Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser...

13
Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora Envio e gestão de listas automatizadas Whatsapp Marketing

Transcript of Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser...

Page 1: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

Criando uma Newsletter de

Whatsapp matadora

Envio e gestão de listas automatizadas

Whatsapp Marketing

Page 2: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

“Esteja onde seu público está”.Essa tem sido a máxima do marketing nos últimos anos. Em 2017, este lugar é o Whatsapp. Mais de 120 milhões de brasileiros utilizam hoje o aplicativo, o mais popular do país. Por esse motivo, alcançar clientes e leitores através da plataforma se tornou desejo máximo de marcas e empresas. Já imaginou se fosse possível alcançar seus clientes e seguidores aos milhares, de forma instantânea, direto no celular? A boa notícia é que novas tecnologias de mobile marketing hoje permitem essa façanha. Sonho de muitos profissionais de marketing digital, a revolução do Whatsapp está finalmente chegando às empresas.

Um dos principais formatos da nova onda são as newsletters. Elas oferecem uma série de vantagens. Enquanto campanhas de e-mail marketing se mostram cada dia menos eficazes, newsletters de Whatsapp apresentam altíssimas taxas de engajamento e retorno sobre investimento. Cerca de 90% das mensagens são abertas nas primeiras 2 horas após o envio. Comparadas a e-mails, as taxas de clique podem ser até 4 vezes mais altas. Como todo novo canal, porém, ele possui peculiaridades. Neste E-book, você vai aprender dicas e cuidados que deve ter para montar uma newsletter matadora para sua empresa no Whatsapp.

Um breve históricoO Whatsapp nasceu em 2009 como uma plataforma de comunicação íntima e pessoal, longe dos holofotes de redes sociais abertas como o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental.

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

IntroduçãoCriando Newsletters de Whatsapp matadoras

ZapCast | 1

O Whatsapp como ferramenta de marketing

Page 3: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

IntroduçãoCriando Newsletters de Whatsapp matadoras

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 2

Os primeiros testes vieram com serviços de atendimento ao consumidor. Estima-se que um em cada três brasileiros utilize hoje o aplicativo para se comunicar com empresas e profissionais, o que inclui restaurantes, lojas, corretores, advogados. Só agora, no entanto, é que surgiram soluções automatizadas, em larga escala e livres de SPAM.

Com esses avanços, o Whatsapp ganha espaço como canal de informação e distribuição de conteúdo, e cria algo único no ambiente digital: um canal de marketing em massa dentro de uma plataforma íntima e pessoal. Hoje, serviços como o ZapCast permitem novas formas de comunicação dentro da plataforma - sejam elas newsletters, promoções-relâmpago ou conversas 1:1. Assim, marcas e empresas conseguem estreitar o relacionamento com clientes e seguidores. E o melhor: tudo isso de forma simples, acessível e automatizada.

Para os usuários, uma das principais vantagens de usar o Whatsapp para se comunicar com empresas são facilidade e comodidade para receber conteúdos e mensagens. Os smartphones, afinal, estão sempre a um toque de distância. Mas há várias outras vantagens inerentes ao uso do Whatsapp como canal de marketing e de serviços:

• Envio e recebimento instantâneos – mais rápido que e-mail e Facebook• Escalável e flexível - compatível com 50, 1000 ou 100 000 assinantes• Altíssimas taxas de abertura e engajamento (+90%)• Gestão de listas automatizada• Segmentação de listas de acordo com interesses• Comunicação pessoal e objetiva• Envio de links, imagens, vídeos e áudios

Page 4: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

1. Defina o objetivo do canal

Qual é o conteúdo que sua empresa pretende enviar pelo Whatsapp? A quem ele se destina? Para estabelecer uma estratégia de longo prazo, é preciso antes definir o objetivo do seu canal. Dentro da estratégia global de marketing de sua empresa, o Whatsapp pode cumprir diversas funções. Entre elas:

• Canal de distribuição: o canal pode ser usado para divulgar matérias e artigos de sites e postagens, e assim aumentar o alcance de suas publicações

• Content-marketing: produção de conteúdo original específico para consumo no Whatsapp – mensagens, conteúdo de mídia anexo, série de conteúdo em sequência e outros

• Ferramenta de pesquisa: uso do Whatsapp como canal para colher feedback ou extrair opiniões e informações sobre produtos e serviços com possível emprego de bots

• Atendimento: Whatsapp como canal de contato para responder dúvidas e perguntas de seu público e clientes

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 3

Page 5: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

2. SPAM Zero

Assim como no E-mail Marketing, no Whatsapp é necessário que você obtenha autorização dos usuários para começar a enviar mensagens. Lembre-se: o Whatsapp é um espaço íntimo e pessoal. O envio de mensagens não solicitadas deve ser vetado completamente.

