da 13a edição do Goiás na Ponta do Lápis

16
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE VOLTA À ESCOLA ESCOLA ESCOLA A esperada premiação dos grandes vencedores do concurso Goiás na Ponta do Lápis foi realizada na quinta-feira, em Goiânia, quando foram conhecidos os 18 estudantes e três escolas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares em cada uma das sete categorias da competição. Páginas 2, 3 e 4 Os grandes vencedores Gabriely Pereira (categoria E), Carlos Eduardo Borges (categoria B), Cecília de Castro (categoria A), Josielly Leite (categoria C), Cleide Alves (categoria F), Gabriel da Silva (categoria D) e a professora Poliana, representando a Escola Evangélica Betel, de Iporá, vencedora da categoria G Veja também a cobertura das últimas 11 regionais visitadas pelas equipes da Tribuna Páginas 5 a 15 Em grande evento, Governo de Goiás entrega material pedagógico, verba para reformas e plano tecnológico Prefeitura de Goiânia tem 59 escolas que oferecem Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos Página 2 Página 16 www.tribunadoplanalto.com.br/escola 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 - Nº 821 Os campeões da 13 a edição do Goiás na Ponta do Lápis Fotos: Giovanne Tavares

Transcript of da 13a edição do Goiás na Ponta do Lápis

iNOVAÇÃO NA educAÇÃO de VOltA à escOlA

E S C O L AE S C O L A

A esperada premiação dos grandes vencedores do concurso Goiás na Ponta do Lápis foi realizada na quinta-feira, em Goiânia, quando foram conhecidos os 18 estudantes e três escolas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares em cada uma das sete categorias da competição. Páginas 2, 3 e 4

Os grandes vencedores Gabriely Pereira (categoria E), Carlos Eduardo Borges (categoria B), Cecília de Castro (categoria A), Josielly Leite (categoria C), Cleide Alves (categoria F), Gabriel da Silva (categoria D)

e a professora Poliana, representando a Escola Evangélica Betel, de Iporá, vencedora da categoria G

Veja também a cobertura das últimas 11 regionais visitadas pelas equipes da Tribuna

Páginas 5 a 15

Em grande evento, Governo de Goiás entrega material pedagógico, verba para reformas e plano tecnológico

Prefeitura de Goiânia tem 59 escolas que oferecem Educação de

Adolescentes, Jovens e AdultosPágina 2 Página 16

www.tribunadoplanalto.com.br/escola

11 A 17 DE MARÇO DE 2018 - Nº 821

Os campeões da 13a edição do Goiás na Ponta do LápisFotos: Giovanne Tavares

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola2 E S C O L AE S C O L A

Esta edição do caderno ESCOLA traz a grande finalíssima da 13ª edição do concurso de Redação, Desenho, Fotografia e Vídeo Goiás na Ponta do Lápis, realizado pela Tribuna do Planalto em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Traz também o registro da entrega de premiação das 11 últimas Regionais de Educação, fase que antecedeu à grande final, esta acontecida no Auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia, na quinta-feira passada.

Foram premiados estudantes de todo o Estado, já que o concurso tem uma abrangência capaz de atingir os mais distantes rincões de Goiás, seja Campos Belos, no extremo Nordeste, seja Quirinópolis, no Sul. Onde há escola, o estudante foi estimulado a participar do concurso, que nesta edição que se encerrou, referente ao ano de 2017, teve como tema “Educação Alimentar – Em Busca de uma Vida Saudável”.

Mais de 330 mil alunos da rede estadual foram inscritos e, na premiação final, foram agraciados 21 vencedores em sete categorias. Foram distribuídos como prêmios, entre outros, notebooks (ao primeiro colocado de cada categoria), tablets (ao segundo colocado) e smartphones (ao terceiro colocado). Mas o grande objetivo não é entregar prêmios, mas estimular a participação dos estudantes, instigá-los a dar o melhor de si nos estudos. O concurso busca estimular a reflexão e o debate em torno de temas que contribuam para a formação integral das crianças e jovens.

Na próxima edição, além de reportagem especial com os vencedores que ganharam uma viagem de fim de semana a Caldas Novas, serão publicados os trabalhos dos estudantes premiados na grande final do concurso.

Esse é o espírito do concurso Goiás na Ponta do Lápis: envolver a comunidade, escola, pais, alunos, para que reflitam sobre temas da atualidade, pesquisem e escrevam, filmem, fotografem, desenhem sobre o que estudaram. O valorização da educação é premente para um país que sonha tornar-se grande e civilizado. O Brasil não pode abrir mão de formar cidadãos conscientes e prontos para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

Manoel Messias Rodrigues - Editor

Vencedores!

LCarta ao eitor

Editado e impresso por Rede de Notícia Planalto Ltda-ME - WSC Barbosa Jornalismo - ME

Fundador e Diretor-Presidente Sebastião Barbosa da Silva

[email protected]

Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores, não traduzindo, necessariamente, a opinião do jornal.

Diretor de Produção Cleyton Ataídes Barbosa [email protected]

Departamento Comercial [email protected] 62 99622-5131

Editor Manoel Messias Rodrigues [email protected]

Repórteres Daniela Martins [email protected] Fabiola Rodrigues [email protected]

Diagramação Maykell Guimarães [email protected]

Site www.tribunadoplanalto.com.br facebook @TribunadoPlanalto

Email Redação [email protected]

Endereço e telefone Rua Antônio de Morais Neto, 330, Setor Castelo Branco, Goiânia - Goiás CEP: 74.403-070 Fone: (62) 3086-4379

Fundado em 7 de julho de 1986

caro leitor, envie sugestões de pautas, críticas, artigos e textos para serem avaliados e publicados. Ajude-nos a fazer o caderno escOlA em sintonia com a educação em Goiás, em sintonia com você. Escreva para: [email protected]

REDE ESTADUAL

Fabiola Rodrigues

O governo estadual por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Es-

porte (Seduce) realizou na tarde de terça-feira, 6/3, o Goiás – Edu-cação Inovadora. Prestigiado por mais de duas mil pessoas no ginásio Goiânia Arena, o evento foi marcado pela entrega simbó-lica de 1,7 milhão de cadernos do programa Aprender +, o repasse de quase R$ 48 milhões para re-forma de escolas e o lançamento do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação.

A secretária Raquel Teixeira, da Seduce, fez um resgate históri-co sobre a evolução da Educação em Goiás, que, segundo ela, des-de 1999 passa por transforma-ções no conceito arquitetônico e de gestão das escolas, bem como na área pedagógica, levando o Estado a ficar entre os melhores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Temos que evoluir com a tecnologia, levá-la para a escola. O mundo do século 21 requer co-laboração. Ao mesmo tempo em que há uma aceleração tecnoló-gica e imprevisibilidade do futu-ro, há também a manifestação de diferentes culturas, línguas, crenças. Se não desenvolvermos a capacidade de colaboração e comunicação, teremos um mun-do aos pedaços. E esse ato hoje é um caminhar na direção do fu-turo”, ressaltou a secretária.

O governador Marconi Perillo disse que desde seu primeiro go-verno, em 1999, aprendeu a “des-centralizar a gestão e a confiar na equipe”. Os avanços obtidos na Educação -- destacou -- fazem parte desse modelo de governo.

“Infelizmente o Brasil ainda amarga posições distantes do topo da educação mundial. Mas me contenta e me alegra ver o engajamento de instituições que são parceiros nesse projeto ino-

EVENtO FOI MARCADO PELA ENtREGA SIMBóLICA DE 1,7 MILhãO DE CADERNOS DO PROGRAMA APRENDER + Solenidade aconteceu no ginásio Goiânia Arena

Governador Marconi Perillo: legado na educação

Vice-governador Zé Eliton: ganhos qualitaitivos

Educação aposta na

INOVAÇÃO

vador”, disse ao citar o Instituto Inspirare, o Instituto Natura e a Telefônica Vivo, que participam do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação.

“Vamos deixar, professora Raquel, um grande legado com a instituição desse plano tecno-lógico”, completou o governador.

O vice-governador, Zé Eliton, disse que as novidades anun-ciadas no evento trarão ganhos qualitativos importantes.

“Fiquei admirado com as pla-taformas apresentadas aqui. Ino-vação deve ser uma busca cons-tante, o maior legado do governo para desenvolvimento pedagógi-co de crianças e adolescentes em Goiás”, elogiou Zé Eliton.

Também participaram do evento a primeira-dama Valéria Perillo, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias; Anna Penido, do Instituto Inspirare; Américo Mattar, da Fundação Telefônica Vivo; Ra-fael Parente, da Aondê; além de deputados, prefeitos, superin-tendentes, professores e alunos.

O programa Aprender + é um caderno de atividades desenvolvido por técnicos da Seduce com o objetivo de am-pliar e sistematizar conheci-mento em Língua Portuguesa e Matemática. Lançado em fevereiro de 2017, ele foi distri-buído entre alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Foram entregues 474 mil uni-dades. Devido ao sucesso, e aos indicadores positivos al-cançados com a utilização do material pedagógico, este ano o Aprender + abrangerá toda a rede de ensino: do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Reforma de escolasNo evento, foi oficializa-

do o repasse de quase R$ 48 milhões para reforma de 450 unidades escolares de 22 municípios goianos, com recursos oriundos do Tesouro Estadual..

Plano de Inovação e TecnologiaUma das ações do Plano Estadual de Inovação e Tec-nologia na Educação foi a distribuição de 7,5 mil novos computadores, seis por esco-la, para uso administrativo e de professores. Parte dos equipamentos será destina-da aos 26 Núcleos de Tec-nologia Educacionais (NTEs) espalhados por todo o Es-tado. Com isso, eles deixam de ser somente pontos de apoio para as Coordenações Regionais e se transformam em Polos de Educação Ino-vadora, com salas de expe-rimentação e novos espaços de formação. Também serão capacitados 1.171 multiplica-dores para o uso das ferra-mentas tecnológicas.

