Correio Carambeiense

8
CARAMBEÍ, 22 DE NOVEMBRO DE 2013 | EDIÇÃO XLII | ANO I * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler. BATAVO REÚNE ASSOCIADOS em noite especial A Cooperativa Agroindustrial promoveu uma noite fes- tiva entre associados, colaboradores e familiares, no Pavilhão de Exposição Frísia, em Carambeí. O evento contou com a apresentação do cantor e instrumentista Emerson Nogueira para um público de mais de 1.400 pessoas. O ponto alto da noite foi à entrega de troféus alusivos aos 30 associados que completaram 25, 30, 35, 40 e 45 anos de cooperativismo em 2013. De acordo com o presidente, Renato Greidanus, que também foi homenageado este ano, o reconhecimento do trabalho e comprometimento dos sócios é algo que deve ser comemorado e prestigiado. “Se hoje temos um agronegócio de sucesso nos Campos Gerais e no Para- ná, isso se deve ao cooperativismo levado à sério, com muito profissionalismo e dedicação ”, registra o presi- dente, com seus 35 anos de associativismo Batavo. Após a entrega dos troféus, foi servido um jantar especial aos convidados. Na ocasião, duas novidades foram apresentadas aos convidados: a remodelação da marca Frísia. E a segun- da, o lançamento interno de uma nova marca de trigo, a ser apresentada em abril de 2014, quando será inau- gurado o ‘Moinho de Trigo’, em Ponta Grossa. Fruto da intercooperação das cooperativas Batavo, Castrolanda e Capal.

description

Edição 44

Transcript of Correio Carambeiense

CARAMBEÍ, 22 DE NOVEMBRO DE 2013 | EDIÇÃO XLII | ANO I * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS

Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler.

BATAVO REÚNE ASSOCIADOS em noite especial

A Cooperativa Agroindustrial promoveu uma noite fes-tiva entre associados, colaboradores e familiares, no Pavilhão de Exposição Frísia, em Carambeí. O evento contou com a apresentação do cantor e instrumentista Emerson Nogueira para um público de mais de 1.400 pessoas. O ponto alto da noite foi à entrega de troféus alusivos aos 30 associados que completaram 25, 30, 35, 40 e 45 anos de cooperativismo em 2013. De acordo com o presidente, Renato Greidanus, que também foi homenageado este ano, o reconhecimento do trabalho e comprometimento dos sócios é algo que deve ser comemorado e prestigiado. “Se hoje temos um agronegócio de sucesso nos Campos Gerais e no Para-ná, isso se deve ao cooperativismo levado à sério, com muito profissionalismo e dedicação ”, registra o presi-dente, com seus 35 anos de associativismo Batavo. Após a entrega dos troféus, foi servido um jantar especial aos convidados.Na ocasião, duas novidades foram apresentadas aos convidados: a remodelação da marca Frísia. E a segun-da, o lançamento interno de uma nova marca de trigo, a ser apresentada em abril de 2014, quando será inau-gurado o ‘Moinho de Trigo’, em Ponta Grossa. Fruto da intercooperação das cooperativas Batavo, Castrolanda e Capal.

02 OPINIÃO

Dando continuidade nas recordações desse time querido, o qual tanto nos

orgulha enchendo nosso cora-ção de prazer e alegria. Conta-nos o jogador Eugênio Zadra que jogou durante seis anos no Batavo, que foi o melhor time de todos os tempos.

Que havia uma amizade muito boa, uma troca de experiências entre os companheiros, um tem-po muito bom da sua vida que ficou guardado em seu coração. Já o jogador Bóia nos conta com muita emoção em sua voz, que recordar esses tempos o enche de nostalgia, e que havia entre os jogadores muita cumplicida-de e confraternização.

O jogador Coruja nos fala que além de saudades de um tempo bom da sua vida, lembra muito de seu irmão Pinhão que era um jogador inteligente, bom la-teral e cabeceador . Pessoa cal-ma passava tranqüilidade a seus companheiros.