Ao utilizar um serviço de gestão automatizada como o ZapCast, o registro de um novo assinante ocorre através de um Double Opt-in:

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 4

Observe as regras gerais de uso

O processo descrito acima ajuda a explicar os retornos incríveis do Whatsapp marketing, em especial em termos de engajamento e conversão. De fato, você só enviará mensagens a um público que concordou em recebê-las.

A gestão da lista funciona de forma automatizada. Ao fazer a inscrição, o assinante recebe uma mensagem de boas-vindas definida por você. Ele também é informado sobre o que fazer caso queira deixar a lista a qualquer momento – enviando a mensagem “Sair”, por exemplo.

Em seu site, o usuárioclica no widget queanuncia a Newslettere visualiza um número de telefone

O usuário salva onúmero apresentado nos contados de seusmartphone(Opt-in 1)

Pelo Whatsapp, o usuário envia uma mensagem ao contato criado e é inscrito na newsletter(Opt-in 2)

A partir desse momento,o novo assinante estáapto a receber conteúdoe mensagens enviados pela sua newsletter

Page 6: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

3. Crie um plano de produção

Se a ideia for utilizar o Whatsapp como canal de content marketing, procure seguir um plano de produção. Como numa sequência de e-mails, é nele que você define as mensagens que serão enviadas.

Ao criar o plano, tenha em mente o comportamento diário e semanal de seus assinantes. Um estudante acessa o celular em horários diferentes de alguém com trabalho fixo, por exemplo. Anote data e horários de envio, o conteúdo dos arquivos anexados e a mensagem em si, com os respectivos links.

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 5

O plano também pode ser usado para descobrir a frequência ideal de envio. Este é um ponto importante: assinantes de listas de Whatsapp costumam ser bastante sensíveis ao número de mensagens recebidas.

Marcas e empresas que enviam de 2 a 3 mensagens por dia são as que possuem as menores taxas de cancelamentos. A partir de 4 mensagens diárias, essa taxa cresce exponencialmente.

O mesmo vale para as taxas de clique e de abertura. Quanto menor o número de mensagens, maior é o percentual de cliques. Em testes e simulações, o maior número de cliques também costuma vir do envio de duas a três mensagens por dia. Mas é claro que isso pode variar. Faça testes próprios e descubra sua frequência ideal!

Page 7: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

4. Fale sobre temas relevantes

Os consumidores estão cada vez mais avessos a propaganda direta ou “em estado puro”. O crescimento de anúncios nativos e as seções de “conteúdo patrocinado” em sites e jornais são provas disso.

O mesmo vale para o Whatsapp. Procure alternar promoções e links para seu site com conteúdo relevante e de interesse do seu público. Salvo casos específicos, como promoções relâmpago, poucas pessoas se inscrevem em uma newsletter para receber apenas propaganda.

Atente para entregar aquilo que prometeu no momento do registro. Se o usuário se cadastrou para um noticiário de esporte, ele não deve de forma alguma receber mensagens sobre política. Do contrário, você terá cancelamentos em série - além de criar uma imagem pouco confiável em torno de sua marca.

Se o seu negócio oferece conteúdo, produtos ou serviços de diferentes temas, nichos ou grupos, procure criar canais segmentados de distribuição. A criação de canais é simples, e você pode segmentar sua lista principal a qualquer momento dentro do ZapCast. Assim, cada assinante pode definir quais são seus canais favoritos (Esporte, Política, Previsão do Tempo, etc).

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 6

Utilize canais segmentados

Page 8: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

5. Fale a língua do seu público

Aqui, vale ter sempre em mente que o Whatsapp é uma plataforma pessoal e íntima. Em suas mensagens, portanto, procure ser breve e informal. Ninguém tem muita paciência para ler textões na pequena tela do celular – para isso, o Whatsapp é a plataforma errada.

Tenha em mente que o Whatsapp representa em primeira linha um espaço leve e divertido, e cuide para não cair fora do tom. Procure manter os conteúdos de suas mensagens curtos, simples, exatamente como uma conversa.

