Cx Programmer Ethernet

9
1 - Configurar a ligação Abrir o Cx-Programmer e criar um novo ficheiro. Seleccionar o tipo de processador em Device Type CJ1M. Em Device Type - Settings escolher em CPU Type - CPU 12. Em seguida é necessário configurar a ligação ao PLC, que poderá ser de dois tipos, por Ethernet ou cabo de programação. No caso de ter uma ligação por cabo de programação saltar para o ponto 1.2.

description

Cx programmer

Transcript of Cx Programmer Ethernet

Page 1: Cx Programmer Ethernet

1 - Configurar a ligação Abrir o Cx-Programmer e criar um novo ficheiro.

Seleccionar o tipo de processador em Device Type – CJ1M.

Em Device Type - Settings escolher em CPU Type - CPU 12.

Em seguida é necessário configurar a ligação ao PLC, que poderá ser de dois tipos, por Ethernet ou cabo de programação. No caso de ter uma ligação por cabo de programação saltar para o ponto 1.2.

Page 2: Cx Programmer Ethernet

1.1 - Ligação Ethernet Antes de se proceder à configuração da Ethernet é necessário obter o número da Unit e do Node. Para tal verificar na placa Ethernet do PLC as configurações dos selectores. Por defeito o valor da Unit é 1 e do Node é 57, como tal no exemplo é usado este valor, mas no caso de ter outro valor substituir o valor 57 pelo valor calculado. Para se calcular o valor da Unit ver o valor apontado pelas setas nos selectores.

Node = Node 1 * 16 + Node 0 Seleccionar a opção Ethernet em Network Type.

Page 3: Cx Programmer Ethernet

Abrir o menu Network Type – Settings e no menu Network editar Fins Source Address - Network = 0 Fins Destination Adress – Network =0 , Node = 0 ou o valor Node calculado anteriormente. Frame Length = 2000 Response Timeout (s) = 2

No menu Driver colocar: IP Address = 192.168.106.57 Port Number = 9600

Configurar os endereços IP da carta de rede do PC que se está a conectar ao PLC: Endereço IP = 192.168.106.50

Page 4: Cx Programmer Ethernet

Máscara de sub-rede = 255.255.255.0 Gateway predefinido 192.168.106.254 NOTA: O cabo de ligação do PC ao PLC tem que ser cruzado (CROSSOVER). Saltar para o ponto 2. 1.2 - Ligação por cabo A selecção do Device Type as suas configurações Settings são iguais à opção anterior.

Seleccionar a opção SYSMAC WAY em Network Type. No menu Network Type – Settings Na opção Network colocar: Network = 0 Node = 0 Frame Length = 1004 Response Timeout (s) = 2 Host Link Port Unit = 0

Page 5: Cx Programmer Ethernet

Na Opção Driver Port Name = Porta COM utilizada, não necessariamente a COM1. Baud Rate = 115200

Page 6: Cx Programmer Ethernet

2 - Como carregar um programa do PLC para o PC Após ter configurado a ligação ao PLC, proceder à ligação ao PLC. Para tal na Barra

principal do CX- Programmer carregar no Botão (Work Online) para se ligar ao autómato.

Em seguida carregar no botão (Upload from PLC) para efectuar o upload do programa do PLC e todas as suas configurações para o PC. Seleccionar as opções: Program(s), Settings, IO table, Symbols, Comments e Program índex.

Carregar em Ok para proceder ao Upload do programa do PLC.

Por último guardar o ficheiro que se obteve do PLC num ficheiro.

Page 7: Cx Programmer Ethernet

3 - Descarregar programa do PC para o PLC Abrir o ficheiro que se quer colocar no PLC e verificar se as configurações da ligação ao PLC são as adequadas. Para isso carregar com o botão do lado direito em cima de ‘NewPLC1[CJ1M]’ e seleccionar a opção Change e verificar se as configurações da ligação são as correctas. Ver pontos 1.1 para ligação por Ethernet e 1.2 para ligação por cabo de programação.

Após a abertura no novo ficheiro e a correcta configuração da ligação ao autómato, proceder à ligação ao autómato. Para tal na barra principal do CX- Programmer carregar

no Botão (Work Online) para se ligar ao autómato.

Page 8: Cx Programmer Ethernet

NOTA: Durante a passagem do novo programa o botão de START da máquina tem que estar continuamente pressionado, apenas pode ser libertado quando o PLC estiver em funcionamento novamente. O Download de um novo programa não deve ser interrompido.

Em seguida carregar em (Transfer to PLC) e seleccionar todas as opções da figura seguinte.

Em seguida carregar em OK.

De seguida em Sim para alterar o estado de funcionamento do PLC.

E novamente em Sim para alterar para o modo de programação.

Page 9: Cx Programmer Ethernet

.No final do download do novo programa, se tudo correr bem temos a seguinte imagem:

Carregar em OK e novamente em sim para colocar o PLC em estado de Monitor

Ter em atenção que no final o PLC tem que ficar no estado de Monitor para que seja possível comunicar com o PLC recorrendo ao HostLink.

Para isso verificar se o botão está pressionado antes de fechar o CX- Programmer. Por último retirar o Cx-Programmer do modo de Work Online carregando no botão de

. Desligar a máquina e voltar a ligar. Ter em atenção que as variáveis de configuração D120 a 143 poderão ter valores incorrectos por defeito, como tal não esquecer de actualizar na primeira utilização.