Fotos: Mônica Salvador

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola3 E S C O L AE S C O L A

Finalistas recebem premiaçãoManoel Messias Rodrigues

Foi realizada na noite de quinta-feira, 8, a soleni-dade de premiação de di-

vulgação dos vencedores e en-trega de prêmios da 13ª edição do concurso de Redação, Dese-nho, Fotografia e Vídeo Goiás na Ponta do Lápis, promovido pela Tribuna do Planalto em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultu-ra e Esporte (Seduce). O evento ocorreu no Auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia e premiou estudan-tes de todo o Estado.

A cerimônia contou com a participação da secretária Raquel Teixeira, da Seduce, representando o governador Marconi Perillo, que estava em viagem ao interior e não con-seguiu chegar a tempo; o dire-tor-presidente da Tribuna do Planalto, Sebastião Barbosa da Silva; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias; e o vereador Eduardo Prado, além de gestores escola-res, diretores e coordenadores educacionais, pais e estudan-tes de várias cidades de Goiás.

A abertura da solenidade foi feita pelo jornalista Vassil Oliveira, editor da Tribuna do Planalto, que lembrou que o concurso surgiu a partir do desejo do jornal de colaborar com a formação das pessoas.

“Hoje falamos de vitórias: vitória do jornal, em conse-guir realizar 13 edições do concurso, vitória de cada um dos coordenadores Regionais de Educação, que se dispõem a trabalhar para que o concurso se realize, vitória dos diretores, que estão mais próximos dos alunos, vitória das famílias, até que se chegue aqui à vitória dos vencedores do concurso”, disse, observando que muitos pais se desdobram, mesmo cansados, para ajudar e incen-tivar o filho a participar do concurso e, assim, melhorar sua vida acadêmica.

GratidãoA coordenadora Regional

de Educação, Cultura e Esporte de Rio Verde, Rita de Cássia Fer-reira, representando os todos os coordenadores regionais de educação do Estado, enalteceu a figura do estudante como es-trela do evento, além de pais e professores.

“A palavra da vez é gratidão, principalmente falando para um grupo de vencedores, de alunos dedicados, excepcio-nais, justamente nesta que é uma semana de conquistas e realizações para todos nós da educação”, falou, se referindo ao anúncio de investimentos na área de educação feito pelo Governo estadual e ao Dia da Mulher.

Dizendo-se entusiasta do concurso, a secretária Raquel Teixeira falou que o papel da educação é preparar o jovem, a criança para o mundo, para o fu-turo, para a inserção na vida, que está cada vez mais dinâmica.

“Que tipo de educação que-remos dar a nossos alunos? Se tem uma coisa que temos certeza é que a capacidade de comunicação é um dos ele-mentos imprescindíveis para a inserção no mundo futuro, principalmente no mundo do conhecimento”, observou, lem-brando que se o indivíduo não tiver capacidade de se expres-sar, ler, escrever, entender, ge-neralizar, interpretar, ele terá uma grande barreira na vida.

“Portanto, estimular um concurso dessa natureza, que leva o participante a pesquisar, a saber se expressar, ter pen-samento crítico, criatividade, capacidade de colaboração, es-timulamos o aluno a ser prota-gonista na vida”, frisou.

A secretária destacou que a Seduce tem muito orgulho de, desde o primeiro momento, ter sido parceira do jornal na re-alização do concurso, que, se-gundo ela, traz sempre temas importantes para a vida da co-munidade.

“Então é uma oportunida-de de conscientizar os alunos para temas importantes da vida e a estimulá-los a escreve-rem. Portanto é uma iniciativa que tem apoio integral, total, entusiasmado da Seduce e do Governo de Goiás”, concluiu.

Fotos: Giovanne Tavares

Secretária Raquel Teixeira durante a solenidade, acompanhada da coordenadora Regional de Educação de Rio Verde, Rita de Cássia; do diretor-presidente da Tribuna, Sebastião Barbosa; e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola4 E S C O L AE S C O L AGOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola4 E S C O L AE S C O L A

Fabiola Rodrigues

Como parte das atividades de premiação da 13ª edi-ção do concurso Goiás na

Ponta do Lápis, foi realizado na tarde de quinta-feira, 8/3, um al-moço de confraternização para os coordenadores Regionais de Educação da Secretaria de Esta-do e Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O evento aconteceu na churrascaria Nativas Grill, em Goiânia, com a presença da secre-tária Raquel Teixeira e sua equi-pe. Promovido pelo diretor-pre-sidente da Tribuna do Planalto, Sebastião Barbosa, o momento de comunhão e descontração

Com 330 mil alunos da rede estadual inscritos, a 13ª edição da competição teve como tema “Educação Alimentar – Em Busca de uma Vida Saudável” e premiou 21 vencedores em sete categorias. A iniciativa busca es-timular a reflexão e o debate em torno de temas que contribuam para a formação integral das crianças e jovens.

Foram premiados os estu-dantes nas primeiras colocações de cada categoria com note-books, o segundo lugar recebeu um tablet e o terceiro, um smar-tphone. Os primeiros colocados e seus professores orientadores também foram contemplados

com uma viagem de final de semana, com todas as despesas pagas, em Caldas Novas, com di-reito a um acompanhante. Um grupo de 35 pessoas já está des-frutando do prêmio, com direito a traslado, hospedagem, café da manhã, almoço e jantar, entre o dia 9 e 11 de março.

O concurso também conce-deu aos selecionados da catego-ria Ensino Médio uma bolsa de estudos da Faculdade Sul Ame-ricana (Fasam). O primeiro lugar foi premiado com desconto inte-gral, o segundo com desconto de 80% e o terceiro com desconto de 60% no curso escolhido.

Primeira colocada na catego-

ria Ensino Médio, a estudante Ga-briely Pereira de Amorim, ex-alu-na do Colégio Estadual Analícia Cecília Barbosa da Silva, em Amo-rinópolis, avalia a premiação no concurso como uma devolutiva da atenção dada aos seus estudos.

“Foi como um retorno da mi-nha dedicação e da dedicação dos meus professores e minha escola” disse, dizendo que sem-pre participou do concurso e que os alunos foram encorajados pela unidade escolar a participar.

As Coordenações Regionais de Iporá, Rio Verde, Santa Hele-na de Goiás e Goianésia foram destaque com mais de um cam-peão. A coordenadora Regional

de Goianésia, Maria Umbelina Pereira Ruggeri, explica que na cidade é realizado um trabalho nas escolas para incentivar a par-ticipação dos estudantes e que o conteúdo é trabalhado dentro de sala de aula. Para Maria Umbeli-na os bons resultados em con-cursos como o Goiás na Ponta do Lápis contribuem com a autoes-tima dos alunos e servem de in-centivo na comunidade escolar.

“Os alunos se sentem valo-rizados, são marcas que ficam para sempre” explicou.

Os estudantes que chegaram à etapa final do concurso são os que se classificaram em pri-meiro lugar nas seis categorias

durante as 40 premiações regio-nais, uma para cada Coordena-ção de Educação,. Nesta fase, os primeiros classificados ganha-ram como prêmio uma bicicleta, além de medalhas e certificado de participação.

Na fase regional o concurso premiou mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos por todo o Estado. Tam-bém foram agraciadas as 96 pro-duções em vídeos. As categorias de Vídeo, Fotografia e Desenho são ampliações da competição, que nos primeiros anos de rea-lização selecionava apenas reda-ções. (Manoel Messias Rodrigues)

ALMOÇO FOI OFERECIDO PARA OS COORDENADORES REGIONAIS DE EDuCAÇãO EM GOIÂNIA, COM A PRESENÇA DA SECREtáRIA RAquEL tEIxEIRA E SuA EquIPE

Almoço celebra sucesso

Festa dos vencedores

FINALISTAS GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS 2017Aluno Ano Escola Classificado Categoria CRECE

cecília de castro 2º Ano - ensino Fundamental instituto educacional livre expressão 1º categoria A Planaltina de Goiás

Pedro c. l. Peixoto 3º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Machado de Assis 2º categoria A Rio Verde

Alerrandro Marcos B. silva 3º Ano - ensino Fundamental escola estadual João lobo Filho 3º categoria A inhumas

carlos eduardo Borges 5º Ano - ensino Fundamental escola estadual Quintiliano leão Neto 1º categoria B Quirinopolis

Bianca Rosa de Godoi 4º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Farnese Rabelo 2º categoria B itapuranga

laisla Nicole de s. Oliveira 5º Ano - ensino Fundamental escola Municipal Vereador José Xavier Navarro 3º categoria B itapaci

Josielly leite M. Oliveira 7º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Oscar Ribeiro da cunha 1º categoria c Rio Verde

isa Gabrielly Galvão dos santos 6º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Antônio Rodrigues dos santos 2º categoria c Minaçu

Arileny Borges 6º Ano - ensino Fundamental colégio estadual coronel Felix 3º categoria c santa Helena de Goiás

Gabriel da silva cunha 8º Ano - ensino Fundamental Colégio Estadual José Serafim Azevedo 1º categoria d santa Helena de Goiás

Andréia M. da silva 9º Ano - ensino Fundamental escola estadual Presidente Kennedy 2º categoria d Goianésia

sara Viviana 8º Ano - ensino Fundamental escola estadual dona eva 3º categoria d iporá

Gabriely Pereira de Amorim 3º Ano - ensino Médio colégio estadual Analicia cecília Barbosa da silva 1º categoria e iporá

Natália Flores Alves 3º Ano - ensino Médio colégio colégio estadual solon Amaral 2º categoria e Metropolitana

Marcela Abreu Pinho 2º Ano - ensino Médio colégio estadual Ayrton senna da silva 3º categoria e Águas lindas de Goiás

cleide Alves de lima silva eJA - 3º semestre colégio estadual Professor Júlio cavalcante 1º categoria F uruaçu

João da cruz lima de Paiva eJA - 3º semestre colégio estadual Ministro santiago dantas 2º categoria F Minaçu

Ana lucia Ferreira eJA - 4º semestre colégio estadual Artur costa e silva 3º categoria F itaberaí

– – escola evangelica Betel 1º categoria G iporá

– – colégio estadual laurentino Martins 2º categoria G Goianésia

– – escola estadual 5 de Janeiro 3º categoria G cidade de Goiás

contou com mais de 100 pesso-as presentes que celebraram o grande sucesso do concurso.

