Curso de Etiqueta Social

10
Módulo 1 - Aula 1: Introdução Bem-vindo(a) ao curso de etiqueta! Escolher as atitudes, as palavras e os gestos ideais para cada ocasião faz a diferença. E isso não é frescura! A chamada "etiqueta social" é uma série de regras de conduta e costumes que a sociedade foi criando para conviver melhor. Ao longo deste curso, você verá como fazer bonito no restaurante, nas mais variadas celebrações e até mesmo nas redes sociais. Vamos falar ainda de situações comuns no dia a dia, ensinando como fazer para evitar gafes e se sair bem de saias justas. Todos os dias, de segunda a sexta, você receberá as aulas no seu celular. O primeiro SMS será enviado pela manhã. Basta enviar uma mensagem com a palavra "MAIS" e você receberá novas mensagens. Pela tarde, você receberá mais uma aula por SMS e um link para acessar conteúdo extra. Todas as mensagens já estão incluídas no seu plano. Então, aproveite bem todo o material e bom curso! Em "Dicas", o complemento da aula de hoje. Na próxima aula: "Por favor" e "obrigado". Dica 1 Bem-vindo(a)! A partir de agora você vai aprender sobre atitudes e palavras que fazem a diferença no convívio social. O conjunto de regras e costumes que buscam melhorar o relacionamento entre as pessoas é chamado de etiqueta. Protocolo e cerimonial são outros nomes relacionados ao mundo da etiqueta, mas são usados quando personalidades e autoridades estão envolvidas. Etiqueta não é frescura. É a mistura de bom senso, educação e respeito ao próximo. Módulo 1 - Aula 2: "Por favor" e "obrigado"

description

Dicas quente de como viver uma vida social feliz

Transcript of Curso de Etiqueta Social

Page 1: Curso de Etiqueta Social

Módulo 1 - Aula 1: IntroduçãoBem-vindo(a) ao curso de etiqueta! Escolher as atitudes, as palavras e os gestos ideais para cada ocasião faz a diferença. E isso não é frescura! A chamada "etiqueta social" é uma série de regras de conduta e costumes que a sociedade foi criando para conviver melhor. Ao longo deste curso, você verá como fazer bonito no restaurante, nas mais variadas celebrações e até mesmo nas redes sociais. Vamos falar ainda de situações comuns no dia a dia, ensinando como fazer para evitar gafes e se sair bem de saias justas. 

Todos os dias, de segunda a sexta, você receberá as aulas no seu celular. O primeiro SMS será enviado pela manhã. Basta enviar uma mensagem com a palavra "MAIS" e você receberá novas mensagens. Pela tarde, você receberá mais uma aula por SMS e um link para acessar conteúdo extra. Todas as mensagens já estão incluídas no seu plano. Então, aproveite bem todo o material e bom curso! 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: "Por favor" e "obrigado".

Dica 1

Bem-vindo(a)! A partir de agora você vai aprender sobre atitudes e palavras que fazem a diferença no convívio social.

O conjunto de regras e costumes que buscam melhorar o relacionamento entre as pessoas é chamado de etiqueta.

Protocolo e cerimonial são outros nomes relacionados ao mundo da etiqueta, mas são usados quando personalidades e autoridades estão envolvidas.

Etiqueta não é frescura. É a mistura de bom senso, educação e respeito ao próximo.

Módulo 1 - Aula 2: "Por favor" e "obrigado"Pequenas sutilezas fazem a diferença na hora de conquistar um trabalho ou mesmo afeto e admiração. Começar suas perguntas com "por favor" e terminá-las com "obrigado" já o colocam no caminho certo. Pode parecer básico, mas muitas pessoas se esquecem disso no dia a dia. Principalmente quando têm pressa ou um grau de intimidade com quem estão conversando. 

Mas essas “palavrinhas mágicas” devem ser usadas sempre. Pessoalmente, no telefone ou por e-mail, elas podem despertar empatia e até mesmo fazer com que a sua solicitação seja atendida mais rapidamente. Lembre-se: tenha as pessoas ao seu lado e não contra você.

