CULTURARTEEN 160 - maio 2016

8
CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 12 - NÚMERO 160 - MAIO - Maricá, 5 de maio de 2016 www.culturarteen.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 20 ANOS O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS Leitura ideal para maiores de 12 anos. CulturarTEEN, o informativo da família maricaense. 160 Foto: Pery Salgado MÃE, UM SER DIVINO! MÃE, UM SER DIVINO! VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO COMPLETA 66 ANOS

Transcript of CULTURARTEEN 160 - maio 2016

Page 1: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 1

2 -

ME

RO

160

- M

AIO

- M

aric

á, 5

de

mai

o d

e 20

16

ww

w.c

ult

ura

rtee

n.c

om

j

orn

alis

mo

pr@

ho

tmai

l.co

mA

RT

ES

, C

ULT

UR

A,

DIV

ER

O,

ED

UC

ÃO

, E

SP

OR

TE

S,

TR

AB

AL

HO

e V

IDA

20 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

Leitu

ra id

eal p

ara

mai

ores

de

12 a

nos.

Cul

tura

rTEE

N, o

info

rmat

ivo

dafa

míli

a m

aric

aens

e.

160

Foto: Pery Salgado

E,

UM

SE

R D

IVIN

O!

E,

UM

SE

R D

IVIN

O!

VIAÇÃO NOSSA SENHORA DOAMPARO COMPLETA 66 ANOS

Page 2: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

E

E

ANO 12 - Maio 2016(2)A 02 culturarteen.com

CMULHERES E MÃESMULHERES E MÃESMULHERES E MÃESMULHERES E MÃESMULHERES E MÃES“Certo dia parei para observar as mulheres e só pudeconcluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs.Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.Ela antecipa que alguém tem algo contra você, quealguém está ficando doente ou que você quer terminar orelacionamento?E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar umcasaco?“Leve um sapato extra na mala, querido. Vai que vocêpisa numa poça...”Se você não levar o “sapato extra”, meu amigo, levedinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, semdúvida, molhado...O sexto-sentido não faz sentido!É a comunicação direta com Deus!Assim é muito fácil...As mulheres são mães!E preparam, literalmente, gente dentro de si.Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a umreles mortal?E não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem emensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amorincondicional e disponibilidade integral.Fala-se em “praga de mãe”, “amor de mãe”, “coração demãe”...Tudo isso é meio mágico...Talvez Ele tenha instalado o dispositivo “coração de mãe”nos “anjos da guarda” de Seus filhos (que, aliás, foramcriados à Sua imagem e semelhança).ELAS EN-FEI-TI-ÇAM !Elas brincam com todo veracidade na arte de serem DEUS(embora todas sejam deusas). Elas literalmente dão vidacom Ele dá.São Mães, Avós, Amigas, Irmãs, Tias, Primas...São MARIAS, MÔNICAS, TELMAS, LUCIANAS, ROSES,SANDRAS ...São SENHORAS DA GLÓRIA, SENHORAS DO AMPARO,SENHORAS DO AMOR DIVINO, SENHORAS DE TODAS ASHORAS.SÃO MÃES! SIMPLESMENTE MÃES!Pery Salgado (baseado em texto de Luiz F. Veríssimo)

Eu não sou a mais bonita ... nem tenho o mais lindo sorriso. Eunão me pareço com a Barbie e não tenho todos os ideais de beleza,eu sonho acordada e choro sem razão. Eu uso perfume doce eprefiro cabelo preso. Eu não saio de casa sem estar me sentindobem, eu tento ser diferente, mas acabo sendo completamente igual.Eu vou bem em português e não entendo matemática. Eu já fuichamada de perfeita e descobri que a perfeição cansa. Eu já fui amelhor coisa na tarde de alguém, mas que não fez disso a melhorcoisa para a minha tarde. Eu posso ser muito querida, mas possoser insuportável quando eu quero. Eu já fui a garota dos sonhos dealguém. Eu já fiz juras de amor e já chorei por elas. Eu conheçomuitas pessoas, mas posso contar nos dedos quem realmente sãoos amigos de verdade.