Sorteios de brindes como cin-co envelopes de R$ 200,00, para coordenadores e lembrancinhas para as mulheres, em comemo-ração ao Dia da Mulher deixaram os coordenadores mais felizes ainda. Durante o almoço, Raquel Teixeira parabenizou a Tribuna do Planalto por ajudar a reco-nhecer o trabalho dos coorde-nadores Regionais de Educação, diretores e de todo o ambiente escolar, inclusive o aluno.

“A educação é encantadora, sabemos que o trabalho em equi-pe tem muito mais resultado. Es-

tamos celebrando este momento com gratidão

e reconhecimento. Incenti-var o professor, o estudante é

abrir caminho para o desenvol-vimento da educação. Agradece-mos a parceria com a Tribuna”, diz a secretária.

Uma das coordenadoras ga-nhadoras dos R$ 200,00, Gricélia Geralda Nascimento Fernandes, coordenadora Regional de Edu-cação de Minaçu, agradeceu à Tribuna do Planalto e falou da importância do concurso.

“Este momento de celebração é importante para nós. Sabemos que vem para consolidar o tra-balho que realizamos durante quase um ano nas regionais. Somos motivados a trabalhar em prol do Goiás na Ponta do Lápis com afinco. Sei que os estu-dantes adoram participar desta ação brilhante. E as premiações que são dadas durante o nosso evento nos motivam a participar cada vez mais”, comentou.

Enquanto almoçavam, os

convidados trocavam diálogos sobre o avanço dos estudantes ao participarem do concurso de redação, desenho, fotografia e vídeo. A coordenadora Regional de Educação de Águas Lindas, Solange Silvina da Viges, disse que o certame incentiva o aluno, permitindo que ele vivencie boas experiências a partir do trabalho produzido. Ela ressaltou ainda que festejar a final de mais uma edição foi um privilégio.

Fotos: Giovanne Tavares

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola4 E S C O L AE S C O L AGOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola4 E S C O L AE S C O L A

Fabiola Rodrigues

Como parte das atividades de premiação da 13ª edi-ção do concurso Goiás na

Ponta do Lápis, foi realizado na tarde de quinta-feira, 8/3, um al-moço de confraternização para os coordenadores Regionais de Educação da Secretaria de Esta-do e Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O evento aconteceu na churrascaria Nativas Grill, em Goiânia, com a presença da secre-tária Raquel Teixeira e sua equi-pe. Promovido pelo diretor-pre-sidente da Tribuna do Planalto, Sebastião Barbosa, o momento de comunhão e descontração

Com 330 mil alunos da rede estadual inscritos, a 13ª edição da competição teve como tema “Educação Alimentar – Em Busca de uma Vida Saudável” e premiou 21 vencedores em sete categorias. A iniciativa busca es-timular a reflexão e o debate em torno de temas que contribuam para a formação integral das crianças e jovens.

Foram premiados os estu-dantes nas primeiras colocações de cada categoria com note-books, o segundo lugar recebeu um tablet e o terceiro, um smar-tphone. Os primeiros colocados e seus professores orientadores também foram contemplados

com uma viagem de final de semana, com todas as despesas pagas, em Caldas Novas, com di-reito a um acompanhante. Um grupo de 35 pessoas já está des-frutando do prêmio, com direito a traslado, hospedagem, café da manhã, almoço e jantar, entre o dia 9 e 11 de março.

O concurso também conce-deu aos selecionados da catego-ria Ensino Médio uma bolsa de estudos da Faculdade Sul Ame-ricana (Fasam). O primeiro lugar foi premiado com desconto inte-gral, o segundo com desconto de 80% e o terceiro com desconto de 60% no curso escolhido.

Primeira colocada na catego-

ria Ensino Médio, a estudante Ga-briely Pereira de Amorim, ex-alu-na do Colégio Estadual Analícia Cecília Barbosa da Silva, em Amo-rinópolis, avalia a premiação no concurso como uma devolutiva da atenção dada aos seus estudos.

“Foi como um retorno da mi-nha dedicação e da dedicação dos meus professores e minha escola” disse, dizendo que sem-pre participou do concurso e que os alunos foram encorajados pela unidade escolar a participar.

As Coordenações Regionais de Iporá, Rio Verde, Santa Hele-na de Goiás e Goianésia foram destaque com mais de um cam-peão. A coordenadora Regional

de Goianésia, Maria Umbelina Pereira Ruggeri, explica que na cidade é realizado um trabalho nas escolas para incentivar a par-ticipação dos estudantes e que o conteúdo é trabalhado dentro de sala de aula. Para Maria Umbeli-na os bons resultados em con-cursos como o Goiás na Ponta do Lápis contribuem com a autoes-tima dos alunos e servem de in-centivo na comunidade escolar.

“Os alunos se sentem valo-rizados, são marcas que ficam para sempre” explicou.

Os estudantes que chegaram à etapa final do concurso são os que se classificaram em pri-meiro lugar nas seis categorias

durante as 40 premiações regio-nais, uma para cada Coordena-ção de Educação,. Nesta fase, os primeiros classificados ganha-ram como prêmio uma bicicleta, além de medalhas e certificado de participação.

Na fase regional o concurso premiou mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos por todo o Estado. Tam-bém foram agraciadas as 96 pro-duções em vídeos. As categorias de Vídeo, Fotografia e Desenho são ampliações da competição, que nos primeiros anos de rea-lização selecionava apenas reda-ções. (Manoel Messias Rodrigues)

ALMOÇO FOI OFERECIDO PARA OS COORDENADORES REGIONAIS DE EDuCAÇãO EM GOIÂNIA, COM A PRESENÇA DA SECREtáRIA RAquEL tEIxEIRA E SuA EquIPE

Almoço celebra sucesso

Festa dos vencedores

FINALISTAS GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS 2017Aluno Ano Escola Classificado Categoria CRECE

cecília de castro 2º Ano - ensino Fundamental instituto educacional livre expressão 1º categoria A Planaltina de Goiás

Pedro c. l. Peixoto 3º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Machado de Assis 2º categoria A Rio Verde

Alerrandro Marcos B. silva 3º Ano - ensino Fundamental escola estadual João lobo Filho 3º categoria A inhumas

carlos eduardo Borges 5º Ano - ensino Fundamental escola estadual Quintiliano leão Neto 1º categoria B Quirinopolis

Bianca Rosa de Godoi 4º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Farnese Rabelo 2º categoria B itapuranga

laisla Nicole de s. Oliveira 5º Ano - ensino Fundamental escola Municipal Vereador José Xavier Navarro 3º categoria B itapaci

Josielly leite M. Oliveira 7º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Oscar Ribeiro da cunha 1º categoria c Rio Verde

isa Gabrielly Galvão dos santos 6º Ano - ensino Fundamental colégio estadual Antônio Rodrigues dos santos 2º categoria c Minaçu

Arileny Borges 6º Ano - ensino Fundamental colégio estadual coronel Felix 3º categoria c santa Helena de Goiás

Gabriel da silva cunha 8º Ano - ensino Fundamental Colégio Estadual José Serafim Azevedo 1º categoria d santa Helena de Goiás

Andréia M. da silva 9º Ano - ensino Fundamental escola estadual Presidente Kennedy 2º categoria d Goianésia

sara Viviana 8º Ano - ensino Fundamental escola estadual dona eva 3º categoria d iporá

Gabriely Pereira de Amorim 3º Ano - ensino Médio colégio estadual Analicia cecília Barbosa da silva 1º categoria e iporá

Natália Flores Alves 3º Ano - ensino Médio colégio colégio estadual solon Amaral 2º categoria e Metropolitana

Marcela Abreu Pinho 2º Ano - ensino Médio colégio estadual Ayrton senna da silva 3º categoria e Águas lindas de Goiás

cleide Alves de lima silva eJA - 3º semestre colégio estadual Professor Júlio cavalcante 1º categoria F uruaçu

João da cruz lima de Paiva eJA - 3º semestre colégio estadual Ministro santiago dantas 2º categoria F Minaçu

Ana lucia Ferreira eJA - 4º semestre colégio estadual Artur costa e silva 3º categoria F itaberaí

– – escola evangelica Betel 1º categoria G iporá

– – colégio estadual laurentino Martins 2º categoria G Goianésia

– – escola estadual 5 de Janeiro 3º categoria G cidade de Goiás

contou com mais de 100 pesso-as presentes que celebraram o grande sucesso do concurso.

Sorteios de brindes como cin-co envelopes de R$ 200,00, para coordenadores e lembrancinhas para as mulheres, em comemo-ração ao Dia da Mulher deixaram os coordenadores mais felizes ainda. Durante o almoço, Raquel Teixeira parabenizou a Tribuna do Planalto por ajudar a reco-nhecer o trabalho dos coorde-nadores Regionais de Educação, diretores e de todo o ambiente escolar, inclusive o aluno.

“A educação é encantadora, sabemos que o trabalho em equi-pe tem muito mais resultado. Es-

tamos celebrando este momento com gratidão

e reconhecimento. Incenti-var o professor, o estudante é

abrir caminho para o desenvol-vimento da educação. Agradece-mos a parceria com a Tribuna”, diz a secretária.

Uma das coordenadoras ga-nhadoras dos R$ 200,00, Gricélia Geralda Nascimento Fernandes, coordenadora Regional de Edu-cação de Minaçu, agradeceu à Tribuna do Planalto e falou da importância do concurso.

“Este momento de celebração é importante para nós. Sabemos que vem para consolidar o tra-balho que realizamos durante quase um ano nas regionais. Somos motivados a trabalhar em prol do Goiás na Ponta do Lápis com afinco. Sei que os estu-dantes adoram participar desta ação brilhante. E as premiações que são dadas durante o nosso evento nos motivam a participar cada vez mais”, comentou.