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Como cumprimentar.

Page 2: Curso de Etiqueta Social
Page 3: Curso de Etiqueta Social

Dica 1

Pode parecer bobagem bater nessa tecla, mas algumas palavrinhas são realmente mágicas, como "por favor" e "obrigado".

"Obrigado" é a forma reduzida de dizer que você reconhece uma dívida com quem lhe presta um favor ou gentileza.

Homens devem dizer "obrigado" e mulheres, "obrigada". Nunca responda "obrigado você". O correto é dizer "de nada" ou "eu que agradeço".

Usar "por favor" e "obrigado" também é um sinal de simpatia e pode contagiar os outros.

Módulo 1 - Aula 3: Como cumprimentarSempre quem chega é que deve se esforçar para cumprimentar os que já estavam presentes. Quando o grupo é grande, um "oi" geral basta. Apertos de mão e beijos podem ser dispensados. Se for cumprimentar um a um, não se esqueça de considerar o ambiente em que está. Entre amigos, beijos e tapinhas nas costas são usuais. Mas, em situações de trabalho, o cumprimento deve ficar restrito a um aperto de mão, firme e sem excessos. 

É educado que o anfitrião apresente quem chega aos demais, mas sem exagerar na introdução. A pessoa provavelmente terá oportunidade de falar mais sobre si. Nunca acrescente títulos à apresentação, como doutor ou professor. Somente se o tom for de brincadeira. Caso contrário, pode soar arrogante. 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Beijo, abraço ou aperto de mão?

Dica 1

Nem sempre é fácil saber como cumprimentar as pessoas, seja no trabalho ou entre amigos. A dúvida cresce quando há muita gente.

Quando o grupo é grande, um "oi" ou "muito prazer" geral são suficientes. Não é preciso cumprimentar um a um.

Olhar nos olhos é muito importante. Demonstra consideração a outra pessoa e passa uma imagem de segurança.

Não cumprimentar é falta de educação. Os outros podem se sentir menosprezados.

Page 4: Curso de Etiqueta Social

Módulo 1 - Aula 4: Como cumprimentar IIO beijo é um gesto de carinho e algumas pessoas não se sentem confortáveis com essa intimidade. Contudo, o beijo do cumprimento está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Para não errar, pense nessas regrinhas: no trabalho prefira o aperto de mão, firme, olhando nos olhos. Caso o chefe ou a pessoa de hierarquia superior venha para o beijo, acompanhe. Em casos de colegas, a mulher dita se há abertura para o beijo ou não. 

Para abraços e tapinhas nas costas, a ideia é a mesma: se o chefe der a deixa, siga. Caso contrário, estenda a mão. Conhecendo pessoas novas? Cordialidade sempre; intimidade, às vezes. Fique atento ao comportamento do outro. 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Esperar a vez, dar a vez. 

Já se inclinou para beijar e ficou no vácuo? Fique atento ao outro. Na dúvida, abraços e beijos só para pessoas mais íntimas.

Somos um país de beijoqueiros. 1, 2 e, às vezes, até 3. Mas beijar é um gesto de carinho e não combina com qualquer situação.

Com pessoas próximas, não há regra para o número de beijos ao cumprimentar. Isso depende da cultura local e do costume de cada família.

No trabalho: beijo ou aperto de mão? Dita a regra quem tem a hierarquia superior.

Módulo 1 - Aula 5: Espere sua vezPaciência é uma conquista. Nem sempre é fácil aguardar, por isso mesmo é uma virtude, uma qualidade de pessoas sábias e educadas. Pense nisso quando estiver numa fila enorme, no banco, no cinema ou no hospital.

