Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona...

17
Daytona International Speedway Daytona International Speedway, a pista amada por todos. Palco da 1ª etapa e principal corrida do ano na NASCAR Sprint Cup Series, a Daytona 500 e também de outras diversas provas pelas principais categorias da NASCAR. Vamos ver um pouco da história e alguns fatos e curiosidades sobre ela. História Localizado em Daytona Beach, Estado da Forida, o Daytona International Speedway começou a ser planejado em 1953. A intensão de France era construir um circuito oval fechado que permitissem altíssimas velocidades e que o publico pudesse acompanhar os carros o tempo todo durante a prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava parte da praia de Daytona e parte da rodovia A1A, o que já não estava sendo mais viável para a cidade. Além do que, a pista era gigantesca (4.2 milhas ou 6.7km) e os espectadores não conseguiam acompanhar os carros o tempo todo. E mais, a NASCAR estava começando a crescer dentro dos Estados Unidos, por isso, também, a intenção de se construir uma pista fechada e particular em Daytona, assim, não haveriam tantos incômodos em ter que fechar parte da cidade para a NASCAR, e a entidade poderia continuar fazendo os seus principais eventos na cidade, que sempre foi o foco principal da NASCAR. Em meados dos anos 50 Bill France Sr. conheceu o engenheiro Charles Moneypenny (que também construiu o Michigan International Speedway na década de 60), onde, expôs a ele a sua ideia, assim, Moneypenny pôde ajudar France com a construção e as características que a pista oval deveria ter. A pista começou a ser construída no dia 25 de novembro de 1957. Bill France e Charles Moneypenny viram que era necessário que o oval tivesse inclinações altas para que

Transcript of Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona...

Page 1: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Daytona International SpeedwayDaytona International Speedway, a pista amada por todos. Palco da 1ª etapa e principalcorrida do ano na NASCAR Sprint Cup Series, a Daytona 500 e também de outrasdiversas provas pelas principais categorias da NASCAR. Vamos ver um pouco dahistória e alguns fatos e curiosidades sobre ela.

História

Localizado em Daytona Beach, Estado da Forida, o Daytona International Speedwaycomeçou a ser planejado em 1953.

A intensão de France era construir um circuito oval fechado que permitissem altíssimasvelocidades e que o publico pudesse acompanhar os carros o tempo todo durante aprova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, apista temporária utilizava parte da praia de Daytona e parte da rodovia A1A, o que jánão estava sendo mais viável para a cidade. Além do que, a pista era gigantesca (4.2milhas ou 6.7km) e os espectadores não conseguiam acompanhar os carros o tempotodo. E mais, a NASCAR estava começando a crescer dentro dos Estados Unidos, porisso, também, a intenção de se construir uma pista fechada e particular em Daytona,assim, não haveriam tantos incômodos em ter que fechar parte da cidade para aNASCAR, e a entidade poderia continuar fazendo os seus principais eventos na cidade,que sempre foi o foco principal da NASCAR.

Em meados dos anos 50 Bill France Sr. conheceu o engenheiro Charles Moneypenny(que também construiu o Michigan International Speedway na década de 60), onde,expôs a ele a sua ideia, assim, Moneypenny pôde ajudar France com a construção e ascaracterísticas que a pista oval deveria ter.

A pista começou a ser construída no dia 25 de novembro de 1957. Bill France e CharlesMoneypenny viram que era necessário que o oval tivesse inclinações altas para que

Page 2: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

houvessem disputas intensas o tempo inteiro, e, assim o foi feito. Em fevereiro de 1959a pista foi entregue e, no dia 6 daquele mês ocorreram os primeiros testes.

No dia 20 de fevereiro ocorreu o 1º evento oficial no Daytona International Speedway.Foram os Duels, corridas qualificatórias para a Daytona 500 pela NASCAR. Naquelaépoca, os Duels foram considerados como corridas oficiais, ou seja, que valeram pontospara o campeonato regular da NASCAR Sprint Cup Series (Grand National na época). 2dias depois, no dia 22 de fevereiro de 1959 ocorre a 1ª Daytona 500 da história, sendoeste, o 1º grande evento na pista de Daytona.