Enquanto almoçavam, os

convidados trocavam diálogos sobre o avanço dos estudantes ao participarem do concurso de redação, desenho, fotografia e vídeo. A coordenadora Regional de Educação de Águas Lindas, Solange Silvina da Viges, disse que o certame incentiva o aluno, permitindo que ele vivencie boas experiências a partir do trabalho produzido. Ela ressaltou ainda que festejar a final de mais uma edição foi um privilégio.

Fotos: Giovanne Tavares

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola5 E S C O L AE S C O L A

Pais, educadores e estudantes compareceram ao Colégio Claretiano Coração de Maria

Primeiros colocados em suas categorias: Natália Alves, Lais Freitas, Vithor Lucas, Milena Araújo e Thamilly Neves

Segundo colocado na categoria B, Theo Lima comemorou o aniversário com familiares

Thamilly Neves (10 lugar da categoria C), Fabiola Rodrigues, Pricila Lima, coordenador Marcelo Ferreira e Walquiria Menezes

GoiâniaA solenidade de entrega de prê-

mios aos estudantes seleciona-dos na etapa regional de Goiâ-nia no concurso Goiás na Ponta

do Lápis aconteceu no Colégio Claretiano Coração de Maria, localizado no Centro, na tarde do dia 28/02. Pais, professores, direto-res e alunos prestigiaram a cerimônia em homenagem aos vencedores.

Na abertura do evento, o coordenador Re-gional de Educação, Cultura e Esporte, Marcelo Ferreira de Oliveira, cumprimentou carinho-samente a todos que estavam no auditório. E na oportunidade homenageou e reconheceu o trabalho de cada professor, que procura en-sinar com diligência. Ele também agradeceu à Tribuna do Planalto por incentivar a união entre a família e a escola.

“Quando os pais, comunidade e os alunos estão alinhados no mesmo propósito, o rendi-mento do estudante é muito melhor, sem dúvi-da nenhuma”, observou o coordenador.

Representando a Tribuna do Planalto, a re-pórter Fabiola Rodrigues falou da importân-cia de cada aluno estar envolvido em um uma competição saudável, que valoriza a capacidade e superação do estudante.

“Queremos contribuir com a melhor forma-ção do estudante proporcionando interação e diálogo no ambiente escolar, por meio da leitu-ra e escrita. O aprendizado acontece dessa for-ma”, lembrou.

A apresentação cultural ficou por conta da estudante Maria Danúzo, do Colégio Arco Íris, que recitou a poesia “Alimentos coloridos”, con-quistando aplausos da plateia.

O Goiás na

Ponta do Lápis consegue unir a escola e a família. E quando pais, comunidade e alunos estão alinhados, o rendimento do estudante é muito melhor

Marcelo Ferreira de OliveiraCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Thamilly Neves Santana

AlunA

Colégio Estadual do Jardim das Aroeiras

ESColA

7º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Milena Araújo Muniz

AlunA

CEPI Jardim das Aroeiras

ESColA

4º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Vithor Lucas F. Guimarães

Aluno

Escola Santa Rita de Cássia

ESColA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

ClASSIFICAção

Colégio Estadual Menino Jesus1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

Laís Freitas de Morais

AlunA

Colégio Estadual Jornalista Luiz

Gonzaga ContartESColA

EJA 2º PeríodoAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Natália Flores Alves

AlunA

Colégio Estadual Solon Amaral

ESColA

3º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Aline Mendes do Prado

AlunA

Escola Sesi CanaãESColA

8º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola6 E S C O L AE S C O L A

O concurso

é um grande incentivador para ampliar o campo do conhecimento do aluno. Sentimos um orgulho imenso de ter o Goiás na Ponta do Lápis em nossa regional

Os vencedores da fase regional: Wander Filho, Isabella Moura, Mariana Vitória, João Vitor, Francielly Beatriz e Paola Vitória, com Enoel Jr. e Sandra de Bessa

Estudantes e equipe do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás - Unidade Dionária Rocha posam para foto ao lado de Enoel Junior

João Vitor, 1º lugar na categoria B, com Simone Ferreira, Sandra de Bessa, Paulo Henrique e Neida Raquel

Estudante Isabella Moura, 1º na categoria C, ao lado de Sandra de Bessa, sua Avô Vilma Silva e Comandante Wilmar

Apremiação dos selecionados na Regional de Itumbiara ocorreu na quinta-feira, 1/3. A 31ª Coor-denação Regional de Educação,

Cultura e Esporte (Crece) preparou o auditó-rio do Instituto Federal Goiano (IFG) para a realização do evento, onde gestores, profes-sores, alunos e familiares foram recebidos pela equipe da Crece que preparou uma bo-nita decoração, com balões, os tradicionais lápis, símbolo do concurso, e uma mesa re-pleta de frutas e legumes.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, Sandra de Bessa Arantes, representando a secretária de Educação, Ra-quel Teixeira, deu boas vindas a todos e res-saltou o grande envolvimento que esta edi-ção do concurso provocou em toda a rede, lembrando que esta parceria é fruto de um grande esforço da secretária e de toda sua equipe de superintendentes e coordenado-res. Ainda segundo ela, o tema foi de grande relevância, levando toda a comunidade es-colar a se envolver de forma prática.

Para o gerente de Projetos da Tribuna do Planalto, Enoel Junior, ficou claro após as apre-sentações culturais realizadas pelos estudan-

tes, através da poesia, da aluna Diene Laiane, da demonstração das eletivas realizadas jun-to aos alunos do CEPI Dom Veloso, que com os professores colocaram a mão na massa pro-duzindo alimentos saudáveis, estimulando as práticas esportivas e por fim as alunas do Co-légio da Polícia Militar Dionária Rocha, atra-vés da dança com a música “Frutos da terra”. Segundo ele o envolvimento de todos reforça a certeza de o projeto está contribuindo, além da parte pedagógica, com a mudança de com-portamento das crianças e jovens.

A cerimônia contou ainda com a presen-ça de autoridades locais, que fizeram ques-tão de abraçar a cada um dos estudantes premiados. A secretária Municipal de Edu-cação de Itumbiara, Simone Ferreira Borges, representou o prefeito José Antônio da Silva Neto; também estiveram presentes a direto-ra no Núcleo Pedagógico da Crece, Roselâine Clara Costa; a secretária Municipal de Cul-tura, Maristela de Lima Gouveia da Silva; o comandante Wilmar e a professora Marilda Amaro, que representou as tutoras.

Ao final da cerimônia a todos foi servido um delicioso lanche, preparado pelas esco-las e alunos.

Sandra de Bessa ArantesCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

ItumbiaraFotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Isabella Moura Gomes

AlunA

CPMG – Unidade Dionária Rocha

ESColA

7º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

João Vitor Ribeiro

Aluno

Esc. Est. T. I. Ligia de Assis Paiva

ESColA

5º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Mariana Vitória G. Queiroz

AlunA

Esc. Est. T. I. Ligia de Assis Paiva

ESColA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

ClASSIFICAção

Col. Est. Ermelindo Félix

de Miranda1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

Franciely B. dos Santos

AlunA

Col. Est. Sebastião Xavier

ESColA

2º Semestre 2ª Etapa - EJA

Ano / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Paola Vitória S. da Conceição

AlunA

Col. Est. General Cunha Mattos

ESColA

2º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Wander S. Fernandes Filho

Aluno

Col. Est. Dr. José Feliciano Ferreira

ESColA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola7 E S C O L AE S C O L A

À frente os primeiros colocados Gustavo Aguiar, Bruno Ferreira, Iranete Gomes e Pedro Fonseca Pais e estudantes prestigiaram o evento

Pedro Fonseca (10 lugar da categoria D), Gilvan Cardoso e coordenadora Wânia Mara de Sousa

Banda dos estudantes do CPMG José de Alencar tocaram várias canções durante o evento

Novo GamaFoi realizada na manhã de quinta-

feira, 1/3, a entrega de prêmios do Goiás na Ponta do Lápis aos estu-dantes da regional de Novo Gama,

no Entorno do Distrito Federal. A solenidade ocorreu no Cólégio Estadual da Polícia Mili-tar José de Alencar, onde estiverem presen-tes familiares, alunos e professores. O salão lindamente enfeitado em alusão ao tema desta 13ª edição do concurso, “Educação ali-mentar: em busca de uma vida saudável”, chamou a atenção de todos, que ficaram en-cantados com a criatividade dos estudantes.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida a estudante Eduarda Camargos, do Colégio Estadual da Polícia Militar José de Alencar, apresentou, em Libras, a música “Aos olhos do pai”, le-vando à reflexão sobre a importância da inclusão social.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Novo Gama, Wânia Mara de Sousa Silva, recebeu a todos calorosamen-te com muita simpatia, além de homenage-ar os professores com lembrancinhas e cer-

tificados. Ela agradeceu a Tribuna do Planalto pela importante parceria com a educação.

“Este concurso vem para motivar o alu-no a pensar usando a criatividade, e no mo-mento que isso acontece o conhecimento é ampliado”, frisou Wânia Silva.

O comandante e diretor do Colégio Es-tadual da Polícia Militar José de Alencar, Osvaldiron Divino, deixou uma palavra de incentivo aos estudantes lembrando a eles a importância de lutar pelos objetivos.

“Cada aluno selecionado deve comemo-rar muito. É gratificante celebrar uma con-quista como essa. Acreditar é o primeiro passo”, afirmou.

A repórter Fabiola Rodrigues, da Tribuna do Planalto, parabenizou a Regional pela excelente receptividade e lembrou que a função primordial do concurso é promo-ver a cidadania.

Nas apresentações culturais, a banda do ensino médio do Colégio Estadual da Polí-cia Militar José de Alencar cantou a música “Era uma vez”. E depois continuou fazendo fundos musicais.

