dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento...

11
dADAÍSMO Lúcia Custódio D2a DESIGN GRÁFICO 2ºSEMESTRE

Transcript of dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento...

Page 1: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

dADAÍSMOLúcia Custódio D2a DESIGN GRÁFICO 2ºSEMESTRE

Page 2: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

33

DADA

ÍSM

O

O Dadaísmo vai mais além do que um movi-mento artístico, em que os objectivos ful-

crais estão ligados ao desenvolvimento da arte, meramente um nível técnico e plástico.

O Dadaísmo antes de ser uma das vanguardas que constituiu o modernismo, é um espelho da sociedade e representa uma forma de espírito que expressa o eclodir de um sentimento de descrença e de impotência generalizado, latente na alma de homens que assistiam a um conflito bélico sem precedentes.

O Dadaísmo é fruto da intervenção activista de artistas de diversos campos, subjugados pela desagregação do mundo, visto estarem inseridos num contexto social de grande instabilidade, que os leva a serem detentores de uma atitude pes-simista, e destrutiva. que se mostrou capaz de não olhar a meios para atingir determinados fins, que não expressavam os inter-esses do todo, mas de partes. O Dadaísmo é fruto da intervenção activista de artistas de diversos campos, subjugados pela desagregação do mundo, visto estarem inseridos num contexto social de grande in-

Introdução

Marcel Duchamp: O Secador de Garrafas,

ready-made, 1911;

uma

form

a de

...

Page 3: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

33 3

DADAÍSMOmais do que um movimentoum

a forma de espírito

Marcel Duchamp: Fonte, 1917 urinol de pocelana, 23,5 X 18 X 60 cm

O Dadaísmo reclama não pos-suir história, tradição ou método. História, porém possuí-a, visto ter estado circunscrito quer no espaço, quer no tempo, “lugares” precisos nos quais se sucederam factos concre-tos. A sua tradição pode considerar-se que remonta ao Romantismo, no que diz respeito ao ideário subjacente à sua produção artística, partilhando com a “forma de espírito” do século XIX, quer a rejeição do racionalismo, quer um pessimismo exacerbado.

espírito

Page 4: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

55

O Dadaísmo é um movimento caracter-izado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, e encerra um exercício extremo de negação, que rejeita inclusivamente a sua acção, ou seja, é uma intervenção artística que se auto rejeita, por possuir como máxima a negação emergente de tudo, sem que qualquer excepção con-firme a regra.

Uma das qualidades de vários movi-mentos surgidos no século XX , ligasse ás suas implicações políticas. Vários estilos ultrapassaram em regra, a simples con-sideração estética e, antes de tudo, repre-sentaram uma atitude perante o mundo e a acção, sendo uma espécie de filosofia, uma interpre¬tação e afirmação totais.

O Dadaísmo foi de entre os movi-mentos com essa dimensão, o mais per-turbador e subversivo, indo muito além do questionar exclusivo de princípios estéticos, como fizeram expressionistas ou cubistas, por exemplo, e incidindo no próprio núcleo da questão artística, na validade de todos os valores, e princípios, e na virtude até da vida.

Negando toda possibilidade de auto-ridade crítica ou académica, os dadaístas

Page 5: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

55 5

“Dadá é a vida sem pantufas nem paralelos: quem é contra e pela unidade e decididamente contra o fu-turo; nós sabemos ajuizadamente que os nossos cé-rebros se tornarão macias almofadas, que nosso anti dogmatismo é tão exclusivista como o funcionário e que não somos livres e gritamos liberdade; necessi-dade severa sem disciplina nem moral e escarramos na humanidade.”Assim começa o “Manifesto do Senhor Antipirina”, o mani-festo dadaísta escrito por Tristan Tzara, o mais radical de todos os movimentos de vanguarda.

Kleine Dada Soirée, 1922

Page 6: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

77

Kleine Dada Soirée, 1922

Raul Hausmann: O Espírito do nosso tempo, 1920;

Page 7: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

77 7

consideram válida qualquer expressão humana, inclusive a involuntária, elevando-a à categoria de obra de arte.

O Dadaísmo rompe deliberadamente, enquanto reacção perturbada ao estado do mundo, com todos os vínculos, se-jam eles de que carácter forem, ou seja, rejeita todo e qualquer valor, assim como todo e qualquer principio estabelecido anteriormente. Renega a cultura e abnega a tradição, exalta por sua vez, o vazio, a nulidade, a inutilidade das coisas, a dimensão ridícula inerente aos entes, fundamentalmente os consumados em homens, e àquilo que concretizam. Escar-nece a arte, resumindo-a à sua insignificância remetida para um mundo de nadas, fazendo ruir os seus alicerces aparente-mente coesos, devido à intervenção de entidades interessa-das na seriedade da arte, mas na realidade muito susceptíveis a abalos.

É sintetizando, um movimento marcadamente icono-clasta, que reduz os símbolos ao vazio e os ídolos à ilusão, e que espicaça agressivamente a sociedade de forma a leva-la a uma introspecção metódica, que lhe permita encaminhar novamente o desviado.

“Eu sou contra os sistemas, o mais aceitável dos sistemas é aquele que tem por princípio não ter princípio nenhum.”

Tristan Tzara

Page 8: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

99

O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical. De um cepticismo defensivo, utilizado como protecção no meio da catástrofe, de forma a manter-se a lucidez; e da improvisação absur-da, enfatizado sempre o ilógico, o incongruente, o inco-gnoscível sob um ponto de vista racional, em especial na margem de subjectividade por onde deambula a burguesia do primeiro quartel do século XX.

Dada reivindica liberdade total e individual, é anti-re-gras e ideias, não reconhecendo a validade, nem do subjec-tivismo, nem da própria linguagem.

Os seus artistas são conscientemente subversivos: ridicu-larizam o gosto convencional e tentam deliberadamente desmantelar as artes para descobrir em que momento a criatividade e a vitalidade começam a divergir. Defendiam o espontaneísmo absoluto e o corte radical com o passado, através da intuição e do absurdo (nonsense) e da anti-arte. Afirmaram através de um não conformismo levado ao ex-tremo, e ao escândalo voluntário, a sua decisão de colocar tudo em causa, quer socialmente, quer ao nível das formas de arte, através de actuações e da criação de objectos ex-travagantes e despropositados.

O Dadaísmo é desde a sua génese, até ao seu desvaneci-mento, destrutivo e construtivo, frívolo e sério, artístico e antiartístico.

Page 9: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

99 9

Page 10: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

1111

Page 11: dADAÍSMO - home.fa.utl.pthome.fa.utl.pt/~al006988/paginacaoa6.pdf · Tristan Tzara. 9 O movimento regesse pela combinação de um pessimismo irónico e de uma ingenuidade radical.

1111 11