De olho no futuro - cemig.com.br · Pampulha, em Belo Horizonte. Os cinco primeiros colocados na...

12
INFORMATIVO MENSAL PARA OS EMPREGADOS DA CEMIG OUTUBRO | 2012 | ANO IX | Nº 92 DIA DO ELETRICISTA VOU NO GáS UM PEDAçO DE TEóFILO OTONI De olho no futuro

Transcript of De olho no futuro - cemig.com.br · Pampulha, em Belo Horizonte. Os cinco primeiros colocados na...

InformatIvo mensal para os empreGaDos Da cemIG

O u t u b r O | 2 01 2 | A n O i x | n º 9 2

Dia Do ElEtricista

Vou no Gás

um pEDaço DE tEófilo otoni

De olho no futuro

03 Da rEDaçãoEnergia Vital 10 milhas

05 mEu trabalhoEmpregado garante segurança da população

10 sEr sustEntáVElsoluções para economia de energia

11 GEntE nossasonho de voar

12 comEmoraçãoDia do Eletricista

04 ponto a pontoplano Verão

Cemig se prepara para o período chuvoso

06 EspEcialVisão e ação

Empresa apresenta a nova estratégia

09 bEnEfíciosVou no Gás

Gasmig prorroga a promoção

08 mEmóriatéofilo otoni

Prédio histórico da Cemig

E x P E D i E n t E

filiado à:

informativo mensal para os empregados da cemig

editado pela superintendência de comunicação

empresarial (ce) – correspondência interna: sa/19/

a2 – fone: (31) 3506 2760

Editor responsável:

João Batista pereira - reg. no 6159 – mte

coordenação de edição:

terezinha crespo de rezende, João Batista pereira,

paulo tarso rezende tobias, Isabela souza

e roosevelt rodrigo

redação:

adelle soares, Isabela souza, renata ellera e roosevelt rodrigo

Estagiários:

Jéssica pires, rafaella Barboza e pedro Guimarães

apoio: comitê de comunicação da cemig e equipe

comunicação e Imagem da rc

fotos:

eugênio paccelli, Gláucia rodrigues, ronaldo Guimarães

e colaboradores

ilustração:

Henry Bernardo, rafael marques

e Weisvisthértini Barbosa

Diagramação:

Interface comunicação empresarial

impressão: Gráfica 101

tiragem: 9.500 mil exemplares

Na busca por novos desafios, o Conselho de Administração da Ce-mig aprovou, em agosto deste ano, uma nova Visão de Futuro e o primeiro Planejamento Estratégico Integrado do Grupo Cemig. Tam-bém foi aprovado um conjunto de 21 iniciativas contempladas no programa “Cemig Líder”, alinhadas à três frentes de trabalho: desem-penho operacional, opções de crescimento e saúde organizacional.

Portanto, você pode conferir na matéria especial como as novas mudanças afetam a Cemig e como o empregado pode contribuir para o alcance dos resultados diante dos novos desafios. Veja os detalhes da Nova Visão, o objetivo do novo Planejamento Estratégi-co e como funcionam as 21 iniciativas.

E tem muito mais! Na próxima página, você poderá conferir a en-trevista com o superintendente da RC, Ricardo Rocha, sobre as ações que a Cemig está realizando para se prevenir das chuvas e evitar desligamentos/interrupções. A Empresa também está cada dia mais sustentável! Agora, ela começou a modernizar a forma de medir o consumo de energia, água, temperatura ambiente de alguns andares do edifício-sede. Saiba mais detalhes na coluna Ser Sustentável.

Os empregados da Cemig são mais do que destaque neste mês! Pablo Alexandre garantiu a segurança da população até a chegada da sua equipe ao avistar um poste caído na BR 040 e Willian Roger do Rosário se tornou piloto comercial após anos de dedicação. A Gasmig, por meio da promoção ‘Vou no Gás’, oferece 600 m³ de gás natural aos empregados do Grupo Cemig que adaptarem os seus veículos.