No último dia 20 de no-vembro, o país celebrou o Dia da Consciência

Negra, data que ocorreu a mor-te do Zumbi dos Palmares. Além de uma homenagem, a memória busca promover nos brasileiros a reflexão sobre a desigualdade racial, a intolerância, e o precon-ceito ainda existente em nossa sociedade. Em nossa região, o índice de mortes violentas contra negros é considerado baixo, em comparação, por exemplo, com o estado de Alagoas. Lá os dados revelam que além das caracterís-ticas socioeconômicas - escola-ridade, gênero, idade e estado civil –, a cor da pele da vítima, quando preta ou parda, aumen-ta a probabilidade de homicí-dio. Apesar de salutar, as ações

CRÔNICA | por Edi Raquel Bueno

Muita lama!

EDITORIAL | [email protected] NA MIRA | envie sugestão [email protected]

SERVIÇOS | OBITUÁRIOS

TEMPO | 22/11

Recordando... Batavo Esporte Club e o Garrincha

A Consciência Negra

Abaixo segue uma foto do jo-gador Bill, com o craque Garrin-cha, em 1979, ocasião do aniver-sário de 25 anos da Cooperativa Central, quando teve como atra-ção o jogo dos times Batavo e Milionário de São Paulo.

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simples-mente Garrincha foi um futebo-lista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas per-nas tortas.

Nasceu em 28 de outubro de 1933 em Magé. Faleceu em 20 de janeiro de 1983 no Rio de janeiro. É considerado o maior jogador de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. Foi um dos heróis da Copa do Mundo de 1958 e principalmente da Copa de 1962 quando após a contu-são de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro.

A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas pala-

legislativas como a implantação de dispositivos legais, que en-durecem as penas para o crime racial, ou as leis que promovem acessão, como a criação de co-tas em universidades e concur-sos públicos, não são suficientes para acabar com a desigualdade racial. Os avanços existem, como a criação da lei que obriga a in-serção de matérias no curriculum das escolas do ensino médio e fundamental sobre a cultura e a história Afro-brasileira, que pro-porciona aos nossos estudantes a reflexão sobre a importância do negro na formação da cultura do país. Entretanto, muito mais que ações do governo, cabe a cada um de nós combater qualquer tipo de discriminação. Afinal, o preconceito racial existe, e muitas

vras do poeta, Carlos Drumond de Andrade, numa crônica pu-blicada no Jornal do Brasil no dia 21 de janeiro de 1983 um dia após a morte do genial Garrin-cha.

“Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbi-dos de zombar de tudo e de to-dos nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirando do estonteante Garrincha a fa-culdade de perceber sua con-dição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a subli-mar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há ou-tro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que alimente o sonho”.

E aqui encerro com a pergun-ta:- Houve outro que alimentas-se esse sonho?

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora

Rienk Jacobi - 80 anos - Aposentado - Sepultamento dia 16/11/2013.

Máx. 23ºCMín. 14ºC

vezes, está mascarado num olhar desconfiado, e até mesmo numa vaga de emprego recusada. Em Carambeí, uma terra formada por várias etnias, infelizmente, é possivel verificar essa realida-de de exclusão social. É preciso com muita urgência acabar com essas “diferenças” sociais, e essa mudança começa no âmbito da educação de qualidade para todos, brancos, negros, pardos, mulatos. É a educação que muda o mundo de qualquer ser huma-no, seja ele negro ou branco. Só quando essas questões forem resolvidas é que teremos uma sociedade realmente justa para todos os brasileiros, sejam estes brancos ou negros!

O leitor José Ricardo Oliveira é morador da Rua No-gueira, no Bairro AFCB. Segundo ele, a empresa que presta serviços para a Sanepar começou a implantação da rede de esgoto, mas até o fechamento desta edi-ção, as obras estavam abandonadas. “Nesta semana ninguém trabalhou aqui. Desde o feriado do dia 15, os funcionários não apareceram mais. A situação é crítica, nem de casa estamos conseguindo sair”, reclamou. Fica à dica para o orgão responsável!