Planejamento da construção do Daytona International Speedway sob o terreno ao qual foi construído posteriormente (fonte:NASCAR)

Page 3: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

O oval de Daytona sendo construído em 1958 (fonte: Reprodução/Internet)

Conforme os anos foram se passando o circuito de Daytona e a Daytona 500 foram sepopularizando cada vez mais, onde, nos dias de hoje, Daytona é um dos templossagrados do automobilismo mundial, junto com Indianapolis, Monza, SpaFrancorchamps e Le Mans, e, a Daytona 500 compete como um dos eventos maisimportantes do automobilismo pelo mundo, em especial, nos Estados Unidos, comouma concorrente “indireta” da Indy 500.

Atualmente a pista é administrada pela própria NASCAR e pela ISC (InternationalSpeedway Corporation), organização responsável por regulamentar os circuitosda NASCAR Sprint Cup Series, da qual, fazem parte circuitoscomo Martinsville, Richmond, Talladega, Darlington entre outros.

Características

O Daytona International Speedway é um trioval. Possui 3 curvas visualmente, porém,na prática, as duas pontas das duas grandes curvas do oval (e da grande maioria dosovais) são chamadas de curvas 1, 2, 3 e 4. Além disso, há também a curva departida/chegada (também conhecida como a curva do tri oval), onde se localiza a reta do

Page 4: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

pit lane, o que totalizam 5 curvas em Daytona. As 4 curvas tradicionais são anguladasem 31º e a curva de partida/chegada possui angulação de 18º. A reta oposta também éinclinada, possuindo 2º de inclinação. A pista tem capacidade para 101.000 pessoas,podendo, em eventos especiais, esta capacidade ser ampliada para até 125.000espectadores.

Layout da pista oval de Daytona (fonte: Daytona International Speedway)

Daytona é considerado um oval grande e um superspeedway por possuir 2.5 milhas deextensão (4.2km). Praticamente não se usam os freios nas corridas e o vácuo é deextrema importância para a efetuação de ultrapassagens e para ficar próximo dos demaiscarros. O consumo de pneus é baixo, porém, o de combustível é bem alto. Somentepilotos a partir de 18 anos é que podem realizar corridas em Daytona.

Page 5: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Desenho do tri oval de Daytona

Fatos e curiosidades

Os eventos automobilísticos começaram a ser disputados no ano de 1959. Aliás, o 1ªevento automobilístico foram os Duels, corridas que determinam as posições de largadapara a Daytona 500. O primeiro vencedor no Daytona International Speedway, nahistória da NASCAR, foi Bob Welborn, que venceu o Duel impar pela Sprint Cup(Grand National na época).

O 1º evento grande em Daytona foi exatamente a Daytona 500 de 1959, na qual, foivencida por Lee Petty, uma das lendas da NASCAR e pai do “The King” Richard Petty.

Além da Sprint Cup, Xfinity Series e Truck Series realizam corridas no oval de Daytonanos dias atuais.

A 1ª corrida pela Xfinity Series, ocorreu em 1982. Foi a 1ª corrida da história dacategoria (de maneira oficial) e foi vencida por Dale Earnhardt. Já pela Truck Series a 1ªcorrida foi no ano 2000 e foi vencida por Mike Wallace. Na época a corrida era de dia.

A K&N Pro Series East também já recebeu provas em Daytona, entre 1988 e 1992 eentre 1995 e 1997. Porém, as provas eram em conjunto com a Xfinity Series. A 1ªcorrida na categoria foi vencida por Bobby Allison.

Sprint Cup e Xfinity Series são as únicas categorias da NASCAR, na atualidade, areceberem 2 corridas em Daytona por temporada cada uma. A Sprint Cup semprerecebeu 2 corridas oficiais em Daytona desde 1959 e, entre 1959 e 1971 foram 4corridas, já que os Duels, na época, eram considerados como corridas oficiais. Quanto aXfinity, a categoria passou a receber 2 provas em Daytona a partir de 2002.

As corridas em Daytona são nomeadas por milhagem. Pela Sprint Cup a 1º corridapossui 500 milhas (804km ou 200 voltas) e a 2º têm 400 milhas (643km ou 160 voltas).Já na Xfinity a 1º corrida possui 300 milhas (482km ou 120 voltas) e a 2º contém 250milhas (402km ou 100 voltas). E a corrida da Truck Series possui 250 milhas também.

