Decisão sobre o programa de Marketing Global –Estratégias ......(KEEGAN, 2005) Marcos Severo...

9
1 Marcos Severo Administração Mercadológica I Fundamentos de Marketing Global – Parte 02 Decisão sobre o programa de Marketing Global – Alternativas estratégicas de expansão geográfica “As empresas podem crescer de três maneiras diferentes. Os métodos tradicionais de expansão de mercado – maior penetração nos mercados existentes, para aumentar a participação de mercado, e extensão da linha de produtos para áreas de mercado de produto novo em um único mercado nacional – estão disponíveis para as operações domésticas. Além disso, uma empresa pode expandir-se estendendo suas operações já existentes para novos países e regiões do mundo, sendo esse último método, a expansão geográfica, uma das principais oportunidades de marketing global” (KEEGAN, 2005). Alternativas estratégicas de planejamento global de produto COMUNICAÇÃO PRODUTO Idêntico Adaptado Adaptada Idêntica ESTRATÉGIA 2 Extensão do produto, adaptação da comunicação Exemplos: Bicicletas e motocicletas ESTRATÉGIA 1 Extensão dupla Exemplo: Softwares ESTRATÉGIA 4 Adaptação dupla Exemplo: Amaciante de roupas ESTRATÉGIA 3 Adaptação do produto, extensão da comunicação Exemplo: Produtos elétricos (KEEGAN, 2005) Marcos Severo Administração Mercadológica I Decisão sobre o programa de Marketing Global – Estratégias globais de Produto e Promoção “A orientação de marketing sustenta que os programas de marketing serão mais eficazes se customizados para as necessidades específicas de cada grupo de clientes-alvo. Se essa orientação se aplica a um país, deve se aplicar ainda mais aos mercados internacionais. Apesar da convergência global, os consumidores de diferentes países ainda apresentam um ampla variedade de valores culturais, necessidades e desejos, poder de compra, preferências de produto e padrões de compra. Como essas diferenças dificilmente mudam, a maioria das empresas adapta seus produtos, preços, canais e promoções aos desejos dos consumidores de cada país” (KOTLER, 2007). Invenção do produto Adaptação de produto / comunicação de marketing Adaptação de comunicações Extensão direta Adaptação do produto Não modificar o produto Adaptar o produto PRODUTO COMUNICAÇÃO DE MARKETING Não modificar a comunicação de marketing Adaptar a comunicação de marketing (KOTLER, 2007)

Transcript of Decisão sobre o programa de Marketing Global –Estratégias ......(KEEGAN, 2005) Marcos Severo...

  • 1

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Fundamentos de Marketing Global – Parte 02Decisão sobre o programa de Marketing Global – Alternativas estratégicas de expansão geográfica

    “As empresas podem crescer de três maneiras diferentes. Os métodos tradicionais de expansão de mercado –maior penetração nos mercados existentes, para aumentar a participação de mercado, e extensão da linha de produtos para áreas de mercado de produto novo em um único mercado nacional – estão disponíveis para as operações domésticas. Além disso, uma empresa pode expandir-se estendendo suas operações já existentes para novos países e regiões do mundo, sendo esse último método, a expansão geográfica, uma das principais oportunidades de marketing global” (KEEGAN, 2005).

    Alternativas estratégicas de planejamento global de produto

    COMUNIC

    AÇÃO

    PRODUTOIdêntico Adaptado

    Adaptada

    Idêntica

    ESTRATÉGIA 2Extensão do produto, adaptaçãoda comunicação

    Exemplos: Bicicletas e motocicletas

    ESTRATÉGIA 1Extensão dupla

    Exemplo: Softwares

    ESTRATÉGIA 4Adaptação dupla

    Exemplo: Amaciante de roupas

    ESTRATÉGIA 3Adaptação do produto, extensãoda comunicação

    Exemplo: Produtos elétricos

    (KEEGAN, 2005)

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Decisão sobre o programa de Marketing Global – Estratégias globais de Produto e Promoção

    “A orientação de marketing sustenta que os programas de marketing serão mais eficazes se customizados para as necessidades específicas de cada grupo de clientes-alvo. Se essa orientação se aplica a um país, deve se aplicar ainda mais aos mercados internacionais. Apesar da convergência global, os consumidores de diferentes países ainda apresentam um ampla variedade de valores culturais, necessidades e desejos, poder de compra, preferências de produto e padrões de compra. Como essas diferenças dificilmente mudam, a maioria das empresas adapta seus produtos, preços, canais e promoções aos desejos dos consumidores de cada país” (KOTLER, 2007).