03PODER

‘Pestana’ diz que vai deixar secretaria

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, Luiz Carlos da Silva Gomes, o ‘Pes-

tana’, confirmou que deixará a partir de dezembro a as-sessoria especial da secretaria de Saúde. Ele fez um balanço destes onze meses de admi-nistração do prefeito Osmar Blum (DEM) dentro da pasta, e revelou o motivo de sua sa-ída.

Pestana é do PR, partido da base do governo Blum. Ele já ocupou outros cargos em ad-ministrações anteriores como diretor, assessor e secretário. Confira um trecho da entre-vista:

Qual o balanço que o se-nhor faz de seu trabalho na Saúde?

Quando assumimos a secre-taria juntamente com o secre-tário [Mário José Avais] não tínhamos conhecimento da parte técnica da Saúde. Nós viemos fazer gestão. Uma das nossas preocupações era a reclamação em cima dos fun-cionários. Nisso, a gente fez uma avaliação, e, constatamos que existia sim, funcionários que não colaboraram. Mas boa parte estava preocupada. Compramos um ônibus novo para o transporte dos pacien-tes para Curitiba. Implantamos vários programas na Odonto-logia. Preocupamo-nos hoje em ter um diretor técnico e um clínico, que infelizmente isso não acontecia aqui no posto. Isso se chama gestão! Acredito que eu tenha feito o melhor possível, não apenas como político, mas também como cidadão. Quero colo-car também, a preocupação de alguns políticos das vezes que tive que me ausentar do posto, mas eu tenho isso registrado. Como tenho mi-nhas atividades fora, quando não estou aqui é totalmente

Da redação

| Pestana é do PR, partido da base alia-da ao prefeito Osmar

Blum (DEM).

Deputado estadual

O racha do PR

PROS não, talvez PSDC!

Inauguração

Dia 13 é Feriado municipal

Se Pestana vai deixar mesmo a secretaria de Saúde apenas por conta de seus negócios, não há como saber. Mas de fato, ele tem planos mais altos que a política local. Ele disse que poderá concorrer a uma vaga de deputado estadu-

A saída de Pestana do atual partido já era esperada. Assim como o racha interno do PR - partido que parte é aliado ao governo, e outra não se opõe -, pode ser considerado um resquício ain-da das eleições de 2012, ou melhor, das escolhas que o prefeito Osmar Blum (DEM) fez para ocupar cargos do primeiro e segun-do escalão de seu governo. De lá para cá, está insustentável o relacionamento de quem está dentro com quem ficou de fora.

Nesta sexta-feira (22), ocorre a inauguração da Central de Va-lorização de Materiais Recicláveis (ler matéria pág.6). A soleni-dade contará com a participação das Prefeituras, das associa-ções/cooperativas, Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Instituto Lixo e Cidadania, Movimento Nacional de Catadores, Procuradora Regional do Trabalho Margaret Matos de Car-valho e o Procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente e dos deputados federal Alex Canziane e estadual Plauto Miró Guimarães. Na oportunida-de ocorrerá a Reunião Regional do Fórum Lixo e Cidadania.

Dia 13 de dezembro é feriado municipal. O projeto que institui novamente a data como feriado municipal em co-memoração ao aniversário da cidade foi aprovado por una-nimidade pela Câmara de Vereadores neste mês. Espera-se, agora, a sansão do prefeito Osmar Blum (DEM). Caso o prefeito não o faça, passado o prazo, o presidente da Casa pode promulgar a lei que já terá validade para este ano.

Oficialmente, Pestana pre-feriu manter sob sigilo para qual sigla pretende migrar, caso ocorra a possibilidade. Disse apenas que já recebeu convites, e que se trata de uma nova legenda. Vejamos então: não há a menor chan-ce dele ir para o PROS, visto que apesar de novo na cida-de, o partido é a nova opção

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

al nas eleições de 2014. Para isso, cogita, inclusive, a saída de sua atual legenda, o Parti-do da República (PR). “Talvez para representar esse seg-mento pecuarista da região”, apontou. “Não é certo, mas pode acontecer”, disse ele.

descontado. Aqueles que se preocupam se eu estou sen-do remunerado, então, tenho minha folha de pagamento.

