Correio Notícias - Edição 713

12

description

Correio Notícias - Edição 713

Transcript of Correio Notícias - Edição 713

Page 1: Correio Notícias - Edição 713
Page 2: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, NovaSanta Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Jo-aqu im Távora , Guap i rama, Quat iguá,Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão,Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio daPlatina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São Joséda Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana doItararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá ,Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima,Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia.Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

JORNALÍSTICA CORREIO DO NORTE S/C LTDACNPJ: 07.117.234/0001-62RUA DOS EXPEDICIONÁRIOS,1525 - CENTROSIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ

(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.com

www.correionoticias.com.br

2

DIREÇÃOElizabete GoisEDITORA CHEFEElizabete GoisREDAÇÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAGRAMAÇÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAUXILIAR ADMINISTRATIVOClaudenice Machado, Emilia KusterCOLUNISTAGênesis Machado

O alijamento daindústria

Por Celso Ming

Ainda persiste entre os diri-gentes do setor produtivo brasi-leiro o discurso de que a indús-tr ia é altamente competit iva doportão da fábrica para dentro,mas não do portão para fora.Com isso, querem dizer que nãoadianta muito modernizar linhasde produção e incorporar tec-nologia, porque os custos der-rubam tudo.

Aos poucos, os empresáriostêm tomado consciência de queas coisas são mais complicadas.A indústria brasileira, protegidademais, vai ficando fora do novoarranjo do mercado mundial, for-mado por grandes cadeias defornecimento e de produção.

Duas advertências recentesforam feitas sobre esse tema porprofissionais do setor. A primei-ra delas é do ex-embaixador doBrasil em Londres e nos Esta-dos Unidos, Rubens Barbosa,hoje presidente do Conselho deComércio Exterior da Fiesp. Ementrevista à jornalista PatríciaCampos Mello, veiculada na Fo-lha de S.Paulo de 1.º de março,o embaixador Barbosa disse quea indústria nacional não só estásendo alijada da cadeia dos glo-bal suppliers. Ela também estáfora da formulação de suas re-gras: o governo brasileiro dei-xou de negociar novos acordos

comerciais.Em outra entrevista, esta à

repórter Raquel Landim, publi-cada ontem no Estado, o sócio-fundador do Instituto de Estudospara o Desenvolvimento Indus-tr ial (Iedi), Pedro Passos, ad-verte que "precisamos incluir oBrasi l nas cadeias produtivasg loba is . Perdemos inúmerasoportunidades, temos de enfren-tar essa agenda".

O problema não é só esse.Além de estar sendo excluída dacadeia global de produção, a in-dústria brasileira também nãotem dado conta do mercado lo-cal. "Se a empresa não estiverna fronteira da tecnologia, per-de o mercado interno", avisaPassos. Tanto não vem dandoconta que a produção cai, mes-mo com a forte elevação do con-sumo. E essa demanda tem sidocada vez mais suprida por im-portações.

O embaixador Barbosa ob-serva que a Embraer é a únicaempresa brasileira que partici-pa dessas cadeias. Não se pre-ocupa em gerar cada componen-te de que precisa. Ao contrário,seus aviões são um agregadoglobal. Entre seus modelos, háasas fabricadas no Japão; spoi-lers vindos da Argentina; trensde pouso e poltronas fabricadasna Alemanha; turbinas originári-as da Inglaterra ou dos Estados

Unidos; fuselagem feita na Re-pública Checa; e assim por di-ante.

"Com um índice de inovaçãobaixo, não podemos ser exem-plo do portão da fábrica paradentro", acrescenta Passos. É ocontrário de tudo o que a polít i-ca industrial do governo federalprat ica. Para isso, t rabalhampara conseguir formar reservasde mercado para fornecedoresdas montadoras de veículos, daPetrobrás e da petroquímica.

Os formuladores da polít icaindustrial do Brasil não pensamnessa inserção no mercado in-ternacional de tecnologia e dedistribuição. Querem que tudoseja feito por aqui. E isso com-promete o futuro da indústria.São os mesmos que, em vez dereconhecer o caminho certo daEmbraer, tomam como exemploos problemas da Boeing comsuas baterias de lítio para suge-rir que a própria Boeing deves-se desenvolver suas baterias -e não terceirizar sua produção.

A indústria precisa fazer es-colhas. Para isso, tem de ter no-ção clara dos seus l imites. E épromissor que os próprios em-presários estejam percebendo anecessidade do novo salto. Seo Brasil deve ter uma política in-dustrial (os Estados Unidos nãotêm), o que o governo precisafazer é orientar essas escolhas.

Fator externoPor José Paulo Kupfer

Os números altamente frus-trantes do desempenho econô-mico bras i le i ro , em 2012, sãoa i n d a m a i s d e c e p c i o n a n t e squando comparados aos deout ras economias , no mesmoperíodo. Excetuados países daenca lacrada zona do euro , oresto do mundo, aí incluídos osclaudicantes Estados Unidos eos vizinhos lat ino-americanos,sem falar nos demais integran-tes dos Brics, cresceu mais noano passado.

E s s e f a t o i n c o n t e s t á v e lleva à na tu ra l conc lusão deque os en t raves à expansãoeconômica , no Bras i l , apesarda ladainha i r r i tantemente re-corrente do ministro da Fazen-da, Guido Mantega, em sent i -do contrár io, d izem respei to aprob lemas domést icos e nãose devem às graves d i f icu lda-des en f ren tadas pe la econo-mia in te rnac iona l . Es tá c la roque nem uma avest ruz de ca-r icatura concordaria com o mi-n is t ro . Mas , a té para a la rgaro en tend imento das maze las"made in Braz i l " , não se po-dem desprezar os impactos dacr ise in ternac ional sobre e la .

Ex is te consenso de que achave capaz de abr i r a por tade uma re tomada mais ace le-rada e sus ten táve l do c resc i -mento , na economia b ras i le i -ra, é o invest imento. A expan-são da capac idade de produ-ção e da o fe r ta de serv içosprop ic ia r iam a ind ispensáve le levação da produt iv idade e ,como consequênc ia , avançosna compet i t iv idade geral .

S e t o d o s o s t e r m o s d aequação enca ixarem, a recu-pe ração v i r i a acompanhadade al ív io nas pressões inf lac i -onár ias e do necessár io es t í -mulo à inovação e à qual i f ica-ção de mão de obra . Porém,

como se observa no momento,esse enca ixe não é t r i v ia l .

A exper iênc ia recente temmost rado que, se ju ros ma isnormais e câmbio menos valo-rizado são condições necessá-r ias para impuls ionar o inves-t imento, estão longe de seremsuf ic ientes. Dos múlt ip los ele-mentos que concor rem paraformar um ambiente propício àinversão de recursos na am-p l iação da o fe r ta - f inanc ia -mento em bases atraentes, re-gras estáveis e transparentes,retornos compat íveis etc . etc .- , um cenár io externo que ofe-r e ç a h o r i z o n t e s f a v o r á v e i sdeve ser co locado, sem dúv i -da, ent re os mais decis ivos.

Nos mode los de pro jeçãodo economista-chefe, no Bra-s i l , do banco Cred i t Su isse ,N i l son Te ixe i ra , tan to para ae x p a n s ã o d o i n v e s t i m e n t oq u a n t o d o p r ó p r i o P I B , p o rexemplo, o comportamento dae c o n o m i a g l o b a l a p a r e c ecomo fa to r de te rm inan te . Oeconomista que, então na con-t ramão do consenso, an tec i -pou o PIB mínimo de 2012 tra-balha, para 2013, com três ce-nários, a part ir, justamente, deh ipóteses para o cresc imentoglobal .

A p rev isão de que a eco-nom ia , nes te ano , c resce rá4%, que co loca Te ixe i ra no-vamente na contramão do con-senso, depende, na verdade,da concret ização de um cená-r io bás ico , cons iderado comod e m a i o r p r o b a b i l i d a d e d eocorrer, conforme descr i to emre la tó r io e laborado em jane i -ro . Nesse cenár io , em que ae c o n o m i a g l o b a l a v a n ç a r i a3,5% este ano, os invest imen-tos , no B ras i l , aumen ta r iam6,5% e o P IB , 4%. Em do isoutros cenár ios, um mais pes-s imista, em relação ao cresci-mento global, e outro mais ot i -

m is ta , os números ser iam d i -ferentes.

No cenár io pess imis ta deTe ixe i ra , a economia in te rna-c iona l não c rescer ia ma is de2,7%, em 2013, repercut indo,no Brasi l , em aumento de ape-nas 3,1% nos invest imentos ede 2 ,8% no PIB. Já no cená-r io ma is o t im is ta , que operacom a hipótese de uma expan-são da economia mund ia l de4,2%, os invest imentos reg is-t ra r iam um sa l to de 9 ,6% e aeconomia avançar ia 5 ,1%.

As chances do cenár io ot i -mista já eram pequenas e, comas recentes revisões para bai-x o d e F M I e O C D E p a r a oc resc imen to mund ia l , ago rac o m p r o j e ç ã o d e e x p a n s ã opouco ac ima de 3%, p ra t i ca -mente fo ram e l im inadas . Im-por ta des taca r, de qua lque rmanei ra , os r iscos de se des-prezar a in f luência do cenár ioex terno na t ra je tó r ia de c res-c imento da economia brasi le i -ra e , ma is do que em re laçãoao PIB, no caso do e lementocr í t i co representado pe lo in -vestimento.

E s s a c o n s t a t a ç ã o s e r v epara o inves t imento como umtodo, mas é ainda mais verda-d e i r a q u a n d o s e o b s e r v a m ,separadamente , as fa t ias pú-b l i ca e p r i vada. Um s imp lespassar de o lhos no compor ta-mento da taxa de invest imentodecomposta , ao longo dos ú l -t imos anos , de ixa c la ro que,mais do que as apl icações pú-b l i cas , as inversões pr ivadas- e , den t ro de las , espec i f i ca -mente os investimentos em má-qu inas e equ ipamentos - se-guem mui to de per to os c ic losdos humores econômicos g lo-bais.

Se o crescimento só voltarácom invest imentos - e com in-vest imentos pr ivados - , é bomficar de olho no fator externo.

