Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os...

15
1 Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” Queridas famílias!! Esperamos que estejam todos bem! Antes do desenvolvimento das atividades, com as crianças orientamos aos pais e responsáveis que façam a leitura das atividades “Minha Lição”, no portal da Educação e tenham em mãos os materiais escolares da criança (retirados na creche). Organize um espaço onde a criança assista a aula para desenvolver a atividade, de preferência um lugar arejado, tranquilo e claro respeitando o tempo da criança e repetindo a atividade quantas vezes forem necessárias e sempre observando o nível de interesse da criança. Lembrem-se, que este momento deve ocorrer de forma prazerosa e com muita alegria. Estamos desenvolvendo o Projeto: Resgate Cultural. Teremos em nossas propostas de atividade brincadeiras antigas para vivenciar em família, histórias, contos, lendas, parlendas, músicas e trabalhos com materiais reciclados, que iremos precisar das fotos dos trabalhos para a nossa “Exposição Virtual” a ser desenvolvida em novembro. Para o desenvolvimento das aulas será necessário a família guardar embalagens recicláveis como: caixinha de leite, garrafa pet, tampinhas, rolo de papel higiênico, caixinha de pasta de dente... enfim sucatas. Só para lembrar que as atividades estarão organizadas por campos de experiências, que serão divididas entre as professoras do maternal II. Além da criança reconhecer a professora titular da sala, haverá uma integração entre os campos de experiências, ou melhor, as crianças terão três professoras. Um abraço virtual!!! Fiquem bem, se cuidem!! Atenciosamente, Equipe EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” Telefone fixo:3834-8966 Telefone celular: (19) 99765-2381 (aplicativo Watsapp) E-mail: [email protected] Professora Thaís Bisquolo Duarte Rocha – Maternal II – A Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e Imaginação – 4 Aulas semanais. Traços, sons, cores e formas – 1 Aula semanal. Professora Ivone Rodrigues Paz Martins – Maternal II – B Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Corpo, Gesto e Movimento – 4 Aulas semanais. Professora Mônica Cabral de Vasconcelos Lorena - Maternal II – C Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades, relações e transformações – 3 Aulas semanais. O eu, o outro e o nós – 1 Aula semanal.

Transcript of Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os...

Page 1: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

1

Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” Queridas famílias!! Esperamos que estejam todos bem!

Antes do desenvolvimento das atividades, com as crianças orientamos aos pais e responsáveis que façam a leitura das atividades “Minha Lição”, no portal da Educação e tenham em mãos os materiais escolares da criança (retirados na creche).

Organize um espaço onde a criança assista a aula para desenvolver a atividade, de preferência um lugar arejado, tranquilo e claro respeitando o tempo da criança e repetindo a atividade quantas vezes forem necessárias e sempre observando o nível de interesse da criança.

Lembrem-se, que este momento deve ocorrer de forma prazerosa e com muita alegria. Estamos desenvolvendo o Projeto: Resgate Cultural. Teremos em nossas propostas de atividade brincadeiras antigas para vivenciar em família, histórias, contos,

lendas, parlendas, músicas e trabalhos com materiais reciclados, que iremos precisar das fotos dos trabalhos para a nossa “Exposição Virtual” a ser desenvolvida em novembro.

Para o desenvolvimento das aulas será necessário a família guardar embalagens recicláveis como: caixinha de leite, garrafa pet, tampinhas, rolo de papel higiênico, caixinha de pasta de dente... enfim sucatas.

Só para lembrar que as atividades estarão organizadas por campos de experiências, que serão divididas entre as professoras do maternal II.

Além da criança reconhecer a professora titular da sala, haverá uma integração entre os campos de experiências, ou melhor, as crianças terão três professoras.

Um abraço virtual!!! Fiquem bem, se cuidem!!

Atenciosamente, Equipe EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

Telefone fixo:3834-8966 Telefone celular: (19) 99765-2381 (aplicativo Watsapp)

E-mail: [email protected]

Professora Thaís Bisquolo Duarte Rocha – Maternal II – A Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e Imaginação – 4 Aulas semanais. Traços, sons, cores e formas – 1 Aula semanal.

Professora Ivone Rodrigues Paz Martins – Maternal II – B

Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Corpo, Gesto e Movimento – 4 Aulas semanais.

Professora Mônica Cabral de Vasconcelos Lorena - Maternal II – C

Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades, relações e transformações – 3 Aulas semanais. O eu, o outro e o nós – 1 Aula semanal.