Boa leitura!

sempre à frente EDitoriaDa redação

Empresa psicologicamente saudávelNeste ano, a Cemig foi reconhecida entre as “50 Empresas Psicologicamente Saudáveis (EPS)”, com destaque no pilar “Reconhecimento do Colaborador”, e uma das “150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas (PGP’s)”. Baseado no estudo da Associação Americana de Psicologia (APA), a pesquisa EPS tem como propósito avaliar e premiar as empresas que zelam pela qualidade de vida no ambiente de trabalho, tornando-o psicologicamente mais saudável para seus empregados. Os benefícios são: melhoria da saúde física e mental, aumento no grau de satisfação e um ambiente mais harmonioso e produtivo.

conciliaçãoA Cemig, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), assinou no dia 28 de agosto, um termo de cooperação técnica que visa à conciliação pré-processual de demandas envolvendo os seus clientes. Agora, o con-sumidor que já esgotou todas as possibilidades nas esfe-ras administrativas da Companhia na tentativa de resolver seu problema, poderá registrar sua pendência diretamen-te no site do Tribunal de Justiça, evitando um processo judicial formal. Em seguida, o TJMG irá convidar o cliente da Cemig para uma audiência de conciliação.

03

cemig Energia Vital 10 milhasCerca de 1.500 pessoas participaram da corrida Cemig Energia Vital realizada em setembro, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Os cinco primeiros colocados na corrida de 10 km, da categoria geral, receberam troféus e premiação em dinheiro. Houve também premiação com medalha para o primeiro colocado na modalidade especial (portadores de necessidades especiais). De acordo com o gerente de Saúde, Segurança do Trabalho e Bem-Estar (RH/ST), João José Magalhães Soares, o objetivo da corrida é incentivar a prática saudável de esportes e aumentar a integração entre os empregados.

EG - O Cemig Torpedo, implantado em dezembro do ano passa-do, já traz melhorias em relação a interação entre os clientes e a Cemig? rc - Certamente. Fazemos uma média de 10.000 atendi-mentos por mês pelo Cemig Torpedo, sendo que 60% são solicitações de “falta de luz”. As vantagens para os clientes que utilizam esse aplicativo são a rapidez e facilidade para cadastrar uma falta de energia, e o fato de receber o pro-tocolo de cadastramento do serviço no seu celular direta-mente, registrando assim, o contato feito com a Empresa.

EG - Quais serviços estão disponíveis pelo Cemig Torpedo e como nossos clientes podem fazer suas solicitações?rc - Para solicitar um serviço, o cliente deve enviar um SMS para número 29810. Além da “falta de luz”, também estão disponíveis os serviços de consulta ao último débito e envio de leitura. Para solicitar, basta o consumidor digitar “cemig luz”, para o caso de falta de energia; “cemig conta”, para consultar sobre a situação de suas faturas; ou “cemig leitura”, para encaminhar a atual leitura registrada. Além dis-so, em todas as solicitações o consumidor deve lembrar de enviar o nº do cliente e o nº da instalação, que estão em destaque na fatura de energia.

EG - Como a Cemig se preparou para o período chuvoso deste ano? rc - Em 2011 e durante todo o ano de 2012, a Cemig vem realizando vistorias sistemáticas em suas redes e investin-do muito em melhorias do seu sistema elétrico por meio do Programa de Desenvolvimento da Distribuição (PDD), com a construção de novas subestações e alimentadores, instalação de equipamentos de automação e a substituição de redes convencionais por redes protegidas e isoladas. Também nos preparamos para atender melhor aos nossos clientes pelo Fale com a Cemig, Cemig Torpedo, Agência Virtual e agências e postos da rede Cemig Fácil. Além dis-so, melhoramos nossa infraestrutura com a obtenção do radar meteorológico e a utilização do Sistema de Comuni-cação de Atendimento e Navegação (SCAN), que permite a comunicação permanente entre nossas equipes do Centro de Operação da Distribuição (COD) e do campo, facilitando o despacho dos veículos para a execução dos serviços.

EG - Essas ações já trouxeram melhorias para a Empresa?rc - Sim. No primeiro semestre de 2012 já tivemos uma re-dução no número e na duração dos desligamentos aciden-tais de nossas redes, com a obtenção do melhor indicador de Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor – DEC acidental dos últimos cinco anos.

