Correio Carambeiense

8
CARAMBEÍ | sÁBADO 21 DE JUNHO 2014| EDIÇÃO 72| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR : GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO * DIREÇÃO COMERCIAL: GISELE POVAZ POR CONTA DA COCA-COLA Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler. CARAMBEIENSE LEVARÁ 100 CÂMARA PODERÁ ABRIR CEI PARA INVESTIGAR GASTOS AMIGOS PARA ASSISTIR JOGO CONFUSÃO EM CASA NOTURNA JARDIM BRASÍLIA

description

Edição 72

Transcript of Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | sÁBADO 21 DE JUNHO 2014| EDIÇÃO 72| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR : GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO * DIREÇÃO COMERCIAL: GISELE POVAZ

POR CONTA DA COCA-COLA

Vamos reciclar a informação. Ao

ler este impresso, não jogue nas vias

públicas, passe para outro ler.

CARAMBEIENSE LEVARÁ 100

CÂMARA PODERÁ ABRIR CEI PARA INVESTIGAR GASTOS

AMIGOS PARA ASSISTIR JOGO

CONFUSÃO EM CASA NOTURNA

JARDIM BRASÍLIA

| EDITORIAL | [email protected]

| CH

ARGE

|

PRESS CARAMBEÍ | GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI | CNPJ: 13.836.805/0001-11 END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - J. BRASÍLIA

| MARCAS DA HISTÓRIA | por Edi Raquel Bueno

| ARTIGO |

A Copa do MundoOs protestos, a corrupção e

a democracia no Brasil

por Fernando Filgueiras

CEI da Educação

OPINIÃO2

CONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - 9077 [email protected] /FINANCEIRO/ COMERCIAL (42) 9926-0580 / [email protected] /

TELEFONES ÚTEIS: Ag. do Trabalhador (42) 3231-4824 / Biblioteca (42) 3915-1059 / C.M de Saúde (42) 3231-1122 / Bombeiro 193 /

POLÍCIA MILITAR 9924 - 2002 / CONSELHO TUTELAR (42) 3915-1102 / DELEGACIA (42) 3231-1738

OBITUÁRIOS: DANIEL LOS - AGROPECUARISTA 86 ANOS SERVIÇOS:

As denuncias de su-postas irregularida-des na aplicação de

recursos tanto da educação básica quanto do FUNDEB - estão sendo apuradas pelo Ministério Público (MP), atra-vés de inquérito civil. Os indí-cios, segundo a investigação, são de ‘aplicação incorretas’ das verbas da secretaria mu-nicipal de Educação e Cultu-ra, nos anos de 2013 e 2014, fora do que é observado pela legislação vigente.

Agora, com uma denuncia em mãos, a Câmara Munici-pal de Carambeí também po-derá investigar o caso. Não somente, mas garantir o bom andamento de nossa cidade, defendendo o interesse e o erário público.

Espera-se, no mínimo, que o Poder Legislativo mani-feste-se pela instauração da Comissão Especial de Inqué-rito (CEI) para averiguar es-sas indagações que a partir de agora se tornam públicas aos olhos da população que cobrará providências dos vi-

Meus amigos, três fatos importantes marcaram muito a

minha vida. O primeiro foi em julho de 1969 quando Neil Armstrong embarca Apollo 11 para a lua, sendo ele o primeiro homem a pi-sar na lua. Lembro como se fosse hoje, do silêncio que fazíamos na sala, meus pais e irmãos. O segundo foi a Copa do Mundo de 1970, quando nos reuníamos para assistir os jogos, e logo de-pois de terminar o último no dia 21 de junho, quando o Brasil venceu a Itália por 4X1, e meus amigos vieram me buscar para a Carreata, e saímos cantando a músi-ca:-

“ Noventa milhões em ação pra frente Brasil do meu coração,

Todos juntos vamos, prá frente Brasil, salve a seleção”.

Vocês se lembram dessa música? A terceira foi em novembro de 70 meu ani-versário de 15 anos, data que a gente nunca esquece.

