Correio do Norte - Edição 655

12
Quinta-Feira 15 de Novembro de 2012 Ano XIII - Nº 655 R$ 2,00 Estagiários de Santo Antônio da Platina continuam com salário atrasado Projeto de coleta seletiva é implantado em Santana do Itararé REGIONAL A Associação dos Agentes Ambi- entais de Santana do Itararé (ASA- GASI), está em funcionamento há três meses. São nove associados que tra- balham na separação dos recicláveis 4 Os 26 estagiários da educação de Santo Antônio da Platina continuam esperando o pagamento do salário referente ao mês de setembro.Na semana passada, a reportagem do jornal Correio do Norte entrou em contato com o chefe de gabinete Joel Marciano Rauber, que garantiu que os salários seriam pagos dia 15 de novembro. Os estagiários, preocupados com a situação resolveram procurar na tarde dessa terça-feira,13, o Ministério do Trabalho para obter algumas informações. Página 5 Organização Terapêutica completa seis meses em Siqueira Campos LOCAL 5 De olho na reeleição, Richa fará reforma no secretariado POLÍTICA 3 O governador Beto Richa (PSDB) con- vocou ontem uma reunião com todo o se- cretariado para fazer um balanço de sua gestão e para iniciar o planejamento de 2013. Ribeirão do Pinhal realiza Campeonato de Ginástica Artística ESPORTES 6 O campeonato paranaense de ginásti- ca artística para iniciantes realizado em Ribeirão do Pinhal no sábado, 10, reuniu atletas participantes do projeto "Escola de Talentos". Paraguaio é detido com mais de 3 kg de cocaína POLICIAL 7 Fone: (43) 3571-3240

description

Correio do Norte - Edição 655

Transcript of Correio do Norte - Edição 655

Page 1: Correio do Norte - Edição 655

Quinta-Feira 15 de Novembro de 2012 Ano XIII - Nº 655 R$ 2,00

Estagiários de Santo Antônio da Platinacontinuam com salário atrasado

Projeto de coletaseletiva é

implantado emSantana do Itararé

REGIONAL

A Associação dos Agentes Ambi-entais de Santana do Itararé (ASA-GASI), está em funcionamento há trêsmeses. São nove associados que tra-balham na separação dos recicláveis

4

Os 26 estagiários da educação de Santo Antônio da Plat ina continuam esperando o pagamento do salário referente ao mês desetembro.Na semana passada, a reportagem do jornal Correio do Norte entrou em contato com o chefe de gabinete Joel MarcianoRauber, que garantiu que os salários seriam pagos dia 15 de novembro. Os estagiários, preocupados com a situação resolveramprocurar na tarde dessa terça-feira,13, o Ministério do Trabalho para obter algumas informações. Página 5

Organização Terapêuticacompleta seis meses em

Siqueira Campos

LOCAL

5

De olho na reeleição,Richa fará reforma no

secretariado

POLÍTICA

3

O governador Beto Richa (PSDB) con-vocou ontem uma reunião com todo o se-cretariado para fazer um balanço de suagestão e para iniciar o planejamento de2013.

Ribeirão do Pinhalrealiza Campeonato de

Ginástica Artística

ESPORTES

6

O campeonato paranaense de ginásti-ca artística para iniciantes realizado emRibeirão do Pinhal no sábado, 10, reuniuatletas participantes do projeto "Escola deTalentos".

Paraguaio é detido commais de 3 kg de cocaína

POLICIAL

7

Fone: (43) 3571-3240

Page 2: Correio do Norte - Edição 655

2 QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama,Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina,Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá,Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. TelêmacoBorba, Ibaú e Reserva.S

IQU

EIR

A C

AM

PO

S -

RUA

DOS

EXPE

DICI

ONÁR

IOS,

1525

- (4

3) 3

571-

3646

Corre

iodo

norte

@co

rreio

dono

rtesc

.com

-si

te w

ww.c

orre

iodo

norte

sc.c

omT

EL

ÊM

AC

O B

OR

BA

- A

V. H

ORÁC

IO, 7

79 -

SALA

4 - G

ALER

IA P

UPO

-CE

NTRO

/F

ax: (

42) 3

272-

1598

ocor

reio

tb@

gmai

l.com

DIRETORIA

EDITORESBetty Gois, Isaele Machado, RegianeRomão, Camila Consulin, Emilia Kuster,Bruno Rafael.

Colunista: Gênesis Machado.

GERENTE DE NEGÓCIOS:Gilberto Alves Martins

ELIZABETE GOISDiretora Geral

CIRCULAÇÃO:

Trágico e CômicoPor Isa Preta

REVOLTA DA COMÉDIA

Parece que um dos temas do momento , p r inc ipa l -mente na in te rne t , tem a ver com uma cer ta “ revo l tahumorís t ica” . Tudo porque Raf inha Bastos, que fez s imuma p iada in fe l iz com a cantora Wanessa Camargo eseu f i lho em rede nac ional (pe la Tv Bandei rantes, daqual fo i demi t ido) se mostra orgulhoso do que d isse eoutros humor is tas aprovei tam da repercussão do casoaté hoje.

Pr imeiro, é bem verdade que a l iberdade de expres-são, prev is ta na Const i tu ição, dá d i re i to a qualquer pes-soa fa la r o que qu iser. Porém, c la ro , quem usa essapoderosa ferramenta tem de saber que a le i ex is te paraproteger, no caso, os te lespectadores. Quem se sent i ro fend ido , tem s im d i re i to de en t ra r na Jus t i ça , comofez a cantora e deve ganhar.

Não há nenhuma “perseguição” cont ra os humor is -tas. Pode-se d iscut i r um cer to exagero da TV Bandei rantes, mas o fa to é que Raf i -nha Bastos apenas vai ser responsabi l izado por aqui lo que d isse. Por mais que setrate de um prof iss ional ta lentoso e engraçado, a le i deve valer para todos.

Não cabe a comparação com assass inos , ma f iosos e po l í t i cos co r rup tos quealguns ins is tem em fazer na in ternet . Um erro não pode just i f icar o outro. A l iberda-de de imprensa serve para ser ut i l izada com responsabi l idade e respei to . O humo-r ismo, como todos os outros segmentos, tem de se enquadrar n isso.

Proclamação da RepúblicaRainer Sousa

O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e aascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações ondevisualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano jávivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas onde a opção republicana dava seusprimeiros sinais. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845)foi a última a levantar-se contra a monarquia.

Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafei-cultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafei-cultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma novaforma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguaise aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a cam-panha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico.Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacio-nal às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II.Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam amão-de-obra escrava.

Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membrosda elite agro-exportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentaçãopolítica pode ser ainda explicada com as conseqüências de duas leis que merecem destaque.Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipode força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dosgrandes proprietários de terra.

O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, osrepublicanos se organizaram em um partido e publicaram suas idéias no Manifesto Republica-no. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e,pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra apresença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu oúltimo suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam apresença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições dasociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país enaquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II emreconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente paraque o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse oMinistério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir so-mente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente paradissolver o gabinete imperial e proclamar a República.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamaçãocivil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Aocontrário do que aparentou, a proclamação foi conseqüência de um governo que não maispossuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conformesalientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assis-tiu tudo de forma bestializada.

Page 3: Correio do Norte - Edição 655

3QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655 POLÍTICA

www.colunamisterx.com.br

De olho na reeleição,Richa fará reforma no

secretariadoMudanças devem ocorrer em janeiro e servirão para ampliar o espaço dos

partidos aliados no governo. Objetivo é garantir apoios para 2014De CuritibaDaniela Neves

O governador Beto Richa(PSDB) convocou ontem uma reu-nião com todo o secretariado parafazer um balanço de sua gestão epara iniciar o planejamento de2013. Será a primeira reuniãoapós as eleições municipais, comsinalizações de que haverá umareforma nos primeiro e segundoescalão da administração estadu-al.

É esperado que Richa absor-va na administração estadual al-guns nomes da atual gestão daprefeitura de Curitiba, derrotadana eleição. E também que dê umespaço maior para o PMDB, PP,PSD e PV em busca de um apoiomaior para a sucessão estadualde 2014, quando o governadordeve concorrer à reeleição. Ou-tro partido que está no radar dogovernador é o PSC, do deputa-do federal Ratinho Júnior. Mas aaliança com Ratinho ainda estásendo costurada.

As mudanças no secretariadosó devem ocorrer em janeiro, poiso PMDB deve escolher sua novadireção estadual em 15 de dezem-bro. Somente após os peemede-bistas definirem sua nova direção,é que Richa deve discutir nomesdo partido para o primeiro esca-

lão.O principal empecilho para a

ampliação do espaço peemedebis-ta no governo Richa seria a vitó-ria do senador Roberto Requião,desafeto do governador, na elei-ção interna. Na última segunda-feira, 12 deputados estaduais dopartido se reuniram com o ex-go-vernador Orlando Pessuti, o se-nador Sérgio Souza e o deputado

Albari Rosa

Richa: reunião do secretariado fará balanço dos dois primeiros anos de gestão

federal Osmar Serraglio. O intuitofoi tentar aglutinar duas das trêsalas do partido, a que está maispróxima de Richa e a encabeça-da por Pessuti, para impedir queRequião assuma o partido.

Caso a articulação anti-Re-quião dê certo, comenta-se nosbastidores que o PMDB ganhariamais duas secretarias, além dapasta do Trabalho, ocupada hoje

pelo deputado estadual Luiz Cláu-dio Romanelli. Mas a informaçãoé desmentida pelos peemedebis-tas. "Isso é uma coisa estapafúr-dia, não há nenhuma negociaçãopara ficar com secretarias. A rela-ção do PMDB com o governo nãoé fisiológica, é programática, fun-dada em princípios", rebateu Ro-manelli, atualmente licenciado docargo de secretário.

