CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um...

20
TOOL BOX CONTRANARRATIVA CRIE SUA

Transcript of CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um...

Page 1: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOLBOXCONTRANARRATIVA

CRIE SUA

Page 2: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

O que é contranarrativaUma narrativa é uma história, verídica ou fictícia. Narrativas são importantes porque elas influenciam a maneira de pensar das pessoas. Quando vozes que normalmente são silenciadas passam a ter espaço e têm chance de falar sobre si mesmas, criando suas próprias narrativas, surge um contra-discurso ao que é hegemônico. As histórias se diversificam, e a forma como as pessoas pensam também.

Contranarrativas para o discurso de ódio são maneiras de se opor e desconstruir narrativas comuns de discriminação e intolerância, mas vão além e têm uma abordagem propositiva, focando no diálogo, na igualdade, no respeito às diferenças e na liberdade. Isso pode ser feito com fatos, dados, humor, sensibilidade, humanidade e experiências que possibilitem experimentar diferentes pontos de vista. Provocar empatia é um dos objetivos.

Quando a gente fala sobre "contranarrativas", falamos de histórias que se opõem ou desconstroem um senso predominante. No nosso caso, o discurso de ódio. Queremos hackear esse tipo de discurso: entender de onde ele vem, do que é feito, como funciona e desmontá-lo por dentro.

TOOL BOX

02

Page 3: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

BOAS PRÁTICAS

TOOL BOX

03

Page 4: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

a melhor forma de argumentar é tentando entender o ponto de vista da outra pessoa. Assim, procure compreender o que a pessoa pensa e o que a levou a pensar daquela forma — isso ajuda a enumerar os pontos fracos no argumento e a respondê-los respeitosamente.

ENTENDA O CONTEXTO

1 1

procure se ater à mensagem, e não a quem a propagou. É difícil chegar a um acordo ou manter uma conversa respeitosa se as críticas se tornam pessoais.

Critique argumentos, não pessoas

2 2

TOOL BOX

04

nem toda discussão é briga. As pessoas são diferentes. Por isso, não há problema em existirem diferentes pontos de vista e discordância (desde, é claro, que esse ponto de vista não viole a dignidade de alguém).

Aceite divergências

33

BOAS PRÁTICAS

Page 5: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

muitas vezes, focar em possibilidades de solução (ou em exemplos que as representam) é mais eficiente do que simplesmente apontar o problema. Confie nas soluções.

SEJA PROPOSITIVO

4

4

05

se você não pertence a um grupo mas quer falar sobre ele, consulte quem faz parte para saber a melhor abordagem e como você pode ser um(a) aliado(a).

APRENDA COM QUEM VIVE NA PELE

5 5

não reproduza a discriminação, mesmo que em pequena escala.

PROMOVA A IGUALDADE

6

Muitas vezes, em uma discussão, a gente se concentra nos piores argumentos e no que pode ser mais criticado no que o outro diz, mesmo que tenha sido má formulação ou um erro não refletido. Tente fazer o contrário: exercite generosidade com o ponto de vista do outro e busque a melhor interpretação possível - quando valer a pena.

BUSQUE A MELHOR INTERPRETAÇÃO

7

7

TOOL BOX

BOAS PRÁTICAS

Page 6: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

muitas vezes, responder diretamente é tudo o que o opressor quer para continuar com as mensagens agressivas. Veja se vale a pena.

Confronto direto

88

evite descrever certos grupos com as mesmas palavras, reforçando estereótipos. Essa é a mesma lógica que opressores costumam usar para oprimir. Não desumanize seu interlocutor ou interlocutora.

Usar estereótipos

99

TOOL BOX

06

evite escrever em caixa alta — o que é lido como grito na linguagem da internet.

GRITAR

1010

BOAS PRÁTICAS

Page 7: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

tem gente que só quer causar — no pior dos sentidos. Assim, propagam mensagens de ódio justamente para gerar buzz e desestabilizar as pessoas. Em muitos casos, o melhor a fazer é denunciar e ignorar.

ALIMENTAR OS TROLLS

11

11

TOOL BOX

07

muitas vezes é inevitável se opor a alguém ou a um grupo. Mas se prender a essa visão pode limitar a nossa capacidade de compreender e dialogar com o diferente. Se a pessoa não é um adversário e pode se tornar uma aliada, #chamapraconversa.

A lógica nós contra eles

5 12

Ficar na defensiva ou tentar justificar um ato de intolerância impede qualquer possibilidade de reflexão. Além disso o ataque ou a defesa reproduzem a mesma lógica do opressor contra o oprimido. Aceitação e reconhecimento podem ser os primeiros passos para a mudança.