Mas uma coisa carrego com orgulho: SOU MÃE, gerei umavida, dei uma vida e continuarei dando até o fim dos meus dias.

SER MÃE!

PAPA FRANCISCO: NÃO EXISTE MÃESOLTEIRA. MÃE NÃO É ESTADO CIVIL!

OO Papa Francisco é simples, moderno e corajoso. Semcombinar nada com ninguém, em público ele solta frases dignas deum intelectual de mente aberta e de um humanista de primeiragrandeza. Com ele, os tabus da Igreja Católica, pouco a pouco,estão ficando de lado. O que tem se sobressaído, neste pontificado,são os valores humanos, mais que os divinos e, principalmente,mais do que o maior deus que há na face da terra: o dinheiro.

Ao ver que os governos atuam em nome do dinheiro e nãodas pessoas, que os governos impõem sacrifícios à população,jamais ao dinheiro, o Papa Francisco veio a público, e ensinou: Odinheiro tem que servir, não governar. Ao perceber que as pessoascom alguma posse tratam com luxos e mimos os animais deestimação, e com grosserias e desprezo, seus empregados, oPapa não suportou, e reprendeu: Algumas pessoas cuidam melhorde seus cães do que dos seus irmãos.

Papa Francisco: mãe é mãe e acabouQuando alguém chamou a atenção de uma mulher, por ela ser

mãe solteira, o Papa não se conteve. E, com uma sabedoria divinaexplicou: Mãe não é estado civil. Por isso, não existe mãe solteira. Palmas para o Pontífice. E ele segue seus ensinamentos. Agora, amensagem vai para os países ricos, que veem terrorismo emqualquer ação de combate ao imperialismo: Os direitos humanossão violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos,mas também pela existência de extrema pobreza e estruturaseconômicas injustas, que originam as grandes desigualdades. Maisclap, clap, clap…

E quando o homem faz guerra em nome de uma religião, brigapor causa de crenças e mata um irmão por que ele acredita emoutra forma de louvar a Deus, de novo o Papa vem nos ensinar:Deus não pertence a nenhum povo. E o papa também é umentusiasta que irradia confiança e animação para quem quer desistirda luta pelo que acredita: Nossa vida é um caminho, quandoparamos, não vamos para frente.

MINHA MÃE É UMA GATA 2016

mas Monica decidiu: “Não vou tirar meu filho. Se Deus o colocouaqui é porque é para ele vir ao mundo com muita saúde e todos orecebendo com todo o amor”. Ela foi forte!

Com toda essa fé, garra e coragem, Monica teve uma gestaçãodelicada, mas onde tudo correu muito bem e seu filho veio aomundo com bastante saúde e hoje tem 22 anos. É o xodó damamãe.

Quando seu filho estava com 5 à 6 anos, Monica teve quevoltar à São Paulo (onde se operou) para fazer nova cirurgia.Como ela havia engravidado, a válvula nova se desenvolveu maisrápido do que deveria e com isso, ela começou a se sentir mal.

A primeira válvula colocada em Monica, foi uma válvula biológica(extraida de um porco) e agora, nessa segunda cirurgia, umaválvula metálica foi colocada em seu coração. Sua vida voltou aonormal, mas precisa tomar todos os dias um remédio para nãoafinar ou engrossar o sangue. O remédio, é um anticoagulante e aacompanhará até o fim de sua vida.

Hoje, abençoada por Deus, Monica faz musculação, zumba eoutras atividades, tanto que é dona de um corpo literalmentedesenhado, perfeito.

“Eu me considero uma mulher guerreira, lutei, passei por tudoe hoje estou aqui com saúde apesar de saber que tenho umaválvula metálica no meu coração. Me cuido muito, estou vivendofeliz ao lado de pessoas que me amam, vivendo um novo amor eprincipalmente, vivendo com meu filho que foi meu presente Divino.Só tenho a agradecer a Deus pela que sou e pela minha vida”,concluiu Monica Brione, nossa MÃE GATA de 2016. Um exemplode vitória e de vida!