CONTAS DE 2006Chegou as contas do prefeito Luiz Antonio referente ao ano de

2006, O Tribunal de Contas despachou através do relator Aragãode Mattos Leão que pedido a reprovação das contas do prefeitode Siqueira Campos. O presidente da Câmara, o Vereador Ce-zão, já despachou para a comissão analisar o processo e paraque o prefeito faça a sua defesa. Mas ninguém acredita que oprocesso seja votado esse ano, os vereadores argumentam quenão haverá tempo hábil para isso.

NA DISPUTAA presidência da Câmara de Siqueira Campos continua inde-

finida, na verdade não é possível fazer um palpite de quem será opresidente já que a oposição tem quatro votos e estão fazendo ojogo político, ou seja, vão deixar a decisão para o último momen-to. O vereador eleito Marquinho da Dismasiq (PSC) é o que maistem corrido atrás dos votos para a presidência. Lembrando que opresidente ganha R$ 1000,00 a mais que os outros vereadores,ou seja, ganha R$ 4.500,00 e ainda tem o direito de nomear maisduas pessoas de sua confiança.

NEGOCIAÇÃOCorre nos bastidores que o prefeito eleito, o Bí, está negoci-

ando e tentando trazer o médico Antonelly, ele foi candidato aprefeito de Ibaiti nas ultimas eleições mas não se elegeu e porconta disso pode dar expediente em Siqueira Campos. Ele seria osegundo profissional de Ibaiti que pode compor a administraçãoBi e Germano, o outro já especulado é o Wilian Borges que virãopara tomar conta da santa Casa de Misericórdia de Siqueira Cam-pos.

MAIS ESPECULAÇÕESEssa semana correu pelas ruas mais alguns nomes de secre-

tários, ou seja, estão sendo sondados outros nomes além dos jáanunciados. Um deles é o do professor de Karatê ,o Batya, que éprofissional da área do esporte, segundo informações ele foi "es-peculando" para assumir a secretaria de esporte, outro que ga-nha força no meio é o médico veterinário, Helinho (Filho do Hélioda Casa de Frango) ele pode assumir a secretária de saúde deSiqueira Campos.

DEMISSÕESAs demissões continuam, ou seja, o prefeito Luiz Antonio está

demitindo os cargos comissionados, começou na segunda -feira ea promessa que todos sejam exonerados até o dia 30 de novem-bro. Serão poucos os cargos que ficaram até 31 de dezembro2012.

ACOMPANHANDOO governador Beto Richa abriu nesta quarta-feira (14/11) o

Gabinete de Gestão e Informação (GGI). A solução inovadorapermite integrar dados de todas as secretarias de Estado para omonitoramento de resultados da administração. A sala informatiza-da fica no Palácio Iguaçu e Richa pode acompanhar em temporeal o desenvolvimento das ações e realizações nas diversasáreas de governo.

MAIS DINHEIRO DA SAÚDEO Governo do Estado prevê R$ 390 milhões a mais para a

área da saúde no ano que vem. A informação foi dada pelo secre-tário estadual da Saúde em exercício, René José Moreira dosSantos, na abertura do Congresso de Secretarias Municipais deSaúde. "Orçamento digno para a saúde demonstra a prioridadeque o governo do Paraná dá a essa área", afirmou Santos.

PEDIDOS DE FALÊNCIAS AUMENTAMO número de empresas que pediram falência em todo o país

aumentou de 135, em setembro, para 152, em outubro, aponta apesquisa mensal da empresa de consultoria Serasa Experian. Oíndice também é maior do que o de outubro do ano passado,quando foram registrados 131 pedidos. O segmento de micro epequenas empresas foi o que teve maior número de requerimen-tos (82), seguido pelas médias (45) e grandes empresas (25).

"A política é quase tão exci-tante como a guerra e não me-nos perigosa. Na guerra a pes-

soa só pode ser morta umavez, mas na política diversas

vezes." Winston Churchill

Comércio vai ter que informar tributosnas notas fiscais ao consumidor, prevê

projeto que vai à sançãoDe acordo com o texto aprovado pelos deputados, o estabelecimento que

descumprir a norma estará sujeito à multa, apreensão do produto e até a interdiçãoDe Brasí l iaIolando Loureço

Os impostos incidentes so-bre produtos e serv iços terãoque ser discr iminados nas no-tas f iscais ou afixados em car-tazes em todos os estabeleci-mentos comercia is do país. Éo q u e p r e v ê p r o j e t o d e l e iaprovado ontem (13) pela Câ-mara dos Deputados, que se-guirá para sanção presidenci-al.

De autor ia do senador Re-

Mini-Rodízio

R$ 15,90

nan Calhei ros (PMDB-AL) , aproposta prevê a d ivu lgaçãodos va lores aprox imado dosimpostos cor respondentes àtota l idade dos t r ibutos fede-ra is , estaduais e munic ipa is ,cuja inc idência contr ibui paraa formação dos preços de ven-da.

Pelo projeto, a apuração dovalor dos t r ibutos deverá serfe i ta em re lação a cada mer-cadoria ou serviço, separada-mente, inclusive nas hipótesesde regimes jur ídicos tr ibutár i -

os diferenciados dos respecti-vos fabr icantes, vare j is tas eprestadores de serviços.

D e a c o r d o c o m o t e x t oaprovado pelos deputados, oestabelecimento que descum-pr i r a norma estará su je i to àmulta, apreensão do produto eaté a in terd ição, to ta l ou par-c ia l , de estabelec imento, deobra ou de at iv idade.

Deverão ser discr iminadosnas notas fiscais tributos comoo Imposto sobre Circulação deM e r c a d o r i a s e S e r v i ç o s

( ICMS), Imposto sobre Serv i -ç o s d e Q u a l q u e r N a t u r e z a(ISS), Imposto sobre ProdutosIndustrial izados (IPI), Impostosobre Operações de Crédi to ,Câmbio e Seguro, ou Relat i -vas a Títulos ou Valores Mobi-l iár ios ( IOF) e Imposto sobrea Renda e Proventos de Qual-quer Natureza ( IR) , ent re ou-tros.

Depois de sancionada, asempresas terão prazo de seismeses para se adequarem àsnovas regras.

Page 4: Correio do Norte - Edição 655

4 QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655GERAL

Coleta seletiva de lixo chegaem Santana do Itararé

De Siqueira CamposCamila Consulin

O município de Santanado Itararé conta agora como serviço de coleta de lixoreciclável. A Associaçãodos Agentes Ambientais deSantana do Itararé (ASA-GASI), está em funciona-mento há três meses. Sãonove associados que traba-lham na separação dos re-cicláveis.

De acordo com a asses-sora ambienta l Pr isc i l laMalaquias de Paulo, o pro-jeto ainda está em fase deestruturação. "Começamoshá apenas três meses, masjá fizemos diversos avan-ços", diz.

Anteriormente, os asso-ciados estavam trabalhan-do no lixão da cidade, emsituação precária, onde dis-putavam espaços com ani-mais, ficavam expostos àchuva, sol e doenças.

"Agora vivemos outrarealidade. O grupo traba-lha em um barracão, alu-gado pela prefeitura, comuniformes, equipamentos,

De acordo com a assessora ambiental Priscilla Malaquias de Paulo, oprojeto ainda está em fase de estruturação

MATRÍCULAS ABERTAS

São nove associados que trabalham na separação dos recicláveisrecebem alimentação e ain-da uma cesta básica men-sal", conta Priscilla.

Os lucros obtidos com avenda dos recicláveis sãodivididos igualmente entre

os associados. "A popula-ção santanense ainda nãopossue a conscientizaçãosobre a separação corretado l ixo. Queremos fazercom que os munícipes mu-

dem seus háb i tos , po isalém de ajudar os associa-dos, está colaborando como meio ambiente", finalizouPriscilla.

Saiba como colaborar

Separe seu lixo em doisrecipientes diferentes. Umpara os resíduos recicláveis(lixo seco) e outro para osresíduos orgânicos ( l ixomolhado).

Recicláveis: papel, pa-pelão, plástico, isopor, me-tais, alumínio, vidros e la-tas.

Resíduos orgânicos: res-tos de alimentos, cascasde frutas, borra de café,erva-mate, podas de jardim,papel carbono, papel de fax,papel vegetal, celofane, re-jeitos sanitários (papel hi-giênico, papel toalha, guar-danapo, lenços de papel,fraldas descartáveis, absor-ventes), mater ia is sujoscom gordura (papel engor-durado), etiqueta adesiva,fita crepe, tocos de cigar-ros e fotografias.

Os resíduos recicláveisdevem ser armazenadoslimpos e secos, em um úni-co recipiente (sacos plásti-cos, sacolas ou caixas depapelão). No caso de vi-dros, envolva-os com umjornal ou papel, antes dedepositá-los no recipiente.

A equipe de coleta irá re-colher os resíduos orgâni-cos as segundas, quartas esextas-feiras. As terças equintas-feiras serão recolhi-dos os resíduos recicláveis.

Médicos alertam paraproblemas de visão que

podem comprometeraprendizagem

Em crianças até 4 anos, um problema na visãopode ser percebidos pelos pais quando elas,

por exemplo, tropeçam muito em objetos

Divulgação

De Brasí l iaAl ine Leal

No Dia Nacional da Al-f a b e t i z a ç ã o , l e m b r a d oo n t e m ( 1 4 ) , m é d i c o saler tam os pais para quef iquem atentos aos pro-b lemas de v isão que po-dem comprometer o pro-cesso de aprendizagemdos f i lhos. Os problemasref ra t ivos, como a mio-p ia, a h ipermetropia e oast igmat ismo, estão en-tre os que podem ser de-tec tados fac i lmente emcr ianças em fase de a l -fabet ização.

