Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

9
Crises e Revolução Crises e Revolução no século XIV no século XIV Trabalho elaborado por: Trabalho elaborado por: Daniela Charrua nº6 Daniela Charrua nº6 Ricardo Português nº21 Ricardo Português nº21 7ºC 7ºC E.B.I./J.I. Fialho de E.B.I./J.I. Fialho de Almeida Almeida Cuba Cuba

description

 

Transcript of Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

Page 1: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

Crises e Revolução no Crises e Revolução no século XIVséculo XIV

Trabalho elaborado por:Trabalho elaborado por:

Daniela Charrua nº6Daniela Charrua nº6Ricardo Português nº21Ricardo Português nº21

7ºC7ºC

E.B.I./J.I. Fialho de AlmeidaE.B.I./J.I. Fialho de Almeida

Cuba Cuba

Page 2: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

A HistóriaA História

A fome, a peste, a guerra, a diminuição brutal da população, os problemas monetários são alguns dos sinais de uma crise económica que preenche todo o século XIV e se prolonga pelo século XV adiante, afectando praticamente toda a Europa. Como consequência, os conflitos sociais, tão graves no campo como nas cidades. Em Portugal, à crise económica e social junta-se uma crise política.

Page 3: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

Crise AgráriaCrise AgráriaA produção agrícola começou a ser A produção agrícola começou a ser

insuficiente para alimentar uma populaçãoinsuficiente para alimentar uma populaçãoEm crescimento, devido aos seguintes Em crescimento, devido aos seguintes factores:factores:

- - Alterações climáticasAlterações climáticas, com um clima , com um clima mais frio e fortes chuvas que destruíram as mais frio e fortes chuvas que destruíram as colheitas, provocando maus anos agrícolas;colheitas, provocando maus anos agrícolas;

- - Esgotamento de terras agrícolasEsgotamento de terras agrícolas, , devido a uma exploração prolongada.devido a uma exploração prolongada.

Com esta situação, a fome instalava-se Com esta situação, a fome instalava-se na Europa.na Europa.

As crises cerealíferas provocaram falta de As crises cerealíferas provocaram falta de alimentos e subida dos preços, dando origem alimentos e subida dos preços, dando origem a uma crise económica.a uma crise económica.

Page 4: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

Peste negraPeste negra

Devido à falta de higiene, subalimentaçãoDevido à falta de higiene, subalimentaçãodebilitação da população, ocorreu uma das debilitação da população, ocorreu uma das mais graves doenças epidérmicas a Peste mais graves doenças epidérmicas a Peste Negra espalhando-se por toda a Europa, dando-Negra espalhando-se por toda a Europa, dando-se a se a quebra demográfica quebra demográfica destruindo 1/3 da população Europeia.destruindo 1/3 da população Europeia.

A Peste Negra teve origem na Ásia A Peste Negra teve origem na Ásia Central. Foram os navios dos comerciantes Central. Foram os navios dos comerciantes que, trazendo nos seus porões ratos que, trazendo nos seus porões ratos contaminados pela peste, introduziram a contaminados pela peste, introduziram a epidemia nos portos mediterrâneos Europeus. epidemia nos portos mediterrâneos Europeus. Esta doença era transmitida pelas pulgas Esta doença era transmitida pelas pulgas existentes nos ratos e, depois, pelo contágio existentes nos ratos e, depois, pelo contágio directo entre as pessoas.directo entre as pessoas.

Page 5: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

Europa em guerraEuropa em guerraÀs calamidades da fome e da peste Às calamidades da fome e da peste

juntou-se ajuntou-se a guerraguerra. . Instalaram-se muitos Instalaram-se muitos conflitos políticos. Os maisconflitos políticos. Os mais graves foram agraves foram a Guerra dos Cem AnosGuerra dos Cem Anos ( (1337-1453), entre a1337-1453), entre a França, e a Inglaterra e asFrança, e a Inglaterra e as guerras fernandinas guerras fernandinas e dae da independência, entre Portugal e Castela. independência, entre Portugal e Castela. Durante o séc. XIV sucederam-se os conflitos Durante o séc. XIV sucederam-se os conflitos sociais. As consequências da crise económica, sociais. As consequências da crise económica, as destruições das guerras, as desigualdades as destruições das guerras, as desigualdades sociais o aumento dos impostos parasociais o aumento dos impostos para manutenção das guerras e amanutenção das guerras e a desvalorização desvalorização monetáriamonetária provocaram numerosasprovocaram numerosas revoltas dos revoltas dos camponeses camponeses contra a nobreza e a burguesia.contra a nobreza e a burguesia.