EG - Como o radar meteorológico contribui com o plano de con-tingência das equipes de campo no período chuvoso?rc - O radar meteorológico tem como objetivo principal o acompanhamento preciso das grandes chuvas e tempesta-des que se formam num raio de 200 km. A Cemig consegue medir a precipitação das chuvas identificando sua intensi-dade e forma (se será líquida ou de granizo, por exemplo). Até 400 km além dessa distância, o radar também é capaz de captar a chuva, porém sem quantificar o volume. Com a utilização do equipamento, que tem os dados atualizados constantemente, a Cemig tem informações com até 3 ho-ras de antecedência, tempo suficiente para mobilizar um volume maior de equipes de campo e preparar os canais de atendimento. Assim, quando as chuvas chegam, já esta-mos preparados para realizarmos a recuperação das redes desligadas acidental num tempo menor, minimizando os impactos para os clientes e melhorando o atendimento.

onto a ponto

04

plano Verãopa cemig está investindo r$ 120 milhões na melho-ria e manutenção das redes, linhas e subestações de distribuição da região metropolitana de belo horizonte, para minimizar os efeitos do período chuvoso deste ano. ricardo césar costa rocha, su-perintendente de relacionamento comercial com clientes de Distribuição (rc), conta as novidades e ações da Empresa para aprimorar o atendimen-to ao consumidor e as melhorias proporcionadas pelo uso do radar meteorológico.

05

mEu trabalh

Envolver-se com a segurança e o bem estar da população não é uma condição necessária apenas durante o serviço, mas sim, uma responsabilidade constante. É assim que pensa nosso colega Pablo Alexandre, técnico de Supervi-são e Controle do Sistema Elétrico da Cemig, da Gerência do Centro Integrado de Operação da Distribuição (OM/CO), que, por ironia ou não, estava no lugar e na hora certa.

No dia 3 de agosto, após ministrar um treinamento na Uni-verCemig, em Sete Lagoas, Pablo voltava para Belo Hori-zonte pela BR 040 quando avistou um poste caído na mar-ginal próximo ao trevo de Ribeirão das Neves. O poste havia sido atingido por uma carreta e estava com os cabos na altura das pessoas. Pelo conhecimento técnico que possui, Pablo logo identificou que os cabos não tinham condição de isolamento e agiu rapidamente.

“A primeira reação que tive foi buzinar para atrair a atenção das pessoas que caminhavam em direção ao poste, a fim de evitar que elas entrassem em contato com os cabos”, conta o técnico, que, por sorte, conseguiu se aproximar a tempo. “Eu estava de uniforme do COD (Centro de Ope-ração) e com o crachá, então me identifiquei e pedi que aquelas pessoas se afastassem, informando o risco que corriam”, declara.

no lugar e na hora certa

Ao constatar que a rede estava energizada, Pablo logo entrou em contato com o COD e pediu o bloqueio do dis-positivo de religação automática. A partir de então, foi a vez dos técnicos da área trabalharem juntos para resolver o incidente.

Em alerta constanteMesmo com a informação de que uma equipe estava a ca-minho, o técnico resolveu aguardar. “Decidi esperar, pois, mesmo estando lá, várias pessoas tentavam se aproximar. Talvez, se eu não estivesse por perto, algo pior teria ocor-rido. Quando alguma situação oferece risco, é sempre im-portante estar atento”, diz Pablo.

Com a rede de telefonia baixa, a presença do técnico no local foi essencial para evitar, por mais duas vezes, que um cami-nhão e um ônibus se agarrassem à rede e piorassem a situa-ção antes que a equipe de campo chegasse. “Após a chegada da equipe, eu passei os dados da carreta e do motorista para o boletim de ocorrência e relatei o que vi. Informei ao COD que deixava o local e segui para a casa com um sentimento bom! Deus coloca a gente no local certo”, desabafa.

