Daniel Redes Sociais

19
As redes sociais Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 1

Transcript of Daniel Redes Sociais

Page 1: Daniel Redes Sociais

As redes sociais

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 1

Page 2: Daniel Redes Sociais

Índice

Introdução

O que são redes sociais?

Qual o seu objetivo?

Impactes e riscos do mundo on-line.

Conclusão

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 2

Page 3: Daniel Redes Sociais

Introdução

Neste trabalho, quero-vos mostrar o lado positivo e os aspetos negativos das redes sociais. Vou explicar qual o seu objetivo, o que são e os problemas e perigos que podemos ter ao usa-las de forma errada.

Quero demonstrar que as redes sociais utilizadas sem que se tenha os cuidados necessários podem ser muito negativas para o utilizador.

Elas podem ter o seu lado positivo, mas para isso é preciso saber usa-las de forma correta. Pretendo por isso que esse seja o foco deste trabalho.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 3

Page 4: Daniel Redes Sociais

O que são redes sociais?

As redes sociais são uma comunidade ou uma rede de pessoas que não esta limitada a uma estrutura ou meio e é um grupo que compartilha interesses, conversas, fotos, etc.

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, MySpace,Badoo, Hallbook), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, entre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 4

Page 5: Daniel Redes Sociais

Qual o objetivo das redes sociais?

Atualmente as redes sociais são a principal ligação entre empresa e o consumidor e o seu principal canal de comunicação, não apenas na prospeção de novos clientes, mas também para melhor atender as necessidades do seu consumidor. O Facebook e as redes sociais internas são as mais utilizadas pelas empresas, cerca de 81%. O Twitter, por sua vez, aparece em segundo lugar, com 79% estudo realizado pela Deloitte.

Podemos concluir que, o objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas que estejam interligadas por um ou mais fatores em comum, ou seja, áreas, informações, produtos, serviços e curiosidades em comum. Por isso, elas são tão vantajosas para as empresas.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 5

Page 6: Daniel Redes Sociais

Impactes e riscos do mundo on-line

Os problemas que podemos encontrar nas redes sociais são:

A desigualdade.

Ataques a privacidade.

Comportamento desajustado.

Cyberbullying.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 6

Page 7: Daniel Redes Sociais

A desigualdade

Neste mundo de novas tecnologias podemos encontrar também problemas em relação ao acesso a internet.

Os problemas que são debatidos hoje em dia são:

A infoexclusão

Marginalização socio tecnológica.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 7

Page 8: Daniel Redes Sociais

A infoexclusão

A infoexclusão define uma nova forma de exclusão nos países desenvolvidos, em que as dificuldades de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação aumentam entre as pessoas com necessidades especiais ou em circunstâncias de maior vulnerabilidade.

Nesta perspetiva, entendemos que o conhecimento das novas tecnologias assume, em si mesmo, uma nova forma de inclusão social, e que se tornou imprescindível na adaptação à sociedade sob diferentes formas.

A Infoexclusão em Portugal (Dados Eurostat 2005):

Mais de metade da população portuguesa não tem as competências básicas para a utilização de um computador (53% da população nunca usou um computador), sendo um dos países com maior nível de iliteracia (Incapacidade para perceber ou interpretar o que é lido) a nível europeu.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 8

Page 9: Daniel Redes Sociais

O nível de escolaridade da população é baixo e a percentagem da população sem acesso a formação profissional (interna ou externa) atinge os 70%.

O número médio de computadores disponíveis nas escolas públicas é de 7,7% e com ligação à Internet é de 5,3%.

Marginalização social

Marginalização social é a discriminação que ocorre com a maioria da sociedade pobre ou com deficiência; Consequentemente, ela é um fenômeno que designa a exclusão de grupos sociais, fazendo com que estes não pertençam à sociedade vigente.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 9

Page 10: Daniel Redes Sociais

Ataques a privacidade

As redes sociais permitem as pessoas fornecerem as mais variadas informações, tais como interesses pessoais e profissionais, contato e atividades diárias. Essas informações podem ser alvos de ataques cujo objetivo é, geralmente, roubar ou fazer mau uso de informações, que não deveriam ser públicas, para obter lucros financeiros ou então para prejudicar uma pessoa, uma companhia ou uma instituição.

