CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O...

4
N° 2.174 (Ano C/Verde) 13° Domingo do Tempo Comum 26 de junho de 2016 ANO SANTO DA MISERICÓRDIA SANTAS MISSÕES POPULARES CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O SEGUE 01. MOTIVAÇÃO C. Irmãos e irmãs. Neste domingo recebe- mos do Senhor o desafio de deixar tudo para segui-lo plenamente. A liturgia nos convida a responder esse chamado com disponibili- dade e com radicalidade, no dom total de nós mesmos às exigências do "Reino". Ce- lebramos a páscoa de Jesus Cristo. Ela se revela em todas as pessoas e grupos que fazem do Evangelho o centro de suas vidas. Iniciemos cantando: 02. CANTO Aqui estamos porque escutamos... nº 1.105 03. ACOLHIDA E SAUDAÇÃO D. Irmãs e irmãos, alegres saudemos a Trindade Santa que nos reúne no seu amor: Em nome do Pai, e do Filho e do Espí- rito Santo. Amém! D. A graça do Pai Criador, o amor de Je- sus Salvador e a força do Espírito Santificador, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reu- niu no amor de Cristo! 04. DEUS NOS PERDOA D. Reconheçamos que somos frágeis, pe- quenos e limitados por causa do pecado. Mas, sobretudo, reconheçamos que a mi- sericórdia de Deus é infinita. Necessitados de Deus, imploremos o seu perdão, can- tando: Do amor eu fugi... nº 198 D. Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

Transcript of CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O...

Page 1: CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O SEGUEdiocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2016/05/26_06_16.pdf · sus Salvador e a força do Espírito Santificador, estejam convosco.

N° 2.174 (Ano C/Verde) 13° Domingo do Tempo Comum 26 de junho de 2016

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

SANTAS MISSÕES POPULARES

CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O SEGUE

01. MOTIVAÇÃOC. Irmãos e irmãs. Neste domingo recebe-mos do Senhor o desafio de deixar tudo parasegui-lo plenamente. A liturgia nos convidaa responder esse chamado com disponibili-dade e com radicalidade, no dom total denós mesmos às exigências do "Reino". Ce-lebramos a páscoa de Jesus Cristo. Ela serevela em todas as pessoas e grupos quefazem do Evangelho o centro de suas vidas.

Iniciemos cantando:

02. CANTOAqui estamos porque escutamos... nº1.105

03. ACOLHIDA E SAUDAÇÃOD. Irmãs e irmãos, alegres saudemos aTrindade Santa que nos reúne no seu amor:Em nome do Pai, e do Filho e do Espí-rito Santo. Amém!D. A graça do Pai Criador, o amor de Je-sus Salvador e a força do EspíritoSantificador, estejam convosco.Todos: Bendito seja Deus que nos reu-niu no amor de Cristo!

04. DEUS NOS PERDOAD. Reconheçamos que somos frágeis, pe-quenos e limitados por causa do pecado.Mas, sobretudo, reconheçamos que a mi-sericórdia de Deus é infinita. Necessitadosde Deus, imploremos o seu perdão, can-tando: Do amor eu fugi... nº 198D. Deus todo poderoso, tenha compaixãode nós, perdoe os nossos pecados e nosconduza à vida eterna. Amém!

Page 2: CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O SEGUEdiocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2016/05/26_06_16.pdf · sus Salvador e a força do Espírito Santificador, estejam convosco.

D. Senhor, tende piedade de nós.T. Senhor, tende piedade de nós.D. Cristo, tende piedade de nós.T. Cristo, tende piedade de nós.D. Senhor, tende piedade de nós.T. Senhor, tende piedade de nós.

05. HINO DE LOUVORC. Com alegria, manifestemos nosso lou-vor:Glória a Deus nos altos céus... n° 229

06. ORAÇÃOD. Ó Deus, pela vossa graça, nosfizestes filhos da luz. Concedei que nãosejamos envolvidos pelas trevas doerro. Que brilhe em nossas vidas a luzda vossa verdade. Por nosso SenhorJesus Cristo, vosso Filho, na unidadedo Espírito Santo. Amém!

07. DEUS NOS FALA

PRIMEIRA LEITURA:1Rs 19, 16b.19-21

L.1 Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

SALMO RESPONSORIAL: 15(16)Refrão: Ó Senhor, sois minha herançapara sempre!

SEGUNDA LEITURA: Gl 5, 1.13-18

L.2 Leitura da Carta de São Paulo aosGálatas.

