Correio Carambeiense

8
CARAMBEÍ | sexta-feira 13 DE JUNHO 2014| EDIÇÃO 71| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR : GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO * DIREÇÃO COMERCIAL: GISELE POVAZ PROJETO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA FEBRE AFTOSA Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler. APÓS PASSAR PELA CÂMARA, PROJETO SEGUE PARA SANSÃO CARAMBEÍ TEM REBANHO 100% IMUNIZADO CONTRA DOENÇA CAMINHÃO TOMBA NA PR-151 O projeto de lei que institui o Pro- grama de Demissão Voluntária no âmbito do Poder Executivo passou pela Câmara Municipal de Caram- beí na última terça-feira. Apenas os vereadores (servidores públicos) Bauke De Geus (DEM) e Anderson Ventura (PROS) absteram-se da votação. Agora, a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito Osmar Blum (DEM), num prazo de quinze dias. | Foto: Gleydson C. Veículo saiu da pista e tombou num trecho da rodovia em Carambeí, próximo a ‘Roda Verde’, sentido Ponta Grossa. Motorista sobreviveu. Foto: Divulgação

description

Edição 71

Transcript of Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | sexta-feira 13 DE JUNHO 2014| EDIÇÃO 71| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR : GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO * DIREÇÃO COMERCIAL: GISELE POVAZ

PROJETO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA

FEBRE AFTOSA

Vamos reciclar a informação. Ao

ler este impresso, não jogue nas vias

públicas, passe para outro ler.

APÓS PASSAR PELA CÂMARA, PROJETO SEGUE PARA SANSÃO

CARAMBEÍ TEM REBANHO 100% IMUNIZADO CONTRA DOENÇA

CAMINHÃO TOMBA NA PR-151

O projeto de lei que institui o Pro-grama de Demissão Voluntária no âmbito do Poder Executivo passou pela Câmara Municipal de Caram-beí na última terça-feira. Apenas os vereadores (servidores públicos)

Bauke De Geus (DEM) e Anderson Ventura (PROS) absteram-se da votação. Agora, a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito Osmar Blum (DEM), num prazo de quinze dias. | Foto: Gleydson C.

Veículo saiu da pista e tombou num trecho da rodovia em Carambeí, próximo a ‘Roda Verde’, sentido Ponta Grossa. Motorista sobreviveu.

Foto: Divulgação

| EDITORIAL | [email protected]

PRESS CARAMBEÍ | GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI | CNPJ: 13.836.805/0001-11 END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - J. BRASÍLIA

| MARCAS DA HISTÓRIA | por Edi Raquel Bueno

| ARTIGO |

Dra. Margareth Ribas Bumiller

Abaixo a corrupção na convenção do PMDB

por Requião Filho

Comissão de Justiça e Redação - CJR

OPINIÃO2

CONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - 9077 [email protected] /FINANCEIRO/ COMERCIAL (42) 9926-0580 / [email protected] /

TELEFONES ÚTEIS: Ag. do Trabalhador (42) 3231-4824 / Biblioteca (42) 3915-1059 / C.M de Saúde (42) 3231-1122 / Bombeiro 193 /

POLÍCIA MILITAR 9924 - 2002 / CONSELHO TUTELAR (42) 3915-1102 / DELEGACIA (42) 3231-1738

OBITUÁRIOS: NÃO FOI DIVULGADO. SERVIÇOS:

A implantação do pro-jeto que institui no âmbito do Poder

Executivo o Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os servidores munici-pais, finalmente passou pela Casa de Leis essa semana. Com exceção de dois vere-adores - que pertencem ao quadro de funcionários - e, por isso, ficam impedidos de votar, conforme o Regimento Interno da Casa, a matéria foi aprovada pela maioria dos vereadores.

Pela Câmara Municipal, além da aprovação, cabe exaltar o trabalho de análise feito pela Comissão de Justiça e Reda-ção (CJR), composta pelos vereadores Inácio Povaz Filho (DEM), Jussara Tonon (PTN) e Elisangela Pedroso (PRP), que demonstraram ‘bom senso’ ao discutir o projeto de lei com os servidores, através do sindicato da classe, e acatar algumas reivindicações que foram inseridas na matéria por meio de emendas que,

Meus amigos, eu hoje estou muito feliz, pois vou falar pra

vocês de uma pessoa, que muito admiro e respeito. Dra. Margareth, uma de nossas primeiras médicas a che-gar a Carambeí, depois de a mesma ser emancipada, filha do casal Edyr e Milton Ribas, nasceu no dia 21-06-1962, em Ponta Grossa, e desde muito cedo seus pais, per-cebendo sua vocação para a medicina, resolveram investir em seus estudos.