Vocês sabiam que a pri-meira partida internacional de futebol ocorreu em 1872 entre Inglaterra e Escócia. Nessa época, o futebol ra-ramente era praticado fora do Reino Unido. O início de expansão do futebol in-ternacional se deu com a criação da FIFA, em maio de 1904, então formada por sete países europeus.

Com a crescente popula-ridade, o futebol participou das Olimpíadas de 1900, 1904 e 1906, como um es-porte de demonstração, sem direito a medalhas. A FIFA tentou organizar um torneio entre seleções fora

Carambeí | SÁBADO, 21 de junho de 2014

gilantes do dinheiro público.

Questões levantadas pela denuncia como, por exem-plo, o financiamento de obra de uma escola particular, de segundo grau, com recursos supostamente da educação básica, ou, o pagamento de empresa de transporte uni-versitário, entre outras, são questões relevantes e que necessitam de uma investi-gação mais apurada, dando uma resposta aos questio-namentos e, sobretudo aos cidadãos e contribuintes que, na verdade, são os financia-dores da máquina publica, incluindo os salários dos que ocupam os cargos públicos.

Cabe ressaltar, que não se trata de um pré-julgamento à Prefeitura. De momento, aguarda-se que os parlamen-tares investiguem se as ver-bas aplicadas estão em con-sonância com a legislação, pois a fiscalização está entre suas atribuições, primordiais, bem como legislar e assesso-rar a população. Afinal, quem não deve, não teme!

Se observarmos rapida-mente os protestos de junho no Brasil, uma es-

pécie de lugar comum que surgiu nas mobilizações foi o da denúncia permanente da corrupção. Depois de uma década de expansão econô-mica e acertos políticos, os protestos no Brasil causaram bastante surpresa para os políticos profissionais, analis-tas e thinks thanks. A incer-teza, naqueles momentos dos meses de junho e julho, passou a assolar a política brasileira, porque os pro-testos passaram a espelhar um clamor difuso, sem uma agenda específica, mas com uma capacidade enorme de ressonância frente ao sistema político.

Uma característica foi co-mum a todos estes protestos. A pauta é difusa e abriu um mar de insatisfações e críti-cas ao sistema político, pas-sando pela confusa pauta do combate à corrupção à questão do transporte públi-co, da educação e da saúde. O manancial de questões é enorme e o fato é que não se tem uma única voz posta nas ruas, mas diferentes vo-zes. Os movimentos foram plurais. O que ficou latente nesse processo é que a crí-tica dirigida ao sistema re-presentativo decorreu do seu enorme distanciamento da sociedade e uma administra-ção burocrática do bem-es-tar social. Nesse contexto, o que caracteriza esse conjunto polissêmico de vozes é que há um desejo de radicaliza-ção da democracia brasileira, tendo em vista a produção de políticas voltadas para as melhorias do bem-estar e a diminuição efetiva das desi-gualdades.

Leia completo esse artigo no portal http://qualidadeda-democracia.com.br. O autor possui doutorado em Ciên-cia Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Uni-versitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2007). DEP. COMERCIAL/FINANCEIRO: Gisele Povaz | É proibida qualquer reprodução,

imagens e textos, deste impresso, sem autorização prévia.

do contexto olímpico em 1906, mas fracassou.

Em 1914 a FIFA reconhece as competições nos jogos Olímpicos e passa a ficar responsável pela organiza-ção do evento. Com isso foi oficializado o futebol nos jogos olímpicos quando em 1920 a Bélgica foi campeã e o Uruguai em 1924 e 1928, ano em que a FIFA resolve organizar seu próprio cam-peonato. E devido aos seus dois títulos olímpicos e a comemoração do cente-nário da independência, o Uruguai foi eleito sede da primeira Copa do Mundo.

