Defesa dos animais

12
Defesa dos Animais Escola Secundária António Nobre 8ºBn Júlio Azevedo, Luís Mata, Eurico Seixas e Rafael Silva Nº17,nº18, nº24 e nº 26

Transcript of Defesa dos animais

Page 1: Defesa dos animais

Defesa dos Animais

Escola Secundária António Nobre8ºBn

Júlio Azevedo, Luís Mata, Eurico Seixas e Rafael Silva

Nº17,nº18, nº24 e nº 26

Page 2: Defesa dos animais

Introdução

Com este trabalho pretendemos alertar as pessoas para que saibam como defender os animais e tratar bem

deles!

Page 3: Defesa dos animais

Índice

1-Como defender os animais?

2-Os actos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:

3-As pessoas fazem mal aos seus animais de estimação?

4-Os animais selvagens são maltratados pelas pessoas?

5-O que fazer quando encontrar um animal perdido?

6-Será boa ideia ter animais de estimação?

Page 4: Defesa dos animais

1-Como defender os animais? Defender os Animais é algo que começa na sua casa e vai-se alargando no seu bairro, na sua cidade, no seu distrito, no seu país e no mundo. Os animais não falam a nossa língua, mas tem sentimentos como nós. Quem levantará a voz em favor dos animais? Os animais oprimidos são aqueles que são vítimas de maus tratos, sacrifícios para conter o aumento da população, mortos pela pele, pela carne ou agredidos fisicamente em “desportos" e "lazer". Sejamos a voz destes descontentes animais!

Page 5: Defesa dos animais

2-Os actos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:

1 - Abandono; 2 - Manter o animal preso por muito tempo sem comida e contacto com seus donos/responsáveis; 3 - Deixar animal em lugar impróprio e anti-higiénico; 4 - Envenenamento; 5 - Agressão física, covarde e exagerada; 6 - mutilação; 7 - Utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento; não procurar um veterinário se o animal estiver doente;

Page 6: Defesa dos animais

3-As pessoas fazem mal aos seus animais de

estimação?

Todos os anos, milhares de cachorros e de gatos, abandonados pelos seus donos que já não os querem, têm de ser abatidos pela polícia e pelos serviços de saúde.

Por vezes, os animais têm de ser deixados com outras pessoas. Se tiveres necessidade de o fazer, tenta deixar o teu animal com alguém que saibas que o tratará bem durante a tua ausência.Deixar o cão no canil quando vais de férias, pode ser doloroso para ele.

Page 7: Defesa dos animais

Alguns animais, como o rinoceronte e o elefante, precisam de ser especialmente protegidos já que são muito procurados pelos seus chifres e dentes, que são usados como ornamentos. Em todo o Mundo, os pássaros e animais selvagens são incomodados pelo homem que, ao invadir os seus domínios, os deixa sem local para viver.

Também produzimos resíduos que poluem os rios e os mares, o que provoca a morte de peixes e, por consequência, das baleias que deles se alimentam.

Os gorilas da África Central foram salvos da extinção porque as florestas onde vivem são agora áreas protegidas.

Os animais selvagens são maltratados pelas pessoas?

Page 8: Defesa dos animais

O que fazer quando encontrar um animal perdido?

Infelizmente, Portugal está repleto de animais abandonados e de animais errantes. Determinar se um cão ou gato está efectivamente perdido pode não ser tarefa fácil. Contudo, há indícios que, isolados ou combinados, poderão apontar para essa possibilidade:

.Ver se o animal tem coleira/peitoral, ou tem coleira/peitoral e trela.

.O animal apresenta sinais de ter recebido cuidados veterinários recentes (tem um penso ou usa um colar isabelino, por exemplo).

.O animal está tosquiado.

.O animal não está sujo e tem o pêlo bem tratado.

.O animal está bem alimentado.

.O animal (gata/cadela) está com o cio.

.

Page 9: Defesa dos animais

O que fazer quando encontrar um animal perdido?.O animal está esterilizado.

.O animal obedece a comandos básicos.

.O animal não faz as necessidades dentro de casa, ou faz as necessidades no WC apropriado, e demonstra estar habituado a viver dentro de casa.

.O animal sabe andar com trela.

.O animal é meigo e sociável.

.O animal tem as unhas pouco gastas.

.O animal está habituado a comer ração.

Page 10: Defesa dos animais

6-Será boa ideia ter animais de estimação?

Ter um coelhinho pode ser muito bom. Mas será que é justo manter o animal fechado entre as paredes dum quarto?Muitos de nós gostamos de ter animais de estimação.Porque é que gostamos deles? Talvez porque dependem de nós ou porque nos dão afecto. Mas, que é que fazemos por eles?Observar peixes tropicais ou afagar um gato é agradável e pode ajudar-nos a acalmar quando estamos preocupados. Mas estará certo termos os animais só para nosso prazer? Sim, desde que olhemos bem por eles. No entanto, há pessoas que não o fazem. Nas cidades há muitos cães a quem é dada muita comida e pouco exercício.O cão é chamado “o melhor amigo do homem”. No passado, os homens e os cães tomavam conta uns dos outros. Estes protegiam as pessoas dos seus inimigos, fossem eles animais ou outros homens, e caçavam para os seus donos. Hoje, com as lojas, já não precisamos dos cães da mesma maneira.Como é que tratas os animais? Um animal de estimação requer muitos cuidados e atenções. Os hamsters são muito fáceis de cuidar embora precisem de um mínimo de espaço. Muitos animais sofrem em pequenas gaiolas ou por serem maltratados.Os animais não são brinquedos que se oferecem como presentes. Requerem uma alimentação regular e grandes cuidados, durante muitos anos.

Page 11: Defesa dos animais

6-Será boa ideia ter animais de estimação?O cão é chamado “o melhor amigo do homem”. No passado, os homens e os cães tomavam conta uns dos outros. Estes protegiam as pessoas dos seus inimigos, fossem eles animais ou outros homens, e caçavam para os seus donos. Hoje, com as lojas, já não precisamos dos cães da mesma maneira.Como é que tratas os animais? Um animal de estimação requer muitos cuidados e atenções. Os hamsters são muito fáceis de cuidar embora precisem de um mínimo de espaço. Muitos animais sofrem em pequenas gaiolas ou por serem maltratados.Os animais não são brinquedos que se oferecem como presentes. Requerem uma alimentação regular e grandes cuidados, durante muitos anos.

Page 12: Defesa dos animais

Conclusão

Depois de visto este projecto esperemos que tentem agir de forma diferente, não

mal tratando os animais dando-lhes carinho e amor!