Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto...

16
Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victoria DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA - A NO X - Nº 114 - MARÇO – 2005 E DITOR : M ILTON S ALDANHA - www.jornaldance.com.br - [email protected] Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victoria O salão Concorde Plaza foi ocupado quase 24 horas por dia, com aulas e bailes sempre muito animados, ao som das orquestras Spaziani´s Band e Freesom Band, além dos DJs La Luna e Drika. Arena Jornal Dance, na principal piscina do Costa Victoria, transformou-se numa grande festa todos os dias. Enquanto isso, nos salões internos, havia mais dança. Fotos: Milton Saldanha Nosso Cruzeiro

Transcript of Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto...

Page 1: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

Dançando a Bordosacudiu o Costa Victoria

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O I

NT

ER

NA

E G

RA

TU

ITA

- A

NO

X -

114

- M

AR

ÇO

– 2

005

ED

ITO

R:

MIL

TO

N S

AL

DA

NH

A -

ww

w.j

orna

ldan

ce.c

om.b

r -

jorn

alda

nce@

uol.

com

.br

Dançando a Bordosacudiu o Costa Victoria

O salão ConcordePlaza foi ocupadoquase 24 horaspor dia, com aulase bailes sempremuito animados,ao som dasorquestrasSpaziani´s Band eFreesom Band,além dos DJs LaLuna e Drika.

Arena Jornal Dance, naprincipal piscina do CostaVictoria, transformou-se numagrande festa todos os dias.Enquanto isso, nos salõesinternos, havia mais dança.

Fotos: Milton Saldanha

Nosso Cruzeiro

Page 2: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

Milton Saldanha

O jornal Dance, circulando há 10 anos, é mensal e distribuídogratuitamente nas principais instituições de dança, públicas e pri-vadas, da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Com tira-gem de 10 mil exemplares, pode ser encontrado nas melhores acade-mias, bailes, casas noturnas, festivais de dança, eventos, restau-rantes e outros locais, inclusive não dançantes, como bares, pada-rias, lojas, etc. Está também completo na Internet.

Editor e jornalista responsável: Milton Saldanha (MTb. 3.419;matr. Sindicato dos Jornalistas 4.119-4). Repórter Especial:Rubem Mauro Machado (Rio de Janeiro); Ilustrações: Pedro deCarvalho Machado. Fotos: Milton Saldanha. Colaboradores:Alexandre Barbosa da Silva (diagramação); André de CarvalhoMachado. Impressão: LTJ Editora Gráfica. Reg. INPI:820.257.311. Produção: Syntagma Comunicação Social.

Endereço: Rua Pais da Silva, 60 - Chácara Santo Antonio/SantoAmaro, São Paulo/SP. CEP 04718-020.Tels./Fax (11) 5182-3076 / 5184-0346 / 8192-3012Site: www.jornaldance.com.br (Parceira na Internet: Agendada Dança de Salão Brasileira)E-mail: [email protected] reprodução total ou parcial, exceto quando autorizada pelo editor.Nenhuma pessoa que não conste neste Expediente está autorizada a falar em nome

do jornal.

2 Março/2005

Uma semana de sonho, longe da realidade, é o melhor presente que alguémpode dar a sí próprio. Não custa caro e tem parcelamento. Converse com quem

esteve neste Dançando a Bordo, no Costa Victoria, e descobrirá boas razõespara fazer parte desta festa. Você também merece.

Receita de auto ajuda:Entre no Dançando a Bordo!

Você já sentiu saudade de algu-ma coisa que ainda está acon-tecendo? Pode parecer estra-

nho, mas esta foi uma das sensaçõesexperimentadas por este repórter, e pordiversas pessoas com quem conversou,durante o Dançando a Bordo 2005, nonavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muitagente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia muito tempopela frente, e muito o que curtir a bordo,dentro da vasta grade da programaçãode aulas, shows e bailes. Esta sensaçãoprematura de que a saudade do cruzei-ro seria muito grande nos empurravapara as atividades com um ímpeto redo-brado de forças, fazendo-nos esqueceraté do inevitável cansaço físico. Muitos,como eu, dormiam poucas horas pornoite, tomados pelo voraz apetite de ce-lebrar a vida. Sim, foi isto, a vida pulsouplena de energias positivas e de embria-gadora alegria naquele navio de muitasluzes e cores, que naquela semana setransformou na capital flutuante da dan-ça de salão brasileira.

Nada mede mais o sucesso de umevento do que aquele gostinho de “que-ro mais”. As últimas horas do Dançan-do a Bordo, a exemplo do que aconte-

ceu no Costa Tropicale, foram de in-tensa emoção. As pessoas se abraça-vam de forma calorosa, solidária, fra-ternal. Aquele abraço que dispensapalavras, o toque diz tudo, é vigoroso evem do fundo do coração.

O índice de “excelente” na avalia-ção pelos passageiros do Dançando aBordo foi altíssimo e superou o da edi-ção anterior, no Tropicale, como era de-sejo da equipe de planejamento, lidera-da por Francisco Ancona e integrada poreste repórter, Theo e Mônica, RubemMauro Machado. O questionário de ava-liação colocado nas cabines na últimanoite da viagem foi respondido por 1868passageiros adultos. O índice de satis-fação do Dançando a Bordo atingiu iné-ditos 4,66 pontos em 5,00 possíveis. Foio mais alto de toda a temporada, com-petindo com o cruzeiro do Bem Estar.“Estamos fazendo história, isto é signifi-cativo para um projeto na sua segundaedição. Nos obrigará a melhorar e a sur-preender ainda mais em 2006”, comen-tou Francisco Ancona.

O navio é a mais perfeita definiçãode ilha da fantasia. Um refúgio perfei-to, com todo conforto e todos os recur-sos para ensejar bem-estar. E que lou-co quer sair de férias levando junto arealidade? A luta do cotidiano? As de-silusões? É o lugar para esquecer tudo,desligar, viver momentos de sonho, depreguiça sem compromisso com o re-lógio. Abandonar o celular no fundoda mala. Passar uma semana sem jor-nais. Sem violência na TV. Comer ebeber com prazer, sem neurose comalgumas calorias a mais. Brincar, ou-vir e falar bobagens alegres. Dançar,dançar e dançar, até o limite que o cor-po agüentar. Como não dá para descerno meio do oceano, que fiquem lá emterra, bem longe, todas as preocupa-ções. Na volta haverá tempo de sobrapara cuidar delas. É por isso que nadapode ser comparado com uma viagemde navio para relaxamento e diversão.É por isso também que todas as via-gens de navio são inesquecíveis, não

importa que você tenha feito vinte outrinta, ou apenas uma.

E se a viagem de navio é uma gran-de festa a cada dia, um cruzeiro temáticocomo o Dançando a Bordo é muito maisdo que isto. É impossível descrever aenergia coletiva daquelas manhãs, tar-des e noites dançantes, ao ar livre ounos vários salões com atividades simul-tâneas. Só bailes, por exemplo, eram trêsao mesmo tempo, todas as noites: um,com música ao vivo, no principal e mai-or salão, o Concorde Plaza; outro na pis-ta do charmoso Grand Bar Orpheus, re-vezando música ao vivo com o DJ LaLuna; o terceiro, milonga (tangos), nadiscoteca Rock Star, com a DJ Drika.Antes de tudo, além das aulas, comoaquecimento, sempre uma concorridatarde dançante, de ritmos alegres e coma descontração do uso de camisetas ebermudas. A propósito, sempre a roupado dia. O traje elegante ficava para anoite.

Francisco Ancona, o pai da idéia, naentrevista para a Edição Especial doDance dedicada ao evento, foi muito fe-liz ao estabelecer, com sua vasta experi-ência no ramo, a diferença entre o Dan-çando a Bordo e os demais cruzeiros: “Adança é a essência e a reunião de todosos outros temas; é o exercício da felici-dade; combina muito com o navio”.

Quem esteve no Costa Tropicale eno Costa Victoria sabe que isso é ver-dade. Este jornal é suspeito, pois commuita honra integra a equipe dosorganizadores do Dançando a Bordo,seu principal evento anual. Mas os hós-pedes, como chamamos os passagei-ros, são totalmente insuspeitos. Pergun-te a eles.

Há quem gaste quantias expressi-vas com livros de auto ajuda e/ou tera-pias. Tomo a liberdade de sugerir paraestas pessoas, aqui ao pé do ouvido, aseguinte experiência: invista esse capi-tal no próximo Dançando a Bordo. As-sim estará, no mínimo, passando da te-oria à prática, da inércia à ação. Poucoimporta que possa até não gostar, toda

atitude tem riscos, pois existe um gê-nero humano que não se adapta a bar-co ou avião, alguns não suportam nemelevador, mas tem que experimentarpara saber. Ou para superar bloqueiospsicológicos, descobrindo novos praze-res e recursos que tornam a vida maissaborosa e prática. Uma amiga minhatinha mais de 40 anos e não pisava emavião de jeito nenhum, até que num diade inadiável necessidade fez seu pri-meiro vôo na ponte aérea. Libertou-sedos seus fantasmas e hoje usa aviãoaté para viagens internacionais.

