Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

21
VANGUARDAS EUROPÉIAS DADAÍSMO AULA 09 PROFº BIM

Transcript of Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Page 1: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

VANGUARDAS EUROPÉIASDADAÍSMO

AULA 09

PROFº BIM

Page 2: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

DADAÍSMO

Page 3: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Dadaísmo - Movimento de crítica cultural que questiona não somente

as artes visuais, mas também modelos culturais;

- Movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros;

- As manifestações dos grupos dada são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral;

Page 4: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

“Dada” significa cavalo de balanço em francês, “sim” em romeno, preocupação em conduzir o carrinho do bebê em alemão, uma forma de chamar a mãe em italiano, e, em certas regiões da África, o rabo da vaca sagrada. A partir dessa plurissignificação, a obra dadaísta passa a ser improvisação, desordem, dúvida, oposição a qualquer tipo de equilíbrio.

Page 5: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

- São formados diferentes grupos, em diversas cidades, unidos pelo espírito de questionamento crítico e pelo sentido anárquico das intervenções públicas;

- Na Alemanha, nas cidades de Berlim e Colônia, destacam-se os nomes de R. Ruelsenbeck, R.Haussmann, Johannes Baader, John Heartfield, G.Groz e Kurt Schwitters e de Max Ernst;

Max Ernst – La Femme

Page 6: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.
Page 7: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Certos de que a arte não precisa ser compreensível, os dadaístas inventaram a técnica do ready made, que consiste em retirar um objeto do uso corrente de seu ambiente normal, para criar máquinas impossíveis de utilização.

Marcel Duchamp, um dos mais geniais criadores do ready made, expôs, entre outras coisas, uma roda de bicicleta cravada num banco e um urinol. Pintou também, certa vez, uma Mona Lisa decorada com bigodes.

Page 8: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

CARACTERÍSTICAS DO DADAÍSMOArte-destruiçãoRecusa do universo racionalista - “Nós

escarramos na humanidade” Ruptura com as formas existentes de arte Denúncia das fraquezas do quadro europeu A paródia como recurso para ruptura Cultua a realidade mágica da infância. A desmistificação da arte - “a arte não é coisa

séria”;

Page 9: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Pegue um jornal.       Pegue a tesoura.       Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.       Recorte o artigo.       Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.       Agite suavemente.       Tire em seguida cada pedaço um após o outro.       Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.       O poema se parecerá com você.       E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

Tristan Tzara

Manifesto Dadaísta

Page 10: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Proposta DADÁ O Dadaísmo surge com a clara intenção de

destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se, portanto, de um movimento antipoético, antiartístico, antiliterário, visto que questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura. É contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios, contra a imobilidade do pensamento e contra o universal. 

Page 11: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Marcel Duchamp

Page 12: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Ready-made O termo é criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968)

para designar um tipo de objeto que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).

Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições. 

Page 13: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

FUTURISMOAULA 10

PROFº BIM

Page 14: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

FUTURISMO O futurismo é um

movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.

"Cavalo e cavaleiro" Carlo Carra, 1913 

Page 15: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.
Page 16: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

FUTURISMO E O FASCISMO

O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Filippo Marinetti, se identificaram com o fascismo.“Nós queremos glorificar a guerra, o

militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias por que se morre e o desprezo da mulher”.

Page 17: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Trecho do Futurismo "Queremos destruir os museus, as bibliotecas

e as academias de todas as espécies, e combater o moralismo, o feminismo e todas as torpezas oportunistas e utilitárias. Cantaremos as grandes multidões excitadas pelo trabalho, o prazer ou os motins, as marés multicoloridas e de milhares de vozes da revolução em capitais modernas. Cantaremos a incandescência noturna e vibrante de arsenais e estaleiros, resplandecendo sob luares elétricos, as vorazes estações devorando suas fumegantes serpentes... Lançamos da Itália para o mundo este nosso manifesto de violência irrefreável e incendiária, com o qual fundamos hoje o Futurismo, porque queremos libertar esta terra do fétido câncer de professores, arqueólogos, guias e antiquários."

Page 18: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Umberto Boccioni, a Rua penetra na cidade

A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo.

Page 19: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Luigi Russolo – Perfume 1910

Page 20: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Umberto Boccioni - A carga dos lanceiros, 1915

Page 21: Dadaísmo e futurismo, aulas 9 e 10.

Umberto Boccioni Escultura

Formas Únicas da Continuidade no Espaço

1913