EVANGELHO: Lc 9, 51-62

CANTO DE ACLAMAÇÃOAleluia... Se alguém quer vir... n° 327

Evangelho de Jesus Cristo segundoLucas.

08. PARTILHANDO A PALAVRAA primeira leitura fala sobre o chamado deDeus e a resposta do homem. Elias é con-vidado a ungir Eliseu como profeta. Ele seráo instrumento de Deus na aniquilação deAcab, o rei infiel à Aliança. O texto mostrao chamado de Eliseu. Ele está no campo,trabalhando, quando Elias o encontra e oconvida a ser profeta. O profeta é um ho-mem normal. Deus o chama, indo ao seuencontro. Elias comunica a Eliseu o seu po-der e o seu espírito proféticos. A respostade Eliseu ao desafio que Deus lhe lança atra-vés do gesto de Elias, significa o abandonoda vida antiga, a renúncia à antiga profis-são, a ruptura com a própria família e a en-trega total à missão profética. Exprime aradicalidade da sua entrega ao serviço deDeus.A segunda leitura mostra que o caminho doamor, entrega e dom da vida, é um caminhode libertação. Responder ao chamado deCristo, identificar-se com Ele e aceitar dar-se por amor, é nascer para a vida nova daliberdade.O evangelho nos apresenta as "exigências"do "caminho". Naquele tempo havia umahostilidade entre judeus e samaritanos. Adificuldade de convivência era tradicional;os peregrinos que iam a Jerusalém procu-ravam evitar a passagem pela Samaria, afim de evitar "maus encontros". A primeiralição de Jesus vai para a atitude que os dis-cípulos devem assumir face ao "ódio" domundo. Que fazer quando o mundo tem umaatitude de rejeição face à proposta de Je-sus? Tiago e João pretendem uma respostaagressiva. Mas Jesus avisa-os que o seu "ca-minho" não passa pela imposição da força.Isto é algo que os discípulos nunca devemesquecer, se estão interessados em percor-rer o "caminho" de Jesus.Vimos o diálogo entre Jesus com três can-didatos a discípulos. Ele mostrou algumas

Page 3: CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O SEGUEdiocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2016/05/26_06_16.pdf · sus Salvador e a força do Espírito Santificador, estejam convosco.

condições para percorrer o "caminho" queleva a Jerusalém. Que condições são es-sas? Primeiro: despojar-se totalmente daspreocupações materiais. Segundo: despe-gar-se de deveres e obrigações que, ape-sar da sua relativa importância (o dever desepultar os pais é um dever fundamental nojudaísmo), impedem uma resposta imedia-ta e radical ao Reino. E terceiro: despegar-se de tudo (até da própria família, se fornecessário), para fazer do Reino a sua pri-oridade fundamental: nada - nem a pró-pria família - deve adiar e demorar o com-promisso com o Reino.Não podemos ver estas exigências comonormativas. O que estes ensinamentos pre-tendem dizer é que o discípulo é convidadoa eliminar da sua vida tudo aquilo que pos-sa ser um obstáculo no seu testemunho quo-tidiano do Reino. Como está nosso cami-nho de seguimento a Jesus?

09. PROFISSÃO DE FÉD. Irmãos e irmãs, demos a Deus a nossaresposta. Aderimos ao seu amor incondici-onal? Renovemos a nossa fé: Creio emDeus Pai...

10. PRECES DA COMUNIDADED. Ao Senhor, nosso Deus e Pai, que noschama à verdadeira liberdade, supliquemos:Todos: Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor.L. Que o Papa Francisco e os bispos, exer-çam com alegria o seu ministério de profe-tas, em favor do povo, rezemos.L. Que Deus guie nossos governantes, lhesdê um espírito de tolerância e concórdia,respeitando a natureza e a vida, rezemos.L. Pelos doentes e sofredores. Sua situa-ção é um apelo para seguir o Cristo. Quecom Ele carreguem sua cruz, rezemos.L. Que nos empenhemos em ser fiéis aCristo, libertando-nos do que nos afasta

d'Ele, rezemos.L. Dia 26 é o Dia Internacional de Comba-te às Drogas. Muitas pessoas e famílias so-frem com essa escravidão hoje. Que seja-mos instrumentos para combater esse malpela raiz, rezemos.D. Pai, em Cristo nos fizestes conhecerVosso plano de amor e salvação. Ajudai-nos a sermos sinais da vossa bondade pe-rante os seres humanos. Por Cristo nossoSenhor. Amém!

