CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

8
CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 12 - NÚMERO 157 - FEVEREIRO - Maricá, 3 de fevereiro de 2016 www.culturarteen.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 20 ANOS O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS Leitura ideal para maiores de 12 anos. CulturarTEEN, o informativo da família maricaense. Os problemas no transporte escolar 157 GIGIO ESPECIAL VERÃO 2 ESPECIAL VERÃO 2 ESPECIAL VERÃO 2 ESPECIAL VERÃO 2 ESPECIAL VERÃO 2 VIDA, SAÚDE, BEM ESTAR Foto: Pery Salgado Dicas e sugestões para você se cuidar e viver melhor neste verão! nosso faixa preta - ZUMBA BEACH, SUCESSO TOTAL - MÔNICA BRIONE RECEBE TÍTULO DE MUSA COMPLETA 2015 - JHESSYKA LIMA RECEBE TÍTULO DE GAROTA MARICÁ 2015 - MAYSSA BASTOS CONQUISTA MAIS UM TÍTULO INTERNACIONAL - EMIRA RAMOS CONQUISTA XVII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO - 12 IDEIAS PARA FAZER SEU FILHO AJUDAR EM CASA - AS NOVIDADES DO LAR FELIZIDADE - NÃO TENHA MEDO DE USAR SAPATOS - O AÇÚCAR DE COCO - A FALTA QUE FAZ A VITAMINA D

Transcript of CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

Page 1: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 1

2 -

ME

RO

157

- F

EV

ER

EIR

O -

M

aric

á, 3

de

feve

reir

o d

e 20

16

ww

w.c

ult

ura

rtee

n.c

om

jorn

alis

mo

pr@

ho

tmai

l.co

mA

RT

ES

, C

ULT

UR

A,

DIV

ER

O,

ED

UC

ÃO

, E

SP

OR

TE

S,

TR

AB

AL

HO

e V

IDA

20 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

Leitura ideal paramaiores de 12 anos.CulturarTEEN, oinformativo dafamília maricaense.

Os problemasno transporte

escolar

157 GIGIO

ESPECIAL VERÃO 2ESPECIAL VERÃO 2ESPECIAL VERÃO 2ESPECIAL VERÃO 2ESPECIAL VERÃO 2VIDA, SAÚDE, BEM ESTAR

Foto

: Pe

ry S

alga

do

Dicas e sugestões para você secuidar e viver melhor neste verão!

nosso faixa preta

- ZUMBA BEACH, SUCESSO TOTAL

- MÔNICA BRIONE RECEBETÍTULO DE MUSA COMPLETA 2015

- JHESSYKA LIMA RECEBETÍTULO DE GAROTA MARICÁ 2015

- MAYSSA BASTOS CONQUISTAMAIS UM TÍTULOINTERNACIONAL

- EMIRA RAMOS CONQUISTAXVII FESTIVAL NACIONAL

DE VOZ E VIOLÃO

- 12 IDEIAS PARA FAZER SEUFILHO AJUDAR EM CASA

- AS NOVIDADES DOLAR FELIZIDADE

- NÃO TENHA MEDO DE USARSAPATOS

- O AÇÚCAR DE COCO

- A FALTA QUE FAZ A VITAMINA D

Page 2: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

D

ANO 12 - Fevereiro 2016(2)A 02 culturarteen.com

Dentro do projeto MELHORES DIAS VERÃO do CulturarTEEN, o projeto Zumba Beach aconteceu todos os sábados de janeiroterminando no sábado 06 de fevereiro e literalmente bombou. Dezenas de pessoas participaram da primeira fase, e ganharam abadásdo evento ao participar dos aulões que acontecerãm no Restaurante Barracuda das 9 às 11 horas.

Mas o projeto Zumba Beach não vai parar! A partir de fevereiro teremos encontros todos os últimos domingos do mês, começand oem28 de fevereiro, sempre das 9 às 11, no Restaurante Barracuda, localizado na Rua 11 na Barra de Maricá, com a instrutora JhessykaLima do Studio Vidativa.