Caso queira empacotar uma quantidade maior de informação pormensagem, o ideal é enviar pequenos resumos ao lado de links para o seu site ou produtos. A mensagem pode seguir o estrutura abaixo:

Neste formato, a ideia é estimular a curiosidade e oferecer ao usuário pequenos aperitivos. Ao mesmo tempo em que entrega conteúdo de qualidade, você também atrai visitas para seu site.

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 6

E também da plataforma

Page 9: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

5. Fale a língua do seu público

Libere os emojis! Estudos mostram que o cérebro humano é capaz de processar informações visuais 60 mil vezes mais rápido do que em texto. Não por acaso os Emojis são tão populares hoje em dia.

Comparado a outras redes, como já vimos, o Whatsapp é uma plataforma pessoal e informal. Portanto, não há nada de errado em utilizar emojis em suas mensagens. Além de criar proximidade, eles facilitam o consumo do conteúdo. Utilizar um Emoji no começo do texto também pode ajudar a aumentar taxa de abertura de suas mensagens.

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 6

E também da plataforma

Page 10: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

6. Otimize suas campanhas

Até pouco tempo, as possibilidades do uso do Whatsapp por empresas eram bastante limitadas. Mas, como vimos, a chegada de serviços que permitem e envio de newsletters automatizadas em larga escala estão mudando esse cenário.

Por se tratar de um canal de marketing novíssimo, o Whatsapp ainda não possui práticas de mercado estabelecidas. Por isso, é importante fazer testes sempre que possível. Procure fazer experimentos e tome nota sobre como conseguir engajamento e taxas de clique mais altas, por exemplo.

O ZapCast traz estatísticas que oferecem uma visão ampla sobre o desempenho das campanhas, que inclui evolução do número de assinantes e taxas de de cancelamento. Ao optar por incluir encurtadores de URLs, é possível saber também quantos cliques cada link recebeu, e assim calcular a taxa de cliques, ou Click-Through-Rate (CTR).

Como em qualquer outro canal de marketing, vale usar a criatividade. Há diversos fatores e elementos que podem ser testados, entre eles:

- Tamanho e estrutura da mensagem- Horários e frequência de envios- Inclusão ou não de Emojis- Envio de mídias anexas (fotos, vídeos, áudios)E muito mais.

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 6

Faça testes e mais testes

Page 11: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

7. Aprenda com o feedback

Fique atento ao feedback de seus assinantes. Lembre-se que o Whatsapp pode ser utilizado tanto para o envio quanto para recebimento de mensagens. Ou seja, o canal está aberto nas duas vias. E você deve estar preparado para isso.

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 6

Faça testes e mais testes

Depois de enviar uma campanha, é comum receber feedback espontâneo sobre seus conteúdos, perguntas sobre determinados temas, sugestões ou críticas. Tenha olhos sempre abertos para aprender como melhorar seus serviços, e procure responder com agilidade as mensagens recebidas dentro da plataforma (veja o print acima).

Assim você não apenas mantém sua caixa de entrada limpa, mas também mantém uma boa impressão junto a seus assinantes e clientes.

Habilite o módulo de chat em sua conta no ZapCast para ter acesso a esta funcionalidade.

Page 12: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

8. Respeite o plano de dados

ZAPCAST.COM.BRWhatsapp Marketing

ZapCast | 6

Cuidado com o tamanho dos arquivos enviados

Nunca esqueça: as mensagens que você envia pelo Whatsapp são recebidas em smartphones e outros aparelhos móveis. Por isso, é preciso sempre levar em conta o consumo de dados dos celulares. De fato, o tamanho dos arquivos de mídia enviados - fotos, vídeos, arquivos de áudio - é a principal causa de cancelamento de assinaturas. Para enviar arquivos em tamanho menor, trabalhe sempre com compressão.

Há diversos serviços online gratuitos que fazem este trabalho, como o paint.NET. Para imagens, procure salvar arquivos com qualidade média em formato jpg. Para arquivos em vídeo, procure auxílio de plataformas gratuitas como HandsBrake. Para formatos em áudio, você pode utilizar o Audacity.

Page 13: Criando uma Newsletter de Whatsapp matadora...o Facebook. Só recentemente é que ele passou a ser utilizado por empresas, ainda que de forma rudimentar e experimental. ZAPCAST.COM.BR

Crie hoje mesmo uma conta teste grátis por 14 dias:

Whatsapp Marketing

http://www.zapcast.com.br/registro/