DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no...

17
DADAÍSMO Duchamp

Transcript of DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no...

Page 1: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

DADAÍSMO

Duchamp

Page 2: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

DADAÍSMO

Duchamp

Page 3: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

POESIA DADAÍSTAPegue um jornal.Pegue a tesoura.Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.Recorte o artigo.Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.Agite suavemente.Tire em seguida cada pedaço um após o outro.Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.O poema se parecerá com você.E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

Tristan Tzara

Page 4: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

BAUHAUS

Marcel Breuer

Page 5: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

BAUHAUSA Bauhaus foi um movimento que pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí deveria se criar um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada. Os nazistas se opuseram à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que tivesse uma orientação política de esquerda. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Escritores nazistas clamavam diretamente que a escola era "anti-germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista.

Page 6: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

BAUHAUS

Page 7: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

MODERNISMO

Lina Bo Bardi

Page 8: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

FEDERICO GARCIA LORCA

Page 9: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

Romance sonâmbuloVerde que te quero verde.Verde vento. Verdes ramas.O barco vai sobre o mare o cavalo na montanha.Com a sombra pela cinturaela sonha na varanda,verde carne, tranças verdes,com olhos de fria prata.Verde que te quero verde.Por sob a lua gitana,as coisas estão mirando-ae ela não pode mirá-las.

Federico Garcia Lorca.

Page 10: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

GUERNICA

Pablo Picasso

Page 11: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

SALVADOR DALÍ

Page 12: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

SURREALISMO

Salvador Dalí

Page 13: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

SURREALISMO

Salvador Dalí

Page 14: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

Blues da Guerra Civil Espanhola Tudo começou há muito tempo atrás

Lá pela Europa onde sempre se quer maisIê iéHá muito tempo atrás, onde sempre se quer maisIê, ié E para um grande império precisa-se de terraO que vai acontecer? Eclode a Primeira GuerraIê, iéPrecisa-se de terra, eclode a primeira guerraIê, ié

Page 15: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

O nazismo apareceu lá na AlemanhaVindo da Itália e chegou até a EspanhaIê, iéApareceu lá na Alemanha e chegou até a EspanhaIê, ié General Franco era chegado num alemãoVoltou lá do Marrocos para dominar a naçãoIê, iéChegado num alemão, para dominar a nação Iê, ié

Page 16: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

Comunista e socialista, democrata e anarquistaNegaram a esmola da coroa espanholaIê, iéNegaram a esmola da coroa espanholaIê, ié De 36 a 39 foi a guerra civilMilhares de espanhóis empunhando o fuzil Iê, iéFoi pra guerra civil empunhando um fuzil Iê, ié

Page 17: DADAÍSMO Duchamp. DADAÍSMO Duchamp POESIA DADAÍSTA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu.

É sempre a guerra, a saída burguesaMas o povão ‘tá’ sem pão na sua mesaIê, iéA saída burguesa então ‘guenta aí’ firmezaIê, ié Lutaram bravamente, só que aí deu zicaOs nazi-fascitas detonaram com GuernicaOh nãoOs nazi-fascitas detonaram com GuernicaOh não!