CURSO TÉCNICO - Moodle EaD IFSC · SOP ING 1B Lógica de Programação Internet e Conectividade...

36
CURSO TÉCNICO em Informática para a Internet GUIA DO ESTUDANTE 2014

Transcript of CURSO TÉCNICO - Moodle EaD IFSC · SOP ING 1B Lógica de Programação Internet e Conectividade...

C U R S O T É C N I C O

em Informática para a Internet

GUIA DOESTUDANTE

2014

Copyright © 2014, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Todos os direitos reservados. Edição adaptada ao novo projeto gráfico e instrucional do Departamento de Educação a Distância - EaD - IFSC.

http://ead.ifsc.edu.br

Departamento de Educação a Distância

FICHA TÉCNICA E INSTITUCIONAL

[ Reitoria ]

Maria Clara Kaschny Schneider

[ Pró-Reitoria ]

Daniela de Carvalho Carrelas

[ Chefia do Departamento de Educação a

Distância - EaD/IFSC ]

Paulo Roberto Weigmann

[ Coordenação - Produção de Materiais Didáticos - EaD/IFSC ]

Ana Karina Corrêa

[ Ensino Técnico a Distância ]

Hudson Ricardo Borges

Juliana Costa Muller

Melissa Pereira de Castro

Underléa Cabreira Corrêa

EDIÇÃO 2014

[ Conteúdo ]

Hudson Ricardo Borges

Juliana Costa Muller

Melissa Pereira de Castro

Underléa Cabreira Corrêa

[ Design Instrucional ]

Stefany Bueno Miguel

[ Design Gráfico ]

Airton Jordani Jardim Filho

[ Capa e Editoração Eletrônica ]

Airton Jordani Jardim Filho

[ Revisão Gramatical ]

Sandra Beatriz Koelling

[ Imagens ]

Stock.XCHNG <http://www.sxc.hu/>

Créditos do Guia

Caro aluno,

Este Guia do Estudante tem a proposta de estabelecer uma melhor compreensão da estrutura do curso e do funcionamento do processo de avaliação, o qual certamente apresenta constantes desafi os em diferentes níveis de conhecimento.

A intenção de estimular o desenvolvimento de atitudes, competências e habilidades em cada um dos módulos de ensino e aprendizagem é uma constante na construção dos objetivos previstos nas metas fundamentais do curso.

Acreditamos na revitalização do processo de ensino e na busca de uma tecnologia educacional cons is tente permeada pe las inovações tecnológicas e orientada por uma demanda social.

Portanto, este guia foi elaborado pensando em oferecer informações que lhe permitam vivenciar e conhecer melhor o curso. Participe sempre que possível, realize todas as atividades propostas, dê sugestões e colabore de forma efetiva com a Coordenação de Polo Presencial. O seu sucesso será o sucesso de todos nós.

Um abraço,

CoordenaçãoCurso Técnico emInformática para a Internet

Guia do Estudante 5

Sumário

1. O urso 07

2. O studante 13

3. Ferramentas edagógicas 17

4. Avaliação 27

5. Requerimentos 33

O Guia do Estudante

Este guia foi desenvolvido pela Coordenação de Curso e Coordenação Pedagógica com o propósito de orientar e esclarecer os objetivos, a organização curricular e o processo de avaliação preconizado no Plano Pedagógico do Curso Técnico em Informática para a Internet.

Coordenação do Curso Técnico em Informática para a Internet

Guia do Estudante 7

O urso

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET

O Curso Técnico em Informática para Internet é realizado na modalidade de Educação a Distância e executado por profissionais vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, dentro do Programa e-Tec, em parceria com as prefeituras municipais.

Guia do Estudante

Objetivos

Objetivo geral

Formar profissionais capazes de atuarem, com responsabilidade social e ética, no suporte e desenvolvimento de aplicações computacionais para web, com uma perspectiva teórico-prática, tornando-os aptos a serviços de avaliação, diagnóstico, projeto, codificação, manutenção e apoio a sistemas de comunicação no escopo da internet.

Guia do Estudante 9

Objetivos específicos

Promover atividades que apresentem a visão sistêmica do papel da informação e comunicação na sociedade, considerando a ética e a segurança do trabalho desenvolvido.

Capaci tar prof iss ionais para desenvolverem estratégias de comércio eletrônico relacionadas às ações práticas de dinâmicas organizacionais das empresas.

