Correio Carambeiense

8
CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 2013 www.issuu.com/correiocarambeiense EDIÇÃO XI | ANO I S E M A N A L TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES JUSTIÇA DECRETA A PRISÃO DE TRÊS POR HOMICÍDIO SAÚDE REALIZA ‘DIA D’ CONTRA A GRIPE, NESTE SÁBADO *EDITOR: GLEYDSON CARLOS Neste sábado, a secretaria municipal de Saúde realiza, das 8:00 às 17:00 horas, o chamado “DIA D” da Vacinação con- tra a gripe - a Influenza. O município de Carambeí possui uma meta de vacinação contra a gripe de 3.697 pessoas. O departamento destaca que às ações estão sendo intensivas dentro dos grupos de risco, que compreendem, principal- mente, as crianças de seis meses a menores de dois anos.

description

Correio Carambeiense Edição XI - Ano I

Transcript of Correio Carambeiense

Page 1: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 2013

www.issuu.com/correiocarambeienseEDIÇÃO XI | ANO I

S E M A N A L

TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES

JUSTIÇA DECRETA A PRISÃO DE TRÊS POR HOMICÍDIO

SAÚDE REALIZA ‘DIA D’ CONTRA A GRIPE, NESTE SÁBADO

*EDITOR: GLEYDSON CARLOS

www.issuu.com/correiocarambeiensewww.issuu.com/correiocarambeiense

*EDITOR: GLEYDSON CARLOS*EDITOR: GLEYDSON CARLOS

Neste sábado, a secretaria municipal de Saúde realiza, das 8:00 às 17:00 horas, o chamado “DIA D” da Vacinação con-tra a gripe - a Infl uenza. O município de Carambeí possui uma meta de vacinação contra a gripe de 3.697 pessoas. O departamento destaca que às ações estão sendo intensivas dentro dos grupos de risco, que compreendem, principal-mente, as crianças de seis meses a menores de dois anos.

Page 2: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 201302 OPINIÃO

NOSSA OPINIÃO charge

DEBATES

olho na mira

Cem dias para uma administração pú-blica não é nada,

se considerarmos que apenas um processo lici-tatório e, neste caso, são vários procedimentos, demoram pelo menos 45 dias, quase metade des-se tempo. O andamento de uma Prefeitura deve ser algo complexo, buro-crático e, às vezes, não depende exclusivamente da vontade de seu ges-tor para que as coisas andem, mas também do tempo em que as pessoas, à frente de seus cargos es-tratégicos, se inteiram de suas funções e consigam desenvolver o trabalho.

Nesta semana, por força de uma lei municipal, aprovada pela Câmara no ano passado, de au-toria da ex-vereadora, Patrícia Kremer (PHS), secretários e assessores fizeram a entrega do pri-meiro relatório de tra-balho. A prestação de contas deve ser entregue à Câmara de Vereado-res a cada três meses.

A regulamentação é algo importante, mas de fato,

No interior morava o Sr. Benedito Suarez, em seu sítio, aproximadamente doze hectares. Tirava lei-te de suas dez vaquinhas. Fazia queijo de “fazenda” que vendia junto a algu-mas dúzias de ovos “cai-piras”, das galinhas soltas em sua propriedade. No fundo de sua proprieda-de passava um córrego de boa aguada. Seu Benedito, na sua simplicidade, esta-va de “bem com a vida”. Se preocupar por que?

Um dia recebeu visita do seu vizinho, o bem suce-dido fazendeiro Carlos Siqueira Madureira de Albuquerque Farias, da mais nobre estirpe dos cuidadores brasileiros. O Sr. Carlos lhe fez uma pro-posta: Benedito na divisa de nossas áreas há uma

apenas garante que os trabalhos desenvolvidos pelos secretários e as-sessores estão em conso-nância com as leis orça-mentárias municipais, o que não impede a má qualidade na prestação do serviço público. Como fiscalizadores do erário público, esperamos que os vereadores se debru-cem sobre os relatórios e consigam fazer uma avaliação mais detalha-da sobre todas as ati-vidades desenvolvidas ao longo deste tempo e se estas foram benéfi-cas a nossa população.

Em meio a muitas críti-cas, principalmente por obras inacabadas e pro-blemas que descendem de outras administrações, os cem dias de Blum à fren-te da Prefeitura de Ca-rambeí nos mostram que às mudanças estão ocor-rendo aos poucos, a me-dida das possiblidades.

Por outro lado, cem dias podem ser demasiados para os munícipes que esperam por soluções ur-gentes para problemas quase vitalícios. Casos

Os cem dias...

