CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não...

8
Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014 Ano XIV - nº 48 - Maio/2014 | Distribuição Gratuita Filiada à ASSECON - CRC nº 2SP003889/O-5 Leia Mais Nesta Edição Destaque: José Alcides Pereira dos Santos Júnior é o destaque desta edição. Pág. 2 Expansão: Estamos ampliando nossas instalações para receber ainda melhor clientes e parceiros. Pág. 3 Perfil Conheça a trajetória da Tigrão Materiais para Construção. Pág. 6 Trabalhismo: Usar a roupa adequada no escritório pode ajudar na hora da promoção. Pág. 5 Cartilha Empresarial Dicas para se sair ainda melhor no trabalho. Pág. 4

Transcript of CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não...

Page 1: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014Ano XIV - nº 48 - Maio/2014 |

Distribuição GratuitaFiliada à ASSECON -CRC nº 2SP003889/O-5

Leia MaisNesta EdiçãoDestaque: José Alcides Pereira dos Santos Júnior é o destaque desta edição. Pág. 2

Expansão: Estamos ampliando nossas instalações para receber ainda melhor clientes e parceiros. Pág. 3PerfilConheça a trajetória da Tigrão Materiais para Construção.Pág. 6

Trabalhismo: Usar a roupa adequada no escritório pode ajudar na hora da promoção. Pág. 5

Cartilha EmpresarialDicas para se sair ainda melhor no trabalho. Pág. 4

Page 2: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

2 3

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

Permitam-me chamá-los assim. Esta era a saudação com que nossa Tia Noêmia iniciava as cartas que enviava para minha mãe.

Ela morava em Aquidauna, Mato Grosso, e frequentemente escrevia-nos dando notícias.

O português, claro, não era o mais perfeito. Po-rém, o carinho em tais mensagens nada ficava a dever ao mais poderoso dos sentimentos, o amor.

Família! Felizmente a maioria de nós nasceu em uma e, ou já constituiu outra em sequência, ou tem planos de formá-la. É o curso da vida. E que belo curso, não?

Família! Não só os que vivem sob o mesmo teto, mas também em toda a sua extensão: irmãos, tios, primos etc., quanta influência tem sobre nós.

Em maio, quando todas as mães são mais home-nageadas, uma data especial é tida como o seu dia, não poderíamos deixar de lembrar dessa pessoa tão querida por todos nós.

Regra geral devemos muito às nossas famílias. Vejam por exemplo, nosso escritó-rio, que desde 2001 tem sua sede instalada nesse ende-reço e agora encontra-se em obras de expansão. Nesse endereço, onde havia uma casinha, morava minha avó, mãe de minha mãe.

A propósito, Tia Noêmia era irmã de minha mãe.A pedido de minha mãe, estudei contabilidade.A

pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles.

Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme – colossal mesmo – de ser seu filho.

Parabéns a todas as mães!

Organização Contábil Soares Ltda.Rua Vicente de Carvalho, 40 - Centro CEP 18035-262 Tel.: (15) 3331.7000 - Sorocaba/SPwww.soaresnet.com | [email protected]

Tiragem Bimestral: 1.000 exemplaresJornalista Responsável: Bárbara Luz - Mtb 44.601/SPDesign: Íntegra Comunicação Estratégica Impressão: Gráfica Impresso Brasil. Av. Bento Mascarenhas Jequitinhonha, 2.475Anúncios e Cadastros: (15) 3331.7000

Este boletim é uma resenha informativa baseado em informações públicas.

CARTA AO LEITOR“Queridos Pessoal”

DESTAQUE

expediente

José Alcides Dinamismo e versatilidade

Sempre pronto e com uma versatilidade latente, temos na pessoa deste colaborador um retrato constante de dinamismo, demonstrado em cada detalhe de seu expedien-te. Com sua simplicidade

e peculiar atenção, atende a todos que o procuram sempre com um sorriso sincero e com a certeza de que vai superar qualquer obstáculo que possa surgir.