Formar profissionais para atuarem de modo ético, sustentável, empreendedor, com responsabilidade social e segurança no trabalho desenvolvido.

Analisar, projetar, desenvolver e testar sistemas de informação e/ou comunicação com qualidade, aplicando critérios de ergonomia e usabilidade de software, considerando os requisitos de segurança em aplicações web.

Oferecer suporte para solução de problemas de software e hardware a usuários de diferentes dispositivos computacionais, seguindo boas práticas de comunicação, cordialidade e respeito.

Estrutura e funcionamento

O Curso Técnico em Informática para Internet é oferecido na modalidade a distância (EaD) pelo IFSC, cuja Coordenação de Estudos a Distância está localizada no campus Florianópolis.

A equipe responsável pela parte administrativa e pedagógica do curso é uma equipe multidisciplinar que desempenha as funções de:

Coordenador de Curso

Coordenador Adjunto de Curso

Coordenação de Tutoria

Público alvo

O curso destina-se a estudantes:

Concluintes do ensino médio;

Com disponibilidade no período noturno, para atender as atividades presenciais no Polo de Apoio Presencial, uma vez por semana, obrigatoriamente;

Que possuem habilidades de comunicação, capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, visão da dinâmica organizacional e iniciativa empreendedora.

Guia do Estudante 11

Estrutura curricular e carga horária

O curso oferta 22 unidades curriculares com carga horária de 30 ou 60 horas-aula. As unidades curriculares (UC) estão distribuídas em trê módulos, identificados por temas contextuais. Cada módulo está dividido em dois submódulos. Os módulos possuem como objetivo:

Primeiro móduloFormar profissionais na área de assistente de conteúdo para web;

Segundo móduloFormar profissionais para atuarem no desenvolvimento de aplicações usando linguagem de programação para internet;

Terceiro móduloCapacitar profissionais para análise, projeto, desenvolvimento e teste de aplicações para web.

[ Ao concluir este curso, você será capaz de atuar na área de informática como desenvolvedor/programador de aplicações web, podendo atuar como assistente de conteúdo e criador de páginas estáticas e dinâmicas. Além disso, você pode desenvolver planos de negócios para área de internet, identificar ferramentas e técnicas de manipulação de dados, aplicar políticas de segurança da informação, comércio eletrônico e teste de software. ]

Distribuição dos módulos curriculares

MÓDULO 1 ASSISTENTE DE CONTEÚDO

1A

Programas AplicativosAmbientação em Educação a Distância Fundamentos de InformáticaSistemas OperacionaisInglês Instrumental

PRAAEDFINSOPING

1BLógica de ProgramaçãoInternet e ConectividadeMontagem e Configuração de Computadores

LOGINCMCC

MÓDULO 2 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES

2A

Fundamentos de Desenvolvimento WebInteração Humano-ComputadorEmpreendedorismoProjeto de Sistemas Web

FDWIHCEMPPSI

2BBanco de DadosProgramação para WebDesenvolvimento de Sistemas Web I

BADPRWDS1

MÓDULO 3 INFORMÁTICA PARA INTERNET

3A

Desenvolvimento de Sistemas Web IIRecursos Multimídia Segurança da Informação Comércio Eletrônico

DS2REMSEI

CME

3BDesenvolvimento de Sistemas Web IIITópicos Avançados em Programação para Internet Teste de Software

DS3TOATES

Guia do Estudante 13

O studante

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET

Durante o curso, de forma gradual e interativa, você, estudante, é estimulado a assumir um papel ativo no desenvolvimento das atividades visando torná-lo o agente de sua própria aprendizagem, numa perspectiva de contínua busca da construção do conhecimento.

Guia do Estudante

Diferente da modalidade de ensino presencial, na modalidade de educação a distância, você precisa construir estratégias de estudo, pois é você quem constrói sua aprendizagem de maneira autônoma, administra seu tempo, espaço, horário de estudo, ritmo e interage no ambiente virtual de ensino e aprendizagem com os participantes.

Dessa forma, você precisa:

Criar agenda de estudos conforme seu ritmo e necessidades

Determinar dias e horários para estudar;

Realizar as atividades e interagir na plataforma Moodle;

Fazer anotações referentes às atividades e conteúdos

Guia do Estudante 15

É necessário se conscientizar e usufruir dos meios e das ferramentas pedagógicas que visam o desenvolvimento da capacidade de julgamento, de seleção e interpretação de informações relevantes para o seu aprendizado, de forma responsável e autônoma. Todo estudante recebe, a cada disciplina, uma apostila (impressa e virtual).