MONICABRIONE

Este ano, temos duas vencedoras no concurso MINHA MÃE ÉUMA GATA. Duas mulheres que se superaram, não só em suasvidas, mas na ARTE de ser MÃE. A primeira deelas, é a modeloMonica Brione (Musa Completa e Musa de Saquarema 2015, GataVerão Senior 2016, modelo TOP FASHION RIO 2016 e recordistaem aparições na coluna Gata da Hora do jornal Meia Hora: 4 emapenas 6 meses. A outra, é Sandra Brandão, que literalmente mataum leão por dia, na sua árdua mas não menos linda tarefa de sermãe. Contamos aqui, a história de vida de Monica Brione e de seufilho Raphael e na página E2, a belissima história de vida de SandraBrandão.

MONICA BRIONE - MINHA MÃE É UMA GATA 2016Desde pequena, Monica tem problemas cardíacos. Sua válvula

mitral era entupida e teve que passar por cirurgias. A primeiraquando já estava no quarto no pós operatório, ocorreu umsangramento que ninguém diagnosticava onde era e teve que voltaremergencialmente para a sala de cirurgia para descobrirem a origemdo sangramento. Foi uma nova cirurgia e em poucos dias estavatendo alta.

Pouco mais de um ano após a cirurgia, Monica engravida e odiagnóstico foi assustador: ela não podia engravidar devido o poucotempo da cirurgia cardíaca e a válvula ainda não estava totalmenteadaptada ao seu organismo. Foi um desespero na familia. Ocardiologista de Monica afirmava que se ela não tirasse o feto, elamorreria, e até mesmo os dois poderiam morrer. Uma pedido oficialpara uma clínica de aborto foi feito pois o quadro era gravíssimo,

Page 3: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

T

maio 2016número 104 - ano 10

Page 4: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

ANO 12 - Maio 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(4) www.culturarteen.comE 02 ESPORTE E EVENTOS culturarteen.com

Informativo CULTURARTEEN ano 12 nº 160 - maio 2016 - Propriedade PR PRODUÇÕES. Diagramação, Redação, Edição e Fotos: José Pery Salgado Jornalista Responsável: Pery Salgado (R.P. 34659/RJ)Colaboradores: Rosy Oliveira, Victor Bernardo, Renata Zanette Impressão: Editora Esquema. Distribuição Gratuita e Dirigida ao público jovem e a família de Maricá. CULTURARTE, Culturateen, Culturartween e CulturartKids sãomarcas de propriedade da PR Produções. Edição mensal. Contatos: (21) 99281-4037 [email protected] BEZERRA, CULTURARTE, CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN, JORNAL DA MICROLINS,INFORMATIVO FRK, INFORMAÇÃO COMPLETA e INFORMATIVO PRofissionalizar, HÁ-NIMAL, SER!, UNIversitariUSS, MAIS UM e informativo NET FOX são criações do Eng. José Pery Salgado. Jornal doMunicipio, Tribuna de Maricá, Jornal de Maricá, Informativo Frutificar, Luz Sonora e ECOLOUCOS são produzidos e editados pela PR Produções. Matérias e anúncios são de inteira responsabilidade de seusautores e não nos responsabilizamos pelo seu conteúdo. Tiragem 5000 exemplares

STUDIO DOS OLHOS COMEMORA

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

O Studio dos Olhos, uma ótica diferenciada,está comemorando seu primeiro aniversário emMaricá. Localizada na Av. Nossa Senhora doAmparo 158, Loja 01, próximo a Câmara dosVereadores, além de sua qualidade diferenciadano atendimento, tem as melhores marcas emarmações (inclusive as internacionais e famosasRAY BAN) e as melhores lentes - VARILUX -(com laboratório próprio), inclusive multifocais.

Trabalhando com toda linha, da infantil aoadulto, você encontra todos os estilos de armaçõesdas mais simples as mais sofisticadas, mas semprecom os melhores preços e com grande facilidadede pagamento.

Se você ainda não conhece, venha visitar oSTUDIO DOS OLHOS, que atende também emsua loja em Niterói

Estamos te esperando.Venha fazer umaavaliação, marcamos seu exame de vista. Agendetambém uma visita pelo telefone (21) 2637-4256e venha conferir as promoções de aniversário.Aqui, quem ganha o presente é você!

