Correio Carambeiense

8
Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler. CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014| EDIÇÃO 67| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO POLÍCIA ELUCIDA 4º HOMICÍDIO DE 2014 RAPAZ SOBREVIVE a GRAVE ACIDENTE NA PR151 Nessa semana, o quarto homicídio de 2014 foi considerado pelas autoridades policias como elucidado com a prisão de Sidney Vidal dos Santos, mais conhecido como ‘peixe’. Ele é acusado pela morte de Valdeci Leal Marcondes, em 29 de março, na Avenida das Flores, no bairro Novo Horizonte. Após ficar três dias internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Bom Jesus, Leonardo Gorski, 27 anos, já se recupera bem do acidente que sofreu no último sábado na PR151, em Carambeí, sentido Castro.

description

Edição 67

Transcript of Correio Carambeiense

Page 1: Correio Carambeiense

Vamos reciclar a informação. Ao

ler este impresso, não jogue nas vias

públicas, passe para outro ler.

CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014| EDIÇÃO 67| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO

POLÍCIA ELUCIDA 4º HOMICÍDIO DE 2014

RAPAZ SOBREVIVE a GRAVE ACIDENTE NA PR151

Nessa semana, o quarto homicídio de 2014 foi considerado pelas autoridades policias como elucidado com a prisão de Sidney Vidal dos Santos, mais conhecido como ‘peixe’. Ele é acusado pela morte de Valdeci Leal Marcondes, em 29 de março, na Avenida das Flores, no bairro Novo Horizonte.

Após ficar três dias internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Bom Jesus, Leonardo Gorski, 27 anos, já se recupera bem do acidente que sofreu no último sábado na PR151, em Carambeí, sentido Castro.

Page 2: Correio Carambeiense

| EDITORIAL | [email protected] | CHARGE | [email protected]

| SERVIÇOS |

PRESS CARAMBEÍ GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI CNPJ: 13.836.805/0001-11 END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - JARDIM BRASÍLIA

CONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - [email protected]/ COMERCIAL (42) [email protected]

Ari do Carmo Rodri-gues, 56 anos. 12/05.

Ana RosaMoreira, 73 anos. 9/5.

TELEFONES ÚTEISAgência do Trabalhador

(42) 3231-4824Biblioteca Municipal

(42) 3915-1059Centro Municipal de

Saúde (42) 3231-1122Fundação Batavo

(42) 3231-1200

| MARCAS DA HISTÓRIA | por Edi Raquel Bueno

Questão de segurança!

O primeiro time da Batavo

OPINIÃO2

JORNALISTA RESPONSÁVELGleidson Carlos GreinertDEP. COMERCIAL/FINANCEIROGisele Povaz IMPRESSÃO: GRAFINORTE

Não há como não destacar o traba-lho realizado pe-

las autoridades policiais de Carambeí que incan-savelmente conseguiram elucidar os quatro homi-cídios que foram registra-dos até agora, fazendo de 2014, o ano mais violen-to dos últimos sete anos, quando foram registrados sete assassinatos. Mais uma vez, vale a pena frisar que crimes desta nature-za dificilmente serão evi-tados, pois não há como prever essas ações, mas, há sim, formas punitivas para retirar esses ‘maus elementos’ do convívio de nossa sociedade.

Além disso, se faz neces-sária uma maior colabo-ração de nossa popula-

Estava eu conversando com seu Henrique Harms, um dia desses quando o mesmo

passou a me contar que no início de junho de 1960 quando retornou do Rio de Janeiro onde cumpriu um ano de serviço militar na Polícia do Exército, voltou a treinar no Esporte Clube Batavo. Ele sempre jogou na defesa. Diz ele que nunca foi um craque, mas tinha muita vontade e bom preparo físico, chegando a jogar no aspirante e no titular na mesma tarde.