Este concurso

vem para motivar o aluno a pensar usando a criatividade, apliando o conhecimento. Além disso, os debates em sala de aula propiciam aprendizado

Wânia Mara de Sousa SilvaCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Buno FerreiraAluno

CEPMG José de Alencar

ESColA

6º Ano - Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Iranete de Farias Gomes

AlunA

Colégio Estadual Gildete Barreto

ESColA

3º Ano - Ensino Médio

Ano / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Gustavo Aguiar

Aluno

Colégio Estadual MarajóESColA

1º Ano - Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Pedro Fonseca de O. Cruz

Aluno

CEPMG José de Alencar

ESColA

9º Ano - Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola7 E S C O L AE S C O L A

À frente os primeiros colocados Gustavo Aguiar, Bruno Ferreira, Iranete Gomes e Pedro Fonseca Pais e estudantes prestigiaram o evento

Pedro Fonseca (10 lugar da categoria D), Gilvan Cardoso e coordenadora Wânia Mara de Sousa

Banda dos estudantes do CPMG José de Alencar tocaram várias canções durante o evento

Novo GamaFoi realizada na manhã de quinta-

feira, 1/3, a entrega de prêmios do Goiás na Ponta do Lápis aos estu-dantes da regional de Novo Gama,

no Entorno do Distrito Federal. A solenidade ocorreu no Cólégio Estadual da Polícia Mili-tar José de Alencar, onde estiverem presen-tes familiares, alunos e professores. O salão lindamente enfeitado em alusão ao tema desta 13ª edição do concurso, “Educação ali-mentar: em busca de uma vida saudável”, chamou a atenção de todos, que ficaram en-cantados com a criatividade dos estudantes.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida a estudante Eduarda Camargos, do Colégio Estadual da Polícia Militar José de Alencar, apresentou, em Libras, a música “Aos olhos do pai”, le-vando à reflexão sobre a importância da inclusão social.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Novo Gama, Wânia Mara de Sousa Silva, recebeu a todos calorosamen-te com muita simpatia, além de homenage-ar os professores com lembrancinhas e cer-

tificados. Ela agradeceu a Tribuna do Planalto pela importante parceria com a educação.

“Este concurso vem para motivar o alu-no a pensar usando a criatividade, e no mo-mento que isso acontece o conhecimento é ampliado”, frisou Wânia Silva.

O comandante e diretor do Colégio Es-tadual da Polícia Militar José de Alencar, Osvaldiron Divino, deixou uma palavra de incentivo aos estudantes lembrando a eles a importância de lutar pelos objetivos.

“Cada aluno selecionado deve comemo-rar muito. É gratificante celebrar uma con-quista como essa. Acreditar é o primeiro passo”, afirmou.

A repórter Fabiola Rodrigues, da Tribuna do Planalto, parabenizou a Regional pela excelente receptividade e lembrou que a função primordial do concurso é promo-ver a cidadania.

Nas apresentações culturais, a banda do ensino médio do Colégio Estadual da Polí-cia Militar José de Alencar cantou a música “Era uma vez”. E depois continuou fazendo fundos musicais.

Este concurso

vem para motivar o aluno a pensar usando a criatividade, apliando o conhecimento. Além disso, os debates em sala de aula propiciam aprendizado

Wânia Mara de Sousa SilvaCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Buno FerreiraAluno

CEPMG José de Alencar

ESColA

6º Ano - Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Iranete de Farias Gomes

AlunA

Colégio Estadual Gildete Barreto

ESColA

3º Ano - Ensino Médio

Ano / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Gustavo Aguiar

Aluno

Colégio Estadual MarajóESColA

1º Ano - Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Pedro Fonseca de O. Cruz

Aluno

CEPMG José de Alencar

ESColA

9º Ano - Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola8 E S C O L AE S C O L A

Vemos a reação

de alegria do estudante quando ele prepara carinhosamente a redação, o desenho, a fotografia ou o vídeo. E todo esse trabalho vai ao encontro do desenvolvimento educacional

Esdudantes da Escola Estadual Avelino Martins realizaram apresentação de dança

Vencedores da Regional, Jhemerson Marcelino, Iasmin Souza, Arilene Borges, Victor Emanuel, Leidiane Martins e Gabriel da Silva, com Enoel Jr. e Marcilene Martins

Iasmin Souza, 1º lugar na categoria A, com Marcilene Martins, Kênia de Paula, Ivanir Souza e Terezinha Maria

Estudante Gabriel da Silva, 1º lugar categoria D, com sua professora Divina da Silva

Foi realizada na tarde de sexta-fei-ra, 2/3 em Santa Helena de Goiás a cerimônia de premiação dos estudan-tes selecionados na etapa regional do

Goiás na Ponta do Lápis. A regional foi a 38ª visitada pela equipe da Tribuna do Planalto. Uma grande festa foi cuidadosamente organi-zada pela Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece), para recepcionar as mais de 200 pessoas que prestigiaram o mo-mento de reconhecimento aos 51 estudantes que tiveram suas produções selecionadas en-tre mais de 4.800 inscritos.

Na regional, foi grande a mobilização de todos os gestores, coordenadores e professores para que os estudantes se envolvessem ao má-ximo com o tema proposto pelo jornal. Para coroar todo o trabalho realizado nas escolas, a regional tem dois estudantes selecionados en-tre os melhores do Estado.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Santa Helena, Marcilene Martins de Freitas Parreira, que na solenidade representou a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, falou da felicidade em receber a notícia que dois estudantes da Regional se destacaram também em nível estadual, sendo um deles o melhor de sua categoria. Para ela os excelentes resultados só foram alcançados

através de muito trabalho.Enoel Junior, representante da Tribuna do

Planalto, agradeceu a todos pelo grande envol-vimento em todas as edições do concurso.

“Quero agradecer a coordenação regional, aqui representada por minha amiga Marcile-ne Martins, pessoa de garra e determinação in-discutíveis. Estendo esses agradecimentos aos gestores, coordenadores e professores”, falou.

Também se fizeram presentes na solenida-de, o padre Benny Josepy, vigário da paróquia de Santa Helena; o prefeito de Acreúna, Clau-diomar Contin Portugal; a secretária Munici-pal de Educação de Acreúna, Terezinha Maria Araújo Borges; a professora Fabricia Borges de Castro Dias; e a professora Leila Garcia, que re-presentou a secretária Municipal de Educação de SantaHelena, Rosimeire Elias.

Na parte cultural, Beatriz Chimendes San-tos, aluna da escola Municipal Décio Felipe, contou a história da “Branca de Neve”. Já a alu-na Ana Clara de Souza Barros, da escola Muni-cipal Tia Lourdes, contou a história “A menina do vestido azul”. E os estudantes da Escola Es-tadual Avelino Martins fizeram uma bonita apresentação de dança.

Marcilene Martins de F. ParreiraCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Santa HelenaSanta Helenade Goiás

Fotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Arilene Borges

AlunA

Escola Estadual Coronel Félix - MUL

ESColA

6º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Victor E. N. Gonçalves

Aluno

E. M. Nossa Senhora Aparecida

ESColA

4º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Iasmin Souza Geraldino

AlunA

Escola Estadual Coronel Félix - MUL

ESColA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

Leidiane M. da Costa

AlunA

Escola Estadual Djalma de Freitas

ESColA

EJA 4º PeríodoAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Jhemerson F. Marcelino

Aluno

C. E. Domingos Alves Pereira

ESColA

2º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Gabriel da Silva Cunha

Aluno

Escola Estadual José Serafim Azevedo

ESColA

8º Ano– Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola9 E S C O L AE S C O L A

Os vencedores da etapa regional, Pâmella Mendanha, Samuel de Lima, Jaciara dos Santos, Anna Luisa e Ana Lucia, com Enoel Jr, Maria do Socorro e Sandra de Vila

Samuel de Lima, 1º lugar na categoria A, recebe o carinho de seus pais, Admar José e Elaine Bandeira

Maria Eugênia, aluna do CPMG - Maria Heleny Perillo, recebe placa em homenagem à sua bonita apresentação.

Marcos Paulo, 1º lugar na categoria A, com Maria do Socorro, Sandra de Vila, Regina Camargo e Vereador Noninho

ItaberaíO auditório da Câmara Municipal

de Itaberaí foi palco, na manhã de segunda-feira 5/3, para a festa de premiação dos estudantes sele-

cionados na etapa regional da 13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis. Mais de 200 pessoas lotaram o espaço para prestigiar a so-lenidade. Estudantes, gestores, professores e familiares foram recepcionados pela equipe da Coordenação Regional de Educação, Espor-te e Cultura, que com muito carinho preparou uma decoração especial, mesa repleta de fru-tas, legumes. Mais de 2.800 estudantes foram inscritos na regional de Itaberaí.

Para a coordenadora Regional de Educa-ção, Cultura e Esporte, professora Maria do Socorro Cordeiro de Tolêdo e Costa, iniciativas como esta do jornal contribuem de forma sin-gular com o ensino/aprendizado dos estudan-tes. Segundo ela, os investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos anos têm po-tencializado o desenvolvimento e melhorado o nível do ensino no estado. A coordenadora disse ainda que o concurso já faz parte do ca-lendário escolar é e muito aguardado todos os anos pelas escolas, professores e alunos.

Representando a Tribuna do Planalto, Eno-el Junior, que é gerente de Projetos do veículo,

destacou a tradição que o veículo de comuni-cação tem no estado realizando concursos e por editar semanalmente o Suplemento ES-COLA, ferramenta de cunho pedagógico. Ele lembrou que o Jornal é parceiro da educação há mais de 20 anos, por meio de seus projetos e ações, abrindo espaço em suas páginas para mostrar o que é destaque na área em Goiás. Ainda segundo Enoel, o concurso é uma ini-ciativa pioneira no estado e no Brasil.