Para Pablo, que está na Cemig há 21 anos, onde come-çou como aprendiz Cemig/Senai e foi também eletricista de linhas e redes, é bastante comum estar sempre atento à rede elétrica. “Para nós que trabalhamos nesta área, a atenção faz parte do cotidiano. É comum eu andar pela rua, perceber defeitos e falhas na rede e emitir notas de serviço para reparos.” O técnico confirma que já presenciou outras situações de perigo, como um risco iminente de incêndio, e sempre preferiu permanecer no local para tentar evitar aci-dentes. “É ótimo poder realizar um trabalho que traz bons frutos à sociedade. Gosto muito do que faço”, finaliza Pablo.

o

Poste caído na BR 040 no momento em que o técnico Pablo passava pela rodovia

Pablo Alexandre garantiu a segurança e bem estar da população

Engajamento e competência. Essas são apenas algu-mas das palavras que poderiam ser utilizadas para descrever o papel e bom desempe-nho dos nossos colegas. Graças a cada um de nós, a Cemig alcançou, com oito anos de antecedência, o primeiro indicador da Visão de Futuro da Empresa traça-da para 2020, quando a Ce-mig pretenderia estar entre os dois maiores grupos de energia do Brasil em valor de mercado, com presen-ça relevante nas Américas e líder mundial em susten-tabilidade do setor.

Almejando novos desafios, o Conselho de Administração da Empresa aprovou, em agosto deste ano, uma nova Visão: Consolidar-se,

nesta década, como o maior grupo do

setor elétrico nacional em valor de mercado,

com presença em gás, líder mundial em sustenta-

bilidade, admirado pelo cliente e reconhecido pela solidez e

performance. Para que possamos continuar a crescer de maneira sustentável, como sempre fizemos, é fundamental que todos os empregados conheçam sua contribuição para o alcance dos resul-tados da Cemig e entendam suas responsabilidades no processo.

spEcialE

06

preparação para novos desafios

interpretando a nova Visão- Consolidar-se, nesta década, como o maior grupo do

setor elétrico nacional em valor de mercado: estive-

mos na liderança no período de 25/06 a 12/09. O desa-

fio é consolidar esta posição até o ano de 2022.

- Presença em gás: aproveitamento das oportunida-

des, especialmente na Bacia do São Francisco e no

desenvolvimento do mercado de Minas Gerais.

- Líder mundial em sustentabilidade: como já somos re-

ferência em sustentabilidade, o desafio é ter o melhor

as 21 iniciativasJunto com a nova Visão, também foi apro-

vado, pelo Conselho de Administração, o primeiro Planejamento Estratégi-

co Integrado do Grupo Cemig, com a presença de diretores

e superintendentes, assim como um conjunto de 21 iniciativas contempladas no programa “Cemig Lí-der”, que estão alinhadas às três frentes de traba-lho do Planejamento Es-tratégico: desempenho operacional, relacionado aos desafios de eficiência

operacional das empresas do Grupo; opções de cres-

cimento, que diz respeito às oportunidades de investimento

em novos negócios; e saúde or-ganizacional, considerada impres-

cindível para o alcance dos resultados propostos.

Cada uma das iniciativas possui responsáveis identificados (superintendentes ou diretores), metas e prazos definidos e todas já estão em fase de execução, em estágios diferentes. Para o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, todos são responsáveis pela entrega dos resultados e pela execução da estratégia da Empresa. “Muitos empregados tem parti-

desempenho do setor de energia dentre as empresas

listadas no índice Dow Jones.

- Admirado pelo cliente: busca da melhoria da percep-

ção do cliente, mantendo o equilíbrio entre qualidade

e custo na prestação dos serviços.

- Reconhecido pela solidez e performance: busca da

excelência na operação dos negócios garantindo a en-

trega dos resultados de forma perene.

07

preparação para novos desafiosDesafios O Grupo Cemig enfrentará desafios relacionados à neces-sidade de melhoria operacional e organizacional para que a Empresa possa se adaptar aos novos requisitos regulatórios impostos para todo o setor de energia elétrica.

