DA SAÚDE Sistema imunitário em tempo de COVID-19 · Reforçar o sistema imunitário previne a...

1
Fontes utilizadas: Direção-Geral da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Healthline, Journal of Obesity & Weight Loss Therapy DIZ QUE DISSE DA SAÚDE COM O APOIO Sistema imunitário em tempo de COVID-19 É possível fortalecer o sistema imunitário para combater a COVID-19? De que forma nos podemos preparar para enfrentar o vírus? As respostas são variadas. E as dúvidas também. No “Diz Que Disse da Saúde” esclarecemos algumas. O QUE SE DIZ Reforçar o sistema imunitário previne a COVID-19. Falso. As boas práticas de higiene e o dis- tanciamento social são a melhor forma de prevenir a propagação da COVID-19. Existem, contudo, outros comportamentos que o poderão ajudar a reforçar o sistema imunitário, contribuindo desta forma para uma melhor recuperação em caso de doença. Lavar as mãos com frequência aumenta a imunidade. Falso. Lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir a exposição e a transmissão da COVID-19. Deve lavá-las durante 20 segundos com água e sabão ou com uma solução à base de álcool a 70%. Os germes são prejudiciais para o sistema imunitário. Falso. A verdade é que precisamos deles para nos mantermos saudáveis. O sistema imunológico adapta-se: em contacto com uma substância estranha, ele ataca-a e memoriza-a. Caso ela volte, o corpo vai saber o que fazer. PUB FACTOS Manter uma alimentação equilibrada ajuda a manter o sistema imunológico saudável. Recomenda-se sempre, e mais ainda durante uma pandemia, uma alimentação saudável e equilibrada, com a presença de diferentes nutrientes, que ajudam o sistema imunitário a funcionar corretamente e aumen- tam a resistência contra infeções. Uma má nutrição re- prime o sistema imunológico e isto pode dever-se a uma ingestão insuficiente de macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas, gorduras) ou à deficiência de micro- nutrientes específicos (minerais e vitaminas). O exercício físico ajuda a reforçar o sistema imunitário. A atividade física não só é capaz de fortalecer a nossa resposta endógena antioxidante, como atrasar o “envelhecimento” do sistema imunitário. A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos por dia de ati- vidade física para os adultos e uma hora por dia para as crianças. O stress pode abalar o sistema imunitário. Numa altura em que as pessoas estão mais iso- ladas, é natural que haja uma maior propensão para estados de ansiedade, confusão ou medo. Se se prolongarem no tempo, esses estados podem originar depressão, problemas digestivos, doenças cardíacas, dis- túrbios do sono, ganho de peso e problemas de memória e concentração.

Transcript of DA SAÚDE Sistema imunitário em tempo de COVID-19 · Reforçar o sistema imunitário previne a...

Page 1: DA SAÚDE Sistema imunitário em tempo de COVID-19 · Reforçar o sistema imunitário previne a COVID-19. Falso. As boas práticas de higiene e o dis-tanciamento social são a melhor

Fontes utilizadas: Direção-Geral da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Healthline, Journal of Obesity & Weight Loss Therapy

DIZ QUE DISSE DA SAÚDE

COM O APOIO

Sistema imunitário em tempo de COVID-19 É possível fortalecer o sistema imunitário para combater a COVID-19? De que forma nos podemos preparar para enfrentar o vírus? As respostas são variadas. E as dúvidas também. No “Diz Que Disse da Saúde” esclarecemos algumas.

O QUE SE DIZ

Reforçar o sistema imunitário previne a COVID-19.Falso. As boas práticas de higiene e o dis-

tanciamento social são a melhor forma de prevenir a propagação da COVID-19. Existem, contudo, outros comportamentos que o poderão ajudar a reforçar o sistema imunitário, contribuindo desta forma para uma melhor recuperação em caso de doença.

Lavar as mãos com frequência aumenta a imunidade.Falso. Lavar as mãos com frequência ajuda

a reduzir a exposição e a transmissão da COVID-19. Deve lavá-las durante 20 segundos com água e sabão ou com uma solução à base de álcool a 70%.

Os germes são prejudiciais para o sistema imunitário.Falso. A verdade é que precisamos deles para

nos mantermos saudáveis. O sistema imunológico adapta-se: em contacto com uma substância estranha, ele ataca-a e memoriza-a. Caso ela volte, o corpo vai saber o que fazer.

PUB

FACTOS

Manter uma alimentação equilibrada ajuda a manter o sistema imunológico saudável.Recomenda-se sempre, e mais ainda durante

uma pandemia, uma alimentação saudável e equilibrada, com a presença de diferentes nutrientes, que ajudam o sistema imunitário a funcionar corretamente e aumen-tam a resistência contra infeções. Uma má nutrição re-prime o sistema imunológico e isto pode dever-se a uma ingestão insuficiente de macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas, gorduras) ou à deficiência de micro-nutrientes específicos (minerais e vitaminas).

O exercício físico ajuda a reforçar o sistema imunitário.A atividade física não só é capaz de fortalecer a

nossa resposta endógena antioxidante, como atrasar o “envelhecimento” do sistema imunitário. A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos por dia de ati-vidade física para os adultos e uma hora por dia para as crianças.

O stress pode abalar o sistema imunitário.Numa altura em que as pessoas estão mais iso-ladas, é natural que haja uma maior propensão

para estados de ansiedade, confusão ou medo. Se se prolongarem no tempo, esses estados podem originar depressão, problemas digestivos, doenças cardíacas, dis-túrbios do sono, ganho de peso e problemas de memória e concentração.