CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de...

24
NO. 1-2013 Uma revista do Grupo Trelleborg. Soluções que vedam, amortecem e protegem aplicações críticas. Tranquilidade Rolamentos de borracha prote- gem artefatos holandeses Revolução Flutuante Inauguração de uma inovadora plataforma offshore Kun Fang, engenheira clínica “Registros digitais e redes melhor conectadas reduzirão os erros humanos.” LUZES AZUIS PARA AS AUTOESTRADAS ALEMÃS UM SANDUÍCHE DE VEDAÇÃO CIDADES CRIANDO FUTURO do as Tempos difíceis pairam sobre o ramo da construção civil. Ainda assim, o desenfreado crescimento das cidades mundo afora apresenta desafios e oportunidades.

Transcript of CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de...

Page 1: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

NO. 1-2013Uma revista do Grupo Trelleborg. Soluções que vedam, amortecem e protegem aplicações críticas.

Tranquilidade Rolamentos de borracha prote-gem artefatos holandeses

RevoluçãoFlutuante Inauguração de uma inovadora plataforma offshore

Kun Fang, engenheira clínica

“ Registros digitais e redes melhor conectadas reduzirão os erros humanos.”

LUZES AZUIS PARA AS AUTOESTRADAS ALEMÃS UM SANDUÍCHE DE VEDAÇÃO

CIDADES CRIANDO

FUTUROdoas

Tempos difíceis pairam sobre o ramo da construção civil. Ainda assim, o desenfreado crescimento das cidades mundo afora apresenta desafios e oportunidades.

Page 2: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

EU VIAJO MUITO e vejo como países e cidades vão se desenvolvendo à medida que a sociedade evolui. Can-teiros de obras são locais que você evita ir. Mas é fas-cinante ver como cidades estão sendo construídas e melhoradas. Com a ajuda de engenharia avançada, materiais especiais e máquinas, novas áreas tomam forma pouco a pouco, com o objetivo de satisfazer as necessidades de hoje e do amanhã. Tenho orgulho por a Trelleborg fazer parte desse trabalho.

Também me orgulha outros aspectos da capacida-de inovadora da Trelleborg. É preciso conhecimen-to e experiência para desenvolver produtos, como as vedações para ambientes difíceis, ao mesmo tempo em que se reduz o desperdício de recursos. Você pode ler sobre essas vedações e outros assuntos nesta edição de T-Time.

Boa leitura!

Peter NilssonPresident e ceo

Construir uma cidade

CONSTRUINDO O FUTUROCom a crescente urbanização em todo o mundo, soluções inovadoras se tornam cruciais para a construção civil.

ATRAÇÃO: CINGAPURA Cingapura evoluiu de uma vila de pescadores para um polo financeiro e industrial.

CONFORTO DE BORRACHASobre rolamentos de borracha, o edifício RACM mantém-se firme apesar dos trens que passam perto.

O JEITO RUBORETecnologia de materiais compostos é especialmente combinada com design específico.

06101416

10

6

Case página 18Pessoas & Tendências página 19 Notícias/Atualidade página 22

E AINDA

SUMÁRIO 1-2013

Responsável perante a lei de imprensa sueca: Patrik [email protected]

Editora-chefe: Karin Larsson [email protected]

Co-editores: Rosman [email protected]

Donna [email protected]

Produção: Appelberg Publishing

Impressão: Trydells Tryckeri Foto da capa: Manuel Gutjahr/

Getty ImagesAssinaturas:

www.trelleborg.com/subscribeEndereço: Trelleborg ab (publ)

Box 153, se-231 22 Trelleborg, SuéciaTel: +46 (0)410-670 00

Fax: +46 (0)410-427 63

www.facebook.com/trelleborggroupwww.twitter.com/trelleborggroup

www.youtube.com/trelleborg www.trelleborg.com

T-Time é publicada três vezes ao ano.As opi niões expressas na revista são

de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a visão

da Trelleborg.

Em caso de dúvidas ou comentários sobre a

Trelleborg e revista T-Time, favor enviar email para :

[email protected]

2 T·TIME 1·2013

Page 3: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

VANGUARDA [BUOYANT TOWER]

Na costa do Peru, a primeira de um novo tipo de plataforma offshore para a indústria de óleo e gás iniciou suas operações; e sua instalação poderá revolucionar a

exploração e produção desses recursos ao redor do mundo. A função da Trelleborg foi garantir que

todas as partes se encaixassem perfeitamente.

Sustentada sucesso

pelo

TEXTO: ELAINE MCCLARENCE FOTOS: HORTON GMC INC.

Page 4: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

UM NOVO TIPO DE PLATAFORMA petrolífera recém-inau-gurada no oceano Pacífico, na costa do Peru, deve redu-zir custo e tempo de criação de novas operações de perfuração em toda a indústria.

“A Buoyant Tower foi projetada para reduzir a dura-ção total da exploração à produção offshore pela fabri-cação e instalação de uma plataforma de perfuração e produção em um curto espaço de tempo e com custos reduzidos”, explica Bao Nguyen, Engenheiro de Pro-jetos da GMC, uma das empresas que desenvolveu e gerenciou o projeto. Ela pode abrir caminho para uma nova geração de plataformas mais simples e baratas de construir e instalar e que podem ser movidas facilmente de um local para outro, em qualquer parte do mundo.

Levou apenas 13 meses para projetar, construir e transportar a plataforma de produção CX-15 da BPZ Energy – a primeira no conceito Buoyant Tower (Tor-re Flutuante) –, para o campo peruano Corvina, onde se espera que produza 12.200 barris de petróleo e 12,8 de pés cubicos de gás por dia. O conceito foi desenvol-vido pela HortonGMC, uma joint venture entre a Hor-ton Wison Deepwater e a GMC.

A Buoyant Tower é composta por quatro tubos cilín-dricos com uma estaca de sucção central. Cada célula mede 8,4 metros de diâmetro e 60 de comprimento. A estaca central liga a estrutura ao fundo do mar. Na par-te superior do casco de 2.500 toneladas localiza-se uma plataforma de 1.500 toneladas, onde a perfuração de produção é realizada.

Uma operação crítica é a instalação, que envolve colocar a plataforma de produção sobre a torre e, em seguida, uni-las. A Trelleborg forneceu as unidades da perna de garra de junção (LMU) e de plataforma de apoio (DSU). Um aspecto importante do projeto da

VANGUARDA [BUOYANT TOWER]

Trelleborg foi ajudar a amortecer o peso durante a instalação. “O ser-viço ao cliente da empresa e seu históri-co foram fatores fundamentais para sermos selecionados”, diz Nguyen.

JP Chia, Gerente de Engenharia da Trelleborg Offshore & Construction em Cingapura, explica: “O tempo de desenvolvimento foi fundamental, a fim de cumprir o cronograma. A instalação ocorreu em mar aberto, onde há condições de mar agitado e ondas altas, e o período era muito limitado. Com tais fato-res críticos, os projetos LMU e DSU foram modelados com precisão, com a completa análise de elementos fei-ta internamente em nossa fábrica.”

“A Trelleborg foi capaz de cumprir o processo de con-cepção e entrega em quatro meses - um recorde”, acres-centa Vincent Tan, Gerente de Vendas e Marketing na Trelleborg Offshore & Construction.

