Criança e Adolescente - Juno

4
UNIVERSIDADE FEEVALE ENFERMAGEM NA DA SAÚDE DO ESCOLAR E DO ADOLESCENTE ANÁLISE DO FILME JUNO Mariela Dal-Ri Barbosa

Transcript of Criança e Adolescente - Juno

UNIVERSIDADE FEEVALE

ENFERMAGEM NA DA SAÚDE DO ESCOLAR E DO ADOLESCENTE

ANÁLISE DO FILME JUNO

Mariela Dal-Ri Barbosa

Novo Hamburgo

2011

Fase da adolescência em que Juno se encontra (conforme a OMS)

Juno se encontra na Adolescência Intermediária (entre 14 a 16 anos) marcado pelo seu rápido crescimento físico, mental e espiritual, é a época em que, na maioria das vezes, o jovem começa a querer tomar suas próprias decisões.

Identificar na personagem, características que descrevam o desenvolvimento psicossocial, moral, social e de auto-imagem

Desenvolvimento psicossocial: Juno adquiri uma identidade psicossocial, isto é, compreende a sua singularidade, o seu papel no mundo. Também é notado sentimentos relacionados à confusão/disfunção de quem ainda não se descobriu a si próprio e não sabe o que pretende tendo dificuldade em optar, tem sua evolução incompleta por entrar excessivamente rápido na vida adulta pelo fato de estar grávida.

Desenvolvimento moral: Inicialmente Juno tomou uma atitude típica de um adolescente perdido e assustado, que pensam como todo mundo, e agem da forma que serão “aceitas” pela sociedade. Juno decide fazer um aborto porque as pessoas ao redor dela, da sua idade e imersas no conceito da sociedade descartável, fazem. Porém, Juno reflete sobre essa decisão e percebe que não precisa segui-la simplesmente porque “todo mundo faz”. Ela decide por “nadar contra a maré” e, mesmo sendo discriminada com os olhares, ela decide preservar a vida do bebê, mesmo que ela não o crie. Podemos dizer que, apesar de sua educação falha e ausente dos pais, ela já está agindo de acordo com valores e princípios inerentes do ser humano.

Desenvolvimento social: O desenvolvimento social é marcado pela necessidade de independência X insegurança, relacionamento com os pais = conflito. Na necessidade de independência, Juno mostra-se “madura” com a atitude de entregar a adoção sabendo que não é capaz de conseguir criar uma criança. Já com relação a família, Juno vive com o pai, com a madrasta e com a irmãzinha onde são pouco convencionais, amorosos e compreensivos, por isso ela recebe todo o apoio à sua decisão. É marcado também pela sexualidade e educação sexual, onde os adolescentes procuram aventuras e em uma dessas aventuras ocorre a gravidez na adolescência que afeta tanto os países desenvolvidos quanto os de terceiro mundo, apesar das causas e circunstâncias serem diferentes nos dois grupos.

Desenvolvimento de auto-imagem: Juno, apesar de não ser nada vaidosa, ela se preocupa com sua aparência, se sente mal por estar com aquela barriga enorme parecendo um elefante.

Descrever o papel da família e da rede social de Juno, frente à gravidez não planejada, desde a sua descoberta

Papel familiar: O pai de Juno aceita a gravidez, assumindo no entanto não estar preparado para encarar a situação. Com o desenrolar do tempo ele acaba por assumir o papel de figura paterna ajudando-a a lidar com os seus medos e inseguranças. A jovem não possui um modelo de figura materna, perdeu a mãe aos 5 anos e mantêm uma relação de antipatia com a madrasta, porém após a descoberta da gravidez as duas passam a se entender melhor e no final as duas finalmente se entendem.

Papel da rede social: Sempre ocorre aquele preconceito de outras partes, porém no filme as amizades de Juno aceitaram e ajudaram, principalmente a melhor amiga dela que a ajudou a achar uma família para adoção, no hospital esteve com ela e sempre permaneceu do lado quando ela precisou.

Refletir e descrever sobre a postura do profissional de saúde que a atendeu

Como ocorreu no filme, acredito que nem os profissionais de saúde e nem a população em geral estão preparados para lidar com esse problema que vem crescendo cada vez mais, há um certo preconceito das pessoas perante a gravidez na adolescência. Ocorre dúvidas éticas e exercem um papel de controle sobre a sexualidade, vinculando-a sempre à reprodução, o que afasta o jovem do profissional.

Descrever as possibilidades de atuação do enfermeiro no contexto social (família, amigos) de Juno após a descoberta da gestação e diante de sua decisão em colocar a criança para adoção.

É papel do enfermeiro:

Orientar os métodos contraceptivos para evitar futuras gestações inesperadas;

Orientar