As outras pessoas estão na mesma situação. Nunca se esqueça disso, seja gentil, e o sorriso que receberá de volta será sua melhor recompensa! Ter paciência também vale para conversas. Não interrompa bruscamente quem está falando, porque sua vez vai chegar. Além disso, escutar com atenção é sinal de respeito ao outro. 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Senhor ou você? 

A paciência é uma virtude. Esse dito popular não existe há tanto tempo à toa. Espere sua vez, seja na fila ou para falar.

Boa convivência depende de reciprocidade. Fale, mas também escute. Dominar a conversa não significa superioridade ou esperteza.

Poucas coisas irritam tanto quanto alguém furando fila na sua frente ou pegando sua vaga no estacionamento. Não seja parte dessa turma.

Page 5: Curso de Etiqueta Social

Seja civilizado: dê a vez a grávidas, idosos e portadores de deficiência.

Módulo 1 - Aula 6: Senhor ou você?Atualmente, o uso de "você" ou "tu" é muito comum e são raras as pessoas que exigem outro tipo de tratamento. "Senhor(a)" ficou associado a pessoas mais idosas e, por isso, mesmo em ambientes mais formais, muitos preferem evitar essa forma de tratamento. E aí? Como sair da saia justa? Seja sempre polido. 

Chame pessoas mais velhas de "senhor" e "senhora", sim, bem como o seu chefe ou pessoas de cargos hierárquicos superiores ao seu. Em caso de reuniões com profissionais desconhecidos, é de bom tom iniciar de maneira mais formal. Caso a pessoa o libere e peça que não o trate por "senhor", aí, sim, você pode deixar de lado o tratamento formal, sabendo que agiu adequadamente. 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Ao telefone

"Senhor(a)" indica respeito e deve ser usado em situações em que não há intimidade ou proximidade com a outra pessoa.

Também é usado pra mostrar respeito por pessoas mais velhas e, no trabalho, para se dirigir a colegas de hierarquia superior.

"Doutor" ou "doutora" só devem ser usados com aqueles profissionais que conquistaram o título acadêmico de doutorado.

Para não errar, inicie as conversas formalmente e só use "você" se o outro sinalizar.

Módulo 1 - Aula 7: Ao telefoneO respeito mútuo é o que rege as boas maneiras. Ao telefone não é diferente. Atenda cordialmente, seja solícito, mas objetivo. Quando você estiver ligando, é sempre bom perguntar se a pessoa pode falar naquele momento. Ainda que a resposta seja afirmativa, não prolongue a conversa.

Exceto quando a distância não permite, é muito mais elegante (e divertido) um bate-papo ao vivo. Lembre-se também de não mastigar, tossir ou espirrar quando estiver ao telefone. Peça um momento, afaste o bocal, abafe-o e então faça o que tiver que fazer. 

Evite telefonar para alguém antes das 10h da manhã ou após as 20h. Também é bom considerar que, a não ser que tenha sido combinado, ligar na hora do almoço também pode ser inconveniente. 

Page 6: Curso de Etiqueta Social

No trabalho, não abuse do uso do celular e seja discreto. Nada de usar toques extravagantes, deixar o celular tocando em cima da mesa ou ficar trocando mensagens o dia todo. Se estiver em uma reunião e receber uma ligação importante, peça licença e saia brevemente da sala para atender. Nunca atenda o celular durante uma reunião ou apresentação! 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Times e religiões não se discutem, se respeitam.

Atenda sempre o telefone de maneira cordial. "Bom dia", "boa tarde", "boa noite" e "como vai?" são sempre bem-vindos.

Não fale ao telefone com a boca cheia e procure controlar o volume de sua voz, nem muito baixo, nem gritando.

Não use expressões como "meu bem", "querida", "lindo" ou "amado" se não tiver uma relação muito próxima com a pessoa.

Em espetáculos, cinema e reuniões, deixe seu celular no modo silencioso ou desligado.

Módulo 1 - Aula 8: Futebol e religiãoOpiniões diferentes propiciam conversas mais ricas. Quem tem uma opinião diferente da sua deve ser visto como alguém que pode ensinar algo e não como seu inimigo. De repente, há um aspecto que você não considerou. 