O senhor pretende deixar a assessoria da secretaria de Saúde?

Eu já tinha conversado com o prefeito Osmar [Blum] e avisei que ficaria até outu-bro. Apesar disso, estou com minha carta de exoneração pronta, onde coloco minha decisão. Mas nada disso afe-tará a questão política, nem a mim e a meu partido. Eu re-almente vou sair, mas saio de cabeça erguida. Eu acho que estou fazendo um bom traba-lho, espero, e, acredito que o secretário vai dar continuida-de. E também não sei quem vai me substituir, até porque compete somente ao prefeito indicar, mas não acredito que isso ocorra agora porque o município está fazendo eco-nomia. O prefeito disse que iria fazer um corte de pessoal, mas isso não tem nada a ver com minha saída. Eu pretendo seguir com os meus negócios na área da pecuária.

Deixa o governo em con-flito com alguém?

Discussões existem. Entre eu e o chefe de Gabinete [Márcio Taques] a gente teve discus-

sões, mas não de ofensa um para o outro. São de pensa-mentos e ideias diferentes. Ele tem uma linha de pensar, e eu tenho outra, mas a gente sen-tou e conversou. Nada contra, muito pelo contrário, Márcio sempre tem meu respeito. Eu apenas acho que poderia ser diferente, poderia dialogar mais. Eu acho que um go-verno tem que dialogar, tem que ouvir. Nós somos vidraça! Temos que estar preparados para levar ‘bordoada’, saben-do que hoje você pode fazer tudo, e mesmo assim levará críticas. Tem que estar psico-logicamente preparado para enfrentar isso. Uma hora você é aplaudido, outra vaiado.

A comunidade inteira sa-bia que eu tinha pretensões nas ultimas eleições, mas eu deixei porque acreditava, e acredito, na administração do Osmar. Acredito que é um ‘guri’ novo, que vem sem ma-lícia, sem maldade. Eu quero deixar muito claro: ele pode contar comigo! Você nunca pode fechar as portas. Essa é a política moderna.

O senhor tinha autono-mia no cargo?

Eu tinha! A maneira que os médicos me receberam me agradou muito. O secretá-rio Marinho sempre teve um respeito por mim, as decisões administrativas que eu toma-va, ele nunca se posicionou contra. Então, a minha saída é simplesmente pela ques-tão profissional. Posso voltar? Posso sim! O futuro a Deus pertence. Vou sair no próxi-mo mês, como disse, a minha carta está pronta e entrego ao prefeito.

Em sua opinião, o que fal-ta na Saúde?

Um pouco de compreensão da comunidade. Muitas vezes colocamos que o atendimen-to é demorado. Nós temos que falar de Carambeí, mas a nível federal a Saúde é pre-cária, e demorada. Você pode ver, que em Carambeí não há demora. Quando uma pessoa fica na fila uma hora, eles ficam

revoltados, mas existe uma di-ferença: eles são atendidos. A nossa cidade não sabe o que é urgência e emergên-cia. Nós temos plantonistas, mas não existe um plantão. Os caras estão fazendo clinica geral. Porque se eles fossem trabalhar como plantonistas, iriam atender as crianças com

febre urgência e emergên-cia. Quando chega uma pes-soa aqui, independente, se ele está com febre ou não, é atendida. Mas, existem muitos projetos que estão no papel para ser concretizados. Não falta vontade do prefeito Os-mar. Precisamos ter paciência.

do vereador Anderson Ven-tura; com quem, digamos, há certo distanciamento. De outro lado, a expectativa é grande para que ele, e outros filiados ao PR de dentro da Prefeitura, se filiem ao PSDC, partido que está sendo estru-turado pelo ex-tucano e dire-tor municipal de Segurança Pública, Antônio Joel Coza.