Marcelo Brione (proprietário) e sua esposaMari Branit

MINHA MÃE É UMA GATA 2016

EEste ano, temos duas vencedoras no concursoMINHA MÃE É UMA GATA. Duas mulheres quese superaram, não só em suas vidas, mas naARTE de ser MÃE. A primeira deelas, é a modeloMonica Brione (Musa Completa e Musa deSaquarema 2015, Gata Verão Senior 2016,modelo TOP FASHION RIO 2016 e recordista emaparições na coluna Gata da Hora do jornal MeiaHora: 4 em apenas 6 meses. A outra, é SandraBrandão, que literalmente mata um leão por dia,

na sua árdua mas não menos linda tarefa de sermãe. Contamos aqui, a história de vida de SandraBrandão e do seu filho Leonardo e na página A2,a belissima história de vida de Monica Brione.

SANDRA BRANDÃOMINHA MÃE É UMA GATA 2016Sua vida nem sempre tão fácil, começa a mudarcom o nascimento do seu filho Leonardo BrandçauPaiva, no dia 13 de outubro de 1998, de partonormal, mas com apenas 1,235 kg e 39 centimetros

Leonardonascia com umg r a v i s s i m oproblema noesôfago comf i s t u l atraqueoesofágica,c o r r i g i d acirurgicamente,cardi iopatiac o n g ê n i t a ,hernia enginal,

fusão de arcos costais e implantação anômala depolegar. Exames complementares revelaramsequelas isquêmicas hemorrágicas discretas comhipertensão introcraniana de grau 1 evasodilatação central leve.

Esse quadro levou Leonardo a um atrasopsicomotor e deficiência mental, sendo incapaz degerir sua prórpia vida. Isso foi grande baque paraSandra Brandão.

Aos 2 anos de idade, Sandra colocou Leonuma escola maternal e começou também a fazertratamento de reabilitação, sempre acompanhadodos melhores profissionais da área de saúde comogenéticista, neurologista, gastroenterologista, alémde assistência multidisciplinar, tais comoterapiaocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia epsicólogo.

Dos 5 aos 10 anos foram muitas internaçõespara fazer endoscopia com dilatação. Leo tinhaque tomar anestesia geral e Sandra sofria muitocom isso, mas sempre foi muito forte. Leoapresentava muita dificuldade de comer. Fez umacirurgia em outubro de 2010 e teve um quadro demelhora muito grande, começando a se alimentarcom alimentos sólidos.

Hoje, Leo tem 17 anos e além de continuafazendo todas as terapias mencionadas acima, faztambém capoeira e equoterapia (terapia commontaria em cavalos).

Sua guerreira mãe (divindade em forma demulher), Sandra Brandão (52) acompanha seufilho para todas as terapias e médicos. De doisanos para até os dias atuais, passou a fazeratividades físicas como Muay Thai, musculação,ergometria, zumba o que considera uma forma deterapia pessoal.

“No começo sofria muito, mas com o tempo ecom as bençãos de Deus, fui entendendo a doençaque meu filho tinha. Parei de sofrer e fui a luta.Hoje entendo e só quero ajudar meu filho a seguirem frente. Somos felizes assim”, concluiu nossaMãe Gata 2016, Sandra Brandão!

Page 5: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

A

E 03 ANO 12 - Maio 2016 (13) ESPORTE culturarteen.com

INOÃ IRJ 106 km 15,5Shopping Polo Mania2636-5270

INOÃ IIRua Caio Figueiredo n° 20

2636-6689(rua do Sup. Charme)

ITAIPUAÇURua 1 - Lt 20 - Qd 115

Jardim Atlântico2638-0537

CENTRO (loja fitness) Rua Sen. Macedo Soares(calçada do Bradesco) 3731-3318

GIGIO EM INOÃ DE CARA NOVA

A academia Gigio Mais em Inoã, na rua Caio de Figueriedo(próximo ao Inoã Center) está de cara nova.

Mais ampla, mais moderna, com novos equipamentos, mascom a mesma qualidade e atendimento que são as marcas da redeGigio Fitness. Venha conhecer as novas instalações da unidade deInoã da rede Gigio Fitness e se apaixone.