Nguyen explica que um dos principais bene-fícios responsável pela redução de custos foi

que apenas uma grande embarcação de construção foi necessária para a ins-

talação. “Um mesmo navio fez o transporte pesado e ajudou na construção”, conta. “Normalmen-te as estruturas fixas precisam de um navio de transporte e uma cara embarcação guindaste para alçar as partes pesadas. Este projeto foi a primeira operação de montagem a partir de um navio de transpor-te pesado. Os movimentos dele e

APOIANDO OPERAÇÕES MUNDIALMENTE A Trelleborg é um importante fornecedor de soluções de engenharia em polí-meros para a indústria de óleo e gás offshore. A empresa tem uma amplitude única de serviço que combina tecnologia de produção global com engenha-ria local e apoio ao desenvolvimento. Com experiência inigualável, a Trelle-borg trabalha com todas as áreas-chave de óleo e gás em todo o mundo e em parceria com os principais operadores de campos. As soluções incluem flutu-abilidade, proteção contra corrosão, sistemas de proteção contra incêndios, proteção de cabos, armazenamento flutuante de produção, componentes de perfuração, instalação flutuante, antivibração, isolamento térmico, barreiras, mangueiras e vedações.

4 T·TIME 1·2013

Page 5: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

o projeto da estrutura de balanceamento tiveram que ser cuidadosamente avaliados.

“A estrutura é adequada para profundidades mari-nhas entre 50 e 280 metros em qualquer tipo de campo com qualquer tipo de características dos reservatórios - gás, petróleo ou uma combinação dos dois”, explica. “O equipamento de perfuração e/ou produção pode ser modulado para se adaptar às necessidades de operação. A Buoyant Tower é adequada para as regiões de ativi-dade sísmica e, neste caso, o comportamento compa-tível da torre pode resistir a este tipo de carga melhor do que uma plataforma fixa tradicional. Além disso, ela pode ser realocada para novos campos, exigindo menos despesas gerais de capital para fazer um campo entrar em produção”.

O PROJETO É BASEADO na já existente tecnologia “cell spar”, que foi testada em produções offshore em todo o mundo. A estrutura simples se traduz em uma monta-gem mais fácil. Após o sucesso do projeto peruano, a nova plataforma está sendo avaliada para uso nas prin-cipais regiões do mundo.

O processo de concepção, construção e transporte da plataforma levou 13 meses.

As unidades da perna de garra de junção foram fornecidas pela Trelleborg.

O casco é composto por quatro tubos cilíndricos com uma estaca de sucção central.

A instalação - uma operação crítica.

A Buoyant Tower está localizada no litoral do Peru.

HORTONGMC A HortonGMC é uma joint

venture da GMC com a Horton Wison Deepwater. A parceria oferece uma

mistura única de engenharia inovadora, gerenciamento de projetos e soluções de

instalação para todos os tipos de atividades no setor de óleo e gás offshore em todo o

mundo. A HortonGMC está sediada em Houston, EUA, e tem escritórios em Londres, Rio de Janeiro e Xangai.

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]

5T·TIME 1·2013

Page 6: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

6 T·TIME 1·2013

O crescimento desenfreado das cidades abre oportunidades e desafi os para a indústria da construção.

Inovações urbanas

O que: ferrovias, acima e abaixo do solo. Soluções: a Trelleborg fornece sistemas de apoio, suportes de fixação, rolamentos, ligações de controle e unidades de acoplamento.

A Trelleborg fornece produtos e soluções para quase todas as partes da cidade e ainda mais; de metrôs e túneis a pontes e facha-das. Eis alguns exemplos. Para saber mais, visite www.trelleborg.com

Soluções onipresentes O que: canteiros de obras. Soluções: a Trelleborg é um fornecedor líder de vedações, sistemas anti-vibratórios e pneus para veículos de movimentação de materiais.

O que: ConstruçãoSoluções: rolamentos estru-turais contra vibração, proje-tados a partir de laminados de borracha com reforço de aço, evitam a vibração sísmica e fornecem isolamento acústico.

urbanização do planeta continua em rit-mo alucinante. A população das cidades em desenvolvimento no mundo cresce cin-co milhões a cada mês, e prevê-se que em 2050 mais de 70% da população mundial será urbana. Além das implicações sociais e ambientais, esta tendência cria oportunida-des e desafios para as empresas que constróem

estradas, arranha-céus e cavam os metrôs dessas metró-poles em expansão.

Nas cidades em crescimento, você vê uma arquitetura maravilhosa e engenharia estrutural”, diz Paul Gogulski, consultor internacional de construção. “Eles estão supe-rando os limites, com projetos e materiais inovadores. No entanto, edifícios de 50 andares estão sendo construídos na China em apenas 12 semanas, com janelas que vazam

FOCO [CONSTRUÇÃO]

e elevadores que não funcionam. Serão cortiços em uma década. Estes são tempos interessantes para a indústria”.

Engarrafamento é um grande problema e a situação ten-de a piorar à medida que as cidades crescem. “O desafio é deslocar um grande contingente de pessoas em um espaço congestionado”, diz Bruce Cage, Diretor de Produtos de Engenharia na Trelleborg Offshore & Construction, Aus-trália. “Com a crescente urbanização veremos mais sistemas ferroviários leves e médios construídos na Ásia e na Aus-trália. Já começou a expansão das ferrovias de Kuala Lum-pur e Hong Kong.”

Na Austrália, o número de projetos ferroviários leves pas-sou de zero a cinco em poucos anos. Recentemente a Trelle-borg foi contratada para fornecer sistemas de apoio para a rede Gold Coast. “Uma das questões em ferrovias leves urbanas é o ruído, e nós fornecemos soluções atenuantes”, diz Cage.

A “Nas cidades em crescimento pelo mundo você vê uma arquitetura maravilhosa e engenharia estru-tural.”Paul Gogulski, consultor de construções

TEXTO: DAVID WILES ILUSTRAÇÃO: SERGEY KOSTIK

Page 7: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

7T·TIME 1·2013

O que: barreiras marítimas. Solução: o conhecimento sobre borracha será vital na criação de barreiras para proteger cidades costeiras de tempestades e do aumento dos níveis da água do mar.

O que: PonteSoluções: juntas de dilatação para pontes e viadutos absorvem o movimento causado por tráfego intenso, ventos fortes e variações de temperatura.

Page 8: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

8 T·TIME 1·2013

Quando se trata de equipamentos de construção pesa-da, o mercado em grande parte estagnou na Europa e EUA. Mas os fabricantes desses equipamentos estão produzin-do na Índia e na China, onde se prevê que as populações urbanas cresçam 497 milhões e 341 milhões, respectiva-mente, por volta de 2050.

Índia e China têm visto uma desaceleração, mas ainda há uma tendência positiva na construção”, diz Don Far-botnik, Gerente de Mercado Global de antivibração para veículos especializados daTrelleborg Industrial Solutions. A Trelleborg fornece uma grande quantidade de produtos, de vedações a montagens de cabos para este setor. “Há mui-ta infraestrutura urbana em construção nesses dois países, o que estimulou os grandes fabricantes de equipamentos.”

A JCB DA GRÃ-BRETANHA E A VOLVO DA SUÉCIA se estabele-ceram na Índia, como também a Trelleborg, que recente-mente abriu uma fábrica em Bangalore para atender a esses fabricantes de equipamentos originais e muitos outros.