Quando disputava o “Campeona-to Castrense de Futebol Amador”. Durante os anos 60/70 não foram campeões, a não ser numa ocasião em que ganharam o Torneio Início numa final contra o amador do Caramurú, decidida na cobrança de pênaltis. Torneio Início, trata-se de um torneio relâmpago, um tipo de apresentação dos times, os quais foram duplos, e disputam um jogo de apenas trinta minutos, classificando-se os vencedores, os quais formam novas duplas, até sobrarem apenas dois, que deci-

ção. Enquanto cidadãos, também precisamos estar mais atentos a algumas situações pontuais. Com medidas simples, como trancar bem portas e ja-nelas de nossas casas, ter cuidados com bolsas, car-teiras, e equipamentos modernos como compu-tadores e celulares nas ruas, estaremos menos vulneráveis a crimes como assaltos e roubos. Em es-tabelecimento comerciais, é aconselhável também a instalação de câmeras de segurança e alarmes.

Carambeí é uma das ci-dades que mais cresce em números populacionais. É uma cidade com locali-zação privilegiada, dentro de um dos maiores en-troncamentos rodoviários do país; com atrativos

turísticos e com sede de empresas multinacionais, exportadoras, que elevam seu nome, onde circulam milhares de pessoas vin-das de muitos lugares, que infelizmente também visualizam essa fragilida-de na segurança local e podem se aproveitar para cometer esses crimes.

É preciso que nossas au-toridades locais vislum-brem a necessidade de in-vestir naquilo que estiver dentro de suas possibilida-des, como a reforma dos prédios e a manutenção daquilo que precisa. Tam-bém se faz necessária uma intervenção junto ao Esta-do, reivindicando melho-res condições de trabalho e um aumento do efetivo local.

dem quem fica com a “TAÇA”. Os casos de empate, eram decididos com cobrança de pênaltis. Naquela época um só jogador cobrava os cinco penais, um atrás do outro, e em seguida o adversário efetuava as cobranças. No caso da decisão com o Caramurú, estávam per-dendo por 1X0, quando, quase no final do jogo, o Baio, que esta-va na lateral direita, deu um chute despretencioso, quase do meio do campo, e acertou o ângulo, sem chances para o goleiro. Coube ao jogador Dick, cobrar e converter os cinco pênaltis, enquanto o golei-ro Joost, conseguiu defender uma das cinco cobranças do Iltinho. Foi uma festa e tanto. Mais tarde, com o crescimento da Cooperati-va Central e Cooperativa Batavo, e a contratação de muitas pessoas, surgiram muitos craques e o Bata-vão, por várias vezes foi Campeão Castrense.

Nome de alguns jogadores da época lembrado por seu Henrique : Joost( Geada), Eugênio, Barreto, Dedé, Pinhão, Coruja, Cinderela, Alan, Nelson Pó, Chube que vinha

CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014

Segundo levantamento re-alizado pelo jornal Gazeta do Povo, apenas 36 dos 399 municípios do Paraná não têm nenhuma pendência no Cadastro Único de Convênios (Cauc) da Secretaria do Te-souro Nacional (STN) – uma espécie de “SPC” federal que afere o cumprimento de re-quisitos fiscais para o repasse de transferências voluntárias da União para governos es-taduais e prefeituras. O des-

No intervalo do programa Roda Viva, da TV Cultura, onde foi entrevistado nesta segunda-feira, o governador Beto Richa (PSDB) recebeu uma orientação de sua asses-

Falando nele, o atual gover-nador, Beto Richa, tem todos os motivos para atacar o se-nador. Após os escândalos ligados ao PT, que baixou a moral da senadora Gleisi, quem está crescendo nas in-tenções de votos na corrida ao Palácio Iguaçu é justa-

O ano será marcado pela Copa da Fifa e pelas eleições, mas ao que tudo indica, ou-tros dois movimentos vão roubar a cena – as greves e manifestações. Vários setores

‘SPC’ FEDERAL, CARAMBEÍ ESTÁ NA LISTA

‘FOCA NO PT’

‘FOCA NO PT’

