CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

8
CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 12 - NÚMERO 156 - JANEIRO - Maricá, 6 de janeiro de 2016 www.culturarteen.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 19 ANOS O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS 11 ANOS Leitura ideal para maiores de 12 anos. CulturarTEEN, o informativo da família maricaense. A lista de material escolar 156 MONICA BRIONE, GAROTA COMPLETA 2015 ESPECIAL VERÃO! ESPECIAL VERÃO! ESPECIAL VERÃO! ESPECIAL VERÃO! ESPECIAL VERÃO! VIDA, SAÚDE, BEM ESTAR Foto: Pery Salgado Dicas e sugestões para você se cuidar e viver melhor neste verão! - PR PRODUÇÕES completa 20 anos - CULTURARTEEN completa 11 anos - Jhessyka Lima, Garota Maricá 2015 - Inscrições abertas para o XVII Festival Nacional de Voz e Violão - Nathalia Duarte é Musa Juventude em Ação 2015 - A busca pelo Bum Bum de dar inveja - Luciano Rangel Junior toma posse como Vereador - Bruna Karla em Maricá - “Melhores Dias VERÃO” com Zumba na praia

Transcript of CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

Page 1: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 1

2 -

ME

RO

156

- J

AN

EIR

O -

Mar

icá,

6 d

e ja

nei

ro d

e 20

16

ww

w.c

ult

ura

rtee

n.c

om

j

orn

alis

mo

pr@

ho

tmai

l.co

mA

RT

ES

, C

ULT

UR

A,

DIV

ER

O,

ED

UC

ÃO

, E

SP

OR

TE

S,

TR

AB

AL

HO

e V

IDA

19 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

11 A

NO

S

Leitura ideal paramaiores de 12 anos.

CulturarTEEN, oinformativo da

família maricaense.

A lista de

material

escolar

156 MONICA BRIONE,GAROTA COMPLETA 2015

ESPECIAL VERÃO!ESPECIAL VERÃO!ESPECIAL VERÃO!ESPECIAL VERÃO!ESPECIAL VERÃO!VIDA, SAÚDE, BEM ESTAR

Foto

: Pe

ry S

alga

do

Dicas e sugestões paravocê se cuidar e viver

melhor neste verão!

- PR PRODUÇÕES completa 20 anos- CULTURARTEEN completa 11 anos- Jhessyka Lima, Garota Maricá 2015- Inscrições abertas para o XVII Festival Nacional de Voz e Violão- Nathalia Duarte é Musa Juventude em Ação 2015- A busca pelo Bum Bum de dar inveja- Luciano Rangel Junior toma posse como Vereador- Bruna Karla em Maricá- “Melhores Dias VERÃO” com Zumba na praia

Page 2: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

ANO 12 - Janeiro 2016(2)A 02 culturarteen.com

E

PR PRODUÇÕES COMPLETA 20 ANOS

DDia 31 de dezembro completamos 20 anos.20 anos fazendo eventos culturais, esportivos, sociais e sem-

pre valorizando e destacando os jovens, os empresários e todosaqueles que servem de exemplos para seus semelhantes aqui emMaricá e região. Descobrimos nomes, realizamos sonhos, fazemosaparecer!

A PR Produções, criadora e realizadora dos principais eventosde Maricá - Festival Nacional de Voz e Violão, Garota Maricá, AMais Bela Estudante, Miss Maricá, Miss Teen Maricá, Miss MaricáPlus Size, Criança Maricá, Musa De Maricá, Gata Verão, GataVerão Plus Size, Garota Completa, Garota Da Capa, Top Mix Ba-zar, Maricá Mix Neócios, além de vários eventos e concursos debeleza nas cidades da região dos lagos, região metropolitana doRio de Janeiro, toda Baixada Fluminense, Angra dos Reis, Petrópolise Nova Friburgo.

Em 2016 estaremos chegando a outros municipios.Começamos em 2015 a versão NOVO MUNDO onde pode-

mos finalmente dar voz à todas as jovens que querem realizar osonho de ser Miss. Solteiras, casadas, divorcidas, viúvas, com o usem filhos, usando piercings e/ou tatuagens, agora podem partici-par de um concurso de beleza, a nossa primeira MIss Brasil NovoMundo foi Aniely Andrade

E vamos continuar nesta luta, junto com nossos informativosimpressos: CULTURARTEEN (11 anos), BEZERRA (9 anos),BARÃO DE INOHAN (7 anos), JORNAL DO MUNICÍPIO (13 anos),HÁ-NIMAL (5 anos), além das versões on line doCULTURARTEEN e BARÃO DE INOHAN e mais 8 grupos emredes sociais.