Page 6: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Famosa foto da chegada na Daytona 500 de 1959 (fonte: Divulgação/Internet)

Em 1960, ocorreu o considerado pior acidente da história da NASCAR. Na Daytona500, aconteceu um acidente que envolveram 37 carros. Nesta corrida largaram 68carros. Apesar do acidente, muitos até conseguiram voltar para a prova e ninguém seferiu gravemente.

Como já dito, entre 1959 e 1971 os Duels, corridas que decidem a ordem de posição delargada para a Daytona 500, do 3º colocado para trás, eram consideradas corridasoficiais, valendo pontos para o campeonato.

O Daytona International Speedway é o circuito que mais vezes recebeu a NASCARSprint Cup Series na história. Já foram 138 corridas oficiais o que o torna o circuito quemais vezes recebeu eventos oficiais na história da NASCAR e o circuito que mais vezesrecebeu uma única categoria da NASCAR na história também.

E mais. Somando as provas oficiais por todas as categorias da NASCAR (206) e oseventos não oficiais pela entidade (176), até hoje, a NASCAR já esteve em Daytona 382vezes. Ou seja, falou em NASCAR, falou em Daytona.

Daytona é um dos diversos ovais da NASCAR a possuir iluminação artificial, na qual,foram instaladas em 1998. Isto permite a realização de provas noturnas, coisa queacontece nas segundas provas de Sprint Cup e Xfinity Series (desde 1998) e na únicacorrida da Truck Series (desde 2004).

Page 7: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

2ª corrida no ano em Daytona pela Xfinity Series em 2015 (fonte: Robert Laberge/Getty Images)

Dentro do autódromo de Daytona existe um lago na região da reta oposta. É o LloydLake (Lago Lloyd), em homenagem a Joseph “Sax” Lloyd, um dos membrosadministradores dos eventos que ocorriam no Daytona Beach Road Course, na décadade 50.

Este lago teve que ser construído, pois, na época foi necessário que fossem feitasescavações profundas para que as curvas do circuito de Daytona fossem bem inclinadas.Devido a isso, o lençol freático que existe sob o terreno do circuito de Daytona acabariasendo atingido. Bill France, então, decidiu o construir um lago para que a água fluíssesem nenhum problema. Neste lago é possível pescar e realizar corridas de barcos e jetskies.

Por outro lado, quando chove muito forte na região do autódromo, o lago transborda e,pode acontecer de a escoação da pista não dar conta, alagando a reta oposta.

Page 8: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Visão das arquibancada na reta oposta, onde o Lago Lloyd se encontra (fonte: Divulgação/Internet)

Em dias de chuva forte, isso pode acontecer (fonte: Divulgação/Internet)

Page 9: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Foi em Daytona que tivemos a vitória do 1º piloto estrangeiro na história da NASCAR.Mario Andretti venceu a Daytona 500 de 1967. Lembrando que, naturalmente, Andrettié europeu, se naturalizando estadunidense em 1964. Para saber mais sobre isso,recomendo o post sobre o primeiro piloto estrangeiro a correr e a vencer na NASCAR.É só clicar aqui.

O campeão da NASCAR Sprint Cup Series Bobby Isaac, conquistou a sua primeiravitória na categoria em Daytona no ano de 1964, vencendo o Duel par.

Foi em Daytona que Richard Petty conquistou sua 200ª e última vitória na Sprint Cup(Winston Cup na época) no ano de 1984. Outro campeão da categoria top da NASCAR,Bobby Allison, também conquistou a sua última vitória na categoria em Daytona. Maisespecificamente na Daytona 500 de 1988.

Tipos de traçados em Daytona

Existe um traçado misto que é interligado ao oval principal, podendo ser montados até 2tipos de traçados:

O misto para a Rolex Daytona at 24 hours

O misto para a AMA Superbikes (categoria de moto dos Estados Unidos);

Page 10: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Além disso, na reta oposta do oval de Daytona, existe um espaço, próximo ao LagoLyodd, onde se pode montar um pequeno oval com extensão de 0.55 milhas(885 metros).

É o oval destacado com as setas amarelas (fonte: Divulgação/Internet)

Foi neste oval improvisado que aconteceu a UNOH Battle at the Beach em 2013 e2014. O UNOH Battle at the Beach foi um evento que ocorria 2 dias antes dos Duelspela Sprint Cup.

