D. Sebastiao Mito

1
Na “Mensagem”, D. Sebastião é visto como um visionário devido a este ir a África numa grande façanha, mesmo sabendo que à partida esta seria perdida. Mas mesmo assim, tem coragem e, principalmente, ambição de querer um Portugal maior. Ao longo da obra, Pessoa sente a necessidade de revitalizar a pátria e, para isso, recria o mito sebastianista, ou seja, espera-se a vinda de um Salvador, que virá libertar o povo português e restaurar a sua glória e prestigio. Assim, o mito representa o esforço e a grandeza dos portugueses e que será possível a construção de um novo império.

description

mito de D.Sebastião

Transcript of D. Sebastiao Mito

Page 1: D. Sebastiao Mito

Na “Mensagem”, D. Sebastião é visto como um visionário devido a este ir a África numa grande façanha, mesmo sabendo que à partida esta seria perdida. Mas mesmo assim, tem coragem e, principalmente, ambição de querer um Portugal maior.

Ao longo da obra, Pessoa sente a necessidade de revitalizar a pátria e, para isso, recria o mito sebastianista, ou seja, espera-se a vinda de um Salvador, que virá libertar o povo português e restaurar a sua glória e prestigio.

Assim, o mito representa o esforço e a grandeza dos portugueses e que será possível a construção de um novo império.