Muito emocionada nes-te momento ela passa a me contar que seu maior desejo era fazer medicina e trabalhar ao lado de seu irmão, que já exercia essa profissão, e por quem ela tinha muita admira-ção. Fez seus estudos no Co-légio Positivo em Curitiba e prestou vestibular na Univer-sidade Católica do Paraná, e o mais interessante é que no dia em que saiu o resultado da sua aprovação era tam-bém o dia de seu casamento com Valdir Bumiller. Dupla fe-licidade, pois iria realizar seus dois maiores sonhos, fazer medicina e casar com o amor da sua vida.

Em 1982 começou sua fa-culdade, mas sempre contan-do com o apoio de seus pais e marido. No dia 01-06-83, nasce Michelle sua primei-ra filha, outra vez uma ale-gria indescritível. Durante os seis anos do seu curso, entre muito sacrifício e dificuldade, nunca teve dúvidas quanto sua escolha.

No dia da sua formatura, que aconteceu em grande estilo no Teatro Guaíra, ao ouvir seu nome, desceu as escadas quase que correndo, ouvindo os aplausos, com seu coração aos pulos, ven-do através de suas lágrimas a emoção e orgulho na face de

Carambeí | Sexta-feira, 13 de junho de 2014

entre outras coisas, garantem ao servidor que aderir ao programa dá a segurança de no caso de não pagamento das parcelas da indenização será, imediatamente, readmi-tido e, com isso, desobrigado a restituir qualquer uma das parcelas porventura recebi-das.

Agora, depois de passar pela análise do Legislativo, o projeto voltará para o Execu-tivo para ser sancionado pelo prefeito Osmar Blum (DEM), num prazo de quinze dias. Neste intervalo, é esperar que o ‘bom senso’ adotado pela CJR seja preservado pelo Governo Municipal, à sancio-nar o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, de forma integral, deixando de vetar qualquer artigo e espe-cialmente as duas emendas. Do contrário, o prefeito esta-rá ignorando a vontade não apenas dos servidores, mas também o trabalho e a auto-ridade da Casa de Leis.

Que tal a compra de votos dentro da Convenção do

PMDB? O que você, leitor, me diz da oferta de cargos em uma autarquia administrada pelo PSDB, tal qual o Porto de Paranaguá, a delegados do PMDB para, em véspe-ra da convenção estadual que decidirá os rumos deste partido nas eleições que se aproximam? Isto pode ser chamado de corrupção?

Com uma pesquisa rápi-da no Google pela palavra “corrupção” os resultados das buscas são infindáveis. Tomo de empréstimo a definição da famosa Wikipédia sobre corrupção: “é o ato ou efei-to de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favo-rece uma pessoa e se prejudi-ca outra. É tirar vantagem do poder atribuído. ‘Corrupção’ vem do latim corruptus, que significa ‘quebrado em pe-daços’. O verbo ‘corromper’ significa ‘tornar-se podre’.”

Torna-se podre o processo político. Torna-se vil uma elei-ção interna na qual um go-verno usa, ou melhor, abusa do poder que tem em mãos para corromper, para quebrar em pedaços o maior parti-do do Brasil.Que moral tem quem promove a corrupção?

Pergunto: você vai depositar seu voto, sua confiança, os próximos quatro anos de sua vida, em um grupo que uti-liza cargos no governo para corromper uma convenção partidária? Você acha certa a utilização da estrutura estatal para comprar um partido só porque está com medo de uma disputa eleitoral?

Será que é este tipo de gen-te, que usa e abusa do bem público, que queremos go-vernando nosso Estado? Se para ganhar uma convenção da qual sequer participa, esta corja não mede esforços e demonstra não ter escrú-pulos, imagina como são as decisões que dizem respeito ao povo do Paraná? Leia esse artigo completo no Blog do Esmael Morais. DEP. COMERCIAL/FINANCEIRO: Gisele Povaz | É proibida qualquer reprodução,

imagens e textos, deste impresso, sem autorização prévia.

seus pais e marido.

No ano de 1988 realizando seu sonho, foi para Ortiguei-ra trabalhar com seu irmão, seu mestre ele que foi res-ponsável pelo seu jeito de ser como médica, Dr. Milton José da Silva Ribas. A cidade era pequena, população caren-te, muitas dificuldades, mas também teve muitas alegrias ao compartilhar de tantas vi-das salvas, pelo seu trabalho e esforço.