A PR Produções, agradece o apoio e o carinho de todos epromete continuar na luta pela valorização do ser humano, semcredos, sem gêneros, sem partidos, pois somos todos iguais. Feliz2016 à todos os amigos, apoiadores, seguidores e leitores.

COMPLETA 11 ANOSEle nasceu em dezembro de 2004. O número “zero” foi para a

rua, tentando vender a ideia de que os jovens de Maricá precisa-vam ter um veículo de informação, num tempo que não haviaFacebook, o Orkut estava engatinhando e quem mandava era o e-mail, isso para quem tinha computador e internet (que na época eradiscada). Celulares, quase não existiam e os que tinham, eramcaríssimos e o sinal quase não existia.

Foi então que oCulturarTEEN foi paraa rua e em janeiro de2005, saiu o número1, a pedido dos jovensde Maricá, que diziamque não liam os jornaisque existiam aqui naépoca pois só falavamde política. Nasceu econtinua apolítico. Éclaro que em época deeleições, procurainstruir, explicar sobrepolítica, mas de ummodo correto, sadio epor isso, é bastanteprocurado porcandidatos, onde nãofechamos as portas.

Sempre tentando fazer um jornalismolimpo, correto, sadio e verdadeiro, oCulturarTEEN não é só um jornal ou umarevista: é um informativo, que ensina, explica,e evolui com o tempo. Sua versão on line foicriada em final de 2009 e hoje já ultrapassoubem mais de um milhão de acessos. Valorizaro jovem, o ser humano, mostrar que ele servede exemplo para outros jovens, para outrosseres humanos nessa nossa Terra tão maltratada mas ainda tão linda. Junto com seuco-irmão Classilagos e com seu irmão Barãode Inohan, estes são os únicos jornais (ouinformativos) que saem todos os meses demodo ininterrupto nestes últimos 11 anos (7anos de Barão).

Neste ano, após 7 anos e dois meses deedições coloridas, voltamos a tirar boa partede nossas edições em preto e branco. Sinaisda crise que assola nosso país, imoblizandocomerciantes e empresários, nossas colunasmestre.

Mas nosso sucesso é graças a vocêsnossos amigos e leitores das versõesimpressa e on line e as queridos parceirosanunciantes, aqueles que nos sustentam,verdadeiros heróis nesse combalido comérciode Maricá e do Brasil, e não será nenhumacrise política, financeira e MORAL (suma dopáis logo PT e e suas tralhas) que irá fazercom que nós venhamos a esmorecer.SOMOS QUE NEM BAMBÚ:ENVERGAMOS MAS NÃO QUEBRAMOS.

E que venham mais 11.

Capa da primeira edição doCulturarTEEN

E

Nossa Capa

MONICA BRIONE,GAROTA COMPLETA 2015

Estamos chegando a décima edição do concurso GAROTACOMPLETA. Por ele já passaram várias meninas, vencedoras deconcursos, jovens que se destacaram durante o ano em suasatividades, seja na área da cultura, moda, esporte ou profissional. Aescolha sempre foi através de votação direta pela internet, masnesta décima edição, rendemos uma homenagem às “jovensmulheres maduras” do nosso país. Aquelas mulheres que hojeentram na sociedade para ser um diferencial, uma referência, servirde exemplo, pela sua luta, sua garra, seu jeito de viver e suaqualidade de vida.

Nesta nova fase do concurso Garota Completa, elegemos comgrande prazer, a jovem mamãe e profissional de educação MONICABRIONE (40), por tudo o que ela representa no bovo jeito de viverda mulher brasileira.

Desde pequena, Monica tem problemas cardíacos. Sua válvulamitral era entupida e teve que passar por cirurgias. A primeiraquando já estava no quarto no pós operatório, ocorreu umsangramento que ninguém diagnosticava onde era e teve que voltaremergencialmente para a sala de cirurgia para descobrirem a origemdo sangramento. Foi uma nova cirurgia e em poucos dias estavatendo alta.