Questão de Direito

como a Avenida dos Pio-neiros, Rua dos Rubis e Asfalto de Catandu-vas parecem problemas sem solução possível. As questões de saúde públi-ca parecem uma doença sem cura e mesmo depois de um projeto sugestivo ter passado pela Casa de Leis, onde foi concedido um substancial aumen-to no salário ao chefe do Executivo e secretários, com a argumentação de que seria o único meio de resolver as questões de falta de médicos no município, sabe-se ape-nas que deu entrada na última sessão ordinária da Câmara um proje-to de Lei de autoria do Executivo onde autori-za o Executivo a abrir concurso público para resolver de uma vez por todas essa defasagem de médicos; lembrando que esse processo leva em média seis meses ao que parece soluções de-finitivas ainda levará um tempo considerável, será que os munícipes terão toda essa paciên-cia? Cem, duzentos ou mil dias um desafio para gestores e munícipes.

boa aguada, e eu estou pre-tendendo instalar um esta-belecimento para ordenha de em torno 400 vacas, da melhor qualidade. Gostaria de fazer isto em sociedade contigo. Faremos as insta-lações necessárias, devi-damente financiadas pelo banco do Brasil. Juntamos nossas vacas, e o leite que as mesmas produzem, eu nego-cio com os melhores clientes. Os resultados líquidos, ou seja os lucros, repartimos, 50/50, ou seja, metade para você, metade para mim. Pode deixar que eu tomo conta de tudo, e você pode passear e pescar à vontade. Nem se preocupe. Meus lei-tores devem estar pensando: que historia biruta. Quem vai fazer acerto tão besta?

Pois é, meus leitores: é mais ou menos isto que aconteceu

com o acordo bilateral, celebrado entre o Brasil e o Paraguai, quando de construção e instalação a binacional ITAIPU. Como foi instalada na divisa de dois países, prova-velmente em obediência as leis e regras interna-cionais, os resultados da exploração são divididas meio a meio. Como o vi-zinho não absorve sua parte , nós compramos a sobra, e eles ainda estão reclamando que o preço está baixo. Mas, anali-sando facilmente, qual é a matéria prima que gera a energia ? É a agua. E certamente 95% da água que abastece ITAIPU, é brasileira. São as dez va-quinhas do Sr. Benedito, que faziam a diferença.

O CORREIO PUBLICA ARTIGOS E TEXTOS QUE NÃO REPRESENTAM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DESTE VEÍCULO. OS MATERIAIS POSSUEM CONTEÚDOS QUE SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES. QUALQUER CIDADÃO PODE PUBLICAR OS SEUS

TEXTOS, DESDE QUE SIGAM RIGOROSAMENTE AS REGRAS PARA O MESMO, COMO NÚMERO EXATO DE CARACTERES (MÁXIMO 2 MIL), PROFISSÃO E E-MAIL PARA CONTATO.

HENRIQUE HARMS

vereador

Não é de hoje que registramos atos de vandalismo espalhados pela cidade. Vale a pena ressaltar que existe uma lei municipal que pune esses cidadãos, é que podemos chamá-los desta forma. Fotos e vídeos podem ser utilizados como provas no caso de cri-me contra o patrimônio público. Denuncie! | Foto: Gleydson

Page 3: Correio Carambeiense

Da redação

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 2013 03PODER

Apesar de ser muito cedo para qualquer de-finição, nos bastidores já começaram as movimen-tações políticas com vis-tas às eleições de 2014. Na semana passada, o vi-ce-prefeito Bart Janssen (PMDB) participou de um evento em Ponta Gros-sa com outras lideranças pemedebistas para traçar algumas metas e apontar alguns rumos em torno dos possíveis nomes que poderão formar ‘chapa pura’ tanto na majoritária estadual quanto nas pro-porcionais. No encontro,

Por sete votos a qua-tro, os vereadores rejei-taram essa semana, em segundo turno, o projeto de lei que prorrogava de quatro para seis meses a licença maternidade das servidoras públicas mu-nicipais. Na discussão, o vereador Ilson Caninana (PSC) se opôs a aprova-ção, alegando inconsti-tucionalidade verificada através de uma consul-ta realizada juntamente com a vereadora Jussara Tonon (PTN), no Tribunal de Contas (TCE). O mo-tivo seria a elevação nos gastos com despesas tra-balhistas, bem como o projeto deveria ter sido apresentado pelo Execu-tivo.