Page 11: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Em 2013 foram 3 corridas, todas no mesmo dia, válidas pelas categorias regionais daNASCAR. A primeira prova foi pela Div I da categoria programa NASCAR WhelenAll American Series (utilizando carros do tipo Late Models), a segunda pelas K&N ProSeries West e East e a última pelas Whelen Modified Tour e Whelen Southern ModifiedTour. Nenhuma das provas valeu pontos para os seus respectivos campeonatos.

Já em 2014 ocorreram apenas 2 provas. Uma pela K&N Pro Series East e a outra pelaWhelen Modified Tour. Apenas a prova da K&N East valeu pontos para o seucampeonato.

Foram ótimas corridas e recomendo para quem quiser ver como foi. Hoje ela não existemais, mas, pode ser que volte em um futuro próximo.

Abaixo vocês podem conferir como foram as 5 corridas.

Corridas da UNOH Battle at the Beach de 2013

NASCAR Whelen All American Series: https://youtu.be/sHFckHyY_XE NASCAR K&N Pro Series East e West: https://youtu.be/IvjuRh-FXfM NASCAR Whelen Modified e Southern Modified

Tour: https://youtu.be/OBTnnov144E

Corridas da UNOH Battle at the Beach 2014

NASCAR K&N Pro Series East: https://youtu.be/Wdu9bIv7n7k NASCAR Whelen Modified Tour: https://youtu.be/LIA7t8L5_Nk

Corridas mais longas e mais curtas em Dayrona pela NASCAR (em tempo e em distância)

Em tempo, pela NASCAR Sprint Cup Series, a corrida mais longa em Daytona foi aDaytona 500 de 1960, durou 04h00min30. Junior Johnson foi quem a venceu. Já a maiscurta foi pelo 2º Duel de 1967. Durou 00h34min12 e Fred Lorenzen a venceu.

OBS1: Entre 1959 e 1971 os Duels em Daytona eram considerados provas oficiais.

OBS2: Como prova regular, a mais curta foi a 2ª corrida de 1961. Teve 01h37min13 efoi vencida por David Pearson, porém, naquela época, esta corrida tinha apenas 250milhas.

OBS3: Como corridas de 500 milhas e 400 milhas, que são as utilizadas atualmente, amais curta foi a 2ª em 1996 com o tempo de 01h48min36 e vitória de Sterling Marlin,entretanto, esta corrida terminou antes das 160 voltas previstas devido à chuva. Comocorrida completa, a mais curta foi a 2ª de 1980 com o tempo de 02h18min21 e vitória deBobby Allison.

Page 12: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Pela NASCAR Xfinity Series, a corrida mais longa foi a de 2010. Durou 02h25min32 eTony Stewart a venceu. A mais curta foi a de 2003 com 01h37min35 vencida pelo DaleEarnhardt Jr;.

OBS: Uma curiosidade. Na era semiamadora da Xfinity Series a prova mais longa foi ade 1969 com 02h49min13 e vitória de Lee Roy Yarborough. Para saber mais sobre estaépoca, deem uma conferida no post sobre a Xfinity Series. É só clicar aqui ou no nomeda categoria linkado logo acima.

Pela NASCAR Camping World Truck Series, a corrida mais longa foi a de 2012 comduração de 02h17min13. John King a venceu. Já a mais curta foi a de 2006 com01h44min21. Mark Martin levou naquela ocasião.

Pela NASCAR K&N Pro Series East a prova mais longa foi a de 1989 com 02h17min11e vitória de Darrell Waltrip. Já a mais curta foi a corrida em 1995 com o tempo de01h59min25 e foi vencida por Chad Little.

OBS: Lembrando que pela UNOH Battle at the Beach, pela unica corrida oficial, que foia de 2014, ela teve o tempo de 01h09min12 e foi vencida por Daniel Suarez, porém, eraum outro circuito dentro do oval principal de Daytona.

Com isso, a prova mais longa já realizada em Daytona, em tempo, na história daNASCAR foi a de 1961 pela Sprint Cup com 04h00min30 e vitória de Junior Johnson, ea mais curta foi também pela Sprint Cup pelo 2º Duel de 1967 com o tempo de00h34min12 e vitória de Fred Lorenzen.

Em distância, a prova mais longa no Daytona International Speedway pela NASCARfoi pela Sprint Cup em 2012. Teve 520 milhas (836km) e Trevor Bayne foi o vencedor.Já a mais curta também foi pela Sprint Cup em 1961. O 1º Duel teve apenas 90 milhas(144km) e Fireball Roberts levou a vitória.