E foi durante um congres-so no ano de 1928 que o francês Jules Rimet, após ter assumido o comando da FIFA, criou um torneio inter-nacional, e a primeira com-petição acontece em 1930 tendo a participação de 13 equipes, sendo o Uruguai campeão e a taça leva o nome de “Jules Rimet”.

Das dezenove Copas do Mundo o Brasil foi vencedor de cinco, sendo:-

Em 1958 na Suécia onde o Brasil ganha de 5X2 da Suécia. Em 1962 no Chile o Brasil ganha de 3X1 da Tchecoslováquia. Em 1970 no México o Brasil vence a Itália de 4X1. E no ano de 1994 nos Estados Unidos o Brasil ganha nos pênaltis de 3X2 da Itália. E Em 2002 no Japão, (Coréia do Sul o Brasil ganha de 2X0 da Ale-manha.

Como meu pai sempre dizia que Deus é brasileiro, espero que mais do que nunca o Brasil ganhe, justa-mente por essa copa estar acontecendo aqui no Brasil.

PODER 3

CafezinhoBastidores do poder!

ZECA DIRCEU

REQUIÃO VENCE CONVENÇÃO

Carambeí | SÁBADO, 21 de junho de 2014

Câmara poderá investigar contas da Educação

sica, que também teriam sido usadas para liquidar despe-sas com empresa de ônibus que realiza o transporte de universitários, intermunicipal.

A liquidação das despesas foi autorizada pela secretaria municipal de Educação e Cul-tura.

O caso já foi denunciado ao Ministério Público (MP), que abriu inquérito civil para apu-rar as informações. O órgão já solicitou esclarecimentos junto à Prefeitura de Caram-beí. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também já foi oficiado sobre o assunto.

As sanções, se comprovado as irregularidades, acarretará aos gestores municipais pro-

cesso pelo ato de improbi-dade administrativa, previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em seu art. 25, § 2º. que proíbe a utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactua-da. Detenção de 3 meses a 3 anos. Perda do cargo e inabi-litação por 5 anos.

O CORREIO teve acesso aos documentos investigados pelo MP, bem como as notifi-cações remetidas tanto à Pre-feitura quanto ao Conselho Municipal de Fiscalização do Fundeb - despachadas pela 3ª Promotoria do Ministério Público de Castro, através do promotor João Conra-do Blum Junior, no dia 30 de maio.

A Promotoria solicita através de ofício ao prefeito Osmar Blum (DEM), que num prazo de 20 dias, “apresente cópia integral dos relatórios e em-penhos; dos extratos bancá-rios e das informações sobre pagamento a fornecedores e prestadores de serviço (com a respectiva classificação de despesas e rubricas), tudo em referência à aplicação de re-cursos do Fundeb, nos anos de 2013 e 2014 (até o mo-mento do envio da resposta ao Ministério Público), bem como presente esclarecimen-tos sobre a notícia ora apre-sentada”, diz o documento.

Ao Conselho Municipal do Fundeb, o MP solicita num prazo de 15 dias, que apre-sente cópia integral do rela-tório/parecer que apreciou as contas (aprovadas) de aplica-ção dos recursos do Fundo no ano de 2013. “[...] Infor-mando ainda quais foram os documentos apresentados pelo Município de Carambeí para que tal análise fosse re-alizada [...]”, diz.

No documento, o MP des-taca ainda “a necessidade de encaminhamento da investi-gação ao setor de auditoria do MP-PR em Ponta Grossa”.

ONZE VEREADORES

MAIORIA

COMPOSIÇÃO

Após o recebimento de denuncia, o pedido de instauração de Comissão Especial de Inquérito (CEI) será apreciado pelo plenário. Serão necessários para instaurar a CEI, o voto favorável da maioria sim-ples (seis) dos parlamentares.

As comissões especiais são compostas por três mem-bros. Segundo o regimento interno, a comissão tem prazo de 20 dias, prorrogável por mais 10 dias, desde que aprovado pelo plenário, para exalar parecer so-bre a denuncia e provas apresentadas.