Segundo o presidentedo Hospi ta l Of ta lmológi -co de Brasí l ia, CanrobertOl ivei ra, os pr imeiros s i -na is de que a v isão nãovai bem podem ser perce-b idos bem cedo . "Se éuma cr iança muito próxi-ma do nasc imento, qua-s e r e c é m - n a s c i d a , e l anão para os o lhos, nãofixa o olhar e pode ter atéum est rab ismo congêni -to" , expl ica.

E m c r i a n ç a s a t é 4anos, um problema na vi-são pode ser percebidospelos pais quando e las,po r exemp lo , t ropeçam

muito em objetos. Ol ivei-ra a ler ta a inda para umref lexo branco, chamadoolho de gato, que podeindicar um tumor mal ig-no.

O of ta lmologis ta res-sa l ta que os adul tos de-vem estar atentos aos si-n a i s . A q u e l e q u e n ã oestá vendo acaba sendohos t i l i zado e re je i tado ." É n e c e s s á r i o q u e o sprofessores tenham boaformação para que nãoc a s t i g u e m a s c r i a n ç a ssem antes fazer um bomexame. Às vezes, a cr i -ança não está enxergan-do, não está aprendendoe não está fazendo deve-res porque não enxerga.As cr ianças, mui tas ve-z e s , n ã o s a b e m q u e épossível enxergar melhorporque nasceram daque-le je i to" d iz .

O especia l is ta lembraa importância da preven-ção precoce e explica quea falta de correção até os7 anos, (idade até a qualhá o desenvolvimento davisão) pode atrapalhar apessoa na vida adulta. "Osseis pr imeiros anos sãofundamentais para qual-quer tratamento destinado

a melhorar a acuidade vi-sual. É preciso que as cri-anças sejam tratadas atéos 6 anos. Se tratarmosprecocemente uma crian-ça com miopia, astigma-t ismo, hipermetropia, eaté catarata, ela tem gran-de chance de desenvolvernormalmente a visão"

"Ao nascer, é fundamen-tal o teste do olhinho paraver i f icar se o bebê nãomostrou reflexo estranhoou estrabismo. Com 1 ano,é bom dar uma olhadinha,pois aí o médico pode de-tectar problemas funcio-na is . Em segu ida , pe loquinto ano de idade, quan-do a criança começa a sesalfabetizada, é importanterenovar o exame de vista"diz Canrobert Oliveira.

Ele destaca ainda a im-portância de cuidados coma exposição ao sol. "É fun-damental que os os paisdeem óculos escuros paraas crianças e as recolham[da exposição ao sol] emtorno das 10h". O médicoexplica que os olhos dascrianças são mais sensí-veis ao sol e que a expo-sição aos raios ultraviole-ta pode trazer danos à vi-são.

Page 5: Correio do Norte - Edição 655

5QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655 REGIONAL

D e S a n t o A n t ô n i o d a P l a t i n aReg iane Romão

Os 26 es tag iá r ios da edu-c a ç ã o d e S a n t o A n t ô n i o d aPla t ina cont inuam esperandoo pagamento do sa lá r io re fe -ren te ao mês de se tembro .

Na semana passada, a re -portagem do jornal Corre io doNor te ent rou em conta to como chefe de gabinete Joel Mar-c i a n o R a u b e r, q u e g a r a n t i uque os sa lá r ios ser iam pagosd ia 15 de novembro. Os es ta-g iá r i os , p reocupados com as i tuação reso lveram procurarna tarde dessa terça- fe i ra,13,o Min is tér io do Traba lho paraobter a lgumas in formações.

Su rp resos , e l es f o ram in -f o rmados que po r se r um ó r -gão púb l i co não cabe ao M i -n i s t é r i o do T raba lho cob ra ra lguma pos i ção re fe ren te aopagamento de sa lá r io . Sendoass im , se a p re fe i t u ra reso l -ve r não paga r o sa lá r i o doses tag iá r i os o ó rgão não po -derá tomar nem uma providen-cia.

Inconformados, os es tag i -

O salário referente ao mês de setembro ainda não foi pago e os estagiários estão impacientes.Segundo o presidente da Câmara o salário deverá ser pago na próxima semana

Câmara de Vereadores de SAP votaráprojeto para pagamento dos estagiários

Divulgação

Presidente da Câmara baixou uma portaria convocando os vereadores para reuniãoextraordinária

á r i os p rocu ra ram a p re fe i t aAna Mar ia Vicente GuimarãesPombo e o che fe de gab ine teJ o e l M a r c i a n o R a u b e r, m a sf o r a m i n f o r m a d o s q u e e l e snão os receber iam.

Eles disseram que não sai-r iam da recepção da prefe i tu-ra enquanto não fossem aten-d idos . A sec re tá r ia en t rou nog a b i n e t e e a p ó s c o n v e r s a rcom os che fes do execu t i voin fo rmou aos es tag iá r ios quee les dever iam procurar a Câ-mara de Vereadores .

Eles foram até lá e conver-sa ram com um ve reador, quegaran t iu que o leg is la t i vo to -mar ia uma prov idenc ia .

Em entrevista exclusiva aoj o r n a l C o r r e i o d o N o r t e , opres iden te da Câmara de Ve-r e a d o r e s A n t ô n i o C é s a r d eC a m a r g o , o C e s i n h a , d i s s eque o p ro je to que p revê a l i -be ração da ve rba pa ra o pa -gamen to dos es tag iá r i os sóchegou na Câmara de Verea-dores na úl t ima sexta-fe i ra, 9,às 16h 55min. Além disso, fa l -t a v a a l g u m a s i n f o r m a ç õ e spara que o leg is la t i vo pudes-

se co locar em pau ta para vo-tação. Essas in fo rmações fo -ram repassadas na tarde des-

Conheça um pouco sobre aatividade física "Pilates"

sa terça- fe i ra ,13.Com isso , o p res idente da

casa baixou uma portar ia nes-

s a q u a r t a - f e i r a , 1 4 , c o n v o -c a n d o o s v e r e a d o r e s p a r areuniões ext raord inár ias para

a v o t a ç ã o e x c l u s i v a d e s s epro je to.

Essas reun iões se rão re -a l i zadas te r ça e qua r ta - f e i r ada p róx ima semana . Com aap rovação , a p re fe i t u ra t e ráa ve rba l i be rada pa ra o pa -gamento dos estag iár ios .

C e s i n h a e x p l i c o u o q u eexecut ivo t inha c iênc ia desdejunho de 2012 que essa ve r -ba i r i a f a l t a r, e segundo e le ,não tomaram providencia nemuma. "E les sab iam que a ver -ba fa l t a r i a , mas não encami -nha ram a documen tação an -tes para que a Câmara não t i -v e s s e t e m p o d e v o t a r . M a snós não vamos de i xa r os es -t ag iá r i os sem recebe r " , de -c la rou .

O p res iden te da Câmarad i sse a inda que os ve reado -res f icam muito t r istes quandoe s s a s c o i s a s a c o n t e c e m ."Ma is uma vez , a p re fe i t u raqu i s j oga r a responsab i l i da -de em c ima da Câmara , masnós trabalhamos com transpa-rênc ia e t udo que fazemos ép e l o b e m d o s p l a t i n e n s e s " ,desabafou Ces inha.

Método trabalha corpo, mente e alma vem conquistandoadeptos. Indicado para pessoas de todas as idades o

Pilates traz vários benefícios para quem praticaArquivo Pessoal

De Santo Antônio da PlatinaRegiane Romão

A fisioterapeuta Karen Karo-l ine Alves Couto, de Santo An-tônio da Platina esclarece algu-mas dúvidas sobre Pilates, essaat iv idade f ís ica que vem con-qu i s tando adep tos cada d iamais.

Correio do Norte - O queé Pilates?

Karen Karoline - Exercíci-os para o corpo, a mente e aalma. Método cr iado pelo ale-mão Joseph Pi lates na décadade 1920 para melhorar a f lexi-bi l idade, consciência corporal,equilíbrio e força sem hipertro-f ia muscular (aumento de mas-sa). O criador acreditava que oest i lo de vida moderno era umdos causadores dos problemasde saúde, através de estudosde vár ias discipl inas at lét icasele criou o método que recebeuseu nome, ele vem se apr imo-rando com o decorrer dos anos.

Correio do Norte - Quaismúsculos que essa atividade fí-sica trabalha?

Karen Karoline - O métodoPilates trabalha o corpo de umafo rma g loba l , vá r i os g ruposmusculares ao mesmo tempo"quando ele fortalece um grupomuscular ao mesmo tempo alon-ga outro" é o exercíc io maiscompleto que temos hoje em dia,t rabalha força, coordenação,respiração, concentração, f lui-dez de movimento, alongamen-to e flexibilidade ao mesmo tem-po em que o aluno vai relaxan-do ao decorrer da aula.

Correio do Norte - Há al-gum t ipo de contra- indicaçãonessa atividade física?

Karen Karoline - É um mé-todo saudável e completo, nãotendo contra- indicações. Ele é

Fisioterapeuta mostra exercício feito durante aulas de Pilates

ind icado para qualquer fa ixaetár ia e em qualquer nível decondicionamento físico.

Correio do Norte - Gestan-tes podem praticar Pilates?

Karen Karoline - É muitoimportante gestantes praticaremo método já que ajuda no forta-lecimento do assoalho pélvicopara a hora do parto e tambémprevenindo possíveis incont i -nênc ias ur inár ias , p repara ocorpo da gestante para as alte-rações posturais (mudança docentro de gravidade e aumentoda lordose lombar), fortaleci-mento dos membros superiores(braços) para amamentação etodo o trabalho exigido com of i lho, melhora a circulação e acapacidade respiratória, promo-vendo f lex ib i l idade e re laxa-mento para a fu tura mamãe,preparando o corpo para antes,durante e no pós parto também.A gestante só poderá começara prática após os três primeirosmeses de gestação e depois doparto poderá retornar após ostrês primeiros meses de vida dobebê. (Sempre orientada peloobstetra).