Exercendo suas funções no Departamento Pessoal, Alcides, que já está conosco há cinco anos, é natural da cidade de Buri/SP, porém, nós já o importamos, podendo-se considerá-lo um sorocabano de coração.

Atento a cada particularidade em seus afazeres, tornou-se uma peçachave de seu setor e ativo par-ticipante do dia a dia empresarial.

Parabéns!

Ademir Lopes Soares - Diretor

Page 3: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

2 3

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

expansãoSOARES CONTABILIDADE: OBRAS ESTÃO EM RITMO ACELERADO

Com a conclusão prevista para o início do segundo semestre deste ano, as obras de ampliação da sede da Soares Contabilidade estão a todo vapor.

“Após 13 anos nas atuais instalações, sentimos a necessidade de ampliarmos nossos espaços a fim de proporcionar mais conforto aos nossos clientes e colaboradores”, diz Ademir Soares.

O novo prédio, que está sendo construído no ter-reno vizinho, foi projetado pelos arquitetos Ricardo Bandeira e Márcia Leitão, e será interligado ao atual em todos os seus cinco pavimentos.

“Estamos praticamente dobrando nosso espaço físico, o que certamente nos permitirá atender da melhor maneira possível a todos aqueles que nos procurarem”, conclui Soares.

Parte interna

Construção em andamento

Projeção da nova fachada

Page 4: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

4 5

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

CARTILHA EMPRESARIAL

ADOTE ALguMAS REgRAS SIMPLES, MAS QuE fAZEM TODA A DIfERENçA NO AMBIENTE EMPRESARIAL

Exercite o Bom humor, mas...

Pratique a automotivação

Nada de piadas racistas ou apelativas. Tenha claramente quais brincadeiras são aceitáveis. Se suas tiradas não fazem sucesso, não force a barra. Não confunda humor com palhaçada. Saiba a hora certa de parar.

Converse com muita gente. A troca de experiências vai ajudá-lo a perceber que as incertezas da crise afetam os outros. É, o problema não é só seu.

Busque o simples. Retome aquelas pequenas coisas, que por vezes ficam de lado, mas que melhoram (e muito!) o astral fora do trabalho. Por exemplo, ir à academia.

Estabeleça pequenas metas. Combine com seu chefe metas informais intermediárias. Cumpri-las vai lhe dar forças para buscar o objetivo principal.

Discorde, sem bater boca

Amarre e relacione suas ideias às metas da empresa. Ofereça sugestões em vez de apenas levantar problemas. Mostre como sua ideia contribui para evitar danos ou superar riscos. Apresente mais de uma opção. Considere as preocupações e medos do interlocutor.

Durante a crise é preciso ter mais sensibilidade para dar opiniões. Por exemplo, você acha que um comentário crítico vai colaborar com o trabalho da sua equipe? Antes de fazê-lo, verifique se, no lugar de ajudar, você não criará um transtorno maior. Resumindo: calcule bem os efeitos do que você diz.

Meça as palavras1.2.

3.

4.5.

Page 5: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

4 5

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

trabalhismoROuPAS INfLuENCIAM AS ChANCES DE gANhAR (Ou NÃO)uMA PROMOçÃO NO TRABALhO

Estudo mostra que a maioria dos chefes atrela a boa aparência dos funcionários às perspectivas de avanço na empresa.

Já se sabe que a boa imagem de um profissional pode render pontos em uma entrevista de emprego ou com a chefia. Mas, uma nova pesquisa feita pelo OfficeTeam, site de empregos temporários, revela que a roupa adequada ao ambiente de trabalho pode gerar benefícios além da primeira impressão: ela pode ajudar - e muito – na hora da promoção.

Dentre os mil gerentes americanos entrevistados para o estudo, a maioria concordou quando o assunto é roupa corporativa: 80% deles disseram que as roupas certas afetam as chances de dar (ou não) uma promoção para seus funcionários.