Mal estar causou a in-formação de que os ve-readores teriam consul-tado o Tribunal de Contas sobre a legalidade da matéria. Pegou a auto-ra do projeto, vereadora Elisangela Pedroso (PRP) de surpresa. “Como os senhores [vereadores] vão ao Tribunal de Con-tas para uma consulta a um projeto de minha au-toria, sem me convidar”, disse. “Se consideravam inconstitucional porque aprovaram na semana passada”, assinalou, ao ressaltar que teria apre-sentado o projeto de lei ao prefeito municipal que teria ‘feito muito gosto’ na aprovação dessa ma-téria.

PMDB

LICENÇA

‘LEI PATRÍCIA’

LICENÇA II

Cenário pode sofrer alterações com a saída de deputados

estiveram presentes ou-tras lideranças regionais como o senador Sérgio Souza e o ex-governador Orlando Pessuti.

Conforme Bart, o PMDB está enfraquecido na região. “Dos 21 municí-pios dos Campos Gerais existem cerca de 800 mil eleitores. Não se justifica a região não ter nenhum deputado estadual ou fe-deral”, disse.

Bart é o único pemede-bista que foi eleito majo-ritariamente nas eleições de 2012.

Mesmo fora do cenário, o nome da ex-vereadora Patrícia Kremer aparece em evidência nos ultimos dias. A regulamentação, sobre a entrega de rela-tórios trimestrais - por cargos comissionados, recebeu carinhosamen-te, ou não, o nome de ‘Lei Patrícia’, e, parece, continuará (por um bom tempo) à assombrar uns e outros por aí...

A velha máxima de quando termina uma eleição começa ou-

tra se confirma. Apesar do pleito de 2012 ter recém-a-cabado, os postulantes a uma vaga, principalmente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), começam o trabalho para o pleito do ano que vem, quando os eleitores retornam às urnas para a escolhas de depu-tados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república.

No Paraná, com vistas aos Campos Gerais, o cenário se configura de maneira bas-tante indefinida, mas com boas expectativas para no-vos pretensos ao cargo - que poderão explorar e conquis-tar novos redutos eleitorais.

Entre 2010 e 2013, Ponta Grossa e boa parte das ci-dades da região perderam mais da metade de seus re-presentantes na Alep. Hoje, com a saída de cena do ex-deputado Jocelito Can-to, Marcelo Rangel (PPS), eleito para a Prefeitura de Ponta Grossa, e ainda com a possível ida de Plauto Miró Guimarães (DEM) para o Tribunal de Contas (TCE), abre-se espaço para a con-quista desse eleitorado.

Em Carambeí, sem Marcelo Rangel e Plauto (campeões em votos), a disputa pode-rá ser menos acirrada pelas cadeiras da assembleia, mas não menos calorosa. Para estadual, os nomes que pos-sivelmente estarão na dis-puta e tentarão ao máximo explorar votos locais são: Pé-ricles de Mello (PT), George Luiz de Oliveira (PNM), Luiz Claudio Romanelli (PMDB), Alexandre Curi (PMDB), Artagão Junior (PMDB) e Pedro Lupion (DEM).

Para o Congresso Nacio-nal, visualiza-se uma dis-puta pelos votos na região entre Márcio Paulik (PDT), e os veteranos André Var-gas (PT), Luiz Carlos Setim (DEM), Sérgio de Souza (PMDB), Abelardo Lupion (DEM) e Sandro Alex (PPS), que tentarão a reeleição.

A Prefeitura de Carambeí entregou esta semana a Câ-mara de Vereadores os rela-tórios de trabalho dos três primeiros meses da nova administração. A entrega de relatórios trimestrais, por cargos comissionados, é regulamentada através de uma de lei municipal, apro-vada no final do ano passa-do, que é de autoria da ex-vereadora Patrícia Kremer (PHS).

Em entrevista ao CORREIO, o presidente da Casa de Leis, vereador Jeverson Go-mes da Silva (PDT) ressalta que os relatórios foram en-tregues dentro do prazo es-tabelecido pela lei. “Agora, o relatório será enviado às comissões internas da Casa que irão verificar o seu con-teúdo. Caso exista alguma dúvida, a comissão poderá acionar a prefeitura”, assina-la o parlamentar, ao comple-tar que os documentos fica-rão à disposição dos demais vereadores.

Lei

Por telefone, a autora do projeto, Patrícia Kremer ob-serva que o serviço público só é executado de maneira

eficiente, se existir compro-misso, meta, e cobrança de resultados. “Nestes doze anos que fiquei como verea-dora, me decepcionei muito com a falta de responsabi-lidade de algumas pessoas que ingressaram no execu-tivo, apenas por finalidade política e não por mérito de conhecimento da área de atuação”, disse ela, ao des-tacar que o intuito é que os prefeitos contratem pessoas com conhecimentos do car-go, justamente para que se desenvolva um trabalho es-pecifico e eficiente.