As novas regras do 3º ciclo tarifário irão impor as distribuidoras um esforço maior em melhorias operacionais, com redução de custos e despesas. No caso da Cemig Distribuição, 2013 será decisivo, pois é o ano de revisão dentro das novas regras.

Durante a construção do planejamento estratégico, o desafio da renovação de concessões já havia sido considerado. En-tretanto, a publicação da MP 579 mostrou, em uma avaliação inicial, que a renovação poderá trazer impactos ainda maiores para o Grupo Cemig, impondo uma provável redução de recei-tas. Esses impactos estão sendo analisados pela Empresa e, no final deste ano, teremos conhecimento dos valores pro-postos pelo Governo.

Sabemos que os desafios são muitos, as dificuldades serão grandes, mas com o envolvimento de todos, conseguiremos atingir os nossos objetivos.

cipação direta na execução destas 21 iniciativas. Entretanto, aqueles que não tenham este envolvimento direto, com cer-teza, contribuem para o alcance de outros desafios da Cemig, a partir da realização do seu trabalho diário”.

Arlindo Porto destaca também a relevância dos empregados designados para serem os responsáveis pelo cumprimento das iniciativas. “São eles que têm o desafio de colocar as ações em prática e viabilizar as condições necessárias à exe-cução da iniciativa. Todos estão executando suas iniciativas com o envolvimento de diversas áreas e empregados das principais empresas do Grupo Cemig”, diz o vice-presidente.

Ricardo Rocha, superintendente de Relacionamento Comer-cial com Clientes de Distribuição (RC), é responsável por uma das iniciativas. Para ele, coordenar esse processo é uma gran-de reponsabilidade. “Participar disso nos impõe grandes de-safios, exigindo conhecimento, responsabilidade, dedicação e habilidade. Esta iniciativa, bem como seus desdobramentos estão cadastrados no Sistema de Acompanhamento de Ini-ciativas (SAI), o que permite um acompanhamento online de todos os envolvidos, criando assim um nível de compromisso muito mais elevado”, diz.

Conheça as 21 iniciativasDistribuição:1 - Gestão de equipes de campo – Manutenção Preventiva2 - Gestão de equipes de campo – Manutenção Corretiva3 - Ciclo Comercial4 - Gestão de Receitas5 - Redação e revisão alocação custos não operacionais

Participações e Crescimento: 6 – Sinergias Cemig, Light e outras empresas do Grupo7 – Otimização do portfólio de Telecom e TI8 – Reorganização do Portfólio de participações: Geração e Transmissão

Geração e transmissão:9 – Melhorias operacionais em geração10 – Ampliações e reforços em Transmissão11 – Competitividade em leilões/projetos: Geração e Trans-missão

Gás natural:12 – Desenvolvimento da distribuição

13 – Distribuição e uso do gás da Bacia do São Francisco

Funções de suporte:14 – Comercialização de Energia15 – Otimização serviços compartilhados16 – Otimização de compras, gestão de fornecedores e es-toque17 – Melhoria na arrecadação

Organização:18 – Alavancas estruturais e gestão da performance19 – Efetividade do Top Team20 – Gestão de Talentos

21 – PMO e mecanismo da mudança:- PMO: equipe de coordenação e acompanhamento das ini-ciativas- Mecanismos de acompanhamento (indicadores e relatórios)- Comunicação

08

Emória Valorizando nossa história

Que tal fazer uma viagem no tempo e conhecer a história do prédio histórico da Cemig em Teófilo Otoni? São mais de oito décadas de existência, mas as características físicas são modernas e a arquitetura surpreende pela elegância.

Construído há 84 anos, em 1928, no Governo do Dr. Antô-nio Carlos Ribeiro de Andrade, na praça Germânica, o pré-dio tinha como objetivo ser a sede do Ginásio Mineiro da cidade. A construção, que contou com a doação do terreno pela Prefeitura Municipal e de dinheiro e materiais por par-te da comunidade, ocorreu em tempo recorde de quatro meses, de novembro de 1927 a fevereiro de 1928.