    Invençãodo produto

    Adaptação de produto / comunicação de marketing

    Adaptação decomunicações

    Extensãodireta

    Adaptação do produto

    Não modificaro produto Adaptar o produto

    PRODUTO

    COMUNIC

    AÇÃO D

    E

    MARKETIN

    G

    Não modificar a comunicação de marketing

    Adaptar a comunicação de marketing

    (KOTLER, 2007)

  • 2

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    EXTENSÃO DIRETA DO PRODUTO

    ADAPTAÇÃO DE PRODUTO

    INVENÇÃO DE PRODUTO

    ADAPTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES

    ADAPTAÇÃO DE PRODUTO / COMUNICAÇÃO DE MARKETING

    - Significacomercializar um produto no mercado externo sem nenhuma modificação. Os cereais Kellogg, os aparelhos de barbear Gillette, a cerveja Heineken e as ferramentas Black & Decker são todos vendidos com sucesso e praticamente da mesma maneira em todo o mundo.

    - Envolve modificar um produto para atender às condições ou necessidades locais. A Nokia,fabricante finlandesa de telefones celulares, customiza seus telefones para cada mercado importante.

    - Consiste na criação de algo novo para o mercado externo. Essa estratégia pode ocorrer de duas maneiras. Pode significar manter ou relançar formatos anteriores de produtos que por acaso sejam adequados para as necessidades de um país. Ou a empresa pode criar um novo produto para atender a uma necessidade em determinado país.

    - Ocorre quando as empresas adaptam integralmente suas mensagens publicitárias para os mercados locais. A Coca-Cola, por exemplo, vende seu refrigerante de baixa caloria como Diet Coke na América do Norte, Reino Unido, Oriente Médio e Extremo Oriente, mas como Light no restante do mundo.

    - Envolve adaptar,simultaneamente, produto e comunicações de marketing para atender a mercados específicos.

    (KOTLER, 2007)

    Decisão sobre o programa de Marketing Global – Estratégias globais de Produto e Promoção

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre Extensão Direta – Determinando o Posicionamento Global da Marca

  • 3

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre Extensão Direta – Determinando o Posicionamento Global da Marca

    A mesma mensagem de comunicação – O mesmo posicionamento em mercados diferentes

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre Extensão Direta – Determinando o Posicionamento Global da Marca

  • 4

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre a adaptação de comunicações (KEEGAN, 2005)

    “Especialistas em comunicação geralmente concordam que as exigências gerais para a comunicação e a persuasão eficazes são fixas, e não variam de país para país. O mesmo vale para os componentes do processo de comunicação: a mensagem do anunciante global (ou emissor) deve ser codificada, transmitida via canal apropriado e decodificada pelo consumidor (ou receptor). A comunicação ocorre somente quando o significado é transferido. Quatro dificuldades principais podem comprometer a tentativa de uma organização comunicar-se com consumidores localizados em qualquer parte” (KEEGAN, 2005).

    DIFICULDADES QUE PODEM COMPROMETER A TENTATIVA DE UMA ORGANIZAÇÃO COMUNICAR-SE COM CONSUMIDORES EM QUALQUER PARTE

    - A mensagem pode não alcançar o receptor pretendido. O problema pode ser resultado de falta de conhecimento do anunciante sobre a mídia apropriada para atngir certos tipos de audiências. A eficácia da televisão como meio de atingir audiência de massa, por exemplo, é diretamente proporcional à extensão do hábito de assistir a televisão no país

    - A mensagem pode atingir o público-alvo, mas não ser compreendida, ou mesmo ser malcompreendida. Isso pode resultar de uma compreensão inadequada do nível de sofisticação do público-alvo opu de codificação imprópria

    - A mensagem pode atingir o público-alvo e ser compreendida, mas ainda assim não induzir o receptor a realizar a ação desejada pelo emissor. Isso pode resultar de uma falta de conhecimento cultural sobre um público-alvo