“Uma hora você é aplaudido, outra vaiado”, Luiz Carlos da Silva Gomes, o ‘Pestana’ sobre as críti-cas. | Foto: Gleydson Carlos.

04 GERALCARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

05CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

06 COTIDIANO

Curva registra quarto acidente neste ano

Central de reciclagem será inaugurada hoje

Da redação

|A sinalização im-plantada pela CCR, não diminuiu a inci-dência de acidentes na curva, próxima ao viaduto que dá aces-

so à Carambeí

O último sábado (16) foi de mais um aci-dente registrado no

km 308 da PR151, na perigo-sa curva próximo ao viaduto que dá acesso à Carambeí. Um caminhão carregado com plumas de algodão saiu da pista, invadiu o acostamento, e bateu contra a proteção de concreto. Apesar do susto, o motorista, que não teve o nome divulgado, saiu ileso. Boa parte da carga ficou es-parramada na pista, deixando lento o tráfego de veículos. A ocorrência foi atendida pela equipe da Policia Rodoviá-ria Estadual (PRE), Corpo de Bombeiros Comunitário de Carambeí, e pelos socorristas da Concessionária RodoNorte.

Esse é o quarto acidente re-gistrado em 2013, na mesma curva. O primeiro caso deste ano ocorreu com uma car-reta que também carregava plumas de algodão. Jenilson Alck, de 34 anos, motorista do

A partir desta sexta-feira (22), o município de Caram-beí se torna a sede da Cen-tral de Valorização de Mate-riais Recicláveis dos Campos Gerais. O prédio erguido no Boqueirão, que abrigaria o Centro de Tratamento de Re-síduos Sólidos (CTR), agora será polo dos Campos Gerais

Volvo com placas de Estação (Rio Grande do Sul), conduzia o caminhão que tinha como destino a cidade de Parana-guá. Ao tombar, a carga se desprendeu da carreta e des-lizou por quase 100 metros na pista, se incendiando logo em seguida. Os Agentes do Corpo de Bombeiros Comu-nitário de Carambeí (ADCs) foram chamados para com-bater o incêndio. O caminhão, contudo, permaneceu em pé.

O segundo acidente aconte-ceu em julho. O motorista da carreta, com placas de Bento Gonçalves (RS), Nélson Tiro-ne Junior, dormiu ao volante e acordou somente no mo-mento que o caminhão estava com as rodas para cima. Ele saiu com o caminhão de Ava-ré (SP) e tinha como destino a

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Conselheiros são empossados Os novos membros do Conselho Tutelar foram empossa-

dos na última terça-feira (19), durante solenidade no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na ocasião, An-tonio Marcos Valenga Almeida, Crisleine do Rocio Gottwald, Eleandro Benedito Santos Teixeira, Karine Aparecida dos San-tos Machado, Telma Eloiza Roberto e o suplente Lucas Mar-condes, foram diplomados para o mandato de 2013 a 2016.

O evento contou ainda com a presença da comunidade em geral, assessores e secretários da Prefeitura Municipal, além dos vereadores Inácio Povaz Filho (DEM), Ilson Caninana (PSC); Para compor a mesa das autoridades, a vereadora Eli-sangela Pedroso (PRP), representando o Legislativo Municipal; o vice-prefeito Bart Janssen (PMDB), e a secretária de Assis-tência Social, Maria de Fátima Povaz, representando o Exe-cutivo Municipal; além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriane Silveira.

O Conselho Tutelar é um importante instrumento da socieda-de em defesa das Leis que protegem e amparam as crianças e adolescentes, é o guardião do Estatuto da Criança e Ado-lescente e também o órgão Municipal responsável por fazer valer os direitos das crianças e adolescentes de Carambeí.

Caminhão carregado com plumas de algodão saiu da pista. Somente em 2013, o local já registrou quatro acidentes. | Fotos: Divulgação.

cidade de Farroupilha (RS). A carga era de café, tinha 28 to-neladas e foi saqueada após o tombamento pelos moradores próximos ao local do acidente.

