de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo...

8
londrina · dezembro 2014 · ano xv · n°179

Transcript of de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo...

Page 1: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

londrina · dezembro 2014 · ano xv · n°179†

Page 2: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

VIDA EM AÇÃO N°1792

Prezados Paroquianos e paroquianas: Espero que vocês me permitam entrar nos seus corações durante este ultimo mês do ano. Fiz questão durante o ano de 2005 de fazer uma viagem até a cidade Francesa de Avignon, a cidade dos cinco papas, a cidade do alto medievo, a cidade do grande mestre Eckchart. Este místico tem-me ajudado muito desde os meus 20 anos quando iniciei o estudo da filosofia cristã. Sempre me perguntei sobre o Natal; porque tantas luzes, presentes e cânticos, se não existe coisa mais inverossímil do que nascer non estabulo, manjedoura e o que é pior no meio de animais; e querer exaltar uma festa como esta. Na minha cultura de origem não existia o Papai Noel e sim “El Niño Dios”. Como é que todo um Deus decidiu nascer num lugar como estes? Encontrei assim os sermões para os incrédulos, que este místico do século xiv, teria realizado e a través dos quais teria escandalizado e esclarecido a Europa deste século. Será que o Natal foi inventado por nós? E queremos um Natal completamente diferente do que em verdade significou aquela Noite santa? O problema não está em que aquele que acredita invente o "seu próprio Deus", de acordo com suas particulares conveniências. Não se trata disso. O problema radica no fato de que as pessoas que acreditam em Deus - por isso mesmo - têm a tendência (inconsciente) a relacionar determinados aspectos de sua vida e sua conduta, não com Deus em si, mas sim com a "representação de Deus" que cada qual faz. Ou quem sabe com a "representação de Deus"

que lhe impuseram no ambiente religioso em que cresceu, em que vive e ao qual acaba se submetendo. Sobretudo, quando o crente de uma determinada religião está persuadido de que essa religião foi "revelada" por Deus mesmo. Inclusive – o que é ainda mais complicado – quando o crente pensa e aceita. Com isso, o que acontece é que a "representação" que fazemos de Deus acaba por identificar-se com "Deus em si mesmo". Ou seja, identificamos nossa representação "imanente" com o Deus "transcendente". Pensamos no Menino Deus que nos convém, que nos faz bem. Aqui está a mais triste de todas as realidades. Natal é encontro com o Deus Menino; encontro com o silencio da gruta, encontro com a simplicidade e especialmente encontro com as pessoas que amamos. Muitos de vocês viajarão, outros ficarão aqui, outros voltaremos as nossas raízes e encontraremos o nosso ambiente inicial; o importante é que cada um tire um tempo para se encontrar com Ele. Desejo de coração para todos e cada um Santo Natal. Minha ação de graças pela sua presença, por vocês existirem e fazer desta comunidade um ambiente de crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino Deus para que a nossa Paroquia, suas capelas Mãe da Divina Providência e São João xxiii, cresçam na fé e na comunhão.

Que no ano de 2015 todos juntos possamos vivenciar cada vez mais nossa partilha, nosso dizimo e nosso compromisso com a nosso igreja irmã da Nova Esperança. Que nos nossos lares, não falte o pão de cada dia, da compreensão, do respeito e da harmonia. Espero que todos; possamos vivenciar este tempo unidos a Jesus, José e Maria e que no lar de cada um, aconteça o mesmo que aconteceu 2015 anos atrás... Uma estrela brilhou e iluminou! Vinde adoremos!

Abraços para as crianças dos hospitais, para os homens e mulheres que se encontram sem liberdade, para todos vocês meu singelo: feliz natal e prospero ano novo 2015. Abraços!

voz do pastor

informações

pe. josé rafael solano durán

expediente

(43) [email protected]

diretorPe. José Rafael Solano Durán

jornalista resp.: Carolina Thomazequipe pastoral da comunicação

design e diagramação

Somma Design Studiowww.sommastudio.com (41)30925120 • (41)98048588

impressão: midiograf · tiragem: 1.000

••

"Peço a Deus que me livre De Deus”

Page 3: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

DEZEMBRO | 2014

A senhora Marília Aranha Sáfaro completou 90 anos no dia 29 de novembro de 2014. Nasceu em Ribeirão Preto/sp, sua família foi fundadora da cidade de Campina/sp e também ajudou na fundação de São Paulo capital. Aos 25 anos Dona Marília se casou. Ela conta que quando era jovem iniciou o curso de Serviços Sociais mas não terminou os estudos porque decidiu cuidar da família. Mudou-se para o estado do Paraná devido ao trabalho do marido, morou em uma fazenda em Andirá. Ali desenvolveu um trabalho com as crianças do local, “catequisei dezesseis crianças, as preparei para a primeira comunhão, quando chegou o dia de receber o sacramento coloquei todas elas em um caminhão e as levei para a igreja, as mães ficaram muito felizes e eu fiquei satisfeita demais pois fiz o bem para os outros”, enfatizou.