Nessa época nasce Thiago seu segundo filho. E no ano de 1998 vieram de mudan-ça para Carambei, iniciando aqui seu trabalho, onde foi muito bem recebida, poden-do contar com o apoio e au-xílio de pessoas maravilhosas, que até hoje considera seus anjos da guarda.

Hoje não tem mais seus pais, nem seu querido irmão, mas sente-se realizada junto a seu marido e filhos. Diz que pela experiência que adqui-riu durante todos esses anos pode garantir que os tempe-ros principais foram:- Muito Amor, Dedicação e Respeito.

Seu conselho aos jovens de hoje. “Escolham a profissão que realmente gostam, dedi-quem-se, porque não existe nada mais gratificante do que trabalhar no que se gosta”.

Neste momento convido to-dos vocês, população de Ca-rambeí a ficar em pé, e jun-to comigo aplaudirem nossa querida, Dra Margareth Ribas Bumiller.

PODER 3

CafezinhoBastidores do poder!

E BETO, NÃO VEIO.

ENQUANTO ISSO NO PMDB...

RICHA QUER TARIFAÇO NA LUZ

O prefeito Osmar Blum (DEM) foi empossado pre-sidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) na última sexta-feira. A solenidade de posse ocorreu no Restauran-te Niemayer e contou com a presença dos deputados (federal) Sandro Alex (PPS) e (estadual) Plauto Miro (DEM). Apesar de esperado, o go-

Não se falou em outra coisa essa semana: a suposta compra de delegados dentro do PMDB. Menos de 24 horas depois de nomear convencionais ou pessoas ligadas a delegados do PMDB à convenção estadual do PMDB, a superintendência do Porto de Paranaguá voltou atrás e “demitiu” nesta quarta-feira (11) Camila Roque e Ivori José Dias.Um e-mail interno da APPA, que o Blog do Esmael teve acesso com exclusividade, informa que as nomeações estão sem efeito. Além disso, a Divisão de Recursos Humanos pede “que sejam tomadas as providências cabíveis aos setores responsáveis (cancelamen-to dos acessos, ponto, informática, etc)”. O deputado federal João Arruda acusou o governo Beto Richa (PSDB) de promo-ver as nomeações com o intuito de derrotar o senador Rober-to Requião na convenção estadual do PMDB no próximo dia 20 de junho.

A senadora Gleisi Hoffmann, pré-candidata do PT ao Palácio Iguaçu, resolveu interromper esta semana uma trégua tácita que havia declarado, desde o caso André Vargas, ao gover-nador Beto Richa (PSDB). A parlamentar anunciou que pedirá investigação ao Ministério Público do tarifaço que atende “tão somente os interesses dos acionistas” da Copel. A petista ba-teu duro no tucano ao afirmar que ele faz “politicagem” com as vítimas das enchentes no Paraná. Agora, na boca da noite, Gleisi se diz inconformada com o reajuste de 32,4% na tarifa de energia da Copel.

vernador Beto Richa (PSDB), mesmo estando em Ponta Grossa, onde participou da inauguração do Moinho de Trigo, não compareceu para assistir a posse de Blum que com a vinda do governador pautou boa parte da impren-sa regional. De avião, Richa partiu para outros compro-missos em Foz do Iguaçu.

Carambeí | Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Da Redação

PDV é aprovado pela Câmara;projeto segue para sansão

O PDV terá validade até 2017. Projeto foi analisado em única discussão à pedido do Executivo. | Foto: Arquivo.

Mesmo com duas abstenções dos ve-readores (servido-

res) Bauke De Geus (DEM) e Anderson Ventura (PROS), que são impedidos de legis-lar em causa própria, pelo Regimento Interno (RI), a Câ-mara Municipal de Carambeí aprovou essa semana, em único turno, o projeto de lei substitutivo que implanta no ambiente do Poder Executivo Municipal o Programa de De-missão Voluntaria (PDV) para os servidores municipais. Agora, a matéria segue para a sansão do prefeito Osmar Blum (DEM).

De acordo com a redação, o presente projeto de lei “ob-jetiva a reestruturação da administração pública, bem como também conceder maiores benefícios e incenti-vos aquele servidor público efetivo que não tem preten-são de continuar no cargo de pessoal da municipalidade, podendo assim angariar e traçar novos objetivos profis-sionais em sua vida”.