Pouco mais de um ano após a cirurgia, Monica engravida e odiagnóstico foi assustador: ela não podia engravidar devido o poucotempo da cirurgia cardíaca e a válvula ainda não estava totalmenteadaptada ao seu organismo. Foi um desespero na familia. Ocardiologista de Monica afirmava que se ela não tirasse o feto, elamorreria, e até mesmo os dois poderiam morrer. Uma pedido oficialpara uma clínica de aborto foi feito pois o quadro era gravíssimo,mas Monica decidiu: “Não vou tirar meu filho. Se Deus o colocouaqui é porque é para ele vir ao mundo com muita saúde e todos orecebendo com todo o amor”. Ela foi forte!

Com toda essa fé, garra e coragem, Monica teve uma gestaçãodelicada, mas onde tudo correu muito bem e seu filho veio aomundo com bastante saúde e hoje tem 22 anos. É o xodó damamãe.

Quando seu filho estava com 5 à 6 anos, Monica teve quevoltar à São Paulo (onde se operou) para fazer nova cirurgia.Como ela havia engravidado, a válvula nova se desenvolveu maisrápido do que deveria e com isso, ela começou a se sentir mal.

A primeira válvula colocada em Monica, foi uma válvula biológica(extraida de um porco) e agora, nessa segunda cirurgia, umaválvula metálica foi colocada em seu coração. Sua vida voltou aonormal, mas precisa tomar todos os dias um remédio para nãoafinar ou engrossar o sangue. O remédio, é um anticoagulante e aacompanhará até o fim de sua vida.

Hoje, abençoada por Deus, Monica faz musculação, zumba eoutras atividades, tanto que é dona de um corpo literalmentedesenhado, perfeito.

“Eu me considero uma mulher guerreira, lutei, passei por tudoe hoje estou aqui com saúde apesar de saber que tenho umaválvula metálica no meu coração. Me cuido muito, estou vivendofeliz ao lado de pessoas que me amam, vivendo um novo amor eprincipalmente, vivendo com meu filho que foi meu presente Divino.Só tenho a agradecer a Deus pela que sou e pela minha vida”,concluiu Monica Brione, nossa GAROTA COMPLETA de 2015,nossa décima Garota Completa. Um exemplo de vitória e de vida!

Page 3: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

Tjaneiro 2016

número 100 - ano 10

(3)

Page 4: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

ANO 12 - Janeiro 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(4) www.culturarteen.comE 02 EDUCAÇÃO culturarteen.com

R técnico e administrativo, conservação,impostos, aluguéis e investimentos emconstrução de espaços diferenciados,como laboratórios e academias. Os gas-tos devem ser apresentados em umaplanilha, conforme determina a lei federal9.870. Como não há uma definição legalsobre o percentual considerável abusivo.Leila orienta que se avalie com atenção odocumento;

- Os pais devem verificar cada itemda planilha e questionar se a escola con-siderou custos que não devem ser re-passados aos alunos, como o investimento

em reformas e ampliação do número de vagas emsalas de aula, sugere Leila.

Outro item que merece atenção é o fato deque a escola só pode restringir a compra do uni-forme à instituição se tiver a sua marca registrada.Do contrário, os pais podem compra-lo no comér-cio de rua. A escola pode oferecer a opção depagamento de taxa para a compra de materialletivo, mas esta não pode ser a única alternativade aquisição, o que caracterizaria venda casada.Também é vedado a indicação de local específicopara a compra de material didático.

NA MATRICULA, O SUSTO DO REAJUSTE E OS ABUSOS NO MATERIAL ESCOLARLeis estabelecem o que pode e o que não pode ser cobrado pelas escolas

Reajuste da mensalidade, taxa de ma-terial escolar e compra do uniforme. Nahora de renovar a matrícula em escolasparticulares, estas são as três principaisfontes de queixas, de acordo com órgãosde defesa do consumidor. Questões quepedem atenção, pois estão cercadas deleis que estabelecem o que pode e o quenão pode ser cobrado pelas instituiçõesde ensino. Recentemente, o Centro Edu-cacional da Lagoa (CEL) no Rio de Janei-ro foi proibido pela justiça da capital decobrar taxa de material de uso coletivo,conforme determina a lei federal 12.886. Aação foi movida pelo Ministério Público a partir dedenúncia feita pelo consumidor Fernando Dutra,pai de um aluno da instituição. Pelo menos outrasduas instituições de ensino estão sendoinvestigadas pelo MP suspeitas de cometer a mes-ma irregularidade.

DEVE-SE EXIGIR TRANSPARÊNCIA NOSCUSTOS

A lei federal que proíbe as escolas de incluí-rem na lista de material, artigos de uso coletivo,como papel sulfite, giz, produtos de higiene e co-pos descartáveis, além da cobrança de taxa adi-cional para cobrir esses custos, está em vigor desdenovembro de 2013. O texto determina que os

gastos com estes materiais sejam consideradosno cálculo das anuidades.