Correio do Norte - A part irde quando os resultados come-çam a ser visíveis?

K a r e n K a r o l i n e - C o m oqualquer atividade física os re-sultados serão visíveis com maisou menos três meses, mas no Pi-lates você poderá começar anotar as diferenças com um mêsde prát ica. "Com 10 sessõesvocê perceberá a diferença, com20 sessões os outros irão per-ceber a diferença e com 30 ses-sões você ter um novo corpo."(Joseph Pilates)

Correio do Norte - Pilatespode ser usado também para aperda de peso?

Karen Karoline - Apesar deser considerada uma atividadeaeróbica o método não é utiliza-do para perda de peso deveráser associada à reeducação ali-mentar com uma caminhada oubicicleta.

Correio do Norte - Qual éo profissional mais indicado paramonitorar essa atividade física?

Karen Karoline - O instru-tor de Pi lates deverá ser umprofissional da área de Fisiote-rapia ou Educação Física.

Organização Terapêuticacompleta seis meses em

Siqueira Campos

Organização Terapêutica Celeiro de Cristo

De Siquei ra CamposIsaele Machado

A Organização Terapêut icaCelei ro de Cr isto está insta la-d a e m S i q u e i r a C a m p o s h áseis meses, tem como objet ivot raba lhar na recuperação depessoas v i t ima das drogas. OF u n d a d o r d a O N G - P a s t o rLu iz Corde i ro exp l i ca que ost raba lhos são rea l i zados deacordo com a Bíb l ia SagradaPro tes tan te . " Deus nos de i -xou um manual para que pos-s a m o s s e g u i r e u s u f r u i r d euma vida digna, este manual éa pa lav ra de Deus , a t r avésdela é possível transformar vi-das" , destacou.

Esse t raba lho já vem sen-do rea l izado a mais de quat roanos pelo pastor e com a gran-de demanda de pessoas quenecess i tam desse me io para

r e c u p e r a ç ã o , L u i z C o r d e i r odecid iu v iabi l izar uma cháca-ra em Siquei ra Campos com oapo io da pre fe i tu ra munic ipa lque paga o aluguel, água e luzdo imóvel onde f icam os inter-nos . De acordo com o pas to ros obreiros arrecadam de por-ta em por ta os mant imentos ,roupas e a té mesmo move is .Durante esse se is meses quea o r g a n i z a ç ã o e s t á a b e r t a ,aprox imadamente 100 pesso-as passaram pela chácara.

A organ ização não possu irenda, por tan to quem qu iserestar colaborando com a inst i -tu ição pode entrar em contatocom o Pas to r Lu i z Corde i rope lo te le fone (43) 9680 2607ou i r a té a chácara que es táloca l izada na Turma Dez.

Dependência F ís icaCons is te na necess idade

sempre presente , a n íve l f i s i -

o lóg ico , o que to rna imposs í -ve l a suspensão brusca dasdrogas. Essa suspensão acar-r e t a r i a a c h a m a d a c r i s e d a"abs t inênc ia" . A dependênc iafísica é o resultado da adapta-ç ã o d oo r g a n i s m o , i n d e p e n d e n t e d avon tade do ind iv íduo . A de -pendênc ia f í s ica e a to le rân-c i a podem man i f es ta rem-seiso ladamente ou assoc iadas ,s o m a n d o - s e à d e p e n d ê n c i aps ico lóg ica . A suspensão dadroga provoca múl t ip las a l te -rações somáticas, causando adramát ica s i tuação do "de l i -r ium tremens".

Is to s ign i f i ca que o corpon ã o s u p o r t a a s í n d r o m e d aabst inência entrando em esta-do de pân ico . Sob os e fe i tosf ís icos da droga, o organismonão tem um bom desenvo lv i -mento.

Page 6: Correio do Norte - Edição 655

6 QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655ESPORTES

O evento foi divido em duas partes, a disputa por duplas classificadas em três níveis e o Festival deIniciantes para crianças de 8 a 11 anos que pela 1ª vez participaram de uma competição

Ribeirão do Pinhal realiza CampeonatoParanaense de Ginástica Artística

De Ribeirão do PinhalPrisci la Dutra

O campeonato paranaensede ginást ica ar t ís t ica para in i -c iantes real izado em Ribei rãodo Pinhal no sábado, 10, reu-n iu a t l e tas pa r t i c i pan tes dopro jeto "Escola de Talentos" ,representada pelas at le tas deTelêmaco Borba, Jacarez inhoe da anfitriã Ribeirão do Pinhal,do Cent ro de Excelênc ia emGinástica (Cegin) de Curit iba ePonta Grossa, e do Centro detre inamentos da Univers idadeFedera l do Paraná (UFPR).

O evento foi divido em duaspar tes, a d isputa por duplas,classificadas em três níveis e oFest ival de Iniciantes para cr i-anças de 8 a 11 anos que pela1ª vez pa r t i c ipa ram de umacompet ição. As duplas forams o r t e a d a s a l e a t o r i a m e n t e ecada atleta apresentava indivi-dualmente a coreograf ia def i -n ida pela Federação Parana-ense de Ginástica (FPRG) paracada n íve l e notas da dup laeram somadas para formar aclassificação.

No nível A classificou-se em1º lugar a at leta Gabriela Cas-t ro de Ponta Grossa. Como o

número de competidores no ní-ve l A era ímpar a at le ta , pe losorte io, teve que compet i r so-z inha e teve sua nota dobra-da. No níve l B a dupla que a l -cançou o 1º lugar fo i Andr ie l iCanani e Jos iane Santos daUFPR. No níve l C Yan Car losPagliano da UFPR e EmanoelaSi lvér io do Cegin at ing i ram amaior nota. Ribeirão do Pinhal,Jacarezinho e Cegin de Curi t i -ba part ic iparam do Fest ival deIniciantes.

A pres idente da FPRG Vi-cé l ia F lorenzano esteve pre-sente no evento e fa lou sobrea impor tânc ia do evento serreal izado em Ribei rão do Pi -nhal que embora se ja uma c i -dade com cerca de 13 mi l ha-bitantes se empenhou em rece-be r o even to . "Es te t i po deevento acontec ia somente emCur i t iba, a rea l ização em Ri-bei rão do Pinhal é uma buscada federação de levar a ginás-t ica para o interior do estado et ivemos total apoio do prefei toDartagnan Cal ixto Fraiz quan-do se propôs a trazer o eventopara c idade".

Escola de TalentosAlém de Ribeirão do Pinhal

o projeto Escola de Talentos já

Campeãs do nível A

está presente em mais 7 muni-c íp ios do Paraná, que são Te-lêmaco Borba , Jaca rez inho ,F r a n c i s c o B e l t r ã o , P i t a n g a ,I r a t i , C a s c a v e l e To l e d o . Opro jeto, que func iona at ravésde uma parcer ia ent re os mu-n ic íp ios, Governo do Estado,Federação Paranaense de Gi-nást ica e Movimento L iveWri -

ght , tem por ob je t ivo fo rmaratletas de alto nível e prepara-das para d isputar as o l impía-das de 2020.

O municíp io é responsávelpela estrutura para espaço detre inamento e pelos t re inado-res. Os parceiros fornecem osaparelhos, uni formes e cursospara v iab i l izar os t re inos. V i -

cé l ia F lorenzano, fa lou da im-portância do projeto. "O objeti-vo é dar opor tun idade às cr i -anças de acesso à g inást icaart íst ica, dissimi lar o conheci-mento, mot ivar técnicos a t ra-balhar com a g inást ica. O es-porte contr ibui de forma muitoimportante na formação do c i -dadão e dá opor tunidades às

nossas crianças paranaenses".O Movimento Live Wright é

uma organização sem f ins lu-crativos que capta cerca de 1%do imposto de renda de empre-sas pr ivadas para invest i r noespor te. Onze empresas con-t r ibuem para Escola de Talen-tos de Ginást ica Ar t ís t ica doParaná.

Ney Franco confirma estreiade Ganso contra Náutico,

domingo, no Morumbi

Divulgação

Técnico do São Paulo diz que meia precisacomeçar a ganhar ritmo de jogo para 2013 e

deverá entrar durante a partidaNilton Fukuda

Agência EstadoDe São Paulo

O técnico Ney Franco confirmounesta terça-feira, em entrevista ao siteoficial do São Paulo, que Paulo Hen-rique Ganso deverá entrar em cam-po diante do Náutico, domingo, noMorumbi, para fazer a sua estreia coma camisa tricolor.

"Temos uma grande expectativacom o Ganso no São Paulo, especi-almente para 2013. Mas ritmo de jogosó se ganha atuando e o estou le-vando para isso. É um grande joga-

Ney Franco dará início à 'era Ganso'dor, que está superando uma fasedifícil e que no domingo começa a re-tomar sua carreira", comentou o trei-nador.

De acordo com o texto publicadono site do clube, Ganso não será titu-lar contra o Náutico, mas entrará du-rante a partida. O jogador ainda nãotem condições de atuar durante os90 minutos e fará um jogo-treino nes-ta quinta, no CT, para readquirir rit-mo de jogo.

O São Paulo, que baixou o pre-ço dos ingressos para a partida dedomingo, espera casa cheia no Mo-

rumbi. Se o estádio receber mais de54 mil pessoas, será o melhor públi-co do Brasileirão 2012, marca quenão será mais superada, uma vezque nenhum outro estádio tem capa-cidade para receber tanta gente.