“O futuro parece bom para o mercado da constru-ção”, diz Farbotnik. “As pessoas estão cautelosas nesse momento, especialmente na Europa, mas você só conse-gue reter o desenvolvimento por pouco tempo. Os projetos

de estradas, edifícios e pontes que foram adiados terão que ser feitos algum dia, e estamos bem posicionados com nos-sa linha de produtos e base de clientes para atendê-los quan-do chegar a hora.”

A elevação do nível do mar e tempestades mais for-tes criam novos desafios para as cidades costeiras - desafios que podem ser superados com projetos de construção. Para se proteger contra a vasta destrui-ção provocada por super tempestades como a San-dy, especialistas propuseram uma barreira no mar para o porto de Nova York.

“Esta será definitivamente uma área de negócio interessante, porque muitas cidades estão em risco”, diz Ruud Bokhout, Diretor de Vendas e Marketing de infraestrutura da Trel-leborg Offshore & Construção. “Não há uma solução padrão para esses projetos. Eles exigirão competência de engenharia e conhecimentos sobre borracha, o que nós podemos fornecer.”

Gogulski diz que, embo-ra os tempos difíceis este-jam por vir para o setor da construção como um todo, algumas empresas irão prosperar. “Quem inova pode ser muito bem suce-dido”, diz. “E empresas internacionais são capazes de lidar com a flutuação das economias dos países, o que muitas empresas menores não conseguem.”

FOCO [CONSTRUÇÃO]

A BOLA VAI ROLAR!O Singapore Sports Hub, em Kallang,

com inauguração prevista para 2014, é um estádio para 55 mil pessoas e tem teto retrá-

til. O tempo de instalação da cobertura está sendo reduzido pelo uso de uma solução de junta extrudi-

da fornecida pela Trelleborg Industrial Solutions. Além disso, menos trabalhadores fazem o trabalho em altu-

ra, melhorando a segurança.“A Trelleborg tem o conhecimento para produzir as juntas. Embora seja difícil trabalhar com pessoas do outro lado do mundo, devido aos fusos horá-

rios, a empresa tem ajudado a desenvolver o que acreditamos ser o melhor produto”,

afirma Mark Gelok, Gerente da CPI, cliente da Trelleborg.

“Nesse momento as pessoas estão cautelosas… mas você só consegue reter o cresci-mento por pouco tempo.”Don Farbotnik, Trelleborg

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]@[email protected]

Page 9: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

9T·TIME 1·2013

VEDAÇÃO SECAO foco renovado em projetos de infraestrutura nos EUA tem apresentado novas oportunidades para engenheiros, empreiteiros e fornecedores. Em um grande túnel sob um rio na Virgínia, as vedações e juntas da Trelleborg ajudam a manter a água do lado de fora.

“ESTAMOS VENDO UM AUMENTO nos investimentos de infraestrutura nos EUA”, diz André de Graaf, Gerente de Vendas para infraestrutura da Trelleborg Offshore & Construction na Holanda. “Nos últimos 20 anos, hou-ve pouco interesse do governo americano em investir em infraestrutura, mas o presidente Barack Obama tem dado muita atenção ao setor.”

Na Virgínia, o rio Elizabeth separa a cidade de Ports-mouth de Norfolk, local da maior instalação da Marinha dos EUA. As duas cidades estão ligadas pelo movimenta-do túnel Midtown, por onde passa um milhão de veículos por mês - sete vezes mais de quando foi construído há 50 anos. Uma emergência poderia causar engarrafamento e os membros da marinha teriam dificuldade para chegar à base, confome explica Craig Quigley, diretor da Hampton

Roads Military e Federal Facilities Alliance.Para evitar isso, um novo túnel está sen-do construído ao lado do antigo, e os

empreiteiros usam juntas Gina e veda-ções Ômega da Trelleborg para vedar

o canal.“Este projeto é um dos vários

em que esperamos estar envolvi-dos nos EUA,” diz de Graaf.

Ele reconhece que entrar no mercado americano é um desa-fio. “Eles tendem a escolher fornecedores locais para seus pro-

jetos”, afirma.Juntas padrão Gina e vedações

Ômega da Trelleborg já foram utilizadas em Boston, mas as novas

juntas moldadas Gina, de alta resiliência, nunca foram instaladas nos EUA. A empresa

de engenharia Parsons Brinckerhoff aprovou a proposta do novo design. Então, o cliente, o Departamento de Transportes da Virgínia, e o empreiteiro, Skanska-Kiewit-Weeks Marine, visitaram a Trelleborg na Holanda e se convenceram de que a empresa oferecia a melhor solução.

“Nossa proposta tem muitos benefícios: alta estabilida-de, lento envelhecimento, uma vedação para qualquer pro-fundidade, força de compressão inicial baixa e movimento de cisalhamento de alta permissibilidade”, diz de Graaf.

As entregas ocorrerão entre 2013 e 2015, e o túnel fica-rá pronto em 2016. De Graaf vê um futuro brilhante para projetos de túneis imersos nas Américas. “As pessoas estão migrando para as cidades, e a solução para as questões de mobilidade é a construção de túneis”, aponta.

Juntas Gina e vedações Ômega são usadas entre os elementos seccionais de túneis subaquá-ticos para impedir que a pres-são da água inunde o canal. A combinação de vedações tam-bém permite a transferência de cargas hidrostáticas e movi-mento entre as extremidades do túnel devido ao assentamen-to do solo, a deformação do con-creto, efeitos de temperatura ou terremotos. Os projetos são pen-sados para túneis com vida útil estimada de 120 anos.

JUNTAS GINA E VEDAÇÕES ÔMEGA

PORTSMOUTH

Novo túnel Velho túnel

NORFOLK

TEXTO: PETRA LODÉN FOTO: TRELLEBORG

Um novo túnel está sendo construído perto do antigo túnel Midtown, que conecta as cidades de Portsmouth e Norfolk.

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]

Page 10: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

Compras, gastronomia, um clima agradável e uma cidade impecavel-mente limpa: estas são algumas das características que tornam Cingapura atraente para os visitantes.

CINGAPURA É CONSIDERADA uma das cidades mais seguras e limpas do mun-do. Ao adicionar o clima agradável durante todo o ano e as grandes lojas e restaurantes, não há como se surpre-ender se a maioria dos visitantes parti-rem com um sorriso no rosto.

Como em Cingapura é verão o ano inteiro, o tempo fica úmido às vezes. Se você achar muito quente, sempre há a opção de ir a um dos incontá-veis shoppings centers ao longo da Orchard Road, que é praticamente sinônimo de compras.

O mais recente ponto turístico é a região da Marina Bay, que fica em uma terra recuperada e que abriga o Marina Bay Sands, resort com três torres de 55 andares, centro de con-venções, museu, cassino, teatro e um grande shopping center. O Sky Park, que parece uma enorme prancha de surfe no topo das três torres, tem um deque que oferece uma vista panorâ-mica da cidade. Os hóspedes podem dar um mergulho na piscina infinita que há lá em cima, a maior suspensa do mundo. Se você tem medo de altu-ra, melhor não nadar perto da borda.