Page 2: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

2

Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” ATIVIDADE 1 – BRINCANDO E FAZENDO EXPERIÊNCIAS - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CGM - Corpo, Gesto e Movimento.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______ Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros. Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora. Link do vídeo: Sem vídeo. Material necessário: Um pedaço de tecido ou uma venda se tiver, sabonete, shampoo, pasta de dente, perfume.

Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá dois momentos. Neste primeiro momento você deverá providenciar um pedaço de tecido ou uma venda se tiver, sabonete, shampoo, pasta de dente e perfume. Neste segundo momento convide a criança realizar a atividade, e explicar que ela deverá adivinhar de olhos vendados através pelo cheiro (olfato), em seguida você vai vendar os olhos dela e pedir para que coloque seus braços atrás do corpo, evitando assim que ela toque o objeto. Agora você, responsável vai com cuidado colocar um a um próximo ao seu nariz para que ela sinta o cheiro, se ela não adivinhar, você coloca novamente e vai intervindo com boas pistas como:

Serve para a higiene corporal;

Não serve para comer; Torne a atividade desafiadora para que ela use sua imaginação. Após terminar a atividade, converse com ela sobre o que ela fez e se ela adivinhou pergunte-lhe como chegou a essas respostas. Essa atividade propõe mostrar através de experiências a importância da percepção e do olfato para a nossa vida. Depois dê um abraço forte nela o que deixará ela muito feliz, confiante e segura. Registro da Atividade: sem registro.

Imagem disponível: https://www.ganhesempremais.com.br/psicopedagogia/atividades-sensoriais-e-criativas-para-criancas-com-tdah/ Acesso 27/08/2020.

Page 3: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

3

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 2 - DIALOGAR COM A CRIANÇA, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES, DESPERTANDO INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR HISTÓRIAS - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EFPI - Escuta, fala, pensamento e imaginação. ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora. Link do vídeo: Vídeo Disponível no Youtube: Canal Turma do Folclore : “Lenda do Boi Bumba”, Disponível link: https://www.youtube.com/watch?v=CQ7ma59SBn8 .Acesso em 24/08/2020. Sugestão para completar esta atividade: Vídeo Disponível no Youtube: Canal Turma do Folclore: “Lenda do Boi Bumba”,

Disponível link: https://www.youtube.com/watch?v=YP3ZiI-dpLs Acesso em 24/08/2020.

Material necessário: um pião (brinquedo) e um saco que não seja transparente, ou lençol para que possa esconder o brinquedo. Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá dois momentos. Neste primeiro momento assista junto com a criança o vídeo da Turma do Folclore “Lenda do Boi Bumba” sugerida pela professora, pelo menos duas vezes. Neste segundo momento convidamos você a fazer perguntas a criança para ver se compreendeu a história. Explorar com a criança as características do personagem. Registro: sem registro.

MOMENTO DE CONVERSA

VÍDEO - BOI BUMBÁ – TURMA DO FOLCLORE

Imagem do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CQ7ma59SBn8 Acesso 27/08/2020.

Page 4: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

4

Sugestão para orientação do responsável:

O que é Folclore?

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e

costumes que são passados de geração em geração.

A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk

(povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação.

Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das

gerações.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil.

Apenas alguns exemplos:

● Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;

● Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;

● Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha;

● Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu. No Brasil,

o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto.

Fonte: https://www.significados.com.br/folclore/, acesso em 28/05/19 às 17h34.

Vídeo Disponível no Youtube: Canal Infantil Ticolicos “Porque existe folclore”, Disponível link:

https://www.youtube.com/watch?v=WTyd-

MlCmcc acesso em 28/08/2020.

Page 5: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

5

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 3 – RECONHECER A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO E PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE SEU NOME E DE OUTROS. - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EFPI - Escuta, fala, pensamento e imaginação. ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local

que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora.

Link do vídeo: Vídeo Disponível no You tube: Canal Palavra Cantada : “A canoa virou ”, Disponível link: https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo - acesso em 28/08/2020.

Material necessário: com a letra da música, anexo com a proposta de atividade e lista com nomes da criança e familiares.

Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá três momentos. Neste primeiro momento irá explorar

o texto com a letra da música, fazendo a leitura, ajustando a escrita a fala, apontando com o dedo, para que possa

perceber que o que se fala é possível se escrever e que existe uma direcionalidade, sempre da esquerda para a direita,

de cima para baixo e retomar com a criança que é uma cantiga popular que faz parte do nosso folclore.

Neste segundo momento convidamos a explorar o texto com a letra da música, propor que a criança cante, seguindo o texto com o dedo.

Faz parte do segundo momento, escrever a lista com os nomes (criança e familiares no máximo 4 nomes) e recortar em tiras.

Propor a criança diante dos nomes encontrar seu nome e depois escolher entre os nomes dos familiares, um para “salvar do fundo do mar”. Feito isso, a brincadeira começa com a criança e responsável cantando a

cantiga e no momento da comanda da música, a criança irá colar seu nome

próprio e o nome do familiar escolhido no anexo da atividade. Ex.: “Foi por causa do (nome do aluno) ” e “Eu tirava o (nome do familiar) do

fundo do mar”. Nesse terceiro momento, finalize essa atividade assistindo ao vídeo do Palavra Cantada – A Canoa Virou, com a criança.

Registro da Atividade: Na folha de atividade colar os nomes (o da criança e de um familiar) e colorir. Ao terminar, elogie a criança pela atividade realizada. Mostre para os familiares a atividade produzida. Para guardar na pasta de atividade o responsável deverá escrever atrás da

folha o “NOME DA CRIANÇA – NOME DA ATIVIDADE E A DATA QUE REALIZOU

A ATIVIDADE”.

Page 6: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

6

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 4 – “ DOCE DE BATATA DOCE” –EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS

CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS; IDENTIFICAR RELAÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS - REFERENTE À

SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ETQRT - Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local

que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora. Link do vídeo: Vídeo elaborado pela professora Mônica Cabral de Vasconcelos Lorena “Dobradura do Saci Pererê” –

disponível no link: https://youtu.be/PW95d9cny_I - acesso em 02/09/2020.

Material necessário: alimento batata doce.

Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá dois momentos. Neste primeiro momento assista

junto com a criança o vídeo elaborado pela professora que começa fazendo uma pergunta usando a Parlenda – “O doce

perguntou para o doce: - Qual o doce mais doce? Depois de um tempo a professora responde: O doce de batata doce”.

Neste segundo momento explique para a criança sobre o alimento batata doce, que é uma raiz nativa do Brasil, usado

pelos Índios antes dos portugueses chegarem no Brasil.

Deixar a criança pegar na batata doce para ver a textura (áspero, liso, macio), o peso (leve, pesado), consistência (duro

e mole), tamanho (grande, pequeno) e formato (circular, quadrado, triangular).

Explicar que para fazer a receita vai precisar cozinhar a batata. Depois de cozida esperar esfriar um pouco e deixar a criança, pegar para sentir a mudança do estado da batata. Em seguida convidar a criança a fazer a receita do doce de batata doce, conforme orientações da professora. Torne a atividade prazerosa e se possível envolva a família.

Receita do Doce de Batata Doce Ingredientes:

2Kilos de batata doce, 1 xícara de açúcar,

100 gramas de coco ralado Modo de fazer:

Cozinhar a batata até ficar no ponto de passar no espremedor. Acrescentar o açúcar e o coco ralado. Fazer bolinhas e passar no açúcar ou coco ralado.

Registro da Atividade: Registre com vídeo da criança no máximo 20 segundos

fazendo o doce e tire uma foto também. E envie no aplicativo WhatsApp da

nossa escola, favor enviar no privado. Vamos ficar felizes em receber!

Page 7: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

7

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 5 – TODO MUNDO É DIFERENTE – PERCEBER E VALORIZAR QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS. - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EON - O eu, o outro e o nós.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora.

Link do vídeo: Vídeo Disponível no Youtube: Canal Sara e sua Turma, música “Como é bom ser diferente (música infantil) Turminha do Tio Marcelo” Disponível link: https://www.youtube.com/watch?v=GPrbtHFgj6M - acesso em 28/08/2020.

Material necessário: Folha de sulfite, giz de cera ou canetinha e espelho.

Orientação da Professora: Caro responsável, assista com a criança o vídeo do Canal Sara e sua turma com a música,

“música “Como é bom ser diferente (música infantil) Turminha do Tio Marcelo”, sugerido pela professora. Assista

quantas vezes quiser. Para dar continuidade a atividade, importante o responsável convidar a criança a conversar um

pouco sobre o tema da música “Como é bom ser diferente”. Converse com a ela sobre as diferenças aparente entre as

pessoas e que devemos respeitar cada um como são.