Na cidade de Londrina, dona Marília mora a cerca de 40 anos. Mãe de quatro filhos – dois homens e duas mulheres – e avó de seis netos dona Marília diz que quer ser bisavó. Ela frequenta a paróquia São Vicente de Paulo há dez anos e vai à missa nos finais de semana. “A minha família é o que há de mais importante na minha vida”, diz dona Marília. Para ela a liberdade na construção de uma família é essencial e foi dessa forma que criou os quatro filhos, “eu dava liberdade para eles falarem o que achavam e assim eu conseguia orienta-los, eu não impunha nada, sempre quis que eles se desenvolvessem sozinhos”. Além disso, tem uma opinião bem clara sobre as diferenças de posturas quanto a criação da família, “cada um

A idade nos traz sabedoria. A idade faz com que muitas vezes nos tornemos exemplos. O que dizer de uma pessoa que completou 90 anos de vida? São nove décadas de história, de aprendizado!

3

pensa de um jeito, eu não me intrometo dizendo o que é certo e o que é errado na vida das pessoas, por exemplo, eu não me envolvo na educação dos meus netos”.

Aos 90 anos, Dona Marília tem uma saúde “invejável”, sabe qual a receita? “Faço hidroginástica duas vezes por semana e fisioterapia também, mas além disso sou muito feliz. Meus filhos são ótimos, cumprem com suas obrigações”. Perguntei se ela tinha orgulho da família que construiu, “orgulho é uma palavra muito forte, prefiro dizer que estou muito contente com meus filhos e netos”.

O bom relacionamento com as amigas também faz bem a ela. “Tenho amigas de infância e no meu aniversario algumas vieram festejar comigo”. Diz que tem saudade dos irmãos, todos já estão ao lado de Deus, mas entende que a morte é a lei natural da vida, “Deus nos criou e Deus sabe o que faz”.

Pensando no momento de Natal, quis saber de Dona Marília qual era o principal sentimento nessa data tão especial, e com os olhos cheios de lágrima ela respondeu: “penso muito nos que não tem nada, que passam necessidade e agradeço a Deus pela vida que eu e minha família temos”. Nas suas orações ela pede que Jesus tome conta dos jovens que são o futuro da humanidade.

Nove décadas de vida...

carol thomaz de aquino

Page 4: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

VIDA EM AÇÃO N°1794

DeDé, 66 anos“Quero um ano com muita saúde, muita paz, que as pessoas tenham mais amor no coração, sejam menos materialistas e mais humanas. Quero continuar convivendo com a minha família para que ela continue sempre unida”.

VINÍCIUS, 13 anos“Desejo saúde e paz em 2015. Quero ir bem na escola”.

NeLSON, 76 anos“Desejo a todos muita saúde em 2015. Quero que todos tenham mais paz e prosperidade no ano que vem”

AMANDA, 16 anos“Quero descobrir qual é o plano de Deus em relação ao vestibular porque estou em duvida entre três profissões diferentes: Medicina, Psicologia e Direito. Além disso, quero participar mais na igreja, no grupo de jovens, na comunidade, pois acho que estou um pouco estacionada e posso participar mais”.

SéRGIO, 51 anos“Desejo paz, paz no coração. Quero também que 2015 seja melhor para todos em relação a trabalho”

GUILHeRMe, 18 anos“Quero continuar bem na faculdade, estou indo para o segundo ano de Direito na Unifil. Também desejo muita paz e muito amor para todos, em especial para minha família. Que 2015 seja um ano prospero para todo mundo”.

BeATRIZ, 18 anos“Eu acabei de passar no vestibular e quero ter um ano bom nos meus estudos. E para todas as pessoas desejo mais amor e paz em 2015”.