Ficar na defensiva

13

13

Bancar o justiceiro ou a justiceira nas redes sociais é um problema e não solução. Incentivar vingança ou justiça com as próprias mãos, incitando o coletivo a fazer o mesmo, pode gerar consequências graves, maiores e piores do que as previstas. E não atacam a raiz do problema.

JustiçamentO

14

14 BOAS PRÁTICAS

Page 8: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TIPOS DE ContranarrativaS

Page 9: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

09

Contra imprecisões e mentiras, dados e informações checadas podem ter um grande valor. Procure sempre fontes primárias: institutos de pesquisa, universidades e os próprios pesquisadores. Veja se o que eles têm a dizer é aquilo mesmo que está sendo propagado. Além disso, existem no Brasil agências de jornalismo especializadas na checagem, como é o caso da Lupa e Aos Fatos. Também há sites que se dedicam a desmontar boatos e mentiras que circulam na web, como o E-farsas e o Boatos. Uma narrativa com informação qualificada pode ajudar a enriquecer o debate.

dados e informações

exem

plos

https://goo.gl/MVr9bk

Aos Fatos checa ponto a ponto a argumentação utilizada por um deputado para justificar um projeto de lei.

Para que sejam eficientes, narrativas precisam fazer sentido para quem recebe a mensagem, para que sejam criados novos sentidos relacionados à suas emoções e desejos. Ou seja: precisam se conectar ao contexto e às necessidades das pessoas que serão impactadas por ela. Narrativas sobre pessoas inspiradoras são eficientes para isso.

INSPIRAÇÃO

exem

plos

https://goo.gl/zRDzNj

Vídeo do Olabi mostra mulheres negras que são referência na tecnologia

TIPOS DE ContranarrativaS

Page 10: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

10

Depoimentos de pessoas que tiveram atitudes racistas, homofóbicas ou machistas, mas que reviram sua posição, podem funcionar porque representam o ponto de vista de quem reproduziu opressão — e, por isso, podem gerar identificação em quem ainda tem esse tipo de atitude. Além disso, campanhas que promovem sensibilização através de depoimentos de vítimas costumam ter um grande impacto, mostrando que casos de discriminação não são isolados - mas, sim, um problema estrutural na sociedade.

TESTEMUNHOS

EXEM

PLO

https://goo.gl/m5AsGQ

#meuprimeiroassédio, campanha feita pela Think Olga que estimulava que mulheres postassem em suas redes relatos da primeira vez em que foram assediadas

Memes e sátiras são eficientes porque atingem o público de uma forma mais emocional — além de terem potencial para chegar a um grande público na rede. O humor, no entanto, precisa ser dosado para não desqualificar ninguém. E cuidado no uso da ironia: nem sempre ela é compreendida na rede.

HUMOR

https://goo.gl/MqvNtd

Vídeo da SaferNet em comemoração ao Dia Internacional de Direitos Humanos usa memes para mostrar que direitos humanos são para todos

EXEM

PLO

TIPOS DE ContranarrativaS

Page 11: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

11

A distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes acabam gerando hostilidade e variadas formas de discriminação. Esse cenário, em uma época em que as pessoas acabam restritas à bolhas de conteúdo e opinião na rede, acaba se agravando. Por isso, iniciativas que promovam encontros e conversas qualificadas, respeitando as diferenças, podem aliviar tensões e prevenir manifestações de intolerância. Mas, para isso, o diálogo precisa garantir uma troca genuína de visões de mundo, e permitir a exposição das diferenças.

CONVERSAS

https://goo.gl/atVvKh

Campanha da Heineken coloca pessoas com opiniões muito diferentes para conversar. E dá certo

Às vezes um bom textão é suficiente para mostrar um ponto de vista e desmontar um discurso misógino, racista ou homofóbico. Uma boa maneira de fazer isso é mostrando, de forma didática, qual é o dano daquela opinião.

RESPOSTA

https://goo.gl/CMHctk

"Assediada", texto escrito em resposta a um artigo de um publicitário que relata sua atração por uma funcionária.EX

EMPL

O

EXEM

PLO

TIPOS DE ContranarrativaS

Page 12: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

12

Fazer analogias é tornar simples noções que seriam complexas ou nem sempre de fácil definição, especialmente quando naturalizadas e já instituídas no cotidiano.