2014

cumprimento dos requisitos fiscais, que afeta 91% das cidades do Paraná, pode im-possibilitar as prefeituras a fir-mar convênios com a União, normalmente utilizados para investir em obras. No caso de Carambeí as pendencias no Cauc são em relação a “Obrigações constitucionais – exercício da plena compe-tência tributária” e “Transpa-rência – encaminhamento das contas anuais”.

soria: “Foca no PT”. Richa ha-via falado no primeiro bloco do governo federal, mas des-tinou boa dose das críticas ao senador Roberto Requião (PMDB).

mente o senador e ex-go-vernador Roberto Requião. O coro “me chama que eu vou” dá o tom da “Caravana Volta Requião”, que percorre o Paraná. Requião articula o apoio dos delegados do par-tido para viabilizar sua candi-datura.

estão se organizando para deflagrar varias frentes de greves e manifestações an-tes e durante a realização da Copa do Mundo.

de Arapoti, para jogar aqui. Exis-tia além do time da Batavo, o time formado pela Olaria do sr. Jango Barbosa, que eram: Ipiranga, Pal-meiras, Tupi e o Guaira do Tronco onde a dupla dos “Pachequinhos” (Pedro e Miro) que infernizavam as defesas adversárias. O Batavo, por questões religiosas, não jogava no domingo, o que era respeitado por todos, e a escala era feita contan-do com isto. As viagens para jogar em Castro, eram feitas em estrada de terra, em Jipes de seu Willem e do Leonardão, e outros carros. Era sofrido, mas muito divertido, e sempre feito com muita vontade e amor ao esporte. Seu Henrique diz “ Bons tempos em que se dava va-lor às coisas simples”.

Page 3: Correio Carambeiense

PODER 3

CafezinhoBastidores do poder!

Da Redação

Cerca de 200 servido-res participaram na noite da última se-

gunda-feira de uma audiên-cia pública para debater o projeto de lei, de autoria do Executivo, que propõe a alte-ração no regime jurídico dos servidores, passando de cele-tista para estatutário. Durante reunião, estiveram presentes ainda os representes do Sin-dicato dos Servidores Públi-cos Municipais (Sindserv), o chefe de Gabinete da Prefei-tura, Márcio Taques, o asses-sor jurídico, Marcelo Greskiv e o ex-assessor jurídico, David Arthero, que fez a explana-ção de todo o projeto.

Em sua fala, Arthero enalte-ceu o interesse dos servidores em participar do debate, e es-clareceu que a única propos-ta da matéria é a unificação do regime e que o sindicato seria acionado em seguida, antes de ir à votação. “A Câ-mara de Vereadores segue o estatuto, enquanto os demais servidores (da Prefeitura) são celetistas. Não é justo que alguns tenham benefícios e outros não, que aquele ser-vidor que entrou agora tenha o mesmo direito que aqueles que estão desde que iniciou o município. É a igualdade dos direitos”, ressaltou o advoga-do, ao destacar que se trata ainda de uma determinação do Tribunal de Contas (TCE).

Por sua vez, o sindicato so-licitou aos representantes do Executivo que retirem o projeto da Casa de Leis, pois considera que o maior preju-ízo para o funcionalismo é a

“Projeto é ruim e mal feito”, acusa Sindserv

A explanação do projeto de lei foi feita pelo ex-assessor jurídi-co da Prefeitura, David Arthero. | Foto: Gleydson Carlos.

Integrantes do Governo não souberam informar se o pre-feito irá ou não ser retirado da Casa de Leis, a pedido do sindicato, o projeto de lei que propõe alteração no regime jurídico da Prefeitura, evitan-do assim um desgaste e uma derrota maior a qual prota-gonizada durante o encontro com servidores. Além de não saber explicar o porquê de o projeto ser protocolado sem

Durante audiência pública, ao publico, o presidente do sindicato, Júlio Horn, apro-veitou a presença do chefe de Gabinete, Márcio Taques, para deferir-lhe acusações. Em sua fala, Horn disse que estava naquele momento aceitando o oficio mandado pelo representante do Exe-cutivo, que qualquer ação do sindicato deveria passar antes

O Governo do Paraná au-torizou investimentos em Carambeí na ordem de R$ 937 mil, que serão aplicados no alargamento e pavimen-tação da rua Paranapanema, no bairro Boqueirão. Estão previstas ainda obras de re-vitalização de calçadas. O Jardim Eldorado também receberá pavimentação nas ruas próximas à creche Santa

PROJETO PODE SER RETIRADO?