- Esses custos já estão embutidos nas mensa-lidades. Ao cobrar uma taxa, esse valor está sen-do repassado em duplicidade ao aluno – avalia aassessora técnica do Procon SP, Leila Cordeiro.

TAXA DE MATERIAL NÃO PODE SER ÚNICAOPÇÃO

A assessora técnica do Procon SP, explicaque o índice de reajuste é definido pela escola,levando em conta a mensalidade atual e a sériefreqüentada pelo aluno. Sobre esse valor, pode-se acrescentar uma correção proporcional aoaumento das despesas com professores, pessoal

VEM AÍ O XVII FESTIVALNACIONAL DE VOZ E VIOLÃO

Estão abertas as inscrições para o XVII Fes-tival Nacional de Voz e Violão. Esse que já foiconsiderado um dos 15 mais importantes festivaisde música do Brasil, chega a sua décima sétimaedição passando por alguns problemas devido afalta de apoio à cultura do nosso país e em espe-cial em Maricá. Com o agravamento da crise fi-nanceira, apoiadores se afastaram temporaria-mente da organização do festival, mas isso não foimotivo para que a PR PRODUÇÕES deixasseque realizar mais uma edição. O XVII Festival éainda referente a 2015 e acontecerá no dia 21 dejaneiro no Bar e Restaurante Dona Cerveja naestrada de Itaipuaçu esquina com rua 10 em SãoBento da Lagoa, com apoio do Itaipuaçu Site queestará co produzindo o festival junto com a PRProduções.

Como nas demais edições, para participarbasta inscrever sua música inédita paraapresentação no estilo Voz e Violão, onde até duaspessoas poderão interpretá-la, sendo umacantando e outra tocando qualquer instrumentode corda (com exceção de piano).

O vencedor do festival receberá o troféuRAULZITO confecionado por Osias Silveira.

Haverá também troféu para o melhor intérpretee para o melhor violão do festival. Qualquer estilomusical poderá participar, assim como músicos dequalquer cidade brasileira. As inscrições este anoserão gratuitas e poderão ser feitas até 17 dejaneiro através do email [email protected] pelos telefones 99281-4037 e 3731-1767.

Page 5: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

E 03 ANO 12 - Janeiro 2016 (13) ESPORTE culturarteen.com

INOÃ IRJ 106 km 15,5

Shopping Polo Mania2636-5270

INOÃ IIRua Caio Figueiredo n° 20

2636-6689(rua do Sup. Charme)

ITAIPUAÇURua 1 - Lt 20 - Qd 115

Jardim Atlântico2638-0537

CENTRO (loja fitness)Rua Sen. Macedo Soares(calçada do Bradesco)3731-3318

PRIMEIRA AULA DO ANO. #VEM PRA GIGIO 2016

Page 6: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

ANO 12 - Janeiro 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(14) www.culturarteen.comE 04 ESPORTES E EDUCAÇÃOESPORTES E EDUCAÇÃOESPORTES E EDUCAÇÃOESPORTES E EDUCAÇÃOESPORTES E EDUCAÇÃO culturarteen.com

BARRACUDA E CULTURARTEEN apresentam

Projeto VIDATIVA: ZUMBA NA PRAIADias 9, 16, 23 e 30 de janeiro e 06 de fevereiro (abrindo o

carnaval 2016), das 9 às 11 horas, no RestauranteBARRACUDA entre as ruas 10 e 11 na Barra de Maricá com a

professora Jhessyka Lima do STUDIO VIDATIVA(Av. Vereador Francisco da Costa, 372 sobreloja 3 - Centro)

VENHA SE DIVERTIR!É GRÁTIS!

VENHA PARTICIPAR!PARA TODAS AS IDADES!

Page 7: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

A 15 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Janeiro 2016 www.culturarteen.com (15) SOCIEDADE culturarteen.com

Victor Bernardo

#J#J#J#J#JuvuvuvuvuventudeEmAçãoentudeEmAçãoentudeEmAçãoentudeEmAçãoentudeEmAção

AAconteceu no início da noiteda sexta feira 18 de dezembro afinal do primeiro MUSA JUVEN-TUDE EM AÇÃO.

Das 10 finalistas, apenas cin-co compareceram (é, uma finalnão é para qualquer uma!).