Durante a conversa pergunte para a criança, fazendo ela observar e refletir sobre o assunto como:

Na musiquinha aparecia bonecos todos iguais?

Qual boneco mais gostou? Quais as características do boneco? Cabelo? Pele? Olho?

E na nossa família, todos são iguais?

Elogie uma característica da criança, e peça para ela fazer o mesmo com você.

Se possível usar o espelho para auxiliar nessa conversa perguntando a criança se sabe o que são características físicas?

Explicar e exemplificar olhando para o espelho sobre as características físicas de cada um, como cor dos olhos, cor dos cabelos, pele, formato da boca, nariz... Explicar que cada um é um ser diferente e único, que devemos respeitar as diferenças.

Imagem retirado do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GPrbtHFgj6M - acesso em 24/08/2020.

Registro da Atividade: usando uma folha de sulfite, giz de cera ou canetinha, peça para a criança fazer o desenho das pessoas de sua família, não esquecendo de desenhar a característica de cada uma. Ao terminar, elogie a criança pela atividade realizada. Mostre para os familiares a atividade produzida. Para guardar na pasta de atividade o responsável deverá escrever atrás da folha o “NOME DA CRIANÇA – NOME DA

ATIVIDADE E A DATA QUE REALIZOU A ATIVIDADE”.

Page 8: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

8

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 6 – CONFECÇÃO DO “BOI BUMBA” - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CGM - Corpo, gesto e movimento.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______ Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros. Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora. Link do vídeo: Sem vídeo. Material necessário: uma caixa de sapato vazia de adulto, cola e retalhos coloridos de TNT (esse material foi enviado

anexo as lições).

Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá dois momentos. Neste primeiro momento você deverá

providenciar os materiais, uma caixa de sapato vazia de adulto, cola e retalhos coloridos de TNT (esse material foi

enviado anexo as lições).

Neste segundo momento convide a criança a construir junto com você o “Boi bumba”, conforme sugestão da professora.

Será necessário o uso de tesouras. Recorte um lado da caixa como mostra na figura abaixo e cole a tampa no corpo da

caixa, reservando a parte cortada para fazer a cabeça do boi.

Depois junto com a criança você vai moldar a cabeça do boi e enfeitar a caixa com o TNT e em seguida colar a cabeça

na caixa, deixando a parte cortada livre para

que a criança coloque as mãos e braços para

brincar.

Guarde o brinquedo para ser usado na

próxima aula. Essa atividade proporciona a

desenvoltura da coordenação motora ampla

e fina, além estimular a criatividade.

Registro: Registre com foto da criança e a

sua obra de arte, focando o rosto da criança

e a obra. E envie no aplicativo WhatsApp da

nossa escola, favor enviar no privado.

Vamos ficar felizes em receber!

Imagem do “Boi Bumba” da Professora Ivone Rodrigues Paz Martins

Page 9: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

9

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 7 – DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR HISTÓRIAS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES,

COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO LEITOR - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EFPI

- Escuta, fala, pensamento e imaginação.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora.

Link do vídeo: Vídeo Disponível no Youtube: Canal Turma do Folclore: “Lenda do Curupira”, Disponível link: https://www.youtube.com/watch?v=gKpiIzfNQA8 - acesso em 28/08/2020. Material necessário: Anexo a lenda do Curupira. Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá dois momentos. Neste primeiro momento assista junto com a criança o vídeo da Turma do Folclore “Lenda do Curupira” sugerida pela professora. Neste segundo momento convidamos a explorar o texto fazendo a leitura, ajustando a escrita a fala, apontando com o dedo, para que possam perceber que o que se fala é possível se escrever e que existe uma direcionalidade, sempre da

esquerda para a direita, de cima para baixo e retomar com a criança sobre o personagem folclórico, o Curupira. Explorar com a criança as características do personagem, local onde vive, o que ele faz, etc. Registro: sem registro.