O preço da passagem no navio é bemrazoável. Comprando cedo achará ascabines mais em conta e geralmente ascampanhas da Costa Cruzeiros come-çam com ofertas. Além disso, há gene-roso parcelamento. Outros descontos eregalias você pode negociar com suaagência de turismo, avaliando as vanta-gens de fazer parte de um grupo ou dareserva individual. Convém lembrar quetodas as refeições estão incluídas nopreço, exceto bebidas. A principal re-feição é o jantar, como atividade soci-al, um momento de glamour, no padrãodos mais refinados restaurantes. Quan-do se considera tudo isso, e muitas ou-tras coisas que este reduzido espaçonão permite detalhar, fica muito claroque o investimento numa viagem denavio vale a pena. Sobretudo se for noDançando a Bordo, ora. Mantendo seuorçamento sob controle, inclusive nasescalas, (pois dá até para almoçar nonavio no retorno dos passeios, como amaioria faz), seus gastos extras serãomínimos. Ou seja, passou o tempo emque navio era programa de rico. Hoje,qualquer pessoa de classe média podedar a sí própria este presente. A provaé que muitas levam até personal dancer.

Se você admitir que algo tão sim-ples pode ser uma conquista de bem-estar e realização, agregada a um con-vívio social muito sadio, tenha certeza:estará dando um grande passo na mu-dança e aperfeiçoamento da sua quali-dade de vida.

Page 3: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

3Março/2005

Veteranos do DançandoParticipantes dos cruzeiros, tanto do Costa

Victoria como do Costa Tropicale, participarãodia 12 de março, sábado, do “II Encontro dos Ve-teranos do Dançando a Bordo”, a partir das 19h,no Centro de Dança Jaime Arôxa, no Campo Belo.A festa, com dança, é com portas abertas a todosos interessados e não há convites formais. Cadapessoa leva algo de comer ou beber. A organizaçãoé de Regina Burin, que esteve nos dois cruzeiros eintegra o grupo de sócios da academia. Av. Verea-dor José Diniz, 4014. Tel. 5561-5561.

Festa do FitnessA turma do 11º cruzeiro Fitness também

terá sua festa para reencontro dos amigos. Serána Punto, quinta, dia 10 de março, com o DJresidente Torrada. O cardápio musical prometedance, comercial, house, black music. Na Dr.Cardoso de Melo 840, Vila Olímpia. 6852-4444ou 3534-9125.

Edição EspecialA Edição Especial do Dance para o Costa

Victoria teve 16 páginas, com 8 coloridas. Fo-ram distribuídos mais de 3 mil jornais no navio,dos 10 mil da tiragem total. Muitos dançarinos,principalmente pessoas de academias, levaramvários exemplares para suas cidades, dos maisvariados pontos do Brasil. Desde o dia 19 defevereiro, quando começou a viagem, a EdiçãoEspecial está integral na Internet, para livre aces-so, sem custos. www.jornaldance.com.br.

Dançare vem com tudoA Dançare Espaço de Dança, do Ipiranga,

completa dois anos e festeja com baile dia 13 demaio, no Clube Hispano. O tema será “Dançarea Bordo”, com show do navio, de Theo e Môni-ca, além de apresentação da própria escola. Elesvirão com tudo no próximo cruzeiro. Já se arti-cularam com uma agência de viagens e preten-dem levar um numeroso grupo. Célia Moreno eDoroti Pironi estiveram no Costa Victoria e vol-taram fascinadas. A escola está em franco cres-cimento e já se firmou entre as mais importan-tes de São Paulo. 5063-3852.

Cariocas e gaúchos voltaramFoi muito grande o número de dançarinos

cariocas e gaúchos que voltaram ao Dançandoa Bordo, depois da estréia no ano passado noCosta Tropicale. Os dois repórteres do Danceacompanharam todo o embarque no Rio, ematividade de boas-vindas e auxílio com infor-mações, e cumprimentaram conhecidos e ami-gos que chegavam o tempo todo.

“Dançando a Bordo: o Show!!” foi o títulodo espetáculo apresentado na noite de navega-ção rumo à Bahia, dia 23, pela equipe de profes-sores e de personal dancers do Dançando a Bor-do, totalizando 24 profissionais. Com muitobom humor, de forma descontraída, o grupoconquistou o público que lotou o Teatro Festi-val. Além de alegre e bonito, o espetáculo teve o

Campani e LiendoRicardo Liendo, de São Paulo, e Fernando

Campani, de Porto Alegre, foram os dois convidadoscom participações especiais. Marcaram presençaintensamente em todas as atividades, com cativantesimpatia, e fizeram apresentações de tango. Um de-talhe curioso: ambos tinham programado o mesmotango na tarde do show. Um deles teve que mudar naúltima hora. Isso não atrapalhou em nada o brilho dasapresentações, intensamente aplaudidas.

Faltou a homenagemBill Kishikawa não pode participar do cruzei-

ro por causa de problemas de última hora na obrade reforma da sua casa, no Alto da Boa Vista. Iriareceber homenagem no Baile de Gala por seus 50anos de dança e como mestre premiado de ballroomdance. A placa de prata agora será entregue naMilonga de Gala, em agosto, no Homs.

O grande AtalibaAtaliba, na Equipe Personal, roubou a cena com

sua simpatia e aquele jeito malandro de chapéu. Dan-do aula de samba rock ganhou a galera com umalinguagem popular, sabendo o limite de não ser tos-co. O pessoal se divertiu muito. Numa das noites,todo de branco, entrou no baile com uma dama decada lado. Ganhou ali de Milton Saldanha, seu admi-rador assumido, o título de “Rei do Costa Victoria”.

Theo e MônicaO casal ganhou nota dez pela brilhante condução

da parte didática e artística do cruzeiro. Além disso,como dizem os gaúchos, estão dançando barbaridade.

Shows após às 2hO aconchegante bar Orpheus foi o point prefe-

rido de quem ama a dança de salão no estilo dosvelhos e bons bailes, primeiro com música ao vivointernacional, depois com o sempre impecável LaLuna. Depois das 2h, quando a pista já oferecia maisespaço, e todos pensavam que os professores epersonal dancers já tinha ido descansar, eis que elessurgiam, não se sabe de onde, ainda com impressio-nante e invejável disposição. Dançavam entre si ebrindavam o já pequeno “público” com verdadeirosshows, sempre aplaudidos. No outro dia, relativa-mente cedo, estavam nas aulas com o mesmo pique.

Coisas do Dançando a Bordo... O Show !!

grande mérito de mostrar a dança de salão den-tro das suas próprias características, sem apelarpara recursos de outras danças, principalmentebalé e contemporâneo, como tem acontecido comfreqüência pelo país, de forma as vezes grotes-ca. O público, maciçamente formado por pes-soas do nosso meio, retribuiu carinhosamentecom muitos aplausos.

Nosso Cruzeiro

ProfissionalismoMarcelo Cunha foi presença extremamente

discreta no Dançando a Bordo. Sempre elegante,divertiu-se, curtiu muito, mas em nenhum mo-mento entrou naquela de querer mostrar nas pis-tas sequer metade do que sabe. E como sabe! Éassim que um profissional maduro e realizado,que não precisa provar nada a ninguém, preservasua imagem e conquista cada vez mais respeito.

LogosOs logotipos do Dançando a Bordo e do

jornal Dance, promotor e divulgador oficialdo evento, estiveram presentes no alto da capaem todas as edições do “Today”, o jornal diá-rio de bordo. A tradição foi iniciada no anopassado, no Costa Tropicale. A novidade noCosta Victoria é que os dois logos passaram afigurar também no alto dos refinados menusdos almoços e jantares.

NúmerosEsta edição contém mais de 70 fotos e ilus-

trações, um recorde do próprio jornal. O maiornúmero anterior foi de 65 fotos.

Próximo cruzeiroO próximo Dançando a Bordo, em 2006,

será novamente no Costa Victoria e terá novida-des. Francisco Ancona (criador e coordenador-geral), Milton Saldanha (promotor/divulgadoroficial), Theo e Mônica (coordenadores artísti-cos), e talvez Rubem Mauro Machado (Repór-ter Especial do Dance, no Rio), vão se reunir jáem abril para avaliação deste cruzeiro e planeja-mento do próximo. É bem provável que o rotei-ro ofereça uma nova grande atração, no Nordes-te. É possível também que seja de 7 dias, por-tanto um dia a mais, como ocorreu no CostaTropicale. Tudo isso está em estudo na CostaCruzeiros e são decisões complexas, que envol-vem muitos custos, encaixes precisos de datas ehorários, etc. E será produzida pelo Dance, pelaterceira vez, a Edição Especial do Dançando aBordo, que neste ano teve 10 mil exemplares,mais Internet. www.jornaldance.com.br.