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIR

CU

LAÇ

ÃO

:

REPRESENTAÇÃOMERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

Filiado a Associação dosJornais Diários doInterior do Paraná

Page 3: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713POLÍTICA 3

LIMPEZA PÚBLICAA prefeitura de Siqueira Camposvem se desdobrando para limpar acidade, tanto na retirada de entu-lhos, como matos que estavam in-vadindo as ruas e calçadas da ci-dade. Outro ponto positivo que vemsendo discutido internamente é alimpeza dos terrenos "baldios". Se-gundo especulações a prefeituraestuda aplicar as leis que já exis-tem, ou seja, a prefeitura faz a lim-peza nesses lotes que estão crian-do matos e animais peçonhentos enotifica o dono sobre uma multa ecaso não seja paga a multa serácobrada no IPTU.

RIGIDEZA vigilância Sanitária de SiqueiraCampos está cada vez mais rígida,e com razão, pois envolve a saúdedas pessoas. As fiscalizações vãocontinuar e então é aconselhávelque aqueles que não estiveremdentro das normas se regularizem.

PLANOS DE SAÚDE TERÃOQUE JUSTIFICAR NEGATIVA

DE ATENDIMENTO PORESCRITO

Operadoras de planos de saúdevão ter que justificar por escrito qual-quer tipo de negativa de atendimen-to caso o serviço seja solicitado pelobeneficiário. A resposta, em lingua-gem clara, deverá ser enviada porcorrespondência ou por meio ele-trônico em até 48 horas. A norma foianunciada ontem (5) pela AgênciaNacional de Saúde Suplementar(ANS), em parceria com o Ministé-rio da Saúde.

SUBSECRETÁRIA DA ONUDIZ QUE MUNDO TEM LIÇÕES

PARA APRENDER COM OBRASIL

A subsecretária-geral para Assun-tos Humanitários das Nações Uni-das, Valerie Amos, disse ontem (5)que os programas sociais, desen-volvidos no Brasil, são exemplospara o restante do mundo. Para ela,é fundamental compartilhar as ex-periências brasileiras na tentativade erradicar a pobreza e desen-volver a agricultura no mundo.

COPOM SE REÚNE PARAAVALIAR TAXA BÁSICA DE

JUROSO Comitê de Política Monetária (Co-pom) do Banco Central (BC) ini-ciou ontem (5) à tarde a segundareunião do ano. O objetivo é avali-ar os rumos da política econômicano Brasil e no exterior, com vistas aalterar, se necessário, a taxa bási-ca de juros (Selic) que está em7,25% ao ano desde outubro de2012 - o menor patamar desde acriação do Copom, em junho de1996.

CRIANÇAS PARTICIPAM DE80% DAS DECISÕES DE

COMPRA DA FAMÍLIA, APONTAINSTITUTO

As crianças chegam a participar de80% das decisões de compra emuma família - do vestido da mãe aocarro, apontam dados estatísticos do

Deputado Pedro Lupion foihomenageado pelos formandos

do 2º Batalhão da PolíciaMilitar de Jacarezinho

De JacarezinhoDa Assessoria

O deputado estadual, Pedro Lu-pion (Democratas), participou na últi-ma sexta-feira (1), da formatura de42 policiais militares da 28ª Turma doCurso de Formação de Soldados do2º Batalhão. Na oportunidade o de-putado Pedro Lupion foi homenagea-do como Patrono dos formandos e suamãe, Denise Lupion, homenageadacomo Madrinha da Turma.

Pedro Lupion lembrou que foi amaior contratação de policiais da his-tória do Paraná, onde incorporou1.878 soldados à estrutura da PolíciaMilitar. "O governador Beto Richa teminvestido na segurança pública, pri-meiro aumentou o salários dos polici-ais, melhorou as estruturas com acompra de novas viaturas que vaiatender toda a nossa região e dentrode tudo isso eu não poderia deixarde lutar pelo norte pioneiro, lembroque foi uma luta para manter em funci-onamento a escola de formação deJacarezinho, mas é gratificante verque a luta deu resultados, e é umahonra ser Patrono dessa turma quejá vão incorporar ao efetivo e vão tra-zer mais segurança paras as nossasfamílias" disse Pedro Lupion.

O tenente-coronel Airton SérgioDiniz, também se lembrou do empe-nho do deputado Pedro Lupion emmanter Escola de Policia de Jacarezi-nho. "Pedro Lupion é um dos maio-res responsáveis pela continuação docurso de formação de policiais de Ja-carezinho, na época não estava pre-vista o curso aqui, mas o deputadoajudou muito na luta para manter ocurso que hoje formam 42 novos po-liciais" disse o Coronel Diniz.

DivulgaçãoEm homenagem ao policial Nival-

do Corsini, que morreu no cumpri-mento do dever a 28ª Turma do Cur-so de Formação de Soldados do 2ºBatalhão foi "batizada" como - TurmaNivaldo Corsini Pereira. Os familiaresde Nivaldo Corsini também foram ho-menageados.

Participaram do evento familiaresdos formandos, o deputado federalAbelardo Lupion, os prefeitos de San-to Antônio da Platina, Pedro Claro deOliveira, o de Jacarezinho, Dr. Ser-gio, o de Tomazina, Guilherme Sali-ba, o de São José da Boa Vista, Pau-lo Sergio Kroneis, o de Jaboti Van-derley Siqueira, o vice-prefeito deSalto do Itararé, João Batista de Car-valho e a vereadora Fátima, os vere-adores de Jacarezinho, Diogo Augus-to Biato Filho, José Izaías Gomes,Marcos Colosso, Valdir Maldonado eFúlvio Boberg, o vice-prefeito deCambará, Luiz Certano, o vereadorde Ribeirão Claro, Carlos HenriqueMolini, o Kalé, e o presidente da câ-mara de Siqueira Campos, MarcosAdriano dos Reis.

CURSOOs 42 novos Policiais Militares ini-

ciaram o curso em maio de 2012, apósserem aprovados em um concurso pú-blico no onde participaram mais de60.000 candidatos. O curso comple-tou 46 disciplinas, atingindo 1.995 ho-ras aula, sendo os alunos submetidosa rigorosas avaliações a fim de ga-rantir o mais alto nível de qualidadena prestação dos serviços de segu-rança pública.

As contratações fazem parte doprograma que inclui a construção debatalhões, aquisição de viaturas comtecnologia embarcada e implantaçãode módulos policiais, além de moder-

nizar as ações de inteligência nocombate ao crime.

REFORÇOCom a incorporação dos novos

profissionais de segurança, o gover-no irá fortalecer o policiamento no in-terior e em áreas de maior incidênciacriminal. Será possível aumentar oefetivo nas Unidades Paraná Seguro(UPS) e implantar o projeto 300, queprevê no mínimo cinco policiais milita-res para as 300 menores cidades pa-ranaenses.

Os novos militares fizeram o cur-so de formação na Academia Poli-cial Militar do Guatupê e em outros36 núcleos de formação no Esta-do. O coronel Roberson Luiz Bon-daruk, comandante-geral da Polí-cia Militar do Paraná, explica quea essa formação é voltada para opoliciamento comunitário. "Eles vãopara as ruas conhecendo os prin-

cípios de polícia cidadã, que é com-prometida com princípios éticos e querespeita os direitos da comunidade",disse o coronel. Ele lembrou que du-rante anos havia decréscimo no efeti-vo policial do Estado. "Com essa con-tratação, esse quadro se reverte", ga-rante.

REMUNERAÇÃOCom a tabela de subsídio propos-

ta pelo Governo do Estado no ano pas-sado, o policial e bombeiro militar pa-ranaense recebem o segundo maiorsalário entre as corporações de todoo País, abaixo apenas do Distrito Fe-deral, que conta com apoio financeirodireto da União.

Para um soldado que ingressa naPM, por exemplo, o subsídio inicial éde R$ 3.225,00. Para o maior posto,de coronel, o valor varia entre R$14.354,00 e R$ 21.531,00, conformeo tempo de serviço.

Vereadores aprovam o piso nacional para osprofessores em Joaquim Távora

De Joaquim TávoraRegiane Romão

Os professores da rede mu-nicipal de Joaquim Távora par-ticiparam na noite dessa segun-da-feira, 4, de uma sessão or-dinár ia na Câmara de Verea-dores, onde os membros dacasa votaram para a implanta-ção do piso salar ial nacionalpara os professores da redemunicipal, criado em 2011 pelapresidente Dilma Rousseff.

De acordo com a professo-ra Ângela Cecí l ia Biazin, eranecessária a aprovação da Câ-mara de Vereadores para queo piso vigorasse no município."Desde 2011 estamos br igan-

Após três anos os professores de Joaquim Távora passaram a receber o piso nacional. Avotação foi realizada na Câmara de Vereadores e a aprovação foi unânime

do para receber o piso nacio-nal, t ivemos que entrar na jus-t iça, e o ju iz nos deu causaganha e até já parcelou o va-lor dos dois anos, já que é umvalor considerado alto".

Além disso, como expl icoua pro fessora o pro je to paraaprovação foi enviado à Câma-ra de Vereadores no dia 1º dejaneiro e apenas no últ imo dia4 foi real izada a sessão.

Cecília ressaltou que a reu-nião foi boa, e aproximadamen-te 70 professores comparece-ram na Câmara juntamente comos familiares a fim de assistir avotação.

Durante a sessão, o presi-dente da casa, Antônio Cons-

tante Bagatim chamou os ve-readores para uma conversaem part icular, o que causoucerto tumulto entre os presen-tes, que f icaram receosos deque os vereadores não apro-vassem o projeto.

Após dez minutos , e lesvoltaram à mesa e aprovarampor unanimidade o pro jeto,sendo assim, a partir de ago-ra os professores da rede mu-n ic ipa l de Joaqu im Távorapassam a receber o piso na-cional. "Quando os vereado-r e s s e r e t i r a r a m d a m e s aachamos que não ir iam apro-var o projeto, nessa hora asfamílias e amigos que estavampresen tes se ag i ta ram um

pouco", expl icou.Cecí l ia expl icou ainda que

esse projeto não tinha como nãoser aprovado. "Ficamos conten-tes pela at i tude dos vereadoresde não adiar a votação para ou-tra sessão, mas sabemos queesse projeto não tinha como nãoser aprovado".

A professora, em nome de to-das as professoras da rede mu-nicipal agradeceu aos vereado-res pela at i tude. "Agradecemosaos vereadores por terem apro-vado o projeto e sabemos quedessa forma o ensino na redemunicipal está sendo valorizado,j á que os p ro fesso res ago rapassam a receber um sa lár iodigno".