OBS: Lembrando que pela UNOH Battle at the Beach, pela unica corrida oficial, que foia de 2014, ela teve a distância de 55.5 milhas (89km), porém, era um outro circuitodentro do oval principal de Daytona.

Page 13: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

John King pela Truck Series em 2012 (fonte: Terry Renna)

Maiores vencedores de Daytona na história da NASCAR

Pela Sprint Cup, Richard Petty, “The King”, é o maior vencedor em Daytona. Foram 7conquistas da Daytona 500 (1964, 1966, 1971, 1973, 1974, 1979 e 1981) e outras 3vitórias pela corrida de 400 milhas (1975, 1977 e 1984), totalizando 10 vitórias pelacategoria top da NASCAR.

Porém, o rei de Daytona é “The Intimidator” Dale Earnhardt. Ele é o maior vencedor napista pela história da NASCAR e pela história de Daytona. Foram 13 vitórias oficiais e24 não oficiais, totalizando 37 vitórias. Seguem os números:

3 Vitórias na Sprint Cup (1990, 1993 e 1998); 7 vitórias pela Xfinity Series (1982, 1986, 1990, 1991, 1992, 1993 e 1994); 3 vitórias pela K&N Pro Series East (em conjunto com a Xfinity) (1990, 1991 e

1992); 12 vitórias em Duels (1983, 1986, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995 1996,

1997, 1998 e 1999); 6 vitórias pelo Sprint Unlimited (1980, 1986, 1988, 1991, 1993 e 1995); 6 vitórias pela IROC (1992, 1994, 1995, 1996, 1999 e 2000).

OBS: A IROC foi um minicampeonato disputado apenas entre os campeões e osmelhores pilotos da NASCAR e categorias nos Estados Unidos do ano anterior e ematividade. Ocorreu de 1974 até 2006).

Page 14: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Apesar de ter conquistado apenas 1 Daytona 500, Dale Earnhardt é o maior vencedor da história do Daytona InternationalSpeedway (fonte: Winston-Salem Journal)

Como se não bastasse, a família Earnhardt é a maior vencedora em Daytona e a maiorvencedora em um único circuito na história da NASCAR. Além das 13 vitórias oficiaisde Dale Earnhardt e as 24 não oficiais, Dale Earnhardt Jr. possui 17 vitórias na pista. 10oficiais e 7 não oficiais. Logo a família Earnhardt já venceu 54 corridas em Daytona. 23oficiais e 31 não oficiais.

Maior número de pole positions já feitas em Daytona pela NASCAR

Cale Yarborough já conquistou 13 pole positions em Daytona na história da NASCAR.Todas pela Sprint Cup nos seguintes anos:

1968; 1969; Em 3 provas de 1970; Nas 2 provas de 1978; 1980;

Page 15: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

1981; 1983; Nas 2 provas de 1984; 1986.

Volta mais rápida já feita em Daytona pela NASCAR

A volta mais rápida da história da NASCAR em Daytona foi feita por Bill Elliott. Em1987 ele fez uma volta em 00:42:783 com média de velocidade de 210.364mph(338.548km/h). Recorde que possivelmente nunca mais será batido, devido ao uso dasplacas restritoras nos superspeedways de Daytona e em Talladega desde 1988.

Acidentes fatais em Daytona pela NASCAR

O Daytona International Speedway também possui um dado triste. Foi a pista que maisvitimou pilotos de maneira fatal na NASCAR. Foram 14 vítimas, dentre elas a dopróprio Dale Earnhardt em 2001, justamente o piloto que mais venceu em Daytona.Outro acidente fatal a se destacar foi o de Don MacTavish em 1969 quando a Xfinityainda era semiamadora (conhecida como Late Model Sportsman Division), consideradoo acidente mais brutal da história da NASCAR. Além deles faleceram em Daytona:

Habe Haberling em 1961 pela Sportsman Division (categoria semiamadora daXfinity);

Billy Wade em 1965 pela Sprint Cup; Talmadge Prince em 1970 pela Sprint Cup; Friday Hassler em 1972 pela Sprint Cup; Don Williams em 1979 pela Sportsman Division (categoria semiamadora da

Xfinity); Ricky Knotts em 1980 pels Sprint Cup; Bruce Jacobi em 1983 pela Sprint Cup; Charles Ogle em 1985 pela ISCARS Dash Touring Series (categoria que

era vinculada a NASCAR e que não existe mais); Joe Young em 1987 pela ISCARS Dash Touring Series (categoria que

era vinculada a NASCAR e que não existe mais); Joe Booher em 1993 pela ISCARS Dash Touring Series (categoria que

era vinculada a NASCAR e que não existe mais); Neil Bonnett em 1994 pela Sprint Cup; Rodney Orr em 1994 pela Sprint Cup.