JOSé VITOR, 21 anos“Pretendo dar uma melhorada na minha vida, vou fazer em um curso técnico em informática quero ainda nesse ano arrumar um bom trabalho. Quero me realizar na comunidade, na igreja, nas pastorais e sendo um bom pregador”.

opinião dos paroquianos: desejos para 2015

Page 5: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

DEZEMBRO | 20145

LUIZ, 51 anos“Desejo mais paz, menos violência. Espero que as pessoas possam descobrir o Cristo do Natal e que Ele as acompanhe durante o ano todo de 2015. Quero dar continuidade no meu trabalho na coordenação das pastorais aqui da paróquia São Vicente de Paulo organizando essas pastorais com o objetivo de chegar no fim do ano que vem com a sensação de dever cumprido”.

JULIA, 15 anos“Eu quero muita saúde, sucesso e prosperi-dade na minha vida. Quero estar cada vez mais em sintonia com Deus e que eu con-siga realizar todas as metas que eu traçar em 2015. Já quero começar a me dedicar para o vestibular, pretendo fazer Direito. Também desejo tudo de bom para minha família e amigos no ano de 2015”.

opinião dos paroquianos: desejos para 2015

Desde outubro deste ano, quando se celebrou o Dia dos Médicos (Dia de São Lucas), estes profissionais têm se reunido aqui em

nossa paróquia São Vicente de Paulo. Acolhidos pela Mãe Igreja, partilham um de um pequeno café da manhã, seguido de um momento de espiritualidade e oração. Várias ideias têm sido

discutidas pelo grupo. No futuro, pode ser que também venham a oferecer algo à mais comunidade, através de seus dons, de seus

carismas e de sua fé, à luz do Espírito Santo. A ideia partiu de nosso pároco, padre Rafael Solano, Segundo ele, este já era um

desejo antigo que vinha cultivando: reunir os médicos católicos da cidade. Portanto, sintam-se todos convidados a participar das

próximas reuniões. A próxima está agendada para o dia 07 de fevereiro de 2015, às 8h30.

Encontro dos médicos da

Arquidiocese de londrina

Page 6: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

VIDA EM AÇÃO N°179

"ser dom para os outros, a exemplo de maria”

Na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, celebrada neste 8 de dezembro, o Papa Francisco rezou a Oração mariana do Angelus da janela do apartamento Pontifício na presença de milhares de fiéis de todo o mundo. Numa segunda-feira de céu azul e muito frio, Francisco refletiu sobre “gratuidade e partilha”, tomando como exemplo Maria, “escolhida desde sempre” e “preservada da culpa original”. “Nada é mais eficaz e fecundo do que escutar e acolher a Palavra de Deus”:

“A atitude de Maria de Nazaré nos mostra que ‘o ser’ vem antes do ‘fazer’, e que é necessário deixar-se fazer por Deus para ser verdadeiramente como Ele nos quer. Maria é receptiva, mas não passiva. Como, a nível físico, recebe o poder do Espírito Santo, mas depois doa carne e sangue ao Filho de Deus que se forma nela, assim, no plano espiritual, acolhe a graça e corresponde a ela com a fé”.

Citando Santo Agostinho, o Papa recordou que a Virgem “concebeu antes no coração do que no ventre” e que “este mistério da acolhida da graça, que em Maria, por um privilégio único, era sem o obstáculo do pecado, é uma possibilidade para todos”. Francisco observou, que tanto Maria como nós, fomos abençoados e escolhidos desde a criação do mundo, com uma diferença, “Maria foi preservada, enquanto nós fomos salvos graças ao Batismo e à fé”.

O Papa reiterou no final do encontro que “a salvação é gratuita” e “devemos dar o que recebemos”, ressaltando assim, o que havia dito anteriormente, quando recordou que Maria “vai partilhar o dom da fecundidade com a parente Isabel” e que “a gratuidade”, é a consequência que se impõe “diante do amor, da misericórdia, da graça divina derramada em nossos corações”:

“Porque, se tudo nos foi dado, tudo deve ser dado novamente. De que modo? Deixando que o Espírito Santo faça de nós um dom para os outros; o Espírito é dom para nós, e nós, com a força do Espírito devemos ser dom para os outros, nos tornar instrumentos de acolhida, de reconciliação e de perdão. Se a nossa existência se deixa transformar pela graça do Senhor, não poderemos reter para nós a luz que vem da sua face, mas a deixaremos passar, para que ilumine os outros”.

“Aprendamos de Maria, que teve constantemente o olhar fixo no Filho e a sua face tornou-se “o rosto que mais se asse-melha a Cristo”, concluiu o Pontífice antes de rezar o Angelus. Após saudou os peregrinos e fiéis presentes na Praça São Pedro, repetindo o convite para não esquecerem de rezar por ele.