A comissão trabalha colhendo informações, ouvindo e interrogando testemunhas, com acesso irrestrito a to-dos os documentos municipais que julgar necessários.

Ao final dos trabalhos, a comissão apresentará re-latório final que será deliberado em plenário (que necessitará da aprovação de pelo menos 2/3 dos vereadores), que decidirá inclusive pelas providen-cias cabíveis, no caso de comprovadas às irregula-ridades. Se necessário, a convocação de Comissão Parlamentar Processante (CPP), que poderá decidir também pela cassação do mandato do investigado.

Da Redação

As denúncias de supos-tas irregularidades na aplicação de recur-

sos da Educação Básica e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) - principal mecanismo de fi-nanciamento da rede pública de ensino - também poderão ser investigadas pela Câmara Municipal de Carambeí.

Essa semana, o Poder Legis-lativo Municipal recebeu um documento solicitando aos vereadores a abertura de Co-missão Especial de Inquérito (CEI) para averiguar, paralelo ao MP, os indícios de aplica-ção incorreta dos recursos da Educação, conforme preconi-za a Cartilha de Fiscalização do Fundeb, e nos artigos 70 e 71 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Na-cional.

A denúncia foi lida durante a sessão da última terça-fei-ra, pelo 1º secretário da Mesa Executiva, vereador Henrique Harms (PP).

Segundo a assessoria da Presidência da Casa, o pró-ximo passo será o despacho do documento para a asses-soria jurídica que tem prazo de quinze dias para exalar um parecer, “orientando os vereadores de qual melhor procedimento a ser tomado, respeitando algumas etapas previstas pelo próprio Regi-mento Interno (RI)”, informou.

A partir daí, com o parecer da assessoria, o documen-to será encaminhado para análise do plenário, onde os parlamentares votarão pela abertura, ou não, de Comis-são Especial de Investigação, para averiguar as denúncias. No entanto, isso só deve ocorrer em agosto, quando os parlamentares retornam do recesso de julho.

Entre as acusações está a re-forma e ampliação de um co-légio particular e, de segundo grau, que custou cerca de R$ 400 mil aos cofres públicos, valor supostamente pago com verbas da Educação Bá-

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu (PT), o Ministério do Desenvolvi-mento Agrário está empe-nhando R$ 100 mil reais para a aquisição de maquinário para a manutenção e con-servação de estradas vicinais do município de Carambeí. A Prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 8 mil.

O senador Roberto Re-quião será candidato ao go-verno do Paraná. A decisão foi da convenção estadual do PMDB nesta sexta (20) pelo placar de 350 votos. A coligação com o PSDB do governador Beto Richa foi derrotada por 250 votos, segundo a mesa apuradora na convenção peemedebis-ta. As informações são do Blog do Esmael Morais.

“Reforma Tributária e as Novas Conquistas no Supersimples”. Este foi o tema da palestra que ministrada pelo deputado fe-deral, economista e ex-secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB). O evento foi organizado através da As-sociação Comercial e Industrial de Carambeí (ACEC), e ocor-reu no Restaurante Niemeyer, em Carambeí. Como não po-deria deixar de ser, o evento teve uma tônica bastante política por conta da presença do Luiz Carlos Hauly Filho, que deve disputar uma vaga na assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO

SIMPLES VEREADORES

ALGUNS PONTOS SOBRE A CEI

PUBLICIDADE4 Carambeí |SÁBADO , 21 de junho de 2014

PUBLICIDADE 5Carambeí |SÁBADO , 21 de junho de 2014

COTIDIANO6

Da Redação

Da Redação

A Polícia de Carambeí já abriu inquérito po-licial para identificar

os envolvidos numa briga generalizada que ocorreu no sábado, em uma casa notur-na no Jardim Brasília. Segun-do informações repassadas à reportagem, no local estava ocorrendo uma festa particu-lar quando indivíduos foram barrados na portaria. Houve disparo de arma de fogo e até pedras foram arremes-sadas contra as janelas do estabelecimento, causando danos.