AA Rede Gigio Fitness mais uma vez inova e traz para seusalunos o KEEP DANCING.

Você gostava de Zumba?Então vai amar o KEEP DANCING que tem todos os benefícios

da ZUMBA, com muito mais atrativos.Keep Dancing: Uma aula de dance Fitness com coreografias

fáceis, energéticas e motivantes. VÁRIOS RITMOS DO MUNDO TODO NUMA MESMA AULA

: DISCO, HIP HOP, FUNK, SALSA, SAMBA, FORRÓ,REGGATONE, HOUSE, CHARME, GOSPEL e muito mais.

E na rede Gigio (em breve com 4 endereços, traz o KEEPDANCING através da talentosa professora IVINY MORAES queagita tudo com o KEEP DANCING além de uma série de outrasaulas motivacionais.

Venha nos conhecer e participar de uma aula grátis. RedeGigio no Shopping Polo Mania em Inoã, na Rua Caio de Figueiredo(ao lado do Inoã Center, agora com novas instalações), na Rua 1em Itapuaçu (próximo ao terminal rodoviário) e em breve noBarroco na avenida 1, a maior academia de Maricá.

IVINI MORAES AGITA COM KEEP DANCING

VEM AÍ, A MAIOR ACADEMIA DE MARICÁ, NO BARROCO

EEstá quase tudo pronto para a inauguração da maior e maisbem equipada academia de Maricá (como são todas as demais darede Gigio). É a Gigio Barroco, na avenida 1 (Zumbi dos Palmares).Fique atento e venha nos conhecer!

Ivini fez uma exibição

na festa do dia dasmães da Viação Nossa

Senhora do Amparo

Page 6: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

ANO 12 - Maio 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(14) www.culturarteen.comE 04 HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA culturarteen.com

Oferecimento: Pousada Vovó Bellina, resgatando a História Geral

VIAÇÃO N.S. do AMPARO COMPLETA 66 ANOS

A

uma nova garagem em Rio do Ouro foi construída.Vários bairros de Maricá já foram servidos pela Viação Nossa

Senhora do Amparo, com linhas municipais. Hoje este serviço estárestrito às linhas do terceiro e quarto distritos. A empresa é detentorade todas as linhas intermunicipais de Maricá.

Em 1973, com a criação da linha Maricá–Rio do Ouro, houvea necessidade da construção de uma garagem de apoio nalocalidade de Rio do Ouro.

Em 1976, a linha Maricá–Rio de Janeiro entrou em operação,graças à inauguração da Ponte Presidente Costa e Silva (PonteRio–Niterói), em 1974. A empresa progredia e a vida prosperavaem Maricá, que, a esta altura, ofertava mais empregos e maiormovimentação econômica.

Em 1980, quando completou 30 anos, passou a investir maisem sua modernização e estar atenta ao seu papel social.

No ano de 1981, Jacintho começava a sentir os primeirossinais de um problema circulatório que se agravaria. Porém,Jacintho, que tinha uma grande fé em Nossa Senhora do Amparo,não demonstrava desânimo nem derrotismo. Pelo contrário, tinhaforça e perseverança. Mas, apesar disso, em 8 de dezembro de1986, Jacintho Luiz Caetano não resistiu às complicações dadoença e faleceu, deixando uma rica lição de coragem edeterminação com sua história de vida, construída com muitas lutase merecidas vitórias. Antes do falecimento de Jacintho, durante ogoverno de Leonel Brizola à frente do Executivo fluminense, emdezembro de 1985, houve a encampação da empresa. Suaadministração foi entregue a pessoas indicadas pelo governoestadual e essa situação permaneceu até 1988. Quando a ViaçãoNossa Senhora do Amparo foi devolvida, estava com boa parte deseus veículos e instalações sucateadas, um significativo retrocessopara a empresa. acintho havia falecido e seus filhos, que

Ônibus utilizado na linha para o Espraiado

A Viação Nossa Senhora do Amparo foi fundada em 10 demaio de 1950 por Jacintho Luiz Caetano (1900 –1986), um ilustrecidadão maricaense, que cresceu junto à sua terra. Filho deCaetano Gonçalves e Amélia Leopoldina do Amparo, nasceu nodia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira deMaricá. Por sua devoção à Santa, batizou a empresa com o nomedela, além de dá-lo à sua sétima filha, Maria do Amparo Caetano.A homenagem foi retribuida quando, em 2000, Maria do Amparolançou um livro intitulado “Jacintho Luiz Caetano, 100 anos dehistória”, onde narra a vida de seu pai, um homem empreendedore de forte visão progressista.