ANALOGIAS

exem

plos

Campanha da SaferNet projeta, literalmente, o que acontece quando as mulheres têm sua intimidade exposta

https://goo.gl/oHC7so

Entender como a mensagem se propaga, e por onde, e propor uma nova abordagem para ela.

Inverter a lógica

exem

plos

hashtag #écoisadepreto, que se apropriou da expressão racista para divulgar grandes feitos de pessoas negras.

A exposição às vezes funciona. Projetar o discurso em lugares públicos, gravar e levar essa mensagem para outros meios pode dar a quem costuma propagar esse tipo de discurso a ideia da dimensão de seus danos.

Na sua cara

exem

plos

Campanha espalhou comentários com dizeres racistas em outdoor perto das casas dos comentaristas

https://goo.gl/VKLMW2

https://goo.gl/kAHSXB

TIPOS DE ContranarrativaS

Page 13: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

VAI LÁ E FAZ

Page 14: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

14

Defina a estratégiaMAPEIE QUAL É A NARRATIVA OPRESSIVA PREDOMINANTE SOBRE A QUAL VOCÊ QUER SE POSICIONAR, ENFRENTAR, RESPONDER OU PROPOR UM OUTRO OLHAR. ESCOLHA QUAL SERÁ A MENSAGEM, O MEIO E A FORMA DE DISTRIBUIÇÃO, LEVANDO EM CONTA O PÚBLICO QUE VOCÊ QUER ATINGIR

REDES SOCIAIS Não tem muito como fugir: são nelas que as conversas acontecem. Facebook e Twitter são bons para acompanhar tendências, mas preste atenção na sua timeline: ela não necessariamente representa o mundo. É um recorte enviesado de seus amigos. Procure diversificar quem você segue ;)

PESQUISAS Institutos de pesquisa podem ajudar a definir o público e a melhor forma de abordagem. Empresas como a Box1824 e a TrendWatching são bacanas para ir atrás de tendências de consumo e questões relacionadas a jovens. ComScore, por exemplo, ajuda a entender dados sobre a internet e o uso de tecnologia.

FERRAMENTAS:VAI LÁ E FAZ

Page 15: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

15

BUSQUE APOIOTRABALHE EM GRUPO. ACREDITE: MUITA GENTE PENSA COMO VOCÊ. PEÇA COLABORAÇÃO E OPINIÕES — ELAS AJUDAM A ENTENDER AS REAÇÕES E FORTALECER A MENSAGEM QUE VOCÊ QUER PASSAR.

FERRAMENTAS:

TRELLO Ferramenta super simples para fazer cronogramas e distribuir tarefas com a galera https://trello.com/

GOOGLE DOCS Ótimo para fazer planejamento e criar textos em colaboração com outras pessoas. De graça. https://www.google.com/docs/about/

SLACK Ferramenta de comunicação instantânea para times. Super simples e ajuda a organizar as conversas https://slack.com

VAI LÁ E FAZ

Page 16: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

16

PRODUZAÉ HORA DE MÃO NA MASSA. ESCREVER, EDITAR, FOTOGRAFAR, GRAVAR - É POSSÍVEL CRIAR CONTEÚDO DE QUALIDADE COM AS FERRAMENTAS CERTAS.

GOOGLE DOCSÓtimo para fazer planejamento e criar textos em colaboração com outras pessoas. De graça. https://www.google.com/docs/about/

FERRAMENTAS

PIXLR aplicativo online gratuito para edição de imagens. Super completo e simples de usar. https://pixlr.com/editor/

CANVA ferramenta excelente para criar infográficos, imagens para redes sociais e até logotipos. https://www.canva.com/

INFO.GRAM para criar infográficos de maneira simples e intuitiva https://infogr.am/

IMAGEM

MEMEGENERATOR ferramenta para criar memes com imagem e texto https://memegenerator.net/

GIPHYferramenta para pesquisar GIFs (tem de tudo, acredite!) e criar e subir o seu próprio. https://www.giphy.com/

VAI LÁ E FAZ

Page 17: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

17

MEDIUM ferramenta ótima para publicar textões. É possível diagramar, conversar com outros autores e gerar dados sobre a audiência. https://medium.com/

WORDPRESS plataforma de publicação em código aberto, que pode ser adaptada livremente. É muito simples de usar, pode ser customizada e transformada em vários formatos (site, blog etc). https://wordpress.com

TIMELINE ajuda a criar uma linha do tempo, recurso útil para contar fatos em ordem cronológica https://timeline.knightlab.com/

TEXTO / STORYTELLING

STORYMAP ferramenta que permite contar histórias com textos, fotos e vídeos em um mapa https://storymap.knightlab.com/

STORYFORM ferramenta para contar histórias multimídia, que incluam textos, fotos e vídeos https://storyform.co/

AUDIO / PODCAST

AUDACITYferramenta simples de edição de áudio. http://www.audacityteam.org/

GARAGEBAND ferramenta de criação de músicas e edição de áudio já pré-instalada em computadores Apple.