Page 6: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

O Tratado de SalvaterraO Tratado de SalvaterraD. Fernando considerava-se com direito D. Fernando considerava-se com direito

ao trono de Castela, devido a laços familiares. ao trono de Castela, devido a laços familiares. Em 1383, o Tratado de Salvaterra de Magos Em 1383, o Tratado de Salvaterra de Magos pôs fim a estas guerras. D. Fernando aceitava pôs fim a estas guerras. D. Fernando aceitava casar a sua única filha D. Beatriz, com o rei de casar a sua única filha D. Beatriz, com o rei de Castela, D. João I. Este tratado colocava como Castela, D. João I. Este tratado colocava como futuro herdeiro ao trono o filho primogénito de futuro herdeiro ao trono o filho primogénito de D. Beatriz. Salvaguardava ainda a D. Beatriz. Salvaguardava ainda a possibilidade de D. Leonor Teles vir a governar possibilidade de D. Leonor Teles vir a governar o pais enquanto o filho de D. Beatriz não o pais enquanto o filho de D. Beatriz não atingisse os 14 anos. Contudo, este acordo atingisse os 14 anos. Contudo, este acordo colocava em perigo a independência da nação, colocava em perigo a independência da nação, no caso de não existirem descendentes, tendo no caso de não existirem descendentes, tendo nessa situação o rei de Castela direito à Coroa nessa situação o rei de Castela direito à Coroa de Portugal. Pouco tempo depois D. Fernando de Portugal. Pouco tempo depois D. Fernando morre e então instalou-se uma crise política morre e então instalou-se uma crise política em Portugal com o problema da sucessão ao em Portugal com o problema da sucessão ao tronotrono..

Page 7: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

A questão dinásticaA questão dinástica

Com a morte de D. Fernando em 1383, coloca-se o Com a morte de D. Fernando em 1383, coloca-se o problema da sucessão ao trono. A parte alta da problema da sucessão ao trono. A parte alta da nobreza apoiava D. Beatriz. Já a burguesia e o povo nobreza apoiava D. Beatriz. Já a burguesia e o povo apoiavam o Mestre de Avis . Como D. Leonor Teles apoiavam o Mestre de Avis . Como D. Leonor Teles assume regência do reino e, logo, manda aclamar D. assume regência do reino e, logo, manda aclamar D. Beatriz rainha de Portugal. Logo levou ao Beatriz rainha de Portugal. Logo levou ao descontentamento da população portuguesa, com descontentamento da população portuguesa, com medo da perda da independência de Portugal. Então medo da perda da independência de Portugal. Então prepara-se uma conspiração para matar o prepara-se uma conspiração para matar o conselheiro de D. Leonor. Mestre de Avis entra no conselheiro de D. Leonor. Mestre de Avis entra no Paço Real e assassina o conde herdeiro ( João Paço Real e assassina o conde herdeiro ( João Fernandes Andeiro). D. Leonor foge para Santarém e Fernandes Andeiro). D. Leonor foge para Santarém e pede ajuda a D. João I de Castela, seu genro. Nesta pede ajuda a D. João I de Castela, seu genro. Nesta altura o povo dava seguimento à revolução e o altura o povo dava seguimento à revolução e o Mestre de Avis fica Regedor e Defensor do Reino.Mestre de Avis fica Regedor e Defensor do Reino.

Page 8: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

A Afirmação da A Afirmação da independência independência

nacionalnacional D. João I invade Portugal, no início de 1384. Mesmo com D. João I invade Portugal, no início de 1384. Mesmo com o cerco dos castelhanos, estes tiveram que se retirar o cerco dos castelhanos, estes tiveram que se retirar devido a epidemias e pestes. O exército português, sob o devido a epidemias e pestes. O exército português, sob o comando de Nuno Álvares Pereira, venceu os castelhanos comando de Nuno Álvares Pereira, venceu os castelhanos na Batalha dos Atoleiros. na Batalha dos Atoleiros.

Entretanto em 1385, nas Cortes de Coimbra o Mestre de Entretanto em 1385, nas Cortes de Coimbra o Mestre de Avis é aclamado rei de Portugal com o nome de D. João I . Avis é aclamado rei de Portugal com o nome de D. João I . Pouco tempo depois, o rei de Castela invade novamente Pouco tempo depois, o rei de Castela invade novamente Portugal, com um poderoso exército, sendo outra vez Portugal, com um poderoso exército, sendo outra vez derrotado na Batalha de Aljubarrota. Esta Batalha derrotado na Batalha de Aljubarrota. Esta Batalha assegurou a Independência de Portugal. No entanto a paz assegurou a Independência de Portugal. No entanto a paz só foi definitiva com Castela em 1411só foi definitiva com Castela em 1411..

D. João I casa com uma princesa inglesa, D. Filipa de D. João I casa com uma princesa inglesa, D. Filipa de Lencastre, e deu origem a uma nova dinastia, a Dinastia de Lencastre, e deu origem a uma nova dinastia, a Dinastia de Avis.Avis.

Page 9: Crises e revolução no século xiv 7ºc daniela charrua e ricardo português

FimFim