Jaime Arôxa voltaráJaime Arôxa já confirmou que estará no próximo

Dançando a Bordo, como convidado especial, comsua parceira Bianca Gonzalez. Convidado neste ano,não pode viajar por causa de compromissos profis-sionais anteriormente assumidos. Mesmo assimmandou a bela mensagem “Aos dançarinosnavegantes”, veiculada na Edição Especial. No anopassado apresentou-se no histórico Baile de Gala doCosta Tropicale, que marcou os 10 anos do Dance.

Carlinhos de JesusDance revela pela primeira vez: Carlinhos

de Jesus também foi convidado para o Dançan-do a Bordo. O convite, em nome dosorganizadores, foi feito por Milton Saldanhadurante um jantar com Carlinhos, em Santos.Ele aceitou imediatamente, iria com sua parceiraSheila, mas depois teve que desistir porque ti-nha compromissos no exterior justamente nadata do cruzeiro. Lamentou muito, lembrandocom saudades do único cruzeiro que fez, noEugënio Costa. A possibilidade de ter Carlinhosno próximo Dançando a Bordo não está descar-tada, mas é bastante remota por causa de data.Será num período em que ele fica totalmenteenvolvido com a preparação do desfile da Co-missão de Frente da Mangueira.

Gustavo LillaGustavo Lilla, da Cia Terra, embarcou com

uma indisposição estomacal e isso atrapalhouseu trabalho nos primeiros dias. Medicado emtempo, felizmente pode usufruir do cruzeiro,principalmente do show no Teatro Festival. Nemparecia o mesmo do primeiro dia.

Elas sempre em maioriaNão adianta, só se a gente embarcasse o bata-

lhão dos fuzileiros navais para resolver o proble-ma (problema?) da disparidade no número de mu-lheres e homens a bordo. Exatamente como nosbailes em terra. Nossa competente, eficiente ededicada equipe personal atenuou a situação, maso assunto será examinado pelos organizadores nareunião de avaliação e planejamento. O número depersonal dancers contratados pelas próprias dan-çarinas dobrou nesta viagem em comparação como cruzeiro anterior. A maioria era do Rio de Janei-ro, onde este hábito, bom para todas as partes,começou e se propagou muito antes de São Paulo.

Mais dançarinosComo é normal em qualquer cruzeiro temático,

uma parte dos passageiros não está lá pelo tema, esim porque faria a viagem de qualquer maneira.Muitos até mergulham na onda. Mesmo assimnossa intenção é incrementar a campanha na áreade dança para alcançar a maior ocupação de cabi-nes o quanto antes, de modo a ter uma populaçãoa bordo quase 100% dançarina. Não que isso atra-palhe, mas representa o fortalecimento da dançade salão. Muitos dançarinos neste ano deixarampara a última hora e não conseguiram lugar. Depoisficaram se queixando. Valeu a lição. Devemos to-dos incentivar a antecipação das reservas, inclusi-ve porque é o melhor momento para negociar. Re-gina Burin e Marcelo Cunha, por exemplo, doCentro Jaime Arôxa, não querem perder a posiçãode maior grupo a bordo. Pretendem trazer maisgente em 2006, inclusive Sebastião Cabrera, o Tião.

A busca de SoniaSonia Santos, executiva da Bagagem Turis-

mo, não parou um minuto durante o embarquedos seus grupos nos ônibus, no Ibirapuera, paradescer para Santos. Lista na mão, checava nomepor nome. Ia sair o último ônibus, uma turma deseis não havia chegado, e Sonia já estava desespe-rada quando localizou um deles pelo celular. “Ondevocês estão?”, indagou toda aflita. “Na piscinado navio”, respondeu uma voz tranqüila.

Page 4: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

4 Março/2005

Nosso Cruzeiro

Turma da academia Dois Pra Lá Dois Pra Cá, de Joinville: Maycon Santos e Sônia Andrade(professores), Francine e Marly Hantges, Gastão e Juçara Schuwarz, Sandra Volpato, Hele-na Skrosk, Júlia Santana, Cláudia Reinert, Beatriz e Mercedes Heinzezmann, SulamitaKaiser, Cleusa Moraes e Paulo Bicalho

Parte da delegação da Bagagem/Centro Jaime Arôxa, que no total reuniu José Fontes eMiriam Macorim, Laura e Euclides Gonzales, Walter e Maria Abadia Fornazieri, Irineu eMaria Lúcia Paulussi, José Leme e Suely Murena, Toma e Márcia Mwosa, Carlos – Bety eAndréa Tirlone, Angélica Gravos, Rose Andreotti, Ana Lúcia Carvalho, Eliana Fernandes,Márcia Barros, Magaly Colunna, Ronaldo Belz e Viviane Domingues, Gilson e Fátima Guilhen,Anne Louise Fleury e Cláudio Mauro, Pedro Menezes, Itagiba Castilho, Antonio Corullon,Helenice Souza e Hiroko Takayama, Fernando Parpinelli e Lazeli Burian, Edson e MargarethSerrano, Elias e Adel Rassi, Roberto e Eliane Fonseca, Andréa Struchel, Maria Gonçalves,Jean Varandas, Patrício Lemes, Cláudia Primo, Paula Simas, Patrícia Pinto, João Neto, DoyleRaymer e Sandra Antonio, Sonia Santos, Sandra Chuairi, Regina Burin, Tarcila Giannotti ePeter D’Alessandro, Edenil e Maria Regina Pavini, Mara Machado, Ana Justi, Maria BereniceAlves, João e Monete Lima, Ruth Andrade, Nancy Carneiro, Haíde Sena, Marilene Hannud,Israel Bezerra, Natalino Calil, Aiguil Jorge, Lidi Machado, Alhanat Ino e Cathia D’Alhanat,Terezinha Carneiro, Margareth Antonelli, Maria Angela Lopes, Eduardo Frosini, ArletteLevy, Maria Cecília Abade, Amaurício Pivaro, Sidnei Batista, Marcelo Cunha, Eliane Rahal,Maria Manuela Souza, Marta Ferrari, Angela Oliveira, Italo Anversa.

Pedro e Ida Strufaldi, Silvia e Roberto Selurato, Cirineu e Cleuza Costa, Lúcia e José Lonquetti

Regina Tavares e Fernando VasconcelosOs convidados Mari e Kleber, do Núcleo deDança Stella Aguiar

MárciaLefosse, MariaCecília Abade,Wilson Neres

(Carioca) eThereza

Tatiana Cali, SueliFerreira, Célia Reginae Cintia Freitas

Tereza Madri Fernandes

Page 5: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

5Março/2005

Nosso Cruzeiro

Fotos: Milton Saldanha.(Colaborou Sonia Santos)

Equipe da academia Revolution Company, de Eduardo Martins: Cristina Moffa, DayaneUlda e Diego Managini, Alice Asanuma, Izaura Mizuta, Sirley Tófolo, Fátima Ruiz, LúciaHiratsuka, Sueli da Silva, Ednam Souza, Edna Magnusson, Stella e Haroldo Biochini,Marta Takahasi e Sonia Santos

Mãe, filha e avó, todas dançarinas: Maria José Ferreira,Miriane e Nelma Toledo

O criador do Dançando a Bordo, Francisco Ancona, com ospromotores Milton Saldanha e Rubem Mauro Machado, do Dance

Fernando Campani, convidado especial, brilhou no tango com Dani Diaz

Margareth Antonelli e Adriano Silva Dimitrius Catasblancas e Marilene Hannud

Claudio Mauro e Anne Fleury

Brincadeiras de salão divertem muito participantes e público

Conjunto italiano mostrou repertório eclético

Page 6: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

6 Março/2005

Nosso Cruzeiro

Animação tomou conta do navio 24 horas por dia, nos salões e a céu aberto

Equipe de dançarinos posa para fotos e confraterniza com o público

Suely Murena e José Leme Sonia Santos, Elias Rassi e Rose Andreotti

Mara Machado e Natalino Calil

Walter Fornazieri e Abadia

Elza Moreira e Delci Ferreira

Euclides e Laura Gonzalez

Renato Assis e RubemMauro Machado

Page 7: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

7Março/2005

Nosso Cruzeiro

Thereza Elias, Sandra Khoury, Vera Huqueze, Léia Vogel, Sebastião Santos e Marina Soares

Helenice de Souza afastando o DJ La Luna do trabalho

Maurício Butenas e Karina Carvalho comandaram a salsa

Renato Assis em pique total na aula de samba no péOmar Forte e Martina Lavalle no comando de prática de tango

Théo agita o axé no Salão Concorde Plaza

Sem inibição, qualquer lugar virava pista de dança

Marcela Barretoe Bianca

Wendhausen

A cobertura continuanas páginas 12, 13 e 14

A nossa esquipe

Page 8: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

8 Março/2005

Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros - 3813-8598www. cariocaclub.com.br - Estacionamento c/ manobrista na porta

DireçãoCarlos Garcia

Relações PúblicasHumberto Miranda

Rua Domingos de Moraes, 1630 – Vila Mariana - Metrô Vila Mariana5549-5890 / 5539-8082

www.zais.com.br

Veja em www.jornaldance.com.br

Completo naInternet, sem

custo adicional

Anuncie5182-3076

5184-0346 / 8192-3012

Dia 11 – Reinaldo, Doce Encontroe Grupo Um Toque a MaisDia 18 – Fundo de Quintal,Doce Encontro e Kaluana

Dia 25 – Turma do Pagode, Doce Encontro,Pique Novo e Atitude

Março é pique total !Grandes shows das sextas-feiras

Março Especial

Bailes todas as segundas, quintas, sextas e sábadosObs.: dia 25/3, Sexta, não haverá baile

Dia 28, Super Segunda-feiraBanda Studio 1 (19h à 1h)

Dia 24, Quinta, véspera de feriadoBanda Carisma 3 & Cia (19h às 3h)

Grande Baile de 107ºAniversário da Sociedade

Hispano BrasileiroCom bolo e champagne.

