Curso superior de teologia distancia

14
CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA À DISTÂNCIA Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke – SETEK Rôde Laco Gonçalves Hartwig [email protected] 99810853 Disciplina: Psicologia Pastoral

description

 

Transcript of Curso superior de teologia distancia

Page 1: Curso superior de teologia distancia

CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA À DISTÂNCIA

Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke – SETEK

Rôde Laco Gonçalves [email protected]

99810853

Disciplina: Psicologia Pastoral

Page 2: Curso superior de teologia distancia

Psicologia Pastoral

Page 3: Curso superior de teologia distancia

Temas do Programa à serem desenvolvidos: O que é Psicologia Pastoral? Porque estudar Psicologia Pastoral? Desafios para a psicologia pastoral. Religiosidade e Saúde. Aspectos Históricos da Psicologia Pastoral. Psicologia da Religião. Psicologia do Aconselhamento. Fundamentos do Aconselhamento. Princípios básicos do Aconselhamento. A Função de Escuta e o Papel de Aconselhamento. Como se escuta a queixa do doente.

Psicologia Pastoral

Page 4: Curso superior de teologia distancia

A Psicologia na Igreja. A Autoestima no Ministério Pastoral. Psicoterapia e a sua Fé. Pastorado de Visão. Pastorado: Pintores de Deus. Princípios de Comunicação. A Saúde Mental do Corpo. Psicopatologias da Confiança. Limites de um Aconselhamento. Fronteiras de um Aconselhamento.

Psicologia Pastoral

Page 5: Curso superior de teologia distancia

Posturas Psicológicas. Aplicabilidade da Psicologia na Pastoral. Acolhida Pastoral nos cultos. Acompanhamento dos membros da igreja. Sermão com conteúdo Psicológico. Psicologia da Pastoral da Saúde. Como acolher a pessoa doente. Retorno da fala do doente. As competências para a efetivação do vínculo. Os quatro setores formadores do vínculo.

Psicologia Pastoral

Page 6: Curso superior de teologia distancia

A Sexualidade do(a) Conselheiro(a). O desafio do Aconselhamento é a edificação da relação. Aconselhamento em situações de crise (doença, morte, luto,

conflitos familiares). Comunidade Terapêutica (Ritos e símbolos e outros recursos

espirituais no Aconselhamento). Aconselhamento em Grupos (Pessoas Portadoras de

Deficiência). Temas da Psicologia relevantes para o Aconselhamento

(estudo das personalidades, sofrimento psíquico, depressão, suicídio, narcisismo) e formação de conselheiros pastorais e psicológicos.

A Ética Pastoral.

Psicologia Pastoral

Page 7: Curso superior de teologia distancia

O que é Psicologia Pastoral?Definindo o que é Psicologia.Em grego psykhe (alma) + logos (estudo) significa o “estudo da alma”! É o estudo que investiga as atividades mentais e do comportamento em função ao meio ambiente em que a pessoa vive. É a ciência que estuda o comportamento humano.Psicologia Pastoral é uma subdisciplina da teologia pastoral. Ela resultou do diálogo e da cooperação entre médicos e pastores. Aplica conhecimentos e recursos da psicologia à prática pastoral.Diante de um mundo globalizado, o diálogo interdisciplinar, visa ao bem-estar de todas as pessoas como um todo. As pessoas procuram ajuda pastoral nas mais diferentes situações de suas vidas.

Psicologia Pastoral

Page 8: Curso superior de teologia distancia

O tema da Psicologia Pastoral é de permanente atualidade para os que se dedicam à evangelização. Com efeito, a vida cotidiana nos mostra que um dos problemas fortes nessa área são as repercussões das emoções, sob suas mais variadas formas, tanto no comportamento do agente, quanto no do paciente da ação evangelizadora. Elas fazem sentir sua presença e sua força em qualquer atividade humana, e tal influência é tanto maior quanto mais elevado o caráter da mesma.

Psicologia Pastoral

Page 9: Curso superior de teologia distancia

Psicologia Pastoral

A Psicologia Pastoral é uma ciência auxiliar da Teologia Pastoral que oferece os conhecimentos psicológicos necessários para a assistência espiritual. Podemos ampliar sua aplicação a todos os aspectos da vida religiosa. A Psicologia Pastoral tem por fim primordial facilitar o desenvolvimento da vida espiritual e da atividade pastoral, tanto individual quanto coletivamente, seja para as pessoas normais, seja para as que padecem de enfermidades, especialmente as mentais.