Pedro Lupion lembrou que foi a maior contratação depoliciais da história do Paraná, onde incorporou 1.878soldados à estrutura da Polícia Militar.

Instituto Alana, organização sem finslucrativos voltado ao direito das cri-anças e dos adolescentes. Levan-tamento do instituto indica que, em60% das compras de automóveis,por exemplo, as crianças são con-sultadas. Os dados foram apresen-tados ontem (5) na abertura dosseminários Infância e Comunicação:Marcos Legais e Políticas Públicas,na Câmara dos Deputados.

COMBATE A MISÉRIA EXTRE-MA E POBREZA

O Plano Brasil sem Miséria vai ser-vir de base para o Banco Mundiale os países parceiros produzirem ecompartilharem conhecimento so-bre a implementação de políticaspúblicas. Lançada ontem (5), a Ini-ciativa de Conhecimento e Inova-ção para a Redução da Pobrezavai disseminar experiências comoa brasileira em âmbito nacional einternacional.

LICENÇA-MATERNIDADENa semana em que se comemorao Dia Internacional da Mulher, napróxima sexta-feira (8), a ministrada Secretaria de Políticas para asMulheres, Eleonora Menicucci, dis-se que o Parlamento brasileiro daráum passo à frente caso aprove aProposta de Emenda à Constitui-ção (PEC) 30/07. Atualmente, ogoverno federal e alguns gover-nos estaduais já adotam a licença-maternidade de seis meses, em vezde quatro meses. A ministra tambémdestacou a importância da proibi-ção da demissão sem justa causada trabalhadora pelo período desete meses após o parto ou a ado-ção, conforme prevê a PEC 515/10, que tramita em conjunto com aPEC 30/07.

VENDA DE VEÍCULOS TEMQUEDA DE 25% EM FEVEREI-

RO, MOSTRA FENABRAVEA quantidade de veículos vendidosno país, no mês de fevereiro, apre-sentou uma queda de 25,05% nacomparação o total comercializadoem janeiro, de acordo com balançodivulgado ontem (5) pela Federa-ção Nacional da Distribuição deVeículos Automotores (Fenabrave).No primeiro mês do ano, haviamsido vendidos 296,8 mil veículos.Já na comparação com fevereirodo ano passado, o levantamentoapontou retração de 5,65%.

VENDAS DE MATERIAL DECONSTRUÇÃO CAEM 7%

DE JANEIRO PARA FEVEREI-RO

As vendas de materiais de constru-ção encolheram, em fevereiro, comqueda de 7% em relação a janeiroe 4% na comparação com igual pe-ríodo do ano passado. Houve ex-pansão apenas no segmento de ilu-minação (1%). Os melhores de-sempenhos do país ocorreram nasregiões Centro-Oeste e Norte,onde um terço dos estabelecimen-tos conseguiu ampliar os negócios,com taxas variando entre 13 e15%. Já no Sudeste houve redu-ção de 1%.

Page 4: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713REGIONAL4

Câmara de Wenceslau Braz recebe pedido para limitar otempo de carros estacionados nas ruas do município

De Wenceslau BrazCamila Consulin

A Câmara Municipal de Wences-lau Braz realizou nesta terça-feira (5),a primeira sessão ordinária da primei-ra quinzena de março.

Para iniciar a 5ª sessão ordináriadeste ano, o primeiro secretário, o ve-reador Valdenir Aparecido Pontes, oNi (PCdoB), informou ao legislativo,sobre o pedido do presidente da As-sociação Comercial e Industrial deWenceslau Braz (Acibraz), Gilson deMoraes, para limitar um tempo de per-manência dos veículos estacionadosnas ruas do comércio.

"A reclamação de Moraes é que amaioria dos carros estacionados noCentro de Wenceslau Braz, são depessoas que trabalham no comércio edeixam os automóveis o dia inteiro es-tacionado. Isto consequentemente atra-palha aqueles que vão as compras,pois ficam sem vagas para estacionaros seus carros", ressaltou Ni.

O pedido de limitação no tempo deestacionamento ainda será discutido esegundo os legisladores será resolvi-do até a próxima sessão.

Em seguida o vereador, Luiz Al-berto Antônio, o Beto do Esporte(PSDB), fez uso da palavra para falarsobre a importância da formatura denovos policias militares no Paraná.

"Estivemos presente na formaturados policiais militares em Jacarezinho,

onde podemos parabenizar os forman-dos que residem em Wenceslau Braz.É uma grande honra ter policiais bra-zenses fazendo parte desta nova equi-pe", disse.

Outra questão levantada pelo ve-reador foi a permanência dos novospolicias militares na região do NortePioneiro. "Soube que alguns dos poli-ciais formados serão transferidos paraa cidade de Maringá, e nada mais jus-to é que lutemos para que os policiaisda nossa cidade, permaneçam na re-gião", diz.

O vereador Ni, também frisou aimportância dos novos policiais per-manecerem. "Vamos montar uma co-missão e se for necessário vamos paraCuritiba com o objetivo de resolver estaquestão", disse.

Ainda com o uso da palavra o ve-reador Beto, falou sobre uma possívelconstrução de uma Casa Lar, visto queo município necessita de um local paraabrigar crianças e adolescentes. "Co-nheço casos em que uma família cuidade cinco crianças que foram abando-nadas pelos pais e passam dificulda-des para conseguir se sustentar", con-tou. "É necessário que estudemos umprojeto para a construção de uma CasaLar em Wenceslau Braz. Podemos pe-gar exemplo de outras cidades comoIbaiti e Arapoti, para nos basear nesteprojeto", completou.

Na ordem do dia, na 6ª reunião foiretomado o assunto sobre a regulari-

Na 6ª reunião foi retomado o assunto sobre a regularização do volume nos carros de som

Para iniciar a 5ª sessão ordinária deste ano, o primeiro secretário, o vereador o Ni, informou ao legislativo, sobre o pedido do presidente Acibraz, Gilson deMoraes, para limitar um tempo de permanência dos veículos estacionados nas ruas do comércio

Camila Consulin

zação do volume nos carros de som.De acordo com o vereador Jose-

mar Furini (PT), a polícia militar deWenceslau Braz não pode autuar os

veículos, pois não possui o aparelhoque faz a medição da intensidade so-nora.

"Será feita um consenso com a

PROJOVEM Trabalhadorcontinua com inscrições abertas

e oferece bolsa auxílio

De JacarezinhoDa Assessoria

O PROJOVEM Trabalhador con-tinua com as inscrições abertas paravinte cursos para jovens entre 18 e 29anos. As oportunidades variam nasáreas de: "Construção e Reparo I","Madeira e Móveis", "Agro-Extrativis-ta", "Serviços Domésticos II" e "Admi-nistração" (todas as vagas podem serconferidas à baixo). Além da gratuida-de dos cursos, os inscritos que com-provarem frequência receberão umabolsa mensal de R$ 100 como auxíliofinanceiro.

Nesta semana se reuniram repre-sentantes da Agência do Trabalhador,o chefe regional da Secretaria do Tra-balho, Dirceu Rodrigues, com o pre-feito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sér-gio, para destacar a importância do

curso. "É uma parceria essencial paraa disponibilização de cursos profissio-nalizantes para os jacarezinhenses,além de receberem um auxílio finan-ceiro para ajudar nos estudos", enfati-za o prefeito.

A realização é da Secretaria doTrabalho, Emprego e Economia Soli-dária (STES), Ministério do Trabalhoe Emprego, Governo Federal e Pre-feitura de Jacarezinho. As inscriçõesdevem ser feitas na agência do traba-lhador na rua Coronel Batista, 511 nocentro da cidade ou pelo telefone3525-2734. O participante que real-mente frequentar os cursos ainda temcomo benefícios, transporte, lanche,camiseta, material escolar e o certifica-do do Ministério do Trabalho e Em-prego. Os cursos têm duração de seismeses com carga horária total de 350horas.

A responsável pela organizaçãodos cursos na agência de Jacarezi-nho, Salete Schuminski Ribeiro, expli-ca que o Projovem Trabalhador tempor objetivo preparar o jovem para omundo do trabalho. "Este programavisa preparar nossos jovens atravésda qualificação social e profissional",ressaltou.

Para realizar as inscrições é pre-ciso fotocópia legível de CPF, RG, PIS/NIS, Título de Eleitor, endereço com-pleto, comprovante escolar e compro-vante de quitação das obrigações mili-tares. Salete explica ainda que paraparticipar o jovem precisa seguir algunscritérios. "É preciso estar cursando outer concluído o ensino fundamental, oumédio, não estar cursando nem ter con-cluído ensino superior, ter renda percapita familiar mensal de até um saláriomínimo e estar desempregado", afirmou.

A realização é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (STES),Ministério do Trabalho e Emprego, Governo Federal e Prefeitura de Jacarezinho.

população para que haja um limite noscarros de propaganda", informou opresidente da Câmara, o vereadorAdemar Aparecido Gardenal (PSD).

A próxima sessão ordinária acon-tece na próxima terça-feira (12), às 9horas, na Câmara Municipal, localiza-da na rua Expedicionários, nº 146.

Assessoria

Prefeito de Japira anunciabenfeitorias na APAE

Além da entrega de um ônibus, Rony prometeu apoio e contemplou aentidade com um convênio para a transferência de recursos

De JapiraRegiane Romão

O prefeito de Japira, Wilson Ro-naldo Rony de Oliveira Santos en-tregou para a APAE no último dia 1,um ônibus doado pela prefeitura.

A entrega do veículo foi uma pro-messa feita durante uma reunião comos diretores e funcionários da APAE.Essa reunião aconteceu no dia 8 defevereiro. Nessa ocasião, além deprometer o ônibus, Rony tambémcontemplou a APAE com um convê-nio para a transferência de recursosa serem utilizados na aquisição decombustível e mão-de-obra para a

construção da nova sede da entida-de.

Além disso. Rony formalizou doisTermos de Cessão de Uso, que ser-virá para que a APAE utilize o prédiomunicipal em que já funciona a enti-dade.

Uma professora da rede munici-pal também foi cedida para a entida-de, a fim de ajudar na educação dosalunos portadores de necessidadesespeciais.