Próximo encontra-se o Gardens by

Agradável Cingapura

ATRAÇÃO [CINGAPURA]

the Bay, uma premiada extravagân-cia em horticultura que abriga milha-res de espécies de plantas de todo o mundo e inclui as enormes Super-trees, uma série de jardins verticais, em forma de árvores, que domina a paisagem - uma atração imperdível.

Outro lugar merecedor de uma visita é a ilha de Sentosa, famosa por suas praias arenosas e museus, bem como um parque temático da Uni-versal Studios.

Passeando pela cidade você verá estátuas do Merlion, uma criatura mítica com cabeça de leão e corpo de peixe. O nome, inspirado na pala-vra “mermaid” (sereia), reflete o sta-tus de Cingapura como a Cidade do Leão, que é a tradução em inglês da palavra malaia Singapura.

Cingapura viveu uma notável transição de um vilarejo de pescado-res chamado Temasek (que significa “cidade do mar”, em javanês) para uma liderança mundial em diversas áreas financeiras e industriais. Milha-res de empresas multinacionais têm escritórios na ilha cidade-estado.

Ela pode de fato ser a cidade mais limpa do mundo; onde quer

TEXTO: PETRA LODÉN FOTO: TOONMAN/FLICKR/GETTY IMAGES

O Gardens by the Bay é parte de uma estratégia para transformar Cingapura de uma “Cidade Jardim” para uma “Cidade em um Jardim”. O objetivo declarado é o de melhorar a qualidade de vida pelo aumento da vegetação e flora na cidade.

10 T·TIME 1·2013

Page 11: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

seus carros e precisam de muitas corri-das por dia para pagar o aluguel antes de começar a ter lucro.

Para um bom passeio, a Bukit Timah Nature Reserve, a cerca de 30 minutos da cidade, é uma exce-lente escolha. A reserva compreen-de mais de 3.000 hectares de floresta tropical e é uma rica fonte de biodi-versidade quase totalmente intocada. Se você fizer uma caminhada à mais alta colina de Cingapura (163 metros) verá uma grande variedade de plantas e animais.

que você vá, verá sinais avisando da multa por jogar lixo. Algumas pes-soas espirituosas chamam Cingapu-ra de fine city, em alusão à limpeza da cidade e ao custo de se descumprir as regras. A palavra fine em inglês signi-fica tanto ‘boa’ como ‘multa’.

CINGAPURA É TAMBÉM uma das cida-des mais seguras do planeta. Caminhar na madrugada não é um problema, mas táxis custam pouco e esta pode ser uma boa escolha para quem estiver cansado. A maioria dos taxistas aluga

Algumas pessoas espirituosas chamam Cingapura de fine city, em alusão à limpeza da cidade e ao custo de se descumprir as regras. A palavra fine em inglês significa tanto ‘boa’ como ‘multa’.

T·TIME 3·2012 11T·TIME 2·2012

Emily Lum, Secretária Executiva na Trelleborg Cingapura, trabalha para a empresa desde 1981, quando come-çou em uma pequena empresa local que foi adquirida pelo Grupo Trelle-borg em 2001.

Qual é a melhor coisa em Cingapura?A infraestrutura modelo e a excelência dos recur-sos públicos. Podemos ser apenas uma peque-na ilha, muitas vezes descrita como “O Peque-no Ponto Vermelho”, mas Cingapura passou por imen-sas transformações ao longo dos anos. Nos-so aeroporto é constantemente classificado como o melhor do mundo. O Singapore Flyer, assentado em terreno recuperado, é atualmen-te a maior roda-gigante do mundo. Locomover--se na ilha é muito agradável, com um sistema de transporte público limpo, acessível e bem conectado, que inclui a rede de Trânsito Rápi-do de Massa.Porta entre o oriente e o ocidente, Cingapura transborda energia. É uma cidade dinâmica, que possui uma mistura harmoniosa de etnias, gastronomia, artes e arquitetura. A maioria

dos visitantes percebe que é fácil estabele-cer-se aqui.

O que você mais gosta de fazer em Cingapura?Como uma cingapuriana típica, gos-to de sair para jantar. Com a incrível variedade de cozinhas, as opções são quase infinitas. Também gosto de andar de bicicleta com minha famí-lia no East Coast Park, um destino urbano popular que tem uma paisa-

gem litorânea de mais de 15 quilôme-tros, pista de bicicleta e de patinação. O

parque é um local popular para famílias e amigos relaxarem e se divertirem. Há chur-

rasqueiras, brinquedos, chalés, quiosques e equipamentos para atividades esportivas.

UMA VERDADEIRA CINGAPURIANA

Cingapura

A TRELLEBORG EM CINGAPURA

A Trelleborg em Cingapura atende principalmente os mercados de óleo, gás,

naval e mercados de produção offshore com uma gama de soluções de flutuabilidade, isolamento e proteção. A fábrica local se concentra em soluções de polímeros para a construção de infraestrutura e indústrias offshore de óleo e gás. A Trelleborg

também tem escritórios comerciais e de engenharia para vedação de precisão e de pneus agrícolas e

para veículos de movimentação de materiais.

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]

11T·TIME 1·2013

Page 12: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

PNEUSPARA

ERGUERCOM

FORÇA

PNEUSPARA

ERGUERCOM

FORÇA

CASE [INTERFIT]

TEXTO: DAVID WILES FOTOS: ISTOCKPHOTO/TRELLEBORG

12 T·TIME 1·2013

Page 13: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

NO REINO UNIDO, a fornecedora de pneus e serviços Inter-fit trata a inovação como prioridade. “Ela é parte funda-mental de nossa marca”, aponta Paul Morey. “No ramo de serviços não podemos pressupor que a forma como faze-mos as coisas hoje será suficiente para atender os clientes amanhã. Nossos maiores investimentos são em tecnologia, processos e sistemas, e nos esforçamos para oferecer solu-ções antes que nossos clientes as solicitem. Isso nos man-tém à frente da concorrência.

O sistema de serviço da Interfit, i-Fit, torna possível acompanhar o desempenho dos pneus em cada veículo. Ele informa os clientes qual é o melhor pneu para deter-minado caminhão e local. Um novo portal na internet per-mitirá aos clientes encomendarem pneus, agendarem uma substituição e avaliar o desempenho do produto online. Este é um sistema único na indústria e espera-se que traga benefícios de eficiência para os clientes e para a empresa.

A Interfit tornou-se parte da Trelleborg quando o Gru-po Watts Tyre foi adquirido em 2011. Ela é responsável pelos serviços de montagem nos clientes, em geral fabri-cantes de empilhadeiras. A inovação na Interfit também se estende a seus processos. A empresa está testando o uso de tablets em sua rede móvel de instalado-res, para que eles possam receber deman-das sem depender de papel e depósitos. “Passamos mais tempo na estrada entre as visitas do que realmente montando os pneus e, por isso, concentrar no planejamento de rotas e no agendamento é fundamental para aumentar a eficiência”, diz Morey.

AS QUESTÕES ambien-tais são parte importante das operações. “Ao insta-lar o pneu certo, ajudamos na economia de combustí-vel da empilhadeira”, exem-plifica Morey. “Trabalhamos em parceria com nossos cole-gas de P&D da Trelleborg para compartilhar experiências e dados de desempenho dos pneus no pós--vendas. Isto nos permitirá desenvolver

“ NO RAMO DE SERVIÇOS NÃO PODEMOS PRESSUPOR QUE A FORMA COMO FAZEMOS AS COI-SAS HOJE SERÁ SUFICIENTE PARA ATENDER NOSSOS CLIEN-TES AMANHÃ.”Paulo Morey, Interfit.