Marcaram presença no evento: Sandra de Vila, primeira-dama do município de Itaberaí; Ednaldo Diniz, presidente da Câmara Muni-cipal; Vereador Noninho; Professora Cleuza Arrais; o gestor Sanderley Soares e as secreta-rias municipais de educação de Itaberaí e de Itaguaru, Regina Camargo de Oliveira Soares e Cláudia de Deus Pereira Fates.

Na parte cultural, alunos da Escola Munici-pal São Dimas apresentaram uma dança com a música “Batidão da alimentação”, assim como os estudantes do CEPI Honestino Mon-teiro Guimarães. Já a talentosa e carismática Maria Eugênia, aluna do CMPG Maria Heleny Perillo, homenageou os professores ao cantar a música “Ao mestre com carinho”, receben-do homenagem como Destaque Cultural das mãos de Enoel Junior e Maria do Socorro.

O Goiás na

Ponta do Lápis contribui como um meio para despertar o hábito de ler e escrever, inclusive sempre abordando temas atuais e relevantes sociais

Maria do Socorro C. de T. e CostaCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Pâmella M. Alcântara

AlunA

Escola Municipal Genoveva Cabral

ESColA

7º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Jaciara dos Santos Lima

AlunA

Escola Municipal Juca Ludovico

ESColA

5º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Marcos Paulo R. dos Santos

Aluno

Escola Municipaliza-da São Dimas

ESColA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

Ana Lucia Ferreira

AlunA

C. E. Artur da Costa e Silva

ESColA

EJA 4º SemestreAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Anna Luísa de C. Mafra Rodrigues

AlunA

Escola Centro de Ensino Acolher

ESColA

2º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Samuel de Lima Costa

Aluno

CEPMG – Maria Heleny Perillo

ESColA

8º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola10 E S C O L AE S C O L A

Além de dar a

oportunidade dele aprender sobre o tema proposto a cada edição, o concurso contribui significativamente para melhorar o desempenho da leitura e escrita do aluno

Os vencedores da regional, Sarah Rodrigues, Júlia Oliveira, Rafaela de Freitas e Renan Shimano, com Enoel Jr., Vania Izabel e Lacordaire Constantino

Tenente Márcio Rosa posa orgulhoso ao lados dos professores e alunos do Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Goiatuba

Renan Shimano, 1º lugar da categoria B, com Vania Izabel, Lacordaire Constantino, Daianna Tassara e Celina Shimano

A estudante Rafaela Alves, 5º lugar na categoria C, ao lado dos pais orgulhosos, Lidiane Alves e Felipe dos Anjos

Foi realizada na tarde de quinta-fei-ra 01/03 em Goiatuba, a cerimônia de premiação dos estudantes que tiveram suas produções seleciona-

das na fase regional da 13ª edição do Goiás na Ponta do Lápis, realizado pela Tribuna do Planalto com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educa-ção, Cultura e Esporte e das Coordenações Regionais. Voltado para a promoção do de-bate sobre cidadania e revelação de novos talentos, o certame já se tornou tradição nas escolas goianas, fazendo parte do calen-dário escolar.

O auditório do Itego foi o local escolhi-do para a festa e recebeu gestores, profes-sores, alunos e familiares. O coordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte, professor Lacordaire Constanti-no Ribeiro, que na solenidade re-presentou a professora Raquel Teixeira, Secretaria Estadual de Educação, parabenizou os estudantes e professores pela conquista. Ele disse que iniciativas como esta realiza-

da pelo jornal contribuem muito para a melhora das competências dos alunos, fa-zendo com que os bons resultados sejam alcançados. Desta forma, o incentivo aos alunos é um modo de ajudar na formação do cidadão de amanhã.

O representante da Tribuna do Planalto, Enoel Junior, ressaltou o esforço coletivo para a realização de mais uma edição do concurso, o maior da região Centro-oeste do país. Segundo ele, desde o governador Marconi Perillo, a ecretária Raquel Teixei-ra, seus superintendentes e coordenadores, todos foram fundamentais para que fosse possível a chegada do certame nas escolas. Enoel Junior declarou que “foi bonito de se ver toda a comunidade escolar envolvida

na realização das produções, na apresentação dos momentos culturais oportunamente rela-cionados aos tema e também as boas práticas debatidas du-

rante todas as etapas do con-curso e que, com certeza,

farão a diferença no dia a dia de todos”.

Lacordaire Constantino RibeiroCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

GoiatubaFotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Sarah Rodrigues

AlunA

Colégio E. Oséas Borges Guimarães

ESColA

6º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Renan Shimanos

Aluno

Colégio Antares - Ulbra

ESColA

5º Ano– Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Anderson S. Almeida Júnior

Aluno

Escola Estadual Ladico Vieira

ESColA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

Lucas E. Nunes

Aluno

Colégio Estadual Orcalino Fernandes

EvangelistaESColA

EJA 1º PeríodoAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Rafaela de Freitas Simões

AlunA

Colégio E. da Polícia Militar de Goiás

ESColA

3º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Julia Oliveira Meirelles

AlunA

Colégio E. da Polícia Militar de Goiás

ESColA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola11 E S C O L AE S C O L A

Os vencedores Marcela Abreu, Débora Sousa e Ketllen Raiane, com a coordenadora Solange Silvina das Viges e a repórter Fabiola Rodrigues

Ketllen Raiane, vencedor da categoria D, Fabiola Rodrigues, coordenadora Solange Silvina e Joel Dourado

Estudantes fizeram oração para dar início à solenidade na Faculdade Mauá

Débora Sousa (10 lugar da categoria C), coordenadora Solange Silvina, Dione da Costa e Fabiola Rodrigues

Águas Lindasde Goiás

A entrega de prêmios aos estu-dantes vencedores da etapa re-gional do Concurso Goiás na Ponta do Lápis em Águas Lindas

de Goiás foi realizada na tarde de quinta-feira, 1/3, na Faculdade Mauá. Alunos, di-retores, professores e pais de estudantes compareceram ao local para prestigiar a solenidade.

A abertura do evento aconteceu com uma oração do Pai Nosso. Em seguida, a co-ordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Águas Lindas, Solange Silvina das Viges, agradeceu à Tribuna do Planalto por levar adiante o Goiás na Ponta do Lápis com tanto empenho e seriedade, tornando-o uma referência educacional.

“Sempre esperamos este concurso, que nos enche de alegria, por ajudar a melho-ria no desempenho da leitura e da escrita

do aluno. É uma ação fantástica, que mo-biliza o ambiente escolar e a comunidade, em um projeto único”, disse.

A repórter Fabiola Rodrigues, da Tribuna do Planalto, parabenizou os estudantes por terem apresentado belíssimos trabalhos e ressaltou que o concurso tem como obje-tivo contribuir com o desenvolvimento da educação em todo o Estado.

“Queremos ajudar a formar jovens que priorizam a ética e o respeito. Acreditamos que os debates em sala de aula dão essa oportunidade”, observou.

A repórter lembrou ainda aos estudan-tes que eles têm a chance de ganhar mais prêmios, além daqueles entregues na fase regional, já que os primeiros colocados em cada categoria participam da grande final do concurso, que será realizada dia 8 de março em Goiânia.

Sempre esperamos

este concurso, que nos enche de alegria por ajudar no desempenho do aluno. É uma ação que mobiliza o ambiente escolar e a comunidade em um projeto único

Solange Silvina das VigesCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Débora Sousa Batista

AlunA

Colégio Estadual Cora Coralina

ESColA

7º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Mônica Lima Rios

AlunA

Col. Est. Santo Antônio do Descoberto

ESColA

EJA 2º PeríodoAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Marcela Abreu Pinho

AlunA

Colégio Estadual Ayrton Senna

ESColA

2º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Ketllen RaianeAlunA

Col. Est. Maria do Carmo Lima

ESColA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola11 E S C O L AE S C O L A

Os vencedores Marcela Abreu, Débora Sousa e Ketllen Raiane, com a coordenadora Solange Silvina das Viges e a repórter Fabiola Rodrigues

Ketllen Raiane, vencedor da categoria D, Fabiola Rodrigues, coordenadora Solange Silvina e Joel Dourado

Estudantes fizeram oração para dar início à solenidade na Faculdade Mauá

Débora Sousa (10 lugar da categoria C), coordenadora Solange Silvina, Dione da Costa e Fabiola Rodrigues

Águas Lindasde Goiás

A entrega de prêmios aos estu-dantes vencedores da etapa re-gional do Concurso Goiás na Ponta do Lápis em Águas Lindas

de Goiás foi realizada na tarde de quinta-feira, 1/3, na Faculdade Mauá. Alunos, di-retores, professores e pais de estudantes compareceram ao local para prestigiar a solenidade.

A abertura do evento aconteceu com uma oração do Pai Nosso. Em seguida, a co-ordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte de Águas Lindas, Solange Silvina das Viges, agradeceu à Tribuna do Planalto por levar adiante o Goiás na Ponta do Lápis com tanto empenho e seriedade, tornando-o uma referência educacional.

“Sempre esperamos este concurso, que nos enche de alegria, por ajudar a melho-ria no desempenho da leitura e da escrita

do aluno. É uma ação fantástica, que mo-biliza o ambiente escolar e a comunidade, em um projeto único”, disse.

A repórter Fabiola Rodrigues, da Tribuna do Planalto, parabenizou os estudantes por terem apresentado belíssimos trabalhos e ressaltou que o concurso tem como obje-tivo contribuir com o desenvolvimento da educação em todo o Estado.

“Queremos ajudar a formar jovens que priorizam a ética e o respeito. Acreditamos que os debates em sala de aula dão essa oportunidade”, observou.

A repórter lembrou ainda aos estudan-tes que eles têm a chance de ganhar mais prêmios, além daqueles entregues na fase regional, já que os primeiros colocados em cada categoria participam da grande final do concurso, que será realizada dia 8 de março em Goiânia.