O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) utilizado é o Moodle, e essa será a sala de aula que permite a integração, a interatividade, a formação de grupos de estudo, a produção colaborativa e a comunicação entre professor e estudantes, tutores e estudantes, e estudantes entre si. Essa plataforma é composta por: videoaulas, fóruns, conexões a materiais externos, atividades interativas, tarefas virtuais (webquest), animações e textos colaborativos (wiki). Esse ambiente permanece disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM

[ SAIBA MAIS ]O AVEA Moodle, utilizado neste curso, é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas.

Além do acesso à plataforma Moodle, você deve comparecer semanalmente ao polo de apoio presencial para o encontro semanal obrigatório com os professores responsáveis pelas disciplinas do semestre, sendo este realizado por meio da videoconferência (conferência interativa realizada através de computadores). Esse encontro intitulado “interação” tem como objetivo principal a exposição e esclarecimento de dúvidas a respeito do material estudado anteriormente, ou seja, o professor fica a disposição por meio da videoconferência para sanar as dúvidas que você teve ao estudar.

O estágio, apesar de não obrigatório, é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico e prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e cidadania.

[ Para saber mais informações sobre estágios,

entre em contato com a COEST por e-mail:

[email protected] ou fone: (48) 3221-0543. ]

Guia do Estudante 17

Ferramentas edagógicas

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET

Durante o curso, de forma gradual e interativa, você, estudante, é estimulado a assumir um papel ativo no desenvolvimento das atividades visando torná-lo o agente de sua própria aprendizagem, numa perspectiva de contínua busca da construção do conhecimento.

Guia do Estudante

Apostilas e textos (impressos e virtuais) É importante que você faça as leituras destes materiais que antecedem o dia da “interação”, para que as dúvidas, esclarecimentos e contribuições possam ser apresentados durante a videoconferência.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA)É o ambiente de estudo e interação entre professores, tutores e estudantes. Para acesso a essa “sala de aula virtual” o estudante, ao realizar sua matrícula, receberá um login (nome) e senha. É sua responsabilidade informar-se junto à Coordenação de Polo de Apoio Presencial sobre seu registro, para que possa acessar o ambiente na internet por meio do endereço: http://moodle2.ead.ifsc.edu.br/course/index.php?categoryid=19

Guia do Estudante 19

No AVEA, dentre outras opções, o estudante poderá acessar:

Calendário anual escolar;

Período de realização dos módulos;

Tabela de distribuição das unidades nos horários respectivos;

Material didático complementar interativo (vídeos, slides, etc.);

Atividades obrigatórias e complementares;

Armazenagem das interações ministradas;

Divulgação de gabaritos;

Acompanhamento dos conceitos;

Fórum de discussão;

Fórum de dúvidas;

Chat.

Estudos a distância e presenciais

Os estudos a distância são realizados por meio de leituras individuais e coletivas, reuniões de estudos no polo presencial e interações via web. Portanto, é recomendável que você esteja sempre em interação com todos os materiais de apoio disponibilizados no AVEA, bem como atento às informações sobre o curso para realizar com sucesso as atividades planejadas pelos professores.

É importante destacar a existência de duas estruturas de apoio ao processo de ensino:Coordenação de Estudos EaD e o Polo de Apoio Presencial

Coordenação de Estudos EaD

A Coordenação de Estudos a Distância está preparada para atender as necessidades de ensino/aprendizagem do curso. Para o desenvolvimento das atividades, o estudante contará com o auxílio do tutor a distância.

Tutor a DistânciaÉ a pessoa responsável por estimular, motivar e orientar os estudantes a desenvolverem suas atividades acadêmicas dentro dos prazos determinados, acompanhando e auxiliando no processo de avaliação. Ele também é responsável pelo encaminhamento das necessidades do estudante junto à coordenação. O tutor realiza o controle da correção e a divulgação dos conceitos de avaliação que incluem as atividades obrigatórias e as provas presenciais.

Guia do Estudante 21

Polo de Apoio Presencial

O Polo está preparado para atender as suas necessidades de ensino/aprendizagem e viabilizar o seu acesso ao AVEA. Para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, você pode sempre contar com o auxílio dos profissionais do polo. São eles:

Coordenador de PoloO coordenador de polo tem a função de administrar as questões pedagógicas referentes à atualização de tarefas, esclarecimentos das atividades e controle das situações de avaliação que incluem as atividades obrigatórias e provas presenciais.