HORA DA HISTÓRIA - A LENDA DO CURUPIRA

O CURUPIRA DE ACORDO COM A LENDA, ESSA CRIATURA É DESCRITA COMO UM MENINO PEQUENO, DE CABELO DE FOGO E COM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS, PARA CONFUNDIR OS CAÇADORES. SEU OBJETIVO É PROTEGER A NATUREZA E OS ANIMAIS, E PARA FAZER ISSO ELE PODE SER BEM PERIGOSO. ESSA CRIATURA USA DE MIL ARTIMANHAS PARA ENGANAR A PERCEPÇÃO DOS CAÇADORES, USANDO GRITOS, GEMIDOS, OU FAZENDO COM QUE ELES PENSEM QUE ESTÃO NA TRILHA DE UM ANIMAL SELVAGEM, SÓ QUE NA VERDADE ESTÃO PERSEGUINDO O PRÓPRIO CURUPIRA, QUE FAZ COM QUE ELES SE PERCAM NA FLORESTA. ELE TAMBÉM ENCANTA OS CAÇADORES PARA QUE ELES ANDEM EM CÍRCULOS E NÃO CONSIGAM ACHAR A SAÍDA DA MATA. PORÉM O CURUPIRA TEM UM PONTO FRACO: ELE É EXTREMAMENTE CURIOSO. ENTÃO PARA QUE OS CAÇADORES CONSIGAM ESCAPAR, ELES DEVEM PEGAR UMA CORDA E DAR UM NÓ, ESCONDENDO MUITO BEM A SUA PONTA. ISSO DEIXA O CURUPIRA TÃO CURIOSO SOBRE A PONTA ESCONDIDA, QUE ELE SE SENTA PARA DESFAZER O NÓ E ACABA ESQUECENDO DA PESSOA, QUE SE LIVRA DO ENCANTO E CONSEGUE ENCONTRAR O CAMINHO PARA CASA. MAS ELE NÃO PROTEGE OS ANIMAIS APENAS IMPEDINDO OS CAÇADORES. SEGUNDO O FOLCLORE, QUANDO UMA TEMPESTADE ESTÁ CHEGANDO, O CURUPIRA ATRAVESSA A FLORESTA BATENDO NOS TRONCOS DAS ÁRVORES PARA VERIFICAR SE ELAS SÃO FORTES PARA SUPORTAR A TEMPESTADE. SE ELE PERCEBE QUE UMA ÁRVORE PODE SER DERRUBADA PELO VENTO, ELE ADVERTE OS ANIMAIS PARA QUE ELES NÃO FIQUEM PERTO DELAS.

Fonte: https://www.hipercultura.com/lenda-do-curupira/, acesso em 24/08/2020.

Page 10: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

10

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” ATIVIDADE 8 – BOI BUMBA - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CGM - Corpo, gesto e movimento. ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local

que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada,

pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros. Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora. Link do vídeo: Vídeo Disponível no Youtube: Canal Turma do Folclore: “Lenda do Boi Bumba”, Disponível link:

https://www.youtube.com/watch?v=YP3ZiI-dpLs Acesso em 24/08/2020.

Material necessário: O brinquedo confeccionado na aula anterior (BOI BUMBA).

Orientação da Professora: Caro responsável, agora você convida à criança a brincar com o boi, colocando seus braços

dentro da caixa realizando os movimentos, e torne essa atividade prazerosa, use a criatividade e divirta-se!! (Você pode

também colocar o vídeo da Turma do Folclore, sugerido pela professora Thais na aula de E.F.P. I). Essa atividade

proporciona à criança resgatar a linguagem cultural

que faz parte do folclore brasileiro.

Registro: Sem registro.

Imagem: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3491/diversidade-cultural-bumba-meu-boi Acesso 27/08/2020.

Page 11: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

11

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 9 – BOLINHA DE SABÃO – EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS E PROPRIEDADES DOS

OBJETOS - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020 – CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ETQRT - Espaço, tempo,

quantidades, relações e transformações.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo

com as orientações da professora.

Link do vídeo: Vídeo Disponível no Youtube: Canal Churumello Circus: “COMO FAZER BOLHAS DE SABÃO GIGANTES: (RECEITA E BRINQUEDOS) - DIY GIANT BUBBLES (EXPERIMENTO) ”; Disponível link: https://www.youtube.com/watch?v=qYfXf5Qn5DI - acesso em 28/08/2020. Assista o vídeo no tempo 10 minutos e 30 segundos até 13 minutos e 47 segundos. Material necessário: Folha de sulfite, giz de cera ou canetinha e bolinha de sabão.

