferença de sentido provocada pelo uso das formas “de” e “do” é:

Cadeira de balanço: indica que a cadeira é usada para balançar.

Cadeira do balanço: revela que o assento pertence ao brinquedo chamado “balanço”.

Page 4: Correção setimo

De que maneira a introdução do artigo “o” na frase poderia influenciar no desfecho da tirinha? Qual a relação entre o artigo e escolha final da idosa? Explique.

O artigo “o”, na frase, influenciou o desfecho da tirinha, pois ao se deparar com duas palavras semelhantes, a idosa confundiu-se e, portanto, escolheu a opção que continha o artigo “o”, pensando tratar-se da escolha correta, já que o artigo serviria para especificar e determinar “substantivos”.

Page 5: Correção setimo

Exercício 2

Um artigo pode mudar o significado de um substantivo, alterando seu gênero, masculino ou feminino, as seguintes palavras possuem sentidos diferentes conforme as flexões de gênero, estas são:

O cabra – O mesmo que sujeito, indivíduo, pessoa.

A cabra – A fêmea do macho.

Page 6: Correção setimo

O coma: MEDICINA - estado caracterizado por perda total ou parcial da consciência, da motricidade voluntária e da sensibilidade, gerado devido a lesões cerebrais, intoxicações, problemas metabólicos e endócrinos, no qual, dependendo da gravidade, as funções vitais são mantidas em maior ou menos grau (coma alcoólico,coma hepático, coma diabético;

A coma: cabelo crescido, grande e, nas partituras de música, é um sinal em forma de vírgula que indica o momento em que se deve respirar sem fazer pausa.

Page 7: Correção setimo

• O cisma: Separação religiosa, política ou literária.

• A cisma: ato de cismar, preocupação constante; ideia, pensamento fixo; mania; devaneio”.

Page 8: Correção setimo

A moral: A moral é o conjunto de valores e princípios éticos.

O moral: “O” moral é o ânimo.

Page 9: Correção setimo

O foca: Gíria para um jornalista iniciante, inexperiente, recém-formado.Novato.

A foca: é um mamífero marinho da família dos focídeos (latim científico Phocidae).

Page 10: Correção setimo
Page 11: Correção setimo

3 a)A palavra um em “ O primeiro banco a oferecer um cartão Platinum no Brasil é o único que oferece dois” é artigo ou numeral? Justifique.

A palavra um em “ O primeiro banco a oferecer um cartão Platinum no Brasil é o único que oferece dois” é artigo, pois em “um cartão” o vocábulo “um” está antes de um substantivo, portanto podemos concluir tratar-se de artigo.

Page 12: Correção setimo

4) Nos trechos “O primeiro banco”, “no Brasil” e “o único que oferece dois”, o emprego do artigo “o” é obrigatório.a) Justifique por que só é possível o emprego do artigo definido, e não do indefinido, em: “o primeiro banco”; “o único que oferece dois”; “no Brasil”. Ou seja, por que eu só posso utilizar o artigo definido “o” nesses fragmentos? Já que a utilização do artigo “um” nesses trechos seria um erro gramatical. Explique.

Nos trechos “O primeiro banco”, “no Brasil” e “o único que oferece dois”, o emprego do artigo o é obrigatório só é possível o emprego do artigo definido, e não do indefinido, pois em:

• “o primeiro banco”- > Pelo Unibanco ser o primeiro banco a oferecer a proposta, o uso do artigo “o” é adequado, já que ser o primeiro torna-o único, que é justamente a função do artigo.

• “o único que oferece dois” -> o uso do artigo ‘o’ é obrigatório, pois o artigo definido é usado para indicar especificidade, característica condizente com adjetivo “único”.

• “no Brasil” -> como só existe um país com o nome Brasil, deve-se usar o artigo definido para indicar singularidade.

Page 13: Correção setimo

5) Lendo a frase a seguir com atenção “Unibanco. Banco único também em cartões Platinum”. Explique:

•A) A relação entre esse enunciado e o nome do banco.

A relação entre esse enunciado e o nome do banco seria a ideia de unicidade, singularidade – destacar o Unibanco de todas as outras instituições semelhantes por este ser especial. Unibanco: banco único.