Tutor PresencialÉ a pessoa responsável por estimular, motivar e orientar os estudantes a desenvolverem suas atividades acadêmicas, contribuindo ao ritmo de aprendizagem, estimulando encontros presenciais e formação de grupo de estudos. O tutor presencial acompanha os bate-papos, fóruns e atividades realizadas pelos estudantes e está em contato permanente com os tutores a distância, para auxiliar no desenvolvimento de estudos, esclarecimento de tópicos e atividades propostas em cada uma das Unidades Curriculares do curso.

No Polo de Apoio Presencial (PAP), além de participar da transmissão da aula via web conferência, você poderá participar de grupo de estudos presenciais e/ou virtuais, atividades via fórum, interação com o professor via chat e contatos de interação com a tutoria sempre que necessário.

No dia de chat, o professor coloca-se à disposição em determinado horário para tirar dúvidas, contribuir e esclarecer conteúdos que possam não ter ficado claros durante a “interação”. É o momento de bater um papo com o professor sobre o conteúdo presente. Esse é um momento síncrono, ou seja, realiza-se porque ambos estão conectados no horário estipulado pela administração do curso.

O Fórum de Discussão é destinado ao desenvolvimento de atividades de discussão de temas monitorados pelo professor, com o objetivo de promover a interação e a sociabilização entre os participantes. Este acontece de maneira assíncrona, ou seja, os estudantes interagem entre si, porém em tempos diferentes.

[ Atenção: Questões administrativas e de avaliação devem ser

encaminhadas para a tutoria a distância. Não

havendo resolução, estas questões serão

encaminhadas via e-mail para a Coordenação do Polo para q e tome as devidas providências. ]

Guia do Estudante 23

as interações

As interações presenciais de cada uma das unidades curriculares (UC) previstas na estrutura curricular do curso são ofertadas uma vez por semana, e seguem orientações conforme sua carga horária.

Para UC cuja carga horária é de 60h/a:

Duração de 15 semanas;

Nove interações presenciais;

Três atividades obrigatórias;

Cinco semanas de recuperação

Para UC cuja carga horária é de 30h/a:

Duração de 08 semanas;

Cinco interações presenciais;

Duas atividades obrigatórias;

Duas semanas de recuperação

Todas as interações ministradas no curso serão acompanhadas e gravadas pelo tutor de videoconferência e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Frequência acadêmica

Para ser aprovado, você deverá atingir uma frequência mínima de 75% das interações propostas, ou seja, interação presencial, atividades obrigatórias, atividades de fixação e prova presencial.

[ Caso você não atinja o percentual mínimo de frequência, estará automaticamente reprovado. Casos especiais, devidamente justificados e apreciados, serão avaliados pela Coordenação do Polo. ]

[ É sempre bom lembrar que, ao final de cada módulo de ensino, o estudante realiza, de forma obrigatória, as respectivas provas presenciais. Elas são aplicadas (conforme calendário de provas) pela equipe do Polo de Apoio Presencial (PAP). ]

Atividades de ensino

No decorrer das semanas de cada UC, são disponibilizadas no AVEA as seguintes atividades pedagógicas:

Atividades obrigatórias (AO);

Atividades de fixação (AF); e

Atividades com gabaritos (AG).

Todas as atividades mencionadas estão distribuídas ao longo de cada uma das semanas previstas no calendário do curso, as quais apresentam as seguintes especificações:

Atividades obrigatórias (AO)São as atividades de ensino (questionário ou tarefa com postagem de arquivo) que fazem parte do processo de avaliação. Essas atividades são avaliadas pelo professor através da atribuição de conceitos.

Atividades de fixação (AF)São as atividades de ensino (questionário ou tarefa com postagem de arquivo) que são analisadas e comentadas pelo professor. Não está prevista a atribuição de conceito.

Atividades com gabaritos (AG)São as atividades de ensino (tarefa off-line) que não envolvem análise ou atribuição de conceitos por parte do professor. Essas são atividades para estudantes que queiram ampliar e aprofundar sua prática.

Guia do Estudante 25

Prova presencial

A prova presencial é obrigatória e realizada simultaneamente em todos os polos de apoio presencial onde é oferecido este curso. As questões têm cinco alternativas em que apenas uma alternativa corresponde à resposta correta para cada uma das questões. O número de questões na prova presencial é proporcional à sua carga horária, sendo 15 questões para UC de 60h/a e 10 questões para UC de 30h/a.