Dia 19 de março, 21hOrquestra Internacional LOS OJEDAReservas: 274-2014 ou 61615293

Workshop de fim de semana comCarlos Bolacha e Kessy Goudart, direto do

Rio de Janeiro. Níveis intermediário e avançado.19 e 20 de março - 14h às 17h

R$ 70,00 (individual) - R$ 120,00 (casal)Vagas limitadasDia 18/03 Baile da Gafieira, com apresentaçãodos professores

Convite R$ 10,00Inf.: 5543-3474

Jô Passos convida

Dança de salão, zouk, salsa, forró,samba de gafieira,

samba rock, dança afro.Rua dos Chanés, 76 – Moema

Fone 5543-3474

Acessewww.jopassos.com.br

e confira a gradede cursos novos

Page 9: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

9Março/2005

Av. Pedroso de Moraes, 1036 - Tel. 3814-7383

O melhor demarço está aqui

Av. Vereador José Diniz, 4014 – Campo Belo – Tels. 5561-5561 / 5561-2662R. Marambaia, 31- - Casa Verde – Tel. 3961-1103R. Conselheiro Furtado, 1003/sala 13 – Liberdade – Tel. 3208-5552R. Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Campinas – Tel. (19) 3229-1770

www.jaimearoxasp.com.br • [email protected]

Baile de Halloween

MarçoDia 13 - La Fiesta (zouk e salsa), 20hDia 19 – Baile do Personal, 22h

CDJA – SÃO PAULO

“Se você não sabe onde

dançar salsa aos domingos,

consulte a nossa programação,

venha e participe do nosso

baile “La Fiesta”.

AbrilDia 10 – La Fiesta (zouk e salsa), 20hDia 16 – Baile de Calouros, 22h

A partir das 22h

11, Sexta – Trilha Sonora

12, Sábado – Koisa Nossa

18, Sexta – Santa fé

19, Sábado – Barcelona

25, Sexta – Biriba Boys

26, Sábado – Koisa Nossa

DomingosRock Pesado, 19h

Terça Insana (Teatro)21:30h

Page 10: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

10 Março/2005

DICAS DE LEITURA

Além disso...Vitor Costa e Margareth Kardosh voltaramde mais uma temporada pelo sul da França,sob neve, onde conquistaram definitivamen-te um grande espaço no mundo internacio-nal do tango. Em abril voltam e participamde outro festival, agora dividindo palco comgrandes feras do tango mundial. Receberamtambém convite para trabalhar em Valença,na Espanha. Enquanto isso, em São Paulo,vão retomando seus cursos em diversas aca-demias.

Faleceu em Buenos Aires Norma Viola, diretorado Balé Folclórico Nacional da Argentina.

Em Paris, morreu José Pepe Libertella, doSexteto Mayor, um dos maioresbandoneonistas da atualidade. Libertellanasceu na Itália, em 1933.

Edição Especial do Dance sobre Cuba foi maciça-mente distribuída nos dois dias do espetáculo mu-sical Los Jubilados, no Sesc Pinheiros, com músi-cos da velha guarda de Santiago de Cuba. Antes decomeçar, quase na platéia inteira havia pessoaslendo o jornal.

Eli Peixoto, da revista Infok, Rio, veio a SãoPaulo prestigiar a festa dos 10 anos da Dança-ria Passos & Compassos, no Círculo Militar.

Sindicato dos Jornalistas está abrindo novos con-

vênios para oferecer descontos aos seus associa-dos. Academias interessadas podem fazer contatopelo fone 3217-6297, com Sheila, no horáriocomercial. A proposta passa antes por um proces-so interno de aprovação. A entidade distribui umguia dos convênios e atualiza pela Internet.

Espaço Lux, em São Bernardo do Campo,fará dia 20 de abril o Especial do Mês – Bailedo Branco, Preto e Vermelho. Dia 16 de mar-ço toca a banda Alphaville, dia 23 aTropicaliente e dia 30 Românticos do Caribe.A casa fica na rua Antônio Luiz Valério, 93 –Centro. Acesso para quem vem de São Paulopela Saída 22 da Anchieta. 4341-6775 / 9714-9778 / 9720-3524. Para aulas de dança ligue4341-6775.

Tênis Clube de Santo André recebe a bandaRomânticos do Caribe dia 15 de março. Dia22 toca a Aplauso e dia 29 a Tropicaliente. Oclube fica na rua Bernardino de Campos,254 – Centro. 9714-9778 / 9720-3524. Sobreaulas de dança ligue 4341-7819.

Orquestra e Coral Carinhoso festejará 30 anos. Obaile será dia 19 de março, sábado, na rua LeaisPaulistanos, 250 – Ipiranga. 6161-2100.

Festival de Dança de São Paulo, evento in-ternacional sul-americano, acontecerá de29 de junho a 2 de julho, no Tênis Clube

Paulista, no Paraíso. Contemplará todasas modalidades, inclusive dança de salão.3331-6550.

Dick Danello, cantor de repertório italiano, levaseu show “Una Notte a San Remo” ao Ópera, emPinheiros, dia 18 de março, sexta. 3813-2732.

Espaço Rasa, no Sumaré, está com nova pro-gramação musical e de danças indianas,além de cursos. 3868-2612 ou 9919-7311.

Stars Dance realizará no Rio o XXII FestivalNacional de Dança do CBDD, de 21 a 24 de abril,no Teatro Odylo Costa Filho. É competitivo eaberto a todos os gêneros de dança. 4979-5709.

Márcia Mello, a tanguera, festejou seu aniver-sário com muito estilo no novo espaço dançan-te (e milonguero) dirigido por Walter Manna eMaria Helena, o J Club (ex-Fábrica do Samba),na Av. JK, 383. Tels. 5077-6781 e 9646-7127.

Regina Tavares, tanguera, mesmo tendo que acor-dar cedo para as tarefas da sua empresa de trans-portes, deslocou-se numa noite de quarta, deSorocaba, especialmente para conhecer o J Club.Gostou muito.

Dançart, de Emílio Ohnuma, vai selecionarprofessores e bolsistas em audição dia 21 demarço, das 13h às 16h. Há vagas nas três

unidades da escola, no ABC e São Paulo.4367-1740.

Universo Flamenco é o tema de uma série deworkshops que estão sendo promovidos pela As-sociação Cultural Cuadra Flamenca, aos sábados.3814-3141 ou 3815-9695.

Dulce Pessoa coordena workshop de dançacontemporânea de 21 de março a 1º de abril,com 30 vagas, na Oficina Cultural Oswaldde Andrade. 221-4704 e 221-5558.

Livi Bianco promoverá a Noite de Tangos e Boleros,no Baloon, dia 18 de março, sexta, a partir das 21h.Av. Ipiranga, 200 – no Edificio Copan.

Enemir Franco dará aula de dança de salãodia 18 de março, no restaurante BrigadeiroExpress, às 20h. Rua Senador Queiroz, 151,esquina com Brigadeiro Tobias.

Fátima Silva festejou seu aniversário no Zais,com animado grupo de amigos, entre eles MarioOno, Paulo Kubo, Diro Nishida, Milton Saldanha,Eleni Passos, Noé, Donizete Portela.

Buenos Aires será a sede, de 9 a 16 de outubro, doIV World Tango Festival, com mais de 150 classescom grandes mestres, seis orquestras, exibiçãoespecial do grupo de dança Corporacion Tango,milongas, etc. (54 11) 4372-1587 / 4371-7427.