Page 14: Correção setimo

B) A diferença de sentido entre: “Este é o único banco da cidade” e “este é um banco único na cidade”.

A diferença de sentido entre: “Este é o único banco da cidade” e “este é um banco único na cidade” é:

Em “Este é o único banco da cidade” há a indicação de haver apenas uma instituição financeira na cidade.

Porém, em “este é um banco único na cidade” pode-se deduzir a existência de vários bancos naquela cidade, sendo apenas um, especial e diferente.

Page 15: Correção setimo

C) A relação entre o nome do banco e certas palavras empregadas no enunciado principal como “primeiro”, “um” e “único”.A relação entre o nome do banco e certas palavras empregadas no enunciado principal como “primeiro”, “um” e “único”.• “o primeiro banco”- > Pelo Unibanco ser o primeiro banco a oferecer a

proposta, o uso do artigo “o” é adequado, já que ser o primeiro torna-o único..

• “o único que oferece dois” -> o adjetivo “único” é usado para indicar especificidade, especialidade, algo especial.

• Já em “um cartão” temos o artigo indefinido generalizando o substantivo “cartão”.

Em todos os casos, todas as palavras relacionam-se com o nome do banco ao referir-se em unidade: primeiro, um e único.

Page 16: Correção setimo

D) Muitas vezes, o artigo pode ser utilizado para substantivar palavras. Crie um exemplo em que o adjetivo “único” seja substantivado por um artigo.

Muitas vezes, o artigo pode ser utilizado para substantivar palavras. Em “Havia apenas um menino na sala. O único era um aluno exemplar” temos uma frase em que o adjetivo “único” é substantivado por um artigo.

Page 17: Correção setimo

Exercício 6

Page 18: Correção setimo

a)No 3º quadrinho, Miguelito pensa algo a respeito da promessa de Mafalda de apresentá-lo aos amigos dela, na volta das férias.

Por que o autor utilizou os artigos, neste quadrinho específico, em negrito?

O autor utilizou os artigos, neste quadrinho específico, em negrito, para enfatizar o sentido que cada um oferece à palavra “amigo”.

Page 19: Correção setimo

b) Qual sentido cada artigo atribui à palavra amigo?

O sentido que cada artigo atribui à palavra amigo é que em “o amigo” o artigo definido “o” funciona como um artigo de notoriedade, atribuindo ao substantivo “amigo” um sentido de superioridade.

Já em “um amigo” o artigo indefinido “um” generaliza o substantivo em questão, indicando um amigo qualquer.

Page 20: Correção setimo

c) Analise cada artigo da frase, 3° quadrinho, em classificação, flexão de gênero e número.

Analisando cada artigo da frase, 3° quadrinho, em classificação, flexão de gênero e número seria:

O – artigo definido, masculino, singular.

Um – artigo indefinido, masculino, singular.

Page 21: Correção setimo

Exercício 7

Nas frases a seguir, explique a diferença de sentido conferida a elas pela presença ou pela ausência do artigo definido nas expressões destacadas.

Ela pretende SER MÉDICA um dia.Ela pretende SER A MÉDICA um dia.

Page 22: Correção setimo

a) Nas frases a seguir, a diferença de sentido conferida a elas pela presença ou pela ausência do artigo definido nas expressões destacadas é:

Em “Ela pretende SER MÉDICA um dia” há a indicação de uma pessoa pretender à profissão de médica, cargo que não possui no presente.

Já na frase “Ela pretende SER A MÉDICA um dia”, a pretendente mencionada pode ser ou não uma médica, ou seja, já exercer a profissão – tendo, portanto, como objetivo ser a melhor profissional da área, sendo a inclusão do artigo de notoriedade necessária para tal interpretação.

Page 23: Correção setimo

b) Nas frases a seguir, a diferença de sentido conferida a elas pela presença ou pela ausência do artigo definido nas expressões destacadas é:

Em “Pedro, esta é MINHA AMIGA” há a indicação de a amiga indicada ser a única no local ou na vida do locutor, portanto a necessidade de um indicador de particularidade seria desnecessária.

Já na frase “Pedro, esta é A MINHA AMIGA”, a interpretação indicada sugere que existem outras pessoas no local, além de o locutor também possuir outras amigas, o que faria a inclusão de um artigo de particularidade necessário, pois precisar-se-ia destacar aquela amiga de todas as demais.