Portanto, as pessoas que usam as redes sociais devem ter bastante cuidado ao escolher as informações que desejam divulgar. A divulgação de informações pode ser exposta pelo usuário em situações perigosas ou ataques online, como, por exemplo, roubo de identidade.

Em agosto de 2009, os laboratórios da Breach Security Inc. fizeram uma análise dos ataques de hackers armazenados no banco de dados WHID (Web Hacking Incident Database).

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 10

Page 11: Daniel Redes Sociais

Os ataques são classificados de acordo com a instituição alvo. Essa classificação mostra que o maior percentual está relacionado a aplicações da web 2.0, sendo estas atribuídas em grande parte a sites de redes sociais [BREACH SECURITY INC., 2009].

Comportamento desajustado

Com a chegada da internet, tudo tornou-se mais fácil.

Mas, podemos encontrara vários problemas através da má utilização da internet.

Agora toda a gente do mundo consegue aceder ao que quiser mas se não tiver precação acaba por ter problemas. Com um estudo realizado por Henrique caetano podemos ver os comportamentos e problemas que as pessoas têm. Este senhor acaba por estudar três vertentes: os jovens, os pais e os docentes. Os resultados que ele obteve, nesta primeira fase do estudo, apontam para que alguns alunos têm comportamentos de risco, havendo a registar comportamentos agressivos, publicação de informações pessoais e a exposição de uma forma que pode trazer incómodos futuros. Verificou-se ainda que, quase sempre, os comportamentos potencialmente perigosos são praticados em casa, havendo respostas contraditórias por parte de

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 11

Page 12: Daniel Redes Sociais

encarregados de educação e alunos no que respeita aos limites de tempo para aceder à Internet e ao grau de supervisão durante o acesso.

Cyberbullying

Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o um espaço virtual para intimidar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), insultando ou atacando.

O termo é formado a partir da junção das palavras “cyber”, termo associado a todo o tipo de comunicação virtual, como a internet e “bullying”, que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbully.

O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazê-lo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails.

Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 12

Page 13: Daniel Redes Sociais

Em casos extremos, algumas vítimas de cyberbullying são atacadas de uma forma tão agressiva que são levadas a cometer suicídio. Muitos desses casos começam quando fotos ou vídeos íntimos das vítimas são introduzidos na internet.

Conclusão

Ao finalizar este trabalho, passei a conhecer melhor os perigos que podemos encontrar nas redes socias.

Antes de fazer este trabalho, para mim as redes sociais aparentavam ser inofensivas relativamente a sociedade. No entanto, existe um outro lado das redes sociais, menos positivo e até mesmo causador de enormes problemas, que nos obriga a redobrar a atenção no seu uso, de forma evitar que sejamos absorvidos pelos aspetos obscuros e mal-intencionados, que militam as novas tecnologias. As redes sociais apesar do seu aspeto menos positivo tornaram-se numa ferramenta importante nas mais diversas vertentes de uma sociedade, de forma mais acentuada no âmbito empresarial. Essa importância verifica-se de forma

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 13

Page 14: Daniel Redes Sociais

acentuada nas relações que se estabelecem entre o consumidor e as empresas.

Como conclusão obvia deste trabalho, compreendo que o uso das redes sociais deve ser feito de forma cautelosa, aplicando sempre as boas praticas recomendadas, para que dessa forma não sejamos surpreendidos e saiamos com mais desvantagens que vantagens.

O mundo tecnológico evolui de forma cada vez mais acelerada, propondo a sociedade um conjunto cada vez mais alargado de funções capazes de simplificar as nossas vidas. No entanto temos que ter sempre em conta que este desenvolvimento cresce quase ao mesmo ritmo, que as atividades desviantes, sendo que estas contrariam sempre com as regras que estabelecem os bons comportamentos da sociedade no mundo atual.

Concluindo a evolução não se limita a um aspeto, desenvolve-se simultaneamente num largo espectro onde estão presentes o bem e o mal.

Daniel Pereira Nº 8 – Turma 10º D Página 14