Mesmo que essa porcentagem pareça, ao menos, preocupante, a pesquisa mostra que há seis anos, o índice chegava a 93% dos executivos que atrelavam a boa aparência às perspectivas de avanço na empresa.

Segundo o estudo, os gerentes foram questionados até que ponto o estilo de se vestir de um profissional influencia em suas chances de ser promovido. Para o alívio de muitos, apenas 8% afirmaram que o tema influencia “significativamente”.

Para 72%, os trajes representam “um pouco” e 20% disseram que “de modo nenhum” iriam influenciar em uma promoção.

Trajes mais incomuns já vistos

Os pesquisadores ainda perguntaram aos entrevistados quais trajes mais estranhos que eles presenciaram no escritório. Eles citaram alguns exemplos:

“Macacão”“Calças de ioga”“Uma meia vermelha e outra branca”“Shorts e chinelos”“Meias arrastão e sapatos de salto alto”“Fantasia de dinossauro”“Jeans rasgados”“Sandálias com meias”“Uma camiseta, gravata e chinelos”“Um terno vermelho com um tênis esportivo”

Page 6: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

6 7

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

PERFILTIgRÃO MATERIAIS PARA CONSTRuçÃO

A história do Tigrão Materiais para Construção teve início em 1976, quando ela ainda se chama-va Bel Lajes e se dedicava à fabricação de lajes, muros pré-fabricados e blocos de cimento. Com o passar dos anos, a área de atuação da empresa mudou e ela se especializou no comércio varejista de materiais para construção, ganhando enfim o nome de Tigrão.

Situada na Zona Norte de Sorocaba, a loja ex-pandiu seus negócios com o investimento que a região recebeu. “Fomos beneficiados, principal-mente, com a construção de vários condomínios na região e pela formação de novos bairros no local”, explica Erivelto Giacomin, proprietário da empresa. Confira abaixo um bate-papo com ele.

BS: Quais são as estratégias das pequenas em-presas para enfrentar a concorrência das grandes redes de varejo?E: Acredito que o sucesso da empresa se deve, principalmente, aos clientes e amigos que nunca nos abandonaram nessa longa jornada. Outro diferencial é que em pequenas empresas os clientes negociam direto com o proprietário, tornando muito mais rápi-das e eficazes as negociações.

BS: Qual é a sua avaliação sobre as reclamações de falta de mão de obra na construção civil de Sorocaba?

E: De alguns anos pra cá, o campo da construção foi deixado de lado e os jovens partiram para outras áreas, como a Informática, por exemplo. Esse é um dos motivos da escassez da mão de obra na con-strução civil. Mas, ultimamente, estamos vendo uma valorização dessa mão de obra e, por isso, acredito que em alguns anos teremos um aumento no número de profissionais que se dedicam à essa área.

BS: Quais são os planos e projetos da Tigrão para o futuro próximo?

E: Continuar com o nosso sistema de trabalho, aperfeiçoando-o sim, mas de forma que não per-camos aquilo que nos diferencia das outras empre-sas do segmento, que é o nosso sistema tradicional de atendimento. Ele nos acompanhou durante todos esses anos e foi a receita de nosso sucesso.

TIgRÃO MATERIAIS PARA CONSTRuçÃOAv. Ipanema, 3064 / Bairro Nova Sorocaba

Sorocaba /SP - Tel.: (15) 3223-2999

Page 7: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

6 7

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

PROJETO INTEgRA OfERECE CuRSOS ON-LINE gRATuITOS DE CAPACITAçÃO

DICAS PARA MELhORAR SuA REDAçÃO

INTERNET

REDAÇÃO EMPRESARIAL

Dica 1: Objetividade na Escritafuja dos chavões da redação empresarial e simplifique sua escrita.

Dica 2: Cuidado com as siglas A grafia das siglas merece cuidado. Com apenas três letras, todas

devem ficar em maiúscula: OAB; ITA, CBF. Em maiúsculas também devem ficar aquelas que pronunciamos letra por letra, como INSS e ACSP. Caso as siglas formem uma palavra, grafam-se em caixa alta e baixa: Sudene, Fiesp, Empetur. Caso necessitem plural, basta acres-centar um “s”: PMs, OABs, Creas.

