Criogenia - Criônica

8
CRIOGENIA Apresentação de Física

description

Apresentação sobre Criônica

Transcript of Criogenia - Criônica

Page 1: Criogenia - Criônica

CRIOGENIAApresentação de Física

Page 2: Criogenia - Criônica

CRIOGENIA

Na física, Criogenia é o estudo da produção e comportamento de materiais em temperaturas muito baixas (abaixo de 123K ou -150°C).

A Criogenia é frequentemente confundida com a Criônica, processo de preservação de seres humanos e outros animais em baixas temperaturas que não podem ser mantidos vivos pelos métodos medicinais atuais.

Page 3: Criogenia - Criônica

CRIÔNICA

É um processo onde os órgãos e tecidos de um ser humano ou um animal são conservados a uma temperatura de -196ºC para impedir a proliferação de bactérias e o consequentemente apodrecimento do corpo.

A esperança dos que tem seus corpos congelados é poder serem descongelados no futuro e curados pela medicina que nesse ponto, já deve ter descoberto a cura para a doença que os matou.

Legalmente, uma pessoa só pode ser congelada após a comprovação da morte, caso contrário, o processo pode ser considerado suicídio assistido.

Page 4: Criogenia - Criônica

PROCESSO

Após a morte da pessoa, os funcionários da empresa responsável resfriam o cadáver com gelo, até a temperatura ficar pouco acima de 0ºC, o suficiente para impedir a proliferação de bactérias que irão apodrecer o cadáver.

O corpo recebe então varias injeções de substâncias anticoagulantes, para manter os vasos sanguíneos desobstruídos.

O sangue do corpo é bombeado para fora, e no lugar são injetadas substancias químicas que impedirão a formação de cristais de gelo, que poderiam romper a estrutura celular.

Page 5: Criogenia - Criônica

PROCESSO

Em seguida o corpo é resfriado gradualmente em uma câmara de gelo seco, para desse modo congelar todas as partes do corpo no mesmo ritmo, impedindo que as células sejam danificadas no processo.

Este processo é lento, chegando a durar dois dias. No final desse processo a temperatura do corpo já esta a -79ºC.

Depois do resfriamento, o corpo é lentamente posto em um tanque com nitrogênio liquido, até ser totalmente coberto, chegando a uma temperatura de -196°C.

Page 6: Criogenia - Criônica

OBSTÁCULOS

O processo pode trazer diversos danos estruturais para as células e tecidos, alguns desses danos inclusive, não podem ser revertidos com a atual tecnologia.

Talvez o principal problema dessa técnica seja a reanimação dos pacientes. Pois exige o reparo de danos causados pela falta de oxigênio e toxicidade dos crio protetores e também a cura da doença que matou o individuo.

As esperanças para a reanimação se baseiam nos avanços da nanomedicina, onde se espera que diversos organismos microscópicos façam todo um trabalho de regeneração tecidual do paciente.

Page 7: Criogenia - Criônica

EFEITOS COLATERAIS

Com a reanimação do morto, cientistas dizem que ele provavelmente não teria suas memórias elétricas e químicas preservadas (memorias de curta duração).

Não há um consenso sobre o assunto. Alguns cientistas chegam até mesmo a dizer que todas as memórias do paciente seriam destruídas, de modo que ele não se lembrasse nem mesmo de quem é.

Page 8: Criogenia - Criônica

WALT DISNEY – LENDA URBANA

Existem diversas teorias que dizem que a cabeça de Walt Disney fora congelada após sua morte em 1966, e que estaria sendo mantida escondida embaixo de uma das atrações de seu parque de diversões.

Esses boatos surgiram devido as crescentes pesquisas que sobre o assunto que surgiram na época de sua morte.

A primeira pessoa a ser congelada criogenicamente de maneira oficial foi o Dr. James Bedford, congelado um mês após a morte de Walt Disney.