Orientação da Professora: Caro responsável, assista junto com a criança o vídeo disponível no Youtube Canal Churumello

Circus: “COMO FAZER BOLHAS DE SABÃO GIGANTES: (RECEITA E BRINQUEDOS) - DIY GIANT BUBBLES (EXPERIMENTO)

”, no tempo 10 minutos e 30 segundos até 13 minutos e 47 segundos, sugerido pela professora.

Convidamos você junto com a criança realizar a receita de bolinha de sabão, depois de pronta deixar a criança brincar

livremente e avisar que terá que fazer depois da brincadeira um desenho bem bonito, mostrando como foi a brincadeira.

Lembrete importante: Esse desenho será utilizado na próxima atividade, por isso é importante a criança brincar com

bolinha de sabão e desenhar.

Receita de Bolinha de sabão Ingrediente: 1 copo de detergente; 5 a 6 copos de água; 3 colheres de sopa de fermento em pó; 6 a 7 colheres de sopa de açúcar. MODO DE FAZER: Dissolver o açúcar com detergente e parte da água morna, acrescentar os outros ingredientes e mexer bem. Deixar descansar por 24 horas. Registro da Atividade: usando uma folha de sulfite, giz de cera ou canetinha, peça para a criança fazer o desenho da brincadeira com a bolinha de sabão. Lembrete importante: Esse desenho será utilizado na próxima atividade Ao terminar, elogie a criança pela atividade realizada. Mostre para os familiares a atividade produzida. Para guardar na pasta de atividade o responsável deverá escrever atrás da folha o “NOME DA CRIANÇA – NOME DA

ATIVIDADE E A DATA QUE REALIZOU A ATIVIDADE”.

Page 12: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

12

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 10 – QUEBRA CABEÇA – BOLINHA DE SABÃO - IDENTIFICAR RELAÇÕES ESPACIAIS - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ETQRT - Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora.

Link do vídeo: sem vídeo. Material necessário: tesoura, e o desenho feito pela criança da brincadeira Bolinha de sabão.

Orientação da Professora: Caro responsável, essa atividade terá dois momentos. Neste primeiro momento o

responsável irá pegar o desenho feito pela criança da brincadeira Bolinha de

sabão, e cortar na vertical (em seis partes) como no modelo ao lado.

Neste segundo momento entregar as partes do desenho embaralhadas para

criança e explicar que foi feito um quebra cabeça com o desenho e o desafio

é ela montar o quebra cabeça.

Registro da Atividade: Registre com uma foto da criança realizando a atividade e envie no aplicativo WhatsApp da nossa escola, favor enviar no privado. Vamos ficar felizes em receber!

Page 13: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

13

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 11 – APRECIAR OBRA PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO CULTURAL E UTILIZAR MATERIAS VARIADOS,

EXPLORANDO CORES E FORMAS. - 14/09 A 18/09/2020. – CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TSCF - Traços, sons, cores e formas.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada,

pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora.

Link do vídeo: Vídeo elaborado pela professora Thaís Bísquolo Duarte Rocha – disponível no link: Vídeo elaborado pela professora Thaís Bísquolo Duarte Rocha – disponível no link: https://youtu.be/4cLlXVjw00I - acesso em 02/09/2020.

Material necessário: Anexo com a orientação da atividade, folha sulfite, material para colorir e um pedaço pequeno de tecido (retalho) Orientação da Professora: Caro responsável, convidamos você e a criança explorar a obra: “Cabra cega” fazendo as seguintes perguntas: ● Do que as crianças estão brincando? ● Onde estão brincando? ● Quais as cores utilizadas pelo artista? Entre outros questionamentos que se fizerem necessários, observados pelo responsável. Em segundo momento, em uma folha de sulfite, convidar a criança à criança a releitura da obra estudada, ou seja fazer o desenho da brincadeira cabra cega, orientando-a quanto aos detalhes e cores para que ela possa reproduzir do seu jeito. E para o desenho da criança ficar com detalhe personalizado, entregar à criança um pedaço de retalho de tecido para colar na folha, explicando que aquela seria a venda dos olhos, utilizada na brincadeira.

APRECIAÇÃO E RELEITURA DA OBRA: CABRA CEGA – IVAN CRUZ .