ORAÇÃO DO ANO SANTO DAMISERICÓRDIA

(Convidar todos para rezar, utilizando o cartãocom a Oração do Ano Santo)

Senhor Jesus Cristo,/ Vós que nosensinastes a ser misericordiosos como o Paiceleste,/ e nos dissestes que quem Vos vê,vê a Ele./ Mostrai-nos o Vosso rosto e se-remos salvos.O Vosso olhar amoroso/ libertou Zaqueu eMateus da escravidão do dinheiro;/ a adúl-tera e Madalena/ de colocar a felicidadeapenas numa criatura;/ fez Pedro chorardepois da traição,/ e assegurou o Paraísoao ladrão arrependido.Fazei que cada um de nós/ considere comodirigida a si mesmo/ as palavras que dissestesà mulher samaritana:/ Se tu conhecesses odom de Deus!Vós sois o rosto visível do Pai invisível,/ doDeus que manifesta sua onipotência,/ so-bretudo com o perdão e a misericórdia:/fazei que a Igreja/ seja no mundo o rostovisível de Vós, seu Senhor,/ ressuscitado ena glória.Vós quisestes que os Vossos ministros/ fos-sem também eles revestidos de fraqueza/para sentirem justa compaixão/ por aque-les que estão na ignorância e no erro:/ fazeique todos os que se aproximarem de cadaum deles/ se sintam esperados, amados e

Page 4: CRISTÃO É AQUELE QUE ESCOLHEU CRISTO E O SEGUEdiocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2016/05/26_06_16.pdf · sus Salvador e a força do Espírito Santificador, estejam convosco.

Secretariado Diocesano de Pastoral Av. João XXIII, 410-Centro 29930-420-S. Mateus/ES - Tel: (27) 3763.1177Fax 3763.3104 - E-mail: [email protected] / Site: www.diocesedesaomateus.org.br

Rádio Católica da nossa região é a Kairós FM 94,7. www.radiokairos.com.br

perdoados por Deus.Enviai o Vosso Espírito/ e consagrai-nos atodos com a sua unção/ para que o Jubileuda Misericórdia/ seja um ano de graça doSenhor/ e a Vossa Igreja possa, com re-novado entusiasmo,/ levar aos pobres a ale-gre mensagem/ proclamar aos cativos eoprimidos a libertação/ e aos cegos res-taurar a vista.Nós Vo-lo pedimos/ por intercessão deMaria, Mãe de Misericórdia,/ a Vós queviveis e reinais com o Pai e o Espírito San-to,/ pelos séculos dos séculos.Amém!

11. APRESENTAÇÃO DOS DONSC. Coloquemos no altar do Senhor os fru-tos do nosso trabalho e os dons da nossavida. É nossa atitude de gratidão. Enquantofazemos a nossa oferta, cantemos:Eu te ofereço o meu viver... n° 425

12. PAI NOSSOD. Rezemos como irmãos e irmãs a ora-ção que o Senhor Jesus nos ensinou: Painosso...

13. ABRAÇO DA PAZD. Vivendo a misericórdia conquistaremosa paz. Saudemo-nos com fraternidade.Senhor, fazei-me instrumento... nº 560

14. ORAÇÃOD. Ó Deus! Alimentando-nos de VossaPalavra, trilhamos Vossos caminhos deamor e de misericórdia. Ajudai-nos avivermos na dignidade de filhos e fi-lhas vossos. A Vossa Palavra nos ilu-

mine e provoque uma conversão since-ra. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

15. AVISOS

16. BÊNÇÃO E DESPEDIDAD. O Senhor esteja convosco!T. Ele está no meio de nós!D. O Deus da consolação nos dê a graçade viver em fraterna alegria e ajuda mútua,por Jesus Cristo, agora e sempre.T. Amém!D. Abençoe-nos o Deus todo-poderoso:Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém!D. Cheios de esperança, ide em paz e que oSenhor vos acompanhe.Todos: Graças a Deus!

17. CANTOSim, Ele me chamou... n° 1.151

Leituras para a Semana

2ª Am 2, 6-10.13-16 / Sl 49(50) / Mt 8, 18-223ª Am 3, 1-8; 4, 11-12 / Sl 5 / Mt 8, 23-274ª Am 5, 14-15.21-24 / Sl 49(50) / Mt 8, 28-345ª Am 7, 10-17 / Sl 18B(19B) / Mt 9, 1-86ª Am 8, 4-6.9-12 / Sl 118(119) / Mt 9, 9-13Sáb.: Am 9, 11-15 / Sl 84(85) / Mt 9, 14-17