ALIMENTANDO...

GOVERNO LIBERA RECURSOS

consulta aos trabalhadores, e, ao mesmo tempo, não res-ponder aos questionamentos feitos pelos trabalhadores, pouco se entendeu porque a explanação do projeto foi feita pelo ex-assessor jurídi-co, David Arthero, e não pe-los demais representantes do Executivo Muncipal que te-riam elaborado o documento (Crt+C) semelhante a cidades vizinhas.

pelo Executivo. A fala só ali-mentou ainda mais o emba-te entre o representante dos trabalhadores e o Executivo. Há quem diga que dentro do Governo, Taques é um dos defensores e articulistas, de que o projeto deve seguir até a votação, como está, apenas para testar a fidelidade de in-tegrantes da base na Câmara de Vereadores. Será?

Rita, no bairro Eldorado. “As obras trarão muitas facilida-des à população de Caram-beí. O governador cumpre seu compromisso de atender a todos os municípios, sem exceção. Somos mais um município contemplado com os recursos do Governo do Estado”, ressaltou o prefeito Osmar Blum (DEM).

própria alteração do regime. “Sair da CLT, que é uma lei federal para o estatuto que é uma legislação municipal, re-gida pela própria Prefeitura, e que pode ser alterada a qual-quer tempo pelo legislador municipal”, disse Donizete Gelinski, assessor jurídico do Sindserv. “Além disso, o pro-jeto é ruim e mal feito”.

Caso a Prefeitura não retire a proposta, a Câmara de Ve-readores deve mantê-la nas comissões internas e votá-la apenas em agosto, após o recesso parlamentar de julho. Caso a Prefeitura não retire a proposta, a Câmara de Ve-readores deve mantê-la nas comissões internas e votá-la apenas em agosto, após o recesso parlamentar de ju-lho. Gelinski disse que não acredita na possibilidade da Prefeitura estar alterando o regime jurídico apenas para desinchar a folha de paga-mento do funcionalismo e baixar o índice de gastos que já ultrapassou o limite pru-dencial, observado pela Lei de Responsabilidade Fiscal

(LRF). “Se fosse isso que qui-sesse fazer, discutiria melhor e com mais paciência com os servidores, não iria fazer isso no atropelo. O prefeito está mal orientado, ou não consi-go entender”, destacou.

“O sindicato vai insistir com o prefeito para que ele retire o projeto da pauta, porque não há salvação. O projeto é tão ruim que se fosse emen-da-lo, teria que ser inteiro”, conclui.

O presidente do Sindserv, Júlio Horn, considerou como positiva a audiência pública, mas repudiou, mais uma vez, “a vontade do Prefeito em aprovar um projeto que afe-ta os servidores, a toque de caixa, sem ao menos consul-tá-los”, lamentou. “Mas que-remos agradecer aos verea-dores que abraçam a nossa causa. As representantes das APP – Sindicato, que apesar de nãos ser o órgão oficial de representação de todos os servidores, propôs uma união pelo menos interesse que é defender e garantir o direitos dos trabalhadores”, afirmou.

Caso a Prefeitura não retire a proposta, a Câmara de Ve-readores deve mantê-la nas comissões internas e votá-la apenas em agosto, após o recesso parlamentar de julho.