Toda conversa ou discussão é sadia, o que não é civilizado é brigar ou bater boca por ter uma opinião diferente. O que seria do vermelho se todos gostassem do azul? Como seria uma competição sem adversários? 

Na fé, a regrinha é a mesma, cada um tem direito de enxergar o mundo com seus olhos e interpretar e manifestar sua crença conforme achar mais adequado e satisfatório. Sempre respeitando o espaço do outro. 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Preferenciais.

Alguns assuntos são tabu. Tome cuidado ao iniciar conversas sobre religião, time de futebol e partidos políticos.

Caso o assunto surja, siga com cautela e respeito. Assim, você evita pisar no calo de alguém sem querer.

Quando o assunto é diferença de gosto, opinião ou crença, não há certo ou errado. Cada um tem o direito de escolher em que acredita.

Vale conversar sobre temas delicados, mas nunca se exalte. Gente educada se respeita.

Page 7: Curso de Etiqueta Social

Módulo 1 - Aula 9: PreferenciaisGrávidas, idosos e pessoas com deficiência precisam de atenção especial. Porém, além desses grupos, existem outros que necessitam de atendimento preferencial como, por exemplo, quem acaba de passar por uma cirurgia ou sofreu algum tipo de acidente. 

Nem sempre a deficiência está à vista, o que não impede que ela esteja lá. Se ficar em dúvida, pergunte respeitosamente. Algumas pessoas possuem deficiências pouco aparentes e têm vergonha delas. Não encoraje esse sentimento! Pessoas educadas prezam pela integração e bem-estar de todos.

No caso de deficientes físicos, como cegos ou cadeirantes, ofereça ajuda sempre que achar necessário, mas espere que ela seja aceita. Não assuma que sabe a maneira correta de auxiliar essas pessoas, já que elas sabem melhor que ninguém que tipo de ajuda precisam. E sempre dirija-se diretamente a elas. Não fale com terceiros como se elas não estivessem ali ou não pudessem responder. 

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Os fumantes

Se existe um tratamento preferencial dispensado a idosos, grávidas e deficientes, há motivo. Seja sempre respeitoso.

Idosos, grávidas e pessoas com muletas, por exemplo, tem restrições e dificuldades e precisam de compreensão e ajuda.

Não seja rude ou duvide de alguém que queira usufruir do atendimento preferencial. Em caso de dúvida, pergunte educadamente a razão.

Ao auxiliar uma pessoa com deficiência, aguarde suas orientações de como ajudar.

Módulo 1 - Aula 10: Os fumantesFumar está cada vez mais fora de moda. Um hábito que já foi visto como chique e elegante em telas de cinema e grandes salões hoje é encarado como vício ultrapassado e um ataque à saúde de todos. Mesmo assim, algumas pessoas fumam e estão no seu direito – desde que não invadam o espaço ou as narinas do outro. 

Assim, se você é fumante, em ambientes fechados, saia para acender o seu cigarro. Na casa e no carro dos outros, não acenda o cigarro sem permissão. Se você fuma charuto ou cachimbo, atenção redobrada! A fumaça mais forte e intensa que lhe dá prazer pode ser o pesadelo de quem está ao seu lado. Vá para locais abertos e procure verificar se está incomodando.

Em "Dicas", o complemento da aula de hoje.Na próxima aula: Volume.

Page 8: Curso de Etiqueta Social

Há cada vez menos fumantes, mas nem por isso eles precisam ser hostilizados ou hostilizar os demais.

Se você é fumante, fique atento: nunca acenda um cigarro no carro ou na casa dos outros, principalmente de não fumantes.

Caso queira fumar durante uma refeição, levante-se e não atrapalhe os demais. A mesma regra vale em locais com ar-condicionado.

Pegar no pé de quem fuma pode mostrar preocupação, mas também ser visto como chatice.