O ginásio foi instalado no dia 2 de abril de 1928 e duran-te a Segunda Guerra Mundial, o prédio foi ocupado pelo Exército Brasileiro de 1944 a 1945, que o transformou em quartel. Após a guerra, em janeiro de 1947, o Ginásio Mi-neiro retorna ao local, permanecendo até a década de 60. O prédio também foi sede dos colégios Joaquim Portugal e Teodolindo Pereira e da Faculdade de Direito de Teófilo Otoni (Fadito).

Em 1982, a Cemig, ainda Centrais Elétricas de Minas Ge-rais, adquiriu a unidade para instalação do seu escritório regional.

restauraçãoTrabalhar em um prédio histórico gerou resistência por par-te de alguns empregados, como é o caso da secretária da Gerência de Serviços de Distribuição de Teófilo Otoni (SL/TO), Cássia Natali do Rosário. “Na época da reforma, co-

mentei com o Fernando Schüffner, então gerente de Distri-buição da Regional Teófilo Otoni, que seria melhor derrubar o prédio e fazer um moderno. Ele discordou plenamente, dizendo que a restauração valorizaria a história da nossa cidade e que ficaria um local muito mais acolhedor para tra-balhar. Hoje, eu concordo com ele”, comemora a secretária, que desfruta de salas arejadas e área de lazer num ponto privilegiado da cidade.

Em 1993, a edificação passou por uma verdadeira restaura-ção, que teve à frente o então chefe da Seção Administra-tiva, Argemiro Ibrahim Ferreira, e o próprio Fernando Henri-que Schüffner Neto, que procuraram manter os elementos originais da construção. Em 1994, a Cemig, já denomina-da Companhia Energética de Minas Gerais, se instalou no prédio.

Em 2002, a praça Germânica foi reformada e a rua que a separava do prédio da Cemig foi fechada para o trânsito e incorporada ao espaço da própria praça, criando assim, um conjunto arquitetônico que se tornou uma referência de es-paço urbano para a cidade de Teófilo Otoni.

“Acredito que uma boa parte da população e muitos em-pregados Cemig conhecem a história do prédio, principal-mente as pessoas mais velhas. De vez em quando aparece alguém aqui relembrando dos tempos que estudou no Co-légio Mineiro ou no Joaquim Portugal. Lembro-me de uma senhora que falou emocionada do seu tempo de estudante, parabenizando a Cemig por ter restaurado o prédio manten-do sua estrutura original”, conta Cássia.

A arquitetura original do Ginásio Mineiro tinha a forma de ‘U’, e a edificação apresentava dois pavimentos em estilo gótico

A edificação passou por reforma, sendo acrescentados dois blocos de dois pavimentos na sua fachada anterior

m

08

09

A Gasmig quer incentivar você a trocar o combustível do seu veículo, álcool ou gasolina, por uma fonte mais limpa e econô-mica: o Gás Natural Veicular (GNV). Para isso, a Empresa lan-çou, em maio do ano passado, a promoção “Vou no Gás”, que oferece um bônus de 600 m³ de GNV para os empregados do Grupo Cemig que fizerem a conversão de seu automóvel. Inicialmente programada para acabar em agosto deste ano, a promoção foi prorrogada até agosto de 2013.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gas-mig), Clúsio Souza, essa é uma chance imperdível para quem ainda não aderiu. Um dos primeiros a participar da promoção, em outubro de 2011, Clúsio diz que já rodou quase 6.000 qui-lômetros sem ter que pagar pelo combustível. “Para as pes-soas que percorrem mais de 30 quilômetros por dia, assim como eu, é muito vantajoso. Quem não aderiu está perdendo dinheiro. Além disso, tenho a certeza de que estou fazendo a minha parte para preservar o meio ambiente”, alerta.