Sai 3ª edição de “Dança”, de Klauss Vianna,o mestre da expressão corporal

Acaba de sair a terceira edição do livro “Dança”,pela Summus Editorial, que narra a trajetóriado bailarino, coreógrafo e professor Klauss

Viana. Referência no universo da dança, revolucionou a arteno Brasil ao introduzir a noção de trabalho corporal paradançarinos e atores. “Dançar é muito mais aventurar-se nagrande viagem do movimento que é a vida”. A frase sintetizao pensamento de Klauss Vianna (1928-1992) como bailari-no, coreógrafo, professor de dança e teatro, mas, sobretudo,como um homem apaixonado pela dança. Referência nesseuniverso, foi pioneiro no estudo do movimento econceituação de um trabalho corporal capaz de exprimir ouniverso interior de dançarinos e atores. No livro, em cola-boração com Marco Antônio de Carvalho, faz depoimentocontundente sobe a atividade que exerceru por décadas.

O coreógrafo dizia que “um corpo inteligente é umcorpo que consegue adaptar-se aos mais diversos estí-mulos e necessidades, ao mesmo tempo que não se pren-de a nenhuma receita ou fórmula preestabelecida, orien-tando-se pelas mais diferentes emoções e pela percep-ção consciente dessas sensações”. Esse conceito aparecefartamente nas fotos dos bailarinos e atores que ilustramesta terceira edição do livro. Segundo Neide Neves, aseleção das fotos “dá uma leitura do desenvolvimentodo trabalho de Klauss Vianna ao longo do tempo”.

Na primeira parte do livro ele escreve sobre as au-las com Carlos Leite, primeiro professor de dança, emBelo Horizonte, e sua convivência com personalidadescomo Guignard, Amilcarde Castro, Ceschiatti. Em se-guida, expõe sua filosofia e como levou suas observa-ções de movimentos para a dança. Essas duas partes –a “Vida”e a “Técnica”- são precedidas por uma justifi-cativa do próprio Klauss e por uma introdução de LuisPellegrini, jornalista e escritor, que além de amigo, foiseu aluno por muitos anos.

De maneira linear, ele narra o início da sua obsessãopelos movimentos do corpo. Pés, mãos, cabeça, olhos,

Título: A DançaAutor: Klauss ViannaColaborador: Marco Antônio de CarvalhoEditora: Summus Editorial

Serviço

boca, nariz. Tudo o que tivesse expressão merecia inte-resse do autor que, fascinado pela “Tragédia Burgue-sa”, de Octavio, e pela “Crônica da Casa Assassinada”,de Lúcio, começou a se interessar por teatro.

O livro traz ainda relato sobre “A Ópera dos TrêsVinténs”, de Bertolt Brechet. O ano era 1968 e a montagem,que tinha na direção José Renato e trazia atores como MaríliaPêra, Oswaldo Loureiro e José Wilker, em início de carreira,mudou sua vida. O artista passou a ser considerado o “mes-tre da expressão corporal”. No ano seguinte, Zé CelsoMartinez Corrêa e Flávio Império o convidaram para fazer“Roda Viva”, de Chico Buarque de Hollanda, que depois deuma curta temporada acabou sendo proibida pela ditaduramilitar. Na noite da última apresentação, assim que a peçaterminou e o público se retirou, brutamontes da repressão,com roupas civis, que estava, misturados com os especta-dores, invadiram os camarins, quebraram tudo e agredirambrutal e covardemente o elenco. Eram tão covardes queesperaram o público sair, com medo da reação, mesmosendo muitos e armados com cassetetes. As atrizes foramas mais agredidas. O caso chocou e gerou uma onda derevolta nos meios culturais do país, mesmo com a imprensasob severa censura oficial.

Sem perder o estilo, Klauss expõe ainda momentosdifíceis que enfrentou. Um deles motivado pela insen-satez de Jânio Quadros. Em 1987, o então prefeito deSão Paulo proibiu a entrada de homossexuais em umaescola onde estavam sendo ministradas aulas de dança.Inconformado com a truculência, Klauss não se calou.À noite, ao voltar para casa, foi agredido violentamentee chegou a ser hospitalizado.

Na apresentação, a professora e coreógrafa AngelVianna, viúva de Klauss, define assim a obra: “Klaussavançou adentrando caminhos diversos, em épocas dis-tintas, permeadas de contradições. Ele deixou pegadaspara seguidores, que poderão encontrar neste livro umacompreensão do corpo”.

Preço: R$29,70Nº Páginas: 160Atendimento: 3865-9890

Page 11: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

11Março/2005

Cia La Luna fazbaile dos 2 anos

A Cia La Luna, bem instalada nos altos deSantana, comemora seu segundo ano de ativida-des com baile dia 12 de março, sábado, em seureduto preferido, o salão da Associação dosSubtenentes e Sargentos da PM. O estaciona-mento, gratuito e sob a vigilância da corporação,fica na av. Cruzeiro do Sul, 260. O baile prome-te repetir o sucesso dos anteriores. Haverá umaapresentação especial de Érico Rodrigo e RachelBuscácio, conhecidas feras do Rio de Janeiro,que volta e meia aportam por São Paulo fazen-do cursos e shows. Será que alguém advinhaquem será o DJ? 6862-1472 ou 6281-9168.

Dança será premiadapela TAM e Bahia

Um dos maiores prêmios brasileiros de in-centivo à cultura terá o patrocínio da TAM,conforme acordo firmado pela companhia aéreacom o governo da Bahia. Trata-se do PrêmioNacional Jorge Amado de Literatura e Arte, queneste ano terá seu foco sobre uma obra, ou con-junto de obras, que tenham contribuído para oengrandecimento da dança brasileira. O home-nageado receberá o tentador prêmio de R$ 100mil. O contrato foi assinado em cerimônia emSão Paulo pelo vice-presidente comercial emarketing da TAM, Wagner Ferreira, e pelo se-cretário da Cultura e Turismo da Bahia, PauloGaudenzi. O patrocínio também inclui trans-porte da comissão de seleção, do júri, e do artis-ta indicado ao prêmio e seus convidados. 5582-8685 ou 8153-8167.

Crescem as investigaçõesno caso da Escola Bolshoi

“CPI da Sapatilha” é o nome informal queestá sendo dado na Assembléia Legislativa deSanta Catarina à Comissão Parlamentar de In-quérito que poderá ser criada para também in-vestigar, ao lado dos procuradores da União edo Estado, os possíveis desvios de recursospúblicos da Escola do Theatro Bolshoi no Bra-sil, em Joinville. Os principais acusados sãoAntônio João Ribeiro Prestes e sua esposaJoseney Braska Negrão, diretora da escola. An-tônio João, um dos filhos do lendário líder co-munista Luís Carlos Prestes, é dono daParamount, empresa com sede no exterior, ope-rando em paraísos fiscais, e que representa osinteresses do balé russo no Brasil. No últimodia 7 de março a “Folha de S.Paulo”, que vemacompanhando o caso, publicou nova repor-tagem, agora de página inteira, do repórterFrederico Vasconcelos, onde aponta tambémcomo suspeito de participação nas eventuaisirregularidades o ex-prefeito de Joinville e atualgovernador de Santa Catarina, Luiz Henriqueda Silveira (PMDB). A reportagem trouxe atona questões nunca antes divulgadas, comoo pagamento pela Prefeitura à Paramount,através da Fundação Cultural, de US$ 120mil (quase R$ 360 mil) anuais pelo uso dadenominação Bolshoi no Brasil. O casal acu-sado, segundo a “Folha”, está com seus bensindisponíveis.

Paulo AguiarAprenda a dançar sem sair de casa, atra-vés de DVD ou vídeo-aula com PauloAguiar. Forró, salsa, merengue, pagode,gafieira, tango, bolero, soltinho e zouk.Site: pauloaguiar.cjb.net

Tels. (11) 5589-9913 /6836-6602 / 9357-6688

O baile do ano13 de agosto

6914-9649(com Thelma ou Wilson, horário comercial)

Milonga de GalaConfraria do Tango

BODI HEAT

o calor que alivia a dorapresenta

Baile de Gala10 anos do Dance Club

todos os ritmos com o DJ Fábio Reismúsica ao vivo com Argentango

2 de abril de 2005, sábado 22h00/04h00R. Ouvidor Portugal, 541 - Ipiranga

F.3237 3558/3255 2730 [email protected] seu ingresso o quanto antes para não ficar de pé

Os melhores na dança,segundo os críticos

Balé da Cidade de São Paulo apresentará umdos números do espetáculo premiado “Solo emQuestão” na solenidade de entrega do TroféuAPCA – Ass. Paulista dos Críticos de Arte, noTeatro Municipal, dia 29 de março, terça, às 19:30.O troféu foi criado pelo artista plástico FranciscoBrennand. Serão premiados pelos críticos paulistasartistas das áreas de dança, artes visuais, cinema,literatura, música, rádio, teatro, teatro infantil eTV. Os melhores da área de dança, escolhidos pe-los críticos Christine Greiner, Helena Katz e Mar-cos Bragato, são o espetáculo Tempo de Verão, deMárcia Milhazes; pesquisa “Porque nunca metornei um/a dançarino/a”, de Adriana Grecchi; ins-talação coreográfica – Marta Soares, por O Banhoe 206; música para dança – Soma, de Fábio Cardia;iniciativa – Solo em Questão, do Balé da Cidade deSão Paulo, Cia 2; projeto – Teorema, do NúcleoArtérias e Fora do Eixo, do Sesc Ipiranga.