Fonte: http://interagiraquieagora.blogspot.com/2012/08/telas-de-ivan-cruz-brincadeiras-de.html. Acesso em 24/08/2020

Page 14: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

14

Sugestão para orientação do responsável:

IVAN CRUZ

BIOGRAFIA DO ARTISTA

“O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como

toda criança... Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca

deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas

constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural

de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito. No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se

dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de

Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação e não com a cópia ou engajamento em

alguma Escola já criada. Ingressa na Escola Brasileira de Belas Artes (hoje EBA) da U.F.R.J., frequentando seus bancos

escolares pelo tempo que julgou necessário. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e

não copiar apenas. Passou a fazer uma série de exposições em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos, além

do Rio de Janeiro, sempre com estilos diversos a cada exposição, passando por temas abstratos e figurativos, das mais

diversas variações de sua expressão pessoal. Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou

seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. O sucesso foi tão grande por

aqui, que ele cancela sua exposição em Portugal e expõe em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro.

Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando

pipa, pulando carniça e muito mais... De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100

brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e

repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os

brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma

ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer

com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo

deixada de lado hoje em dia. Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao

adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. Sucesso total, o projeto vem crescendo com

inúmeras exposições em várias instituições e espaços culturais, sempre ganhando força e aplausos das mais diversas

camadas sociais e profissionais, por apresentar como importante ferramenta para as áreas de Arte-educação,

Pedagogia, Educação Física, Música, Psicologia Infantil, Literatura entre outras, sempre servindo também como

disseminador das Artes Plásticas no público em geral. Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível esse seu

resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo

das brincadeiras, fugindo dos custos e problemáticas urbanas que esse público tanto sofre nos dias atuais, confinadas a

play-ground, ou à frente de computadores, TVs e videogames, desacostumadas ao convívio coletivo e ao

desenvolvimento motor proporcionado por tais jogos infantis de outrora. Hoje as imagens criadas por Ivan Cruz, podem

ser vistas em camisetas, imãs de geladeira, jogo da memória, gravuras e diversas aplicações destas, pois todos devem

ter acesso à Arte e à tão rico tema. Compôs também uma música, que tem letra do artista e música de Marcos Vinícius

com esse tema.

Fonte: http://aprendendo-e-brincando.blogspot.com/2013/04/biografia-do-artista-plastico-ivan-cruz.html,Acesso em 17/08/2020.

Page 15: Creche EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro” leitura das ......Irá desenvolver para todos os maternais II, as atividades do campo de experiência: Espaço, Tempo, quantidades,

15

Creche “EMEB “Profª Janette Vieira Vaqueiro”

ATIVIDADE 12 – PULANDO AMARELINHA - REFERENTE À SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020. CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

CGM - Corpo, Gesto e Movimento.

ALUNO (A) ___________________________________________________________________MATERNAL II _______

Orientação para a realização da atividade: Caro responsável, coloque a criança sentada confortavelmente em um local que tenha apoio para fazer o registro da atividade, de preferência sem outros estímulos, tais como: televisão ligada, pessoas passando, rádio ligado, deixe disponível apenas os materiais que irá utilizar para fazer os registros.

Considerando que ela não realiza ainda a leitura, leia os enunciados das atividades e oriente-a como fazer, de acordo com as orientações da professora. Link do vídeo: sem vídeo. Material necessário: um espaço onde dê para a criança se movimentar com segurança e giz de lousa.

Orientação da Professora: Caro responsável, usando o giz, faça o desenho da amarelinha sugerido na imagem abaixo,

colocando os numerais de 1 a 10. Pedir que a criança pule com um pé só quando for um quadrado e com os dois pés

onde tem dois quadrados.

Essa brincadeira, não há necessidade de usar pedrinhas para marcação. Apenas pular e aproveitar para brincar de

contagem e observar o desenho do numeral.

Se tiver mais crianças na família, coloque-a para brincar também para ficar mais divertida. Essa atividade vai ajudar à

criança a desenvolver a coordenação motora ampla, o equilíbrio corporal e ajuda ainda na recitação numérica, além

de se divertir muito.

Enquanto estiver realizando a atividade torne o

momento prazeroso, e divertido, se possível envolva os familiares.

Registro: Registre com foto da criança, pulando

amarelinha. E envie no aplicativo WhatsApp da

nossa escola, favor enviar no privado. Vamos

ficar felizes em receber!

Imagem: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/de-onde-vem-o-nome-do-jogo-de-amarelinha/ Acesso 27/08/2020