Em novembro, outro cami-nhão, desta vez, carregado com óleo vegetal tombou às margens da PR-151. O mo-torista Emerson Cardoso, 29, saiu ileso do acidente. Parte da carga vazou e escorreu para o arroio que deságua na Bacia de São João, que abastece Carambeí, no entanto, o abas-tecimento não foi afetado.

A reportagem tentou ou-vir a CCR RodoNorte so-bre a série de acidentes, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

para a comercialização de materiais recicláveis, reunin-do as associações e coopera-tivas de catadores da região.

A secretária de Meio Am-biente, Aline Teixeira Valler ex-plica que o município garantiu para 2014 uma emenda par-lamentar que será investida

na CVMR – Central de Valori-zação de Materiais Recicláveis dos Campos Gerais com sede em Carambeí. Neste mesmo local a COOPAM – Coopera-tiva Ambiental de Carambeí atuará triando o material re-ciclável proveniente da coleta seletiva do município, efetua-da pela própria Cooperativa.

A construção que vai abrigar os trabalhos da COOPAM de Carambeí e da CVMR – Cen-tral de Valorização de Mate-riais Recicláveis dos Campos Gerais, possui 2.127,06 metros quadrados, mais 169,85 me-tros quadrados de mezanino e mais 200 metros de pátio de compostagem na área externa.

07GERAL

Alunos celebram semana da ‘Consciência Negra’

Não perca o prazo de matrículas

Da redação

| As atividades encerram-se

nesta sexta-feira (22).

No último dia 20 de no-vembro, foi celebrado o ‘Dia Nacional da

Consciência Negra’ no Brasil. Nesta data, supostamente o Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em 1695. A passagem propõe uma re-flexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Em janeiro deste ano, a lei federal que dá obrigatorieda-de aos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, a inclusão de ensino sobre a história e a cultura Afro-Bra-sileira, completou 10 anos. Ela foi instituída em 2003, e inclui no curriculum escolar a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacio-nal, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas so-cial, econômica e política per-tinentes à História do Brasil.

Para cumprir esse objetivo, é que a direção e a equipe multidisciplinar do Colégio Estadual Carlos Ventura orga-nizaram a semana da cons-ciência negra que contem-pla apresentações culturais, capoeira (Grupo Munzenza), palestras, exposições artísti-cas, apresentação do Hino da África em três línguas: Shosa, Sesoto e Zulu que compõe as etnias africanas; além da peça de teatro que é uma adap-tação do espetáculo ‘Afri-cas’, do ator Lázaro Ramos.

A semana começou com a palestra ministrada pelo pro-fessor Carlos Souza, que teve como tema central o ‘Racismo’. As atividades seguem até sex-ta-feira (22), com a exposição fotográfica ‘Beleza em Preto e Branco’; imagens feitas pelos próprios alunos contrastando brancos e negros, e coorde-nada pela professora de Artes Genise Mara. Na disciplina de Sociologia, ministrada pela

Encerra-se hoje (22) o prazo para os alunos que vão ingres-sar nas sétimas, oitavas e nonos anos do ensino médio na rede estadual façam as suas matriculas ou rematrículas

para o ano letivo de 2014. Nesta fase, os pais ou responsá-veis precisam verificar o cadastro do aluno, principalmente, se a família mudou de endereço neste período. Caso seja neces-sário, os dados poderão ser atualizados com um fatura de luz.

Em seguida, de 2 a 6 de dezembro, o cronograma aten-de os alunos da rede municipal (5º ano) que vão ingressar na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano que vão en-trar na 1ª série do ensino médio. O mesmo caso vale tam-bém para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.

E finalmente, de 9 a 13 de dezembro o prazo é para os alunos que não estão na rede estadual, mas que preten-dem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série.

No Paraná, para melhorar a qualidade de vida e rendimen-to escolar, foi criado o Sistema de Georreferenciamento no Paraná. O sistema da Secretaria de Estado da Educação con-siste em encaminhar os alunos da rede pública à escola es-tadual mais próxima de sua residência. Esse mapeamento de escolas e residências é realizado através da conta de energia elétrica, sendo que os postes de luz são georreferenciados.