Desde novo, Jacintho conhecia o valor do trabalho.Acompanhava seu pai na lavoura e no pequeno comércioambulante, além de auxiliar sua mãe na venda de doces artesanais.

Juntando moedas, conseguiu, aos 12 anos, comprar um cavalo,e, aos 17, já possuía uma pequena tropa, com a qual levava parafora do município produtos como peixes, camarões, carvão eesteiras de taboa. Na volta trazia para Maricá bens de consumoque a cidade necessitava. Aos 18 anos, abriu seu primeiro negócio,o “Armazém Espírito Santo” e não parou mais. Montou novosarmazéns em localidades próximas e adquiriu pequenas extensõesde terra até chegar ao bem sucedido negócio de hoje.

O inovador Jacintho participou de várias atividades em prol deMaricá. No dia 10 de maio de 1950, inaugurava a Viação NossaSenhora do Amparo, com a primeira linha de ônibus ligando Maricáà Niterói. Além disso, na década de 50, engajou-se na luta contrao surto de malária que assolava o município, doou terrenos eajudou no transporte dos materiais para a construção do hospital epostos de saúde (Posto de Saúde Dr. Ildefonso Gonçalves Ferreirae o Posto de Saúde de São José do Imbassaí). Na educação,atuou ativamente com a doação de um terreno, em 1953, para aFundação Anchieta, hoje Fundação Leão XIII, restaurouconstruções e ajudou na criação de outras instituições de ensino.

Nos primeiros anos de funcionamento da Viação NossaSenhora do Amparo, os veículos só entravam em circulação apósserem benzidos.

Todo dia 10 de maio, às 10h, é realizada uma missa em Açãode Graças à Viação Nossa Senhora do Amparo.

No início das atividades da empresa, o primeiro horário desaída do ônibus de Maricá para Niterói era às 5h. Jacintho verificavapessoalmente a pontualidade da saída e, caso o motorista ou ocobrador não estivessem presentes, ele ia até suas casas saber oporquê da ausência.

Na década de 1970, a frota daempresa já possuía 30 ônibus e,pela necessidade de umagaragem mais ampla e equipada,

tomaram a frente nos negócios, tiveram trabalho para reerguer aempresa. Mas, apesar das dificuldades, a recuperação foi muitobem-sucedida e, hoje, a Viação Nossa Senhora do Amparo contacom cerca de 1000 funcionários e aproximadamente 310 veículos,e trabalha diariamente oferecendo segurança, conforto, eficiênciae pontualidade aos seus clientes, além de fazer excursões e turismo.O processo de renovação e frota é constante e todos os anos,dezenas de ônibus são renovados e sempre é feito também umacréscimo na frota, hoje uma das mais novas do estado do Rio deJaneiro com idade média de apenas 3,5 anos porônibus quando oexigido é de 7 a 10 anos.

A Viação Nossa Senhora do Amparo recebeu o Selo Verde,como empresa que cuida do meio ambiente. Patrocina diversoseventos em Maricá, dentre eles o Festival Nacional de Voz e Violão.Mantém diversos projetos sociais ligados a cultura e esportes e éhoje a maior empregadora e arrecadadora de impostos de Maricá.

Construiu com recursos próprios o Terminal Rodoviário deItaipuaçu que foi entregue em janeiro e inaugurado pela prefeituraem 31 de março de 2012 dando mais mobilidade aos moradoresde Itaipuaçu. Com o terminal, diversas linhas municipais foramcriadas na região para melhor servir seus clientes.