"Tenho certeza que os são-pau-linos irão encher o estádio, empurraro time e prestigiar a estreia do Gan-so. A torcida tem sido o nosso diferen-cial nestes últimos jogos e confiamosque isso irá se repetir contra o Náuti-co, quando podemos selar a nossavaga na Libertadores", destacou odiretor de futebol Adalberto Baptista.

Page 7: Correio do Norte - Edição 655

7QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655 POLICIAL

Paraguaio é detido com mais de3 kg de cocaína em JacarezinhoDe Jacarez inhoPor ta l JNN

A Po l í c i a Rodov iá r i a Fe -de ra l (PRF) , du ran te a ope -ração D i v i sa No r te I I , r ea l i -zada no en t roncamen to dasBRs-153 e 369 nas praças depedág io de Jaca rez inho , l o -c a l i z a r a m p o u c o d e p o i s d auma ho ra da madrugada deho je , no f undo fa l so da ba -gagem de um passage i ro pa-ragua io , 3kg e 400 g ramasde cocaína, d iv id idas em c in-co tabletes.

O ôn ibus da v i ação Gar -c i a , onde o pa ragua io es ta -va , f az ia a l i nha Mar ingá aoR io de Jane i ro . O acusadoque a lega te r 17 anos , nãopossu ía documen tos e es ta -v a c o m u m a i d e n t i d a d e d eout ro homem com o nome deSerg io Ruben Me lga re jo Lo -pez , 18 anos .

E le que d i z mora r na c i -d a d e p a r a g u a i a d e M i n g aGuazu , a legou a inda que a

O animal estava com uma pata quebrada, acolhido em uma casa

Lobo guará, de aproximadamente dois meses,natural da Serra do Mar, foi resgatado na

manhã desta terça-feira

Filhote de lobo Guará éresgatado na Região

Metropolitana de Curitiba

De CuritibaDAS AGÊNCIAS

Um filhote de lobo guará, deaproximadamente dois meses,natural da Serra do Mar, foi res-gatado na manhã desta terça-feira (13), por policiais do Ba-talhão de Polícia Militar Ambien-tal (BPMA), no bairro Atuba, emPinhais, Região Metropolitanade Curitiba (RMC). O animal es-tava com uma pata quebrada,acolhido em uma casa.

Um homem encontrou o f i-lhote em Cerro Azul, também naRMC, na noite de segunda-fei-

ra (12). Conforme relatou aospoliciais ele passava pela BR-116, e percebeu aglomeraçãode crianças na margem de umrio. Ao se aproximar, encontrouem um saco o f i lhote ferido euma loba adulta, provavelmen-te a mãe, morta. "Pessoas queestavam no local teriam afirma-do que os animais foram ape-dre jados" , expl ica o tenenteJoão Waldemar Serpa Burger,comandante do 1.º Pelotão doBPMA.

O homem levou o bicho paracasa e aviou o batalhão. "Nãopudemos buscar o animal pois o

Centro de Triagem de AnimaisSilvestres (Cetas) funciona no ho-rário do expediente", comentouSerpa. O homem foi orientadopara que mantivesse o filhote en-rolado em um pano dentro de umacaixa. Pela manhã o filhote foi le-vado ao Cetas.

O oficial alerta a quem encon-trar animais silvestres, que nãotente pegá-los, e acione o maisrápido possível o BPMA no tele-fone 0800-643-0304. "Iremos fa-zer a triagem inicial para que asinstruções necessárias sejam da-das e em seguida nos desloca-mos para fazer a captura".

Divulgação

Droga encontrada em fundo falso de mala

Droga estava em fundo falso de mala e seria levada para o Rio de Janeiro

d roga fo i r eceb ida em Gua í -r a e g a n h a r i a R $ 1 , 5 p a r at ranspo r ta r a té o R io de Ja -

ne i ro . Como a i den t i dade dojovem não pod ia se r con f i r -mada at ravés de documentos

e não fo i comprovado que ad roga rea lmen te f o i adqu i r i -da no l ado b ras i l e i ro , e le fo i

encaminhado para a sede daPol íc ia Federa l em Londr ina,o n d e s e r á e s c l a r e c i d o e o

ado lescen te pode responderpo r t r á f i co i n te rnac iona l ded rogas .

O BAILINHO DE QUINTA-FEIRA

ESTÁ DEVOLTAClube Pindorama

Siqueira Campos-PR

Page 8: Correio do Norte - Edição 655

8 QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655GERAL

Secretaria da Educação do Paraná vaiavaliar 250 mil alunos da rede pública

De CuritibaAEN

A Secretaria de Estado daEducação vai promover no pró-ximo dia 22 de novembro a pri-meira prova do Sistema de Avali-ação da Educação Básica do Pa-raná (Saep). O novo sistema foid e s e n v o l v i d o p a r a m e d i r aaprendizagem dos estudantes epara subsidiar os professores naprática docente, facilitando a for-mulação e o monitoramento depolíticas educacionais.

De acordo com o vice-gover-nador e secretário de estado daEducação, Flávio Arns, o Saep éuma ferramenta a mais para au-xiliar na melhoria da qualidadeda educação. “Estamos preocu-pados em garantir educação dequalidade para os estudantes detodas as regiões do Paraná epara isso criamos uma ferramen-ta própria para medir o desem-penho dos alunos e orientar nos-sos professores e pedagogos naprática docente, para reforçar osconteúdos que não estão sendobem assimilados”, explica FlávioArns.

Neste ano, a prova do Saepvai envolver 250 mil estudantesdo 9º ano do Ensino Fundamen-tal (antiga 8ª série) e do 3º anodo Ensino Médio e do último ano

A Secretaria de Estado da Educação vai promover no próximo dia de novembro aprimeira prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep)

do ensino médio técnico e de for-mação de docentes, que estãomatriculados em 2.100 escolas darede estadual. Eles vão respon-der 26 questões objetivas da dis-ciplina de matemática e 26 ques-tões de português. O tempo deaplicação da prova é de três ho-ras. A partir de 2013, o Sistemade Avaliação da Educação Bási-

ca será aplicado duas vezes aoano (março e novembro) e po-derá incluir também outras disci-plinas.

A avaliação também prevê aaplicação de questões pedagó-gicas e de gestão, que serão res-pondidas por diretores e profes-sores das disciplinas de matemá-tica e português, que somam pou-

co mais de 17 mil profissionais.Um dos motivos que levou o

Paraná a desenvolver um siste-ma próprio de avaliação da qua-lidade do ensino das escolas pú-blicas é o fato de que os resulta-dos das avaliações atuais, feitaspelo governo federal, demorammuito para chegar às mãos dosprofessores e pedagogos. Além

disso, outros estados já possuemsistemas próprios de avaliação.Por meio desta avaliação, tam-bém será possível ident i f icarboas práticas verificadas em es-colas e que podem ser dissemi-nadas.

“Com o Saep, vamos ganharagilidade na avaliação da quali-dade do ensino nas escolas etambém teremos uma avaliaçãomais direcionada e fiel sobre aaplicação das diretrizes curricu-lares do nosso estado. Hoje de-pendemos do Índice de Desen-volvimento da Educação Básica(Ideb), que é divulgado a cadadois anos”, explica a superinten-dente da Educação, Meroujy Ca-vet.

Estudantes se preparam para avaliaçãoSERVIÇO: Prova do Sistema

de Avaliação da Educação Bási-ca do Paraná.

Data: 22 (quinta-feira).Horário: No turno em que o

aluno estuda.Manhã - 8h30 às 11h30.Tarde - 14h às 17h.Noite - 19h20 às 22h20.Local: escolas da rede esta-

dual de ensino.Participação: Alunos do 9º ano

do ensino fundamental e do 3ºano do ensino médio e do ano deconclusão do curso técnico doensino médio integrado das esco-las da rede estadual de ensino.

Material para a prova: Lápis,borracha e caneta esferográficapreta ou azul.

Page 9: Correio do Norte - Edição 655

QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 655 B1

Patrícia só voltará a gravar no próximo fim de semana

ENTRETENIMENTO

Curiosidades

Famosos Dicas Sobre SexoDicas Sobre Sexo

Patrícia Pillar é atacada por cão e precisa de cirurgia plástica

No último fim de semana, o cachorro de Patrícia Pillar, da raça whippet, chamado godot, avan-çou em seu rosto abrindo um feri-mento. Imediatamente, o cirurgião plástico da atriz foi acionado.

O primeiro atendimento acon-teceu na própria residência da atriz e, de lá, ela foi levada pelo médico para uma clínica, na gávea, onde foi submetida a uma cirurgia plásti-ca reparadora de emergência.

Horas depois da cirurgia, Patrícia Pillar já recebia alta e re-comendações de repouso abso-luto em casa.

Segundo a Tv globo, Patrícia só voltará a gravar no próximo fim de semana, mas como a novela está com várias cenas gravadas, a ausência da atriz não prejudicou o cronograma das gravações.

Sexo anal: 10 dicas de sexo anal que toda

mulher deve saberBRASILO DIA DIvuLgAçãO

Os homens que são fascinados por essa pratica, alegam que gostam porque é proibido, porque nem todas as mulheres fazem, porque eles se encontram em uma posição psicológica e física de dominação e porque a musculatura do ânus é mais apertada do que a da vagina. Ou seja, é esse pequeno conglomerado de motivos que incentivam os homens a quererem sexo anal, e isso tudo junto dá um tesão enorme neles.

vou contar aqui alguns bons segredos que as garotas de programa uti-lizam para exercer essa prática amiga. Inclusive, é possível se atingir o orgasmo facilmente com as dicas que repasso á você (s). Então tranqüilize-se Lindona, porque há possibilidades sim de você gostar, há métodos para você não se sujar e te digo que o sexo vai aquecer mais ainda entre vocês dois. Só te falo de antemão que você não deve ter em mente que irá fazer essa prática com o objetivo de não “perder” seu marido para outra porque ele foi buscar na rua a realização da fantasia dele. você vai fazer com o objetivo de você realizar a sua fantasia, ok?