O prefeito prometeu ainda en-tregar um carro 0 km para a entida-de o mais rápido possível. Durantea entrega de todas as benfeitoriaspara a entidade, Rony ressaltou que

Rony segura um dos alunos que foi beneficiado com a entrega do ônibus

Assessoria

espera que as contribuições tragammais comodidade para a entidade."Sabemos das dificuldades que aentidade tem em se manter funcio-nando, principalmente nesse mo-mento em que estão construindo onovo prédio, por essa razão, nãomediremos esforços para ajudar, jáque conhecemos a importância dotrabalho realizado pela APAE", dis-se Rony.

Para finalizar, o prefeito disse queestá prestando toda a solidariedadee apoio à entidade para que cadadia mais a APAE possa proporcio-nar para os alunos maior conforto equalidade de ensino aos alunos.

Page 5: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713GERAL 5

Cartório Eleitoral de Siqueira Campos divulga listade eleitores que estão com o título irregular

De Siqueira CamposRegiane Romão

A chefe do Cartório Eleitoral 21ªZona Eleitoral de Siqueira Campos,Melissa Cristina Malaghini, divulgouuma lista de eleitores que tiveram otítulo de eleitor cancelado por nãoterem votado nas três últimas elei-ções.

A regularização poderá ser feitaaté o dia 25 de abril, das 12h às 19hno Cartório Eleitoral. Para isso, oseleitores deverão apresentar o RG,título de eleitor, comprovante de vo-tação (se possuir), justificativas elei-torais ou comprovantes de recolhi-mento de multa ou de dispensa derecolhimento (se possuir).

Os eleitores de Siqueira Cam-pos que deverão procurar o Cartó-rio Eleitoral são: Adair Vieira da Sil-va, Adriana da Silva Ferreira, AldairElias da Silva, Alessandro dos San-tos, Aline da Silva Passos, AmadoLuiz Gonzaga, Ana Paula de Car-valho, Andrey César Marques, An-gelina Cândida Alferes, Antônio Ro-drigues dos Santos, Aparecida Da-másio Pimentel, Bárbara Nicola deAlmeida, Claiton Eder de Carvalho,Claudemir Fernandes, ClaudineiRodrigues de Oliveira, ClaudinéiaFátima de Souza, Cleiton MonteiroDuarte, Clodoaldo Ramos da Cruz,Cristiane da Silva Simão, DalvanaCristina de Andrade, Daniel Ferrei-ra da Motta, Darci de Jesus Louza-no, Darli Alves das Chagas, EdsonAntônio Muniz Martins, Edvaldo Apa-recido do Prado, Elisiane Fátima da

Os eleitores deverão comparecer até o dia 25 de abril no Cartório Eleitoralpara regularizar a situação

Imagem ilustrativaSilva, Eliton dos Reis, Evaldo Gon-çalves Mendes, Everaldo Rocha,Fernando Henrique Alves Noguei-ra, Flávio Ferreira Moreira, Fran-cisco Benedito Pinto, Gentil Gonçal-ves, Hélio Pires Fernandes, Herna-ne Gabriel dos Santos, Ismael, Cos-ta de Souza, Ivonete Aparecida Te-odoro, Jeferson Fabiano Bueno, Je-fferson Leal Barbosa, Jerry AntônioCechelero, João Carlos Mota, Jo-nas Messias dos Santos, José AiltonMaia, José Aparecido de Souza,José Benedito dos Santos, José Pe-dro Rangel, José Vicente Inácio, Jo-siane Nunes, Josinei Vicente, JúlioCésar Ricci, Jurandir Estevam daSilva Filho, Lauri de Carvalho Me-nino, Lazara de Jesus Nogueira, Lin-dail Teodoro Moura Guimarães, Lu-ciana Aparecida de Souza, LucianeAparecida Lopes, Luciano MendesXavier, Luis Jeferson Rodrigues Ta-vares, Luiz Carlos de Souza, LuizCarlos Fernandes Leal, Luzia Car-valho da Silva, Luzia Ferreira Soa-res, Márcia Rogenski Barbosa, Mar-cos Antônio Batista, Maria Aparecidada Silva Lopes, Maria Benedita dosSantos Casemiro, Maria ClaudetePereira Soares, Maria Conceição deCamargo, Maria Conceição Rodri-gues Godói, Maria de Fátima VilasBoas, Maria Engracia do Prado deSouza, Maria José da Conceição Sil-va, Maria Nilda Carro, Maria Rosa-lina Vieira, Marlon Ronei Moura,Marlus da Silva Gardino, MayconBaldivia, Michelle Fernanda VilasBoas, Nadia Carolina Wouters Ro-driguez, Nelsinho Pires Ferreira,

O título de eleitor é exigido na inscrição de concursos públicos

Noeli de Fátima Gouveia, Orlandinada Silva, Ovídio Alves de Brito, Pau-lo César de Arruda, Paulo HenriqueKing de Melo, Pedro Possidente,Rafael Adolfo Pinheiro, Rafael Joséde Souza, Rita de Cácia Moura, Ri-vair Benedito Lousano, Rodrigo Ru-fino de Souza, Rogério Beicho, Roselide Fátima dos Santos, Rosimary Apa-recida da Costa, Sandro Pereira Ba-lestra, Selma Rosa Belizaro, SheilaAdão da Silva, Silmar Fernandes, Sil-

vana Aparecida Gonçalves, SílvioCésar Mota, Simone Pereira de Sou-za Camargo, Tamires da Silva Cândi-do, Tarcizio de Carvalho Filho, Tatia-ne de Carvalho, Tiago Euzébio daSilva, Timóteo Lima de Godoi, Valde-vino Fernandes de Gouveia, Vander-lei Aparecido Gonçalves Mendes,Vera Lúcia da Silva, Vera Regina deAbreu, Veridiana de Carvalho, Wag-ner Matheus Xavier de Oliveira e Wes-lley Garanhani.

Já os eleitores de Salto do Itararéque deverão regularizar o título de elei-tor são: Adriano Assis de Lima, Apare-cida Miranda, Aristone Cyriaco deSouza, Camila Fonseca da Silva, Cel-so Francisco Tobias, Darcieli Bach-mann Duro Vieira, Érica de Lima Ma-chado, Eugênia Carvalho Gonzaga,Eurides Mateus de Paula, Fábio JoséLino, Ismael Garcia, Ivanildo Barbo-za, João Batista Vieira, João MarcosRibeiro, Jorge Anselmo de Azevedo,

José Atílio Gonçalves, José Costa Mo-reira, José Eurides de Oliveira, JoséPires da Silva, Juliana Soares de Oli-veira, Luiz Antônio Pedroso Neto,Maicon Batista de Oliveira Lima, MariaAparecida Ramalho, Nelson dos San-tos, Nozor Carvalho de Oliveira, Otá-vio Vieira do Prado, Paulo RamalhoFilho, Pedrinha Izabel Gomes, PedroCid Rodrigues, Rozimeire da Costa,Sandra Mara de Paula, Thereza Leale Vera Lúcia Bernardes.

Escolas municipais de Arapoti recebemnovos livros que visam aprofundar o

conhecimento dos alunos

De Arapot iDavid Bat is ta

Os a lunos do 2° , 3° , 4° e5° anos das esco las mun ic i -pa is de Arapot i terão mais uminstrumento de aprendizagem:o caderno de a t i v idades . Sãopequenos l iv ros de matemát i -ca , c iênc ias , h is tó r ia e geo-gra f ia con tendo ques tões so-bre os conteúdos vistos nos l i -vros didát icos.

"É uma forma das cr iançasp o d e r e m e s t u d a r e m c a s a ,apro fundando o conhec imen-to", coloca Rosel i Direne, che-fe da Seção de Educação Bá-s ica 1ª Fase . O mater ia l , quecomeçará a ser u t i l i zado em

breve , deve ser devo lv ido àesco la no f ina l do ano paraque outros estudantes possamuti l izá- los nos anos seguintes.

G iancar los Ar ruda , geren-te comerc ia l da Edi tora Base,lembra que os cadernos nãotêm nenhum vínculo com os l i -vros didát icos fornecidos peloMEC. "É uma espécie de br in-de nosso para os mun ic íp iosque, mesmo sem saber da exis-tência deste material, escolhe-ram os l ivros da nossa edi torapara compor o mater ia l d idát i -co do ano le t ivo de 2013" , ex-pl ica.

Apenas 12 c idades fo ramcontempladas com os cader -nos, e Arapot i es tá ent re e las

por te r esco lh ido um grandenúmero de t í tu los da ed i to raem ques tão . Em 2014 os ca-dernos não serão ma is doa-dos , mas , de acordo com Ar -ruda , os mun ic íp ios poderãoadqui r i r novos vo lumes a pre-ço de cus to . "Es tamos es tu -dando a poss ib i l idade de in -c lu i r o caderno de a t i v idadesno material didático futuramen-te", complementa.

I l iane Possato, d i retora daEsco la Mun ic ipa l Dona Z iz i ,ac red i ta que o mater ia l seráde grande va l ia . "Tenho cer -teza que e le será mu i to bemacei to pelos nossos professo-res e a judará no aprend izadodos nossos alunos", f inal iza.

Apenas 12 cidades foram contempladas com os cadernos, e Arapoti está entre elas porter escolhido um grande número de títulos da editora em questão.

Divulgação

Associação dos Jornais Diários doInterior do Paraná realiza sua primeira

reunião anual com associados

De CuritibaDa Assessoria

A Associação de Jornais Diáriosdo Paraná (ADI) realizou dia 28 defevereiro sua primeira reunião ordi-nária. O encontro contou com a pre-sença dos proprietários e diretores dosvinte jornais associados. A reuniãoaconteceu no CIETEP em Curitiba.

Na ocasião o jornal Correio doNorte de Siqueira Campos foi admitidocomo o mais novo membro da ADI.

O Secretário de Comunicação doGoverno do Estado do Paraná -Sr.Marcelo Cattani compareceu parao almoço e elogiou a iniciativa da ADIem contratar a pesquisa IBOPE paraavaliar o desempenho do Governo noEstado. Ficamos muito satisfeitos comos resultados da pesquisa. - comen-tou Cattani.

Também estiveram presentesos responsáveis pela área de co-municação do Sistema Fiep: Don-gley Picanzo Martins, Adriana Bran-

dão e Elvira Fantin.A reunião teve como foco prin-

cipal o planejamento estratégico de2013. O diretor comercial da ADI-PR Sr.Ricardo Takiguti conduziu ostrabalhos e apresentou ao grupo oscenários para avaliação.