Patrícia espera que os re-latórios sejam disponibi-lizados a população, pois considera importante a po-pulação ficar por dentro de como estão sendo execu-tados os serviços públicos. “O mínimo, que exista uma análise por parte dos vere-adores que estão atuando, e que com seriedade, es-tudem minunciosamente e que tomem as devidas providências, caso encon-trem situações indesejadas ou até mesmo mascaradas, e que divulguem para a po-pulação”.

PREFEITURA ENTREGA RELATÓRIOS NO PRAZO

Marcelo foi eleito prefeito de Ponta Grossa e Plauto Miró Guimarães está sendo cogitado para o Tribunal de Contas. | Foto: Divulgação.

Page 4: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 201304

RUA ONIX, 162 - CENTRO

Page 5: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 2013 05

Page 6: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 201306 COTIDIANO

Prisões podem elucidar homicídio em Carambeí

Sábado é ‘Dia D’ contra influenza

Da redação

Da redação

O município de Carambeí possui uma meta de vacina-ção contra a gripe de 3.697 pessoas, até o próximo sá-bado (26). A informação é da divisão de epidemiologia, da secretaria municipal de Saú-de. O departamento destaca que às ações estão sendo in-tensivas dentro dos grupos de risco, que compreendem as crianças de seis meses a menores de dois anos; ges-tantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), e os servidores que trabalham com a saúde. Os indivídu-os com mais de 60 anos de idade. Estão incluídos neste grupo também, as pessoas com doenças crônicas, que devem apresentar receita médica. Para as pessoas fora destes grupos não há a in-

A Justiça decretou essa semana à prisão pre-ventiva de três pes-

soas que são acusadas de participação no assassina-to de Júnior Cezar de Paula (27), morto a pauladas no cômodo de uma construção em 26 de fevereiro deste ano. Segundo informações, Erike Fernando do Carmo (21) e Marco Auziro Ferreira de Souza (20) foram presos em Carambeí, sendo que o terceiro elemento, Wesley dos Santos Borda (18) foi lo-calizado em Ponta Grossa.

A polícia aponta ainda a participação de mais três en-volvidos - sendo todos me-nores de idade -, mas eles ainda não tiveram o manda-do de prisão expedido pela Justiça, mas já foram interro-gados.

O trio foi encaminhado para a delegacia de Polícia de Castro, onde ficarão pre-sos e à disposição da Justiça pelos próximos trinta dias, tempo que poderá ser pror-rogado, conforme o anda-mento do Inquérito Policial.

A operação que resultou na prisão dos elementos foi conjunta entre as policias Civil e Militar, comandada pelo delegado Marcus Vi-nícius Sebastião e sargento Djalma Roberto da Silva, co-mandante interino da Polícia Militar.

Motivação

Em entrevista ao CORREIO, o delegado Marcus Vinícius Sebastião informou que ain-da estão sendo apurados os

- Centro Municipal de Saúde

- Unidade de Saúde AFCB

- Unidade de Saúde Boqueirão:

- Unidade de Saúde Jardim Brasília

- Unidade de Saúde Catanduvas

dicação da vacina, mas as dúvidas podem ser sanadas junto aos profissionais da saúde no centro municipal de saúde, que atende 24 ho-ras, em sistema de plantão.

O assessor especial de Saúde Luiz Carlos da Silva Gomes, o “Pestana” infor-ma ainda que no próximo dia 20 – das 8:00 às 17:00 horas, acontece em Caram-beí o chamado “DIA D” da Vacinação contra a gripe - a Influênza, nos seguintes postos de vacinação:

A secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Wieslava represen-tou Carambeí no lança-mento oficial do projeto “Estrada para Cidada-nia”, da Concessionária CCR - Rodonorte, que aconteceu em São Paulo na semana passada.

O evento contou com a participação do profes-sor de Filosofia e Ética da Universidade de São Paulo - USP, Clóvis Bar-ros Filho e também do

A Prefeitura de Caram-beí iniciou nesta semana a entrega dos carnês do IPTU 2013, com opções de pagamento a vista com desconto de 10% ou a prazo em cinco parce-las.

O departamento de Tri-butação informa que os carnês devem ser retira-dos diretamente na Pre-feitura durante o horário de expediente, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A meta é vacinar 3.697 pessoas contra a inflenza.|Foto: Divulgação.