    - A eficácia da mensagem pode ser prejudicada por ruído. Ruído, neste caso, é uma influência externa, como propaganda da concorrência, outros vendedores e confusão do lado do receptor, o que pode prejudicar a eficácia final da comunicação

    (KEEGAN, 2005)

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Questões sobre adaptações de produtos - Matriz de Sensibilidade do Produto ao Ambiente

    “A sensibilidade ao ambiente define até que ponto os produtos devem ser adaptados para atender às necessidades culturais específicas de diferentes mercados nacionais. Uma abordagem útil é enxergar os produtos em uma escala de sensibilidade ao ambiente. De um lado, estão os produtos não-sensíveis ao ambiente ou que não requerem maiores adaptações para os vários mercados do mundo. De outro, os produtos altamente sensíveis aos diferentes fatores do ambiente. Quanto maior a sensibilidade do produto ao ambiente, mais o administrador terá de atender às condições específicas desse ambiente – econômicas, regulatórias, tecnológicas, sociais e culturais” (KEEGAN, 2005).

    ADAPTAÇÃO D

    O PRODUTO

    SENSIBILIDADE AO AMBIENTE

    Baixa

    Baixa

    Alta

    Alta

    Circuitosintegrados(Processadores)

    Computadores

    Alimentos

    (KEEGAN, 2005)

  • 5

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre Produtos e Serviços pouco sensíveis e Posicionamento Global

    Refrigerante -> Produto pouco sensível ao ambiente

    Cartão de crédito -> Produto pouco sensível ao ambiente

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre adaptações deprodutos

    (REVISTA VEJA, 2009)

  • 6

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    DOSE EXTRA DE AÇÚCARRenata Vieira, da Hershey’s: a empresa

    decolou no país depois de mudar

    a receita do chocolate

    (REVISTA VEJA, 2009)

    Considerações sobre adaptações deprodutos

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre adaptações de produtos

    BRASIL

    REINO UNIDO

  • 7

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre adaptações de produtos

    BRASILREINO UNIDO

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre adaptações de produtos

    BRASIL

    REINO UNIDO

  • 8

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Considerações sobre adaptações de produtos – O consumidor brasileiro (REVISTA VEJA, 2009)

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    (REVISTA VEJA, 2009)Considerações sobre adaptações de produtos – O consumidor brasileiro

  • 9

    Marcos Severo Administração Mercadológica I

    Alternativas de Posicionamento Global (KEEGAN, 2005)

    POSICIONAMENTO HIGH-TECH POSICIONAMENTO HIGH-TOUCH

    - Computadores pessoais, equipamentos de som evídeo e automóveis são exemplos de categorias deproduto em que o posicionamento high-tech se mostraeficaz. O posicionamento high-tech dá ênfase eminformação especializada acerca do produto, pois essesprodutos são comprados, frequentemente, com baseem seus atributos tangíveis, embora a imagem tambémseja importante. Os produtos high-tech são divididosem produtos técnicos e produtos de interesse especial.

    - O marketing de produtos high-touch dá ênfase maisna imagem do produto do que nas informaçõestécnicas acerca dele. Como os produtos high-tech, ascategorias high-touch são altamente envolventes paraos consumidores. Os compradores de produtos high-touch também compartilham uma linguagem comum eum conjunto de símbolos relacionados aos temas deriqueza, materialismo e romance. As categorias deprodutos high-touch são: produtos que resolvem umproblema comum e produtos da aldeia global

    PRODUTOS HIGH-TECH PRODUTOS – HIGH-TOUCH

    - Produtos técnicos -> Ex: Computadores, produtosquímicos, pneus e serviços financeiros. Oscompradores compartilham uma linguagem comumpara esses produtos, pois requerem quantidade equalidade de informação comuns. A comunicação deveser informativa e enfatizar os atributos.

    - Produtos de interesse especial -> Ex: Bicicletas,câmeras digitais. São menos técnicos e mais orientadospara o lazer. Os consumidores se envolvem com oproduto ou com a marca.

    - Produtos que resolvem um problema comum -> Ex:Produtos que proporcionam benefícios ligados aos‘momentos especiais da vida’, tais como margarinas erefrigerantes.

    - Produtos da aldeia global -> Ex: Fragrâncias Chanel,roupas de grife, água mineral e pizza são algunsexemplos de produtos cujo posicionamento é denatureza fortemente cosmopolita, que transcende umaregião específica.