O foco em excelência e inovação ajudou a Inter-fi t a se tornar líder em pneus de empilhadeiras e provedora de serviços no Reino Unido. Agora a empresa quer expandir sua oferta de serviços por toda a Europa – e fora dela.

As marcas líderes de pneus da Interfit são o Trelleborg Elite

XP e o Trelleborg Premia.

a próxima geração de pneus atentos às questões como vida útil, economia de combustível e reutilização de materiais.”

Sediada no Reino Unido, a Interfit também tem opera-ções na França e Alemanha e recentemente adquiriu uma empresa de distribuição e serviços na Holanda. “Nosso núcleo básico de clientes, os fabricantes líderes globais de empilhadeiras, estão cada vez mais internacionais e pre-cisamos corresponder a isso”, afirma Morey. “Queremos levar a Interfit para além de suas atuais fronteiras por meio de uma mistura de estratégias orgânicas e inorgânicas de crescimento, incluindo franquias. Há muitos países, na Europa e outras regiões, onde as franquias têm interes-sante potencial de crescimento.

MOREY ACREDITA que agregar um provedor de ser-viços de pós-vendas ambicioso a um fabricante líder mundial de pneus industriais elevará a Trelleborg na cadeia de valor e deixará a empresa mais perto do usu-ário final. “Nós já vimos os benefícios que isso traz”, diz, “e agora temos oportunidades muito interessan-tes para, juntos, fazermos os negócios crescerem.”

A caminho de novos mercadosNo final de 2012 a Trelleborg adquiriu a Maine Industrial Tire, fabricante norte-americana de pneus sólidos e semi-sólidos. Com isso, a empresa pode satisfazer tanto as exigências dos atuais clientes e também atuar em novos segmentos, como construção, mineração sub-terrânea e gestão de resíduos, todos habitua-dos a utilizar grandes e sólidos pneus off-road.

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]

13T·TIME 1·2013

Page 14: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

14 T·TIME 1·2013

BLUE DIMENSION*

O SEGREDO está na

FUNDAÇÃO

*Blue Dimension refere-se a produtos e soluções que não apenas satisfazem as necessidades do cliente como também beneficiam as pessoas e a sociedade.

Abrigar uma coleção de artefatos históricos frágeis ao lado de uma linha ferroviária movimentada implica em medidas

especiais de proteção e as vibrações devem ser as mais baixas possíveis. A mesma tecnologia que protege edifícios

de terremotos é adotada para alcançar este objetivo.

TEXTO: JAN TAZELAAR FOTOS: TRELLEBORG LLUSTRAÇÃO: MCKIBILLO

Page 15: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

15T·TIME 1·2013

m Amersfoort, na Holanda, um notá-vel edifício público recém-inaugura-do abriga a sede do Serviço Nacional para Arqueologia, Paisagem Cultural e Patrimônio Construído (RACM) do governo holandês.

O edifício é uma vitrine de inova-ção e sustentabilidade, mas sua tec-nologia vai além do que os visitantes podem ver. Uma de suas característi-cas inovadoras é a tecnologia de isola-mento da vibração - 650 rolamentos de borracha localizados abaixo da estrutura, nas paredes do porão e em

cima de suas muitas colunas. O resultado é que todo o edifício é montado sobre amortecedores, uma prática bas-tante comum nas regiões do mundo sujeitas a terremotos, mas não na Holanda.

“É raro que edifícios holandeses sejam construídos em calços contra vibrações”, diz Marcel de Vos, Gerente de Engenharia da Trelleborg Offsho-re & Construction na fábri-ca de Ridderkerk, a que fez e forneceu os rolamen-tos. “Mas como o RACM está situado ao lado de uma das conexões mais movimentadas da ferro-via holandesa, o recurso foi considerado desejável. Amortecer as vibrações da ferrovia não só contribui para um ambiente de trabalho con-fortável, como também protege os muitos artefatos inestimáveis e muito frágeis que estão no prédio.”

Apesar de prédios apoiados em borracha serem raros na Holanda, fornecedores de rolamentos não são, já que a mesma tecnologia é utilizada em pontes e túneis. Um rolamento de isolamento de vibração pare-ce enganosamente simples: um bloco feito de camadas de bor-racha separadas por placas de aço. Depois que o composto de borra-cha e o tipo de aço são selecionados, as outras variáveis a serem conside-radas são o tamanho e o número de

Em Amersfoort, cidade com um centro medieval bem preservado e

que vem crescendo rapidamente, o edifí-cio RACM aparece como uma futurista e ligei-ramente inclinada obra arquitetônica. O prédio

desenhado pelo arquiteto sediado em Madri Juan Navarro Baldeweg, abriga o Serviço Nacional para Arqueologia, Paisagem Cultural e Patrimônio Construído da Holanda, bem como uma bibliote-

ca, museu, auditório e espaço de exposições. Em frente ao RACM há um belo lago, um for-

te contraste com a movimentada ferrovia atrás do edifício.

ARTE ARQUITETÔNICAE

Como funciona: os rolamentos de borracha natural são colocados entre o solo e a estrutura a ser protegi-da. Por serem flexíveis, os rolamentos reduzem bas-tante a transferência de qualquer vibração para a estrutura. Os calços não absorvem a energia das vibrações do solo, mas evitam a transferência dela pela interrupção das frequências de vibração entre o solo e a estrutura.

blocos. É quando entra a perícia técnica e de produção da Trelleborg, já que vibrações são extremamente com-plexas do ponto de vista matemático. Os engenheiros devem levar em consideração não apenas o tipo de vibra-ções (magnitude, frequência e duração), como também o peso da construção em vários pontos. Isso exige uma série de rolamentos diferentes sob o mesmo edifício.

“Este foi um trabalho extraordinário tanto em ter-mos de escala como em complexidade”, diz de Vos. “Os requisitos de desempenho dos rolamentos eram extre-mamente precisos, tanto que outras empresas que pro-puseram soluções admitiram que não poderiam cumprir as exigências.” Enquanto a frequência natural de 8 a 10 Hertz (oscilações por segundo) para sistemas de isola-mento é comum na indústria, esse projeto pedia menos de 4,5 Hertz. A maioria das pessoas envolvidas achava impossível, mas depois de muitos cálculos a Trelleborg entregou um sistema sem precedentes de 4,3 Hertz.

Os tesouros do edifício RACM, muitos deles com milhares de anos, estão agora tão seguros quanto possí-vel, e os trens intermunicipais podem passar por ali sem perturbá-los.

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]

Page 16: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

tecnologia Rubore é única. Ela oferece uma técnica avan-çada para criar um sanduíche de duas a cinco camadas de borracha-metal, que já se tornou líder mundial em apli-cações de calços de freios para a indústria automotiva. Os benefícios potenciais do processo levaram a Trelleborg Sealing Solutions a expandir com sucesso as aplicações Rubore para o mundo da vedação em geral.

Cada vedação Rubore é personalizada, a fim de alcan-çar a solução ideal para a aplicação. Pela combinação de material composto exclusivo com design especializado e experiência em engenharia, a Trelleborg é capaz de criar uma série de vantagens para o cliente.