Sempre esperamos

este concurso, que nos enche de alegria por ajudar no desempenho do aluno. É uma ação que mobiliza o ambiente escolar e a comunidade em um projeto único

Solange Silvina das VigesCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Débora Sousa Batista

AlunA

Colégio Estadual Cora Coralina

ESColA

7º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Mônica Lima Rios

AlunA

Col. Est. Santo Antônio do Descoberto

ESColA

EJA 2º PeríodoAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Marcela Abreu Pinho

AlunA

Colégio Estadual Ayrton Senna

ESColA

2º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Ketllen RaianeAlunA

Col. Est. Maria do Carmo Lima

ESColA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola12 E S C O L AE S C O L A

Os estudantes

aguardam o Goiás na Ponta do Lápis com muita alegria. É um momento fantástico para o ambiente escolar, com interação entre alunos, professores e familiares

Bonita e encantadora foi a apresentação de balé do Núcleo de Assistência Social São Francisco de Assis

Os vencedores da etapa regional, Italo de Souza, Yasmim Januário, Maria Fernanda, Kauan Felipe, Nayara Helen e Elizândra Eduarda, com Enoel Jr. e Cleide Mara

Kauan Felipe, 1º lugar na categoria A, com o Tenente Cel. Willian Rosendo, Silas Teodoro e Cleide Mara Ribeiro

Aluna Yasmim Januário, 1º lugar na categoria C, com o professor Gean Rosa e a diretora Dalva Castro

Em Morrinhos o auditório do Colé-gio da Polícia Militar de Goiás Uni-dade Xavier de Almeida foi palco, na tarde quinta-feira, 1/3, da festa

de premiação dos estudantes selecionados na etapa regional do concurso Goiás na Ponta do Lápis. Estudantes de todas as esco-las estaduais dos municípios jurisdiciona-dos à Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece) participaram e se destacaram. A cerimônia foi acompanhada por gestores, professores, estudantes e seus familiares e a cada classificação revelada uma nova emoção.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, Cleide Mara Ribeiro Sou-za, foi quem deu boas vindas a todos os presentes. Ela fez questão de parabenizar a cada estudante ali presente para receber sua bicicleta, medalha e certificado. Para ela, é motivo de muito orgulho na Regional ter os 52 trabalhos selecionados, represen-tando mais de 7.800 alunos inscritos.

O gerente de projetos da Tribuna do Pla-nalto, Enoel Junior, falou do quanto é grati-ficante estar a frente de um projeto como este que a cada ano desperta toda a comu-nidade escolar a cerca de temas atuais e de

grande relevância. Em especial ele falou so-bre o tema desta edição, que foi “Educação alimentar: em busca de uma vida saudável”. Para ele, ao apresentar esta proposta para ser trabalhada nas escolas o jornal contri-buiu muito além da parte pedagógica, mas também na conscientização de todos na busca das boas práticas alimentares e de vida saudá vel.

Abrilhantado e enriquecendo a cerimô-nia, as apresentações culturais foram de en-cher os olhos, com balé e do Núcleo de Assis-tência Social São Francisco de Assis. A leveza e os movimentos de suas bailarinas cha-maram a atenção de todos, como também chamaram os pequenos estudantes do CEPI Alfredo Nasser, que também apresentaram uma bonita dança es receberam homena-gem como Destaque cCltural das mãos da coordenadora, Cleide Mara.

Cleide Mara Ribeiro SouzaCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

MorrinhosFotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Yasmim J. da Silva

AlunA

Col. Est. Silvio Gomes de Melo Filho

ESColA

6º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Nayara Helen C. Teixeira

AlunA

Escola Estadual Drª Gertrudes Lutz

ESColA

5º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Kauan Felipe P. Rosa

Aluno

3º Ano – Ensino Fundamental

ESColA

Colégio Estadual Rui Barbosa

Ano / Série

Desenho*Categoria A

ClASSIFICAção

Colégio Estadual Rui Barbosa

1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

Italo de Souza Carvalho

Aluno

Escola Es. Delcides Ferreira de Morais

ESColA

2º ProfenAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Elizândra E. M. e Souza

AlunA

Col. E. Bernardino Guimarães

ESColA

3º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Maria Fernanda P. Ribeiro

AlunA

Colégio Estadual Santa Rita de Cássia

ESColA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola13 E S C O L AE S C O L A

Os vencedores da fase regional, Ingridy de Araújo, Felipe Oliveira, Carlos Eduardo, Matheus Hoffman, Lara de Morais e Eliene Lorena, com Enoel Jr. e José Jorge

O vencedor da categoria C, Felipe Oliveira, posa para foto ao lado dos pais, Mauro Silva, Rejane Silva e do irmão Mateus Oliveira

O 1º lugar de Carlos Eduardo, na categoria B, foi muito festejado, na foto ao lado de Gladis Cabral, Izadora Carvalho e Geucimar Maria

Maria Vitória, 6º lugar na categoria C, com Cel. Valdivino Cândido, Veroneida Assis e Sheila Andrade

QuirinópolisO auditório da Prefeitura Municipal

de Quirinópolis foi palco, na ma-nhã de sexta-feira, 2/3, da emocio-nante solenidade de premiação

dos estudantes selecionados na etapa regio-nal do 13° Goiás na Ponta do Lápis. O objetivo do concurso é estimular crianças, adolescen-tes e adultos a irem além da parte pedagógi-ca e repensarem como a educação alimentar deve estar presente na vida de todos.

Para o coordenador eRgional de Educa-ção, Cultura e Esporte, José Jorge Cavalcan-te Filho, que na solenidade representou a secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira, a Seduce, que apoiou e financiou a participação dos estudantes da rede estadu-al, permitiu que cada estudante pudesse ex-pressar as suas ideias sobre o tema, por meio de suas produções. Ele destacou a produção feita pelo estudante Carlos Eduardo Borges, hoje aluno do 6° ano do ensino fundamen-tal, da Escola Estadual Quintiliano Leão. Ele foi o vencedor da categoria B, na fase regio-nal e sua produção o levou ao primeiro lu-gar também na fase final do certame.

“É com muita alegria e emoção que com-partilho com vocês a notícia de que um es-tudante nosso é o melhor do Estado em sua

categoria. Esta conquista foi fruto de um trabalho coletivo e que levou nossa regional a ocupar lugar de destaque”, falou.

O gerente de Projetos da Tribuna do Pla-nalto, Enoel Junior, agradeceu a todos pelo envolvimento e destacou a efetiva parti-cipação da professora Raquel Teixeira, in-cansável na luta de oferecer o melhor para a educação em nosso Estado, juntamente com superintendentes e coordenadores.

A solenidade contou com a presença de outras autoridades que fizeram questão de abraçar cada um dos premiados. A diretora do Núcleo Pedagógico da Crece, Márcia Ma-ria Magalhães Borges; a professora e verea-dora por Quirinópolis, Veroneida Rodrigues de Assis; o diretor da UEG – unidade Quiri-nópolis, Professor doutor Roberto Barcelos Souza; a secretária Municipal de Educação, professora Ioney Aparecida do Nascimento; e o Coronel Divino Cândido da Rocha.

Estudantes do Colégio Estadual Belmi-ro Soares, do município de Paranaiguara apresentaram um pout pourri com as mú-sicas “Anunciação”, “Meu Erro” e “Mulher de Fases”. Eles receberam, ao lado do professor Daniel Barcelos, homenagem como Desta-que Cultural.

José Jorge Cavalcante FilhoCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Felipe Oliveira Silva

Aluno

CPMG Dr. Pedro Ludovico

ESColA

6º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Carlos Eduardo Borges

Aluno

Escola Estadual Quintiliano Leão

ESColA

5º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Matheus Hoffman

Aluno

Escola Estadual João XXII

ESColA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

Eliene LorenaAlunA

Col. Est. Bartolomeu Bueno da Silva

ESColA

EJA 3º PeríodoAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Ingridy de Araújo

AlunA

Col. Est. Pres. Costa e Silva - Paranaiguara

ESColA

2º Ano – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Lara de Morais Gouveia

AlunA

Col. E. Juscelino Kubitschek

ESColA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

O

reconhecimento é um passo fundamental para melhorar o desempenho do aluno. Parabéns à Tribuna do Planalto por ajudar a enriquecer o aprendizado de muitos adolescentes

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola14 E S C O L AE S C O L A

Este concurso

faz parte do nosso plano pedagógico, dando oportunidade para nossos alunos desenvolverem a leitura e a escrita, além de proporcionar debates que extrapolam os limites da escola

Cecília Valentine (vencedora da categoria A), Luiz Fernando, Reginaldo Ferreira, Rodrigo Rocha, Gilcele Carvalho e Rosilda Agustinho

Vencedores Wallisson Gabriel, Daniel da Silva, Geysiane Borges, Cecília Vantine, Jhene Mariele e Pedro Santos (representante da categoria G)

Pais, alunos e professores prestigiaram o evento, na Crece de Planaltina de Goias

Estudantes do Colégio Integrado de Educação apresentaram o musical “Era uma vez”

A entrega dos prêmios aos estudan-tes vencedores da etapa Regional do concurso Goiás na Ponta do Lápis em Planaltina de Goiás acon-

teceu na manhã do dia 2/3, na Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte. No local, mais de 250 pessoas estiveram pre-sentes, entre pais, familiares, professores e alunos, para prestigiar a solenidade e foram brindados com seis apresentações culturais.

Na abertura do evento, foram executados os hinos Nacional e de Goiás. Logo em segui-da, a coordenadora Regional de Educação, Cul-tura e Esporte de Planaltina de Goiás, Rosilda Agustinho Pereira da Silva, deu boas vindas a todos e disse que o Goiás na Ponta do Lápis já se tornou tradição há anos para a regional.

“Este concurso faz parte do nosso plano pedagógico, dando oportunidade para nos-sos alunos desenvolverem a leitura e a escri-ta, além de proporcionar debates riquíssimos em sala de aula, que extrapolam os limites da escola e chegam às casas dos alunos. Isso é maravilhoso” declarou.