PDV - Sobre o Projeto de Demissão Voluntaria (PDV) para servidores públicos, Jú-lio contou que espera uma

CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014

nova posição do prefeito, uma vez que “a comissão da Câmara Municipal enviou o projeto novamente a Prefei-tura após uma reunião com

o sindicato, mas ele [voltou] como veio incialmente, sem as alterações acordadas du-rante a reunião”, informou.

Page 4: Correio Carambeiense

PUBLICIDADE4 CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014

Page 5: Correio Carambeiense

PUBLICIDADE 5CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014

Page 6: Correio Carambeiense

COTIDIANO6

Da Redação

Nessa semana, o quar-to homicídio de 2014 foi considerado pelas

autoridades policias como elucidado com a prisão de Sidney Vidal dos Santos, mais conhecido como ‘peixe’. Ele é acusado pela morte de Val-deci Leal Marcondes, em 29 de março, na Avenida das Flores, no bairro Novo Hori-zonte. A ação, que cumpriu o mandado de prisão contra Sidney, foi coordenada pelo delegado Marcus Vinicius Se-bastião.

De acordo com registro, na noite do crime, Valdeci seguia com seu veículo, Renault/Sandero, pela Avenida das Flores quando em movimen-to uma motocicleta passou pelo carro e alvejou-o com quatro tiros no para-brisas, sendo que dois pegaram no motorista que ainda tentou sair do carro, mas não resistiu aos ferimentos, mas entrou

Após ficar três dias inter-nado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, do Hospital Bom Jesus, Leonardo Gorski, 27 anos, já se recupera do acidente que sofreu no úl-timo sábado na PR151, em Carambeí, sentido Castro. De acordo com a família de Gorski, ele está bem e não sofreu nenhuma fratura. “Pela batida, que deixou o carro com perca total, nasceu no-vamente”, relatou a mãe, Vera Ribeiro.

De acordo com ela, o ra-paz contou que seguia pela

Mulher é apontada como pivô de homicídio

‘Smeagol’ é preso após roubar carro

Sobrevive a grave acidente

Veículo ficou totalmente destruído. Motorista ficou três dias inter-nado na UTI, mas já passa bem. | Foto: Gleydson Carlos.

Quarto homicídio registrado e elucidado pela polícia local. Sidney (foto) está à disposição da justiça. | Foto: DP/Valério Sebastião.

Smeagol tem outras passa-gens pela polícia.| Foto: DP/Valério Sebastião.

CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014

em óbito em seguida.

Inicialmente, a execução dele foi relacionada a um suposto envolvimento seu com agiotagem. Na noite do crime, uma lista de pos-síveis devedores foi encon-trada pela polícia no bolso de uma calça do rapaz. Ao decorrer das investigações, a polícia descartou essa possi-bilidade apontando um cri-me passional. “Ele disse que

A polícia de Carambeí con-seguiu recuperar um WV/Fusca furtado no bairro Novo Horizonte. Segundo informa-ções, o proprietário deixou o veículo estacionado em fren-te de casa com as chaves na ignição. Após quase três ho-ras depois, o suspeito, identi-

matou para se defender, pois mantinha um relacionamento com uma ex-namorada de Valdeci, e por isso, a vítima o ameaçava constantemente de morte. Para se assegurar que não sofreria atentados contra sua vida, Peixe decidiu agir preventivamente e matar seu rival”, revelou o delegado Marcus Vinicius Sebastião.

Sidney está à disposição da justiça na Cadeia Pública de Castro.

ficado pela alcunha de ‘Sme-agol’, foi preso. Ele estava conduzindo o veículo numa antiga estrada entre Caram-beí e Ponta Grossa. O carro foi entregue ao proprietário.

rodovia quando parou para socorrer um veículo que tinha caído na canaleta. “Ele parou o carro e começou a puxar

o outro veículo. A equipe da RodoNorte chegou e man-dou ele sair dali. Quando ele tentou fazer uma conversão,

possivelmente, errada, foi atingido por dois caminhões”, contou.