A Viação Nossa Senhora do Amparo completa 66 anos deexcelentes serviços, com índice de aprovação superior a 85%pelos seus clientes em pesquisa realizada em janeiro deste ano.

É a maior empregadora privada de Maricá e maior contribuintedo município e atua hoje em Maricá, São Gonçalo, Niteroi e Rio deJaneiro, além de fazer transporte e turismo para qualquer local dopaís.

É realmente uma empresa que orgulha o maricaense e temorgulho de ser maricaense.

Page 7: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

A 15 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Maio 2016 www.culturarteen.com (15) SOCIEDADE culturarteen.com

N

QUASE 70% DO MUNDO TÊM INTERNET SEM FRANQUIADos dez países no ranking de desenvolvimento, apenas três aplicam

prioritariamente planos limitados: Reino Unido, Luxemburgo e Islândia

Franquias no Brasil são insuficientes para consumomultimídia

No dia 18 de abril, o diretor da Anatel, João Rezende, chegoua dizer que “a questão da propaganda do ilimitado acabou dealguma maneira desacostumando os usuários. Foi uma máeducação ao consumo que as empresas fizeram ao longo dotempo”, referindo às mudanças nas franquias. No entanto, no dia22 de abril, a Anatel decidiu proibir, por tempo indeterminado, queas operadoras brasileiras ofereçam planos com franquia, até quea questão seja analisada “com base nas manifestações recebidaspelo órgão”.

A polêmica sobre a implementação de franquias mobilizouinternautas brasileiros que criaram a campanha #InternetJusta,com petições online e duras críticas ao modelo de franquia - que jáexiste no serviço de internet móvel 3G e 4G.

Durante o debate, Estados Unidos, Reino Unido e Espanhaforam citados como exemplos países que aplicam o modelo quelimite o pacote de dados por mês. Contudo, essa não é a regrapreferencial da maioria dos países. China, Singapura, Canadá eAlemanha, por exemplo, estão entre os que optampreferencialmente pelo modelo ilimitado, conforme o relatório daUIT.

EEm meio à polêmica sobre aintenção de algumas operadorasde telecomunicações brasileiraslimitarem os dados na banda largafixa, ressurgiu o debate sobre qual

é o principal modelo ofertado em todo o mundo: franquia ou ilimitado?Para justificar uma possível efetivação da franquia, defensores darestrição chegaram a afirmar que a banda larga fixa limitada já étendência em outros países.

Contudo, dos 190 países monitorados pela União Internacionalde Telecomunicações (UIT), 130 deles oferecem prioritariamenteplanos de banda larga fixa com internet ilimitada. Ou seja, 68% dospaíses optaram por modelos sem franquia. A UIT é o organismo daOrganização das Nações Unidas (ONU) responsável por criarpadrões e recomendações globais sobre as Tecnologias deInformação e Comunicação (TICs).

No fim de cada ano, a organização publica o relatório Mediçãoda Sociedade da Informação, que traz dados atualizados sobre astelecomunicações, e divulga o ranking de países de acordo com onível de acesso às TICs, conhecido como Índice deDesenvolvimento das TICs (IDI).

O último relatório, publicado em novembro de 2015, mostraque a Coreia do Sul continua na liderança entre os países melhoravaliados, seguida pela Dinamarca e Islândia. O Brasil está apenasna 61º posição, bem distante dos Estados Unidos (15º), que possuium dos modelos mais competitivos do mundo. Na frente do Brasil,também estão três países sul-americanos: Uruguai (49º), Argentina(52º) e Chile (55º).

Dos dez países mais bem posicionados no ranking dedesenvolvimento das TICs, apenas três aplicam prioritariamenteplanos limitados: Reino Unido, Luxemburgo e Islândia. Os demaisoptavam, até a data do levantamento, por modelos ilimitados. Entreeles, a líder Coreia do Sul e a segunda colocada, a Dinamarca.

O relatório destaca também a grande ascensão do serviçomóvel de celular, que chegou a mais de 7,1 milhões de inscriçõesem todo o mundo. Enquanto isso, a adesão à internet cabeadaainda aumenta lentamente em relação aos outros anos monitorados.Atualmente, há 800 milhões de consumidores de banda larga fixa.