Uma operação conjunta entre policiais Civis e Militares cumpriu o mandado de prisão dos suspeitos; dois presos em Carambeí. O terceiro elemento foi localizado em Ponta Grossa.| Fotos: Gleydson.

pianista e maestro João Carlos Martins.

O projeto “Estrada para Cidadania” envolve 12 professores das Escolas Municipais Fátima Bosa, Tereza Gaertner Seifar-th , José Pedro Novaes Rosas, Geralda Harms, Tonia Harms, Limpo Grande e Santo André. No total são mais de 500 alunos que estarão tra-balhando o tema “trân-sito”.

>>EM TEM PO

Carambeí prestigia lançamento de projeto “Estrada para Cidadania”

Carnês estão disponiveis

RODONORTEIPTU

motivos que levou o grupo a cometer o crime. “A princí-pio, crime por motivo torpe, mas tudo ainda está obscu-ro. A versão dada por um dos adolescentes é que eles estavam em um bar consu-mindo bebidas alcoólicas, quando teria ocorrido uma provocação por parte da vítima, mas eu não me con-venci disso”, comentou Se-bastião, ao destacar que um dos menores relatou com riqueza de detalhes a parti-cipação de cada um dos seis autores. “Representamos pela apreensão dos menores na Vara da Infância e Juven-tude da Comarca de Castro, pela gravidade do crime e pela comoção que ocorreu aqui em Carambeí, mas foi entendido pela Justiça que ainda não era o momento de se fazer a apreensão”, dis-se o delegado.

O corpo de Junior foi acha-do na manhã do dia 26 de fevereiro no cômodo de uma construção na Rua das Orquideas, no Centro Cívico. Ele morreu dois dias depois na Unidade de Terapia In-tensiva – UTI de um hospital em Ponta Grossa.

Por conta dos hematomas, provocados por um pedaço de pau, encontrado na cena do crime, ao lado do corpo – possivelmente utilizado pe-los agressores, a esposa não conseguiu identificá-lo pelo rosto, mas sim por algumas cicatrizes nos braços e tor-nozelos, causados por um acidente durante a sua ado-

RELEMBRE O CASO

lescência. Outro ponto que ajudou na identificação do rapaz foi o reconhecimento das roupas que ele estava vestido no dia em que saiu de casa para fazer compras e não retornou.

Na época, a polícia utilizou uma rede social para divul-gar a foto que foi vista de-pois pela companheira de Junior através da internet. A viúva do rapaz chegou a prestar depoimento e disse que através de um amigo soube que a PM encontrou um rapaz vítima de agressão em uma construção, e que estava sem identificação.

Junior tinha várias passa-gens pela polícia quando ainda era adolescente por diversos crimes e ainda um histórico de drogas.

Page 7: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 2013 07

Agência do Trabalhador (42) 3231-4824Biblioteca Municipal (42) 3915-1059Batávia (42) 3231-1490Centro Municipal de Saúde (42) 3231-1122Câmara Municipal (42) 3231-1668Casa da Memória (42) 3231-5063Cartório (42) 3231-1399Cooperativa Batavo (42) 3231-9000Fundação Batavo (42) 3231-1200Ciretran (42) 3231-5978COPEL 0800-10-0116Correios (42) 3231-1853Defesa do Consumidor- PROCON 0800-411512Sanepar (42) 3231-1236- 115Emater (42) 3231-4124Provopar (42) 3231-5463 Força Verde- IAP 0800-6430304Policia Civil (42) 3231 1738Policia Militar (42) 3231-1877

(42) 9924-2002Polícia Rodoviária Estadual (42) 3237 1337

TELEFONES UTEIS

Page 8: Correio Carambeiense

08 CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 19 DE ABRIL DE 2013 VARIEDADES

Aconteceu em Ponta Grossa na semana passada o lançamento do Programa Osvaldo Strauski (foto), que é transmitido todos os sábados, a partir das 21 horas, pela TVM – Ca-nal 14. O evento também marcou o lançamento da versão on-line da Revista Duo, que irá circular gratuitamente em Carambeí e Ponta Grossa já na próxima semana. A festa con-tou com a presença do prefeito Osmar Blum. Confira alguns cliques: | Fotos: Divulgação.

Destaque para o casal Adoniran e Silke Kussmaul Talevi. | Foto: Divulgação.

A bela Isadora completou 1 aninho no dia 02 de abril

A gatinha Ísis comemorou 1 aninho no dia 13 de abril

O gatinho Davi também festejou seu primeiro aninho no dia 30.