Culto+de+casamento+ +orientação

2

Click here to load reader

Transcript of Culto+de+casamento+ +orientação

Page 1: Culto+de+casamento+ +orientação

CULTO DE CASAMENTO

Texto: Efésios 5:31

1- O CASAMENTO

- É uma disposição que está na Palavra de Deus como algo que tem um sentido profético muito importante, que aponta para as Bodas do Cordeiro, para a união de Jesus com a igreja após o arrebatamento.

- Por isso precisamos dar ao casamento a conotação profética que ele tem, mostrando à igreja o seu simbolismo e a sua importância para o Senhor.

2- O PREPARO

- O casamento não se resume simplesmente no culto. O culto é o ponto culminante de um processo que se inicia na decisão dos noivos em querer casar.

- O pastor não interfere no namoro nem no noivado. O noivado pode ser consultado até por um diácono (pois o noivado não é uma fase decisiva do processo, podendo vir a se acabar).

- Somente para tratar do casamento é que os noivos vêm ao Grupo de Intercessão.

- O pastor deverá observar, antes de apresentar o assunto ao Senhor, o seguinte:1- tempo de namoro e noivado (não aceitar precipitações)2- vida espiritual e profissional do noivo.

3- data desejada para o casamento.

- Se tudo estiver em ordem, busca-se a confirmação do Senhor, e inicia-se o preparo dos noivos para o casamento.

3- REUNIÃO PARA ORIENTAÇÕES

- Deve-se marcar uma reunião com os noivos duas semanas (aproximadamente) antes da data do casamento para as orientações, tais como:

1- Vestido da noiva - discreto e decente, se alugado consultar antes e fazer um clamor ao vestir.

2- Terno do noivo - não usar coisas extravagantes, como faixa na cintura, gravata borboleta, etc.

3- Fotógrafo e auxiliar - vestido condignamente, comportamento no culto, etc.4- Cinegrafistas - movimentação, holofotes no rosto das pessoas, etc.5- Convite de casamento - verificar o versículo escolhido.

- Deve-se marcar outra reunião com os noivos mais ou menos uma semana antes do casamento, para verificar se as orientações dadas na reunião anterior foram cumpridas e transmitir as orientações finais e outros detalhes, tais como:

1- Ornamentação da igreja - discreta e com simplicidade.

Page 2: Culto+de+casamento+ +orientação

2- Os três primeiros bancos destinam-se aos familiares dos noivos.3- Louvores do culto - apropriados e solenes (escolher com antecedência).4- Os noivos não devem jejuar no dia do casamento (o preparo foi antes).5- O casamento no civil - de preferência no mesmo dia do casamento na igreja ou no dia

anterior (evitar vulgaridade e comentários do mundo).6- É nesta reunião que se deve deixar o Senhor falar com os noivos e não no culto.

4- O CULTO DE CASAMENTO

- O culto deve iniciar-se no horário normal e os noivos não devem se atrasar.

- Um só pastor deve fazer o louvor e entregar a mensagem

- No início do culto os noivos deverão de posicionar na entrada, o pastor põe a igreja de pé e os noivos começam a entrar. O grupo de louvor deve então cantar um louvor apropriado para o momento. Quando os noivos chegarem diante do altar, o pastor os cumprimenta, depois explica aos presentes a natureza daquele culto (glorificação ao Senhor pelo casamento dos irmãos) e com a igreja ainda de pé, faz o clamor, iniciando assim o culto.

- Os noivos devem se sentar ou permanecer de pé diante do altar, conforme sua preferência.

- Após a mensagem o pastor põe a igreja de pé e chama os noivos diante do altar para a imposição de mãos. Ali de joelhos, os noivos trocam as alianças. Outros pastores presentes poderão participar da imposição de mãos.

- Após a oração os noivos se levantam com a ajuda dos pastores. È impetrada a bênção apostólica e eles começam a se retirar lentamente, enquanto o grupo canta um louvor apropriado. Os familiares sairão em seguida e após isso a igreja. Lá fora no pátio, os noivos receberão os cumprimentos dos convidados.

- Não se deve aceitar após a cerimônia, na saída dos noivos, manifestações como chuva de arroz e talco, nem latas amarradas na traseira do carro dos noivos.

5- A RECEPÇÃO

- Primar pela simplicidade. Se os noivos preferirem é melhor e mais econômico um almoço com as famílias e convidados dos dois.

- Não vulgarizar a recepção promovendo atos como banho de piscina nos noivos e convidados e outras coisas que são próprias do mundo.