A ADI-PR possui 230 mil exem-plares de tiragem dia, configurandoa maior rede de jornais indepen-dentes do Brasil. Seu presidenteatual - Sr.Jedaias Belga é de Cia-norte - Pr

Reunião aconteceu na cidade de Curitiba

Divulgação

Page 6: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713ESPORTES6

Com mudanças à vista, Felipão convocaSeleção nesta terça-feira

Do Rio de JaneiroGlobo Esporte

O primeiro ato aconteceu emWembley, no início de fevereiro.Derrota por 2 a 1 para a Inglaterra.Pelas últimas declarações à impren-sa portuguesa, Luiz Felipe Scolarinão gostou do que viu. E, ao quetudo indica, haverá mudanças na listade convocados para os amistososcontra a Itália, em Genebra, na Su-íça, no dia 21, e diante da Rússia,em Londres, no dia 25. Os nomesserão divulgados nesta terça-feira,às 15h (de Brasília), no Hotel RoyalTulip, em São Conrado, Zona Suldo Rio de Janeiro. OGLOBOESPORTE.COM transmite oevento ao vivo.

Felipão não revelou se a mu-dança será de peças ou de posturae formação da equipe. Mas as alte-rações para os dois próximos com-promissos estão certas na cabeçado comandante.

- Vamos ter que mudar bastan-te. Não gostei do posicionamento, deuma série de detalhes. Se a impren-sa gostou, eu não tenho nada que

Em Portugal, treinador afirma que vai mexer 'bastante' no time brasileiro para amistososcontra a Itália, na Suíça, e diante da Rússia, na Inglaterra

Divulgação

estar de bem com a imprensa. Voutrabalhar para a minha equipe, emfunção do que é melhor para a Se-leção. Vou fazer algumas alterações,

O time titular contra a Inglaterra: Seleção pode mudar para segundo jogo de Felipão

Após natação, Fla confirma fimdas equipes principais de

ginástica e judô

Do JapãoGlobo Esporte

O bras i le i ro Wander le i S i l -va acordou no domingo feliz davida com sua vitória por nocau-te sob re o amer i cano B r i anStann no UFC Japão 2013. Ocombate valeu prêmios de US$50 mi l pe la "Luta da Noi te" e"Nocaute da Noite", acumulan-do um valor de US$ 100 mi l(cerca de R$ 198 mi l ) . Os bô-n u s f o r a m v a l o r i z a d o s p e l atrocação franca com Stann, quepart iu para c ima do cur i t ibanodesde o início. Wand reconhe-ceu o esforço do r iva l .

- E le é um cara brabo, umcara va lente, ve io dec id ido alu ta r. I sso tem que ser bemenal tec ido. Só se pode ter umcombate assim quando os doistopam fazer. Isso tem que serexaltado, é um oponente muitobom e merece nosso respei to.

Daniele e Diego Hypolito perdem o apoio no Flamengo

mas não posso dizer que A, B ou Cnão vão fazer parte da Seleção em2014 - afirmou o treinador na sema-na passada durante o Fórum de Trei-

nadores, realizado em Guimarães,em Portugal.

Para o jogo diante da Inglater-ra, como teria apenas um dia de trei-

nos com o grupo, Felipão mexeupouco na equipe em relação ao quevinha fazendo o antecessor ManoMenezes. O novo comandante fez

questão apenas de colocar um ho-mem de área mais fixo - Luís Fabia-no iniciou a partida, e Fred entrouno segundo tempo. O atacante doFluminense, inclusive, marcou o úni-co gol do time canarinho na derrotapara o English Team.

O setor que mais preocupou Fe-lipão foi o meio de campo. Com Pau-linho sem ritmo de jogo por estar ini-ciando a temporada com o Corinthi-ans, o treinador viu os ingleses le-varem vantagem na maioria dos lan-ces. Ramires também não foi bem.Ronaldinho Gaúcho, que perdeu umpênalti ainda no primeiro tempo,não repetiu as boas atuações doAtlético-MG. Apenas Oscar se sal-vou.

Na lista desta terça-feira, Feli-pão poderá apresentar alguns no-mes pela primeira vez. São os ca-sos do zagueiro Thiago Silva, doParis Saint-Germain, e Marcelo, doReal Madrid. Os dois não foram re-lacionados em um primeiro momen-to por conta de lesões. Enquanto odefensor tinha sofrido um proble-ma muscular, o lateral está rem re-cuperação de uma cirurgia no pé.

Perder desse je i to não é de-mér i to nenhum. Ele ve io con-versar comigo, me deu o ca l -ção dele de presente. Acho queele saiu e levado dessa luta. Éum cara super respeitoso, comuma postura mi l i tar, um caramuito bravo e valente que pro-p o r c i o n o u p a r a a g e n t e u mgrande espetáculo - dec larouWander l e i em en t rev i s ta aoprograma de rádio "Mundo daLuta".

A v i tór ia fo i a 11ª de Wan-derlei em Saitama, um dos prin-c ipais palcos do Pr ide, eventono qual o brasi le i ro re inou pormais de cinco anos como cam-peão dos pesos-médios. O "Ca-cho r ro Louco" d i sse que sesentiu em casa na Saitama Su-per Arena no sábado.

- Estar novamente dentrodaquele ginásio foi algo mara-vi lhoso. Pareceu até que esta-va lutando no Brasi l . Teve uma

hora que começou um coro de"Uh, va i morrer" . T inha mui tobrasi le i ro lá . A v ida dos brasi -leiros que moram lá é muito di-fíci l - afirmou.

Com o t r iunfo, as dúv idasem torno do próximo passo deW a n d e r l e i S i l v a v o l t a r a m asurg i r. Apesar da cur ios idadesobre se o cur i t ibano cont inu-ar ia no peso-meio-pesado, seencerrar ia a carreira ou até secont inuar ia ped indo uma re-vanche contra Vitor Belfort - osdois se enf rentaram pela pr i -meira vez em 1998 e se encon-t ra r i am na f i na l do p r ime i roTUF Bras i l em junho de 2012,mas uma lesão t i rou Belfort docombate - o lu tador pre fer iufazer mistério.

- Essa, eu só vou fa lar nomeu vídeo, no meu site of ic ial !Vou publ icar assim que chegarem casa, em Las Vegas! - d is-se, aos r isos.

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713POLICIAL 7

SAMU completa oito meses em SiqueiraCampos e apresenta relatório das ocorrências

De Siqueira CamposBetty Gois

Em relatório apresentado peloSAMU - Serviço de Atendimento Mó-vel de Urgência de Siqueira Cam-pos foram registradas 587 ocorrên-cias em oito meses.

O relatório foi feito desde a im-plantação da unidade em SiqueiraCampos em 1º de junho de 2012 até28 de fevereiro deste ano, sendo omês de novembro o período commaior quantidade de registros.

O maior número de casos aten-didos foram emergências clínicas to-talizando 388 ocorrências nesse pe-ríodo, somente em dezembro foram61 chamados. 169 vítimas foram aten-didas decorrentes de trauma por aci-dente, os meses com menores regis-tros foram outubro do ano passado efevereiro deste ano, 10 e 11 vítimasrespectivamente.

Além dos casos clínicos e vítimasde acidentes, foram realizadas 30transferências de pacientes.

A unidade do SAMU de SiqueiraCampos conta com uma ambulânciade suporte básico e 10 funcionários,um motorista e um técnico em enfer-magem para cada plantão de doze

Coordenador dá dicas para atendimento mais rápido e eficaz e lamenta trotes

Identificação precisa do local onde está o paciente é indispensável, disse o coordenador

horas e mais dois folguistas para aten-der 10 municípios.

O Serviço de Atendimento Mó-vel de Urgência (SAMU) realiza oatendimento de urgência e emergên-

cia em residências, locais de traba-lho e vias públicas.

O socorro começa com a cha-mada gratuita, feita para o telefone192 que cai na central em Cornélio

Procópio e depois é repassada paraa unidade em Siqueira Campos. Aligação é atendida por técnicos queidentificam a emergência e transfe-rem o telefonema para um médico,

que faz o diagnóstico da situação einicia o atendimento no mesmo ins-tante, orientando o paciente, ou apessoa que fez a chamada, sobre asprimeiras ações.

De acordo com a situação do pa-ciente, o médico pode orientar a pes-soa a procurar um posto de saúde,enviar ao local uma ambulância comauxiliar de enfermagem e socorristaou uma UTI móvel, com médico eenfermeiro. Ao mesmo tempo ele avi-sa sobre a emergência ao hospitalpúblico mais próximo para que a ra-pidez do tratamento tenha continui-dade.

O serviço funciona 24 horas pordia com equipes de médicos, enfer-meiros, auxiliares de enfermagem esocorristas, que atendem as ocor-rências de natureza traumática, clíni-ca, pediátrica, cirúrgica, gineco-obs-tétrica e de saúde mental da popula-ção.

O SAMU deve ser acionado pormeio do número192, nos casos deproblemas cardiorrespiratórios de in-toxicação, trauma ou queimadura, dequadros infecciosos, maus tratos, tra-balhos de parto, crises hipertensi-vas, quando houver acidentes comvítimas, choque elétrico ou acidentes

com produtos perigosos e na trans-ferência de doentes de uma unidadehospitalar para outra.

A maior preocupação do serviçoé com os freqüentes trotes que atra-palham a prestação do serviço àspessoas que realmente necessitamde socorro. O coordenador doSAMU em Siqueira Campos, Tefla-nio Reis lamenta o fato das pessoasligarem passando trote, falou quealém dos trotes pode acontecer daspessoas evadirem-se do local antesdo socorro ou por passarem o en-dereço errado. De acordo com Te-flanio a identificação precisa do localonde está o paciente é imprescindí-vel. "Sempre que precisar chamaruma ambulância do Samu para pres-tar um socorro é indispensável quea pessoa ao fazer a ligação telefôni-ca identifique bem o local onde estáo paciente, dando um ponto de refe-rência que possa facilitar a chegadada equipe até ele. Algumas chama-das feitas para o SAMU deixaram deser atendidas e em outros casosacontece a demora porque a equipeque estava na ambulância não con-seguiu localizar a casa onde estavao paciente a ser socorrido", explicouo coordenador do SAMU.