Capotamento - Outro acidente foi registrado no mesmo trecho, desta vez, no sentido Ponta Grossa. O motorista do Renault/Clio, Everson Teixeira Lacerda, 31 anos, perdeu o controle e ca-

potou o veículo numa curva. Apesar do susto, o motorista não sofreu ferimentos gra-ves. Segundo informações do resgate da concessionária que administra o trecho, após a colisão, o motorista estava inconsciente, mas retomou o sentido em seguida e foi en-caminhado ao Centro Muni-cipal de Saúde.

Page 7: Correio Carambeiense

GERAL 7

Enormes filas de esperas. Faltam médicos; equi-pamentos estão velhos,

ou sucateados. O diagnóstico é de um médico plantonista que atua no Centro Municipal de Saúde de Carambeí, mas que prefere não ser identifi-cado. Ele falou à reportagem do Correio, após tentativa bem sucedida de salvar a vida de um bebê recém-nas-cido, que chegou a unidade de saúde com uma simples queixa de nariz trancado, mas que se agravou e provocou uma queda no estado geral e no nível de consciência do bebê. “Ela estava com muita secreção nas vias áreas, devi-do, provavelmente a infecção por um vírus, que leva ao au-mento dessas secreções, e o acúmulo desse muco nas vias aéreas diminuindo o aporte de oxigênio do bebê”, rela-tou.

De acordo com o médico, o sugador, equipamento que é utilizado para desobstruir as vias áreas funcionou, mas não o suficiente. “O sugador que temos na unidade fun-ciona. Porém é muito fraco, não tem pressão adequada”, disse ele, ao acrescentar que após isso fez contato com o Hospital da Criança em Ponta Grossa, que aceitou o caso.

À reportagem, o médico denunciou a falta de estru-tura no Centro Municipal de Saúde. “Não temos condi-ções de atender emergências porque faltam aparelhos bá-sicos. Faltam medicações bá-sicas, e ainda por cima o fluxo é muito alto. Somos em ape-nas dois médicos no plantão, quando seriam necessários no mínimo três profissionais, já que chegamos a atender, cada médico, cerca de cem pacientes no plantão”, rela-tou. “Quando a gente tem que se ausentar para trans-ferir um paciente grave, fica só um”.

Segundo ele, na última quarta-feira, foram dispen-sados cerca de 60 pacientes

“O estado de Saúde de Carambeí é calamitoso”

Prefeitura destaca investimentos

Médico aponta possíveis falhas dentro do sistema local de Saú-de. Prefeitura destaca investimentos. Foto: Divulgação.

Da Redação

CARAMBEÍ | sexta-feira, 15 DE maio DE 2014

menos urgentes, “porque estávamos sobrecarregados com 5 emergências ao mes-mo tempo, sem estrutura para atender, e mais uma fila de espera. Porque a gente não tinha como, simplesmen-te”, lamentou.

“Não temos nem um desfi-brilador decente, e a maioria dos equipamentos existentes lá, estão sucateados. Precisa-ríamos pelo menos de dois desfibriladores, só temos um, e está estragado. Não temos nem oxigênio na enfermaria”, comentou o médico.

O profissional destaca tam-bém que como Carambeí não dispõe de um hospital, casos de alta complexibili-dade, são feitas através de convênios com outros mu-nícipios, como é o caso dos atendimentos feitos no Hos-pital Nossa Senhora do Ro-cio, em Campo Largo (PR), há cerca de 300 quilômetros, na Região Metropolitana de Curitiba. “As ambulância, com pacientes, levam cerca de uma hora e meia para chegar lá, em alta velocidade, mas as ambulâncias estão sucatea-das. Tem uma que está com o para-brisa quebrado e não funciona a sirene. E, é a que mais a gente usa”, conta.

“Essas transferências longas, transportando um paciente que não pôde ser estabiliza-do inicialmente porque não tem como, são perigosas. Coloca em risco o paciente e

fazem com que fiquemos por cerca de quatro horas fora da unidade, até sobrecarregan-do o outro colega que ficou atendendo a demanda”, fala.