Nunca condene-se a fazer o que você não quer sexualmente só por causa do outro. Sabe, sexo é bom quando existe liberdade entre o casal. E tem muita mulher que se coloca na situação de empregada sexual do seu homem, como se tivesse o dever de fazer tudo aquilo que se passa na fan-tasia dele. Portanto, ter bom senso é importante, e perceba também os seus limites pessoais. Quando um casal se ama, consegue entender e driblar aquilo que não é compatível a ambos. E jamais, jamais, jamais acredite que sexo para ser bom tem de ser completo e que para você ser considerada uma mulher boa de cama tem de dar isso, aquilo, aquele outro, mais aquele também, do lado de cá, do lado de lá… Nada disso!

Olha, há alguns meses atrás uma revista conceituada publicou uma santa bobagem, com o título de SuPERE A EX DELE NA CAMA. 50 homens dando dicas sobre o que as ex deles deixaram a desejar na cama (como se o relacionamento deles não tivesse vingado por aquilo, né?). Quem leu a matéria e é leigo no assunto sobre sexo acabou a quinquagézima dica e chegou a conclusão de que para ser considerada uma mulher boa de cama tem de se deixar xingar, cuspir, apanhar, fazer sexo anal, ter tesão 24 horas e ainda falar palavrão de baixo calão. Ah, e para você sentir melhor a qualidade da matéria, dos 50 homens dando mega dicas furadas sobre como sustentar um relacionamento sexual, a imensa maioria deles tinha em média 25/28 anos.

Agora te pergunto. O que um cara de 25 anos entende sobre sexo? Quase nada… quase nada… mas quase nada mesmo! E se os homens jovens que estão lendo este texto não concordam, então esperem para ter mais idade que irão me dar razão, e os que tem mais idade que se remetam ao passado para se lembrarem de como eram ansiosos e pouco sabiam sobre as mulheres.

Resumindo, você quer ser boa de cama? Não tenha pudores e não de-ixe de realizar suas fantasias saudáveis. Se entregue ao prazer sem culpa e faça só o que você acha gostoso. Tenha certeza de algo, você se dar bem consigo entre quatro paredes é o que faz com que o seu homem desperte por você mais tesão do que ele já possa ter. Homens são enlouquecidos por mulheres que sabem sentir prazer, ok? E não acredite em tudo o que se diz por aí sobre o conceito de “boa de cama”

Mas agora chega de teoria e vamos á prática, né amiga? Afinal, é por este motivo que você está aqui!!!

Muito bem, a maioria das mulheres não pratica sexo anal por três moti-vos básicos: dor, dificuldade de se chegar ao orgasmo e receio de se sujar durante o ato. Se usarem desses segredos que agora vou revelar, podem facilmente terminar com esses três fatores:

PASSO 1 – você vai fazer sexo anal com preservativo em 100% das relações. Não há outra opção saudável, pois o ânus é uma região contami-nada e o homem pode facilmente pegar uma infecção urinária se ele não se proteger. E a partir do momento que o pênis penetrar o anus ele não deve de forma alguma retornar á vagina, a não ser que o preservativo seja trocado ou retirado (no caso de casais monogâmicos em relação estável), pois a vagina não possui capacidade de combater as bactérias e portanto uma infecção vai se instalar com certeza.

PASSO 2 – Procure ficar em uma posição que o pênis ao entrar esteja em um ângulo de 90 º em relação ao seu corpo. Pode ser de quatro ou de lado, a mulher escolhe a maneira que melhor se sente. É importante sa-lientar que o ângulo de 90º é apropriado para a penetração inicial, mas que depois dessa penetração feita ele é ajustado conforme o corpo de cada uma delas, portanto, variações para cima ou para baixo são indicadas também, desde que sejam confortáveis. Quem vai determinar o ângulo é sempre quem recebe e, portanto, a pessoa deve testar diferentes movimentos para ver em qual se adapta melhor.

Se a mulher preferir a posição deitada de lado e com os joelhos flex-ionados, ela perceberá que haverá maior dificuldade na entrada de todo o corpo peniano e essa é uma boa posição de se fazer quando o homem têm tamanho de pênis considerável, embora ainda assim irá seu conforto depender da sua própria anatomia. Inclusive, se essa é a sua primeira vez indico essa posição amiga.

PASSO 3 – Coloque bastante gel lubrificante na região anal e um pouco no clitóris também.

PASSO 4 – Agora uma informação bem importante, ao mesmo tempo em que o pênis é penetrado, estimule o seu clitóris, masturbando-se com gel entre os dedos. Dessa maneira você irá relaxar e não contrair os mús-culos em torno do ânus, o que acabaria por causar a dor. Acredite em mim, o que acontecerá é que a sensação de dor será encoberta pelo prazer. Normalmente o nervosismo de se saber que a dor está para iniciar faz com que a mulher bloqueie a sua excitação, mas se você masturbar-se simulta-neamente então isso não ocorrerá.

Amiga, quanto mais a mulher se estimular, mais ficará excitada e por-tanto relaxada, com isso facilmente chegará ao orgasmo também. Outra possibilidade que pode acontecer é o próprio parceiro masturbá-la, tanto com você na posição “de quatro” e ele passando uma das mãos pela frente do seu quadril e tocando seu clitóris, como também pode masturba-la facil-mente quando estiverem na posição vulgo chamado “frango assado”.

Algo que deve ser esclarecido aqui é: a maioria das mulheres que atin-gem o orgasmo em uma relação anal (99,9%) o faz porque tem o clitóris estimulado ao mesmo tempo em que a penetração anal ocorre. Dificilmente uma mulher o atinge sem que isso esteja ocorrendo simultaneamente. Quando isso acontece é porque a mulher entrou em um estágio de excita-ção psicológica intensa, similar ao atingido no sexo tântrico e é capaz de disparara o processo orgasmático. Mas aviso, é algo raro, mas raro, mas raro, mas tão raro de acontecer que se não acontecer com você sinta-se uma mulher normal, porque só com a penetração praticamente isso não existe.

Gente, mas isso é notícia velha!’. A foto foi feita nesse exato momento”, conta Thaila.

Thaila Ayala nega gesto obsceno: ‘Fiquei aos prantos, foi pura maldade’

Chateada com a repercussão da foto onde supostamente apa-rece levantando o dedo médio para a imprensa, Thaila Ayala procurou o EgO para dar sua versão dos fatos. A atriz afirma que o registro foi feito por um ângulo infeliz e não é o que parece.

“Juro por Deus que não fiz si-nal obsceno nenhum. Tanto que nas outras fotos apareço sorrindo. Se eu tivesse realmente mandado alguém para ‘aquele lugar’, teria assumido. A foto aconteceu quando uma repórter me perguntou sobre os boatos de crise no meu casa-mento. Estalando os dedos, eu disse: ‘gente, mas isso é notícia velha!’. A foto foi feita nesse exato momento”, conta Thaila.

Já dentro da festa, Thaila foi alertada por algumas pessoas sobre a repercussão da imagem. “Fiquei aos prantos, foi pura mal-dade de quem fez a foto. Até minha mãe me ligou para saber o que tinha acontecido”, diz.

Bastante abalada, a atriz con-versou com o marido, o ator Paulo vilhena, que já teve problemas com a imprensa (Paulinho cuspiu em um repórter do CQC), mas se assume

BRASIL EgO

DIvuLgAçãO

DIvuLgAçãO

culpado. “Ele sabe que errou feio e se arrepende até hoje. Mas nesse caso não sou culpada. Chorei com-pulsivamente a noite toda”, revela.

Thaila também comentou so-bre outra imagem recente onde ela aparece de sutiã na varanda de sua casa, no Rio. “Aquilo foi uma

invasão de privacidade. Eu estava dentro da minha casa. Levei um susto. Agora não fico mais tranqüila de ficar na varanda”.

Apesar dos boatos de crise no casamento e das fotos infelizes, Thaila não acredita, no entanto, que está sofrendo algum tipo de perse-

guição por parte da imprensa. “Não acho, pelo contrário. Me dou bem com todo mundo. É maldade de algumas pessoas. Sobre a crise no casamento, o boato começou quan-do saí um dia sem aliança, dei bre-cha. Aí agora, infelizmente, preciso ficar negando isso toda vez”, afirma.

Page 10: Correio do Norte - Edição 655

QUINTA-FEIRA, 15 dE NOVEMBRO dE 2012 - EdIçãO 655B2 ENTRETENIMENTO

Mundo Animal

É verdade que vacas têm quatro

estômagos?

Sim, é verdade. As vacas têm um estômago peculiar (com quatro cavidades), responsável pelo longo processo de alimentação. Essa característica (de mastigar e engolir várias vezes) foi desenvolvida para ajudar na digestão. E graças aos fungos, protozoários e bacté-rias presentes nos estômagos, tudo o que é ingerido é transformado em nutrientes e proteína animal, aumentando o leque de fontes ali-mentares.

A relação é simbiótica, em que todos saem ganhando. A bactéria, por exemplo, se aproveita do que a vaca come e isso faz com que a celulose, presente nas fibras, seja mais bem aproveitada pelo ani-mal. Apesar das semelhanças, nem todos os ruminantes têm quatro estômagos. Camelos e lhamas, por exemplo,são chamados de pseudo ruminantes, já que possuem uma cavidade a menos devido ao processo evolutivo.