A redação recebeu pela Co-missão de Justiça e Redação, formada pelos vereadores Inácio Povaz Filho (DEM), Jussara Tonon (PTN) e Eli-sângela Pedroso (PRP), duas emendas. A emenda aditiva regulamenta o formulário de adesão, padronizado, onde o servidor declara sua opção, em caráter irrevogável, de se desligar do serviço público, e que de forma cronológica será publicada no Diário Ofi-cial do Município.

Outo ponto previsto pela nova redação, é que as par-celas serão pagas imediata-mente à assinatura do ter-mo de demissão voluntária, sendo que o prazo entre a primeira e a subsequente será de 30 dias. Além disso, o mesmo artigo prevê um mecanismo no caso do mu-nicípio não cumprir com o pagamento. “[...] em relação às parcelas, o servidor, sendo de seu interesse, será readmi-tido no cargo e lotação que

estava anteriormente à aderir ao programa”, frisa o mesmo artigo, ao acrescentar em um novo inciso que “sendo ad-mitido, o servidor não será obrigado a restituir qualquer parcela porventura recebida”.

Com relação à emenda su-pressiva, também adicionada pelos vereadores, o texto in-clui todos os servidores den-tro do período de dois anos de estabilidade para aquisi-ção do beneficio de aposen-tadoria, bem como já tenha requerido a mesma. Apenas estão excluídos da possibili-dade em aderir ao programa os servidores que estejam em estágio probatório.

Neste caso, a lei garante a administração municipal ava-liação da saída do servidor, com base nos termos pre-vistos pela lei onde só será acorda a saída do vereador no caso de não representar grave comprometimento ao serviço público, “podendo ser negado, pelo chefe do Poder Executivo, sempre prezando pelo principio da impessoali-

dade e também da suprema-cia do interesse público sobre o particular”, ressalta.

O vereador Ilson Caninana (PSC) parabenizou o Executi-vo Municipal pela elaboração do projeto, visto que muitos servidores estão esperando essa oportunidade. “Isso é muito bom para os funcio-nários que não querem mais trabalhar na Prefeitura, e tem outros objetivos profissionais, mas não querem abrir mão de seus direitos”, ressaltou.

A vereadora Elisângela Pe-droso (PRP) destacou que o projeto foi amplamente de-batido com a classe, através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sind-Serv). “É um programa vo-luntario, o servidor só adere se quiser”, assinalou a verea-dora, ao solicitar que o pre-feito sancione o projeto sem vetar nenhuma das emendas elaboradas pela Comissão de Justiça e Redação. “É uma forma do Executivo demons-trar o seu respeito pelos ser-vidores”, diz.

PUBLICIDADE4 Carambeí |sexta-feira, 13 de junho de 2014

PUBLICIDADE 5Carambeí | sexta-feira, 13 de junho de 2014

COTIDIANO6

Agência EstadualDa Redação

Da Redação

Os prejuízos causados pelas chuvas no Pa-raná foram estima-

dos em R$ 500 milhões. Este valor consta no levantamento preliminar apresentado aos conselheiros da Coordena-doria Estadual de Proteção e Defesa Civil durante reunião nesta quarta-feira no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Segundo o chefe da Casa Militar e coordenador esta-dual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, o balanço inicial leva em con-ta relatórios feitos pelos pró-prios municípios e cadastra-dos no Sistema Estadual de Defesa Civil para que sejam analisados individualmente.

Castilho disse que as cida-des têm 10 dias para relatar as perdas causadas pelas chuvas e o valor total dos prejuízos deverá ser muito maior. “Sem dúvidas, pela nossa experiência e pela gravidade deste desastre, os prejuízos devem passar de R$ 1 bilhão”, disse. Muitos es-tragos só poderão ser avalia-dos após a água baixar.

Os órgãos estaduais tam-bém devem contabilizar os danos, principalmente na área de infraestrutura rodo-viária, saneamento e energia. “Pedimos apoio de todas as secretarias envolvidas para dar agilidade no orçamento”, disse o coronel.

Em todo Paraná, até o mo-mento, são 131 municípios em situação de emergência. O número de pessoas afeta-das chegou a 492 mil e as ci-dades estão sendo atendidas pelo Governo do Estado des-de as primeiras ocorrências, com serviços emergenciais, como atendimento sanitário, de saúde, segurança e resga-te.

Enquanto os efeitos das chuvas não cessam, toda a estrutura do Governo do Es-tado está mobilizada para a campanha de doação de do-nativos.