Em seguida, de acordo com testemunhas, iniciou-se uma briga generalizada entre al-guns participantes da festa e os que estavam do lado de fora da casa noturna, sen-do ouvidos três disparos de arma de fogo. Foi constatado ainda que um dos disparos acertou a janela de uma casa. Uma pessoa ficou ferida após ser atingida por uma das pe-dras. Um projetil foi recolhi-do no local pela equipe da Polícia Militar que atendeu à ocorrência.

Pelas informações da polí-

Briga generalizada; festa quase termina em tragédia

Chuvas: Paraná pede R$ 160 mi

da União

Campanha beneficia bairros carentes

Carambeí | SÁBADO, 21 de junho de 2014

Confusão começou após grupo ser barrado na portaria da festa que era particular. | Foto: Divulgação. cia, os autores são menores de idade. Algumas diligências foram realizadas pelo bairro, em residências dos suspeitos, mas até agora ninguém foi identificado.

Caso II

Ao se reunir para assistir o jogo da seleção brasileira, um grupo de amigos foi suposta-mente agredido por três indi-víduos. Segundo registro, as vítimas estariam na Avenida do Ouro, quando três rapa-zes chegaram em dois veícu-los, e uma briga generalizada iniciou-se. Eles estariam ar-mados com barra de ferro,

pedaço de pau e até mesmo disparos de arma de fogo foram ouvidos. Duas pesso-as ficaram feridas por conta de ferimentos causados por pancadas. Inquérito policial vai averiguar as informações.

O ano de 2014 já é consi-derado pelas autoridades policiais como sendo um dos mais violentos nos últimos sete anos. Cinco homicídios já foram registados na cida-de. Somente um deles, o últi-mo, que ainda não foi resol-vido. Walmir José Zanotto, 60 anos, foi encontrado morto no último dia (04).

O governador Beto Richa afirmou essa semana em União da Vitória, que o Go-verno do Paraná formalizou um pedido de auxílio da União no valor de R$ 159,6 milhões para a recuperação de rodovias danificadas pelas chuvas intensas de 6 e 7 de junho. Richa esteve pela ter-ceira vez em oito dias no mu-nicípio, o mais afetado pela cheia do rio Iguaçu, onde recebeu a presidente Dilma Rousseff.

O valor do pedido foi le-vantado pela Secretaria da Infraestrutura e Logística. Até agora, foram mapeados 1.755 quilômetros de estra-das prejudicadas pela chuva,

além da necessidade de re-construção de três pontes. O ofício foi formalmente enca-

minhado para o Ministério da Integração Nacional.

Aproximadamente 9,5 mil peças de roupas foram en-tregues a famílias carentes das localidades de ‘Caçan-doca’ e ‘Meu Ranchinho’, durante a primeira etapa da Campanha do Agasalho 2014 - que é uma realização do grupo voluntario ‘Mu-lheres em Ação’ e do jornal CORREIO. “A campanha está sendo um sucesso”, pontuou Fátima Povaz, voluntária.

“Com os desastres provo-cados pelas chuvas em todo o Paraná, muitas campanhas paralelas estão ocorrendo e isso é muito importante, pois elas perderam tudo nas en-chentes muitas saíram ape-nas com as roupas do corpo”, acrescentou ela. “Por outro lado, não podemos nos es-quecer de que aqui em nosso município existem muitas fa-

mílias carentes, pessoas que também esperam e precisam dessas doações de roupas, sapatos e cobertores”.

Segundo Fátima, o grupo continua recebendo doa-ções que serão entregues em mais comunidades carentes de Carambeí. “O slogan des-te ano, “O que não te serve, serve...”, nos refletem em nos-so dia a dia onde as pessoas a cada estação descartam aquilo que elas consideram não servir mais, mas que com certeza irá agasalhar outras pessoas”.

A campanha segue até o dia 15 de julho e as doações podem ser entregues nos postos de arrecadação no comércio local, identificados com os cartazes da promo-ção.