O retorno deTango & Paixão

Tango & Paixão, espetáculo montado e diri-gido por Márcia Mello e Nelson Lima, será apre-sentado no Teatro Municipal de São João daBoa Vista dias 12 e 13 de março, com apoio daSecretaria da Cultura do governo do Estado. Em7 de maio estréia nova versão, no Teatro SérgioCardoso, em São Paulo, com o mesmo apoio.

Pós graduaçãoem dança de salão

As bailarinas Gracinha Araújo e Abigail Carnei-ro informam que dia 18 de março terá início o Cursode Pós Graduação em Danças de Salão, teoria etécnica, na Faculdade Metropolitana de Curitiba –FAMEC. As inscrições podem ser feitas até 11 demarço. (41) 2831-200 ou 0800-415881.

Dia 2 de abril será uma data muito especi-al para a dança de salão de São Paulo: oDance Club, fundado por Virgínia Holl,

completa 10 anos. (Não tem vinculação comeste jornal, apesar do nome). Não é, portanto,uma data qualquer. Nada melhor do que um Bai-le de Gala, com o máximo de elegância e refina-mento, para a comemoração. Será no Hispano,no Ipiranga, um dos mais bonitos salões da ci-dade, e o momento mais solene da festa seráuma valsa, executada pelo Argentango, quandoserão convidados para dançá-la diversos home-nageados. São pessoas que colaboraram das maisdiversas formas com o Dance Club nestes anostodos. Um deles será o editor do Dance, a pri-meira pessoa procurada por Virgínia Holl paratroca de idéias quando ela decidiu criar o clube.Desde então o jornal sempre apoiou a iniciativa,cujo objetivo principal foi sempre oferecer umbaile alternativo e diferenciado, de alta qualida-de, sem objetivo de lucro.

Virgínia também nunca escondeu que seupúblico alvo estava nas camadas sociais maisaltas, que segundo ela precisavam ser sensibili-zadas para as vantagens, belezas e prazeres dadança de salão. Ela introduziu nos seus bailes asapresentações das escolas de dança, mas hojepercebe que a fórmula está esgotada. Mesmoassim não esquece de incentivar as academias.Neste Baile de Gala haverá um espaço para omaterial promocional dos interessados. Haverátambém uma equipe personal para ensejar aomaior número possível de mulheres a oportuni-dade de dançar.

Os demais homenageados pelo Dance Club

Festival de Dança deJoinville será também

fórum de debatesInteressados em participar da mostra com-

petitiva do Festival de Dança de Joinville, de 20a 30 de julho, deverão fazer a inscrição até 20 deabril. Para cursos e oficinas, as inscrições abremna segunda quinzena de maio, quando serádivulgada a grade completa. Haverá 1500 vagas.Os membros do Conselho Consultivo, Conse-lho Executivo e Conselho Artístico do InstitutoFestival de Dança fizeram mais uma reunião geralpara sedimentar as principais decisões para esteano, incluindo composição do corpo de juradospara todas as noites do evento. Entre as ativida-des que devem gerar grande interesse estará o“E por falar em dança...”, palestras e debates noTeatro Juarez Machado e em duas salas do Cen-tro de Convenções do Centreventos Cau Hansen.Uma parte será destinada à apresentação de tra-balhos acadêmicos sobre dança, a exemplo doque já ocorreu com muito sucesso no Condança,em Porto Alegre, e outra reservada para mostrade vídeo. Além das palestras e debates, haverátambém um talk show, onde serão entrevistosgrandes nomes da dança que circulam pelo Fes-tival em seus onze dias.

Dance Club faz Baile de Galapara festejar seus 10 anos

serão Ailed Ferreira Costa, Andrei e CristianeUdiloff, Carla Salvagni, Celso Vieira, Eduardo eSilvia Poças Leitão, Fabiana Terra, Glória Ibarra,Jaime Arôxa e Bianca Gonzalez, Jô Passos, JoãoCarlos Ramos, Luís Dominguez, Marcelo Cu-nha e Karina Sabah, Márcia Fujii, Omar Forte eCarolina Udoviko, Renato Mota, Ricardo Liendo,Rosicler de Cássia Neto, Solange Gueiros, StellaAguiar, Val Garcia, Walter Diniz, Vitor Costa eMargareth Kardosh.

O Hispano fica na rua Ouvidor Portugal,541 – Ipiranga. O baile será das 22h às 4h. Alémda música ao vivo do Argentango, correrão asseleções do DJ Fábio Reis. 3237-3558 ou 3255-2730.

Virginia Holl: trabalho permanente pela dança

Veja em www.jornaldance.com.br

Completo na Internet, sem custo adicional

Anuncie5182-3076 / 5184-0346 / 8192-3012

Page 12: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

12 Março/2005

Nosso Cruzeiro

Francisco Ancona, Célia Moreno e Doroti Pironi, da Dançare

Theo e Mônica, durante show, executandoo Forró da Boneca

Ricardo Liendo e Vanessa Jardim mostram sua perícia no tango

Marta Takahasi, Eduardo Martins e Cristina MoffaSandra Cricendi e Milton Saldanha

Mara Lopes, Cleonice Campbell e Agda Kelen

DJ Drika, da equipe La Luna,comandou o som do tango

Ceres Flores,Erivana Cruze CibelisHauch

Page 13: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

13Março/2005

Nosso Cruzeiro

Balé do CostaVictoria exibe

seu glamour noTeatro Festival

Três grandes banners sinalizam a ArenaJornal Dance, na piscina

Aula de samba na Arena Jornal Dance. Ao mesmo tempo,em outros locais, aconteciam aulas de outros ritmos

Platéia do Teatro Festival ficou lotada em todos osespetáculos, dois a cada noite

A terapeuta Mônica Casagrande ministraaula de relaxamento

Nossa equipe de mestras: Mônica, Vanessa, Martina,Fabiana e Karina

A impressionante estrutura do salão Concorde

Page 14: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

14 Março/2005

LEVEZA DO SERAlexandre Bellarosa, o Alexandrinho, da aca-demia Aerodance, é um exemplo notável. Ja-mais será visto se pavoneando em baile. Nivela-se aos dançarinos mortais. Quando sobe numpalco é um fenômeno. Nas nossas milongas pra-tica um tango rasteiro e discreto. Volta ao palcoe arrasa. Em Buenos Aires foi ovacionado portangueros argentinos. Um verdadeiro e inteli-gente artista é assim. Sabe a hora do espetáculo,não fica entregando o ouro em baile.

Centro de Dança Jaime Arôxa-PR, emCuritiba, fará o Baile de Dois Anos, dia 12 demarço, sábado, na Sociedade Ucraniana. Haveráapresentações de professores, bolsistas e alu-nos. Como sempre acontece, deve comparecerum animado grupo de Florianópolis. Os ingres-sos são limitados e sempre esgotam nos bailesda escola. (41) 3027-6273, com Luciana.

Catarinenses preparam a 12ª Mostra de Dan-ça de Florianópolis, de 15 a 19 de junho, pro-moção da Prefeitura, através da Fundação Cul-tural Franklin Cascaes. Inclui balé (clássico, re-pertório, moderno), dança moderna e contem-porânea, jazz, dança de rua, sapateado e dançade salão. Nos primeiro e último dias do eventose apresentam companhias profissionais convi-dadas. É uma mostra, portanto sem caráter com-petitivo, e os participantes passam por seleçãode comissão técnica. Os participantes recebe-rão cachês. As inscrições devem ser feitas até 8de abril. (48) 324-1415. Regulamento e ficha deinscrição no site www.pmf.sc.gov.br.

Renato Picolos & Selma, do Projeto Afinida-de, estão retomando seus cursos de ritmos vari-ados e tango, patrocinados pela Secretaria daCultura do Estado, no Colégio Anchieta, no Brás.6692-5166.

Aparecida Belotti, a grande dama do tango ca-rioca, fará a milonga Bellinho, dia 12 de março,sábado, com a possibilidade de se dançar ao arlivre, se o tempo permitir, com direito a lua eestrelas. Das 19h às 23h. Antes vale a pena umaaula com os maravilhosos Luciano e Laure. (21)9982-3212.

Alcione Barros convida para o happy hour“Dançata e Outros Que Tais”, com todos osritmos, às sextas, a partir das 18:30, na rua Joa-quim Floriano, 1063 – Itaim Bibi. Entrada gra-tuita e serviço de bar. Estacionamento no nº 1137.Tel. 3078-1804.

