Cultura - Concerto

2
Violoncelista do Recife ministra curso para músicos da orquestra local, que prepara concerto para abril ATRAVÉS DE PARCEIRA, MÚSICO ENSINOU TÉCNICAS A VIOLONCELISTAS, VIOLINISTAS E VIOLISTAS HERBERT WEIL Durante sete dias no fim do mês passado esteve em Vilhena o violoncelista e professor de música Pierre Gonçalves, de Recife, capital de Pernambuco. Através de uma parceria, pela qual o músico veio atravessou o país gratuitamente, os músicos da Orquestra Sinfônica de Vilhena (OSV) puderam aprender novas técnicas de instrumentos de cordas, especialidade do recifense. Foram ministradas aulas de violoncelo, violino e viola, bem como ensaios com a Camerata OSV e o Quarteto de Cordas da OSV. Os trabalhos serviram tanto para aperfeiçoar o conhecimento dos músicos quanto para relembrar as técnicas musicais já aprendidas pelos músicos sob a orientação do maestro Ronis Salustiano. Aproveitando os novos aprendizados, todos participam de ensaios regulares para a próxima apresentação da orquestra em Vilhena. Programada para abril, a exibição deverá conter majoritariamente músicas clássicas, a fim de aproximar o grande público das obras primas do passado. Mesmo sem data ou tema definidos para o concerto, os integrantes se esforçam todos os dias em desenvolver suas habilidades. O maestro Ronis Salustiano revela que, apesar de as verbas destinadas ao grupo serem limitadas, a orquestra fará este concerto com o objetivo de ajudar a formatura de acadêmicos da Faculdade da Amazônia. “Uma das música é um concerto para piano e orquestra de Mozart em dó maior, vamos tocar o segundo movimento. Estamos nos preparando bastante!”, conta. Essa dedicação tem dado frutos e se revelado num dos momentos mais produtivos da OSV nos últimos anos. De acordo com o músico Jesiel Pontes, “este é o momento em que estamos mais próximos de uma orquestra ‘de verdade’, a expressividade e dinâmica vêm aumentando com o passar dos ensaios, o repertório está ficando cada vez mais desafiador, individualmente e como grupo. Acho que estamos no caminho certo”.

description

Matéria de Cultura Concerto Orquestra

Transcript of Cultura - Concerto

Violoncelista do Recife ministra curso para músicos da orquestra local, que prepara concerto para abril

ATRAVÉS DE PARCEIRA, MÚSICO ENSINOU TÉCNICAS A VIOLONCELISTAS, VIOLINISTAS E VIOLISTAS

HERBERT WEIL

Durante sete dias no fim do mês passado esteve em Vilhena o violoncelista e professor de música Pierre Gonçalves, de Recife, capital de Pernambuco. Através de uma parceria, pela qual o músico veio atravessou o país gratuitamente, os músicos da Orquestra Sinfônica de Vilhena (OSV) puderam aprender novas técnicas de instrumentos de cordas, especialidade do recifense.

Foram ministradas aulas de violoncelo, violino e viola, bem como ensaios com a Camerata OSV e o Quarteto de Cordas da OSV. Os trabalhos serviram tanto para aperfeiçoar o conhecimento dos músicos quanto para relembrar as técnicas musicais já aprendidas pelos músicos sob a orientação do maestro Ronis Salustiano.

Aproveitando os novos aprendizados, todos participam de ensaios regulares para a próxima apresentação da orquestra em Vilhena. Programada para abril, a exibição deverá conter majoritariamente músicas clássicas, a fim de aproximar o grande público das obras primas do passado. Mesmo sem data ou tema definidos para o concerto, os integrantes se esforçam todos os dias em desenvolver suas habilidades.

O maestro Ronis Salustiano revela que, apesar de as verbas destinadas ao grupo serem limitadas, a orquestra fará este concerto com o objetivo de ajudar a formatura de acadêmicos da Faculdade da Amazônia. “Uma das música é um concerto para piano e orquestra de Mozart em dó maior, vamos tocar o segundo movimento. Estamos nos preparando bastante!”, conta.

Essa dedicação tem dado frutos e se revelado num dos momentos mais produtivos da OSV nos últimos anos. De acordo com o músico Jesiel Pontes, “este é o momento em que estamos mais próximos de uma orquestra ‘de verdade’, a expressividade e dinâmica vêm aumentando com o passar dos ensaios, o repertório está ficando cada vez mais desafiador, individualmente e como grupo. Acho que estamos no caminho certo”.

O sucesso do grupo é possível devido aos patrocinadores Hotel Mirage, Sicoob Credisul, Fundação Cultural de Vilhena e aos apoiadores Restaurante Sabores, Recanto da Praça Cachaçaria e Vilhetur.