Curiosidade científica computadores

3
Curso Alto Padrão PROFESSOR: PABLO GOMES MARIANO Curiosidade Científica – Computação Quando dois átomos estão correlacionados quanticamente não importa se estão a 1 metro, 1 km ou há vários anos luz de distância, o que acontece com um deles instantaneamente reflexiona sobre o outro. Implicações científicas Capacidade de Processamento exponencial: Tirando proveito dessa propriedade da mecânica quântica, foi possível implementar uma nova “raça” de SUPER computadores os computadores quânticos, uma empresa chamada D-WAVE construiu alguns, um foi adquirido pelo Google outro pela NASA e o terceiro foi arrebatado pelo governo norte americano. Transmissão de dados: Fazendo uso da mesma propriedade não deve demorar muito até que se implemente equipamentos que transmitam dados instantaneamente, ou seja, sem delay visto que as distâncias são irrelevantes diante das fortíssimas e ainda misteriosas ligações das estruturas subatômicas que ignoram até mesmo as descomunais vastidões espaciais. Explicando em detalhes Quando se deseja aumentar a capacidade de processamento de um computador clássico, aumenta-se o número de transistores da CPU através da miniaturização dos mesmos, porém, os cientistas já

Transcript of Curiosidade científica computadores

Curso Alto Padrão PROFESSOR: PABLO GOMES MARIANO

Curiosidade Científica – Computação

Quando dois átomos estão correlacionados quanticamente não importa se estão a 1 metro, 1 km ou há vários anos luz de distância, o que acontece com um deles instantaneamente reflexiona sobre o outro.

Implicações científicas

Capacidade de Processamento exponencial: Tirando proveito dessa propriedade da mecânica quântica, foi possível implementar uma nova “raça” de SUPER computadores os computadores quânticos, uma empresa chamada D-WAVE construiu alguns, um foi adquirido pelo Google outro pela NASA e o terceiro foi arrebatado pelo governo norte americano.

Transmissão de dados: Fazendo uso da mesma propriedade não deve demorar

muito até que se implemente equipamentos que transmitam dados instantaneamente, ou seja, sem delay visto que as distâncias são irrelevantes diante das fortíssimas e ainda misteriosas ligações das estruturas subatômicas que ignoram até mesmo as descomunais vastidões espaciais.

Explicando em detalhes

Quando se deseja aumentar a capacidade de processamento de um computador clássico, aumenta-se o número de transistores da CPU através da miniaturização dos mesmos, porém, os cientistas já sabiam há algum tempo que a miniaturização dos transistores era um procedimento limitado, afinal, não se pode construir uma casa menor do que os tijolos que a constituem, assim sendo agiram preventivamente e começaram a buscar outros meios p/ aumentar o poder de processamento dos computadores antes que o problema acontece-se e compromete-se a evolução tecnológica, pois segundo a Lei de Moore a capacidade de processamento dobra a cada 18 meses.

Dentre as várias soluções sugeridas uma se mostrou tão eficiente que não só equacionava a questão, mas também tinha potencial p/ abrir a caixa de pandora dos saltos tecnológicos e ajudar a desencadear a próxima onda civilizatória. Imagine uma

Curso Alto Padrão PROFESSOR: PABLO GOMES MARIANO

CPU que ao invés de usar transistores use átomos, o átomo está dentro do contexto dos nanômetros logo o problema da miniaturização simplesmente acabava. Um transistor pode representar dois estados o zero e um, já um átomo ou Qubit (equivalente ao bit de um PC clássico) pode também representar o zero e o um, contudo, ainda pode sobrepor esses valores, criando um terceiro estado, vamos chamar de “ZUM”. Assim sendo, a cada novo Qubit adicionado ao sistema sua capacidade de armazenamento aumenta exponencialmente de acordo com a fórmula abaixo:

Qubit: ( 2 x 2 x 2 x … = 2n) Bit clássico: (1 + 1 +1 + ... = n)

n qubits = 2n bits1 qubit = 2 bits 8 qubits = 256 bits2 qubits = 4 bits 9 qubits = 512 bits3 qubits = 8 bits 10 qubits = 1024 bits4 qubits = 16 bits 15 qubits = 32.768 bits5 qubits = 32 bits 20 qubits = 1.048.576 bits6 qubits = 64 bits 30 qubits = 107.373.568 bits7 qubits = 128 bits 40 qubits = 109.950.533.632 bits

Com tamanho poder de processamento, uma máquina quântica consegue quebrar em segundos uma senha criptografada, coisa que uma máquina clássica pode levar bilhões de anos dependendo da complexidade da criptografia.

Imagine um jogo de xadrez em que no primeiro lance do PC ele anuncia-se o Xeque mate, pois, já teria processado todas os lances possíveis e suas ramificações e sub ramificações até o fim.

Eu sei, isso não tem graça, seria como usar um canhão p/ matar uma formiga, contudo, foi apenas um exemplo p/ demonstrar a monstruosidade do poder de processamento ao qual algumas nações estão tendo acesso.

Se um algoritmo de inteligência artificial avançada capaz de reproduzir a capacidade cognitiva humana com mais eficiência for adicionado a um sistema desses provavelmente estaremos diante de uma consciência artificial e o próprio homem fique obsoleto ou em outras palavras existe o perigo real de que em algum ponto do futuro a criatura supere o criador.

O mundo está se convertendo do paradigma binário p/ o quântico, e com isso muitas das tecnologias que víamos apenas em filmes de ficção científica estão se tornando fatos científicos.

Fontes de consulta:http://www.infoescola.com/fisica/teoria-do-entrelacamento-quantico/Discovery na escola: Tudo sobre a incerteza ep. 840(http://www.tecmundo.com.br/computacao-quantica/2627-o-que-e-qubit- o- bit-quantico-.htm)