[ As atividades on-line são disponibilizadas no ambiente virtual, conforme o prazo determinado pelo professor. Cada um dos professores é orientado a seguir o prazo máximo de 12 dias, após o encerramento, para realizar o feedback adequado ao estudante. ]

Recuperação

A recuperação paralela acontecerá no decorrer da unidade, através da participação no fórum de dúvidas, chats semanais e/ou interações presenciais com o professor, além da possibilidade de recuperação de conceito com a reabertura da atividade obrigatória 1 (AO1).

O estudante que não obtiver conceito para aprovação na primeira etapa poderá recuperar o conceito das atividades ou da prova presencial.

Para recuperar o conceito das atividades, o estudante, sob orientação do professor, deverá fazer a atividade de recuperação (AOR) que substituirá o conceito das atividades. Já para a recuperação das competências relacionadas à prova, defi ne-se a Prova Presencial 3 (PP3) como sendo a prova de recuperação.

O conceito da recuperação será substitutivo.

Guia do Estudante 27

Avaliação

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET

Os critérios de avaliação para o Curso Técnico em Informática para Internet, na modalidade a distância, consideram as competências adquiridas como princípio central do processo de preparação para o trabalho e seguem a proposta pedagógica do curso.

Guia do Estudante

O processo de avaliação ocorrerá durante o período educativo e deverá acompanhar o desenvolvimento do estudante na obtenção das competências necessárias para exercer a sua profissão. Para tanto, deverão ser avaliados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos estudantes no desempenho de suas atividades.

Instrumentos de avaliação

Para a concretização e finalização do processo de avaliação, você deverá:

Atingir a frequência mínima ;

Realizar as atividades ;

Realizar uma das provas pre .

Atividades Obrigatórias

Você deverá realizar as atividades obrigatórias (AO) propostas em cada uma das disciplinas em que estiver matriculado.

Guia do Estudante 29

AO1 – Esta atividade ocorrerá somente em UC com 60h/a. O bjetivo desta é avaliar habilidades teóricas e práticas. Sugere-se ao professor que seja uma atividade abrangendo conteúdos básicos e iniciais da UC. Pode conter questões abertas e/ou fechadas com prazo de 6 dias para a execução, devendo ser reaberta para recuperação paralela de conceito. Esta atividade tem peso um.

AO2 – Seu objetivo é avaliar habilidades práticas. Deverá exigir uma visão completa e abrangente do conteúdo geral da UC e deverá também ser uma postagem de arquivo com impedimento para envio atrasado. Sugere-se ao professor que seja uma atividade em grupos de 2 a 4 estudantes e que tenha perfil de desenvolvimento de projeto de análise ou pesquisa. Por exemplo: plano de negócios, elaboração de um sistema, elaboração de uma homepage, etc. O conceito da AO2 tem peso três nas UC de 60h/a. Nas de 30h/a, a AO2 tem peso dois. Então, essa atividade é a que mais influencia no conceito das atividades na UC. Para o desenvolvimento da mesma, deverá ser ofertado prazo de 27 dias para a execução.

AO3 – Esta atividade deve avaliar habilidades teóricas de modo objetivo. Deverá ser um questionário similar ao da prova presencial, ou seja, dez questões de múltipla escolha, para familiarizar o estudante com a situação de avaliação requerida, com tentativa única e limite de tempo expresso em minutos. Esta atividade deverá ser ofertada com prazo de 13 dias.

Sendo assim, a atividade é avaliada, e a avaliação é expressa no formato de Conceito, conforme o quadro a seguir.

Tabela de conceitos para as atividades obrigatórias

Caso o estudante não realize a atividade, será atribuído NF – Não Fez.

Prova Presencial

A Prova Presencial (PP) é obrigatória para cada uma das UC em que você estiver matriculado.

A pontuação da prova presencial é realizada conforme critério de equivalência dos conceitos.

A divulgação do gabarito da prova presencial 1 (PP1) ocorrerá no dia da prova presencial 2 (PP2), exceto quando a prova PP2 for aplicada na mesma semana que ocorreu a PP1.