Nomes das atuais provas de Daytona pela NASCAR

As provas atuais de Daytona pela Sprint Cup, Xfinity Series e Truck Series já tiveramvários nomes. Vejam quais foram:

NASCAR Sprint Cup – a 1ª corrida do ano

Page 16: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Inaugural 500 Mile International Sweepstakes (Em 1959) Second Annual 500 Mile International Sweepstakes (Em 1960) Daytona 500 (De 1961 até 1990, de 1994 até 2000, de 2002 até 2006 e de 2008

até o momento) Daytona 500 by STP (De 1991 até 1993) Daytona 500 by Dodge (Em 2001) Daytona 500 by Toyota (Em 2007)

NASCAR Sprint Cup – a 2ª corrida do ano

Firecracker 250 (de 1959 até 1962) Firecracker 400 (de 1963 até 1968; em 1970; em 1972; de 1974 até 1984 e em

1986) Medal of Honor Firecracker 400 (Em 1969; em 1971 e em 1973) Pepsi Firecracker 400 (Em 1985 e de 1987 até 1988) Pepsi 400 (De 1989 até 2007) Coke Zero 400 Powered By Coca-Cola (De 2008 até o momento)

NASCAR Xfinity Series – a 1ª corrida do ano

Modified Sportsman Race (De 1959 até 1965) Permatex 300 (De 1966 até 1977) Sportsman 300 (De 1978 até 1981) Goody’s Sportsman 300 (De 1982 até 1984) Goody’s 300 (De 1985 até 1995) Goody’s Headache Powder 300 (Em 1996) Gargoyles 300 (Em 1997) NAPA Auto Parts 300 (De 1998 até 2001) EAS/GNC Live Well 300 (Em 2002) Koolerz 300 (Em 2003) Hershey’s Kisses 300 (Em 2004) Hershey’s Take 5 300 (Em 2005) Hershey’s Kissables 300 (Em 2006) Orbitz 300 (Em 2007) Camping World 300 (De 2008 até 2009) DRIVE4COPD 300 (De 2010 até 2014) Alert Today Florida 300 (Em 2015) PowerShares QQQ 300 (Em 2016)

OBS: Os nomes entre 1959 e 1981 foram pela época semiamadora da Xfinity Series.

NASCAR Xfinity Series – a 2ª corrida do ano

Stacker 2/GNC Live Well 250 (Em 2002)

Page 17: Daytona International Speedway - Indy Car Brasil & Nascar Total … · prova, coisa que em Daytona Beach Road Course não era possível. Isto porquê, a pista temporária utilizava

Winn-Dixie 250 (Em 2003) Winn-Dixie 250 presented by PepsiCo (De 2004 até 2007) Winn-Dixie 250 Powered by Coca-Cola (Em 2008) Subway Jalapeño 250 (De 2009 até 2012) Subway Firecracker 250 Powered by Coca-Cola (De 2013 até o momento)

NASCAR Camping World Truck Series

Daytona 250 (Em 2000) Florida Dodge Dealers 250 (De 2001 até 2005) GM Flex Fuel 250 (Em 2006) Chevy Silverado HD 250 (De 2007 até 2008) NextEra Energy Resources 250 (De 2009 até o momento)

Conclusão

O Daytona International Speedway é o oval favorito de muita gente, um oval que, aprincípio foi construído para ser “a casa da NASCAR”, porém as proporções passaramdestes limites e hoje, o campeão da Daytona 500 é reconhecido mundialmente. Alémdisso, a pista recebe corridas de diversas outras categorias, seja da NASCAR ou foradela.

Quem quiser conhecer mais sobre a pista de Daytona, deixarei links do site oficial sobreesta pista tão querida pelos fãs do automobilismo e da NASCAR.