Dançare, no Ipiranga, fará dia 10 de abril a 2ªMaratona Dançare, um domingo inteiro de au-las gratuitas, em nível básico. Começam às 10:30.E no dia 16 de abril, sábado, oferecerá o BaileAnos 60, a partir das 22h. 5063-3852.

Marcelo Dalmas passou a fazer parte do qua-dro de professores da Dançare. Sua especialida-de é o lindy hop, um tipo de rock muito agitado,e que deverá ser um dos novos cursos da escola.5063-3852.

DJ Fábio Reis está todos os domingos na Dan-çare, comandando a Salsare, baile de ritmoscaribenhos, das 20h à meia-noite. Quem chegana primeira hora ganha um drink. 5063-3852.

Cantor Nereu Rivera festejará seu aniversáriono Ópera São Paulo, em Pinheiros, dia 11 demarço, sexta.

Maria Ximena, professora espanhola, iniciouo Curso de Dança Flamenca, na Carla SalvagniCooperativa da Dança, em Moema. 5052-9443.

Marilene Hannud dividiu com grupo de amigos a magnífica vista de sua casa em Ilhabeladurante a escala do navio Costa Victoria (ao fundo), no cruzeiro Dançando a Bordo.

Foto: Milton Saldanha

Rey Casto, casa de estilo cubano, na Vila Olímpia,vai comemorar seu primeiro aniversário dia 14 demarço, segunda. Tocam as bandas Pedro La Colina& Sexteto Cañaveral, Salsa Brasil, Espírito Ciganoe Latin Lover’s. Haverá apresentações de RicardoGarcia e Driane Somer e do grupo de dança ReyCastro, coordenado por Milena Malzoni. Quandoas bandas descansam trabalha o DJ Branca, resi-dente da casa. 3842-5279 ou 3044-0716.

Renato Mota faz chamada geral para o Baile doPreto e Vermelho, em seu Studio de Dança, noABC, dia 12 de março, sábado, a partir das 20:30.Dia 11 a escola fará nova seleção para monitoresbolsistas, às 18:30. Tels. 4238-3030 e 9389-6080.

Cia Jovem El Paso de Dança, do Rio, faráaudição dia 12 de março para contratar moças erapazes. (21) 2274-0697.

Marcos Brilho e Cláudia Chaves, da Cia LaLuna, ao fechamento desta edição tinham venci-do pela terceira semana consecutiva o “Desafiode Dança de Salão”, do programa Raul Gil. Noúltimo Carnaval eles coreografaram uma ala com106 componentes, da Império da Casa Verde.6862-1472 ou 6281-9168.

Ruy Correa, professor carioca, assumiu cursode tangos e boleros na Carla Salvagni, parainiciantes. 5052-9443.

Escola Celso Vieira, no Ipiranga, fará seleçãode bolsistas. Os candidatos devem comparecerna escola de 19 a 24 de março, para preenchi-mento de ficha de inscrição, levando uma foto3x4. Tels. 6161-5652 / 6161-5653 ou 6161-5654.

Maria Cristina Greselle iniciou aulas de dan-ça no Espaço Flor de Lótus, na rua AméricoBrasiliense 1916, Chácara Santo Antonio, àsterças (18:30). A primeira aula, dia 8, foi gratui-ta. 5181-1306 / 9609-8043 (Mara).Stella Aguiar, como faz todos os anos, estásugerindo como presente para o Dia das Mãesum curso de dança. A escola tem até um vale-dança prontinho, feito com muito capricho, parao filho ou filha entregar. 5055-9908.

CDJA-Zona Norte festeja com baile seus 4anos, dia 12 de março, sábado, com apresenta-ções especiais. 3961-1103 ou 3951-1518.

Roberto e Alini estão conduzindo workshopsde ritmos latinos no Centro de Dança JaimeArôxa-Zona Norte, na Casa Verde. 3961-1103ou 3951-1518.

Carlos Bolacha e Kessy Goudart, conheci-dos professores de dança do Rio, estarão emSão Paulo dia 18 de abril para participar do Bai-le da Gafieira, do Studio Jô Passos. 5543-3474.

Jô Passos, que recentemente se dedicou à in-cursões dançantes pelo exterior, principalmen-te em Cuba e Porto Rico, agora está envolvidonum ciclo de viagens pelo Brasil. Em breve, porexemplo, estará em Recife, abrindo a temporadado Projeto Salsaholic. Antes fica até dia 14 emFranca, dando workshops na AcademiaDuordance. Mas o trabalho mais importante foiem Brasília, mês passado, quando a convite doMinistério da Cultura apresentou o show “Essagente brasileira”, ao lado da bailarina AlexandraFranklin e mais 18 bailarinos selecionados. Oevento fez parte do projeto Ano Nacional daIgualdade Racial. Estavam presentes Sandra deSá, Derci Gonçalves, Gilberto Gil, AntonioPitanga, entre outros. O grupo foi intensamenteaplaudido. 5543-3474.

Cia Sargentelli estará todas as quartas noÓpera São Paulo, até junho. O jantar completocusta 60 reais e inclui couvert, entrada, pratoquente e sobremesa. Quem optar só pelo couvertpagará 25 reais.

Vitor Costa e Margareth Kardosh retoma-ram parceria com Stella Aguiar para realizaçãode workshops mensais de tango, em Moema.5055-9908.

Graziella, da equipe Vitor Costa, está dandocurso regular de tango, todas as segundas, noNúcleo Stella Aguiar, em Moema. 5055-9908.

Stella Aguiar abriu duas novas turmasiniciantes em dança de salão e aponta uma razãopara o bom momento: influência do filme “Dan-ça Comigo?”Lançado no Rio o livro “Tango Fotografia, umadança, uma paixão”, com as melhores fotos do IConcurso de Tango Fotografia, ilustradas comtrechos de poesias e letras de tango. O lança-mento, pelo Boletim Rio Tango e MovimentoTango Rio, foi na Milonga Los Mareados, noCafé Cultural.

De Puro Guapos comemora um ano do sextetocom apresentação no All of Jazz , no Itaim Bibi,dia 11 de março, às 22:30, prestando tributo aÁstor Piazzolla. 3849-1345.

Que tal uma semana indo ao tea-tro todas as noites, sempre comum show diferente? Os passa-

geiros da Costa Cruzeiros contam sem-pre com este privilégio, sem, claro, ne-nhum custo adicional, nem transtornocom reservas, trânsito, estacionamento.A apenas um minuto de “casa”.

Puderam ver no confortável TeatroFestival Silvinha e Eduardo Araújo,resgatando saborosos rocks dos anos60 e 70, que o público cantou junto;ele fazendo o divertido gênero machãocountry. Na noite seguinte, Rich andFamous, musical da Broadway, com oBalé do Costa Victoria. Os Três Teno-

Shows no Teatro Festivalforam a cereja do bolo

Giuliano Bossi

res, no final aplaudidos em pé. As Co-res da Bahia, de música e dança, com acompanhia Interarte. Variety Show, como Duo Perris, Theo e Mônica, e os can-tores e bailarinos do Costa Victoria.Dançando a Bordo: O Show!!, com aequipe de professores e personaldancers. Teatros do Mundo, umacolagem de cenas de grandes musicaisinternacionais, com os cantores e bai-larinos do Costa Victoria. CarlinhosVergueiro em Concerto.

Outro grande e elegante momento noTeatro Festival, regado a champagne,foi o Coquetel de Gala com o Coman-dante Giuliano Bossi e seu Estado Mai-or (oficiais mais importantes). Em beloe poético discurso o comandante discor-reu sobre sua paixão pelo Brasil, Ama-zônia, Ilhéus, a literatura de Jorge Ama-do, mostrando grande intimidade comnossa História e cultura. Foi interrom-pido várias vezes pelos aplausos.

Page 15: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

15Março/2005

ESCOLA BAILE

R. Cipriano Barata, 1066 – Ipiranga

Tels.: 6915-8093 ou 9944-1439

Dança de Salão

Domingos e NanciAulas de segunda a sexta 14h e 20h

[email protected]

Agentes da Propriedade IndustrialAv. São João, 755 – conj. 82 – 01035-100 São Paulo/SP

Tel/Fax (11) 3337-1090 Ligue grátis 0800-77-11-277 Fax 0800-77-11-278Email: [email protected]

Proteja seu nome artístico, da sua academia oubaile e também sua logomarca

MARCAS E PATENTES

VALÉRIO

ACADEMIA

R. PAIS DA SILVA, 52 - Ch. Sto. Antônio - 5181-5932 - 5183-0053

POWER LOCAL • MUSCULAÇÃO • AXÉ • COND. FÍSICO• TAE BO • PERSONAL TRAINNER • STEP • SPINNING• AERO JUMP• ABDOME • ALONGAMENTO• ESTACIONAMENTO.• SALA DE BICICLETAS E ESTEIRAS COM TV DE 29”.• SISTEMA DE ALARME MONITORADO POR VIATURA.• PROFESSORES FORMADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

SEG. À SEX. - 6H às 22HSÁBADO - 10:30 às 13H

Baile-showuniu escolas

O Sírio-Libanês do Rio ficou pequeno: prati-camente todo o mundo da dança de salão carioca, epessoas de outras cidades, como São Paulo, esti-veram no baile-show organizado pelos promoto-res Valdeci de Souza e Rodrigo Bueno, com o ob-jetivo de congregar as academias de dança da cida-de. As apresentações de dez diferentes academias(outras serão convidadas no futuro), da Zona Sul,Norte e Oeste, serviu para comprovar o alto níveldo trabalho desenvolvido. O próximo evento seráem setembro e, segundo Valdeci, estuda-se a pos-sibilidade de ser realizado na mais famosa casa deshows da cidade, O Canecão. A idéia é que todoano seja realizado esse baile-show de congraça-mento, sempre em fevereiro e setembro. (RMM).