ABADÁS FORAM DISTRIBUÍDOS AOSPARTICIPANTES

Todos que participaram do projetoZumba Beach receberam um belíssimo abadádo evento que levaram de recordação e queirá franquear a presença dos mesmos nospórximo encontros. O ZUMBA BEACH quereuniu mais de 40 particpantes que dançarame se divertiram das 9 às 11:0 h, faz parte doprojeto MELHORES DIAS VERÃO doInformativo CulturarTEEN que estácomemorando 11 anos de vida e boasinformações. Agora é esperar dia 28 defevereiro para começarmos a segunda fasedo projeto que faz você literalmente dançar ese divertir, buscando principalmente alegriae boa qualidade de vida.

MELHORES DIAS VERÃO: PRIMEIRA FASE DO ZUMBA BEACH BOMBOU AOSSÁBADOS NO BARRACUDA. SEGUNDA FASE COMEÇA NO DOMINGO 28 DE FEVEREIRO

INSTRUTORA JHESSYKA LIMA

Page 3: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

Tfevereiro 2016

número 101 - ano 10

(3)

ÚLTIMASVAGAS!

Page 4: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

ANO 12 - Fevereiro 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(4) www.culturarteen.comE 02 ESPORTES culturarteen.com

NNOSSA MENINA DE OURO CONQUISTA BI-CAMPEONATO EUROPEU EM PORTUGAL

MAYSSA BASTOS CONQUISTA MAIS UM TÍTULO INTERNACIONAL

Nossa menina de ouro, a pequenanotável MAYSSA BASTOS conquistou o bi-campeonato Europeu da IBJJF(International Brazilian Jiu Jitsu Federation),realizado desta vez em Portugal.

Mayssa ficou em primeiro lugar nacategoria adulto, peso pluma, faixa oxa eem terceiro lugar no Absoluto (onde todospodem competir e não existe limite de pesoe faixa), de destacando entre as diversasatletas presentes ao torneio mundial.

Mayssa é conhecida como PequenaNotável pelo seu tamanho mignon e pelosdiversos títulos e vitórias já conquistadas.

Na sua chegada, o professor Jair Courte alunos comemoram em grande estilocom Mayssa sua mais nova conquista.

Page 5: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

O

E 03ANO 12 - Fevereiro 2016 (13) ESPORTE culturarteen.com

INOÃ IRJ 106 km 15,5

Shopping Polo Mania2636-5270

INOÃ IIRua Caio Figueiredo n° 20

2636-6689(rua do Sup. Charme)

ITAIPUAÇURua 1 - Lt 20 - Qd 115

Jardim Atlântico2638-0537

CENTRO (loja fitness)Rua Sen. Macedo Soares(calçada do Bradesco)3731-3318

O nome dele é Giovani Grisolia. Talvez poucos oconheçam por este nome, mas se falarmos do Gigio, ah,ai sim, grande parte de Maricá vai conhece-lo, ou pelomenos, terá ouvido falar dele, ou de sua rede deacademias, localizadas duas em Inoã e uma em Itaipuaçu,além da loja de roupas fitness no centro de Maricá.

Mas, além de ser proprietário da Rede Gigio Fitness,Giovani, ou Gigio (vamos trata-lo assim, é mais fácil), éprofessor de educação física e praticante de Jiu Jitsu,embora não tenha como foco principal a luta para suasobrevivência, mas sim, para seu prazer.

Sua história no Jiu Jitsu começou em 1996 com onosso querido Jair Court. Eles treinavam até 7 horas pordia no Elisiário Matta, no centro de Maricá.

Foi com Jair que Gigio aprendeu a base do Jiu Jitsu,treinando com ele até a faixa roxa.

Em 2005, na academia do Shopping Pólo Mania, Gigioinicia uma parceria vitoriosa com os Gracie, através doprofessor Guto Vicente. E foi com ele que conquistou afaixa marron e chegou a preta, sem pressa, treinando ecurtindo, num grande lazer: “Falo isso por que gosto detreinar!”, confirma Gigio.