Rosilda Agustinho ainda parabenizou a Tribuna do Planalto por incentivar, nesta 13ª edição do concurso, a discussão de um tema tão importante para as famílias e o aluno in-

dividualmente: educação alimentar.A repórter Fabiola Rodrigues, da Tribuna do

Planalto, ressaltou que promover a cidadania é um dos objetivos do concurso, que foi pen-sado como uma forma de valorizar o esforço e dedicação dos estudantes.

“O incrível resultado do trabalho em equi-pe sempre nos motiva a continuar esse proje-to”, destacou.

As apresentações culturais realizadas por estudantes da Regional foram fantásticas e ti-raram risos e lágrimas de todos no salão, que firam emocionados. Estudantes do Colégio Estadual Complexo 7 cantaram duas músi-cas cristãs. Alunas do Colégio Estadual Moi-sés Nunes Bandeira realizaram uma perfor-mance teatral denominada “Enquete sobre alimentação saudável”. A estudante Geovana Monteiro, do Instituto Educacional Livre Ex-pressão, fez uma apresentação de balé: “As quatro estações”. E três grupos de estudantes do Colégio Integrado de Educação apresenta-ram as músicas “Era uma vez”, “Os saltimban-cos” e “A história da dona baratinha”, cada um com seu estilo.

Rosilda Agustinho Pereira da SilvaCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Planaltina de Goiás

Fotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Daniel F. da Silva Teodoro

Aluno

Colégio Estadual Complexo 10

ESColA

6º Ano A – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Wallisson Gabriel Cerqueira Pereira

Aluno

Instituto Educacional Livre Expressão

ESColA

4º Ano A – Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Cecília Valentine Castro da Silva

AlunA

Instituto Educacional Livre Expressão

ESColA

2º Ano B – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

ClASSIFICAção

Colégio Estadual Água Fria

1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

Paródia

Jhene Mariele O. Santana

AlunA

Col. Est. Moisés Nunes Bandeira

ESColA

1ª Série A – Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Geysiane Ferreira Borges

AlunA

Colégio Estadual Complexo 07

ESColA

9º Ano A – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola15 E S C O L AE S C O L A

Alunos do CPMG - João Augusto Perillo, premiados na regional, posam ao lado de Enoel Jr., Jonas Berquó e Capitão Jacob

Os vencedores da etapa regional, Samantha Rodrigues, Raissa Borges, Maria Eduarda, Arianne Campos e Lucas Gabriel

Vencedora pela terceira vez da etapa regional, Arianne Campos nesta edição foi 1º lugar na categoria E (na foto com o Capitão Jacob e Jonas Berquó)

A estudante Samantha Rodrigues Barroso, 1º lugar na categoria A, ao lado de sua mãe, Juliana Rodrigues, sua Irmã Sabrina Rodrigues e seu pai, Vicente Barroso

Cidade de GoiásFoi realizada na tarde de segunda-

feira, 5/03, na cidade de Goiás a pre-miação dos estudantes e escolas selecionados na fase regional da

13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis, que distribui prêmios nas categorias

-alizado anualmente pelo jornal Tribuna do Planalto. O auditório do CEPI Alcides Jubé foi palco da festa preparada pela equipe da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece). Gestores, professores, estu-dantes e familiares acompanharam cada detalhe. Na regional foram premiados 43 estudantes e duas escolas, que tiveram suas produções selecionadas.

O coordenador Regional de Educação, Cul-tura e Esporte, Jonas Carlos Berquó de Alar-cão, que no momento representou a secretá-ria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, professora Raquel Teixeira, destacou o empe-nho de todos na realização do certame, em especial da professora Raquel Teixeira, pela incansável luta e pelos investimentos reali-zados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte em todas as áreas de atua-ção da pasta. Segundo ele essas ações têm le-vado a educação do Estado a ocupar posição

de destaque no cenário nacional.Representando a Tribuna do Planalto,

Enoel Junior, gerente de Projetos do jornal, agradeceu a todos que contribuíram para que mais esta edição do concurso fosse realizada. Ele destacou que foi grande o envolvimento de todos, desde a secretária, superintendentes e coordenadores até se chegar às escolas.

Ao parabenizar os estudantes e escolas premiados, Enoel disse que a Regional da cidade de Goiás tem tradição de sempre se destacar no concurso, com seus estudantes

foi diferente. Segundo adiantou, a Escola Es-tadual 5 de Janeiro representará a regional com o Vídeo produzido para a categoria G do certame. Enoel ainda fez questão de destacar a importância do tema apresentado nesta edição do concurso.

“Falar de educação alimentar no ambien-te escolar é mais que oportuno, tento em vista que dados recentes colocam o Estado de Goiás em 4° lugar no Brasil em obesidade infantil. Levar esse debate para dentro das es-colas veio de encontro com as prioridades da Seduce, que já desenvolve várias ações nesse sentido nas unidades escolares.

O concurso incentiva o

estudante aprenda a pesquisar, dialogar em grupo, além de estimular hábito de ler e escrever. Esse estímulo é fundamental

Jonas Carlos Berquó de AlarcãoCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

cola

grupo, além de

Fotos: Giovanne Tavares

Lucas Gabriel A. de Jesus

ALUNO

Lyceu de GoyazESCOLA

7º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

PoemaCategoria C

Raíssa Borges Ferreira

ALUNA

Colégio Estadual 5 de Janeiro

ESCOLA

5º Ano– Ensino Fundamental

Ano / Série

Foto-grafia**Categoria B

Samantha R. Barroso

ALUNA

Escola Estadual Dom Abel

ESCOLA

3º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Desenho*Categoria A

CLASSIFICAÇÃO

CPMG

Unidade João Augusto Perillo1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

Luizimar Calazano

ALUNO

Escola Estadual Dom Abel

ESCOLA

EJA 2º SemestreAno / Série

MemóriasCategoria F

Paródia

Arianne Campos Souza

ALUNA

CPMG – Unidade João Augusto Perillo

ESCOLA

2º Ano– Ensino Médio

Ano / Série

Categoria ECrônica

Maria Eduarda P. de Souza

ALUNA

CPMG – Unidade João Augusto Perillo

ESCOLA

9º Ano – Ensino Fundamental

Ano / Série

Categoria DCLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 11 A 17 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola16 E S C O L AE S C O L AGOIÂNIA

Daniela Rezende

Margarete Luiza da Silva, 55 anos, aluna da Edu-cação de Adolescentes,

Jovens e Adultos (Eaja) da Esco-la Municipal Joel Marcelino de Oliveira, na Vila Finsocial é um exemplo de quem quer voltar a estudar. A estudante da oitava série está no último ano do en-sino fundamental e retornou os estudos em 2010, na época, matriculada no primeiro ano.

De uma família com 12 fi-lhos, Margarete natural de Tur-vânia, interior de Goiás, veio para a Capital ainda com 13 anos e ajudou sua mãe a cuidar dos irmãos menores.

“Estudei muito pouco quan-do criança, mal aprendi a ler e escrever. Logo tive que ajudar a olhar os meus irmãos, já que minha mãe trabalhava fora. Nossa vida era muito difícil, morávamos em um cômodo e fazíamos comida no fogareiro”, conta a aluna.

“Minha vida mudou mui-to depois que voltei a estudar. Amo a escola, se eu pudesse não saia de lá, porque sempre fui bem acolhida. Melhorei a leitu-ra, aprendi mais matemática, conheço pessoas novas, esque-ço os problemas, faço exercí-cios físicos, quebra cabeças, pa-lavras-cruzadas. Costumo dizer

que meu psicólogo é a escola”, completa Margarete.

Para outro aluno da Eaja, Sidinei da Silva Souza, 29 anos, voltar a estudar fez o diferen-cial na sua vida. Estudante da sexta série, na Escola Municipal Maria Helena Batista Bretas, no Setor Urias Magalhães, Sidinei voltou para a sala de aula na segunda série e em três já reali-zou muitos sonhos.

“Eu lia com dificuldade, para escrever então, era pés-simo. Entrei na escola com o objetivo de tirar a Carteira Na-cional de Habilitação (CNH) e consegui. Logo, foram surgindo outros planos e percebi que po-dia ir mais longe. Fiz curso de empilhadeira e fui promovido a encarregado no meu traba-lho. Estou muito satisfeito! Isso só foi possível porque a Prefei-tura oferece o ensino à noite”, ressalta o aluno.

Sidinei, que está em Goiânia

PREFEItuRA DE GOIÂNIA OFERECE ESCOLARIzAÇãO Até 8ª SéRIE PARA JOVENS E ADuLtOS

A vida de Margarete mudou após ela retomar os estudos

Sidinei voltou a estudar há três anos e já foi promovido

há 12 anos, é baiano e contou que não tinha opção a não ser voltar para a sala de aula.

“Se eu não retomasse os es-tudos, não teria um lugar me-lhor para mim. Hoje, dirijo a máquina de empilhadeira e oriento 10 funcionários no tra-

De volta à sala de aula

balho. Meu patrão disse que ler é fundamental e não poderá mais contratar pessoas que não saibam ler. O que tenho para dizer as pessoas que ficam em casa vendo novela é que não percam tempo. Voltem a estu-dar”, ressalta.

Como se matricularA Prefeitura de Goiânia ofe-

rece escolarização na Educação de Adolescentes, Jovens e Adul-tos (Eaja), da alfabetização até 8ª série, para quem ainda não está alfabetizado ou não concluiu o Ensino Fundamental na idade regular em 59 escolas da Capital.

Mais de sete mil alunos es-tão matriculados na modali-dade de ensino e cerca de cinco mil vagas estão disponíveis. As matrículas podem ser feitas nas instituições localizadas em diferentes regiões da cidade, no período noturno, ou pelo site www.goiania.go.gov.br, em qualquer época do ano.

Um dos requisitos é ter ida-de acima de 15 anos. No perío-do matutino e vespertino, a Se-cretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) oferece ainda, vagas nas 36 turmas de exten-são que funcionam em espaços alternativos, em parceria com diferentes segmentos da comu-nidade.

5 MILVAGAS

DISPONíVEIS

Fotos: Luiz Fernado Hidalgo