Localidade conhecida como ‘Meu Ranchinho’.

GERAL 7

Da redação

Carambeí | SÁBADO, 21 de junho de 2014

O analista de siste-ma, Fernando Luiz Pereira, foi um dos

ganhadores da promoção da Coca Cola que vai levar 100 amigos para assistir ao jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo contra Camarões, na próxima se-gunda-feira, em Brasília (DF), com todas as despesas pa-gas. Pereira foi um dos 5 sor-teados na “Promoção Coca cola Cante e Leve Todo Mun-do para a Copa do Mundo da FIFA 2014™”.

Juntamente com seus con-vidados, Fernando embarca neste sábado para Brasília onde ficará hospedado por quatro dias no Hotel Ilha das Tribos, onde irá desfrutar de diversas atividades recreati-vas com animadores como shows nacionais como da cantora Gabi Amaranto, e Banda Monobloco, além de oficinas. No rol do hotel ha-verá uma área especial, mon-tada apenas para os convida-dos da Coca-Cola.

Fernando foi um dos ga-nhadores da promoção que atingiu aproximadamente 50 milhões de participantes. Os participantes tinham que en-viar o código das tampinhas e anéis de Coca-Cola por SMS ou pela internet. “Na hora achei que era trote, por-que eles me ligaram dizendo que eu tinha ganhado uma

Carambeiense levará 100 amigos para Copa

Fernando já possui cerca de 800 tampinhas e está ca-dastrando elas novamente numa nova promoção da Coca-Cola. | Foto: Divulgação.

bolsa, e que eles precisavam entregar pessoalmente a bol-sa. Confesso que só acreditei depois que houve um almo-ço com o representante da Coca-Cola que ao me entre-gar a bolsa disse que eu ti-nha três dias para indicar 100 amigos para assistir ao jogo da seleção”, recorda.

Ele conta que cadastrou pouco mais de 400 tampi-nhas pela internet. “Eu con-seguia cadastrar cerca de 60 tampinhas por dia, nos horários de intervalo do tra-balho e até mesmo nos dias de folga”, contou. “Além das tampinhas e anéis dos refri-gerantes que eram consumi-dos por nós aqui em casa, no trajeto do trabalho comecei

a recolher as tampinhas, tirar das garrafas pets, que esta-vam nos lixos”, disse. “À noite, sai para caminhar, com o frio, com uma toca na cabeça, fa-lando ao celular, as pessoas até achavam que estava ma-luco, pois falando sozinho e catando lixo”, brincou.

Para escolher os convida-dos, Fernando conta que di-vidiu com a esposa os convi-tes. “Ela convidou os parentes e alguns amigos. Eu também escolhi algumas pessoas da família e algumas pesso-as que considero de muita amizade. Mas, confesso que depois da promoção, muitos ‘amigos’ se revelaram”, ironi-zou.

SOCIAL8 Nicinha [email protected]

Carambeí | SÁBADO, 21 de junho de 2014EN

LAC

E#M

ATR

IMO

NIA

LSUAS FOTOS E VÍDEOS

VIRAM NOTÍCIAS!Mande um WhatsApp (42) 9937 9077

Vereadora Elisangela Pedroso foi bastante cumprimentada por ocasião de seu aniversário nessa semana. Parabéns!

Caliana Oliveira comemora 15 anos. Felicidades!

Comemoração dupla para a mãe Mi-chelle e o filho Carlos Eduardo (Cadu) Dzazio. Feliz Aniversário!

Parabéns Miro Fiala que neste sábado comemora seu aniversário ao lado da família.

Carlinhos Los estreou idade nova essa semana com uma super festa no Clube Social de Carambeí. | Foto: Baby.

Os amigos Miro, Daniel e Luiz. Princesinha Maria Helena.

Enlace matrimonial de Thiago e Silvia Maria reali-zado na Igreja Matriz no dia 14. | Foto: Baby.