“O processo de vulcanização exclusivo usado para veda-ções Rubore leva a um design que preenche até o menor dos buracos no substrato de metal ou reverso da superfí-cie, compensando qualquer rugosidade “, diz Björn Scher-baum, Teamleader para Vedações Rubore da Trelleborg.

Ele elimina a necessidade de acabamento superficial e pós-tratamento, que podem aumentar os custos e criar etapas adicionais de produção para os clientes. O proces-so lean de fabricação melhora os custos e reduz o peso do produto, mantendo a estabilidade dimensional que per-mite a criação de geometrias complexas e intrincadas no perfil de vedação. “Isto permite novos designs para áreas

A indústria automotiva exige continuamen-te soluções mais econômicas de seus forne-cedores. Alguns respondem apenas redu-zindo custos e preços, mas a abordagem da Trelleborg é muito diferente: ela procura soluções inovadoras.

AAA

TECNOLOGIA [RUBORE]

TEXTO: DONNA GUINIVAN FOTOS: TRELLEBORG

de sulco, diminuindo o peso em aço e partes fundidas em particular”, continua.

A rigidez dos produtos Rubore também con-tribui para reduzir os custos de manuseio. “Eles são mais fáceis de montar que as outras alternativas, poupando tem-po e reduzindo requisitos de logística. Ao contrário de outros produtos para aplicações semelhantes, a selagem automatizada pode ser alcançada, incluindo montagem totalmente robotizada, um processo quase impossível e caro para usar com vedações elastoméricas normais”, conta Scherbaum. “Isso também adiciona o benefício de remo-ver o erro humano, que poderia criar lacunas por desali-nhamento, resultando em vazamento indesejado.

Um exemplo de onde um componente Rubore já pro-duziu benefícios é a vedação para a unidade de controle eletrônico de um carro (ECU).

Em 2015, prevê-se que os controles de veículos serão 40% eletrônicos e 60% mecânicos, tornando ainda mais importante conseguir uma vedação segura no ECU, espe-cialmente porque falhas podem resultar em graves proble-mas de segurança. O espaço disponível no compartimento de motor é limitado, o que significa que designs complexos que se encaixam nos requisitos de espaço são essenciais. Em

16 T·TIME 1·2013

Page 17: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

Fabricado com exclusividade

Heróis e fadas

um ambiente hostil, como o compartimento do motor, a tampa do ECU é construída em metal e a vedação é feita previamente, usando uma junta moldada, inserida manual-mente na ranhura.

A Trelleborg percebeu que a tecnologia para alcançar a melhor solução residia em sua inovadora tecnologia Rubo-re. Uma Tampa de Vedação Rubore junta a vedação e a tampa do ECU em uma única unidade integrada, ou seja, a instalação manual cara não é mais necessária. Isso resulta em uma solução perfeita, a um custo reduzido. Além dis-so, a integração reduz o número de peças, minimizando logística, montagem e custos de administração.

O processo Rubore® envolve duas eta-pas. Primeiro, um revestimento de resi-na é aplicado a transportadores de metal e a borracha é calandrada. Depois há a vulcanização da borracha ao metal, que resulta em excelente ade-são. O processo de revestimento e com-binação de matérias-primas com agentes de adesão de primeira qualida-de é uma das competências centrais da unidade de produção da Trelleborg em Kalmar, na Suécia, onde os produtos são fabricados.

Para promover o exclusivo processo Rubore, a Trelleborg utiliza persona-gens animados, um herói e uma fada, que permitem que as vantagens des-sa tecnologia possam ser facilmen-te entendidas de uma forma divertida. Para ver a animação Rubore, consulte www.rubore-seals.com.

Vedações com falta de rigidez

Vedações Rubore

Camada por camada - pode parecer simples, mas a tecnologia Rubore é avançada e exclusiva. A vulcanização borracha--metal resulta em exce-lente adesão.

PARA MAIS INFORMAÇÕ[email protected]

17T·TIME 1·2013

Page 18: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

FORÇA CERTA

PARA A AUTOBAHN

QUANDO COMEÇOU a desenvolver a barra de luzes DBS 4000 LED para veículos da polícia e bombeiros, o Grupo Hänsch, da Alema-nha, precisava de vedações em que pudes-sem confiar. Há três anos, os designers da Trelleborg sentaram-se com engenhei-ros da empresa para desenvolver uma junta que poderia enfrentar as condi-ções impostas.

“O setor automotivo é especial”, diz Markus Keller, Gerente de Exportação do Grupo Hänsch, com sede em Her-zlake. “Se você está dirigindo a 200 km/h na Autobahn, a vedação tem de aguentar, mesmo na chuva. Foi um grande desafio.”

Mas não o único. Ao mesmo tempo, a Hänsch

Na Alemanha, as luzes de emergência dos carros da polícia precisam operar em condições difíceis - chuva, neve e as altas velocidades da Autobahn, o sistema de rodovias que em grande parte não tem nenhum limite de velocidade.

O Grupo Hänsch (oficialmente Firmengruppe Hänsch Holding) pro-

duz sistemas de alerta para veículos da polícia, bombeiros e resgate, concebendo luzes e sirenes que salvam vidas. O grupo

tem três divisões de negócios: sistemas de alerta, engenharia e tecnologia de sinais.

Embora a Alemanha continue sendo seu principal mercado, a Hänsch

está expandindo para o resto da Europa.

HÄNSCH NO RESGATE

queria melhorar a economia de combustível ao utilizar uma estrutura de alumínio aerodinâmica, que reduz a resistên-cia do ar. “Precisávamos que as juntas usassem o mínimo de material, para reduzir o peso e economizar combustí-vel, além de ser resistente ao clima e aos raios UV”, explica Mike Kallaway, Presidente da Unidade de Negócios para vedação da Trelleborg Industrial Solutions.

O barulho foi outro fator. “Na Autobahn, a alta pres-são do vento pode tornar o carro muito barulhento”, diz Kallaway. “Nosso produto foi projetado para manter o

ruído sob controle.”

A PROXIMIDADE de fabricação também fez diferença. “Um diferencial da Trelleborg foi

que sua fábrica é muito próxima da nossa”, afirma Keller Hänsch, lembrando que a Trelleborg em Lathen está a apenas 25 qui-lômetros da planta de Herzlake. “Além dis-so, tivemos muita sorte por a Trelleborg trabalhar com o material que estávamos procurando” - uma durável borracha sin-

tética EPDM.As primeiras barras DBS 4000 foram lan-

çadas em 2010, e a série tem sido muito bem sucedida, relata Keller. “O funcionamento das

vedações é sempre um grande problema com bar-ras de luz, e estas estão funcionando muito bem”.

SELANDO O NEGÓCIOSeja em carros Audi TT ou na Trump Tower de Istambul, juntas Trelleborg protegem contra intempéries, ano após ano. Perfis de vedação da Trelle-borg são líderes na Europa. A Trel-leborg produz per-fis de vedação nos EUA, Suécia, Ale-manha, Polônia e Lituânia. Os produ-tos incluem juntas customizadas para se ajustar em jane-las, portas, veícu-los, painéis solares e outros produtos que precisam de vedação segura.

