Correcção do teste

2

Click here to load reader

Transcript of Correcção do teste

Page 1: Correcção do teste

Correcção do Teste nº 1

1.

2º Guerra Mundial

E.U. A Guerra Fria URSS

Politica Económica Politica Económica

Ecónomia de Mercado Economia de Direcção Central

Ajuda Económica Ajuda Económica

Plano Marshall Komiform

Alianças militares com os parceiros Alianças militares estabelecidas com os Parceiros

NATO Tratado de Varsóvia

Queda do Muro de Berlim

Fim da bipolarização

Supremacia dos E.U. A

Desmantelamento da URSS

Page 2: Correcção do teste

2.1 - A “Cortina de Ferro” é uma expressão que classifica a divisão da Europa no período da Guerra Fria, os dois blocos, Ocidental e Oriental, como áreas de estrema influência económica e política. Neste clima de medo e opressão, principalmente a população de leste, vivia de uma maneira muito isolada, não sendo permitida a passagem da população para o outro bloco, ficavam privadas de bens de consumo, vestuário e informação.

2.2 - O período da Guerra Fria, decorrido entre 1989 até 1989, com o derrube do Murro de Berlim, foi um período de absoluta rivalidade entre os dois blocos, a todos os níveis, territorial, económico e social. De um lado temos o bloco ocidental, liderado pelos E.U.A, capitalista, e do outro tínhamos o bloco oriental com um sistema comunista, com uma frente soviética. Durante este conflito, nunca houve um confronto directo entre esses dois pólos, mas consequentemente aliados dos dois rivais, como o Vietname e a Correia, serviram de pretexto para se enfrentarem indirectamente, deixando o mundo a mercê da bipolaridade em que se encontrava.

2.3 - A expressão “equilíbrio de terror” evidencia o equilíbrio entre as duas facções, durante a Guerra Fria. Os confrontos ideológicos entre os dois blocos, foram sempre direccionados, a superar, em termos de armamentos, sobretudo o nuclear, conquistas territoriais, e também em termos económicos.

3.1- A conferência de Bandung tinha como principais objectivos continuar a independência com as ex-colónias e estes não queriam tropas dos países ex-colonizadores.

3.2 - O desmembramento do Movimento dos Não Aliados, teve como principal causa a enorme diversidade de regimes governativos que iam desde os mais esquerdistas aos mais conservadores, dos mais democratas aos mais ditatoriais, as dificuldades económicas e pela fraqueza militar de muitos países membros que, por isso, dependiam da ajuda externa e das superpotências.O desmembramento da União Soviética em 1991, levou as nações não-alinhadas a redefinir o seu papel, e a intensa rivalidade militar e ideológica entre dois blocos deixou de ser um factor decisivo