Betty Gois

Polícia Civil de Arapotiprende acusado de estupro

de criança de 10 anosDe ArapotiAgência Criat iva

Por se t ra tar de apuraçãode cr ime que corre em s ig i lo ,a po l íc ia não revelou os no-mes dos envolvidos. Os inves-t igadores e o Conselho Tute-lar tomaram conhecimento queu m a c r i a n ç a d e a p e n a s 1 0anos de idade em Arapoti teriasido violentada por um conhe-cido da famíl ia, que estava nacasa de um parente e a cr ian-ça passava uns dias neste lo-ca l . Como em todos os casos

de estupro a cr iança acabouficando traumatizada e não fa-lava sobre o assunto com nin-guém, porém a violência sexu-a l fo i comprovada at ravés delaudo per ic ia l . A cr iança pas-sou a ter ass is tência ps ico ló-g ica, mas não acei tava tocarno assunto.

Respei tado esse pr imei roperíodo traumático, em segui-da a cr iança acabou revelan-do o nome do autor para o in-vestigador Angelo C. Simões epara uma Conselheira Tutelar,contando inclusiove as circuns-

ÍNICIO: MARÇO 2013

tâncias em que o crime ocorreu.O mandado de prisão foi pe-

d i d o p e l o D e l e g a d o D u r v a lAthayde Filho e a equipe de in-ves t i gadores Ange lo , Pau loManganotti e Patrícia, auxiliadopela equipe de apoio, rapida-mente localizaram o suspeito nacidade e cumpriram o Mandadode Prisão. O inquérito corre emsigilo, principalmente para nãoexpor a identidade da criança.O estuprador preso é um rapazde 35 anos de idade, se conde-nado pela justiça poderá pegaraté 15 anos de prisão.

Assaltantes são identificadospela Polícia Civil de ArapotiArapotiAgência Criat iva

O assal to ocorreu na ma-drugada do d ia 31 de dezem-bro, quando dois rapazes en-traram em um bar e cometeramo assal to. Segundo fo i apura-do, os marginais ent raram noloca l e passa ram a ag red i rduramente o responsável pelobar. Vários golpes de chutes ep o n t a p é s f o r a m d e s f e r i d o scontra a v í t ima. Não sat is fe i -tos, um dos rapazes ainda le-vou a v í t ima para o banhei ro

e continuou com as agressões,mesmo ela não estar oferecen-do qualquer resistência.

Do local os cr iminosos le-varam dinhei ro, bebidas e ocelu lar da v í t ima. O que cha-mou mais a atenção dos inves-t igadores é que a vít ima, alémde pessoa idosa, ainda possuideficiência motora, mesmo as-s im fo i du ramente agred idapelos marginais. Confrontandoas caracter ís t icas dos marg i -na is c i tadas pela v í t ima comalguns suspeitos, os investiga-dores Angelo Simões e Paulo

Manganott i acabaram ident i f i -cando os responsáve is pe locr ime, t ratando-se de um me-nor e outro maior.

O m e n o r f o i c o n d u z i d opara Delegacia e acabou sen-do reconhecido pela v í t ima econfessou o cr ime, apontandoa part icipação do maior. O as-sal tante maior de idade aindanão fo i local izado na c idademas os famil iares já foram no-t i f i cados a ap resen tá - l o naDelegacia para que sejam to-madas as devidas providênci-as.

Polícia Civil de Arapoti resgataidoso que estava desaparecido

e perdido na mataDe ArapotiAgência Criativa

Segundo foi registrado pelos fa-miliares no Boletim de Ocorrência, oidoso havia desaparecido no últimodia 21, e a família não tinha noção deseu paradeiro. A família ainda infor-mou que o idoso sofria de problemasmentais. Depois do registro da ocor-rência, os investigadores iniciaram ostrabalhos com essa preocupação ex-tra, já que na condição apresentadao idoso, o estado de vulnerabilidadeera maior. No final da tarde do últimodia 22, os investigadores Angelo Si-mões e Patrícia Alves receberam in-formação de que havia uma pessoaidosa perdida há aproximadamente 8

Km no em uma estrada rural interiorde uma mata de pinus.

Contanto com a ajuda de GabrielMoura, popular Bielzinho, que conhe-cia bem a área, os investigadores sedeslocaram para o local e depois dealgumas buscas, no início da noiteconseguiram localizar o idoso desa-parecido que já aparentava estarbastante debilitado, pois estava semcomer há mais de 24 horas. Além dis-so, como havia chovido bastante, oidoso estava completamente cheio debarro e molhado, tremendo de frio,além de parcialmente nu. No local oidoso estava sendo auxiliado por Sil-vio funcionário de uma empresa detransportes de madeira, que tambémhavia acabado de encontrá-lo.

O idoso narrou aos investigado-res que havia dormido no mato e es-tava sem comer desde que tinha dei-xado sua casa sem rumo. Depois deresgatado, o idoso foi levado para re-sidência e em seguida no hospital pelosfamiliares para ser medicado. "Gra-ças a Deus conseguimos localizar estesenhor em tempo, já que não saberí-amos se, no estado em que foi encon-trado, ele agüentaria mais uma noiteperdido. O empenho do Sr. Gabrielem nos auxiliar foi se singular impor-tância para conseguirmos localizá-lo,já que o lugar era de difícil acesso.Isso foi mais uma prova que existepessoas que se preocupam com o pró-ximo, mesmo sem saber quem era",ressaltou um dos investigadores.

Page 8: Correio Notícias - Edição 713

QUARTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 713SOCIAL8

Page 9: Correio Notícias - Edição 713

quarta-feira, 06 de março de 2013 - edição 713B1EntrEtEnimEnto

BBB 13

“Não é falsidade minha não defender a Nanda”, dispara Andressa

Fora do programa, ex-BBB Marcello diz que não faria fotos para sex shop outra vez

Anamara resolveu detonar Fernanda para Andressa, nesta se-gunda-feira (4). A esteticista, que é amiga da advogada, viu-se no meio do fogo cruzado e acabou caindo no choro no “BBB13”.

Nasser, ao notar que a pa-ranaense não estava bem, a levou até a despensa do confinamento para que eles pudessem conversar.

“Não é falsidade minha não de-fender a Nanda, mas eu gosto da Maroca também. E minha cabeça está dando um nó, porque uma fala mal da outra”, explicou a sister.

“Hoje, tu não está bem nem para ti. Como é que vai ajudar as pessoas? Tem que, primeiro, se proteger. Então, se elas são suas amigas, você tem que dizer: ‘Hoje, não posso. Não estou a fim de con-

Perdendo o oitavo paredão da 13.ª edição do “Big Brother Brasil”, Marcello precisou deixar a casa mais vigiada do país.

Em conversa com a imprensa, o modelo comentou sobre as fotos que fez para um catálogo de sex shop.

“Não faria de novo. Aquele foi um momento e agora estou em uma nova etapa”, afirmou.

Um ensaio nu também está completamente descartado. “Não posaria nu nem mesmo pelo cachê de uma revista feminina.”

O carioca não escondeu sua surpresa por ter sido eliminado.

BrasilPop

BrasilPop

Divulgação

Divulgação

Curiosidades

versar’”, aconselhou o gaúcho.Andressa, por fim, ganhou um

abraço do “namorado” e avaliou que nunca recebe apoio de Maroca,

diferentemente do que acontece da parte de Nanda.

“Acredito que as torcidas se in-verteram de ontem para hoje. Não fui jogador, poderia ter sido mais jogador e não fiz aliados para me

fortalecer. Não fiz amizades de in-teresses, mas não me arrependo.”

Acompanhando a disputa do lado de fora, o gato revela quem

acha que deve levar o prêmio de R$ 1,5 milhão. “Torço pela Andressa e acho que ela conseguirá se sair bem.”

Cômico Muito tranquila na fila do banco, o cara começa mexer num celular

Apple iphone, 4S, 16GB, com Wifi 3G e um monte de “coisarada” e eu só observando. Dois minutos depois ele olha pra mim e pergunta se tenho crédito no meu humilde Nokia, pois precisava fazer uma ligação. Ah... essa foi pior que pintar o cabelo de loiro e se achar o Neymar. Tirei uma pira com a cara do cidadão, tá loko, ter um celu desses e não ter crédito é o mesmo que ter uma Lamborghini na garagem e pegar carona de fusca. há há há

Leis municipais absurdas ABAIXO A CAMISINHA!Decreto Municipal 82/97 (Bocaiúva do Sul, PR)Data: 19 de novembro de 1997Preocupado com os baixos índices de natalidade em sua cidadez-

inha de 9 mil habitantes, o prefeito Élcio Berti proibiu a venda de cam-isinhas e anticoncepcionais. Tudo porque a prefeitura estava recebendo menos verbas do governo federal com o encolhimento da população. A maluquice gerou a maior gritaria e a lei teve de ser revogada 24 horas depois

AEROPORTO ALIENÍGENALei Municipal 1840/95 (Barra do Garças, MT)Data: 5 de setembro de 1995O então prefeito dessa cidade de 55 mil habitantes criou uma reserva

para pouso de OVNIs com 5 hectares na serra do Roncador, tradicional reduto de ufólogos. Para azar dos ETs, o “discoporto” ainda não saiu do papel

FOLIA COMPORTADALei Municipal 1790/68 (São Luís, MA)Data: 12 de maio de 1968Na década de 60, o então prefeito Epitácio Cafeteira baixou o “código

de posturas” do município. Entre outras coisas, ficou proibido o uso de máscaras em festas — exceto no Carnaval, ou com licença especial das autoridades. Para defender a medida (que virou letra morta), o prefeito argumentou que ela ajudava a “identificar bandidos”

PREGUIÇA ECOLÓGICALei de Crimes Ambientais (Governo Federal)Data: 12 de fevereiro de 1998A lei que regula as punições para os crimes contra a natureza tem

um agravante estranho: a pena aumenta para crimes aos “domingos ou feriados”. É o velho jeitinho brasileiro: com menos fiscais trabalhando nesses períodos, o governo elevou a pena para desestimular agressões ecológicas nas folgas da patrulha. É a única lei federal da nossa lista

EM DEFEZA DO PURTUGUÊISLei municipal 3306/97 (Pouso Alegre, MG)Data: 2 de setembro de 1997A lei aprovada pela Câmara Municipal multa em 500 reais os donos

de outdoors com erros de ortografia, regência e concordância. Para ban-ners e faixas, a multa é menor: 100 reais — e os infratores têm 30 dias para corrigir os deslizes. Em 1998, o prefeito do Guarujá se inspirou na cidade mineira e reproduziu a mesma lei na cidade do litoral paulista

