Crise Da Imigração 2015

14
Crise da Imigração Alunos do 2º Ano

description

imigracao

Transcript of Crise Da Imigração 2015

Page 1: Crise Da Imigração 2015

Crise da Imigração

Alunos do 2º Ano

Page 2: Crise Da Imigração 2015

Causas das Imigrações As causas da imigração são quase sempre as

mesmas: a fuga à pobreza, desemprego, destruição do meio ambiente, guerra, violência, perseguição política ou religiosa. Neste campo, não é fácil distinguir por vezes, a fronteira entre o imigrante e o refugiado.

Ambos fogem a uma situação intolerável que os obriga a deixar a terra onde nasceram. Imigra-se também para aproveitar oportunidades de emprego que se oferecem em alguns países que carecem de mão-de-obra.. 

Page 3: Crise Da Imigração 2015

Situação dos imigrantes Sírios

A situação na Síria, país de origem da maior parte dos refugiados, agravou-se pela ofensiva do grupo Jihadista Estado Islâmico e pela longa duração da guerra.

A maioria dos deslocados viaja para a Europa diretamente, em vez de esperar em campos de refugiados lotados nos países vizinhos.

Page 4: Crise Da Imigração 2015
Page 5: Crise Da Imigração 2015
Page 6: Crise Da Imigração 2015

Os países mas solicitados pelos Imigrantes

Os três destinos mais solicitados pelos migrantes são a Alemanha, a Suécia e o Reino Unido.

Metade dos pedidos de asilo apresentados no primeiro trimestre de 2015 foram depositados na Alemanha, o que representa 73 mil (40% do total), enquanto a Hungria recebeu 32 mil (18%), Itália, 5 mil  (8%), França, 14,8 mil (8%), Suécia, 11,4 mil (6%), Áustria, 9,7 mil (5%) e Grã Bretanha, 7,3 mil (4%).

Page 7: Crise Da Imigração 2015

Por que a Alemanha? A população da Alemanha está em rápida queda

devido à baixa taxa de natalidade, enquanto cresce o índice de dependência de idosos - a relação entre a população mais velha, e mais custosa, em relação à mais nova, capaz de trabalhar e gerar impostos.

Muito mais do que, por exemplo, na Grã-Bretanha, onde as regras imigratórias são cada vez mais rígidas.

Page 8: Crise Da Imigração 2015
Page 9: Crise Da Imigração 2015

Por que a Alemanha? O país deverá receber mais de 800 mil refugiados só neste

ano - quatro vezes mais do que o total registrado em 2014 - e é o principal destino de milhares de imigrantes que chegam ao continente.

Uma regra europeia, chamada de Regulação de Dublin, exige que refugiados requisitem asilo no primeiro país ao qual chegam no continente.

No entanto, em agosto, a Alemanha abriu uma exceção para sírios em busca de asilo, permitindo que eles se registrassem no país, independentemente de onde entraram na União Europeia. Muitos, agora, se dirigem diretamente ao país e recusam registro em outros locais.

Page 10: Crise Da Imigração 2015

Por que alguns países não aceitam imigrantes?

O aumento no fluxo criou tensão e divergências quanto à política de imigração europeia. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, crítico à imigração, disse que o problema é da Alemanha, já que este é o destino da maioria.

Outros políticos de direita dizem que permitir a entrada de tantos imigrantes envia uma mensagem equivocada e pode incentivar mais pessoas a se arriscarem em perigosas viagens, como a travessia do Mediterrâneo, para chegar à Europa.

Page 11: Crise Da Imigração 2015

O papel do Brasil Desde o início da crise na Síria, o Brasil vem

concedendo refúgio a mais sírios do que os principais portos de destino de refugiados na Europa.

Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, 2.077 sírios receberam status de refugiados do governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano. Trata-se da nacionalidade com mais refugiados reconhecidos no Brasil, à frente da angolana e da congolesa.

Page 12: Crise Da Imigração 2015
Page 13: Crise Da Imigração 2015

O papel do Brasil Em entrevista à BBC Brasil, o representante da

Acnur (Agência da ONU para Refugiados), Andrés Ramirez, elogiou a iniciativa do governo brasileiro, que classificou como uma "importante mensagem humanitária e de direitos humanos".

O Brasil tem mantido uma política de portas abertas para os refugiados sírios. O número ainda é baixo, em muito devido à localização geográfica. Mas sem dúvida se trata de um exemplo a ser seguido a nível mundial.

Page 14: Crise Da Imigração 2015

Campanhas Brasileiras à favor dos Refugiados