A Dançaria Passos & Compassos,de Solange Gueiros, festejou

seus 10 anos com concorrido baileno Círculo Militar, prestigiado pordançarinos e representantes das maisdiversas academias da Grande SãoPaulo. Professores, bolsistas e alu-nos, além da própria Solange, apro-veitaram para mostrar em show com-pacto suas habilidades em salsa,tango, bolero, forró de roda, samba valsa eoutros ritmos. A escola prestou também ho-menagem aos mais antigos amigos e colabora-dores, incluindo professores que já passarampor seus quadros.

A escola, que hoje tem quatro unidades –Vila Mariana (duas), Vila Madalena e Tatuapé

Passos & Compassos comemora 10 anos– abriu sua primeira turma em 3 defevereiro de 1995,com apenas três alu-nos. No ano seguinte já tinha salaslotadas. Solange, que já foi capa doDance duas vezes, numa delas sozi-nha, é uma incansável pesquisadora. Émais fácil perguntar que eventos nãofreqüentou, em São Paulo e outras ca-pitais. Fez também cursos no exterior,com destaque para Itália e França. Em

muitas inovações que se tornaram hoje comunsem todas as academias, ela foi a primeira ouestava entre os primeiros. Os principais exem-plos são os bolsistas, as aulas de dança de salãopara crianças, o trabalho social com carentes e,mais recentemente, com portadores de deficiên-cias. 5549-8621 ou 5549-9598.

Solange Gueiros

Já consagrado como um dos maiores eventosda dança de salão Brasileira, promovido pela

ACADS – Associação Catarinense de Dança deSalão, presidida por Alexandre Melo, o BailaFloripa terá sua quarta edição de 26 a 29 demaio, levando à capital catarinense grandes no-mes do nosso meio. O nome oficial do evento éIV Mostra de Dança de Salão de Floriaópolis eacontece no maior teatro da cidade, o CIC, comcapacidade para quase mil pessoas. Em todosos anos o teatro ficou lotado. Neste ano a aber-tura será com um baile, no Clube 12 de Agosto,

4º Baila Floripa será em maiodia 26. Nas noites de 27 e 28 acontece a mostraoficial, com as companhias de dança e convida-dos especiais. Estão confirmados João CarlosRamos, da Cia Aérea (Rio), Jomar Mesquita, daMimulas Cia de Dança (Belo Horizonte), LuizVazquez e Melissa Fernández, do grupo SalsaBrava (Los Angeles, EUA). Durante o dia todosse concentram no Beiramar Shopping, onde émontado um palco para a Mostra Paralela. Nodomingo, dia 29, às 15h, haverá um fórum dediscussão, com todos os participantes. (48) 333-2149 ou [email protected].

Programa Passarela do Samba, apresentadoaos sábados (23h) na TV Gazeta por

Robson de Oliveira, vai promover o Concur-so Musicalha Samba Rock, a partir de 30 deabril. Segundo Flavinho Kutuka, da produçãodo programa, o objetivo é revelar novos ta-lentos da dança de salão dentro do gênero sam-ba rock, além de incentivar outras pessoas ase interessarem pelo ritmo. O concurso, pri-meiro do gênero, será realizado inicialmenteno Blen Blen, em Pinheiros, dia 3 de abril; e

Entre no concurso de samba rockno O Jatobá, na Freguesia do Ó, dia 17 deabril. O coordenador, que será também umdos jurados, será o professor Moskito. Aseliminatórias vão permitir uma triagem dosmelhores dançarinos, para disputa na fase fi-nal, na TV Gazeta, dias 30 de abril, e 2, 9 16e 23 de julho. A grande final será dia 30 dejulho. Os vencedores vão figurar na capa doCD Passarela do Samba, a ser lançado. Osprêmios ainda estão sendo definidos pelosorganizadores. 5016-1074 com Flavinho.

Milonga de Gala já tem data e localA Milonga de Gala promoção da Confraria

do Tango e jornal Dance, que marcará olançamento do Dançando a Bordo 2006, da CostaCruzeiros, será dia 13 de agosto, sábado, noSalão Nobre do Club Homs, na Avenida Paulista.A exemplo do ano passado, será com música aovivo e DJ. A primeira reserva foi feita em feve-reiro pelo advogado Aurélio Santucci, de Jundiai.Outras pessoas já estão ligando com a mesma

finalidade, porque os ingressos serão limitados.6914-9649, com Thelma ou Wilson Pessi, nohorário comercial.

No próximo dia 12, sábado, a Confraria fazseu 21º Encontro, no Centro Independência, ruaCosta Aguiar 609, Ipiranga. As demais milongasdeste ano, no mesmo local, serão dias 9 de abril,25 de junho, 13 de agosto (Milonga de Gala), 8de outubro e 26 de novembro.

Público GLSganha nova casa

A Dustclub, nos Jardins, foi inspirada emsimilares da Europa. Sua proposta é reunir gentebonita e bem selecionada, que combine com adecoração e a iluminação. Voltada ao públicoGLS, tem decoração baseada no contraste dopreto e branco. Oferece três bares, sendo umno térreo, com pista de dança. Um dos bares épara apreciadores de champagne, a nova moda.O DJ trabalha numa cabine suspensa. SãoZeezo, Alisson Gothz, Magal. Predominam oestilo disco dos anos 80 e 90, e electro. Aossábados os residentes Rico Schmidt e RonyHeller agitam a pista na festa Dust Free Shop,despejando house/tech. Alameda Itu, 1552. Tel.3083-2502.

Divorciados e viúvosSolidão, melancolia? Não mais! Encontrecompanheirismo, amizade, nas reuniões daChácara Zambiá. Quintas e domingos, às10:30h. Tel. 5528-1845.

Datas de fechamentodas edições

Abril ........................................ dia 4Maio ....................................... dia 2Junho...................................... dia 6Julho ....................................... dia 4Agosto................................... dia 1ºSetembro................................ dia 5Outubro ................................. dia 3Novembro .............................. dia 7Dezembro ............................... dia 5

Sujeito a pequenas mudanças.

Além disso...Festival de Dança de Joinville tem novo site,

baseado no Papiro, um sistema de gerenciamentode conteúdo on-line que permite controle inte-gral. Outra novidade é a interatividade, como arealização de enquetes, que permitirão conhe-cer melhor o pensamento do mundo da dança.Permite também inscrições nas atividades doFestival. www.festivaldedanca.com.br

Sempre é bom lembrar, num meio saturadoe competitivo: Carla Salvagni, com vasta baga-gem em dança, tem um curso sério de formaçãode professores, em Moema. 5052-9443.

Desde fevereiro o Estúdio Nova Dançaestá com vasta grade de cursos e outras ati-vidades, como grupos de estudos. Consulte.3259-7580 ou 3231-3719.

Studio de Dança Geovana y Fabián, deFlorianópolis, trouxe da Argentina para memorávelseminário de tango duas celebridades portenhas,Osvaldo Zotto e Lorena Ermocida. Os organizadorespretendem repetir. (48) 222-9292 e 9914-9292.

XIII Campeonato Mundial de DançaCountry reuniu em Nashvile, no Tenneesse,EUA, mais de 500 dançarinos de 14 países.O Brasil foi representado, inclusive comapresentação na final, por Bel Consoli eEuler Eduardo, da Cia de Dança CountryPanteras, de Osasco. 3685-9034.

Na primeira semana de outubro aconteceráo 1º Festival Internacional de Tango (Rio TangoFestival), na Cidade Maravilhosa. Será fantásti-co, preparem desde já seus corações. Danceinformará todos os detalhes nas próximas edi-ções.

Page 16: Dançando a Bordo sacudiu o Costa Victorianavio Costa Victoria, de 19 a 25 de fe-vereiro. No quarto dia da viagem muita gente já lamentava que estava acaban-do, e olha que ainda havia

16 Março/2005