FRUTO PROIBIDO“Lei da Melancia” (Rio Claro, SP)Data: 1894A inofensiva melancia, quem diria, foi proibida em 1894 na cidade

de Rio Claro, no interior de São Paulo. No fim do século 19, a fruta era acusada de ser agente transmissor de tifo e febre amarela, doenças epidêmicas na época. Com o tempo, a lei virou letra morta

Ainda bem!Três projetos de lei absurdos que felizmente não foram aprovados

• Em 2004, vereadores de São Paulo instituíram o uso de coletes com airbag para os motoboys. Em novembro, a proposta foi aprovada em votação na Câmara, mas tinha pouca chance de ser sancionada pela prefeitura e virar lei

• Em 1999, na mineira Juiz de Fora, os vereadores sugeriram que os cavalos e burros usassem fraldões para não emporcalhar as ruas. A iniciativa melou

• Na década de 90, em Teresina, no Piauí, os vereadores quiseram proibir a criação de abrigos nucleares no município. A proposta bombásti-ca não foi aprovada

Page 10: Correio Notícias - Edição 713

quarta-feira, 06 de março de 2013 - edição 713B2 Editais

Lombo de porco

Paixão Cremosa

Culinária saúde e Beleza

Divulgação

CHUtnEY:

1 cebola grande ralada (100 g) 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto (15 g) meia colher (chá) de gengibre fresco ralado (3,5 g) 1 pitada de canela em pó 1 pitada de cravo em pó 5 colheres (sopa) de geléia de framboesa diet (100 g)

LomBo:

1 lombo de porco sem gordura (500 g) meia colher (sopa) de suco de limão (7,5 g) meia colher (chá) de sal pimenta-do-reino a gosto 1 colher (sopa) de margarina DORIANA light (20 g)

modo de Preparo

Em uma panela média, junte a cebola, o vinagre, o gengibre, a canela, o cravo e a geléia

Mexa bem e leve ao fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos ou até obter um molho encorpado

Reserve

LomBo: Corte o lombo em 4 fatias com cerca de 1 cm de espessura cada Tempere-as com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino Deixe tomar gosto por cerca de 15 minutos Em uma frigideira, aqueça a Doriana light e frite as fatias de

lombo, em fogo baixo no início (para que cozinhem por dentro) e depois aumente o fogo para que fiquem douradas dos dois lados

Sirva em seguida acompanhadas do chutney

ingredientes 2 latas de leite condensado 2 colheres (sopa) de maisena 2 latas de leite (use a lata de leite condensado 3 gemas 2 caixas de creme de leite 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo derretido 1/2 xícara de castanha de caju picada 2 xícaras de chocolate ao leite picado

modo de Preparo Coloque o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, bata

as gemas passe-as na peneirinha coloque junto e leve ao fogo médio, até engrossar o creme branco

Deixe este creme esfriare misture o creme de leite Separe 1/3 dessa mistura e no restante coloque o chocolate meio

amargo derretido e ficará um creme escuro Coloque em um refratário a metade deste creme de chocolate e

leve ao congelador por 20 minutos Retire e cubra com o restante do creme amarelo que ficou sem

o chocolate, salpique com a castanha picada e volte ao congelador por mais 10 minutos, retire do congelador e cubra com o restante do creme de chocolate

Derreta o chocolate ao leite espalhe cima da torta Deixe para gelar (não no congelador) na geladerira por 2 horas

Sucos de frutas industrializados podem

arruinar sua dieta

Depois da água pura, da água de coco e do chá gelado sem açú-car, o suco de fruta natural é uma das melhores maneiras de você matar a sede e hidratar o organis-mo. Ele ainda garante vitaminas, substâncias antioxidantes e outros nutrientes essenciais e que saciam. Mas, por uma questão de tempo e praticidade, você recorre aos su-cos prontos. Tudo bem, desde que investigue no rótulo as opções que concentram menos açúcar. Do con-trário, corre um forte risco de ganhar peso. Um estudo recente da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard mostrou um aumento na predisposição genética à obesidade nas pessoas que consomem bebi-das açucaradas com frequência. Não é para menos: algumas bebi-das industrializadas chegam a ter quatro colheres de sopa de açúcar (o equivalente a 164 calorias) em uma latinha de 350 mililitros. Já as versões light podem ter um exagero de substâncias artificiais, incluindo o adoçante. E o consumo frequente também pode engordar, segundo a nutricionista Mariana Klopfer, da Nutricius Nutrição Esportiva, Metab-olismo e Qualidade de Vida, em São Paulo. “O consumo excessivo de adoçantes, corantes e conservantes estimula uma resposta inflamatória no organismo. E a inflamação au-menta o risco de ganho de peso.” Para fazer escolhas que não preju-diquem sua saúde e suas medidas, Mariana dá algumas sugestões (veja abaixo), além de recomendar o consumo sempre moderado (até dois copos de 200 mililitros por dia). Para facilitar, veja os sucos novos que atendem às orientações da nu-tricionista.

1. Priorize os sucos só com a

saúde e Belezamdemulher

Divulgação

fruta. Eles costumam ter a infor-mação 100% natural estampada na embalagem, mas, mesmo assim, vale checar o rótulo. Você também pode diluir os sucos mais densos, normalmente mais calóricos, com um pouco de água.

2. Se preferir um suco light, com adoçante, procure uma versão que não tenha uma lista extensa com outras substâncias químicas (conservantes, corantes e aromati-zantes...).

Néctar de pera, Sufresh (com açúcar e sem conservantes) 84 cal

Laranja Caseira Light, Del Valle (com estévia e sem conservantes) - 40 cal

Néctar de Maçã, Maguary (sem açúcar ou conservantes) - 99 cal

Romã Zero, Juxx - (adoçado com sucos - de maçã e uva e sem conservantes) - 22 cal

Maracujá, Fazenda Bela Vista (com açúcar e sem conservantes) - 100 cal

Damasco,Ceres (sem açúcar ou conservantes) - 100 cal

Néctar de Uva Light, Jandaia (com blend de ciclamato, sacarina

e sucarose - e sem conservantes) - 36 cal

Lichia, Dewlands (sem açúcar ou conservantes) - 100 cal

Tangerina Integral 100% Fruta, Do Bem (sem açúcar ou conser-vantes) 80 cal

Açaí Orgânico com Guaraná Adoçado, Native (sem conservant-es) - 166 cal

Laranja Integral, Salute (sem açúcar ou conservantes) 90 cal

Mix de frutas (maçã + acerola), Suvalan (sem açúcar ou conser-vantes) - 90 cal

Os termômetros do Norte Pioneiro tem registrado elevadas temperaturas nas ultimas semanas. Confira dicas de

cuidados para curtir o fim da estação da melhor maneira.

Previsão do

Temposiqueira Campos-Pr

Dê um chega pra lá no colesterol Isso é possível, sim. A principal

dica é adotar desde já e para toda a vida hábitos saudáveis, como mal-har regularmente, controlar o peso e não fumar.

Cuidar da alimentação também é fundamental, e isso inclui reduzir frituras e carnes gordas e introduzir alimentos-chave no seu dia a dia alguns são bem gostosos, como o chocolate amargo e as frutas oleag-inosas.

O primeiro, que tem alta con-centração de antioxidantes, fa-

saúde e Belezamdemulher

vorece o colesterol bom (HDL), enquanto o time formado por amêndoa, castanha de caju, noz, castanha-do-pará, pistache, avelã e macadâmia contém um tipo de gordura que ajuda a reduzir o coles-terol ruim (LDL).

Outros que são muito bem-vin-dos são os alimentos ricos em vita-mina C, que preserva a elasticidade dos vasos sanguíneos e evita a formação de placas de gordura que levam ao colesterol.

Você só precisa tomar o cuida-do de consumi-los rapidinho, já que a vitamina C é sensível ao calor, à

luz e ao oxigênio. Ufa!Como regra geral, frutas,

verduras e legumes devem ser ingeridos diariamente, de três a cinco porções, pois são fontes de fitoesteróis, compostos que ajudam na redução da absorção do coles-

terol1. Por último, coloque em sua rotina dois comprimidos de Cen-trum Control, o mais novo aliado na redução do colesterol e que, além de fitoesteróis, fornece vitaminas e minerais que contribuem para a saúde do coração.

Divulgação

Page 11: Correio Notícias - Edição 713

quarta-feira, 06 de março de 2013 - edição 713B3Editais

CRAS de Wenceslau Braz atende aproximadamente 150 idosos diariamente

Escolas municipais de Arapoti recebem

novos livros que visam aprofundar o

conhecimento dos alunos

Wenceslau Braz - O CRAS – Centro de Referência de As-sistência Social Vila Velha atende diariamente cerca de 150 pessoas que fazem parte do Serviço de Con-vivência e Fortalecimento de Víncu-los para Idosos.

A orientadora social e física, Camila de Carvalho Ferreira, re-sponsável pelo grupo vem rece-bendo muitos elogios pelo trabalho desenvolvido, voltado para pessoas acima de 60 anos.

Ela disse que trabalha com os idosos desde o mês de janeiro e já está familiarizada com os pro-gramas e serviços prestados pelo CRAS. “Durante a semana o grupo se reunia apenas duas vezes, agora desenvolvemos diversas atividades para a semana toda.

De segunda a sexta-feira, os trabalhos são realizados nas in-stalações do CRAS no período da manhã. Entre terça e quinta-feira, as reuniões são realizadas em al-guns bairros do município”, frisou.

Arapoti - Os alunos do 2°, 3°, 4° e 5° anos das escolas municipais de Arapoti terão mais um instrumen-to de aprendizagem: o caderno de atividades.

São pequenos livros de matemática, ciências, história e geografia contendo questões so-bre os conteúdos vistos nos livros didáticos.

“É uma forma das crianças poderem estudar em casa, apro-fundando o conhecimento”, coloca Roseli Direne, chefe da Seção de Educação Básica 1ª Fase. O ma-terial, que começará a ser utilizado em breve, deve ser devolvido à es-cola no final do ano para que outros estudantes possam utilizá-los nos anos seguintes.

Giancarlos Arruda, gerente comercial da Editora Base, lembra que os cadernos não têm nenhum vínculo com os livros didáticos for-necidos pelo MEC. “É uma espécie de brinde nosso para os municípios que, mesmo sem saber da existên-cia deste material, escolheram os livros da nossa editora para compor o material didático do ano letivo de 2013”, explica.