TEXTO: NANCY PICK FOTO: ANDREAS LEVERS/FLICKR/GETTY IMAGES

CASE [HÄNSCH]

PARA MAIS INFORMAÇÕES

mike.kallaway @trelleborg.com

18 T·TIME 1·2013

Page 19: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

PESSOAS & TENDÊNCIAS [KUN FANG]

Controlandoos monitores

médicos

Engenheira clínica, Kun Fang pesquisa

inovações em monitores de pacientes e prevê que

dispositivos médicos móveis continuarão

a se desenvolver rapidamente.

Um fabricante de dispositivos médi-cos da China tornou-se líder mundial

em seu segmento em apenas duas décadas. E a empresa nunca deixa

de pesquisar novos produtos inova-dores e melhorar os já existentes.

TEXTO: NANCY PICK

FOTOS: VICTOR FRAILE

19T·TIME 1·2013

Page 20: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

Mindray, uma empresa de dis-positivos médicos fundada há duas décadas na cidade chi-nesa de Shenzhen, está con-tinuamente alcançando avanços tecnológicos. Mas

como ela sabe se uma nova solução realmente ajuda os médicos a salva-rem vidas?

Descobrir isso é o trabalho da engenheira clínica Kun Fang. Ela pesquisa inovações em monitores de pacientes, que exibem os sinais vitais e outros dados na tela. Quan-to mais rápido ela obtém feedback de médicos sobre um dispositivo, mais cedo a Mindray pode aperfeiçoá-lo. “Trabalhamos duro para conseguir o mais rápido possível a aprovação para nossas inovações na Food and Drug Administration chinesa”, diz ela.

Atualmente, Fang recolhe avalia-ções sobre uma nova função de moni-toramento de recém-nascidos com problemas respiratórios. Quando os bebês nascem e começam a respirar, seu sistema circulatório deve come-çar a bombear o sangue através dos pulmões. Mas para que isso aconteça, um vaso sanguíneo fetal fora do cora-ção - o ductus arteriosus - deve fechar

definitivamente. Em casos raros, no entanto, quando este vaso não fecha, um recém-nascido pode sofrer de uma condição chamada de hipertensão pul-monar persistente do recém-nascido (HPP).

Para verificar a presença desta rara condição, os médicos colocam um oxímetro de pulso em dois dos dedos do bebê. O oxímetro utiliza um sensor

MINDRAYA Mindray foi fundada em 1991 em Shenzhen, uma Zona Econômica Especial dentro da China. A empresa é líder mun-dial no desenvolvimento, fabricação e comercialização de dispositivos médicos e tem três áreas de negócios: Monito-ramento de Pacientes e Produtos de Suporte à Vida, Produ-tos de Diagnóstico In Vitro e Sistemas de Imagem Médica.

“ Registros digitais e redes melhor conectadas reduzi-rão o erro humano”

20 T·TIME 1·2013

Page 21: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

de luz para medir a porcentagem de hemoglobina saturada com oxigênio. Em uma pessoa saudável, ela deve aproximar-se de 100%.

Fang está pesquisando o novo recur-so da Mindray, que adiciona as leituras do oxímetro na tela do monitor Bene-View. “Vamos precisar obter feedback de médicos para ver se as novas medi-ções e funções são úteis para a elabo-ração de diagnósticos,” conta.

Além de pesquisar a eficácia do novo software, Fang também ajuda a avaliar novos hardwares. Desde o final de 2011, a Mindray produz o Bene-View T1, um monitor de paciente leve e com alça, fácil de transportar quan-do um paciente precisa ser removido. “Começamos a desenvolvê-lo usan-do um cenário simulado e em seguida recolhemos as opiniões dos hospitais.

Com base em nossos resultados, suge-rimos algumas modificações. Esse pro-cesso de obtenção de feedback muitas vezes é repetido mais de uma vez durante a fase de projeto.”

Fang trabalha como pesquisadora na Mindray há dois anos. Ela coopera estreitamente com cinco outros mem-bros da equipe dedicados ao mesmo projeto. Fora da empresa, ela se comu-nica principalmente com médicos e equipes, bem como com os adminis-tradores hospitalares e membros do governo da área de saúde.

“Meu trabalho exige boas habili-dades interpessoais,” afirma. “Lido com funcionários de hospitais extre-mamente ocupados, tentando obter dicas valiosas e construtivas em um curto espaço de tempo.”

OUTRO DESAFIO que ela enfrenta é aprender sobre o software a partir de uma perspectiva técnica. “Por exem-plo”, diz ela, “como um ECG [que monitora a atividade elétrica do cora-ção] usa resistência convencional para fornecer processamento de sinal? Se conseguirmos desenvolver uma

KUN FANG Formação: Graduação em Ciências da Vida e Tecnologia na Universidade Shanghai Ocean e mestrado em Engenharia de Biosistemas na Universidade Zhejiang. Estudos no exterior: estudante de intercâmbio, Universidade Kansas State, EUA.Trabalho anterior: criação de sistemas de controle de qualidade para a indústria química.Cresceu em: Hubei, província do centro da China.Mora em: Shenzhen, China.Prato favorito: cabeça de peixe picante.Interesses: viagens, música e alpinismo.

melhor compreensão disso, podere-mos nos concentrar em pontos crí-ticos.”

Para o futuro, Fang prevê que os dispositivos móveis médicos conti-nuarão a desenvolver-se rapidamen-te, especialmente na China. Pacientes chineses geralmente não têm um médico de família a quem possam recorrer: eles devem ir a um pron-to-socorro de hospital e esperar. “Os membros da classe média em rápi-do crescimento não querem fazer fila por horas em um hospital lotado para ver um médico,” explica Fang. “Eles preferem registrar-se online por dis-positivos móveis para ver se a visita é realmente necessária.” Ela também vê uma crescente demanda por dispositi-vos de monitoramento médico portá-teis, compactos e domésticos.

A informatização dos registros médicos está apenas começando na China e a maioria dos registros ain-da é escrita à mão. “No futuro, regis-tros digitais e redes melhor conectadas reduzirão o erro humano, melhorarão os procedimentos e ampliarão o aces-so à informação médica”, completa.

PESSOAS & TENDÊNCIAS [KUN FANG]

CUIDADOS INTENSIVOS

Soluções baseadas em polímeros para apli-cações médicas muitas vezes exigem fabrica-

ção em ambientes de salas limpas especiais, onde a contaminação é excluída pela qualidade do ar con-

tinuamente controlada e monitorada.Com seus processos avançados, a Trelleborg ofere-ce apoio estratégico às ciências da vida e indústrias médica e farmacêutica. A empresa investe global-

mente em instalações de ponta para atender a demanda atual, mas, sobretudo, as deman-

das futuras por produtos super limpos para aplicações críticas.

21T·TIME 1·2013

Page 22: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

A Trelleborg amplia sua presença na indústria norte-americana das ciências da vida com a expansão e mudança de suas insta-lações em Hudson, Massachusetts, a um custo de 7,3 milhões de dólares. Programada para abrir no início de 2013, a nova unidade vai produzir produtos de silicone para fabricantes de equipamentos e usuários finais na indústria de ciências da vida, que inclui produtos farmacêuticos, dispositivos médi-cos, biotecnologia e áreas de atendimento ao paciente.Tam-bém será expandida a capacidade de moldagem de precisão por injeção de líquido (LIM), utilizando borracha de silico-ne líquida (LSR) e instalações de salas limpas de produção.