Certo dia, estando com o Professor Navega, ouviudeste: “Você será mais um faixa preta nosso”. Foi umconvite de reconhecimento pelo esforço, assinado eratificado pelo professor Guto Vicente.

O exame e avaliação foram feitos na academia deGuto Vicente na Av. Central em Itaipu e a graduaçãoacontecet na academia do professor Navega em SãoGonçalo.

Feliz pela sua conquista, Gigio postou oagradecimento deste grande momento pessoal em redesocial: “Hoje consegui um tempo para poder compartilharcom vocês mais uma vitoria e agradecer aqueles que meajudaram chegar até aqui.

Há pouco menos de um mês conquistei minha faixapreta (jiu- jitsu), são mais de 20 anos nos tatames e muitagente me ajudou, pois cada treino é um aprendizado.Meus agradecimentos ao Fabrício Santos, Ubiratan SenraFernandes, Rogerio Silva Nickolas Lyra Rodrigues, Zulu,Alex Autram, Reginaldo Santana, Glauber Junior, Manoelda Mata, Felipinho, Pescoço, Wander Junior, Rogério, eLeonardo Estrela.

Obrigado à Deus que não me deixou desistir da“Guerra”, à minha família que é a base de tudo, ao MestreWalter Nogueira e ao Mestre Jair Court onde iniciei meustreinos, ao Mestre Guto Vicente (Gracie Niterói) que merecebeu de braços abertos há 10 anos atrás e ao meuMestre Navega (Navega Team) irmão de todo sempre.Valeu! OSS”, concluiu feliz com a conquista.

GIOVANI GRISOLIA (GIGIO), É O MAIS NOVO FAIXA PRETA DE JIU JITSU

Page 6: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

O

ANO 12 - Fevereiro 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(14) www.culturarteen.comE 04 EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO culturarteen.com

DENÚNCIA:TRANSPORTE ESCOLAR SEMAUXILIARES PREOCUPA PAIS DE MARICÁ

O período de aulas é sinônimo de aumento no volume de automóveis nas ruasdurante o dia. Carros particulares, vans e ônibus lutam por espaço para cumprir aaparentemente simples tarefa de levar as crianças para a escola. Mas, apesar daalgazarra dos pequenos, a missão é séria e implica cuidados e atenção às regras,leis e resoluções de transporte escolar.

O Código Brasileiro de Trânsito determina que, em veículos de passeio, ascrianças devem ser transportadas no banco traseiro até os 10 anos de idade, sem-pre com a utilização de cinto ou de dispositivo de retenção, as chamadas cadeirinhas.Os bebês de até um ano de idade devem ser transportados em um assento do tipoconcha, virado no sentido contrário ao do veículo. Entre 1 e 4 anos, a criança deveser acomodada na cadeirinha. As maiores, entre 4 e 7 anos e meio precisam utilizaro assento de elevação, o booster, que já permite o uso do cinto do veículo. Já os maiscrescidos, até os 10 anos, podem fazer uso apenas do cinto.

“Se ocorrer um acidente em que a criança esteja utilizando um dispositivo, oíndice de lesão é inferior a 3%, enquanto sem o dispositivo, o patamar sobe a 60%”,alerta Alberto Sabbag, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina deTráfego). ”Os pais precisam atentar para o porte físico da criança e às recomenda-ções dos fabricantes dos equipamentos”, esclarece André Luis Horta, analista doCesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

EXCEÇÕESApenas em duas exceções é permitido o transporte de menores de 10 anos na

frente. A primeira em modelos que possuam apenas o banco dianteiro, como empicapes. A segunda chega a ser, no mínimo, inusitada: se refere à hipótese em que aquantidade de crianças menores de 10 anos exceda a lotação do banco traseiro,quando o de maior estatura pode viajar no assento dianteiro. O mais curioso, porém,é que a resolução 277 isenta os veículos escolares da obrigação de utilização dosdispositivos de retenção.