Uma carreta baú carregada com frangos perdeu o con-trole e saiu da pista, por vol-ta das 2h, da madrugada da última terça-feira - no trecho 307 da PR151, em Caram-beí, próximo a ‘Roda Verde’, sentido Ponta Grossa. Apesar do susto, o motorista sofreu apenas ferimentos leves e foi encaminhado para um hos-pital da região.

No último final de semana, nove vacas morreram eletro-cutadas na região de Santa Cândida durante tempesta-de que atingiu a região. Se-gundo informações, o vento e chuva derrubaram postes da rede elétrica sobre os ani-mais.

Na região do Areião, cerca de 4 quilômetros de Caram-

Vários setores da socieda-de estão se mobilizando em apoio ao poder público para arrecadar donativos para as vítimas das enchentes que atingiram boa parte do es-tado. Em Carambeí, o ponto de arrecadação é o Posto de Bombeiros Comunitário. A supervisora do PBC –soldado Tatiana Mokfianski Doin todo o material doado será envia-do às famílias dos municípios que estão em situação de emergência.

Em Carambeí, os Bombeiros e a Defesa Civil iniciam nesta segunda-feira (09) uma cam-panha para arrecadar doa-ções de colchões, coberto-res, roupas de cama, fraldas, água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cestas bá-sicas que deverão ser entre-gues no Posto de Bombeiros Comunitários de Carambeí.

O telefone para mais infor-mações é o 3231-4819 ou 199. De acordo com o bole-tim da Defesa Civil divulgado às 11h30 desta segunda-fei-ra, chega a 55.659 o núme-

Um empresário teve o veículo VW Parati ano 2001/ Geração III, cor prata, placas CSY 8771, tomada em assalto. De acordo com ele, o assalto ocorreu na tarde do último sábado, por volta das 18H, na Rua das Orquídeas, no Bairro Novo Hori-zonte. “Estava na casa da minha mãe, quando a gente saía para fazer compras. Colocamos o cinto de segurança, quan-do dois homens, armados com revólveres, de caras limpas, abriram as portas do carro e pegaram os nossos celulares e as chaves do veículo”, relatou.

Os criminosos seguiram pela Avenida do Ouro, segundo re-latou uma das vítimas. Câmeras de Segurança de dois estabe-lecimentos comerciais na Avenida dos Pioneiros flagraram a passagem do veículo minutos após o assalto sentido a região de Catanduvas. A Polícia Militar foi acionada, realizou patru-lhamento pela região, porém sem êxito. Quem tiver informa-ções sobre o veículo pode entrar em contato pelo telefone 190 da PM.

Governo estima prejuízo de R$ 500 milhões

Carreta sai da pista e tomba na PR-151

Vento e chuva causam prejuízos

Empresário sofre assalto

Carambeí | Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Caminhão saiu de Joaquim Távora e seguia para o Rio Grande do Sul. | Foto: Gleydson Carlos.

Rádio Pioneira Fm fez a entrega de donativos arrecada-dos através de uma campanha. | Foto: Gleydson Carlos.

Ao CORREIO, ele disse que perdeu o controle num mo-mento de descuido. “Quando vi, já tinha perdido o contro-le”, relatou o motorista que saiu de Joaquim Távora (PR) e seguia para o Rio Grande do Sul. O trânsito não está inter-rompido neste trecho, mas o caminhão somente foi remo-vido do local no dia seguinte.

beí, ventos de aproxima-damente 80 km/h e chuva provocaram estragos numa propriedade rural. Um bar-racão teve parte do telhado arrancando. “O vento arran-cou a estrutura que é de me-tal, caindo sobre os equipa-mentos e maquinários. Um prejuízo de pouco mais de R$ 60 mil”, contou a proprie-tária Márcia Los Kuipers.

ro de pessoas atingidas, em 131 municípios paranaenses. Em todo o Estado, 7.530 pessoas ficaram desalojadas e 2.436 estão desabrigadas. Segundo o levantamento, 2.286 pessoas permanecem em abrigos. Nove pessoas já morreram.

Solidariedade

A Rádio Pioneira FM de Ca-rambeí destinou parte de sua arrecadação da Campanha do Agasalho 2014 para aju-dar famílias de outras regiões do estado, vítimas das en-chentes. Segundo o diretor da emissora, Jean Cezar de Oliveira, a demanda atendi-da pela campanha da rádio não era essa, “mas, hoje es-sas famílias que perderam suas coisas com as enchentes precisam mais”, destacou ele, ao acrescentar que entre as doações entregues aos Bom-beiros Comunitários estão roupas, calçados, cobertores, entre outros. Quem tiver do-ações pode entrar em conta-to com a rádio pelo telefone 3231 4860.