De grama em gramaVeja como funciona o sistema digestivo de uma vaca

1. Após uma rápida mastigação, o alimento desce pelo esôfa-go e chega ao rúmen, o primeiro pré-estômago. Lá, as bactérias começam a fermentação para digerir a comida, auxiliadas pelo movi-mento das paredes do órgão

2. O alimento passa para o retículo, que tem a função de se-lecionar as partículas de nutrientes e reter corpos estranhos. Esse estômago trabalha junto com o rúmen, contraindo-se para causar a regurgitação

3. Após voltar à boca e ser engolida pela segunda vez, a comida chega ao omaso, que é como um inspetor de qualidade. Ele retira água, ácidos graxos e minerais do bolo alimentar e descarta o que não será mais útil na digestão

4. Já no abomaso ocorre a digestão de fato. Assim como acon-tece no organismo de todos os animais, há uma produção de suco gástrico e a digestão enzimática antes de enviar o conteúdo para o intestino.

Cabelos armados, eis a solução

O segredo é escolher sapatos abertos

Saúde e Beleza

Para que serve o jato frio do secador?

Sapatos que alongam a silhueta

Na maioria das vezes é de-ixado de lado pelas mulheres, mas o uso dele faz a maior dife-rença nos cabelos após a es-cova!

Para que serve o jato frio do secador?

O secador é um poderoso ali-ado de muitas mulheres, já que quando usado da maneira cor-reta, proporciona ao cabelo um aspecto mais sedoso, brilhante e deixa os fios todos no lugar.

Porém, quando usado da maneira errada, age totalmente ao contrário.

Muitas mulheres abusam da temperatura do jato de ar quente do secador, e não dão a mínima importância para o ar frio, que sim, é de grande utilidade, e eu vou falar um pouco disso para vocês nesse post.

Quando secamos o cabelo com o jato de ar quente, as cutículas dos fios são abertas devido a evaporação da água, consequentemente, o cabelo fica mais frágil e absorve impurezas com muito mais facilidade!

É aí que entra o importantís-simo papel do ar frio, que tem o papel de fechar as cutículas e proporcionar mais brilho e ma-ciez aos fios, deixando o cabelo mais forte e fixando o penteado

Nem só de salto alto vivem as baixinhas. As mulheres peque-nas podem descansar os pés em sapatinhos baixos e confortáveis e continuarem lindas e cheias de estilo.

O segredo é escolher sapatos abertos. Aposte em scarpins, peep toes, sandálias com poucas tiras e sapatilhas: estes modelos deixam o peito do pé visível, criando uma continuação da perna e dando a impressão de que você é mais alta.

E os sapatos oxford? E as bo-tas? Não posso usar? Com alguns truques, é possível alongar a sil-hueta, e, ainda, usar e abusar das tendências feitas para modeletes.

Drible o efeito dos sapatos fechados abusando de modelos cor da pele ou subindo o compri-mento da roupa. Quanto às botas de cano alto, a regra é escolher modelos com comprimento três dedos abaixo do joelho e usá-las com blusas chamativas – que des-viam a atenção dos pés.

Para usar salto com elegância é preciso cautela: alguns tipos de plataforma pesam no visual e ach-atam a aparência, e os saltos altos demais evidenciam a sua altura e são superdesconfortáveis. O ideal é usar sapatos com salto médio, entre cinco e seis centímetros – seus pés agradecem.

BRASILEuuSOEADORO

BRASILEuuSOEADORO

DIvuLgAçãO

DIvuLgAçãO

feito com o ar quente, por ex-emplo as voltinhas feitas com a escova nas pontas do cabelo, necessitam do ar frio para serem finalizadas.

O jato frio também serve para quem não tem o hábito de lavar os cabelos com água quente.

Deve-se sempre usar o pro-tetor térmico antes da escova,

para proteger ainda mais os fios.É, sério, a diferença propor-

cionada pelo ar frio é super vi-sível, meninas!

DIvuLgAçãO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

LEGISLAÇÃO MUNICIPALDECRETO 899/2012

Ementa: Declara recesso no dia 16 de novembro.LuIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, fulcrado no art. 71, inciso vI da Lei Orgânica Municipal, em virtude do feriado nacional do dia 15 de novembro em homenagem à Proclamação da República do BrasilDecreta:

Art. 1º - Fica declarado recesso nas repartições públicas municipais o dia 16 de novem-bro próximo, em período integral.Parágrafo único - Ficam excluídos do caput deste artigo os serviços considerados es-senciais.Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as dis-posições contrárias.Siqueira Campos, 12 de novembro de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS

ESTADO DO PARANÁLEGISLAÇÃO MUNICIPAL

PORTARIA 156/2012LuIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 71, inciso vI da Lei Orgânica Municipal

RESOLvE:

1 - Exonerar, a pedido, do cargo de CHEFE DE CORPO DE BOMBEIROS COMuNI-TÁRIO o servidor AuRÉLIO RICARDO BRAuN, Rg n.º 5.019.530-9 SSP PR, a partir desta data.

Publique-se.Siqueira Campos, 13 de novembro de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

Page 11: Correio do Norte - Edição 655

QUINTA-FEIRA, 15 dE NOVEMBRO dE 2012 - EdIçãO 655 B3EDITAIS

DIvuLgAçãO

O vEREADOR CÉZAR RICARDO KuKEL, Presidente da Câmara Municipal de Siqueira Campos, PR, no uso das atri-buições conferidas pelos artigos 40, IX, e 44-A, § 2º, I, do Regimento Interno, resolve:

Declarar recesso nos serviços administrativos da Câmara Municipal de Siqueira Campos, na sexta-feira, dia 16 de novem-bro de 2012.

Siqueira Campos – PR, 13 de novembro de 2012.

CÉZAR RICARDO KuKELPresidente

CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO PARANÁ

PORTARIA Nº 020/2012

ERRATANa edição 653, na página B1 do segundo caderno uma LEI foi publicada em forma de DECRETO. A

Redação e Edição do jornal Correio do Norte lamenta o fato e pede desculpa aos envolvidos.Redação e Edição – Correio do Norte

SÚMULA DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

Comercial de Sucatas TYR LTDA ME torna público que recebeu do IAP, a Licença de Operação, com validade até a data de 26/10/2016 para Comércio Atacadista de Resíduos de Papel, Papelão e Sucatas Metálicas e não Metálicas implantada na rua D, 183, no município de Siqueira Campos, Paraná.Faça as alterações necessárias no texto em negrito, salve o arquivo e encaminhe para publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁLEGISLAÇÃO MUNICIPAL

DECRETO 899/2012Ementa: Declara recesso no dia 16 de novembro.LuIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, fulcrado no art. 71, inciso vI da Lei Orgânica Municipal, em virtude do feriado nacional do dia 15 de novembro em homenagem à Proclamação da República do BrasilDecreta:

Art. 1º - Fica declarado recesso nas repartições públicas municipais o dia 16 de novembro próximo, em período integral.Parágrafo único - Ficam excluídos do caput deste artigo os serviços considerados essenciais.Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.Siqueira Campos, 12 de novembro de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

LuIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 71, inciso vI da Lei Orgânica MunicipalRESOLvE:1 - Exonerar, a pedido, do cargo de CHEFE DE CORPO DE BOMBEIROS COMuNITÁRIO o servidor AuRÉLIO RICARDO BRAuN, Rg n.º 5.019.530-9 SSP PR, a partir desta data.Publique-se.Siqueira Campos, 13 de novembro de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

SÚMULA DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA

Silvio de Paula Almeida torna público que requereu ao IAP, a Licença Ambiental Simplificada para Avicultura de corte a ser implantada na Chácara Santa Inez, município de Joaquim Távora, estado do Paraná.

Faça as alterações necessárias no texto em negrito, salve o arquivo e encaminhe para publicação.

SÚMULA DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

João Iraci da Luz torna público que recebeu do IAP, a Licença de Operação, com validade até a data de 22/10/2016 para Reciclagem de Embalagens Plásticas implantada na Rodovia PR 218, KM 03, no município de Carlópolis, Paraná.Faça as alterações necessárias no texto em negrito, salve o arquivo e encaminhe para publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

PORTARIA 156/2012

Súmula: Autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária através da abertura de um Crédito Adicional Especial na importância de R$ 31.000,00 e dá outras providências.A CÂMARA MuNICIPAL DE SIQuEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROvOu E Eu, PREFEITO MuNICIPAL, SANCIONO A SEguINTE LEI:TITuLO ICAPÍTuLO IDA ALTERAçãO DO PLANO PLuRIANuAL Art. 1º - Fica alterada a Lei n.º 373, de 17 de dezembro de 2009 - Lei o PPA - Plano Plurianual, para o exercício financeiro de 2012, em conformidade com o disposto neste ato, relativamente à abertura de um Crédito Adicional Especial, no valor de R$ 31.000,00 (trinta e um mil Reais), instituindo-se para tal junto à matéria orçamentária em execução, as seguintes contas: 08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

4.4.20.93.00.00 31758 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES R$ 31.000,00

CAPÍTuLO IIDA ALTERAçãO DA LEI DE DIRETRIZES ORçAMENTÁRIAS Art. 2º - Fica igualmente alterada a Lei n.º 606, de 30 de agosto de 2011 - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2012, em conformidade com o disposto neste ato, objetivando ao atendimento de despesas de investimentos.CAPÍTuLO IIIDA ALTERAçãO ORçAMENTÁRIAArt. 3º - Fica alterado o Orçamento geral do Município de Siqueira Campos do exercício de 2012 - LOA, através da abertura de Crédito Adicional Especial na importância de R$ 31.000,00 (trinta e um mil Reais), destinado ao investimento neste Ente Federado, conforme disposto neste ato e normas constitucionais determinantes.CAPÍTuLO IvDO LIMITE DO CRÉDITO E DA ABERTuRA

Art. 4º - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a proceder por ato próprio, à abertura de Crédito Adicional Especial na importância de R$ 31.000,00 (trinta e um mil Reais), em conformidade com o disposto a seguir:08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

4.4.20.93.00.00 31758 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES R$ 31.000,00