Page 10: Curso superior de teologia distancia

Divisão didática do estudo da Psicologia Pastoral: 1º) A Psicopedagogia Pastoral: Aborda o estudo do fenômeno religioso, sua evolução e diferenciação, bem como a formação e a instrução religiosas. 2º) A Psicopatologia Pastoral: Investiga sua utilidade, os fenômenos extraordinários da mística, os patológicos, a direção espiritual e a casuística. 3º) A Psicosociologia Pastoral: Analisa o papel da Psicologia na evangelização, na propaganda religiosa, nos quadros e ambientes sociais.

Psicologia Pastoral

Page 11: Curso superior de teologia distancia

O objetivo da psicologia pastoral em relação ao que necessita intervir é mediar algo do amor de Deus, não só através da palavra falada, mas também do gesto e da postura do(a) conselheiro(a), de modo que o(a) paciente, sentindo a atenção e o carinho do(a) conselheiro(a), também experimente algo do amor divino. O individualismo e o isolamento são marcas de um mundo pós-moderno, onde tudo está sujeito às relações, às leis de mercado, até mesmo as leis interpessoais. A consequência é a experiência cada vez maior de solidão e depressão, por isso a necessidade de relações pessoais autênticas é grande. Não há lugar mais terapêutico do que relações humanas sadias.

Psicologia Pastoral

Page 12: Curso superior de teologia distancia

A psicologia pastoral é a utilização de uma variedade de métodos de cura para ajudar as pessoas a lidar com seus problemas e crises de uma forma mais conducente e a experimentar a cura de seu sofrimento. “De manhã faze-me sentir tua bondade, pois em ti confio. Indica-me a estrada que devo seguir porque a ti elevo minha alma. Salva- me dos meus inimigos, SENHOR, em ti está meu refúgio. Ensina-me a cumprir tua vontade, porque és meu Deus. Teu espírito bom me guie por uma estrada plana”. Salmos- 143 v. 8,9 e 10.

Psicologia Pastoral

Page 13: Curso superior de teologia distancia

Trabalho: Desafios para a psicologia pastoral Enfim, o que nos desafia quando olhamos o panorama da psicologia pastoral diante dos temas atuais?Avaliar como a psicologia pastoral tem apreendido a exercer o diálogo bíblico com a psicologia.Reafirmar a importância dos rituais de passagem no desenvolvimento humano e da fé.Ressignificar o sentido da eclesiologia nos dias de hoje (Igreja como Comunidade Terapêutica; essa não seria uma das grandes facetas da missão? É um estilo de convivência mais adequado ou é apenas um slogan?).Revisitar a doutrina da justificação pela fé e a teologia da graça, ressaltando o tema da reconciliação numa ótica social.Dialogar sobre a relação entre a tendência à “cognitivização” e ou a “sentimentalização” da fé que direciona as respostas aos impasses das histórias de vida das pessoas.Que esses desafios fomentem novas luzes do cuidado pastoral numa sociedade carente de recursos sócio-afetivos!

Psicologia Pastoral

Page 14: Curso superior de teologia distancia

Referência Bibliográfica:AMATUZZI, Martins Mauro. Psicologia e Espiritualidade. São Paulo. Paulus, 2005.BAKER, Mark W. Jesus o maior psicólogo que já existiu. Rio de Janeiro. Sextante, 2005.BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1998.BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia Geral. Editora Ática. São Paulo. 1988.CASERA, Domenico. Psicologia e aconselhamento pastoral. São Paulo. Edições Paulinas, 1985.D’ANDREA, Flávio Fortes. Desenvolvimento da Personalidade. São Paulo. Difel, 1982.FERNANDO, Edson; REZENDE, Jonas. Dores que nos transformam. Rio de Janeiro. Mauad, 2002.FERREIRA, Berta Weil. Pessoa e diferenças humanas- Psicologia Diferencial e da Personalidade. D.C. Luzzatto Editores Ltda. Porto Alegre, 1989.GARBAR, Claire, THEODORE, Francis. Família Mosaico. São Paulo. Augustus Editora. 2000. JUNG, Carl Gustav. Psicologia e religião oriental. Petrópolis. Vozes,1986.KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Sociologia da Emoção: O Brasil urbano sob a ótica do luto. Petrópolis. Vozes, 2003.LISBOA, Ageu Heringer. Saúde pastoral e comunitária. São Paulo: Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – CPPC, 1985.PINKUS, Lucio. Psicologia do doente. São Paulo. Paulinas, 1988.VARONE, François. Esse Deus que dizem amar o sofrimento. Aparecida. Santuário, 2001.

Psicologia Pastoral