Apenas 12 cidades foram con-templadas com os cadernos, e Ara-poti está entre elas por ter escolhido um grande número de títulos da

W.Brazagência Criativa

arapotiagência

A profissional que é formada em Educação Física pela UENP – Universidade Estadual do Norte Pioneiro ressalta que todas as quar-tas-feiras ela promove uma camin-hada no Espaço de Lazer Chico, onde há interação entre os grupos, que normalmente não se encontram durante as aulas.

Naquele local também é real-izado exercícios nos aparelhos de academia, ao ar livre. O objetivo é proporcionar integração ao grupo e resultar em novas amizades, visto que normalmente eles não se en-contram durante as reuniões.

As atividades realizadas são alongamentos, exercícios para o fortalecimento muscular e resistên-cia muscular localizada, exercícios para relaxamento e atividades recreativas. “Quando assumi a re-sponsabilidade pelo grupo, propus mudanças e novas idéias que pode-riam ser agregadas à rotina diária. Nunca havia trabalhado com idosos e não tinha idéia de quanto é gratifi-cante atuar nesse meio.

Me identifico muito com o novo

editora em questão. Em 2014 os cadernos não serão mais doados, mas, de acordo com Arruda, os municípios poderão adquirir novos volumes a preço de custo.

“Estamos estudando a possibi-lidade de incluir o caderno de ativ-idades no material didático futura-

projeto, pois eles são muito alegres e atenciosos. Espero fazer um bom trabalho para a comunidade, pois os

idosos merecem todo nosso carinho e dedicação”, comentou.

O CRAS ainda ofereça outras

atividades, entre elas: aulas de vi-olão, dança, teatro, coral, artesana-to e informática.

Se você ainda não faz parte do grupo, não perca mais tempo e en-tre em contato no CRAS

Divulgação

De segunda a sexta-feira, os trabalhos são realizados nas instalações do CRAS no período da manhã

Apenas 12 cidades foram contempladas com os cadernos, e Arapoti está entre elas por ter

escolhido um grande número de títulos da editora em questão

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA ESTADO DO PARANá

DECRETO Nº 11/2013

Súmula: Nomear a Equipe Técnica da Secretaria de Ação Social – São José da Boa Vista - PR

O Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em conjunto com o Conselho Municipal de

Assistência Social, no uso de suas atribuições e, considerando a necessidade de avaliar e propor para a implementação

da Política de Assistência Social do Município.

Decreta:

Art. 1º - Fica nomeada a Equipe Técnica da Secretaria de Ação Social:

Funcionário Função Escolaridade

Denise Aparecida Rodrigues Kroneis Secretária Municipal de

Ação Social

Ensino Superior e Especial-

ização

Kelly Mendes de Oliveira Casprov Técnico Administrativo Ensino Superior e Especial-

ização

Cristiane Carla da Silva Juraski Assistente Social Ensino Superior

Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, 26 de fevereiro de 2013.

Pedro Sérgio Kroneis

PREFEITO MUNICIPAL

mente”, complementa.Iliane Possato, diretora da Es-

cola Municipal Dona Zizi, acredita que o material será de grande valia. “Tenho certeza que ele será muito bem aceito pelos nossos profes-sores e ajudará no aprendizado dos nossos alunos”, finaliza.

Divulgação PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA ESTADO DO PARANá

Concurso Público Edital 001-2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições

legalmente previstas, e tendo em vista o resultado do concurso Público, aberto pelo Edital nº 01/2011, nos termos do

edital do resultado publicado em 01/07/2011, FAZ SABER, em cumprimento ao disposto no item 14.8 que os candidatos

abaixo relacionados para os respectivos cargos ficam CONVOCADOS para comparecerem ao Departamento de Recur-

sos Humanos da Prefeitura do Município de São José da Boa Vista, sito à Rua Reinaldo Martins Gonçalves 85, centro, às

13horas do dia 11 de Março de 2.013, para apresentar documentação exigida nos termos do item 2.3 do Edital nº 01/2011,

bem como serem submetidos a avaliação médica nos termos do item 14.8.1 do mesmo edital.

Cargo: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Classificação CANDIDATO

5º ALINE DA SILVA CARNEIRO

Cargo: FARMACEUTICO

Classificação CANDIDATO

4º AUGUSTO CESAR MARTINS GONCALVES

Comunique-se, publique-se e cumpra-se

São José da Boa Vista-Pr, em 04 de Março de 2.013

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

Page 12: Correio Notícias - Edição 713

quarta-feira, 06 de março de 2013 - edição 713EditaisB4

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRA ESTADO DO PARANá

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2013-PMJ

OBJETO: aquisição de 02 (dois) ônibus usado, com capacidade mínima de 44 (quarenta e quatro) passageiros,

motor 6 (seis) cilindros, ano/modelo 1994, conforme especificações constantes do Edital de Pregão Presencial nº

009/2013-PMJ.

PROTOCOLO DOS ENVELOPES ATÉ as 09h00min do dia 27/03/2013.

LOCAL: Prefeitura Municipal de Japira, Estado do Paraná, Av. Alexandre Leite dos Santos, 480

CREDENCIAMENTO: das 09h00min ás 09h30min do dia 27/03/2013

ABERTURA DOS ENVELOPES: as 09h30min do dia 27/03/2013.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A cópia do Edital e demais informações, encontram-se à disposição dos

interessados no endereço acima citado, no horário de expediente, das 08h00min as 11h30min e das 13h00min ás

17h00min, ou pelo telefone (043)3555-1401 ramal 211.

JAPIRA (PR), 06 de Março de 2013.

ELISANGELA HEIDGGER BENTO WATFE

Pregoeira

O PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

DECRETO Nº 005 de 2013.

O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA, no exercício das atribuições que lhe foram conferidas pela

Lei Orgânica do Município de SÃO JOSÉ DA BOA VISTA e autorização contida na Lei Municipal nº 000772/12 de 04 de

Dezembro de 2012.

DECRETA:

Artigo 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município do exercício de 2013, um crédito suplementar de dotações

orçamentárias no valor de R$ 5.129,83 (Cinco mil, cento e vinte nove Reais e oitenta e três Centavos), sendo o valor de

R$ 11,01 (Onze Reais e um centavos), por excesso de arrecadação e o valor de R$ 5.118,82 (Cinco mil, cento e dezoito

Reais e oitenta e dois Centavos), por superávit financeiro para reforço e suplemento das dotações orçamentárias, con-

forme segue:

Parágrafo I – Crédito Suplementar no valor de R$ 11,01 (Onze Reais e um centavos), por excesso

de arrecadação, para seguintes dotações, utilizando como recursos o provável excesso de arrecadação:

ORGAO: 06.00 - EDUCACAO

UNIDADE: 06.02 - ENSINO FUNDAMENTAL

12.361.0601.2.012 IDUSO - TRANSPORTE ESCOLAR

3.3.90.39.00.00.00.00 3.1.135 - Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica 0,27

ORGÃO: 10.00 - AGROPECUARIA

UNIDADE: 10.01 - INCENTIVO A AGROPECUARIA

20.602.1501.2.027 IDUSO - MANUTENÇÃO DA AGROPECUARIA

3.3.90.39.00.00.00.00 0.1.788 - Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica 10,74

Parágrafo II – Crédito Suplementar no valor de R$ 5.118,82 (Cinco mil, cento e dezoito Reais e

oitenta e dois Centavos), para seguintes dotações, utilizando como recursos superávit financeiros para recursos vincula-

dos:

ORGAO: 06.00 - EDUCACAO

UNIDADE: 06.02 - ENSINO FUNDAMENTAL

12.361.0601.2.012 IDUSO - TRANSPORTE ESCOLAR

3.3.90.39.00.00.00.00 3.3.135 - Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídi-

ca

116,57

3.3.90.39.00.00.00.00 3.3.141 - Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídi-

ca

380,00

ORGÃO: 10.00 - AGROPECUARIA

UNIDADE: 10.01 - INCENTIVO A AGROPECUARIA

20.602.1501.2.027 IDUSO - MANUTENÇÃO DA AGROPECUARIA

3.3.90.39.00.00.00.00 0.3.788 - Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídi-

ca

4.622,25

Artigo 2º - Para dar cobertura ao parágrafo I do artigo 1º, serão utilizados como “Recursos”, o proveniente de excesso

de arrecadação no valor R$ 11,01 (Onze Reais e um centavos), para recursos vinculados conforme segue:

Fonte 1135 0,27

Fonte 1788 10,74

Artigo 3º - Para dar cobertura ao parágrafo II do artigo 1º, serão utilizados como “Recursos”, o superávit financeiro no

valor de R$ 5.118,82 (Cinco mil, cento e dezoito Reais e oitenta e dois Centavos), para recursos vinculados conforme

segue:

Fonte 3788 4.622,25

Fonte 3135 116,57

Fonte 3141 380,00

Artigo 4º - Este Decreto entrará em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, em 31 de Janeiro de 2013.

PEDRO SERGIO KRONÉIS

PREFEITO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANá

EXTRATO do CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a senhora BENEDITA FERREIRA SILVINO

OBJETO: Constitui o objeto do presente contrato de locação: a) um imóvel situado à Avenida Joaquim Pedro de

Oliveira, S/N, na cidade de Japira-PR, contendo um prédio em alvenaria medindo 90,00 m2 (noventa metros quadra-

dos) objeto da matrícula nº 7.082 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Ibaiti em nome da Locadora.

DO VALOR: O aluguel mensal e inicial do presente contrato é de R$ 500,00 (quinhentos reais).

DA VIGÊNCIA: A locação do referido conjunto é ajustado pelo prazo de nove (09) meses, tendo seu início em:

primeiro de março de dois mil e treze (01/03/2013) e seu término em 01 de janeiro de dois mil e treze (01/01/2014).

Data em que o locatário se obriga a restituir todo o conjunto estipulado na cláusula primeira.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

Japira, 27 de fevereiro de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

Locatário

BENEDITA FERREIRA SILVINO

Locadora

Preço: R$23.000,00Trava, Direção, Vidro, Alarme, Único Dono, 4 pneus novos.Aceito Oferta.Modelo: VW/VOYAGE 1.0 Mi Total Flex 8V 4pAno/Modelo: 2009Quilometragem: 51.000Combustível: FlexMunicípio: São José da Boa VistaContato: Neuri José dos santos. E-mail: [email protected]

Classificados