Page 24: Correção setimo

c) Nas frases a seguir, a diferença de sentido conferida a elas pela presença ou pela ausência do artigo definido nas expressões destacadas é:

Em “Meu amigo levou seu filho ao parque. O MENINO pulou no lago para apanhar uma bola perdida e se machucou” há a indicação de o locutor conhecer o menino o qual menciona, de o falante saber de alguma forma especificá-lo. Por inferência, fica claro que o filho do amigo e o menino seriam a mesma pessoa.

Já na frase “Meu amigo levou seu filho ao parque. UM MENINO pulou no lago para apanhar uma bola perdida e se machucou”, a interpretação indicada sugere que o locutor não conhece a identidade do menino, nem ao menos saberia identificá-lo. Por inferência, fica claro que o filho do amigo e o menino seriam pessoas diferentes.

Page 25: Correção setimo

d) Nas frases a seguir, a diferença de sentido conferida a elas pela presença ou pela ausência do artigo definido nas expressões destacadas é:

Em “A comissão da campanha pela moradia, composta PELOS ALUNOS do terceiro ano, participou da arrecadação de agasalhos na comunidade” há a indicação de a comissão ser composta por todos os alunos pertencentes ao terceiro ano.

Já na frase “A comissão da campanha pela moradia, composta POR ALUNOS do terceiro ano, participou da arrecadação de agasalhos na comunidade”, a interpretação indicada sugere que apenas alguns alunos do terceiro ano compõem a comissão.

Page 26: Correção setimo

Exercício 8

Indique o sentido que o artigo indefinido dá a estas frases:

a) Gostava muito daquele bairro, com suas ruas irregulares e barulhentas, a vizinhança amiga... Morei*(errata) ali UNS oito anos.

b) Ele é bom jogador, mas não é UM Ronaldinho.

Page 27: Correção setimo

O sentido que o artigo indefinido dá à frase “Gostava muito daquele bairro, com suas ruas irregulares e barulhentas, a vizinhança amiga... Morei (*errata) ali UNS oito anos” seria de imprecisão da determinação temporal, ou seja, haveria a possibilidade de o locutor ter morado naquele local por mais ou por menos de oito anos.

Page 28: Correção setimo

O sentido que o artigo indefinido dá à frase “Ele é bom jogador, mas não é UM Ronaldinho.” seria de generalizar o substantivo “Ronaldinho” a fim de associar tal nome a certas características gerais de qualidade.

Page 29: Correção setimo

Exercício 9

Na frase "Ele é o patrão, eu sou apenas um funcionário", a oposição, o contraste, entre os termos PATRÃO e FUNCIONÁRIO resulta do emprego de certas palavras.

a) Identifique quais palavras enfatizam a oposição entre patrão e funcionário.b) Que efeito de sentido esse recurso produz na frase?

c) O artigo “um”, neste caso, funcionaria como uma partícula de substantivação da palavra “funcionário”, explique o porquê.

Page 30: Correção setimo

a) Na frase "Ele é o patrão, eu sou apenas um funcionário", a oposição, o contraste, entre os termos PATRÃO e FUNCIONÁRIO resulta do emprego de certas palavras. As palavras que enfatizam a oposição entre patrão e funcionário são os artigos “o” e “um”.

Page 31: Correção setimo

b) Na frase "Ele é o patrão, eu sou apenas um funcionário", a oposição, o contraste, entre os termos PATRÃO e FUNCIONÁRIO resulta do emprego de certas palavras. O efeito de sentido esse recurso dos artigos produz seria o de enfatizar a importância da palavra “patrão”, usando o artigo definido para torná-lo único e diferente dos demais, em detrimento da singularidade da palavra “funcionário”, utilizando o artigo indefinido “um” para generalizá-lo, tornando-o apenas mais um, sem nenhuma diferença dos demais.

Page 32: Correção setimo

c) Na frase "Ele é o patrão, eu sou apenas um funcionário", a oposição, o contraste, entre os termos PATRÃO e FUNCIONÁRIO resulta do emprego de certas palavras. O artigo “um”, neste caso, não funcionaria como uma partícula de substantivação da palavra “funcionário”, pois a palavra em questão é classificada pelo dicionário como um substantivo.