No lugar de: Escreva:

Acusamos o recebimento de Agradecendo a atenção dispensada Acima citado Antecipadamente gratos Aproveitamos o ensejo para comunicar Através dessa missiva, informamos De acordo com o supracitado Essa missiva tem por finalidade Levamos ao conhecimento de No que tange a Vimos pela presente apresentar

VEJA OS PRINCIPAIS ÍNDICESÍndices e Valores Mês Var. Anual (%)Poupança (abr.) 0,5266% 5,30

IGP - M (abr.) 0,78% 7,98

Bovespa (30/04) 51.627 -1,36

UFESP 2014 R$ 20,14 3,98

Dólar Paral. (30/04) R$ 2,38 0,42

Salário Mínimo 2014 R$ 724,00 6,80

Gasolina (30/04) R$ 2,790 3,37

Os empreendedores contam com os benefícios oferecidos pelo Integra, pro-grama da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil que vai buscar a capacitação do pequeno negócio em todo o país. Além da capacitação gerencial, serão ofertados cursos de liderança de equi-pes, relacionamento interpessoal, departamento pessoal, contabilidade para não contadores, administração e controle de estoque, gestão de fluxo de caixa, qualidade no atendimento ao público, técnicas de vendas, planejamento e ad-ministração financeira familiar, dentre outros. Os cursos são totalmente gratuitos. Acesse: integra.cacb.org.br (sem o www).

Recebemos Agradecemos Citado Gratos Comunicamos Informamos Conforme exposto Com objetivo de Informamos Quanto a Apresentamos

Page 8: CRC nº 2SP003889/O-5 Boletim Soares Contabilidade Ano IV ... · pedido de minha mãe... Não, não vou enumerar todos eles. Porém, ela não me pediu, mas tenho um orgu-lho enorme

8

Boletim Soares Contabilidade | Ano XIV - nº 48 - Maio/2014

REFLEXÃO

HUMOR

dica de leitura

Aprender a falar não.Impor limites nas pessoas.Valorizar suas qualidades.Evitar relacionamentos destrutivos.Ter pensamentos positivosCriar projetos para o futuro.

Ter um hobby.Cultivar as amizades.Fazer planos e sonhar.Cuidar de si mesmo.Não deixar que as críticas alheias lhe derrubem.Aprender com os erros.

1.2.3.4.

5.6.

7.8.9.10.11.

12.

Atitudes que fortalecem sua autoestima:

Mãe e pai. Para que você os chama...

- Mãe, o que tem para comer?- Mãe, cadê minhas meias?- Mãe, estou doente.- Mãe, posso sair?- Mãe, estou com fome.- Mãe, acabou o papel higiênico.- Mãe, posso tomar refrigerante agora?- Mãe, cadê meu caderno?- Pai, cadê a mãe?

Nenhum líder - seja ele gerente, pai ou professor - é capaz de moti-var as pessoas se ele próprio não estiver motivado, calmo e centrado. A colaboração necessária para o trabalho em equipe não pode ser obtida por meio de gritos, ameaças ou pressões, mas deve ser con-quistada com respeito, inspiração e orientação. Foi pensando nos con-ceitos equivocados que as pessoas têm sobre liderança que os autores criaram um guia para ajudar a encarar os desafios profissionais de forma mais sensata e menos estressante.

O Paraíso e o Inferno

O paraíso é aquele lugar onde o humor é britâni-co, os cozinheiros são franceses, os mecânicos são alemães, os amantes são brasileiros e tudo é orga-nizado pelos suíços.

O inferno é aquele lugar onde o humor é alemão, os cozinheiros são britânicos, os mecânicos são fran-ceses, os amantes são suíços e tudo é organizado pelos brasileiros.

100 MANEIRAS DE MOTIVAR AS PESSOASSteve Chandler, Scott Richardson / Ed. Sextante