Flávio Coutinho, empregado da Gasmig, também comemora a economia adquirida com a conversão. “Tive muita sorte de ter participado da promoção, pois estou há quase um ano sem gastar nenhum centavo para colocar combustível no meu carro. Além disso, com o kit de quinta geração, o mais moderno que existe, nunca tive problemas com a questão

Vou no Gás

de redução de potência no motor. E olha que meu veículo é um 1.0”, diz.

na ponta do lápisA economia mensal, em um carro popular, para pessoas que percorrem a mesma quilometragem do coordenador, é de R$ 94,22. Isso significa que, utilizando o GNV no lugar da gasoli-na ou etanol, se gasta em média a metade do valor. Além de ser uma fonte de combustível sustentável e muito mais eco-nômica que as tradicionais, pela promoção, a Gasmig distribui até 600 m³ de Gás Natural ao proprietário do veículo, bônus suficiente para rodar até oito mil quilômetros.

bEnEfício s

Como participarO empregado que tiver interesse em fazer a conversão de seu veículo, precisa ir a uma das corretoras credenciadas da promoção, para obter o Certificado de Segurança Veicu-lar (CSV) e os bônus de conversão, podendo utilizá-los nos postos participantes.

Para aqueles que comprarem um carro já adaptado de fábri-ca e quiserem participar da promoção, terão que apresentar a nota fiscal a um dos Órgãos de Inspeção Acreditados Se-gurança Veicular (OIAs) e ganhar o CSV.

Mais informações, como locais de converção, organismos de inspeção, postos GNV e calculadora de economia podem ser conferidas no site: www.promocaovounogas.com.br

Flávio está há quase um ano sem gastar com combustível

Empregados do Grupo Cemig aproveitaram a promoçãopara converter os seus veículos

10

Er sustEntáVEl Edifício-sede mais sustentável

Com foco na sustentabilidade e no uso eficiente de energia elétrica e água, a Cemig, por meio das superintendências de Coordenação da Gestão Empresarial e Infraestrutura (GE), de Desenvolvimento e Engenharia da Distribuição (TD) e de Tecnologia e Alternativas Energéticas (TE), está modernizando a forma de monitorar o ge-renciamento de consumo de energia elétrica nas dependências do edifício-sede, em Belo Horizonte, com o Sistema Integrado de Ge-renciamento Automatizado (Siga).

Anteriormente denominado como Centro de Monitoramento de Usos Finais (CMUF), o Siga é uma plataforma computacional, simples e de baixo custo, que permite, por meio de aquisição e processamento de dados, avaliar parâmetros e variáveis, tais como: consumo de energia, consumo de água, temperatura am-biente e outros.

Desenvolvido em parceria com o Programa de Pesquisa & Desen-volvimento (Aneel/Cemig D), com a Universidade Federal de Mi-nas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), o projeto piloto foi implantado, inicialmente, para medir o consumo de energia elétrica nas dependências do edifício-sede da Empresa.

Roberto Maychel, analista de meio ambiente da Gerência de Infra-estrutura Administrativa (GE/IA), avalia que, “por meio dos dados coletados, será possível adotar medidas efetivas, visando a redu-ção do consumo”.

monitoramentoDe acordo com Henrique Costa, gestor do projeto e engenheiro de Tecnologia e Normalização da Gerência de Desenvolvimento de Sis-temas de Engenharia da Distribuição (TD/SD), o Siga é uma impor-tante ferramenta de gestão. “Diante da versatilidade de aplicações do sistema, é possível, por exemplo, avaliar técnica e financeiramen-te o impacto do desempenho operacional e energético dos diversos equipamentos (climatização, iluminação, impressora, elevador, bom-ba hidráulica, etc), seja individualmente, por ala ou setor da edifica-

sção”, explica o gestor. Henrique ainda diz que, a partir dessas análises, poderão ser traçadas estratégias de eficiência energética.

O atual Sistema também permite fazer um maior número de medi-ções diárias e consegue manter os dados armazenados por anos, possibilitando análises de tendências, efeito de trocas de equipa-mentos, mudanças de hábitos, entre outros.

Tudo isso permitiu ao Sistema a concessão de patente nos Estados Unidos, na União Européia e na Ásia, em Cingapura, ficando a parti-cipação dos direitos de Propriedade Intelectual divida entre a Cemig D (50%), Cefet-MG (25%) e UFMG (25%), com o percentual de 4% de Royalties sobre a receita líquida auferida ao produto. Atual-mente, a plataforma foi readequada para atender as demandas de arquitetura das redes inteligentes de energia (smart grid).