”Mas nada impede que prefeituras ou Estados exijam equipamentos complemen-tares, como é o caso de Minas Gerais, que exige a colocação dos dispositivos deretenção”, ressalta Alfredo Peres, diretor do Denatran.

TRANSPORTE ESCOLARNo caso de condução escolar, a legislação determina as especificações dos

veículos, além de requerer um treinamento especial dos motoristas encarregados,que devem ter carteira de habilitação categoria D. Esse tipo de transporte ainda éregulamentado de maneira complementar pelos Detrans estaduais e fiscalizado pelosmunicípios, que podem instituir outras exigências.

O código definiu a transferência das tarefas para o Detran para permitir umafiscalização mais constante, mas a diretriz geral já garante veículos mais seguros”,garante Alfredo Peres, do Denatran. Alguns Estados instituem regras específicas,como é o caso do Rio de Janeiro, que exige portas nos dois lados das vans e ônibusescolares, além de um adulto, fora o motorista, para monitorar as crianças.

A adoção de veículos escolares padronizados é comum em alguns países, como,por exemplo, os Estados Unidos. No Brasil, apenas o programa “Caminhos daEscola”, de transporte escolar público, estipula características padronizadas para osveículos.

REGRAS PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS E TRANSPORTEESCOLAR SÃO BASTANTE CLARAS E RÍGIDAS

CONDUÇÃO SEGURAOs veículos escolares têm de obedecer uma série de especificações determina-

das por lei. Os artigos de 136 a 139 do Código de Trânsito instituem regras, entreelas a inconfundível faixa horizontal amarela com a inscrição “escolar”. A lotação e otipo do veículo utilizado também são especificadas pelo Código, que impõe a capaci-dade mínima para oito ocupantes, o que permite a utilização de vans, como, porexemplo, a Volkswagen Kombi, além de micro-ônibus e ônibus. O número de cintosde segurança deve obedecer ao número de passageiros. O código estipula umavistoria semestral para a verificação dos equipamentos obrigatórios. A preocupaçãose estende à obrigatoriedade do tacógrafo, que registra velocidade e tempo gasto nopercurso.

Os motoristas encarregados devem possuir habilitação da categoria D, permitidaapenas para pessoas com idade superior a 21 anos. Continua na página A15

O Barão de Inohan, o Jornal do Município e o CulturarTEEN tem recebido váriasdenúncias de transportes escolares irregulares, não regularizados e alguns regula-rizados que estão fazendo transporte de crianças de várias idades sem os respecti-vos auxiliares.

O grande perigo nessa condução sem auxiliar é que o motorista tem que sedesdobrar em dirigir, prestando atenção ao trânsito louco do nosso município (e pormuitas vezes tendo que utilizar uma rodovia estadual) e controlar, dez, 12 e as vezesmais crianças dentro do carro, onde o transporte também é feito com crianças sentadasno banco da frente. Mas o maior problema, é quando precisam se ausentar paraentregar ou pegar outras crianças em outros colégios e as deixam SOZINHASdentro dos veículos. E SE UMA DESSAS CRIANÇAS SUMIR? QUEM VAI SEGURARO “PEPINO”?

Page 7: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

O

A 15 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Fevereiro 2016 www.culturarteen.com (15) SOCIEDADE culturarteen.com

Victor Bernardo

N

N

Continuação da página E4.Outro pré-requisito é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou

ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses. Uma importante exigênciapara o transporte escolar é o curso especializado, cuja normatização, determinadapelo Contran, estipula uma duração mínima de 50 horas/aula. “O curso propõe nãoapenas a segurança na direção, mas também um trabalho de relacionamento com ascrianças, uma habilidade difícil que precisa ser desenvolvida”, afirma Nereide Tolentino,consultora da Volvo. A presença de um auxiliar em veículos maiores também se faznecessária para checar a acomodação de cada criança, além de controlar o embar-que e desembarque dos pequenos passageiros.

MARICÁO decreto 86 de 07 de julho de 2009 publicado no JOM 158 de 20 de julho de

2009, rege as leis de transporte escolar no município de Maricá, e no artigo 9parágrafo IX fala específicamente do auxiliar deste tipo de transporte, mas uma sériede irregularidades estão sendo vistas (confira os artigos 9 e 10 do decreto 86/2009na página 7).