Emelly Bruna, Laryssa Dias,Maiara Capossi, MarcelaSilveira e Nathália Duarte dispu-taram o primeiro título de MusaJuventude em Ação.

No júri, a Miss Maricá PlusSize Senior 2014/2015 - JiovanaMuniz, o produtor e jornalistaPery Salgado (PR PRODU-ÇÕES), a empresária e estilistaEvelyn Affonso da Evelyn Mo-das e Gabriel Cunha do Juven-tude em Ação tiveram muito tra-balho para escolher nossas ven-cedoras.

As candidatas fizeram duasentradas: a primeira na modaverão (bem casual) e a segunda na moda festa.

Após os desfiles, NATHÁLIA DUARTE se consagrou a MUSAJUVENTUDE EM AÇÃO 2015.

Ela recebeu a faixa oficial, a coroa, um presente da EvelynModas e um book digital da PR Produções no valor de R$ 350,00.

O evento aconteceu no RESTAURANTE BAMBINO D’OROno km 22,5 da RJ 106 (sentido Niterói) ao lado da NAIIH’S FES-TAS, da Família Reis.

Confira o resultado final:NATHALIA DUARTE 111 pontos (CAMPEÃ)(pontuação máxima 120 pontos)MARCELA SILVEIRA 103 pontosMAIARA CAPOSSI 100 pontosEMELLY BRUNA 99 pontosLARYSSA DIAS 83 pontos

NATHÁLIA DUARTE É AMUSA JUVENTUDE EMAÇÃO 2015

Marcela Silveira, Jiovana Muniz (Miss Maricá Plus Size Senior 2014/2015),Nathalia Duarte (Musa Juventude em Ação), Victor Bernardo (lider do Juventude

em Ação), Pery Salgado (jornalista e produtor) e Maiara Capossi

Victor Bernardo, Nathalia Duarte e Evelyn Affonso empresária

JUVENTUDE EM AÇÃO ENTREGA PRESENTES PARA CRIANÇAS CARENTES

AA equipe Juventude emAção entregou durante todoo dia de hoje (quarta feira 23de dezembro), dezenas depresentes que foramarrecados em pouco mais deum mês da campanha NATALFELIZ.

Toda a equipe JUventudeem Ação liderada por VictorBernardo esteve mobilizadae fizeram a alegrias da crian-çada.

Ao término do evento, Victor Bernardo, feliz, agradeceu em nome dogrupo:

“Agradeço a Deus por proporcionar esse momento magnífico, foi umasatisfação ver o sorriso de varias crianças ao receber o seu brinquedo!Muito obrigado a todos que colaboraram com essa campanha. Em 2016 aequipe Juventude Em Ação estará atuando novamente em prol das crian-ças.”

B

PIZZA DE BERINJELA: DICA SIMPLES PODEAJUDAR VOCÊ A NÃO SABOTAR SUA DIETA

Basta o final de semana chegar para começar a sabotagem em nossa dieta.Churrasco, lanches, sobremesas e pizzas. Para não cometer estes deslizes e, aindaconsumir preparações saudáveis, que tal fazer uma releitura de uma destaspreparações e apreciá-la ?!

A berinjela é rica em água; em fitoquímico como a saponina, que se liga aocolesterol e às toxinas no trato intestinal; em vitaminas (A, B1, B2, niacina, C); emflavonoides ; em minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo) e compostosalcalóides. E mais, para cada 100 gramas deste alimento, o que corresponde a 5fatias médias, há oferta de apenas 20 kcal!!!

Por isso, é que eu venho compartilhar uma receita de pizza com berinjela, quea mamãe costuma fazer.

PIZZA DE BERINJELA

5 fatias médias de berinjela100g de fatias finas de queijo (mussarela ou minas fresco lights)2 tomates médios em cubos2 cebolas médias em cubos3 dentes de alho picados5 azeitonas verdes picadas1 colher de chá de azeite extra-virgemManjericão, orégano e outros temperos naturais à vontade

Prepare o recheio da sua pizza misturando o tomate, a cebola, o alho, a azeitonae o azeite, como se fosse uma vinagrete. Disponha esta mistura sobre as fatias deberinjela e leve ao forno por 25 minutos.

Finalize com o queijo e, retorne por mais 5 minutos para o forno.

Page 8: CULTURARTEEN 156 janeiro 2016

O IN

FOR

MA

TIVO

OFIC

IAL D

A FA

MÍLIA

DE

MA

RIC

Áw

ww

.culturarteen.comJA

NEIR

O 2

016

- A16