O sistema Siga traz ganhos como:- Identificar o desempenho operacional das instalações de for-ma distribuída e estratificada.- Disponibilizar as informações em tempo real, via web, aos usuários cadastrados.- Melhorar os índices de sustentabilidade. As análises per-mitem ações que visam ao consumo consciente, contribuindo para o Dow Jones Sustainability World Index.- Aplicar soluções de engenharia e intervenções pontuais, per-mitindo melhorar o desempenho das instalações da edificação e evitar desperdícios energéticos.- Desenvolver metodologia de gerenciamento, estudo e pro-posição de novos indicadores de eficiência energética.- Possibilitar implantação de automatismo avançado em instala-ções prediais, melhorando as condições de mobilidade, con-forto e outros.

Os dados coletados permitirão medidas de redução de consumo

GEntE nosssonho de Voar

11

Exemplo de motivação, superação e realização! Vamos falar da história do nosso colega Willian Roger, técnico do Sistema Elé-trico de Campo da Gerência de Serviços de Distribuição de Mon-tes Claros (SO/MD), na busca obstinada pelo sonho da aviação. Há 17 anos, o empregado se dedicou a fazer cursos na área, aprender inglês e comprar um avião. Soube conciliar a vida pro-fissional com as atribuições familiares e ainda encontrou tempo para se dedicar à carreira de aviador. No início desse ano, Willian conseguiu a habilitação para Piloto Comercial e agora o seu so-nho é ser piloto da Cemig.

o céu é o limite para um sonhoLi num livro o seguinte: “É quase impossível descrever o que seja voar, a menos que nos entreguemos totalmente... como no amor”. Eu não sei dizer de onde veio essa paixão. Na verdade, acho que nasci com esse ‘vírus’ no sangue. Lembro-me bem de quando eu era garoto em Januária, região do Médio São Francis-co, e o pai de um dos meus amigos de infância tinha um avião Monomotor, que eu sonhava em voar, mas nunca tive a oportu-nidade. Cresci com esse sonho por anos, até que em 1995 um conhecido comprou um Ultraleve que pousava na água.

Na época, eu praticava aeromodelismo (avião a controle remoto) no aeroporto da cidade, e um conhecido chegou com uma pes-soa para fazer um vôo panorâmico. Na hora H, essa pessoa de-sistiu e ele me convidou. Fiquei tão emocionado que mal podia acreditar que iria fazer o meu primeiro vôo, aos 23 anos de ida-de. Como já tinha um conhecimento básico, me deixaram pilotar por apenas alguns minutos, e foi uma das maiores emoções que senti. Depois daquele dia, minha vida iria mudar.

Pouco depois, me desfiz da moto que eu tinha e comprei, em sociedade com dois amigos, meu primeiro Ultraleve básico. Em

1997, como já tinha grande experiência, comecei a pilotar aviões maiores, como os monomotores, até que em 2008, comprei mi-nha primeira aeronave de pequeno porte.

Incentivado por um amigo que é piloto, comecei a estudar para regularizar definitivamente minha situação junto à Agência Na-cional de Aviação Civil (Anac) e, no início de 2009, tirei a carteira de Piloto Privado (PP). Continuei estudando e voando em vários locais para um novo projeto: a licença de Piloto Comercial Avião (PC), que foi concluída somente no início deste ano, depois de 17 anos de dedicação, muito estudo, horas de vôo, dedicação e investimento financeiro.

Mas esse sonho não finaliza aqui. Meu objetivo maior é tra-balhar como piloto comercial da Cemig, assim que surgir uma oportunidade.

Com a habilitação para Piloto Comercial seu próximo objetivo é ser piloto da Cemig

a

A dedicação de Willian fez do seu sonho uma realidadeJunto com a família, Willian faz passeios para todos os cantos do Brasil

av. Barbacena, 1.200 – 19º andar - ala B231 3506 2052 - fax 3506 2039 / 3506 2023caixa postal 992 | cep 30123-970Belo Horizonte – mG

12

c omEmoração Dia do Eletricista