6

Rua Guadalajara, 296 Tel: 3321-2823

Page 7: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

DEZEMBRO | 20147

Aniversariantes Dizimistas dezembro 2014

Demonstrativo financeiro novembro 2014

PaRÓQUIa SÃo VICeNTe De PaULo

01 Talita Benteus Ricardo Alves02 Rubens José Furlanetto02 Aparecida Gonçalves Spinosa03 Vera Lucia Campana Gouvêa03 José Luiz Ketzer de Souza04 Diva Dantas de Menezes04 Angela Maria Ruz Zirondi04 Biassino Luiz da Silva05 Sergio Muraki08 Maria Mercedes Massaro08 Sandro Cardoso Cunha09 Nelsi Roosvelt Gil10 Felisberto Negrisoli10 Vanessa Mika Kawahigashi11 Sadaka Shiragaki11 Helio Galdino Damasceno12 Luzia Guiotli Oyama

12 José Angonio Curci Seraphim13 Eduardo Regiolli Giroldo13 Maria Lúcia Coelho Souza14 Gessy Soares de Oliveira14 Claudio Albertotti15 Artur Gomes dos Santos Filho15 Isaurina Terezinha Baggio15 Vanda Bergman Senhorini15 Elzo Beraldo16 Carlos Valentim Massaro16 Antonio Fernando Queiroz Filho16 Ademar Vieira da Silva17 Jose Carlos Krayzanowski20 Maria José Sonego Faquete20 Santina Ferreira Moreira20 Eliane Euzebio Grossi Conte20 Ricardo Fernando Boni20 Karina Sitta21 Jose Helio Rodrigues

21 Renato Louzada Martins22 Joseja Juvina Silva Galdo22 Raquel Mariana V. Correia24 Paulo Cesar Jorge24 Mayra Mota dos A. Carrion26 João Gonçalves dos Santos26 Mauro Mariano Borges26 Marcos Antonio Alves26 Rodilson Martins Valone27 Eliane Regina de Oliveira27 Luiz Fernando Ramos Silva28 Inês Ignácio Alves28 Daniele Cristina Fernandes31 Solange de Fatima Vidigal Terciotti

CaP. MÃe DIVINa PRoVIDÊNCIa

03 Rosangela A. Barbosa Polzato07 MArcia Cristina F. Ricci

07 Rodrigo da Silva Valente08 Clovis Renostro09 Oscar Mistafa10 Florinda de Carvalho11 Maria de Lourdes F. Melatti11 Graciele M. de Oliveira Rocha12 Thais Maria L. Guzzi13 Karina Zanelli14 Ariobaldo Frisselli14 Claudio Luiz Sentone16 Paulo Roberto Guilherme19 Luciane Sanglard20 Ricardo Magno da Silva23 Jorge Tadeu de Assis24 Carlos Alberto Feio Ribeiro25 Luiz M. Volpini30 Antonio Carlos F. Pinheiro

Dízimos CadastradosEspórtulas de SacramentoColetas de MissasDoaçõesOutras receitasRendas s/ aplicaçõesRessarcimento de despesasPatrocíniosTotal Receitas

Dimensão ReligiosaDimensão SocialDimensão MissionáriaReembolso Despesas/RepassesTotal Despesas

Dízimos CadastradosEspórtulas de SacramentoCampanhas para ConstruçãoColetas de MissaDoaçõesRendas s/ aplicaçõesReceitas de PromoçõesTotal Receitas

Dimensão ReligiosaDimensão MissionáriaTotal Despesas

receitas

despesas

Paróquia São Vicente de Paulo

Capela Mãe da Divina Providência

Uma questão de fé! Você participa do Dízimo?

receitas

despesas

55.197,004.268,00

37.013,109.210,002.680,001.520,18

263,00500,00

110.651,28

78.483,6811.161,9619.130,68

7.025,12115.801,44

23.422,00350,00

3.725,003.546,551.124,00

219,397.570,00

39.956,94

77.617,64724,00

78.341,64aniversariantes

dizimistas

demo

nstrativo

financeiro

(43)9993-5698 • (43)3322-5871

Page 8: de... · crescimento e santificação. Não se esqueçam de rezar uma Ave Maria, por mim, pelo padre Aristides e pelos nossos diáconos Ricardo e Sirineu. Unir nossa suplica ao Menino

VIDA EM AÇÃO N°179

FÁBRICA DE MÓVEIS PARA: HOSPITAIS, CLÍNICAS E LABORATÓRIOS

WWW.METALSOLUTION.COM.BR - FONES: (43)3037-0303

8