Curadoria Artesanato 2015

30

Transcript of Curadoria Artesanato 2015

1. APRESENTAÇÃO

O Aroma, Sabor & ArteCatarina - Vitrine SEBRAE de Produtos Catarinenses - é um evento de acesso a mercado promovido pelo SEBRAE/SC, que busca proporcionar visibilidade aos produtos representativos de Santa Catarina. Este espaço diferenciado apresenta-se como uma importante plataforma de valorização, divulgação e comercialização da produção catarinense.

O evento apresenta as vocações do Estado, seus aromas, sabores e saberes, proporcionando alternativas de negócio e sustentabilidade aos empreendimentos de micro e pequeno porte.

As edições Aroma, Sabor & ArteCatarina - Vitrine SEBRAE de Produtos

Catarinenses estão orientadas para empreendedores individuais, unidades de produção familiar e empreendimentos de micro e pequeno porte do estado de Santa Catarina, neste manual chamados de unidades produtivas, limitados aos setores de: Artesanato

1.2. PERFIL DOS PARTICIPANTES

O processo de Avaliação e Seleção é realizado por uma curadoria, formada por equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas técnicas de artesanato, design, mercado.

Para participar dos eventos Aroma, Sabor e Arte Catarina os produtos serão avaliados pela Curadoria.

1.3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

Funções da curadoria • Avaliar individualmente cada produto inscrito da unidade produtiva;• Classificar os produtos de acordo com as categorias conceituadas pelo SEBRAE;• Selecionar os produtos que estarão habilitados a participar das edições do Aroma, Sabor e ArteCatarina;• Compor o mix de produtos aptos a participar das edições de acesso a mercado;• Auditar os produtos recebidos para comercialização de acordo com os critérios de avaliação definidos no parecer técnico.

2. ARTESANATO

O que é ARTESANATO?

Toda a atividade produtiva que resulta em objetos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares, com habilidade, destreza, qualidade e criativa.

O que é PRODUÇÃO ARTESANAL MASSIFICADA?

Atividade com baixo percentual artesanal normalmente difundido por instituições ou veículos de comunicação de massa (internet), não apresenta caráter regional e é condicionado pela moda e padrões de consumo.

2. ARTESANATO

a) Arte Popular:

Conjunto de atividades poéticas, musicais, plásticas e expressivas que configuram o modo de ser e de viver do povo de um lugar.

b) Artesanato Tradicional:

Conjunto de artefatos mais expressivos da cultura de um determinado grupo, representativo de suas tradições e incorporados à sua vida cotidiana. Sua produção é, em geral, de origem familiar ou de pequenos grupos vizinhos, o que possibilita e favorece a transferência de conhecimento sobre técnicas, processos e desenhos originais. Sua importância e seu valor cultural decorrem do fato de ser depositária de um passado, de acompanhar histórias transmitidas de geração em geração, de fazer parte integrante e indissociável dos usos e costumes de um determinado grupo;

c) Artesanato de Referência Cultural: Produtos cuja característica é a incorporação de elementos culturais tradicionais da região onde são produzidos.

d) Artesanato Conceitual:

Objetos produzidos a partir de um projeto deliberado de afirmação de um estilo de vida ou afinidade cultural. A inovação é o elemento principal que distingue este artesanato das demais categorias. Por detrás desses produtos existe sempre uma proposta, uma afirmação sobre estilos de vida e de valores, muitas vezes explícitos, por meio de sistemas de promoção utilizados, sobretudo aqueles ligados a movimentos ecológicos e naturalistas.

e) Manualidade: Os trabalhos manuais exigem destreza e habilidade, porém utilizam moldes e padrões predefinidos.

1. DesignSerão valorizados os produtos que compõem linhas e/ou

coleções, que sejam funcionais e resistentes com relação ao uso, e que apresentem inovações a partir da pesquisa iconográfica de referências culturais.

2. Técnica Os produtos artesanais serão avaliados pelo domínio de uma ou

mais técnicas tradicionais de transformação da matéria-prima. A qualidade dos acabamentos deve respeitar a relação entre as técnicas e os materiais.

3. ApresentaçãoSerão valorizados os produtos que contenham uma

apresentação padronizada de marca, história, instruções de uso e manutenção através da sua embalagem, tags, etiquetas, etc.

2.1. Critérios de Avaliação e Seleção

4. MercadoOs produtos serão avaliados pelo valor determinado pela unidade produtiva X valor percebido pelo mercado - considerando a qualidade do design, técnica, apresentação e capacidade produtiva.

5. SustentabilidadeSustentabilidade é um conceito sistêmico. Sendo assim, os produtos serão avaliados de acordo com aspectos econômicos, sociais e ambientais: Econômica, Social,Ambiental e Cultural.

6. RegulamentaçãoNão serão aceitos os produtos que não estiverem adequados às exigências normativas vigentes (INMETRO);

2.1. Critérios de Avaliação e Seleção

2.2. CARÁTER ELIMINATÓRIO

• Uso de imagens, ilustrações e estampas com direitos autorais;

• E.V.A. (Ethylene Vinyl Acetate) e/ou Isopor (Poliestireno);

• Corte a laser;

• Uso de cola quente na produção artesanal;

• Uso de aviamentos industrializados;

• Problemas de acabamento das peças;

• Produtos que apresentem menos de 40% de atividade artesanal;

• Costura no artesanato;

• Produtos de MASSA ( internet e moldes);

CONSIDERAÇÕES

• Peso de Porta - Tenham o peso mínimo: 1,4 kg (um quilo e quatrocentos gramas) e peso máximo de 1,8 kg (um quilo e oitocentos gramas);

• Produto: Bonecas e figurativos de animais - Todas as bonecas e figurativos de animais que possam ser confundidos com brinquedos devem conter a etiqueta ou tag informando que é “produto decorativo” ou então serem confeccionados e utilizarem a etiqueta de acordo com a norma do INMETRO.

3. PROCEDIMENTOS PARTICIPAÇÃO CURADORIA

1.O artesão receberá convite por email com as informações sobre prazos e orientações para a inscrição.

2.Após a inscrição será agendada data, horário e local para a avaliação dos produtos nas coordenadorias de cada região.

3.Comparecer ao local informado em data e horário corretos. Importante!

Os produtos da unidade produtiva somente serão avaliados pela curadoria se o seu responsável estiver presente na data, hora e local previamente agendados pelo SEBRAE/SC, com amostras dos produtos a serem avaliados.

A curadoria irá avaliar os produtos, na presença do responsável pela unidade produtiva, de forma verbal e por escrito, emitindo um parecer técnico durante o atendimento.

3.1. NÚMERO DE PRODUTOS PARA AVALIAÇÃO

Artesão individual:- Linhas ou coleções de produtos: até três (03) linhas ou coleções, com no máximo dez (10) itens por linha ou coleção;- Produtos individuais/avulsos: no mínimo dois (02) e no máximo dez (10) itens diferentes. Núcleo de produção:- Linhas ou coleções de produtos: até seis (06) linhas ou coleções, com no máximo dez (10) itens por linha ou coleção;- Produtos individuais/avulsos: no mínimo dois (02) e no máximo dez (10) itens diferentes.

ColeçãoUma coleção é periódica, temática e pode conceituar famílias e linhas de produtos. Ex.: Coleção Maricota.

FamíliaUma família é composta por grupos de produtos com características estéticas semelhantes e características funcionais complementares. Pode possuir diversas linhas de produtos. Ex.: Utilitários de cozinha.

LinhaUma linha é composta por grupos de produtos de um mesmo segmento ou linha de montagem. Ex.: Linha de panos de prato.