Partos - Sobre os partos que acontece de forma for-çada, dentro de ambulâncias ou no Centro Municipal de Saúde, o médico destaca que não há condição sanitária e faltam equipamentos ade-quados. “Colocam em risco a vida das gestantes”, observa. “Eu mesmo já entreguei nas mãos do secretário [de Saú-de] um projeto de reforma e ampliação do posto, que incluía uma sala de parto e uma listagem de equipamen-tos e medicações de emer-gência, mas até agora não vi acontecer. Esse é o nosso dia a dia”.

Prêmio - Sobre o prêmio de “Qualidade e Excelência em Saúde Pública”, conferi-do ao secretário municipal de Saúde, Mário José Avais de Mello, o afirma que é contraditório. “Não entendo como pode Carambeí ter re-cebido essa condecoração, sendo que trabalhamos com lotação mais do que máxima, sem estrutura para urgências, sem hospital, e com apenas um posto trabalhando em regime de (Programa Saúde da Família) - PSF, quando de-veriam ser pelo menos cinco, e no mínimo 10 médicos atu-ando em PSF com equipe de saúde montada, o que Ca-rambeí não tem também”.

Ao Correio, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carambeí enviou nota ofi-cial destacando que desde a emancipação política de Ca-rambeí as condições de as-sistência a Saúde Publica veio melhorando, com a aquisição de ambulâncias, contratação de médicos clínicos e planto-nistas e que, a cada ano que passa vem recebendo au-mentos e reformas, mudan-ças e melhorias. “Os postos de saúde dos bairros, dois serão construídos outros já estão em reforma; para rea-lizar assim um melhor aten-dimento a população dos bairros. Mas, como estamos num serviço que dependem de normas e leis que infeliz-mente não colaboram com o desejo de rapidez e eficiên-cia necessária para a realiza-ção dos mesmos, ocorre um comprometimento de tempo que afeta diretamente a efi-

cácia destes serviços”.

De acordo com o docu-mento, há pouco mais de seis meses a atual adminis-tração optou por dois médi-cos plantonistas a cada 12hs, para assegurar a população atendimento nos casos de ur-gência e emergência, quando se faz necessário o acompa-nhamento médico. “Recente-mente, tivemos a visita de um representante fiscal do Con-selho Regional de Medicina, o qual nos deu parecer favo-rável e comentou, inclusive, sobre os equipamentos exis-tentes na sala de emergência, que estão de acordo com as normas de saúde”, diz.

Além disso, segundo a nota, o profissional que assume a troca de turno, que deve re-alizar uma checagem prévia de todos os equipamentos que poderão ser utilizados durante os plantões.

Page 8: Correio Carambeiense

SOCIAL8 Nicinha [email protected]

Os irmãos Igor Matheus e Nicolas Gabriel Correia.

Quem recebe os para-béns pela passagem de mais um aniversário é Inácio Povaz Filho.

Bruna Luiza do Carmo dia 10 comemorou seus 15 anos; ela recepcionou seus familiares e amigos na Chácara Àgape. Felicidades!

Victor Augusto Los completou 4 anos a festa foi realizada dia 10 no Moinho Niemeyer. Felicidades!

A pequena Pyetra Nathalia Hesse com-pletou 3 aninhos dia 19 de maio. Para-béns! Foto: Pablo Hesse

CARAMBEÍ | sexta-feira, 16 DE maio DE 2014

O Restaurante Nie-mayer sediou na últi-ma sexta-feira, a ‘Noi-te das Sopas’, evento organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ca-rambeí (RFCC), que visa arrecadar fundos para a manutenção do trabalho realiza-do pelo grupo de voluntários. Além das deliciosas sopas, a ocasião contou ainda com um desfile de cães, que frequentam a Focinhos Pet; e des-file de moda, com ex-posição dos modelos da Loja Brotas, cole-ção Outono/Inverno. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento. Confira alguns cliques por Gleydson Carlos.

‘Noite das Sopas’ é sucesso!