Marco Civil diz que internet não pode ser bloqueada Em 2014, o Congresso Nacional aprovou a lei Lei nº 12.965,

conhecida como Marco Civil da Internet, que classifica a redecomo serviço essencial aos brasileiros. “Hoje, se você é umadovgado e precisa de protocolos oficiais, só consegue tirarcertidões pela internet. Para fazer um curso à distância, a mesmacoisa. Por isso, a internet é um serviço essencial”, explica FláviaLefèvre, conselheira do Terceiro Setor do Comitê Gestor da Internetno Brasil (CGI) e representante da Associação de ConsumidoresProteste. De acordo com esse entendimento, qualquer tipo debloqueio da internet no Brasil se torna ato ilegal.

“Antes mesmo do comparativo com outros países, nósprecisamos observar que o Marco Civil da Internet não permiteque serviços essenciais sejam interrompidos no Brasil”, explicaFlávia Lefèvre.

Sobre a possibilidade de as empresas limitarem a velocidadeapós o uso da franquia, Flávia não considera a medida ilegal,desde que respeitem um patamar mínimo de velocidade capaz desuprir os serviços públicos essenciais. Em 2011, o Plano Nacionalde Banda Larga determinou que a Agência Nacional deTelecomunicações (Anatel) estabelecesse um parâmetro mínimode qualidade da rede, que se traduz hoje na internet popular comvelocidade mínima de 1 Mbps, voltada para assinantes de baixarenda. Na visão da conselheira, esse é o único parâmetro maisclaro do que seria essa velocidade mínima. “E olha, se vocêconsiderar o que é o mínimo para a UIT[da ONU], esse númeroseria de, pelo menos, 2 Mpbs.”

A Telefônica, responsável pela Vivo, que oferece em seusplanos atuais a possibilidade de limitar ou bloquear a velocidadeapós o vencimento da franquia, disse que “cumpre todas asdeterminações legais e regulatórias existentes”. A empresa afirmatambém que “nunca aplicou bloqueio ou redução de velocidadeno serviço de banda larga fixa”, apesar de prever essapossibilidade em contrato. A Claro, responsável pela NET, quetambém opera com a possibilidade de limitação dos dados, nãorespondeu à reportagem até a publicação.

Estados Unidos x Brasil A competição norte-americana pelo melhor modelo de banda

larga fixa se reflete na opinião dos estadunidentes em fóruns online.Em 2011, o usuário KwayZee perguntou no fórum bodybuilding.comse o seu novo plano com 50 GB/mês seria uma quantidade decentepara ele. “Eu faço um monte de streamings de Netflix e preciso deuma quantidade decente para jogar”.

Como resposta, outros participantes desse fórum foram taxativosao dizer que 50GB seria insignifcante para o seu objetivo. O usuárioDesice chegou a exemplificar o problema: “você poderá ter umavida difícil somente vendo vídeos em 240p e 360p [baixasresoluções] no Youtube... e menos internet significará maisacademia? Obrigado, Deus, pela minha banda larga ilimitada”,brincou.

Enquanto o plano citado no fórum oferecia 50GB por mês, noBbrasil um plano de 1 Mbps da empresa NET possui franquia deapenas 20 gb por mês. Considerando que um filme em HD daNetflix consuma 3GB por hora, o assinante brasileiro desse planoconseguiria ver apenas 6 filmes em alta definição por mês - isso seele não gastar a franquia com outras atividades como navegar noFacebook ou fazer uma videoconferência. Depois de estourar olimite, o contrato da Net informa que a empresa poderá reduzir avelocidade do usuário.

No caso da empresa Vivo (que adquiriu recentemente a GVT)um plano de 4 Mbps promete a mesma franquia de 50GB, que ésuficiente para ouvir 13 dias seguidos de música ou rádio web(150 MB por hora) ou, então, baixar apenas um game que possuiem média 50 GB.

Page 8: CULTURARTEEN 160 - maio 2016

O IN

FOR

MA

TIVO

OFIC

IAL D

A FA

MÍLIA

DE

MA

RIC

Áw

ww

.culturarteen.comM

AIO 20

16 - A16