Art. 5º - Os recursos para cobertura da dotação serão através de anulação parcial de dotação conforme a seguir.08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(237)44.90.52.00.00 31758 EQUIP. E MAT. PERMANENTE R$ 31.000,00

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.Siqueira Campos, 09 de novembro de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

REPuBLICADO POR TER SAIDO COM INCORREçãO

Súmula: Autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária através da abertura de um Crédito Adicional Suplementar na importância de R$ 26.514,17 e dá outras providências.A CÂMARA MuNICIPAL DE SIQuEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROvOu E Eu, PREFEITO MuNICIPAL, SANCIONO A SEguINTE LEI:TITuLO ICAPÍTuLO IDA ALTERAçãO DO PLANO PLuRIANuAL Art. 1º - Fica alterada a Lei n.º 373, de 17 de dezembro de 2009 - Lei o PPA - Plano Plurianual, para o exercício financeiro de 2012, em conformidade com o disposto neste ato, relativamente à abertura de um Crédito Adicional Suplementar, no valor de R$ 26.514,17 (vinte e seis mil, quinhentos e quatorze Reais e dezessete centavos), instituindo-se para tal junto à matéria orçamentária em execução, as seguintes contas: 06.001.10.302.0075.2.029.000 Programa Epidemiologia

DESPESA FONTE DESCRIçãO vALOR

(168) 4.4.90.52.00.00.00 01497 EQuIPAMENTOS E MAT.PERMAN-ENTE R$ 22.514,17

06.001.10.302.0075.2.022.000 Manutenção da Divisão de Saúde

DESPESA FONTE DESCRIçãO vALOR

(135) 3.3.90.30.00.00.00 01497 MATERIAL DE CONSuMO R$ 4.000,00

CAPÍTuLO IIDA ALTERAçãO DA LEI DE DIRETRIZES ORçAMENTÁRIAS Art. 2º - Fica igualmente alterada a Lei n.º 606, de 30 de agosto de 2011 - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2012, em conformidade com o disposto neste ato, objetivando ao atendimento de despesas de investimentos.CAPÍTuLO IIIDA ALTERAçãO ORçAMENTÁRIAArt. 3º - Fica alterado o Orçamento geral do Município de Siqueira Campos do exercício de 2012 - LOA, através da abertura de Crédito Adicional Suplementar na importância de R$ 26.514,17 (vinte e seis mil, quinhentos e quatorze Reais e dezessete centavos), destinado ao investimento neste Ente Federado, conforme disposto neste ato e normas constitucionais determinantes.CAPÍTuLO IvDO LIMITE DO CRÉDITO E DA ABERTuRAArt. 4º - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a proceder por ato próprio, à abertura de Crédito Adicional Suplementar na importância de R$ 26.514,17 (vinte e seis mil, quinhentos e quatorze Reais e dezessete centavos), em conformidade com o disposto a seguir:

06.001.10.302.0075.2.029.000 Programa Epidemiologia

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(168) 4.4.90.52.00.00.00 01497 EQUIPAMENTOS E MAT.PERMANENTE R$ 22.514,17

06.001.10.302.0075.2.022.000 Manutenção da Divisão de Saúde

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(135) 3.3.90.30.00.00.00 01497 MATERIAL DE CONSUMO R$ 4.000,00

Art. 5º - Os recursos para cobertura da dotação serão através de provável excesso de arrecadação na fonte 497- vIgILÂNCIA EM SAÚDE, receitas 17.21.33.30.01 e 17.21.33.30.02.Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.Siqueira Campos, 09 de novembro de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

REPuBLICADO POR TER SAIDO COM INCORREçãO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

LEI 779/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

LEI 778/2012

para proteger ainda mais os fios.É, sério, a diferença propor-

cionada pelo ar frio é super vi-sível, meninas!

Page 12: Correio do Norte - Edição 655

QUINTA-FEIRA, 15 dE NOVEMBRO dE 2012 - EdIçãO 655B4 GERAL

Romance no Industão

O filme Jodhaa Akbar (2008), do diretor Ashutosh goawarilerde,

DE JACAREZINHOCINTIA BRuNO

de Bollywood, é uma mistura dos tradicionais contos de fada de Hol-lywood com filmes independentes de guerra. Baseado na vida do

DIvuLgAçãO

imperador do Industão, Jalaluddin Muhammad Akbar, que viveu no século Xv, na Índia, quando ela ai-nda era conhecida por Industão. A

história foca no momento do casa-mento de Jalaluddin com a princ-esa Jodhaa Bai.

A produção aos olhos dos es-

Capa do romance Jodhaa Akbar (2008) Ashutosh Goawarilerde, de Bollywood,

sicais durante as 03h43min. Além das cenas das batalhas entres os diversos reinos existentes no país na época.

Foram investidos R$ 9 milhões para esta filmagem. Mesmo as-sim ela apresenta diversas falhas técnicas. Os efeitos especiais da película são de péssima qualidade, isso pode ser justificado pelo baixo investimento, que é inferior ao das produções em Hollywood. As ce-nas durante a ficção são cortadas como se estivessem mudando um slide de Power Point. Não existe uma sequência entre uma e outra. você fica com a impressão de que não escreveram um roteiro, que se filmaram várias tomadas e essas foram construídas em uma ilha de edição.

E como toda a história de amor, ela não foge das características hollywoodianas. O mocinho e a mocinha são o gancho durante todo o longa metragem. E por ser um filme com mais de 3 horas de duração, torna-se cansativo aguar-dar para que o casal se apaixone.

Mas se quiser se aventurar pelo cinema bollywoodiano vale a pena conferir essa película. Ele é considerado uma das principais produções do país, tendo sida exi-bida pelo mundo todo. Porém, es-tejam preparados para os diversos musicais presentes na filmagem. Eles equivalem às cenas principais dos filmes conhecidos no ocidente.

O governo do Estado prevê R$ 390 milhões a mais para a área da saúde no ano que vem. A informa-ção foi dada pelo secretário estad-ual da Saúde em exercício, René José Moreira dos Santos, na aber-tura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde. “Orçamento digno para a saúde demonstra a prioridade que o governo do Paraná dá a essa área”, afirmou Santos.

A partir do próximo ano, os re-passes de recursos aos municípios serão feitos fundo a fundo (depósi-tos feitos do fundo estadual de saúde aos fundos municipais de saúde), o que vai agilizar a aplica-ção em projetos, sem a necessi-dade de serem firmados convênios. O projeto de lei alterando o Fundo Estadual da Saúde será encamin-hado à Assembleia Legislativa para votação.

René Santos destacou projetos prioritários para 2013. Segundo ele, a secretaria vai ampliar a implanta-ção das redes de atenção à saúde e fortalecer a atenção primária. No or-çamento, em trâmite na Assembleia Legislativa, estão propostos, por ex-emplo, a aplicação de R$ 126 mil-hões na Rede Mãe Paranaense, R$ 200 milhões na Rede de urgência e Emergência, e R$ 90 milhões para o HospSuS (programa de apoio de hospitais públicos e filantrópicos), R$ 57 milhões somente para cus-teio.

Para a construção de centros de especialidades regionais e cus-teio dos consórcios intermunicipais de saúde estão previstos R$ 42 mil-hões. Outro projeto destacado foi a nova Escola de Saúde Pública, que deverá oferecer cursos de formação de gestores públicos de saúde.

SuS – Para o secretário, o fi-nanciamento é um dos maiores de-safios do Sistema Único de Saúde e, por isso, o movimento nacional Saúde + 10 está coletando assi-naturas para o projeto de lei de inici-ativa popular, definindo a aplicação de 10% das receitas correntes bru-tas da união em Saúde. “Com esse percentual, teremos R$ 40 bilhões a mais para o financiamento ad-equado do sistema”, disse Santos.

Orçamento da Saúde terá acréscimo de

R$ 390 milhões BRASIL

AEN

René José Moreira dos Santos, na abertura do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

DIvuLgAçãO

pectadores, desacostumados com esse formato, dá a sensação de estarmos observando uma apre-sentação folclórica. Repleta de mu-

Os estados devem aplicar alíquota mínima de 12% para o orçamento da área e os municípios, 15%.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-Pr) e do Conselho Nacio-nal de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Carlos de Figueiredo Nardi, afirmou que a parceria entre estados, municípios e governo federal tem garantido avanços no SuS.

Ele lembrou que, em 2013, as entidades que representa comple-tarão 25 anos, assim como o Siste-ma Único de Saúde.

A representante do Ministério da Saúde, Sonia Brito, destacou a con-tribuição do Paraná com ideias para fortalecer a gestão do SuS. “As políticas da Saúde são construídas com os parceiros, não são políticas do Ministério, mas sim dos três en-tes federados que juntos estudam soluções para ampliar o acesso do cidadão à Saúde de qualidade”.

A presidente do Conselho Es-

tadual de Saúde, Joelma Aparecida de Souza Carvalho ressaltou que a entidade reconhece o trabalho sério que o Estado e os municípios vem desenvolvendo no Paraná. “O Conselho Estadual de Saúde é parceiro de todos que defendem o SuS, principalmente quando há uma gestão comprometida e aberta para o debate, como vem ocorrendo neste governo”.

CONgRESSO – O XXvIII Con-gresso do Cosems-PR reúne de se-gunda (12) a quarta-feira (14), em Cornélio Procópio, no Norte do Es-tado, cerca de 600 participantes, en-tre secretários municipais de saúde, gestores de consórcios, servidores federais, estaduais e municipais da saúde, representantes da secretaria de Estado da Saúde e do Ministé-rio. Mais de 300 municípios estão representados no encontro. A Sec-retaria Estadual da Saúde mantém estande para divulgar seus projetos e um posto de coleta de assinaturas para o movimento Saúde + 10.