Hoje no município, existe uma associação que ampara a categoria, embora nemtodos os condutores façam parte desta associação, e algumas irregularidades tam-bém são encontradas em alguns dos seus associados.

LEI MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR PREVE CASSAÇÃO DAPERMISSÃO E APREENSÃO DO VEÍCULO PARA AQUELES QUE NÃO

TIVEREM AUXILIAR DE TRANSPORTE

CConforme matéria veiculada na página 4, um decreto lei municipal complementarao Código Brasileito de Trânsito, entrou em vigor em 07 de julho de 2009. Os artigos9 e 10 deixam bem claras, as punições aos infratores do transporte escolar semauxiliares.Art. 9º É dever do transportador do serviço de transporte escolar, observar asdisposições do Código Nacional de Trânsito, especialmente:I – Exercer sua atividade profissional diretamente, por si ou através de motoristaauxiliar devidamente pelo órgão competente;IX – Manter uma pessoa como auxiliar no embarque e no desembarque de alu-nos;Art. 10º A inobservância das obrigações estabelecidas neste Decreto sujeitará oinfrator às seguintes penalidades, aplicadas separadas ou cumulativamente, deacordo com a gravidade da infração:I – advertência escrita;II – suspensão do registro de motorista autorizado autônomo, empresa ou estabe-lecimento de ensino por 24(vinte e quatro) horas e do-brando-se na incidência;III – multa pecuniária, dobran-do-se na reincidência;IV – cassação do registro demotorista autorizatário autôno-mo, empresa ou estabeleci-mento de ensino;V – suspensão da autorizaçãopor 15 (quinze) dias;VI – Cassação da permissão;VII – apreensão do veículo.

DENÚNCIA:TRANSPORTE ESCOLAR SEMAUXILIARES PREOCUPA PAIS DE MARICÁ

Nossa querida Nathalia Duarte, MusaJuventude em Ação 2015 recebeu no dia 19 dejaneiro, como prêmio pela sua conquista, umbelissimo biquini da EVELYN PRAIA & FITNESS,da nossa grande parceira Evlyn Affonso.

Nathalia Duarte foi eleita Musa Juventude emAção na noite do dia 18 de dezembro noRestaurante Bambino D’oro em São José doImbassaí.

Para quem ainda não conhece, a loja EvelynPraia & Fitness está localizada na Rua Domícioda Gama 83, loja 3, na praça Orlando de BarrosPimentel, no centro de Maricá.

essa. Infelizmente vivemos em uma cidade mal administrada poruma gestão incompetente. A Rede Record esteve presente nohospital, registrando esse momento, no qual fui abordado pela re-pórter Munik Moret que perguntou o que eu achava da exonera-ção da Dra Aline Boechat. Respondi que foi uma atitude lamentávelda prefeitura ao exonerar uma médica que apenas disse a verda-de, mostrando a realidade do nosso município. Conclui-se queprecisamos mudar essa triste realidade. Saúde de qualidade não éfavor e sim obrigação! Somos uma juventude em ação e juntosvamos reivindicar melhorias para a nossa querida Maricá.

VICTOR BERNARDONO BALANÇO GERAL

No dia 01 de fevereiro fui ao hospitalmunicipal Conde Modesto Leal, visitar umamigo e mais uma vez presenciei o descasona saúde de Maricá, pois não tinha um mé-dico atendendo a população. É revoltantepresenciar constantemente cenas como

Victor Bernardo sendo entrevistado pelarepórter Munik Moret para o Balanço Geralda Rede Record sobre o descaso nohospital minucipal Conde Modesto Leal

Page 8: CULTURARTEEN 157 - fevereiro 2016

O IN

FOR

MA

TIVO

OFIC

IAL D

A FA

MÍLIA

DE

MA

RIC

Áw

ww

.culturarteen.comFEVER

EIRO

2016

- A16