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

O professor Carlos Souza abriu as atividades da semana da ‘Consciência Negra’ com uma palestra sobre ‘Racismo’. | Foto: Divulgação.

professora Suzimary Macha-do, os alunos pesquisaram e produziram também uma exposição sobre os comple-xos negros brasileiros com traços da cultura africana. “Eles escolheram o Bairro do Pelourinho e (RJ), Caminho dos Orixás em Petrópolis (RJ), Festival de Reggae em Curitiba (PR), Capoeira, e a Festa de Iemanjá”, comen-

tou a professora, ao destacar a construção de um mural ilustra-tivo com a pesquisa dos alunos.

Para a sexta-feira (22), último dia do evento, a coordenado-ra da equipe multidisciplinar, professora Edna Brito Janssen está organizando uma expo-sição sobre o Egito, e a expo-sição de Bonecas Abayomis.

Já na rede municipal, as matriculas estão ocorrendo des-de o mês passado para o maternal, e turmas dos primei-ros anos; que inclui o Ensino Integral na Escola Theresa Seifart, no Jardim Brasília. Segundos e terceiros anos do en-sino fundamental. Até o dia 22, estão abertas vagas para crianças do pré 1 e 2, além de novas turmas do berçá-rio para os Centros Municipal de Educação Infantil (CMI´s).

Georreferenciamento

Rede Municipal

08 VARIEDADES

[email protected]

Pompeo

Na semana passada, ocorreu a premiação da IV Maratona Intelectual tradicionalmente promovida pelo Rotary Club de Carambeí. As provas foram aplicadas em outubro, reunindo 54 alunos do quinto ano da rede pública e particular do município. Confira a classificação dos alunos: 4º lugar: Cassio Rafael Sviercoski (Escola Fátima Augusta Bosa); 3º Joanna Crist Bueno (Escola Theresa Seifarth); 2º Heloisa de Rooy (Escola Evangélica), premio entregue das mãos de Antonio Vieira a diretora Izabel Sgarbossa; e 1º Camila de Oli-veira Taques (Escola Elo Sagrado), que recebeu o prêmio das mãos da professora e da presidente do Rotary de Carambeí, Marli Menarim. Todos receberam um tablet como premiação. | Fotos: Edson Baby.

Nesta semana, quem recebe os parabéns pela passagem do seu aniversário, é a cronista Edi Raquel Bueno. Na foto, com o esposo.

Casamento de Rafael e Bruna realizado no último dia 16. Os convida-dos foram recep-cionados no Clube Social de Carambeí. | Foto: Baby.

Abrilhantando essa coluna, Simone, Lurdes e Carolina Marcondes.

Wilma Esser faz aniversário. Felicidades!

Elisabete Nascimento recebeu muitos cumpri-mentos pela passagem de seu aniversário!

Ana Carolina Schoem-baecler comemorou seus 15 anos, com uma linda festa à fantasia!

Durante essa semana, os alunos da Escola Evangélica realizaram a primeira ‘Mostra Cultural de Artes’. Conforme a professora de Artes, Melissa Pereira, o objetivo é mostrar ao público o que é desen-volvido dentro da disciplina. “Muitos veem Artes como uma aula de desenho apenas. Mas a disciplina é como as outras. Possui estudos técnicos”, expli-ca a docente. Entre as temáticas estão: arte egípcia, semana nacional de artes modernas, abstracio-nismo, arte africana, pintura rupestre, desenhos com lápis e em telas, releitura de imagens e o pontilhismo. “Os trabalhos foram realizados em salas de aula, com todos os alunos da escola, do 6º ao 9º ano. São trabalhos dos quatro bimestres deste ano”, explicou Melissa.As fotos da cobertura do evento estão disponíveis no endereço www.facebook.com/clickca-rambeí

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 22 DE NOVEMBRO DE 2013

MOSTRA CULTURAL