Pedido de recurso Todo o estudante poderá entrar com recurso referente à Prova Presencial (PP) sempre que julgar necessário. Para entrar com recurso, você deverá seguir os seguintes procedimentos, caso contrário o recurso não será analisado pela coordenação:

Conceito Símbolo

Excelente E

Proficiente P

Suficiente S

Insuficiente I

Guia do Estudante 31

Enviar a solicitação de recurso via e-mail, em até 48 a publicação do gabarito Coordenação Adjunta

[email protected]);

Incluir como título (assunto) do e-mail a denominação “MUDANÇA DE GABARITO”;

Incluir no corpo do e-mail uma justificativa clara e objetiva da necessidade de solicitação do recurso;

Não incluir links no corpo do texto.

Conceito final

Todo estudante deverá estar ciente que, para a atribuição do conceito final, em cada uma das disciplinas em que estiver matriculado, serão considerados os seguintes critérios:

Conforme as diretrizes de avaliação do curso, está previsto um critério de atribuição de conceito final que envolve três níveis de conceitos finais para a aprovação e um nível de conceito para reprovação em cada uma das UC dos módulos, o estudante enha atingidomínima (75%).

As Diretrizes de Avaliação também preconizam um critério de distribuição dos conceitos finais atribuídos pelo professor, que determina a aprovação ou a reprovação do estudante em cada uma das disciplinas do curso.

[ O conceito final da Prova Presencial (PP) corresponde a 60% no valor do conceito final para aprovação. A média dos conceitos das Atividades Obrigatórias (AO) realizadas pelo estudante e avaliadas pelo professor da disciplina corresponderá a 40% do valor do conceito final para a aprovação. ]

Observe o quadro abaixo:

Conceitos de aprovação

Pendência

A reprovação do estudante em alguma UC lhe garante o direito de refazê-la sob o formato de pendência. Isso significa que o estudante terá então a oportunidade de repetir a UC em que foi reprovado, quando ela for novamente ofertada em outra turma, que não será, obviamente, a sua, originalmente.

Para Conceito Símbolo

APROVAÇÃO

Excelente E

Proficiente P

Suficiente S

REPROVAÇÃO Insuficiente I

[ A aprovação na disciplina em

pendência substitui automaticamente a

reprovação inicial da UC no histórico

escolar parcial do estudante. ]

Guia do Estudante 33

Requerimentos

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A INTERNET

Para requerer atestado de frequência, você deverá solicitar ao coordenador do polo de apoio presencial.deverá enviar e-mail de [email protected].

Guia do Estudante

Rematrícula

A cada semestre, você deverá solicitar a rematrícula junto ao coordenador do polo de apoio presencial em até 2 (duas) semanas antes do início do semestre.

Validação de nidade urricular (UC)

Você também pode solicitar à coordenação o direito de validação da UC. O prazo para a solicitação é de até três semanas antes do início do semestre.

Para validação de conhecimentos cursados ou experiências anteriores, você será submetido a uma avaliação individual tendo que obter conceito P (Proficiente) em Prova Presencial no Polo.

Guia do Estudante 35

Trancamento de matrículae retorno

O trancamento de matrícula poderá ser requerido e justifi cado a partir do 2º semestre do curso e terá a validade de um ano, a partir da data do deferimento.

O retorno ao curso poderá ser solicitado enquanto o curso estiver sendo oferecido e existirem vagas remanescentes. Não existe nenhuma garantia de reedição de curso nos polos atuantes no programa.

Diploma

Neste curso, você pode receber até duas certifi cações intermediárias denominadas: (i) Assistente de Conteúdo para Internet, para concluintes do Módulo I e (ii) Programador Web para concluintes do Módulo II. Tais certifi cações serão concedidas mediante solicitação. Somente o estudante que fi nalizar os três módulos do curso receberá o diploma que o habilitará como profi ssional Técnico em Informática para Internet.

Para a obtenção do certifi cado, você deve estar com a documentação completa necessária para a viabilização e retirada do diploma. É preciso entregar também a carteira de estudante do IFSC e uma declaração de quitação fornecida pela biblioteca do Polo de Apoio Presencial.

[ Para requerer rematrícula, validação, trancamento e retorno, você deverá preencher o documento contido no AVEA (requerimento.doc), assinar e entregar no polo de apoio presencial. ]

Os diplomas estarão disponíveis no Polo Presencial em que você foi matriculado a partir de 60 dias após a data da do estudante no curso.

A retirada é efetuada mediante a apresentação dos documentos previstos no Art.78 ODP.

[ A formatura é organizada pelo Campus

Florianópolis/SC, na mesma data dos alunos

do ensino presencial conforme calendário da

instituição. A participação não é obrigatória. ]