VIDEO

WEVIDEO editor online de vídeos. https://www.wevideo.com/

IMOVIE ferramenta de edição de vídeos, já pré-instalada em computadores Mac. https://www.apple.com/lae/imovie/

WINDOWS MOVIE MAKER ferramenta de edição de vídeos já pré-instalada em computadores com Windows (a partir do Windows 8). https://www.microsoft.com/en-us/store/p/movie-creator-free-video-editor/9nblggh4wwjr

AVIDEMUX software livre para edição de vídeos. Permite edições simples e correções de imagem http://fixounet.free.fr/avidemux

Page 18: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

18

engajeÉ MUITO IMPORTANTE ESCOLHER O PERÍODO CERTO PARA PUBLICAÇÃO. VOCÊ PODE LEVAR EM CONTA O COMPORTAMENTO DA AUDIÊNCIA, EFEMÉRIDES, DATAS ESPECIAIS OU MESMO APROVEITAR UM ASSUNTO QUE É TRENDING TOPIC OU A POLÊMICA DO DIA COMO GANCHO.

E É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ MANTENHA SUA CAUSA VIVA NAS REDES SOCIAIS OU EM OUTRAS FORMAS DE ACESSO.

MEDIUM rede social de textões. É uma ferramenta interessante para textos mais longos, porque tem leitura agradável e permite edições na página para uma leitura mais fluida.

WORDPRESS plataforma de publicação em código aberto. É muito simples de usar, pode ser customizada e transformada em vários formatos (site, blog etc). https://wordpress.com

WIX ferramenta simples e intuitiva de criação de sites, com versões gratuitas e pagas. https://www.wix.com/

FERRAMENTAS: TWIBBON você pode criar avatares para as pessoas colocarem em suas fotos de perfil. É bem simples criar uma campanha. https://twibbon.com

MAILCHIMP ferramenta gratuita e simples para criar newsletters. Há também a opção paga, mais sofisticada, mas a gratuita resolve bem. https://mailchimp.com/

INSTAGRAM é interessante para ações específicas dentro da rede social. A maneira como os temas ficam agrupados em hashtags pode ajudar a amplificar a causa. A desvantagem é que a rede é fechada em si mesma e não favorece o acesso a links externos.

VAI LÁ E FAZ

Page 19: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

TOOL BOX

19

monitoreACOMPANHE AS REAÇÕES, SE VIRALIZOU E COMO VIRALIZOU, COMO AS PESSOAS SE POSICIONARAM, COMPARTILHARAM OU REAGIRAM. ESSE MONITORAMENTO É IMPORTANTE PARA VOCÊ AJUSTAR OS PRÓXIMOS PASSOS.

GOOGLE ANALYTICS ferramenta para ter acesso a dados de audiência e como o público acessou o conteúdo https://analytics.google.com/analytics/web/

HOOTSUITE aplicativo ótimo para gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo https://hootsuite.com/

FERRAMENTAS:

VAI LÁ E FAZ

Page 20: CRIE SUA - SaferLabsaferlab.org.br/guia.pdfA distância e a falta de contato com o diferente é um dos fatores que desencadeia o discurso de ódio. As tensões entre grupos diferentes

SOBRE O SAFERLAB

O SaferLab é um laboratório de ideias que apoia o protagonismo de jovens na criação de projetos e conteúdos que ajudam a tornar a internet um lugar com mais diálogo e respeito à diversidade. Apostamos no potencial das redes sociais, na criatividade da cultura da internet e nos desafios das metodologias colaborativas para estimular a produção de contranarrativas para o discurso de ódio e discriminação on-line.

A nossa proposta é uma abordagem construtiva para o problema: amplificar a voz de quem normalmente é alvo e oferecer insumos para a qualificação do discurso e para a ocupação do debate público com conteúdo propositivo. Pode ser um vídeo, um meme, uma hashtag, um aplicativo ou qualquer boa ideia que propague mensagens que façam frente ao ódio, promovendo respeito a direitos fundamentais.

Saiba mais: www.saferlab.org.br

20