GERAL 7

Da redação

Carambeí | Sexta-feira, 13 de junho de 2014

O Município de Ca-rambeí atingiu 100% da imunização do

rebanho local contra a Febre Aftosa para bovinos e buba-linos. A campanha paranaen-se encerrou-se no último dia 31 de maio. A informação foi comemorada, Carlos Alberto de Oliveira responsável pela unidade ADAPAR - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná no município. “A cam-panha de vacinação do mês de maio atinge bovinos de 0 a 24 meses sendo que a do mês de novembro atinge todo o rebanho do Estado”, ressaltou.

A campanha de vacinação do mês de maio atingiu bo-vinos de 0 a 24 meses sendo que a do mês de novembro atingirá todo o rebanho pa-ranaense.

Segundo Carlos a campa-nha foi bem sucedida graças a dedicação dos produtores, entidades, como Cooperativa Batavo e seus colaboradores. “Em especial, a dedicação do Sr Matheus, da farmácia ve-terinária Batavo – Superviso-res Regionais Audrey – Tales – Elcio - ADAPAR Ponta Grossa – Rosney Luiz Ribeiro, secre-tário municipal de Desenvol-vimento”, destacou.

A bacia leiteira da Região dos Campos Gerais é con-siderada a melhor do Brasil por instituições de pesquisa e associações nacionais do setor. Também é responsável pela produção de milhões de

leite atendendo o mercado nacional e indústrias de alto padrão internacional. Caram-beí se destaca historicamente pela excelente bacia leiteira onde está inserida e pela alta genética do plantel bovino holandês justificando assim a meta atingida da campanha.

A vacinação é obrigató-ria por lei e corresponde ao meio mais eficaz na preven-ção e erradicação da febre aftosa no estado, doença in-fecciosa que provoca prejuí-zos econômicos ao produtor, ao município e ao Estado em função de restrições à com-pra de carnes no comércio internacional.

Atualmente, o Paraná e ou-tros 14 estados brasileiros – além do Distrito Federal e da região Centro-Sul do Pará – são considerados pela Or-ganização Mundial de Saú-de Animal (OIE) áreas livres da doença com a aplicação de vacina. “Seria importante conquistar um novo padrão de reconhecimento interna-cional. É um desafio por ser um projeto de longo prazo,

mas é preciso dar o primei-ro passo”, avaliou Norberto Ortigara, secretário estaduall da Agricultura e do Abaste-cimento e presidente do Co-nesa.

O secretário explica que, de alto poder de difusão, o ví-rus da febre aftosa é a gran-de causa de embargos entre países. “Aqueles que são li-vres da doença estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regi-ões com aftosa, o que gera efeitos negativos sobre a pe-cuária e à economia do País, com graves consequências sociais”, disse.

ADAPAR – A unidade Ca-rambeí esta localizado no CAC – Centro de Atendimen-to ao Cidadão, na Avenida do Ouro Branco nº 208. Lá a população encontra: 387ª Junta de Serviço Militar, agência de Defesa Agrope-cuária do Paraná, Agencia do Trabalhador, Instituto de Identificação, Emater, Depar-tamento de Extensão Rural e Departamento de Turismo.

Município imuniza 100% do rebanho contra Aftosa

Elcio e Carlos da ADAPAR. | Foto: Divulgação

SOCIAL8 Nicinha [email protected]

Carambeí | Sexta-feira, 13 de junho de 2014

Eternos na-morados o casal Regi-na e Ademir Fagundes em evento do Rotary Carambeí

Aniversário de Haylla Pagani-ni filha de Grasielle dos Santos e Antony Paganini.

Nil Dogado com esposa Gisele. Ele comemora idade nova fim de sema-na.

Supermercado Rickli realizou com sucesso curso de culinária as clientes. Na foto, o supervisor Marcos; Nilton (gerente) e sua esposa Vanessa com o técnico Reinaldo Perez e seu assis-tente .

A bela Kelly Povaz Bie-sek comemora idade nova hoje. Felicidades!

Parabéns a Bruna Teixeira, que com-pletou aninhos no último dia 09.

ENLA

CE#

MA

TRIM

ON

IAL

SUAS FOTOS E VÍDEOS VIRAM NOTÍCIAS!

Mande um WhatsApp (42) 9937 9077

O casamento de Josiel e Esteffany realizado dia 07.