“Vai ser uma de nossas instalações mais avançadas, com automação completa. Ter uma forte presença na América do Norte é fundamental. Grande parte da P&D em ciências da vida é trazida ao mercado pelos EUA”, diz James Hederman, Gerente de Produto da Trelleborg Sealing Solutions para ciên-cias da vida na América do Norte.

A Trelleborg lança uma viagem interativaA grande variedade de produtos e soluções da Trelleborg em breve poderá ser experimentada de uma nova maneira. O Mundo da Trelle-borg é um showroom online integrado, concebido como uma viagem interativa, com diversas seções. O showroom permite aos visitantes explorar soluções de engenharia Trelleborg em diferentes ambientes da vida real, a partir do espaço e indo até o fundo do mar.

“Acredito que muitas pessoas irão se surpreender ao descobrir que nossas soluções são vitais em muitas áreas”, diz Stefan Svärdenborn, vice-presidente de Marca e Marketing da Trelleborg.

Ao longo da viagem, o visitante pode clicar em hotspots para explo-

rar várias soluções Trelleborg e ver como elas criam valor. Na seção galeria podem ser encontrados artigos, filmes e informações deta-lhadas sobre os produtos e soluções da empresa.

“A comunicação digital é importante e estamos entusiasmados com esta maneira de apresentar nossos produtos e soluções. O design interativo torna muito fácil para os visitantes interagirem com a Trelleborg online e descobrir todo o potencial da nossa oferta”, diz Svärdenborn.

O Mundo da Trelleborg está programado para ser lançado em maio de 2013 e poderá ser acessado pelo site da Trelleborg.

Expansão das instalações para as ciências da vida nos EUA

Inauguração na Cidade do CaboA Trelleborg Offshore & Construc-tion anunciou planos para abrir novas instalações na Cidade do Cabo (África do Sul), região que a empresa considera um merca-do-chave em crescimento. Amit Madan será o primeiro dos enge-nheiros líderes da Trelleborg a operar a partir da cidade, pro-porcionando um relacionamen-to mais próximo com os clientes e garantindo uma abordagem face a face. O novo escritório regional será capaz de fornecer serviços de engenharia interna e proverá especificação inicial e serviços de engenharia de aplicações de pré-detalhamento (front-end application engineering).

NOTÍCIAS [ATUALIDADES]

Que ajuda você gos-taria de ter para desta-

car a resistência e durabilidade de seus pneus? A do mais forte

do mundo, é claro. Em setembro de 2012, a Trelleborg Wheel Systems for-neceu pneus para o torneio do homem mais forte do mundo, realizado em Los Angeles (EUA). Os concorrentes car-regaram dois pneus 520/85R38 TM600 ao longo de uma pista

de 280 metros.

22 T·TIME 1·2013

Page 23: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

PALAVRA FINAL

QUANDO FALAMOS EM ACELERAR, geralmente pensamos em ir de zero a 60 km/h em nossos carros, ou para um piloto de Fórmula 1, de zero a 360. A Fórmula 1 faz o coração bater forte e a temporada de 2012 foi emocionante, com o talen-toso Sebastian Vettel se tornando o mais jovem tricampeão do mundo.

A aceleração é um ato de equilíbrio e não se aplica apenas aos veículos e à F1: ela também é um componente-chave nos negócios.

Parcerias comerciais de sucesso são construídas em torno da criação de valor e da aceleração do desempenho de for-ma sustentável. Uma abordagem integrada, com esforços de inovação conjuntos, bem como presença local de fabricação e suporte, por exemplo, pode levar a novos e melhores pro-dutos e soluções. Isso pode acelerar o crescimento de uma empresa e até mesmo de uma economia inteira.

Vettel acelerou para a glória no autódromo de Interlagos. Além de ser o local da última prova da temporada, o Brasil é um dos destaques de investimentos do mundo atualmen-te. Os investimentos em produção, por exemplo, resultaram em cerca de 66 bilhões de dólares em melhorias rodoviárias e ferroviárias.

Empresas que investem em produção precisam de um relacionamento muito próximo com os fornecedores-cha-ves para gerenciar este crescimento e para acelerar o desem-penho sustentável.

A temporada das corridas de 2012 chegou ao fim e nin-guém sabe o que acontecerá em 2013. Parcerias em tecnologia, contudo, continuarão a ser fundamentais para as escuderias, acelerando ainda mais o desempenho para alcançar a tão dese-jada primeira posição. O mesmo vale para as empresas que trabalham em conjunto conseguirem acelerar o progresso e alcançar uma posição de liderança mundial, assim como Vet-tel e Red Bull fizeram.

Acelerar o desempenho de forma sustentável é um elemen-to fundamental no processo de criação de valor da Trelleborg.

Saiba mais em trelleborg.com

A Trelleborg é líder mundial em soluções

de engenharia de polímeros que vedam,

amortecem e protegem aplicações

essenciais em ambientes rigorosos.

Suas soluções de engenharia inovadoras

aceleram o desempenho dos clientes de

forma sustentada. O Grupo Trelleborg

apresentou vendas anuais de cerca de

21 bilhões de coroas suecas (EUR 2,3

bilhões, USD 3,2 bilhões), em mais de

40 países. O Grupo abrange cinco áreas

de negócios: Trelleborg Coated Systems,

Trelleborg Industrial Solutions, Trelleborg

Offshore & Construction, Trelleborg Sealing

Solutions e Trelleborg Wheel Systems. Além

disso, a Trelleborg é detentora de 50% da

TrelleborgVibracoustic, líder global em

soluções de antivibração para veículos

leves e pesados, com vendas anuais de

14 bilhões de coroas suecas (EUR 1,55

bilhões, USD 2,2 bilhões) em cerca

de 20 países. As ações da Trelleborg

são negociadas na Bolsa de Valores de

Estocolmo desde 1964 e referenciadas

na NASDAQ OMX Nordic List, Large

Cap. www.trelleborg.com

FORÇA NO PEDAL

A Trelleborg está patrocinando a Omega Envoy, uma equipe aeroespacial da Universidade Central Flórida que compete no Google Lunar X PRIZE (GLXP). A equipe irá desembarcar um robô na superfície da Lua para enviar imagens e dados. A Trelleborg vai oferecer conhecimentos em vedação, orien-tação de seleção e produtos para uso da equipe. A missão está prevista para iniciar em 2014.

Viagem patrocinada para a lua

Patrik RombergChefe de

Comunicação Corporativa, Trelleborg

Ilustração: Lin

a Ekstrand/A

gent M

ollyFoto: O

mikron/N

AS

A Om

ikron/NA

SA

/Getty Im

ages

23T·TIME 1·2013

Page 24: CRIANDO Revolução asCIDADES FUTURO offshore/media/group/media/t-time/2013/1-2013/... · teiros de obras são locais que você evita ir. ... instalação flutuante, antivibr ação,

At Trelleborg, we strive to make our customers successful by supplying smart and sustainable solutions that are cost-effi cient and long-lasting. But there is an additional benefi t to what we do. Our solutions have a positive impact on people, society and the world we live in. This is what we call Trelleborg’s Blue Dimension™, and our ambition is to make the world as blue as possible.

TRELLEBORG.COM/BLUEDIMENSION

13-1517tg-Trelle_BlueDimension_209x252.indd 1 2013-04-10 16.26